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Notícias negócios

 

Novas normas de contabilidade aplicáveis a sociedades cooperativas foram tema de curso no Piauí

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Teresina (15/10) - Promover melhor capacidade de gestão financeira das cooperativas piauienses é o objetivo norteador do Curso de Novas Normas de Contabilidade Aplicáveis as Sociedades Cooperativas, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí-Sescoop/PI, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí-CRC/PI. A capacitação, que teve carga horária de 16 h/a, aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês, no auditório do CRC/PI, em Teresina.

Durante a abertura do evento, o vice-presidente do CRC, José Cursino, ressaltou a importância da parceria com o Sescoop/PI. “Hoje estamos vivenciando um novo momento, de criação e aumento no número de cooperativas no Estado, um sistema que fortalece a produção e a geração de emprego e renda”, pontuou.

Para o assessor especial do Sescoop Nacional, Roberto Guerrero, o curso demonstra a importância do sistema no Estado. “O cooperativismo cresce no Piauí e temos que tomar o cuidado de que essas normas contábeis sejam aplicadas efetivamente nas cooperativas”, afirmou.

“É um tema muito importante, porque o papel do contador é cada vez mais relevante no cenário econômico mundial. E é fundamental que seja trabalhada essa perspectiva no contador ainda na academia”, enfatizou a ministrante do curso de Novas Normas de Contabilidade Aplicáveis as Sociedades Cooperativas, que possui MBA em Liderança e Gestão Organizacional e em Auditoria Fiscal e Tributária; Lucimar Zappi.

Entre os temas trabalhados durante a capacitação estiveram: abordagem em normas brasileiras de contabilidade como princípios fundamentais, documentação contábil e normas específicas, informação de natureza social e ambiental, contingências e estimativas contábeis, imobilizado, depreciação, amortização e exaustão, aspectos contábeis específicos como definição do ato cooperativo, escrituração de operações com terceiros, destinação de sobras e compensação das perdas e apuração de resultados.

Para Fernando Andrade, contador em Picos, distante 308 km de Teresina, esta foi uma oportunidade de aprendizado. “Minha expectativa é conseguir sanar algumas dúvidas que surgem quanto ao atendimento a cooperativas. Algumas dúvidas já inclusive foram tiradas”, explicou.
(Fonte: Sescoop/PI)
 

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Dirigentes cooperativistas da região Norte se reúnem, esta semana, em Fórum no Acre

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Brasília (14/10) - A cidade de Rio Branco (AC) sedia nesta quarta-feira (16/10) a terceira rodada do Fórum Regional de Presidentes, Superintendentes e Dirigentes do Sistema OCB – Região Norte. O Fórum é um órgão consultivo de contribuição, orientação, integração e de relacionamento institucional entre dirigentes e executivos do Sistema OCB. Dentre seus objetivos, além do aprimoramento da governança por meio da integração regional, estão a promoção e identificação de oportunidades de inovação. “Mais do que nunca é momento de desenvolver e compartilhar estratégias, competências, conhecimentos e tecnologias. Queremos promover a troca de experiências proativas desenvolvidas pelas entidades do Sistema e aproveitar essas boas práticas para prosseguirmos no caminho do desenvolvimento”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que estará presente ao evento.

Realizado pela primeira vez em dezembro do ano passado, o encontro deste ano dá sequência ao que prevê o modelo atual de governança adotado pelo Sistema OCB, conforme relembra o presidente Márcio Lopes de Freitas: “Implantamos em 2012 uma nova forma de gerir o Sistema OCB. Com ela, cada região do país ganhou um diretor para lhe representar. Este encontro, além de uma prestação de contas de todo o trabalho desenvolvido ao longo de 2013, tem o objetivo de elencar as demandas pontuais dos estados, de forma a compor o planejamento estratégico sistêmico para o período 2014”.

O evento tem como foco a discussão dos desafios que as cooperativas brasileiras têm pela frente e a importância do planejamento estratégico para as organizações. “A atuação sistêmica, o investimento na profissionalização, a participação ativa na definição de políticas públicas, o fortalecimento da Frente Parlamentar do Cooperativismo – em suas atuações regionais e nacional, além de diversas outras ações estão entre os pontos essenciais tratados nestes encontros regionais”, destaca o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

Os próximos encontros regionais já estão agendados. Dia 13/11, será a vez da região Sul reunir seus estados, na cidade de Porto Alegre (RS) . No dia 25/11 acontece o Fórum da Região Sudeste, em São Paulo (SP); no dia 27/11 reúnem-se os estados da região Centro-Oeste, em Cuiabá (MT) e, finalmente, o Nordeste promove o seu encontro, no dia 11 de dezembro, em Salvador (BA).

Preparação – De forma paralela aos fóruns regionais, o Sistema OCB vem realizando outro trabalho, junto às unidades estaduais, com o objetivo de contribuir para a elaboração dos Planos de Trabalho do Sistema OCB para 2014. São as oficinas de apoio, nas quais é feito o exercício junto aos estados, de priorização das demandas de acordo com o planejamento estratégico da instituição. De acordo com Emanuel Malta, esta é uma forma de fornecer subsídios para que as decisões caminhem “juntas e com o mesmo objetivo”.

Nos dias 3 e 4 de outubro, a equipe da unidade nacional estive na Bahia onde, na presença de conselheiros, representantes de ramos e demais participantes, apresentaram o conteúdo aos técnicos do Sistema Oceb. De 8 a 9, foi a vez do Sistema OCB/RJ participar. Dias 10 e 11, o mesmo trabalho foi realizado em Natal e, nos dias 18 e 19, será a vez do cooperativismo capixaba receber a equipe do nacional.
 

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Seminário de cooperativas de transporte debate desafios para a atuação em rede

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Brasília (14/10) – Consolidar a atuação em rede como estratégia de negócios em prol da melhoria da competitividade das cooperativas singulares. Este foi o tema central das discussões durante o 4º Seminário de Transporte Cooperativo, realizado no município de Arroio do Meio (RS), na última quinta-feira (10/10). Promovido pela cooperativa central Rede Transporte, o evento contou com a participação de dirigentes de cooperativas gaúchas e, também, de unidades estaduais do Sistema OCB. Na oportunidade, os participantes refletiram sobre as oportunidades de negócios e tecnologias para integração comercial, além da padronização de práticas operacionais e de gestão.

O coordenador da Rede Transporte RS e coordenador do ramo junto ao Sistema OCB, Abel Paré, em seu pronunciamento, deu as boas-vindas aos participantes do Seminário e lembrou que "se as empresas privadas fazem alianças, parcerias, fusões e negócios, nós cooperativas também temos que fazer. Por esse motivo o tema de nossos trabalhos durante este Seminário", afirmou. “Há nove anos discutimos os temas estratégia de negócio e nivelamento contábil e, hoje, em nosso seminário, estes são os temas principais. Fica claro que este é um desafio permanente: construir uma rede de negócios para as nossas cooperativas”, complementou.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ratificou a importância da integração das cooperativas para a realização de negócios conjuntos, mirando o exemplo das cooperativas de Transporte do Rio Grande do Sul, que criaram a Rede com o objetivo de impulsionar seus negócios.

Na seqüência, houve um painel com o tema “Intercooperação: representantes estaduais x fornecedores conveniados”. Nesse momento, os participantes puderam debater uma série de questões referentes a produtos e serviços para o ramo, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de um seguro específico para o setor. “É importante garantirmos esta segurança aos cooperados. Nossa intenção é – num futuro próximo – conseguir junto a seguradoras um produto que atenda às especificidades do ramo com a qualidade e a praticidade ideais para as nossas cooperativas”, menciona o analista responsável pelo ramo transporte junto ao Sistema OCB, Tiago Barros.

No período da tarde, o painel com o grupo técnico de contadores contou com a presença da gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, Susan Miyashita Vilela. Ela tratou dos temas contabilidade e tributação e destacou: “Conseguimos avançar na construção conjunta de um plano de trabalho 2014/2015 do ramo transporte. Conjunta, pois o plano está sendo desenvolvido e validado durante o seminário do ramo, incluindo a construção de um referencial contábil, tributário e operacional”.
 

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Sistema OCB e Banco Central realizam curso piloto sobre educação financeira

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Brasília (30/09) – Vinte e cinco pessoas fazem parte da turma-piloto do curso de educação financeira, a ser oferecido pelo Sistema OCB às cooperativas brasileiras, a partir de 2014. O curso acontecerá em Curitiba (PR), ao longo desta semana será a primeira do Brasil a receber as orientações do Banco Central sobre como controlar as finanças. As aulas terão a duração de 40 horas e fazem parte da estratégia de desenvolvimento da metodologia do curso.

Para a realização do curso, técnicos da Gerência de Qualificação e Formação Profissional do Sistema OCB, além de analistas do Banco Central (Bacen) estarão em Curitiba, para verificar, in loco, os resultados da realização da primeira experiência.

Além da turma-piloto do Paraná, outro grupo – em Fortaleza – também receberá os mesmos conhecimentos. A data de realização está marcada para os dias 28/10 a 1º/11. Ao longo deste ano, um grupo técnico se reuniu periodicamente com o objetivo de traçar parâmetros, diretrizes e estratégias para a realização do curso.

O material a ser produzido será, até o segundo semestre de 2014, disponibilizado a todas as unidades estaduais do Sistema OCB. O Banco Central forneceu o conteúdo, ao passo que o Sistema, juntamente com profissionais do Bacen, estão desenvolvendo a melhor forma de repassar os conceitos de uma vida financeira equilibrada.

O grupo técnico é composto por representantes dos estados do Ceará e do Paraná, além de técnicos das três áreas finalísticas (Gerência de Promoção Social, Gerência de Formação e Qualificação Profissional e Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas), e, também, da Gerência de Pessoas. Técnicos do Banco Central também integram à equipe. Neste encontro estão sendo fechadas a metodologia e a estratégia de descentralização do programa.

PÚBLICO-ALVO: A ideia é que as unidades estaduais promovam os cursos regionalmente, tendo como público-alvo: cooperados, empregados de cooperativas e familiares.

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Sistema OCB quer implantar Aprendiz Cooperativo no Rio de Janeiro

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Rio de Janeiro (14/10) - Debater a possibilidade de implantação do Programa Aprendiz Cooperativo para as cooperativas do estado do Rio de Janeiro. Este foi o objetivo do encontro que reuniu as analistas de Desenvolvimento em Gestão do Sescoop Nacional,  Edlane Resende e Adalgisa Maria Pierre, o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, e o técnico do setor, Cléber Ribeiro, no dia 10 de outubro, na sede do Sistema OCB/Sescoop/RJ.

Na reunião, as analistas do Sescoop Nacional apresentaram o Manual de Gestão do Programa. Em seguida os participantes estudaram a legislação que rege o “Aprendiz Cooperativo” e o plano de implantação, com sua estrutura administrativa, o papel que cabe à cooperativa, os processos seletivos, de formação de turma, além dos tópicos que devem constar no contrato, como: acompanhamento do aprendiz, avaliação de execução e monitoramento do programa. Também foram avaliados os pontos que favorecem a implantação e operacionalização.

Para o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, o Programa Aprendiz Cooperativo “é importante porque trabalha a política da responsabilidade social, visando a atingir a qualificação dos jovens e a permanência no mercado de trabalho”.

“O programa disponibiliza uma estrutura para a qualificação destes jovens, que desenvolvem um espírito empreendedor e cooperativista”, destacou Edlane Resende.

O Programa Aprendiz Cooperativo visa ao cumprimento da lei da aprendizagem – Lei n° 10.097/2000 – pelas cooperativas e unidades estaduais do Sescoop, além de proporcionar a formação técnico-profissional metódica com conteúdos programáticos teóricos e práticos, para integração do aprendiz ao mundo do trabalho, dentro dos preceitos da doutrina cooperativista.

A carga horária é de 1000 horas, que englobam os módulos básicos, específicos e de formação prática. No programa, os aprendizes, de 14 a 24 anos, têm aulas sobre cooperativismo, cidadania e trabalho, linguagem e comunicação, formação humana e científica, informática, matemática comercial e financeira, empreendedorismo, administração, entre outros.

Ao todo 10 unidades do Sescoop já praticam este programa: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul,  Distrito Federal, Pará e Alagoas.

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Sistema OCB conclui primeira edição de workshop sobre gestão

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Brasília (14/10) – Muito conhecimento e satisfação estão indo na bagagem dos 22 representantes das cooperativas mineiras que participaram do primeiro Workshop de melhoria de Gestão, realizado em Brasília, entre os dias 9 e 11/10, pela Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas do Sistema OCB.

“O Programa de Desenvolvimento da Gestão em Cooperativas (PDCG) é e será uma ferramenta fundamental para a gestão cooperativa. Estou muito satisfeito, com a vinda até a Casa do Cooperativismo. É importantíssimo conhecer o nosso representante. Não tenho dúvida de que os próximos grupos também vão se encantar com o profissionalismo de todos os que desenvolvem o PDFC”, avalia Antonio Claré Rezende, representante do Sicoob Crediprata, de Lagoa da Prata (MG).

A visita faz parte das ações do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”. Outros nove grupos terão a chance de participar do workshop. Ao final dessa fase, 150 cooperativas terão participado do workshop de melhoria de gestão.

O Sistema OCEMG um dos grandes parceiros do Prêmio também esteve representado. Asenclever Junior, da Gerência de Monitoramento de Cooperativas mineiras disse que está impressionado com a ferramenta. “O programa é fantástico. Por dele, conseguiremos transmitir às cooperativas mineiros a importância de se trabalhar a governança corporativa. Estamos anotando tudo, para viabilizarmos a implantação do PDGC em Minas Gerais. Acredito que será muito bom”, anuncia Asenclever Junior.

PORTAS ABERTAS – Além de participarem do workshop, os representantes de cooperativas também terão a chance de estarem em uma outra atividade: o projeto Portas Abertas. Esse novo canal de aproximação com as cooperativas visa a prestar contas das atividades realizadas pelo Sistema OCB e a desenvolver o cooperativismo brasileiro, aproximando as cooperativas do dia a dia da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). (Leia mais sobre este assunto, clicando aqui)

As próximas visitas acontecem de acordo com o calendário abaixo:

 

Data

Atividade/Gerência

Ramo

16/out

Portas abertas (Gerin)

Crédito

17/10 e 18/10

Capacitação da 2ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

30/out

Portas abertas (Gerin)

Crédito

31/10 e 01/11

Capacitação da 3ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

06/nov

Portas abertas (Gerin)

Saúde

07/11 e 08/11

Capacitação da 4ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

12/nov

Portas abertas (Gerin)

Trabalho, Educacional, Produção, Habitacional, Consumo

13/11 e 14/11

Capacitação da 5ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

27/nov

Portas abertas (Gerin)

Agropecuário

28/11 e 29/11

Capacitação da 6ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

04/dez

Portas abertas (Gerin)

Agropecuário e Infraestrutura

05/12 e 06/12

Capacitação da 7ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

29/jan

Portas abertas (Gerin)

 

30/01 e 31/01

Capacitação da 8ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

05/fev

Portas abertas (Gerin)

 

06/02 e 07/02

Capacitação da 9ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

12/fev

Portas abertas (Gerin)

 

13/02 e 14/02

Capacitação da 10ª turma de cooperativas - Workshop Plano de Melhorias (GEMDC)

 

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Roberto Rodrigues: "as ações de sempre não são suficientes para vencermos os desafios da década do cooperativismo"

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Guarujá (11/10) - O embaixador especial da FAO para o cooperativismo mundial e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, proferiu palestra magna no último dia da Conferência Internacional da ACI-Américas. Único brasileiro a já ter presidido a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Rodrigues falou cerca de uma hora, em espanhol, sobre os rumos do cooperativismo internacional. Bem humorado, falou sobre o atual cenário de transformação mundial e sobre o papel do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do planeta. Confira:
 
 
INCERTEZAS
"Vivemos um momento de incertezas no cenário internacional. Após a crise financeira internacional de 2008/2009, os países ricos começaram a se recuperar e as nações em desenvolvimento estão tentando encontrar seu espaço. Mas ainda impera um clima de incertezas no ar. Temos a questão dos ataques químicos da Síria, o naufrágio de imigrantes na costa italiana e, agora, estamos vendo ataques de piratas no Atlântico. Nosso Papa Francisco tem contestado o império do dinheiro e vem mostrando querer mudanças na sociedade. Nesse cenário, o cooperativismo tem a oportunidade de despontar como uma terceira via de desenvolvimento sustentável".
 
 
TERCEIRA VIA
"As cooperativas são filhas da crise. Foi assim em Rochadale (berço da primeira cooperativa do mundo, na Inglaterra), foi assim após a queda do muro de Berlim. E é nesse novo momento de crise e de transformações que o cooperativismo vai se consolidar como a terceira via do desenvolvimento. Temos de abraçar essa oportunidade para crescer e ganhar visibilidade".
 
 
DESENVOLVIMENTO
"Todo mundo sabe que, em breve, seremos mais de 9 bilhões de pessoas no mundo e teremos de dobrar a produção de alimentos para conseguir alimentar todas essas pessoas. E esse aumento de produção tem de ser feito sem impactar o meio ambiente, sem poluir as águas, sem aumentar o efeito estufa. E precisamos, sim, cuidar do meio ambiente. Mas também temos de continuar a produzir e a crescer. Não é um desafio fácil, mas o cooperativismo tem ferramentas para nos ajudar a vencer esse e outros desafios".
 

COMO NOS POSICIONAR?
"Somos empresas, sim. Não temos de fugir disso. Mas somos empresas que trazem felicidade para as pessoas. Somos empresas com valores. E não temos de viver nesse embate sobre o que é mais importante: a preocupação social ou os resultados econômicos. Temos de fazer um balanço entre esses dois importantes atributos. Temos de assumir nossas fraquezas e transformá-la em força. Somos empresas, sim. Mas empresas baseadas em valores humanos, na justiça e na ética.  E temos de fazer marketing, sim. Mas com o seguinte cuidado: temos de fazer propaganda dos nossos valores. Não apenas dos nossos produtos".
 
 
PRÊMIO NOBEL
"Além de nos posicionar de uma forma mais forte no mercado, quero ver os cooperativistas de todo o mundo defendendo a candidatura do cooperativismo ao Prêmio Nobel da Paz. Precisamos trabalhar, juntos, por esse reconhecimento. Cada cooperado e cada cooperativa do mundo de tem de fazer a sua parte para reconhecer e valorizar nosso trabalho pela paz."
 

HOMENAGENS
"Estamos em ano de eleição na ACI e, como cooperativistas, vamos defender o nome do Dr. Eudes Aquino, presidente da Unimed do Brasil, para ocupar o cargo de conselheiro da ACI. Essa posição é ocupada hoje por Américo Utumi, meu amigo he mais de 40 anos e, hoje, um heroi nacional do cooperativismo".

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Sistema OCEB acelera Planejamento Estratégico

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Salvador (11/10) – Um total de 98 cooperativas e 187 dirigentes atenderam ao chamado do Sistema OCEB para participar do processo de reflexão sobre o cooperativismo na Bahia, sua situação atual e ações futuras. Nos últimos meses, seis reuniões regionais (realizadas em Irecê, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Itamaraju, Feira de Santana e Salvador) se somaram de forma grandiosa ao esforço cotidiano de acompanhar os diversos ramos do cooperativismo, seus problemas, desafios e potencialidades. E estão ajudando no estabelecimento de prioridades para 2014 e anos seguintes e na tomada de decisão de curto, médio e longo prazo.

Representação institucional, comunicação e informação, governança, organização e gestão, monitoramento, capacitação, intercooperação e promoção social foram os eixos temáticos que se destacaram, de acordo com a voz das lideranças presentes aos encontros regionais. Esses eixos – e as centenas de sugestões e opiniões colhidas nos encontros - foram analisados e debatidos por dirigentes e corpo técnico da OCEB e SESCOOP/BA em evento de planejamento realizado nos últimos dias 03 e 04 de outubro, com o apoio do Sescoop Nacional. A equipe envolvida no Planejamento Estratégico está, até o final de outubro, encarregada da formulação dos planos de ação, que nortearão as ações concretas de defesa, fortalecimento e promoção do desenvolvimento das cooperativas na Bahia nos próximos anos.

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Calu recebe homenagem da Câmara Municipal de Uberlândia

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Belo Horizonte (11/10) - A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia (Calu) foi homenageada, no dia 8 de outubro, na Câmara Municipal de Uberlândia, com um Diploma de Honra ao Mérito pelos 51 anos de fundação. A honraria foi resultado de um projeto de autoria da vereadora, Jerônima Carlesso, e aprovado, por unanimidade, pelos demais vereadores.
 
Durante seu discurso, Jerônima Carlesso, falou sobre o reconhecimento. “Quando indiquei os homenageados da noite, tive como base a importância e a representatividade de cada um para a cidade de Uberlândia. À Calu temos que agradecer por contribuir para o desenvolvimento da região, pelo apoio dado ao produtor rural e por tantos anos oferecer produtos de qualidade no mercado”, disse.
 
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social de Uberlândia, Murilo Ferreira, também parabenizou a Calu. Em seu discurso, o representante do poder Executivo enalteceu o cooperativismo e ressaltou a atuação da Cooperativa na região. “A Calu leva o nome de Uberlândia para outros estados. Uma empresa séria que, por meio do cooperativismo, proporciona conhecimento técnico aos produtores, faz a tecnologia chegar aos meios de produção rural, fortalece a cadeia produtiva do leite, contribui para o desenvolvimento da comunidade e gera renda. Parabéns a todos, em nome do presidente, Cenyldes”, ressaltou.
 
Na solenidade, estavam presentes o vice-presidente, Hamilton Wagner, e alguns colaboradores da Cooperativa. O presidente, Cenyldes, Moura Vieira, destacou a satisfação de receber a homenagem. “A CALU é um patrimônio da cidade de Uberlândia. Permanecer no mercado, há mais de 50 anos, em constante crescimento é privilégio para poucas empresas. Por isso temos orgulho do sucesso da nossa Cooperativa que sempre foi pautado em muito trabalho, união dos produtores rurais e segurança em bases cooperativistas. Agradecemos o reconhecimento da Câmara Municipal e quero dizer que isso tem um importante significado para todos nós cooperados”, acentuou. (Assimp Calu)

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Unimed Goiânia conquista 19º edição do POP List

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Goiânia (11/10) - A Unimed Goiânia é novamente a marca mais lembrada pela população, no segmento plano de saúde, do Pop List Goiânia 2013. O prêmio destaca as marcas mais lembradas pelos consumidores da capital goiana em setores como alimentação, comércio, veículos, moda e beleza, vestuário, agricultura, entre outros. Além do troféu por segmento, que será entregue durante uma solenidade especial, o jornal O Popular contempla os vencedores divulgando suas marcas no Caderno Especial Pop List.
 
A Unimed Goiânia ficou em primeiro lugar com um índice de 66%. Em seguida estão o Ipasgo (21%), América Saúde (2,5%), Amil (1,8%) e Cassi (1,3%).
 
O estudo de mercado foi realizado pelo Instituto Verus, durante os meses de julho e agosto deste ano 2013, com exclusividade para o jornal O Popular, e objetivou aferir o grau de fixação na mente do consumidor das marcas de produtos, lojas e nomes de empresas nos diversos segmentos do cotidiano econômico da cidade de Goiânia.

A coleta de dados foi realizada em Goiânia, entre os dias 1ª e 8 de agosto de 2013, por meio de entrevistas com 600 consumidores adultos (18 anos ou mais), residentes há mais de um ano na capital, de todas as classes sociais, em diversos bairros de Goiânia.

"O resultado serve para fortalecer nosso compromisso de aprimorar mais ainda a qualidade da assistência médico-hospitalar e laboratorial prestada pela Cooperativa. A conquista deste prêmio, por dezenove vezes consecutivas, reforça nosso trabalho e nos estimula a buscar inovações capazes de contribuir com o desenvolvimento de todo o setor”, garante o diretor de Mercado, Dr. Sérgio Baiocchi Carneiro. (Assimp Unimed Goiânia)

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Gestão e governança: caminhos para o sucesso das cooperativas

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Guarujá (10/10) - O profissionalismo e a transparência na gestão, aliados à adoção de uma governança moderna e cooperativa, são pontos fundamentais para que o movimento cooperativista se consolide como modelo de negócios sustentável. A todo o momento, tais questões são apontadas pelos participantes da XVIII Conferência Regional da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas) como prioritárias ao desenvolvimento do setor e ao seu posicionamento da Década do Cooperativismo. Da mesma forma, os cooperativistas sul-americanos ressaltam a necessidade de formação de lideranças para o sucesso do negócio cooperativo.

SISTEMA FINANCEIRO – O presidente do Banco Sicredi, Ademar Schardong, por exemplo, destacou desafios apresentados às cooperativas de crédito pela competividade do mercado financeiro nacional. Entre os principais, está o oferecimento de produtos e serviços financeiros eficientes aos associados. “As cooperativas de crédito têm de entregar o produto pretendido pelo cooperado, da mesma qualidade ou até superior ao do mercado bancário e, ao final do exercício financeiro, ainda gerar resultado. É isto que faz o cooperativismo ser um modelo interessante. Por realizar bem o seu papel, o segmento tem crescido uma média de 20% ao ano”. Segundo ele, cerca de 80% do sistema financeiro são controlados por cinco instituições – duas públicas e três privadas. Outro ponto citado por Schardong é a busca dos sistemas que atuam no cooperativismo de crédito por um balanço combinado que mostre a contabilização de patrimônio de referência. “Isso faria com que as cooperativas de credito se tornassem muito mais competitivas no mercado financeiro de varejo", disse. 

GOVERNANÇA COOPERATIVA - A participação ativa dos associados, dentro do que propõe a autogestão, é outro ponto determinante para o sucesso das cooperativas. Tão importante quanto, segundo Helmut Egewarth, parceiro do  Sistema OCB, é a inclusão crescente de mulheres e jovens nesse processo. “É necessário sair do discurso para a prática. Podemos, por exemplo, prever nas eleições das cooperativas a inscrição de, no mínimo, três candidatos aos cargos de direção, prevendo sempre a participação de mulheres e jovens. O fato de ter três pessoas abre a possibilidade para a discussão de propostas. Outro mecanismo interessante, no sentindo de reforçar que os cooperados devem trabalhar juntos para o crescimento da cooperativa, é o compromisso público dos candidatos, de apoiar aquele que for eleito”, ressaltou. 
 

ICPC 14 - O tema “capital” mereceu um colóquio especial na Conferência da ACI, do qual participou a Analista Giulianna Fardini, que falou sobre o ICPC 14, que tem preocupado as cooperativas brasileiras. Pelo ICPC 14, de aplicação obrigatória adiada para 2016, após esforços da OCB, o capital social das cooperativas terá que ser classificado no Passivo e não no Patrimônio Líquido, como é feito hoje na Contabilidade. O Passivo registra as dívidas da sociedade, enquanto o Patrimônio Líquido registra o capital próprio, que é a parte do patrimônio que não está comprometida com as dívidas; a principal fonte de capital próprio é o capital social, ou seja, o capital que os associados colocam na sociedade para viabilizar seu negócio. É o capital próprio que inspira a confiança nos novos credores de que a sociedade é sólida e tem condições de honrar seus compromissos financeiros; classificar o capital social como dívida causará um impacto muito negativo no mercado de credores das cooperativas e afetará sua competitividade, sua capacidade de captar novos recursos e, consequentemente, sua sustentabilidade. O problema não afeta apenas as cooperativas do Brasil, já que o ICPC 14 é a versão brasileira para a IFRIC 2, emitida pelo Internacional Accounting Standards Board – IASB, entidade responsável pela emissão das normas internacionais de Contabilidade. Após sua apresentação, Giulianna foi abordada por representantes de outros países da América, como Uruguai, Colômbia, Costa Rica, El Salvador e Peru, que mostraram interesse em participar do grupo técnico que irá elaborar um documento a ser enviado ao IASB para a revisão da norma.

NOVAS LIDERANÇAS – A importância da formação de jovens lideranças para a continuidade do negócio cooperativo foi outra questão em destaque na conferência. Filhos de cooperados e integrantes do Coopa Jovem em Patrocínio, Thais Anselmo e Caciano Sangaletti, falaram sobre o tema no IX Encontro da Juventude promovido no evento. Eles apresentaram o Coopa Jovem, um projeto desenvolvido pela Cooperativa Agropecuária de Patrocínio. Segundo Thais, o objetivo é fortalecer a agropecuária na região, formando uma juventude consciente e atuante na cooperativa. Os dois jovens integraram o grupo do Sistema Ocemg que representou Minas Gerais na conferência.

CONFERÊNCIA - O evento, que conta com o apoio do Sistema OCB, também é uma realização do Sistema Unimed. Acompanhe no Informativo OCB outros temas debatidos durante a XVIII Conferência Regional da ACI-Américas.

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Conselho Consultivo quer levantar impacto da perda do Simples por cooperativas de transporte

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Brasília (10/10) – A perda do benefício do Simples Nacional por cooperativas de transporte que têm em seu quadro social a presença de eirelis (empresas individuais de responsabilidade limitada) foi um dos assuntos que marcou a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, realizada nesta quarta-feira, na sede da cooperativa Valelog, na cidade de Arroio do Meio (RS).
 
O assunto – que faz parte do Plano de Trabalho do ramo transporte, elaborado no início do ano – rendeu um “dever de casa” às unidades estaduais. De acordo com o Coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, Abel Paré, com base em pareceres jurídicos apresentados na reunião do conselho, cada estado deverá elaborar um parecer técnico, apresentando todos os dados relacionados aos impactos financeiros e legais que essa perda do Simples poderá acarretar ao desenvolvimento das cooperativas.
 
“Nossa ideia, é elaborar um documento técnico até o fim deste ano e apresenta-lo à Receita Federal, com o objetivo de assegurar que os benefícios do Simples, entre outros, sejam mantidos nas cooperativas, mesmo com a participação de eirelis”, comenta Paré.
 
SIMPLES NACIONAL - O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Abrange a participação de todos os entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Clique aqui para ler mais sobre este assunto.
 
MANUAL CONTÁBIL TRIBUTÁRIO – outro destaque da reunião foi a discussão aprofundada sobre a elaboração do Manual Contábil Tritubário para as cooperativas do ramo transporte. Esse documento norteará todos os aspectos da contabilidade cooperativista. Para isso, as cooperativas receberão visitas técnicas que darão conta da realidade tributária de cada uma delas.

Outros temas que também constaram da pauta da reunião foram:

- Demonstração para o SEFAZ da evasão fiscal na subcontratação de fretes;
- Necessidade de adequação da Lei 11442/07;
- INSS pelo tomador de fretes de cooperativas;
- Restrição de circulação de caminhões articulados de grande porte, como Bi-trens e Rodo-trens
- Linhas de crédito específicas para o Ramo;
- Entendimentos da legislação de ICMS;
- Apresentação do resumo das reuniões da Câmara de Estudos do Transporte junto ao Ministério dos Transportes;
 
SEMINÁRIO – Acontece hoje o 4º Seminário de Transporte Cooperativo. O evento – promovido pela Rede Transporte, com apoio do Sescoop/RS – está sendo realizado na cidade de Arroio do Meio (RS) e objetiva a viabilizar a reflexão sobre as oportunidades de negócios e tecnologias para a integração comercial e padronização das práticas operacionais e de gestão, Leia mais sobre este assunto, no Informativo de amanhã.

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“Portas Abertas” apresenta Banco Central, Congresso Nacional e Sistema OCB a cooperativas de crédito mineiras

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Brasília (10/10) – Prestar contas das atividades realizadas pelo Sistema OCB com o objetivo de desenvolver o cooperativismo brasileiro, aproximando as cooperativas do dia-a-dia da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Este é o principal objetivo do projeto “Portas Abertas”, novo canal de aproximação de lideranças cooperativistas de todo o país com a realidade do trabalho sistêmico desenvolvido pelas três entidades nacionais de defesa do cooperativismo em Brasília (DF).

Na turma-piloto do “Portas Abertas”, a equipe do Sistema OCB recebeu nesta quarta-feira (9/10) um grupo 22 diretores e gerentes de cooperativas de crédito de Minas Gerais, que tiveram a oportunidade de estar em contato com as gerentes-gerais da OCB, Tânia Zanella, e do Sescoop, Karla Tadeu, para ouvir os principais desafios da atuação das entidades no seu papel de representação política e institucional (OCB); de educação cooperativista, promoção social e monitoramento (Sescoop); e de representação sindical (CNCoop).

Durante a apresentação institucional do Sistema OCB, também foram abordadas todas as ações desenvolvidas especificamente ao Ramo Crédito, com enfoque na importância da atuação do Conselho Consultivo do Ramo Crédito (Ceco/OCB) e das novidades referentes ao Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred), programa desenvolvido pelo Sescoop. Também foram lembradas, no encontro, as últimas grandes vitórias conquistadas pelo Sistema OCB no Congresso Nacional e no Poder Executivo, como a regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) e a aprovação da Medida Provisória (MPV) 619/2013,  que trata, dentre outros assuntos, do Fundo Garantidor de Crédito para Cooperativas (FGCoop).

Além disso, o grupo realizou visita institucional ao Congresso Nacional e ao Banco Central, onde puderam entender mais profundamente como tramitam as proposições e os normativos que afetam o cooperativismo de crédito brasileiro. No Banco Central, as cooperativas mineiras foram recebidas pelo seu secretário-executivo, Geraldo Magela, que demonstrou o seu entusiasmo com o cooperativismo de crédito brasileiro, tendo em vista o “alcance do patamar de dois dígitos na participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN)”. Atualmente, o cooperativismo de crédito corresponde a 2,1% do mercado financeiro do país.  

Proximidade entre o projeto “Portas Abertas” e os workshops de melhoria do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”


Durante a semana, o grupo de cooperativas mineiras que participou do projeto “Portas Abertas” já estaria em Brasília para participar de atividades referentes ao “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, que está sendo realizado entre hoje e amanhã (10 e 11/9) na sede do Sistema OCB. A perspectiva é que a dobradinha entre os dois projetos aconteça mais vezes : outros 6 grupos de lideranças cooperativistas estarão em Brasília neste ano para participar do workshop de melhorias do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, tendo, também, a oportunidade de participar do “Portas Abertas”.

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Governança Corporativa é tema de palestra do presidente

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Rio de Janeiro (10/10) - O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, ministrou a palestra “A importância da governança corporativa no cooperativismo” para cerca de 30 funcionários que participaram do encontro, que faz parte do projeto ‘Cooperativismo às 15h30’, cuja finalidade é promover o aperfeiçoamento de técnicos e analistas do Sistema. O encontro aconteceu na Casa do Cooperativismo carioca, nesta segunda-feira.
 
O ‘Cooperativismo às 15h30’ é um evento permanente, realizado quinzenalmente, dentro do projeto Qualidade de Vida e Educação Continuada do Sescoop/RJ.
 
A finalidade da palestra foi promover uma visão prática da governança e explicar os motivos para aplicação dos instrumentos de governança corporativa, além de destacar os benefícios das boas práticas de governança, como a melhoria da competitividade.

Entre os destaques, foram apresentadas a origem da governança corporativa por meio da exposição das principais teorias e da análise de casos práticos e a discussão da evolução recente da governança corporativa no Brasil. Também foram explicadas as principais estruturas e instrumentos de aplicação da governança no cooperativismo.
 
A Teoria de Agência, também chamada Teoria do Agente Principal, foi abordada pelo presidente do Sistema. Este modelo é considerado a principal abordagem formal para a governança corporativa. Ela define o relacionamento de agência como "um contrato no qual uma ou mais pessoas engajam outras para desempenhar alguma tarefa em seu favor, envolvendo a delegação de autoridade para a tomada de decisão pelo agente".
 
“Este modelo é o que queremos implementar dentro do Sistema OCB/RJ. Ele é usado nas principais instituições do Brasil e, também, em diversos países da Europa. É o mais moderno. Aos poucos, estamos promovendo esta mudança de estrutura, criando novos setores, como, por exemplo, o de Promoção Social. Pretendemos, com isso, promover o desenvolvimento do Sistema”, relatou Diaz.
 
Para aprimorar este desenvolvimento do modelo Teoria de Agência no Sistema OCB/RJ, Diaz afirmou que é imprescindível o aperfeiçoamento profissional. “A falta de conhecimento é algo que devemos ter muita preocupação. Isto vale tanto no Sistema quanto nas cooperativas. Através de cursos, seminários e palestras fazemos com que os profissionais saibam qual o papel determinante possuem dentro do modelo de governança”, explicou o dirigente. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Produtores participam de feira e acessam linhas de crédito

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Manaus (10/10) – Cerca de 300 produtores rurais participaram, na última terça-feira, da Feira de Agronegócio da Agricultura Familiar, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O evento aconteceu na comunidade São João Batista, Km 60 (da rodovia estadual AM-070), que liga Manaus a Manacapuru.

A presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, representou o Sistema OCB/AM – como diretora da OCB-AM – e falou sobre a importância do evento ao reunir produtores no mesmo lugar para conseguir financiamentos, e com isso implementar o desenvolvimento da produção no estado do Amazonas. “Nossos cooperados foram mobilizados e vieram ao evento com a finalidade conhecerem as vantagens do cooperativismo e, ainda, para receber informações sobre o incremento da produção cooperativista na produção total do Amazonas”, declarou Eliana.

Segundo o gerente do Idam, em Manacapuru, Marildo Ximenes, uma das finalidades do evento é aproximar agentes financeiros dos produtores rurais, disponibilizando políticas públicas oferecidas pelo estado.

Para Ximenes, o setor primário começa produzir grandes resultados no Amazonas, por disponibilizar recursos para a agricultura familiar, diminuindo o esforço do produtor. “A nossa intenção é financiar máquinas e equipamentos agrícolas para aumentar a produção e dar condições ao produtor de escoar os seus produtos e, com isso, oportunizar o meio de transporte para a comercialização, eliminando a figura do atravessador”, disse o gerente. (Cooperativa de Comunicação do Amazonas).

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Sistema OCB/ RN oferece cursos para todos os gostos

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Natal (10/10) – O Setor de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (Sescoop-RN), elaborou a programação de cursos de qualificação profissional para o mês de outubro. Os cursos são para cooperados, funcionários e familiares. Há também uma porcentagem destinada à comunidade em caso de vagas remanescentes.

A programação começa a partir do dia 14, com o curso de ‘Correspondente Bancário’, com aulas até o dia 25 deste mês no horário das 19h às 22h. O objetivo é fornecer informações básicas sobre o Sistema Financeiro Nacional, produtos e serviços financeiros, boas práticas de vendas, controles, direitos do consumidor, entre outros. O curso será ministrado pelo Especialista em Finanças, Aluízio Azevedo Júnior.

Nos dias 18 e 19 acontece, em Caicó/RN, o curso de ‘Elaboração de Projetos/Siconv’, com aulas das 8h às 17h, ministradas pelo Administrador de Empresas, Igor Matheus. O curso irá abordar os conceitos e fundamentos de elaboração de projetos e fluxo operacional do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv).

De 21 a 25 haverá ainda o curso ‘Noções de Tesouraria’, abordando os processos e transações internas e externas da área financeira. O instrutor será o Contador José Carlos Lucena. No dia 26 de outubro ocorre o curso de ‘Grafodocumentoscopia’, das 8h às 18h, com técnicas que ensinam a reconhecer a veracidade de documentos e assinatura. Os cursos acontecem na Sede do Sescoop-RN, exceto o curso de Siconv.

Ainda este mês, acontece o Seminário ‘Memórias do Coopertivismo Potiguar’. As inscrições podem ser realizadas na seção “Cursos e Palestras”. Outras informações através do telefone (84) 3605-2531. (Assimp Sistema OCB/RN)

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Sistema OCDF realiza "Viaje pelo cooperativismo brasileiro"

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Brasília (10/10) - O Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal, com recursos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (FUNDECOOP), executa o Projeto Nacional de Fortalecimento do Ramo Turismo e Lazer e de Promoção à Integração Cooperativista.

 O Projeto surgiu em resposta às oportunidades internas e externas que as cooperativas do ramo turismo e lazer poderão usufruir, pois contam com o potencial de crescimento atual considerando o cenário positivo do Brasil para o turismo, com base nos grandes eventos esportivos mundiais que o país sediará como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
 
Outro fator relevante é o crescimento da renda da população, que tende a impulsionar os negócios do setor. Além desse, o cooperativismo brasileiro tem se consolidado em diversas áreas e desperta o interesse de cooperativistas de outros países em conhecer as exitosas experiências de cooperativas brasileiras que podem servir de referência para a aplicação de novas tecnologias e modelos de gestão.

O projeto, iniciado em 2011, tem como objetivo principal fortalecer cooperativas do ramo turismo e lazer e promover a integração cooperativista brasileira e mundial, por meio da estruturação de dez roteiros técnicos para a disseminação de boas práticas de gestão, realizadas através de visitas técnicas às cooperativas de destaque.

O principal produto deste projeto é o Programa RTC-BRASIL – Roteiros Técnicos do Cooperativismo Brasileiro, com o slogan “Viaje pelo cooperativismo brasileiro”. Por meio deste programa, os interessados poderão adquirir os roteiros formatados.

A promoção e divulgação do RTC-BRASIL será realizada por meio de 10 vídeos, todos trilíngues, um para cada roteiro, e um vídeo de apresentação. O Programa contará ainda com material de divulgação impresso e um hotsite com todas as informações sobre os roteiros e a forma de aquisição.

Para o Coordenador Nacional do Conselho Consultivo do Ramo de Turismo e Lazer e coordenador do projeto, Remy Gorga “desenvolver o intercâmbio nas cooperativas e a intercooperação no processo de operacionalização dos roteiros é um processo inovador que garantirá a disseminação de boas práticas entre o cooperativismo brasileiro”, avaliou Gorga. (Assimp OCDF)

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NOVIDADE: cooperativismo terá nova marca

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Guarujá (09/10) - A presidente Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Dame Pauline Green, anunciou ontem (8/10) que será lançada em novembro, na Cidade do Cabo (África), uma nova logomarca para o cooperativismo mundial. O “blue print” – como tem sido chamado pelos conferencistas da ACI – tem por objetivo posicionar as cooperativas de todo mundo como empresas sustentáveis, modernas e rentáveis. A nova logomarca ainda não foi oficialmente apresentada, mas seu conceito já ficou bem claro. Confira as ‘dicas’ repassadas por Pauline Green:

IMAGEM SUSTENTÁVEL - “O “blue print” vai nos posicionar como empresas sustentáveis perante ao público e formadores de opinião. Se não usarmos uma nova marca, poderemos continuar com o estigma de sermos organizações menos competitivas e menos rentáveis. Nós queremos mudar esse posicionamento para ocupar o espaço que nos é de direito no mercado”.

OBJETIVO DO BLUE PRINT - “Queremos uma logomarca que nos identifique ao redor do mundo, nos mercados, em nossos produtos. Queremos que todas as cooperativas usem e, para isso, pedimos que todos os membros nos ajudassem nessa missão. Um total de 86 países participou enviando sugestões para a criação dessa nova marca, mais moderna e capaz de transmitir conceitos como sustentabilidade, solidez e rentabilidade. Agora, teremos uma logomarca que, espero, nos represente ao redor do mundo pelos próximos anos”.

ANO INTERNACIONAL - “Enfrentamos a maior e a mais drástica mudança na história das economias mundiais. Esse novo paradigma foi provocado pela chegada das novas tecnologias de informação e também pelas mudanças climáticas que afetarão 9 bilhões de pessoas em todo o planeta. Em meio a essas transformações sociais, o desemprego cresceu, sonhos deixaram de ser realizados e entramos em um período de forte recessão. Nesse contexto, a ONU nos homenageou com um ano dedicado às cooperativas (2012). Disposta a aproveitar essa oportunidade, a ACI pediu às organizações dos países membros que utilizassem suas verbas de marketing para mostrar o cooperativismo à mídia, aos políticos e aos formadores de opinião. Queríamos aumentar a família cooperativista ao redor do mundo e conseguimos. E não vamos deixar isso morrer. Por isso, para nós, 2012 marcou o início da Década do Cooperativismo”.

AGRADECIMENTO - “Agradecemos a você, Américo Utumi, por todo o trabalho realizado frente à ACI. Você foi um grande diretor. Fala quando tem realmente algo a dizer e é sempre ouvido. Nós todos sentiremos sua falta e queremos agradecê-lo por tudo o que tem feito pelo cooperativismo”.

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Cooperativas mineiras são presença maciça em Workshop sobre melhoria da gestão

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Brasília (09/10) – O cooperativismo mineiro de crédito bem representado. É esse o retrato da participação de 21 representantes de cooperativas do estado de Minas Gerais, no primeiro dia do Workshop sobre o Plano de Melhorias, previsto como parte das atividades relativas ao “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”. A visita prossegue até quinta-feira, dia 11. A maior parte da programação acontece na sede do Sistema OCB, em Brasília.

Essa é a primeira turma de 10 que virão até Brasília para conhecer de perto o funcionamento das gerências do Sistema OCB e que terão, ainda, a oportunidade de encontrar alternativas que melhorem suas práticas de gestão. As cooperativas contempladas com a ação fazem parte do grupo de 150 classificadas no “Prêmio Sescoop Excelência em Gestão”.

O processo de classificação deu-se por meio de respostas a um questionário que avaliava os processos de gestão. As respostas dadas foram confirmadas in loco por um grupo de avaliadores, durante visitas às cooperativas, entre os meses de agosto e setembro. O Workshop é uma iniciativa da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, realizadora do prêmio.

O objetivo é possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas (PDGC).

Durante a abertura, Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop, agradeceu aos mineiros pela participação no prêmio e disse que o Workshop é uma oportunidade de construir um bom plano de melhoria da gestão, de modo que as cooperativas atendam aos requisitos para reconhecimento nos próximos ciclos do Prêmio. “Se vocês chegaram até aqui, já são campeãs. Então a participação neste evento representa a possibilidade de melhoria dos indicadores, pois o resultado principal desse grande processo é o desenvolvimento da gestão das cooperativas de modo a gerar resultados para elas”, analisa a gerente.

A gerente geral do Sistema OCB, Tânia Zanella, afirmou que a participação das cooperativas mineiras no prêmio e, por consequência disso, no Workshop, representa um avanço nas relações institucionais. “É emocionante ver o empenho de vocês. Acreditamos que a união entre as cooperativas é a única forma de assegurar o desenvolvimento do cooperativismo. Sejam muito bem-vindos”, saúda Tânia.

Além de participaram do Workshop, os participantes também terão a chance de integrar ao projeto piloto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais, que tem a intenção de informar e aproximar a base cooperativista, do trabalho que é realizado em Brasília pelas áreas do Sistema OCB.

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Começa amanhã o 9º Seminário Sicoob SP 2013

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São Paulo (09/10) - Estratégia & Gestão de Pessoas. Esse será o tema do 9º Seminário Sicoob SP 2013, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, em Atibaia (SP). A programação inclui palestras com grandes nomes do cooperativismo e da administração: com Paulo Storani, Ricardo Amorim, Daniel Godri, Marco Aurélio Almada, Alberto Matias e David Forli. O evento inclui, ainda, shows com: Paralamas do Sucesso, Nerso da Capetinga e Rosana Melo.

O Seminário Sicoob SP visa a satisfazer sua missão: “atender às necessidades e expectativas de suas singulares”, para o alcance de sua visão: “ser referência no cooperativismo de crédito brasileiro”. Além disso, o evento tem por objetivo o desenvolvimento e a capacitação de lideranças e de dirigentes, preparando-os para os desafios do mercado e o processo de sucessão.

São esperados mais de 400 participantes, entre dirigentes e técnicos do sistema Sicoob/Bancoob, assim como de cooperativas singulares e parceiros do Sicoob SP.

Neste ano, o evento convida à discussão sobre a estratégia de governança e de atuação no mercado, associada à aplicação das práticas de gestão de pessoas dentro das cooperativas, despertando a importância do relacionamento em equipe para o alcance do sucesso. A presença de renomados conferencistas e personalidades vai enriquecer o debate nas 10 palestras que acontecerão nos dois dias.

Realizado pelo Sicoob SP, o seminário conta com o apoio do Sistema OCB/SP, Inepad, Bancoob, Sicoob Cocred, Sicoob Credicitrus, Sicoob Credicoonai, Mongeral Aegon e Zurich Seguros.

Serviço

9º SEMINÁRIO SICOOB SP - ESTRATÉGIA & GESTÃO DE PESSOAS
Data: 10 e 11 de outubro
Local: Bourbon Atibaia Convention & Spa Resorts - Atibaia (SP)
Informações: 16-3456-7444 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

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