cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Seminário de cooperativas de transporte debate desafios para a atuação em rede

"

Brasília (14/10) – Consolidar a atuação em rede como estratégia de negócios em prol da melhoria da competitividade das cooperativas singulares. Este foi o tema central das discussões durante o 4º Seminário de Transporte Cooperativo, realizado no município de Arroio do Meio (RS), na última quinta-feira (10/10). Promovido pela cooperativa central Rede Transporte, o evento contou com a participação de dirigentes de cooperativas gaúchas e, também, de unidades estaduais do Sistema OCB. Na oportunidade, os participantes refletiram sobre as oportunidades de negócios e tecnologias para integração comercial, além da padronização de práticas operacionais e de gestão.

O coordenador da Rede Transporte RS e coordenador do ramo junto ao Sistema OCB, Abel Paré, em seu pronunciamento, deu as boas-vindas aos participantes do Seminário e lembrou que "se as empresas privadas fazem alianças, parcerias, fusões e negócios, nós cooperativas também temos que fazer. Por esse motivo o tema de nossos trabalhos durante este Seminário", afirmou. “Há nove anos discutimos os temas estratégia de negócio e nivelamento contábil e, hoje, em nosso seminário, estes são os temas principais. Fica claro que este é um desafio permanente: construir uma rede de negócios para as nossas cooperativas”, complementou.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ratificou a importância da integração das cooperativas para a realização de negócios conjuntos, mirando o exemplo das cooperativas de Transporte do Rio Grande do Sul, que criaram a Rede com o objetivo de impulsionar seus negócios.

Na seqüência, houve um painel com o tema “Intercooperação: representantes estaduais x fornecedores conveniados”. Nesse momento, os participantes puderam debater uma série de questões referentes a produtos e serviços para o ramo, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de um seguro específico para o setor. “É importante garantirmos esta segurança aos cooperados. Nossa intenção é – num futuro próximo – conseguir junto a seguradoras um produto que atenda às especificidades do ramo com a qualidade e a praticidade ideais para as nossas cooperativas”, menciona o analista responsável pelo ramo transporte junto ao Sistema OCB, Tiago Barros.

No período da tarde, o painel com o grupo técnico de contadores contou com a presença da gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop Nacional, Susan Miyashita Vilela. Ela tratou dos temas contabilidade e tributação e destacou: “Conseguimos avançar na construção conjunta de um plano de trabalho 2014/2015 do ramo transporte. Conjunta, pois o plano está sendo desenvolvido e validado durante o seminário do ramo, incluindo a construção de um referencial contábil, tributário e operacional”.
 

"

Conteúdos Relacionados