cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Segunda turma do “Portas Abertas” chega a Brasília nesta quarta-feira

"

Brasília (15/10) – O novo canal de aproximação entre lideranças cooperativistas de todo o país com a realidade do trabalho sistêmico desenvolvido pelo Sistema OCB está a todo vapor. Nesta semana, a Casa do Cooperativismo, em Brasília, recebe a segunda turma do projeto “Portas Abertas”, que tem como objetivo desenvolver o cooperativismo brasileiro, aproximando as cooperativas do dia-a-dia da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).

Na primeira turma, a equipe do Sistema OCB recebeu um grupo de 22 diretores e gerentes de cooperativas de crédito de Minas Gerais que tiveram a oportunidade de estar em contato com as gerentes-gerais da OCB, Tânia Zanella, e do Sescoop, Karla Tadeu, para ouvir os principais desafios da atuação das entidades no seu papel de representação política e institucional (OCB); de educação cooperativista, promoção social e monitoramento (Sescoop); e de representação sindical (CNCoop). Ao final, visitaram locais como o Congresso Nacional e o Banco Central do Brasil.

A turma que chega amanhã é composta por 25 cooperados do ramo crédito, e será recebida, igualmente, pelas gerentes gerais Tânia e Karla. Na sequência, visitam as sedes do Bancoob, do Sicoob Confederação e do Banco Central.

Workshop – Esta é a segunda de dez turmas que virão a Brasília para conhecer de perto o funcionamento das gerências do Sistema OCB e terão, ainda, a oportunidade de encontrar alternativas para melhorarem suas práticas de gestão. As cooperativas contempladas com a ação fazem parte do grupo de 150 classificadas no “Prêmio Sescoop Excelência em Gestão”.

O processo de classificação deu-se por meio de respostas a um questionário que avaliava os processos de gestão. As respostas dadas foram confirmadas in loco por um grupo de avaliadores, durante visitas às cooperativas, entre os meses de agosto e setembro. O Workshop é uma iniciativa da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, realizadora do prêmio.

O objetivo é possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no Programa de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas (PDGC).
 

"

Conteúdos Relacionados