cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cases | Boas práticas

Cases
Boas práticas

InovaCoop
NegóciosCoop
ESGCOOP
Prêmio Somos Coop Melhores do Ano
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Filtro Cases / ESG

Agropecuário
Consumo
Crédito
Infraestrutura
Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Transporte
Saúde

Compartilhe a história da sua cooperativa!

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

InovaCoop

Referência em saúde, a Unimed-BH sempre visa fomentar e implementar projetos inovadores. Pensando em alavancar ainda mais a prática e inserir novas tecnologias no dia a dia dos médicos cooperados, colaboradores e pacientes, a cooperativa promoveu o Centro de Inovação a um hub, intitulado Horizontes Hub. Além de ser um espaço físico que incentiva a inovação, a iniciativa também conta com uma plataforma digital e diversas ferramentas.

InovaCoop

A fim de obter maior eficiência em seus processos e reduzir custos operacionais, a Cooxupé recorreu a uma tecnologia inovadora que utiliza IA para classificar grãos de café especiais. Após negociações por mais de um ano com uma startup de Singapura, a implementação do projeto está em fase inicial.

ESGCOOP

Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.

ESGCOOP

Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A governança de TI desempenha um papel crucial na garantia de que a TI seja um ativo estratégico que contribui para o sucesso geral da cooperativa, ao mesmo tempo em que reduz riscos e melhora a eficiência operacional. Ela promove uma cultura de responsabilidade e transparência, alinhando os esforços de TI com os objetivos de negócios. A prática de governança em TI envolve a implementação de políticas, processos e estruturas que garantam que a tecnologia da informação esteja alinhada aos objetivos e estratégias de negócio da cooperativa de forma eficaz e eficiente. Ela visa assegurar que os investimentos em tecnologia agreguem valor, minimizando riscos e otimizando recursos. Esses benefícios contribuem para a criação de uma base sólida para a gestão de TI, possibilitando que a organização aproveite ao máximo suas tecnologias e serviços enquanto minimiza riscos e problemas.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Unimed-BH visa aprimorar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços, além de permitir que as unidades se concentrem em suas atividades principais (assistência ao cliente/paciente), impulsionando assim a competitividade e a garantia do atendimento. Consiste em centralizar em sistema as solicitações de serviços da empresa, de forma padronizada e ágil.