cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Novas normas de contabilidade aplicáveis a sociedades cooperativas foram tema de curso no Piauí

"

Teresina (15/10) - Promover melhor capacidade de gestão financeira das cooperativas piauienses é o objetivo norteador do Curso de Novas Normas de Contabilidade Aplicáveis as Sociedades Cooperativas, evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí-Sescoop/PI, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí-CRC/PI. A capacitação, que teve carga horária de 16 h/a, aconteceu nos dias 10 e 11 deste mês, no auditório do CRC/PI, em Teresina.

Durante a abertura do evento, o vice-presidente do CRC, José Cursino, ressaltou a importância da parceria com o Sescoop/PI. “Hoje estamos vivenciando um novo momento, de criação e aumento no número de cooperativas no Estado, um sistema que fortalece a produção e a geração de emprego e renda”, pontuou.

Para o assessor especial do Sescoop Nacional, Roberto Guerrero, o curso demonstra a importância do sistema no Estado. “O cooperativismo cresce no Piauí e temos que tomar o cuidado de que essas normas contábeis sejam aplicadas efetivamente nas cooperativas”, afirmou.

“É um tema muito importante, porque o papel do contador é cada vez mais relevante no cenário econômico mundial. E é fundamental que seja trabalhada essa perspectiva no contador ainda na academia”, enfatizou a ministrante do curso de Novas Normas de Contabilidade Aplicáveis as Sociedades Cooperativas, que possui MBA em Liderança e Gestão Organizacional e em Auditoria Fiscal e Tributária; Lucimar Zappi.

Entre os temas trabalhados durante a capacitação estiveram: abordagem em normas brasileiras de contabilidade como princípios fundamentais, documentação contábil e normas específicas, informação de natureza social e ambiental, contingências e estimativas contábeis, imobilizado, depreciação, amortização e exaustão, aspectos contábeis específicos como definição do ato cooperativo, escrituração de operações com terceiros, destinação de sobras e compensação das perdas e apuração de resultados.

Para Fernando Andrade, contador em Picos, distante 308 km de Teresina, esta foi uma oportunidade de aprendizado. “Minha expectativa é conseguir sanar algumas dúvidas que surgem quanto ao atendimento a cooperativas. Algumas dúvidas já inclusive foram tiradas”, explicou.
(Fonte: Sescoop/PI)
 

"

Conteúdos Relacionados