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Goiânia (30/09) - O Sistema OCB/GO prepara dois novos cursos voltados ao aprimoramento da gestão cooperativista. O primeiro é “Gestão de Projetos”, a ser realizado nos dias 22 e 23 de outubro; e, o segundo: “Desenvolvimento Gerencial”, previsto para a última semana de outubro. Ambos os cursos serão realizados na sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia-GO.
A capacitação em “Gestão de Projetos” visa a atender à demanda das cooperativas em atuar conscientemente com planejamento, execução e acompanhamento de projetos, abordando os conhecimentos e técnicas, além de desenvolver habilidades e atitudes pessoais para fazer uso das mais modernas ferramentas de gestão aplicadas ao gerenciamento de projetos. O curso terá carga horária de 16 horas/aulas.
Já o curso de “Desenvolvimento Gerencial” tem o objetivo de proporcionar aos gestores e líderes de equipes condições para o aprimoramento das habilidades técnicas, conceituais e humanas, além de promover o autoconhecimento e a consciência de atitudes necessárias para efetivamente exercerem a liderança em suas cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento das mesmas.
O curso é voltado a dirigentes, gerentes, coordenadores, supervisores e encarregados de cooperativas ou aqueles que possuem interesse em assumir os cargos.
Para obter mais informações ou efetuar sua inscrição, entre em contato pelos telefones (62) 3240-8909 ou 8911. O contato também pode ser realizado pelo endereço eletrônico:
(Brasília, 27/09) – A sintonia entre a Casa do Cooperativismo e as unidades estaduais anda em alta no sistema cooperativista. Ontem, a gerente de operações do Sistema OCB/PB, Ana Margarida Formiga, e a gerente de desenvolvimento de cooperativas, Fabiana Bitencourt, estiveram em Brasília para conhecer o funcionamento da unidade nacional. A dupla passou dois dias na sede do Sistema OCB para realizar uma espécie de imersão no funcionamento das nossas instituições. No primeiro dia de visita, as atividades foram focadas na área meio e, no dia seguinte, nas áreas fins.
As duas gestoras se disseram impressionadas com a expertise dos profissionais que as receberam e desejam colaborar com a implantação de projetos como o mapeamento de processos e GDH (Gestão do Desenvolvimento Humano) no Sescoop/PB. “Em geral, vimos muitas coisas que nos interessaram e vimos como é fundamental essa integração sistêmica entre o Sistema OCB e suas unidades estadual”, resume Fabiana.
Belo Horizonte (27/09) – Termina hoje o XII Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas Mineiras. O evento, promovido pelo Sistema Ocemg anualmente, está acontecendo no Tauá Resort Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O encontro começou nesta terça-feira e é direcionado às mulheres vinculadas a cooperativas - associadas, colaboradoras, esposas e filhas de associados. A abertura oficial foi feita pelo presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, que ressaltou o papel da mulher no ambiente de trabalho e familiar.
O tema deste ano, "A importância da Organização do Quadro Social (OQS) para o Desenvolvimento da Cooperativa", tem sido debatido em palestras, workshops e momentos de integração.
Entre os profissionais convidados para o evento está Leonardo Boesche, engenheiro agrônomo por formação, com magistério superior pela Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) e MBA em Cooperativismo pela Fundace/USP. Na ocasião, ele apresentará um pouco de sua experiência de 26 anos atuando no cooperativismo paranaense, frisando a relevância do trabalho da OQS para o desenvolvimento das organizações. O consultor do Sistema Ocemg, Flávio Eduardo Gouvêa Santos, graduado e pós-graduado em Cooperativismo, apresenta a OQS como uma ferramenta de mobilização e participação das mulheres nas cooperativas.
O palestrante João Carlos Oliveira, formado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/PR) e pós-graduado em Educação Não Formal e Liderança de Equipe pelo Histradut, em Israel, falará sobre a importância da mulher e sua atuação no mercado de trabalho. Cerca de 300 mulheres cooperativistas mineiras participam da iniciativa até a próxima sexta-feira. Acompanhe na próxima semana os resultados do evento neste Portal. (Sistema Ocemg)
Manaus (27/09) - Dando sequência ao XI Encontro de Presidentes e Representantes de Ramos do Cooperativismo Amazonense, o Sistema OCB/AM promove hoje a conclusão da oficina de “Orientação da Avaliação e Planejamento das Ações do Sistema”, moderada por Gabriel Pesce Júnior. O presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes de Freitas, e o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, estiveram presentes na abertura da oficina, nesta quinta-feira. O objetivo é avaliar a atuação das cooperativas e identificar ações de fortalecimento.
Entre os presentes, presidentes e representantes de cooperativas do ramo consumo, serviços, trabalho, extrativismo, produção, transporte e turismo.
Petrucio Magalhães Júnior abriu o evento reafirmando seu compromisso com os gestores de cooperativas dizendo que, como representante à frente da entidade, vai cumprir o que os gestores decidirem como sendo o melhor para o grupo. “Temos a oportunidade de trabalharmos concomitantemente com um grande evento que é a Convenção Nacional da Uniodonto, isso nos motiva a pensar o segmento cooperativo de forma muito maior, de enxergar novos horizontes e objetivar mais do que imaginamos”, frisou.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas elogiou o comprometimento das cooperativas amazonenses com o desenvolvimento tanto regional, quanto do próprio cooperativismo. “Vocês sempre fizeram por merecer essa atenção especial do Sistema Nacional, porque vocês têm o cooperativismo do tamanho do desenvolvimento da região, das suas características, das suas especificidades. Então, aproveitem esse encontro porque o futuro não é algo para a gente esperar e sim para construir”, salientou.
PLANEJAMENTO - Durante a oficina, o moderador estabelecerá determinados valores para que o cooperativismo prevaleça como segmento diferenciado, principalmente em relação à ética, à intercooperação, além de marketing, planejamento e gestão. (Sistema OCB/AM)
Brasília (26/09) - Entre os dias 6 e 11 de outubro, será realizado no Guarujá (SP), o maior evento do cooperativismo das Américas: XVIII Conferência Regional ACI Américas, iniciativa da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI Américas) e da Unimed do Brasil, com amplo apoio do Sistema OCB. Com o tema central “A década das cooperativas: cenários e perspectivas”, a Conferência reunirá lideranças do cooperativismo brasileiro, latino-americano e mundial.
A Conferência tem por objetivo unir e articular ações conjuntas entre as cooperativas das Américas, para que o modelo empresarial cooperativo se consolide em 2020 como referência em sustentabilidade econômica, social e ambiental e se torne o modelo preferido pelas pessoas e de mais rápido crescimento.
Além das lideranças do setor, são esperados representantes de instituições públicas e privadas, ONGs, organismos internacionais, políticos e órgãos de promoção e desenvolvimento, para debater os rumos do cooperativismo das Américas, com demonstrações de boas práticas, mesas de discussão e workshops.
CORTESIAS – As cooperativas brasileiras têm a chance de ganhar uma das 100 cortesias que estão sendo disponibilizadas. Para ter direito a uma das 100 cortesias, o interessado só tem de enviar um email para
Como o número é limitado, as 100 primeiras pessoas que mandarem o email ou ligar, serão contempladas. É importante esclarecer que as despesas com hospedagem, alimentação e traslado até o local do evento, correrão por conta do participante. Para mais informações e programação completa, acesse o site do evento: www.conferenciaaciamericas2013.com.
Campo Alegre (26/09) - A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizou na terça-feira, dia 24, mais uma parceria com agricultores familiares, dessa vez no município de Campo Alegre, Agreste alagoano. Além reunir os produtores, a cooperativa ainda articulou a criação da associação na comunidade, que se encontra em processo de formalização.
Ao todo, são 60 agricultores familiares associados à cooperativa no município. Com a sua ativação, a associação de produtores de Campo Alegre será a 73ª instituição parceira da CPLA, unindo-se em prol do desenvolvimento da pecuária leiteira do estado.
“Isso comprova o quanto o objetivo da CPLA está sendo cumprido. O agricultor familiar geralmente produz pouco e, para ter acesso às políticas públicas, ele necessita estar organizado com outros dos seus. Estamos honrados em dar esse suporte para que esta associação seja criada, comprometidos em incluí-los nas ações governamentais como o Programa do Leite e o PNAE para a merenda escolar”, garante Aldemar Monteiro, presidente da cooperativa.
Por meio da CPLA, a associação terá sua sede construída com ajuda da prefeitura de Campo Alegre, além do apoio das secretarias de agricultura do estado e do município. “Articulamos com a iniciativa pública a importância em estruturar a pecuária leiteira na cidade. Vamos acompanhar o processo e auxiliar nas necessidades pontuais de quem vive da atividade, como instalação de tanques de resfriamento, assistência técnica e transferências de tecnologias”, completa Aldemar.
Brasília (26/09) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) prorrogou a validade de seu processo seletivo número 02/2013, nesta quarta-feira, dia 25 de setembro. A seleção destinou-se à contratação de profissionais para os cargos de analista de comunicação visual e analista de suporte e secretária executiva. Conforme a previsão que consta do documento "Comunicado de Abertura do Processo Seletivo", a validade do processo seletivo para a função de Secretária Executiva passa a valer por mais três meses.
"Brasília, 25/9/2013 – Foram dois dias reunidos. Depois de uma série de apresentações, debates e sugestões, o grupo de superintendentes e analistas de monitoramento, formação profissional e promoção social – de unidades estaduais e também da Nacional – definiram a primeira etapa do cronograma de implantação das novas ferramentas de Gestão do Sistema OCB: o GDA e o GDH. Tratam-se de programas, desenvolvidos originalmente no estado do Paraná, e que agora ganham corpo em nível nacional. “O objetivo é fortalecer, ainda mais, o desempenho de nossas cooperativas. A intenção dos programas é oferecer os subsídios necessários para que cooperativas e unidades estaduais do Sescoop tenham em mãos – de forma rápida, consistente e confiável – informações para suas tomadas de decisão”, frisou a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.
Expectativas – Para a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, a implementação das novas ferramentas chega acompanhada de boas perspectivas. Segundo ela, o controle oferecido pelas ferramentas vai além de uma prestação de contas e passa a disponibilizar para o Sistema OCB uma “gestão significativa”: “Estamos vislumbrando um avanço nos processos de gestão de resultados das ações realizadas pelo Sescoop. Com os novos sistemas, além de gerarmos informações gerenciais para as cooperativas, teremos, também, visibilidade da relevância das atividades para o seu público beneficiário”, afirma.
Rio, 25/9/2013 - A concessão para operação de cooperativas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi o tema central do 1º Fórum Permanente do Ramo Infraestrutura. O encontro, realizado na sede da Cooperativa de Eletrificação Rural de Araruama (Ceral), no dia 24 de setembro, contou com a participação de presidentes e dirigentes das três cooperativas do ramo existentes no Estado do Rio de Janeiro: Ceral, Cerci e Ceres.
Este encontro foi resultado de uma reunião promovida em agosto, que definiu algumas das ações a serem implementadas para a categoria no Estado.
Participaram do encontro o presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, o diretor daOCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor jurídico Abdul Nasser, a analista de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Sabrina Oliveira, o relações institucionais, Paulo Goulart, e o representante do Escritório do Cooperativismo Região dos Lagos, Jorge Pecly, e o assessor da presidência, Luis Amaral.
O Fórum foi aberto pelo presidente da Ceral, Sérgio Barreto. Ele disse que o apoio do Sistema OCB/RJ é imprescindível para o momento em que as instituições estão sendo pressionadas pela Aneel. "Precisamos fortalecer o ramo e ter mais representatividade nos órgãos públicos", disse Sérgio, acrescentando que o Sistema OCB/RJ tem sido fundamental para esse fortalecimento.
O presidente Marcos Diaz, durante a sua fala, reforçou o compromisso de apoiar as cooperativas de eletrificação rural. "O Fórum é a forma com que devemos buscar uma coesão das necessidades. Portanto, a criação - e continuidade - dos encontros promoverá o crescimento do ramo. Ou seja, estamos indo em busca do tempo perdido e da representatividade junto aos órgãos públicos", contou Diaz.
Durante o Fórum, o assessor jurídico Abdul Nasser abordou a questão das concessões e exigências por parte da Aneel e o regime com o qual terão que atuar. "Não dá para fugir da regulação. Isso acontece em outros ramos, assim como o de saúde e transporte. Acredito que as cooperativas precisam estar mais bem preparadas para a regulação", falou Nasser.
O assessor jurídico disse ainda que a intercooperação é a forma com que as cooperativas devem encarar a regulação. "Temos desafios bem grandes na categoria, principalmente com a iminência das concessões pela Aneel. Acredito que, através da intercooperação, as cooperativas estarão mais fortes e preparadas para encarar o mercado, finalizou o assessor jurídico.
O estreitamento de laços entre as cooperativas foi citado pelos dirigentes. Presidente da Cerci, José Carlos de Souza Rocha contou que o estreitamento de laços é necessário para este novo momento enfrentado pelas cooperativas do ramo. "Se não nos organizarmos, o mercado irá nos engolir. Por isso, acredito que a realização de fóruns é importante. Vamos ter nossas demandas unificadas e teremos mais força junto aos órgãos públicos", concluiu José Carlos.
Presidente da Ceres, Vander Leite Gomes concordou com José Carlos de Souza Rocha. "O fato da Aneel exigir a concessão dos serviços mostra que alguns obstáculos precisam ser ultrapassados. Acredito que este fórum dará bons frutos", afirmou. O próximo Fórum será realizado na sede da Ceres, em data a ser definida.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)
Florianópolis, 25/9 - A Coopercentral Aurora Alimentos inicia em novembro o recrutamento de pessoal para a reabertura – em 2 de janeiro – da indústria de abate e processamento de suínos de Joaçaba, no meio-oeste catarinense. Ali, a cooperativa investe 61,5 milhões de reais para triplicar a capacidade industrial e geração de produtos cárneos destinados à exportação.
Para recrutamento, seleção e contratação dos trabalhadores será utilizado o auditório da Copérdia (antiga Coperio), localizado às margens da BR-282, a partir do dia primeiro de novembro. Na primeira etapa serão contratados 500 pessoas e, na segunda, mais 500.
A unidade estava paralisada desde abril de 2009 no auge da crise financeira internacional. As obras iniciaram em fins de dezembro do ano passado e têm prazo de conclusão para dezembro deste ano. As operações da indústria serão retomadas no primeiro dia útil de 2014, assegura o presidente Mário Lanznaster. O dirigente antecipou que ficará concentrada em Joaçaba a maior parte da produção de carne suína destinada ao mercado externo.
Os investimentos em construção civil, máquinas e equipamentos permitirão triplicar a capacidade de abate de 1.000 para 3.000 suínos/dia. Na primeira fase, em janeiro de 2014, o abate será de 1.500 animais e, em setembro, sobe para 3.000/dia.
Com a ampliação física – que representa mais 15.000 metros quadrados de área construída e compreende os setores administrativos, industriais, de tratamento de efluentes e de apoio – o complexo ficará com área total de 25.000 metros quadrados.
Mais de 200 trabalhadores atuam na planta industrial, onde 100% das obras civis estão concluídas. Os setores administrativos estão concentrados em um novo prédio de dois pavimentos e 5.000 metros quadrados de área para abrigar ambulatório, dois refeitórios, quatro vestiários, área de lazer, auditório, Serviço de Inspeção Federal (SIF), departamento de recursos humanos e segurança do trabalho.
O layout interno de vários setores foi alterado e estão em fase de instalação sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo e túnel estático de congelamento. Foi construída uma nova fábrica de farinhas e subprodutos e, ampliada, a casa de máquinas e de caldeiras. O sistema de tratamento de efluentes foi aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova casa de química.
Também estão em execução duas obras complementares: a perfuração de mais um poço profundo para captação de água (já está com 480 metros de profundidade) e a construção de canalização em PAD (polímero de alta densidade) com 6 quilômetros de extensão para a destinação dos efluentes tratados até o rio Caraguatá.
Por outro lado, no campo, a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Coopercentral.
A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 1.000 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos: quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2009. A mão de obra será recrutada na microrregião do meio-oeste. A inauguração oficial ocorrerá somente em 15 de abril de 2014, no 45o aniversário de fundação da Aurora. Os trabalhos são supervisionados pela equipe de engenharia da Aurora, chefiada pelo engenheiro eletricista Christian Klauck. O gerente da unidade de Joaçaba é Rodrigo Schwert.
ESTRUTURA - O frigorífico ocupa área de 20 hectares do Distrito Industrial de Joaçaba (à margem da rodovia BR-282) e, antes da ampliação, constituía-se de planta industrial de 9.000 metros quadrados de área coberta, com capacidade para abater 200 suínos por hora ou 1.000 suínos/dia.
O complexo inclui portaria, administração, vestiários e refeitório, pocilgas, linha de abate, resfriamento, congelamento, estocagem e expedição. A linha industrial compreende os setores de choque, sangria, escaldagem, depilação e chamuscador.
O sistema de tratamento de efluentes compõe-se de sete lagoas de decantação, peneiras, decantadores e flotadores. Antes da paralisação, a água era captada em riacho e em poço profundo, armazenada em lago artificial para ser utilizada no processo industrial, após o que era novamente tratada e devolvida ao riacho.
(Fonte: MB Comunicação)
Brasília (25/09) - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a alienação da totalidade da carteira de planos individuais/familiares da Golden Cross para a Unimed Rio. A análise da ANS considerou o cumprimento das exigências previstas na Resolução Normativa nº 112, que dispõe sobre transferência de carteira.
A operação abrange todos os mercados cobertos pelo segmento de planos individuais/familiares da Golden Cross, que passam a ficar sob a gestão da Unimed Rio. Para que a transação fosse aprovada, a Unimed Rio precisou se comprometer a manter os mesmos contratos e a mesma rede hospitalar da Golden Cross. Essa manutenção pode se dar por contratação direta dos hospitais em todos os estados onde há beneficiários dessa carteira ou por intercâmbio com outras operadoras.
Os beneficiários devem ser comunicados individualmente e orientados sobre o processo de transferência da carteira.
Não pode haver, em hipótese alguma, a interrupção da prestação de assistência aos beneficiários da carteira da Golden Cross, principalmente aos que estejam em regime de internação hospitalar ou em tratamento continuado.
É importante esclarecer que o sistema Unimed é composto por cooperativas médicas independentes. Em caso de necessidade de utilização da rede de prestadores em outros estados, as operadoras podem optar por fazer intercâmbio com demais cooperativas do sistema ou podem fazer a contratação dos prestadores diretamente.
Em caso de dúvidas sobre o processo de transferência, os beneficiários devem entrar em contato com a Golden Cross ou com a Unimed Rio. Também estão disponíveis os canais de relacionamento da ANS: Disque ANS 0800 701 9656; Núcleos da ANS existentes em 12 cidades no país; ou Central de Atendimento ao Consumidor em www.ans.gov.br.
(Fonte: ANS)
Brasília (24/09) – O fortalecimento das pequenas cooperativas será intensificado pelo Sistema OCB, a partir do ano que vem. A Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho que estabelecerá os pré-requisitos para a participação das cooperativas no Sistema Integrado de Gestão (SIG), cujos objetivos são: conferir mais transparência às informações para o associado, gerar dados qualitativos para uma tomada de decisões segura e, por fim, possibilitar mais confiabilidade às informações tributárias e contábeis.
Esse é um dos desdobramentos da reunião técnica que está ocorrendo desde ontem, na Casa do Cooperativismo, com o intuito de aprofundar a visão dos cerca de 50 participantes – representantes das unidades estaduais – sobre os programas Gestão de Desenvolvimento da Autogestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH). O Sistema OCB pretende, com essa reunião, criar um plano estratégico de desenvolvimento das cooperativas brasileiras.
O SIG é um projeto originalmente executado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), há seis anos, e, agora, está servindo de base para o desenvolvimento de um projeto nacional.
HISTÓRIA – O Sistema Integrado de Gestão (SIG) é a culminância de um plano de ação que nasceu como ferramenta de gestão para ajudar as pequenas cooperativas agropecuárias do estado do Paraná, em 2007. Após um diagnóstico feito pela Ocepar, por meio de uma ação chamada Programa de Apoio Integral às Pequenas Cooperativas (Procoop), evidenciaram-se sérias deficiências de gestão nas empresas cooperativistas.
“A partir daí, a Ocepar pesquisou softwares adequados à realidade do setor e contratou os parceiros para treinar as cooperativas sobre como utilizar a ferramenta, da melhor forma possível. Os nossos parceiros, então, cederam o direito de uso do software às cooperativas”, lembra o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo da Ocepar, João Gogola Neto, informando que as cooperativas beneficiadas, inicialmente foram as do ramo agropecuário, mas que após algumas adaptações, o software passou a ser utilizado, também, pelos ramos transporte de carga e trabalho. Até o fim deste ano, o ramo de infraestrutura também será contemplado.
“É importante destacar que o SIG está integrado ao software do programa ‘Gestão de Desenvolvimento da Auto Gestão (GDA)’. Então, todas as informações que forem alimentadas nele, serão transportadas para o GDA. Isso atende aos três eixos da Diretriz de Monitoramento de Cooperativas: societário, gestão e econômico-financeiro”, comenta Susan Miyashita Vilela, gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas – GEMDC.
AMANHÃ – no Informativo do Sistema OCB de amanhã, o leitor poderá conferir os outros desdobramentos da reunião técnica sobre o GDA e o GDH.
Curitiba (24/09) – A unidade paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) completou 14 anos, no último sábado (21/09). Implantado no Paraná em 21 de setembro de 1999, ao longo desse período, vem contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento e modernização do cooperativismo no Paraná, por meio de atividades de formação profissional, promoção social, autogestão e monitoramento.
Os números atestam a grandeza desse trabalho: desde que foi criado até o ano passado, o Sescoop/PR já havia investido R$ 129,1 milhões em programas de capacitação, que tiveram mais de 1 milhão de participantes, entre cooperados, dirigentes, colaboradores e familiares. Ao todo, foram 26 mil eventos realizados nesse período. Neste ano, a entidade espera capacitar aproximadamente 150 mil pessoas, por meio de 6 mil eventos e atingir cerca de R$ 25 milhões em recursos investidos.
DIFERENCIAL - “O trabalho realizado pelo Sescoop representa o grande diferencial do cooperativismo. No Paraná, os investimentos do Serviço S foram a base de um processo de melhoria da gestão e de prestação de serviços das cooperativas, que impulsionaram o crescimento do Sistema na última década. A difusão de informação e acesso à qualificação profissional mudaram o perfil do cooperativismo no Estado. Da mesma forma, o trabalho de autogestão e monitoramento ganhou força no Sescoop, o que trouxe mais assertividade ao planejamento estratégico de treinamento das cooperativas”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski.
SUSTENTAÇÃO – Com esse apoio, o cooperativismo paranaense vem acumulando resultados positivos a cada exercício. No ano em que o Sescoop/PR nasceu, as cooperativas paranaenses alcançaram faturamento de R$ 6,1 bilhões. Em 2012, o setor atingiu movimentação econômica recorde de R$ 38,5 bilhões e projeta, em 2013, obter receita entre R$ 43 bilhões e R$ 45 bilhões. “Junto com a melhoria da estrutura das cooperativas, o investimento na formação de colaboradores e dirigentes é um dos fatores que impulsionam o setor. Qualificação traz melhores serviços e produtos e gera bons negócios. Para manter a competitividade, é preciso conhecimento, visão estratégica e inovação”, acrescenta Koslovski.
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Brasília (24/09) - Os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo foram os primeiros a serem beneficiados pelo Regime Especial de Incentivos ao Desenvolvimento de Infraestrutura (Reidi). Neste mês, a Secretaria Nacional de Irrigação do Ministério da Integração Nacional (Senir) aprovou cinco projetos de irrigação em fazendas dos três estados, que totalizam uma área de mais de 11,4 mil hectares irrigados.
"Com a aprovação desses projetos, os produtores agrícolas terão a expansão de suas áreas irrigadas em cerca de 10%, sem ter que fazer nenhum outro investimento, apenas com a desoneração. A área ampliada equivale a 1.054 hectares", declara o coordenador-geral de Desenvolvimento de Instrumentos de Política de Irrigação do órgão, Cristiano Zinato.
A adesão ao Regime suspende a exigência do pagamento de contribuições federais (PIS/Pasep e Cofins) nas aquisições de bens e serviços nacionais e importados destinados aos projetos de irrigação e suas infraestruturas correlatas, resultando na redução de até 9,25% nos custos dos investimentos na área. Para obter o benefício fiscal, as empresas do setor do agronegócio que pretendam implantar, substituir, modernizar ou ampliar ações de irrigação poderão requerer o enquadramento à Secretaria Nacional de Irrigação do ministério. Mais informações sobre a forma de apresentação do projeto e a documentação necessária podem ser obtidas pelos telefones (61) 2034-5784/4282 ou pelo e-mail
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (23/09) o resultado da terceira etapa do Processo Seletivo nº 03/2013, para contratação de analista tributário.
O candidato aprovado nessa fase deverá apresentar os documentos comprobatórios do cargo e da função, conforme comunicado de abertura de processo seletivo, na próxima quarta-feira (25/09), no Edifício Belvedere, localizado no Setor de Autarquias Sul, Quadra 06, Bloco K, 12º andar, sala 1202, Brasília-DF.
Para conhecer o resultado da terceira etapa e obter mais informações sobre o processo seletivo, CLIQUE AQUI. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
"Brasília (23/09) – O Sistema OCB está prestes a lançar duas ferramentas de gestão que – combinadas – permitirão a criação de um plano estratégico de desenvolvimento das cooperativas. Estamos falando dos programas Gestão de Desenvolvimento da Auto Gestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH).
Desde às 14h, cerca de 50 pessoas – dentre superintendentes de unidades estaduais e analistas de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, promoção social e formação profissional – estão na Casa do Cooperativismo, em Brasília, para entender melhor o funcionamento e os objetivos do GDA e GDH. O encontro termina amanhã, quando será definida uma agenda de trabalho nacional para a implantação das ferramentas.
CONFIRA O DEPOIMENTO DA DIRETORIA DO SISTEMA OCB
PRIORIDADE - O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, disse – enquanto abria a reunião – que o GDH e o GDA são prioridades na entidade. “O que nos motiva é saber que em algum lugar desse Brasilzão – mesmo sem saber da existência do Sistema OCB – a vida de cooperados e suas famílias melhora, cada vez mais, graças ao nosso trabalho. É por isso que pedimos a todos vocês que abracem essas ferramentas, com a mesma vontade que nós as abraçamos”, disse Márcio Freitas.
PREMISSAS DE ATUAÇÃO - O superintendente Renato Nobile, após dar as boas vindas aos representantes das unidades estaduais, disse que é dever do Sistema OCB encontrar a melhor forma de desenvolver ações que observem as peculiaridades de cada região do País. “É por isso que nossas ações têm sido pautadas em sete premissas: austeridade, objetividade, foco em resultados, tempestividade, comunicação, transparência e mensuração de resultados. Sem isso, não é possível melhorar os resultados e a qualidade de vida das cooperativas e de seus cooperados e familiares”, considera Nobile.
ENTENDA MELHOR OS PROGRAMAS:
GDA - Originalmente idealizado pela Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), o GDA é uma ferramenta gerencial onde as cooperativas inserem dados econômicos e financeiros. O sistema organiza os mesmos em padrões que revelam o cenário no qual elas estão inseridas. “Consolidadas em âmbito nacional, essas informações permitirão a construção de um panorama geral do cooperativismo brasileiro”, explica a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira. “E com base nos indicadores gerados, poderemos ajudar as cooperativas a traçarem os melhores caminhos para crescer”.
A gestora esclarece que os dados do GDA também orientarão futuras ações focadas no desenvolvimento humano. “Na prática, o sistema funciona como uma bússola para o cooperativismo. Com ele, poderemos criar soluções para a capacitação e qualidade de vida, cuja gestão será realizada pelo GDH”.
GDH – Também desenvolvido inicialmente pela Ocepar, a ferramenta permitirá organizar e sistematizar informações relevantes sobre as ações de formação e de promoção social, realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade da cooperativa.
De acordo com Karla Oliveira, os dados gerados pelo GDA e GDH certamente contribuirão muito para a geração de valor para as cooperativas, ajudando o Sistema OCB a cumprir o seu principal papel institucional: potencializar o desenvolvimento do cooperativismo no Brasil.
Curitiba (23/09) - O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) vai receber, nesta semana, lideranças do cooperativismo paranaense que participam do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. No dia 26 de setembro, a instituição vai sediar o Fórum dos diretores executivos das cooperativas paranaenses, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com o TJPR, com a programação voltada exclusivamente aos integrantes da quarta turma da formação internacional. Nesse dia, eles vão conhecer como funcionam as Câmaras de Julgamento.
O desembargador do TJPR, Paulo Habith, vai ministrar uma palestra sobre o tema. De acordo com ele, será uma oportunidade de promover maior interação do cooperativismo com o poder judiciário. “Eu trago na minha folha pessoal o fato de ter já constituído uma cooperativa de crédito de juízes e promotores, a Credjuris. E o modo de gestão, as formas econômicas apresentadas e o sucesso obtido nessa cooperativa de crédito me deram razões fortes e substanciais para acreditar cada vez mais no cooperativismo”, afirmou ele, na tarde desta quinta-feira (19/09), em entrevista ao Informe Paraná Cooperativo.
PROPOSTA - Habith é um dos participantes da quarta turma do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Ele lembrou que, na viagem que fez este ano com o grupo aos Estados Unidos e Canadá, propôs aos demais colegas conhecerem o Tribunal de Justiça, o seu sistema e as formas de julgamento. “Seria um contrassenso dizer que as lideranças do cooperativismo ainda não alcançam um poder do Estado. Alcançam naturalmente o legislativo, o executivo, mas não o judiciário. Por quê? Dessa forma, eu acho que essa interação é, de uma certa forma, oportuna, e a recepção dos demais integrantes do Programa à minha proposta demonstrou que eu estava com a razão. Tanto que aceitaram por unanimidade a realização desse evento. Da parte da Ocepar, trata-se de uma iniciativa extraordinária de colaboração e parceria com o poder judiciário”, afirmou.
ESCOLA DE MAGISTRATURA – O Fórum dos executivos prossegue no dia 27 de setembro, com atividades na Escola de Magistratura do Paraná, e presença dos integrantes das demais turmas do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. O desembargador Carvilio da Silveira Filho ministra a primeira palestra, com o tema “Poder judiciário brasileiro – sua estrutura”. Haverá ainda a explanação do desembargador Jurandyr Souza Júnior sobre atos cooperativos, com enfoque para o enfrentamento pelo poder judiciário.
MESTRADO - O pró-reitor acadêmico da PUCPR, professor Eduardo Damião da Silva, tratará de estratégias corporativas e fornecerá informações sobre o mestrado profissional em cooperativismo que a entidade vai iniciar no ano que vem, em parceria com o Sistema Ocepar. Para o desembargador Paulo Habith, a oferta de um curso de mestrado é uma grande iniciativa na área de formação. “Em todas as oportunidades, tenho falado sobre com é necessário que o cooperativismo tenha um sempre um desenvolvimento, em qualquer classe social ou qualquer nível de cultura. Isso deve envolver desde crianças, como já vi vários gibis e muitas outras ilustrações para esse público. Para o ensino médio também é importante e que dirá para o ensino superior. Nesse sentido, eu acho que nós vamos chegar num momento em que teremos até uma matéria de cooperativismo nas escolas de Direito. Esse é um mote é eu tenho grande interesse que isso se concretize porque, na medida em que as pessoas vão se interando sobre o cooperativismo em toda a sua forma, não só de gestão, mas de proteção dos interesses dos cooperados e forma de fiscalização, evidentemente, as cooperativas vão ficando cada vez mais fortes”, completou. (Assimp OCEPAR)
Rio de Janeiro (20/09) - A criação de uma incubadora de cooperativas, além de outras ações para difundir o cooperativismo no meio acadêmico, foram assuntos de um encontro promovido, entre dirigentes do Sistema OCB/RJ e do Departamento de Inovação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Inovuerj). Como resultado, nas próximas semanas, será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a instituição e o Sistema.
Participaram da reunião, realizada no dia 17/09, o presidente do Sistema, Marcos Diaz, o coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, o coordenador de Capacitação Cooperativista do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, o responsável do Departamento Financeiro e Administrativo do Sescoop/RJ, José Erivan Oliveira, o conselheiro do Sescoop/RJ, Sérgio Bittencourt, o assessor jurídico da OCB/RJ, Ronaldo Gaudio e a diretora da Inovuerj, Marinilza de Carvalho.
A incubadora, de acordo com a diretora da Inovuerj, deverá conceber cooperativas de três áreas: beleza, serviços para o lar e corte/costura. “Acredito que o Sistema OCB/RJ será um grande parceiro do projeto. E, por isso, o procuramos, já que possuímos conhecimentos na área de gestão e governança, mas não em cooperativismo”, afirmou Marinilza, acrescentando que a universidade dará a infraestrutura necessária para a incubadora.
Marcos Diaz falou sobre a necessidade das cooperativas estarem em incubadoras. “Temos cooperativas que necessitam ser incubadas para fazer com que elas renasçam e esta incubadora é imprescindível”, afirmou.
OUTRAS AÇÕES - Durante a reunião também foi colocada a ideia de que outras ações de difusão do cooperativismo possam ser desenvolvidas dentro da academia. MBA em gestão cooperativista, workshop em cooperativismo, cursos de extensão e palestras para alunos e professores foram alguns dos pontos apresentados. “É muito importante difundir os princípios do cooperativismo dentro do meio acadêmico. Existem poucas matérias direcionadas e acredito que este é o momento para esta mudança”, pontuou Diaz.
Marinilza concordou com o presidente do Sistema e abordou que a cultura cooperativista deva ser disseminada aos poucos para conquistar um público ainda maior. “Estamos pensando em criar um departamento nesta área, com profissionais da Uerj e do Sescoop/RJ, e um grupo de estudo e trabalho do cooperativismo”, comentou a diretora da Inovuerj.
São Paulo (19/09) - No próximo dia 23 de setembro, a Coop – Cooperativa de Consumo iniciará a segunda turma do MBA em Gestão Cooperativista, em nível de pós-graduação latu sensu. Com duração de 540 horas, o curso contará com a participação de 33 colaboradores, e é fruto da parceria entre a USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul e SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo).
A seleção dos candidatos dessa segunda turma foi realizada por uma equipe de professores da USCS e envolveu prova escrita, entrevista e análise da visão de varejo de cada um. A primeira turma encerrará a apresentação dos TCCs durante o mês de setembro e a nota média dos alunos nas disciplinas oferecidas pelo curso foi de 8,4.
De acordo com Angelo Marchetti, gerente geral de Recursos Humanos da Coop, o cooperativismo vem ganhando importância cada vez maior no País e este programa vai ao encontro da necessidade do mercado em absorver profissionais qualificados e conhecedores do sistema.
Sobre a Coop: Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, fechou 2012 com fornecimento bruto de R$ 1,768 bilhão, volume financeiro 6,41% superior em comparação ao ano anterior e figura na 14ª posição do ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Para 2013, a expectativa é chegar ao fornecimento bruto de R$ 1,952 bilhão.
Com 28 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Piracicaba, Tatuí e Sorocaba, a Coop possui ainda duas drogarias externas em São Bernardo do Campo e três postos de combustíveis, em São José dos Campos, Tatuí e São Bernardo do Campo. Opera com e-commerce por meio do www.coopemcasa.com.br e disponibiliza aos cooperados o cartão Private Label Coop Fácil, administrado pelo Banco Bradesco. (Assimp OCESP)
Brasília (17/09) – A assistência técnica é “ferramenta indispensável para aumentar a produção e a produtividade na cadeia do leite”. Essa foi a constatação dos participantes da reunião realizada entre diversos representantes dos organismos representativos, dentre os quais, o Sistema OCB. O evento ocorreu na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
O principal objetivo da reunião era discutir e alinhar assuntos relativos à linha de crédito do Inovagro, destinada ao financiamento da melhoria tecnológica da cadeia do leite, o que possibilita o aumento tanto da produtividade, quanto da produção.
Durante a reunião, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) falaram sobre a Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que está em fase final de elaboração. O objetivo será atender os produtores de leite.
Para colaborar com a política de fortalecimento do setor lácteo, o Sistema OCB encaminhará ao MDA a listagem com as áreas de abrangência das cooperativas. “Essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de uma política pública adequada aos produtores de leite do País. É por isso que ressaltamos a necessidade de termos esses dados o quanto antes, pois a Chamada Pública será lançada agora em outubro”, considera o coordenador do ramo agropecuário do Sistema OCB, Paulo César Dias, informando que enviou, nesta terça-feira, uma solicitação de dados às unidades estaduais. Ele espera receber o retorno até o próximo dia 27.
Além do Sistema OCB, participaram da reunião: representantes dos Ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Banco do Brasil, o BNDES e empresas mercantis.
Leia mais sobre o Inovagro, clicando no link: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Programas_e_Fundos/inovagro.html