A voz do cooperativismo brasileiro frente aos Três Poderes, instituições e sociedade.
O eixo RepresentaCoop reúne uma série de soluções voltadas para o trabalho de representação política e institucional desempenhado pelo Sistema OCB. Desde programas de educação política para o cooperativismo até uma atuação constante junto aos três poderes e a organizações internacionais, este eixo coloca o cooperativismo no centro do debate político brasileiro e concentra todas as ações e iniciativas desempenhadas pela OCB em defesa dos interesses das cooperativas. Conheça as soluções oferecidas pelo eixo RepresentaCoop:
Agenda Institucional do Cooperativismo

Aqui, você vai encontrar as principais informações sobre a pauta prioritária do movimento cooperativista junto aos Três Poderes, ficar por dentro dos projetos de lei que impactam o nosso movimento, acompanhar a tramitação de cada um deles e ter acesso a agenda completa de reuniões e eventos que a OCB participa em defesa do cooperativismo.
Você também pode conhecer os membros que compõem a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e a sua importante atuação no Congresso Nacional, além dos fóruns e conselhos do Poder Executivo que a OCB participa.
Educação Política

O Programa de Educação Política da OCB possui uma ampla abordagem temática e disponibiliza conteúdos em diversos formatos, como cartilhas, vídeos e cursos com foco na qualificação dos representantes do Sistema OCB no relacionamento institucional e político. O objetivo é ampliar a consciência política dos cooperados para incentivar a participação cidadã no desenvolvimento comunitário e na representatividade do movimento junto ao Poder Público.
Atuação Internacional

O trabalho de representação internacional envolve a atuação em nível global para defender os interesses das cooperativas brasileiras e promover o cooperativismo no cenário internacional. A atuação é dividida em quatro linhas de ação: assessoria, cooperação, parcerias e representação internacionais.
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Bora Cooperar? 27 histórias mostram como o coop muda vidas no Brasil
Segunda fase da campanha SomosCoop traz um case inédito por dia em agosto Durante todo o mês de agosto, o Sistema OCB vai apresentar 27 histórias reais de cooperativas, uma de cada estado brasileiro, na segunda fase da Campanha SomosCoop. A ação evidencia como o modelo de negócios cooperativista gera oportunidades, fortalece comunidades e transforma a vida das pessoas, mostrando na prática o impacto da cooperação no país. O Brasil que coopera Os vídeos capturam histórias diversas: cooperativas que impulsionam a economia local, profissionais da saúde e da educação que se unem para oferecer serviços de qualidade, agricultores familiares que encontraram na união uma forma de crescer de forma sustentável, e empreendimentos coletivos que valorizam a cultura e geram oportunidades. Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, o objetivo dessa fase é tornar visível o impacto real do cooperativismo na vida das pessoas. “Queremos mostrar na prática como ele transforma realidades. Cada história apresentada é uma prova de que, quando cooperamos, todos prosperam”, destaca. No primeiro semestre, o SomosCoop lançou a fase inicial da campanha, com forte apelo inspiracional, convidando a sociedade a refletir sobre os impactos da cooperação com o mote Bora Cooperar por um mundo melhor?. Agora, o movimento avança para o momento de evidenciar resultados concretos. A cada episódio, o público vai conhecer pessoas que encontraram no cooperativismo soluções para desafios econômicos e sociais, reforçando que a cooperação é um modelo de negócios que coloca as pessoas no centro das decisões. Sustentabilidade E vem mais por aí! A terceira fase da campanha já está em preparação e vai mostrar como as cooperativas transformam seus valores em ações que impactam positivamente o planeta e as comunidades. O foco será em práticas ligadas à sustentabilidade e ao ESG, em sintonia com a agenda global e com a proximidade da COP30, reforçando que cooperar também é um caminho para construir um futuro melhor. Essas histórias também conectam a campanha aos números do AnuárioCoop 2025, lançado nesta quinta-feira (31) pelo Sistema OCB, que mostra a força do cooperativismo brasileiro: mais de 25,8 milhões de cooperados, presença em 64% do território nacional e atuação em oito ramos de atividade, que vão do agro à saúde, passando por crédito, transporte, infraestrutura, seguros, trabalho e consumo. “A campanha une dados e emoção. O anuário mostra a dimensão do cooperativismo no Brasil, e as histórias traduzem isso em rostos, ações e impactos reais nas comunidades”, reforça Samara. Interação O público poderá acompanhar diariamente os episódios em formatos curtos e envolventes, pensados para mostrar o cotidiano das cooperativas e como elas impactam positivamente a vida de milhões de brasileiros. Além de assistir, quem acompanha o movimento poderá compartilhar as histórias e ampliar a mensagem da campanha. “O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas. Quando mostramos histórias reais, aproximamos o público e convidamos cada brasileiro a fazer parte dessa transformação. Esse é o espírito do ‘Bora Cooperar’”, conclui Samara Araújo. Saiba Mais: AnuárioCoop 2025: 25,8 milhões de brasileiros escolhem cooperar Jovens assumem protagonismo no cooperativismo brasileiro IFWY: juventude das Américas se une para influenciar agenda global
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