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Fortaleza (09/10) - Com o tema “Seu futuro é o resultado do presente”, o IV CCPENCE, Congresso realizado pela Cooperativa dos Profissionais de Enfermagem do Ceará (COOPEN-CE), com apoio do Sistema OCB/CE, decidiu trazer o futuro como tema para o evento. A presidente da Cooperativa, Najla Gurgel, acredita que a escolha do pensar o futuro como tema do Congresso trás muitos benefícios para quem planeja uma gestão de qualidade.
“Colocamos esse baseado no momento em que estamos vivendo. O projeto de cuidados com o idoso, por exemplo, está nos deixando muito felizes. Há 15 anos cuidamos de pessoas da terceira idade em domicílio e agora estamos cuidando na nossa sede, desenvolvendo a socialização. Lá ele conversa com pessoas da própria idade, participa de jogos de interatividade, rodas de conversa e muitas outras atividades que fazem com que o idoso não veja o tempo passar e sinta-se em casa”, explica a Presidente.
Mais uma vez, o Sistema OCB/CE entrou na parceria para a realização do IV CCPENCE, pois acredita no potencial do cooperativismo do ramo saúde no Estado do Ceará. “O tema é muito interessante porque nós precisamos nos preocupar com o nosso amanha. Na área de saúde o nosso amanhã depende do nosso modo de vida e o profissional de enfermagem tem se importado muito com isso”, explica o Presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira.
No dia seguinte, na sexta-feira, pela manhã, houve o eixo-temático em Coaching “Formatando hoje o DNA do amanhã”, destacando o desenvolvimento de competências profissionais com Dra. Cláudia Alcântara, Palestrante e Coach. À tarde com o Simpósio da 3M seguido do Painel: “A miscelânea da segurança do paciente e do profissional” com as Palestrantes Dra. Adriana Solon - Gerência de Riscos, Dra. Lurdemiler Sabóia, Professora, Doutora em Farmacologia e Dra. Najla Gurgel, Presidente da COOPEN.
E no sábado foi a vez da apresentação de “Temas Livres”, na modalidade Pôster, sob a Coordenação da Professora Dra. Albertina Diógenes, seguida da “Ciranda do bem-estar”, abrangendo Oficinas de: Alimentação saudável com Nutrólogo Ricardo Sidou, Nutricionista Heloisa Barbosa e Equipe de Estagiárias da UNIFOR; Etiqueta profissional e pessoal com Dra. Silvia Dionísio, Diretora Administrativa da COOPEN; Make-up com Lincoln Walraven, maquiador das estrelas e Ginástica Laboral com Diane Nocrato da Academia Sportif Personnalité.
Porto Alegre (09/10) - Ao longo desta semana, 26 alunos do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, promovido pela Escoop para alunos do Ceará, estão no Rio Grande do Sul para a realização de um intercâmbio técnico nas cooperativas gaúchas, voltado para as boas práticas de Governança. Nestes cinco dias em que estarão no Rio Grande do Sul, além de conhecerem a sede da Escoop, os 26 alunos conhecerão as cooperativas gaúchas Cooperlogin, Cootravipa, Uniodonto Federação, Piá, Sicredi Pioneira, Cooperativa Vinícola Aurora, além da Fecoopes Pioneira (Federação das Cooperativas Escolares).
Na manhã de ontem, os alunos, que são associados e dirigentes de cooperativas do Ceará e colaboradores do Sistema OCB/CE, assistiram a uma palestra do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, e do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius. Em sua apresentação, Perius demonstrou em números a expressão do cooperativismo gaúcho e sua importância para a economia do Rio Grande do Sul, bem como relatou suas experiências no setor, ressaltando a importância da participação dos jovens e das mulheres no dia a dia das cooperativas.
Por fim, o presidente salientou o pioneirismo da Escoop e sua importância para a divulgação dos valores cooperativistas, quando destacou: “estamos aqui para preparar as pessoas para a educação cooperativista, para formar gente capacitada para a divulgação de nossa filosofia”, finalizou.
Esta é a terceira turma de cooperativistas do Ceará que participa da pós-graduação em Gestão de Cooperativas. A turma já está na fase final do curso, com previsão de conclusão do mesmo em março de 2014, quando serão diplomados pela Escoop. A programação e o acompanhamento da visita técnica fica a cargo da analista técnica da Promoção Social do Sistema Ocergs, Ubiracy Barbosa Ávila.
Brasília (09/10) – Após verificar a regularidade da comprovação dos requisitos para o cargo de analista tributário, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o candidato Maurício da Silva, a se apresentar à Gerência de Pessoas da entidade, nesta quinta-feira (10/10), às 9h. O endereço é Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 06, Bloco “K”, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF. O Comunicado nº 05, referente ao processo seletivo nº 03/2013, pode ser acessado clicando aqui.
"Brasília (09/10) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da primeira etapa do Processo Seletivo nº 04/2013, cujo objetivo é a contratação de dois analistas em monitoramento (graduação em Ciências Contábeis).
Diante disso, os candidatos listados no item 1.1 do Comunicado nº 2 (veja a relação aqui) deverão comparecer nesta sexta-feira, dia 11/10, ao Edifício Casa do Cooperativismo, localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS) Quadra 4, Bloco I, Térreo, Brasília-DF, com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência do horário determinado, para a realização da segunda etapa do processo de seleção, denominada Avaliação de Conhecimentos.
A avaliação de conhecimentos começará pontualmente às 9h. O prazo máximo para a entrega da prova será às 11h. Os candidatos deverão apresentar um documento oficial de identidade com foto e caneta esferográfica de material transparente na cor azul ou preta. Para acessar o COMUNICADO Nº 2, clique aqui.
Ficam os candidatos convocados para a 2ª etapa autorizados a fazer uso de CALCULADORA SIMPLES. Não será admitido o uso de calculadora científica; celular, smartphone, tablet ou equipamentos similares, bem como o empréstimo de material durante a realização da avaliação.
O não comparecimento acarretará na eliminação imediata do candidato.
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Belo Horizonte (08/10) - O Sicoob Central Cecremge realizará nos dias 23, 24 e 25 de outubro, no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, a 14ª Edição do Seminário das Cooperativas de Crédito. Com o tema ''Gestão para resultados'', o evento tem por objetivo propiciar uma reflexão sobre o foco das cooperativas para a necessidade de crescimento e perenidade sistêmica.
Voltado para toda a comunidade que integra o cooperativismo de crédito, o Seminário promoverá o estudo e a discussão de temas pertinentes à classe, no intuito de cumprir princípios básicos do cooperativismo, como a educação, formação e informação dos membros das cooperativas.
Na programação estão incluídas as apresentações dos conferencistas Eugênio Mussaki, Gilclér Regina, Eduardo Gianetti, Eduardo Shinyashiki, Érik Pena, Eduardo Carmello, além do stand-up comedy ''Nelson Freitas e Vocês''. Haverá também a participação do diretor de operações do Bancoob, Ênio Meinem, que ministrará a palestra magna ''Gestão para resultados''.
Durante os três dias de evento, os participantes poderão participar de uma feira de negócios e assistir ao show de Luciana Melo, Dani Morais, do The Voice Brasil, e banda Lex Luthor.
SERVIÇO - Os interessados poderão fazer a sua inscrição até 18 de outubro, pelo site: www.cecremge.org.br/seminario. Mais informações, pelo telefone: (31) 2104-8794. (Assimp OCEMG)
Brasília (08/10) - A Cooperativa Cio da Terra (Cooperativa de Negócios Ecoagropecuários Ltda) recebeu na manhã de segunda-feira (30/09), a visita do presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, e da gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCDF, Carla Madeira. O objetivo da visita foi levantar e analisar algumas necessidades para o desenvolvimento da cooperativa.
Durante o encontro foram discutidos os pontos-chaves para a elaboração de um plano estratégico de retomada de alguns projetos da cooperativa e de integração entre os cooperados.
Além da diretoria do Sistema OCDF, também participaram da reunião os seguintes representantes da Cooperativa Cio da Terra: Fernando Cezar Ribeiro, presidente; Cecin Sarkis Simão, vice-presidente; João Batista de Almeida Moura, diretor administrativo/financeiro; Ricardo Alencar D’Araújo Couto, conselheiro vogal e Zaqueu Silva de Abreu, conselheiro vogal. (Assimp OCDF)
Manaus (08/10) – No próximo dia 19 de outubro, o Sistema OCB/AM, em parceria com a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) promovem a Feijoada Solidária para a reconstrução cooperativa, que teve seu galpão incendiado em meados desse ano, resultando na perda de 700 toneladas de fibras de malva e juta que estavam estocadas. O incêndio também destruiu toda a estrutura do local.
APOIO - O evento vai ser realizado com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra (Coocpone) e Secretaria de Produção Rural (Sepror), no Clube da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado do Amazonas (Affeam), situado na rua Franco de Sá, 812, bairro São Francisco, a partir do meio dia. O ingresso para o evento custa R$ 25,00 e pode ser adquirido na sede da OCB ou junto à Coomapem pelos telefones (92) 3611-2226, (92) 3361-2544 ou (92) 9185-2783.
O presidente da Coocpone, Wollder Souza, falou de seu envolvimento com a causa. “Tomamos a iniciativa de levar a ideia da feijoada para o presidente e ele aprovou. Conhecemos tão bem a Eliana (presidente da Coomapem) e o esforço dela pela cooperativa que o mínimo que poderíamos fazer era unir forças junto a ela e aos cooperadores para recuperar a Coomapem”, afirmou Wollder.
A Coocpone oferecerá a bebida (água, refrigerantes e cerveja). Todo o lucro obtido com aas vendas será destinado à Coomapem. Caberá a eles, também, a organização de barracas e o trabalho de servir as bebidas.
AUTOESTIMA - Para Eliana Medeiro, a iniciativa, organizada pela Coomapem e parceiros, é mais do que prover recursos financeiros. “Com esta ação, estamos trabalhando, também, a autoestima dos cooperados, que após o incêndio, ficaram desmotivados pelo que aconteceu. É algo que, com certeza, marca a nossa história, pois nos ajuda a nos unirmos ainda mais", afirmou a presidente.
Para Petrucio Magalhães Júnior, presidente do Sistema OCB/AM, o apoio dos parceiros é fundamental. “Com a Secretaria de Produção Rural estamos no aguardo da disponibilização de um grupo musical, uma banda de pagode, para animar os presentes e com a ADS, obtivemos a doação dos itens alimentícios a serem utilizados na feijoada”, conclui. (Sistema OCB/AM e Coomapem)
Vitória da Conquista (08/10) – A segunda edição do Curso em Educação Cooperativista (Educoop) começou com dinamismo. Na noite dessa sexta-feira, 27, dezenas de professores da rede municipal de ensino que farão a capacitação participaram de uma aula inaugural que representou o desejo de boas-vindas aos novos cursistas. Confira o depoimento – carregado de expectativas – de alguns professores.
Edwaldo Alves - O Educoop é resultado de uma iniciativa da Cooperativa de Crédito dos Servidores Municipais de Vitória da Conquista (Sicoob Credcoop), em parceria com o Governo Municipal, o Instituto Francisco de Assis de Teixeira de Freitas (IFA) e com as instituições do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/BA). “Fico muito feliz com a realização deste curso, que tem a ideia de difundir o cooperativismo para crianças e jovens através dos professores. Sem dúvida, essa é uma ideia louvável, assim como foi a ideia de criação da Credcoop pelo Governo Municipal. Hoje a cooperativa é única na Bahia”, declarou o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, representante do prefeito municipal, Guilherme Menezes.
Jussiara Lessa - A aula inaugural dessa sexta-feira, promovida no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, celebrou o início de mais uma importante jornada de conhecimento, pautada na multiplicação dos princípios do cooperativismo. “A educação é a melhor forma de promover essa doutrina, e os professores são as pessoas indicadas para começar a difusão desse conhecimento”, opinou a representante do Sescoop, Jussiara Lessa.
Rejane Silva, presidente do Sicoob Credcoop - A capacitação ocorre com a proposta de proporcionar ao professor cursista o desenvolvimento de aptidões voltadas à educação cooperativa e à qualificação profissional, para disseminar práticas e princípios cooperativistas, a exemplo do comprometimento, da responsabilidade, da liderança e da cooperação, no universo escolar. “Desde a nossa fundação, há dezesseis anos, nos preocupamos em oferecer educação cooperativista e em formar pessoas para que no futuro sejam multiplicadoras”, assegurou a presidente do Sicoob Credcoop, Rejane Silva de Almeida,
Maria Andréia, diretora do IFA - Com o curso, mais de 50 professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista participarão de 200 horas de aulas, realizadas nos dias de quarta-feira e sábado na Rede de Atenção. As aulas do Educoop começam efetivamente neste sábado, 28, e seguem até o mês de dezembro, após a conclusão de nove módulos de estudos. “Ao capacitar o professor com embasamento teórico e prático sobre cooperativismo, para que isso possa ser vivenciado junto com as crianças, nós estamos em busca de uma sociedade menos competitiva”, certificou a diretora do IFA, Maria Andréia Dutra de Carvalho
Esechias Araújo Lima - Participação especial – Para receber os professores desta segunda edição do Educoop, a aula inaugural do curso foi abrilhantada com a participação especial de Esechias Araújo Lima, poeta, escritor, dramaturgo e assessor de comunicação da Crediconquista. Durante o evento, Esechias ministrou uma palestra sobre “Cooperativismo e Educação: vontade de crescer juntos!”, em que reforçou os princípios e a importância da disseminação do cooperativismo. “O objetivo é formar multiplicadores para que o cooperativismo venha da escola e, com isso, possamos formar os nossos futuros cooperados”, ressaltou.
Novidades - A formatura da primeira turma do Educoop foi realizada em maio de 2013. Neste ano, a capacitação contará com uma novidade, a adesão de crianças que estudam nas creches municipais. “Para nós é um grande avanço e privilégio contar com professores da educação infantil nesta etapa do curso”, contou a professora e coordenadora do Educoop, Elisângela Andrade Moreira. (Assimp OCEB)
Brasília (4/10) – Durante toda esta quinta-feira (3/10), os integrantes da banca julgadora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão estiveram reunidos para analisar as iniciativas desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras na profissionalização do negócio, e apontar as cooperativas vencedoras desta primeira edição. No dia 19 de novembro, elas serão conhecidas – e reconhecidas – em uma cerimônia de entrega do Prêmio, que será realizada em Brasília (DF), com a presença de diversas autoridades e lideranças do setor.
Composta por cinco membros, de variadas instituições, a banca é a instância final da premiação. “Antes de chegar até aqui, as cooperativas inscritas passaram por um longo processo, incluindo visitas in loco e avaliação dos resultados pelo Comitê Gestor”, informa a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela. São integrantes da Banca: André Luis da Silva Dantas, representante do Sebrae Nacional; Jairo Martins da Silva, superintendente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ); Ronaldo Vieira da Silva, representante do Banco Central do Brasil; Roberto Rodrigues, Embaixador da FAO/ONU e Marcos Vasconcelos, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em depoimento ao final dos trabalhos, o superintendente da FNQ (entidade parceira na construção do Prêmio), Jairo Martins, declarou que o sistema cooperativista está no caminho certo. “Para que uma organização responda bem a todas as mudanças de cenário que vemos no mercado, ela precisa ter uma gestão estruturada e sistêmica, assim como propõe o Sescoop com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Sem dúvida, o PDGC é uma ferramenta de extrema importância pra que o setor melhore cada vez mais a sua gestão. E o prêmio traz um fator motivacional, de valorização do que já tem sido feito nesse sentido”, disse Martins em nome de todos os integrantes da banca julgadora.
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB e está sendo realizado pela primeira vez este ano. O objetivo é valorizar e reconhecer boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras. Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao PDGC. “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor a nossa gente. Pensando nisso, criamos o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas possam alcançar a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para que elas se firmem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma o presidente da instituição, Márcio Lopes de Freitas.
Segundo o dirigente, a participação da base é fundamental para o sucesso do processo. “Nosso trabalho, nesse sentido, é sensibilizar a todos sobre a importância de se investir constantemente na profissionalização dos negócios. Tenho certeza de que o programa vai contribuir para que milhões de pessoas no Brasil tenham uma condição melhor por meio das suas cooperativas – de serem reconhecidas e terem seus produtos e serviços aceitos no mercado”, declara.
Sobre os resultados que a premiação deve trazer, Freitas acrescenta: “O que eu espero é ver os milhões de associados das cooperativas brasileiras com uma qualidade de vida melhor, uma renda mais adequada, enfim, mais felizes e fazendo crescer o movimento cooperativista no Brasil”.
Salvador (3/10) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo da Bahia (Sescoop/BA) oferecerá curso de Gestão de Cobrança em Cooperativa Educacional, que acontecerá amanhã (4/10), em Salvador (BA). O objetivo é discutir, identificar e focalizar problemas de recuperação de crédito em cooperativas educacionais, de professores ou de pais de alunos.
O curso tem como público alvo os funcionários, diretores ou conselheiros, responsáveis pela área de cobrança nas cooperativas. Entre as disciplinas que serão ministradas estão: Noções de Cooperativismo (Lei 5.764/71 e Lei 12.690/12), Diretos e Deveres do Cooperado e a Diferença entre Cooperativas de Pais e Alunos e Cooperativas de Professores, bem como o Impacto de Ações e/ou Omissões no Quadro Social da Cooperativa.
Durante o curso, os inscritos ainda verão a Diferença da Relação Societária, Procedimento de Eliminação de Cooperado Inadimplente e Procedimentos de Cobrança de aluno cliente. Para participar, os cooperados deverão apresentar a cópia do estatuto social e regimentos internos da cooperativa (se houver).
Mais informações e inscrições podem ser feitas neste endereço.
Florianópolis (3/10) - A cooperativa A1 comemorou, no dia 1º de outubro, 80 anos de sua existência. Em evento que ocorreu simultaneamente nas 16 unidades da instituição, localizadas no estado de Santa Catarina, foi realizado corte coletivo de bolo, com homenagem aos fundadores da entidade.
Na ocasião, o presidente da A1, Elio Casarin, enalteceu o trabalho e dedicação de todos que contribuíram para o sucesso da Cooper A1, tais como os fundadores e cooperados. “Temos a honra de comemorar 80 anos sendo uma cooperativa sólida e respeitada, que congrega duas gerações de famílias associadas. Contribuímos com o desenvolvimento tecnológico, econômico e social do oeste catarinense”, disse, Casarin.
Ainda em outubro, como parte das comemorações, será lançado o Jornal Cooper A1. A primeira edição será especial e contará, em mais de 50 páginas, parte da história da Cooper A1 e suas antecessoras.
Já no dia 25 de outubro, em Palmitos (SC), a cooperativa promoverá jantar de reconhecimento, que homenagearão sócios mais antigos e ex-dirigentes. A inauguração de nova fábrica de rações, até o fim do ano, também será comemorado no evento.
(Fonte: Ocesc)
Brasília (03/10) – A proposta de metodologia do Programa de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais foi concluída nesta quarta-feira (2/10), após três intensos dias de trabalho do grupo técnico do Sistema OCB e do Banco Central, que vem se reunindo desde o início deste ano, e que agora disponibilizou o conteúdo do programa. O próximo passo será a validação dessa proposta após sua aplicação em duas turmas piloto.
A primeira acontecerá no Paraná, entre os dias 14 e 18 de outubro, na sede do Banco Central em Curitiba. Para a realização dessa experiência o Sistema OCEPAR estará conduzindo as atividades em parceria o Sistema OCB e, ainda, uma equipe do Banco Central.
A segunda turma será contemplada entre os dias 28/10 a 1º de novembro, em Fortaleza, na sede do Sescoop/CE, que também se encarregará da condução das atividades.
Uma vez validada, a proposta metodológica servirá de subsídio para a elaboração do material didático – cartilha, apostila, CDs, entre outros. “Esse material será utilizado pelas unidades estaduais para atender às demandas das cooperativas, a partir do segundo semestre de 2014”, afirma analista de Desenvolvimento e Gestão do Sescoop, Nêmora Paim.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, encerrou as atividades parabenizando a equipe pelo carinho que tem tratado o programa. “O Sistema OCB fica muito feliz em ver o empenho de tantos técnicos, de estados diferentes, cooperativas e até do Banco Central. Mesmo sem termos ainda um material sólido nas mãos, é possível imaginar o impacto desse programa na vida de milhões de brasileiros”, comenta reforçando que, em breve, será fechado o cronograma das ações de implementação do programa nos estados.
BANCO CENTRAL – O material do Programa de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais é objeto de construção conjunta com o Banco Central, um dos grandes interessados na saúde financeira dos brasileiros. “O Sistema OCB e o Banco Central irão oferecer um material didático que tem por pressuposto ser neutro, não tendencioso, principalmente quanto à indução de consumo de produtos financeiros, e que vem a suprir uma carência de material informacional gratuito que seja devidamente estruturado e balizado conforme a visão que se entende adequada para a formação gratuita de facilitadores em finanças pessoais”, afirma o técnico do BC, Rodrigo Matta. O material didático a ser elaborado servirá de suporte para a formação de facilitadores em educação financeira, não apenas no âmbito do sistema OCB, mas em diversas outras instituições nacionais.
“Uma educação financeira adequada é importante em todas as etapas da vida de uma pessoa. Em especial, com o momento de expansão do crédito no mercado nacional, a educação financeira assume papel preponderante fornecendo ao cidadão subsídios para que ele utilize o crédito a seu favor, de modo consciente e em momentos que considere adequado para seu bem estar financeiro e seus projetos de vida. Tal consciência o protegerá do uso indiscriminado do crédito que, se mal utilizado, traz transtornos financeiros e psicológicos e que, em última instância, poderá levá-lo ao endividamento excessivo tendo o seu potencial de consumo futuro limitado” complementa Matta.
Brasília (02/10) – Acontece nesta quinta-feira (03/10), o julgamento das cooperativas que concorrem à primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação FNQ. O julgamento está marcado para acontecer na Casa do Cooperativismo, em Brasília, a partir das 9h. Já a divulgação dos vencedores será no dia 19/11. Os responsáveis pela escolha das cooperativas com maior nível de excelência em gestão são:
Julgador Entidade
André Luis da Silva Dantas Sebrae
Jairo Martins da Silva FNQ
Ronaldo Vieira da Silva Banco Central do Brasil
Roberto Rodrigues Embaixador da FAO
Marcos Vasconcelos Fundação Getúlio Vargas
Idealizada pelo Sescoop – entidade do Sistema “S” responsável pela formação, monitoramento e promoção social do cooperativismo brasileiro – a premiação reconhecerá, a cada dois anos, as cooperativas que adotarem as melhores práticas de gestão e de governança, incentivando a busca pela excelência da gestão e o aumento da competitividade do setor.
COMITÊ - E, para subsidiar o julgamento da banca, nestas terça e quarta-feira, o comitê gestor do prêmio, cujos membros foram indicados pelas unidades estaduais, está confrontando e validando as informações de dois questionários. O primeiro deles foi respondido pelas cooperativas, no ato da inscrição, e possui questões que envolvem a gestão e a governança das cooperativas. O segundo questionário foi preenchido por avaliadores. “Essas pessoas tiveram a missão de visitar as cooperativas, ao longo dos meses de agosto e setembro, para evidenciar as respostas dadas pelas cooperativas”, comenta a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Susan Miyashita Vilela.
TRANSPARÊNCIA – Palavras como ética, transparência e confidencialidade têm marcado o Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão. De acordo com o gerente de monitoramento do Sescoop/PR, Gerson Lauermann, desde o início, as pessoas envolvidas têm se comprometido com a lisura do processo. “Os avaliadores foram indicados pelas unidades estaduais e não puderam visitar as cooperativas de seus estados; as cooperativas inscritas receberam um código de identificação, ou seja, os membros do comitê não sabem o nome e nem informações que possam identificar as cooperativas. Tudo foi muito bem planejado para garantir que as cooperativas campeãs sejam, de fato, referência no cooperativismo”, explica Gerson Lauermann.
NÚMEROS – No total, 316 cooperativas se inscreveram. As inscrições de cooperativas mineiras superaram a média. O número de mineiros inscritos foi 162. A Bahia ficou em segunda colocação no ranking de inscritos, realizando 27 inscrições.
Recife (02/10) – Tudo pronto para o II Seminário Pernambucrédito, que acontece neste sábado (05/10), no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda/PE. O evento busca integrar os membros de cooperativas de crédito a partir de palestras motivacionais e, ainda, disseminar conhecimentos na área de economia, além de promover o acesso a palestrantes renomados e temas de grande relevância no cenário atual.
O seminário – que é uma realização da Cooperativa de Crédito de Todos os Servidores Públicos em Pernambuco (Pernambucréd) e do Sescoop/PE – é, também, uma forma de ampliar as atuais parcerias em prol do crescimento do cooperativismo de crédito em Pernambuco, e em todo o Norte e Nordeste por meio da busca da intercooperação e do fortalecimento das estruturas cooperativistas no estado.
PALESTRAS: Para falar sobre “Educação Financeira”, foi convidado, Reinaldo Domingos - escritor, educador e terapeuta financeiro; presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP; presidente do Grupo Confirp de Contabilidade, uma das maiores empresas de consultoria contábil do Brasil.
E, para falar sobre “Alimento Mental para o Sucesso”, foi convidado Rogério Caldas, que é conferencista, escritor e consultor de marketing motivacional; reconhecido como um dos maiores especialistas em preparação e motivação de seres humanos.
Serviço
O que: II Seminário Pernambucrédito
Dia: 05/10/2013
Horário: 8h às 13h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda/PE
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Curitiba (02/10) - Uma feira de negócios será realizada dias 24 e 25 de outubro, no Centro de Convenções Mariscal López, em Assunção, no Paraguai. Trata-se da Expo Paraguay Brasil 2013, que vai reunir representantes dos dois países com atuação em diferentes setores, visando o estreitamento de relações empresarias e a possibilidade de realização de novas parcerias.
A participação das entidades que integram o G7 no evento foi discutida na manhã desta terça-feira (01/10), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. A apresentação sobre a Expo Paraguay Brasil 2013 foi realizada pelo diretor do Foro Brasil Paraguai, que organiza o evento, Junio Dantas.
O primeiro-secretário e chefe do setor de Promoção de Comércio e Turismo da Embaixada do Brasil no Paraguai, Carlos Ribeiro Santana, fez um relato das possibilidades de investimentos existentes no país vizinho. Já o diretor da Itaipu Binacional, Herlon Almeida, enfatizou a importância da participação do setor produtivo na feira. Também estava acompanhando o grupo, o assessor da diretoria geral da Itaipu, Joel de Lima.
PROGRAMAÇÃO - A programação da feira contempla um ciclo de conferências com palestras sobre os incentivos para investimento no setor industrial, Mercosul, integração entre Paraguai e Brasil, parcerias público-privadas, perspectivas da economia paraguaia, linhas de financiamentos existentes nos dois países, entre outros temas. Haverá ainda atividades paralelas, como rodadas de negócios, seminários, apresentação de produtos e eventos culturais. “Nós nos propusemos a motivar as entidades a participar da exposição. Vamos estudar a possibilidade de otimizar a utilização do espaço do Sebrae ou montar um estande do Paraná, abrigando todas as entidades paranaenses que estarão presentes no evento”, informou o coordenador do G7 e presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.
G-7 – O G7 é formado por federações e associações do setor produtivo paranaense: Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar/Fecoopar).
Mais sobre a Expo Paraguay Brasil– Mais informações sobre a Expo Paraguay Brasil 2013 no site www.expoparaguaybrasil.com.
(Assimp OCEPAR)
Curitiba (1º/10) – As 25 cooperativas paranaenses do ramo transporte registradas no Sistema Ocepar devem encerrar 2013 com receitas totais de R$ 272 milhões, valor 15% superior ao alcançado no ano passado. Até o final do primeiro semestre, o setor já havia contabilizado faturamento de R$ 158 milhões. As projeções para o encerramento do exercício foram apresentadas pelo analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Jessé Rodrigues, no Fórum das Cooperativas do Ramo Transporte, que reuniu 24 participantes, entre presidentes, dirigentes e colaboradores de 11 cooperativas do Estado, na última quarta-feira (25/09), em Piên, na região sudeste do Paraná.
PROGRAMAÇÃO - O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Estadual do Ramo Transporte, Dorival Bartzike, que ressaltou as conquistas que o ramo tem obtido por meio destes fóruns. Na sequência, o gerente da Cooperleste, anfitriã do evento, Wilson Jairo Fragoso, apresentou dados sobre a cooperativa, pontuando as principais razões para o sucesso obtido ao longo de sua história.
De acordo com Fragoso, nos primeiros seis anos, todo o resultado obtido pela Cooperleste era incorporado em reservas, formando, assim, capital de giro suficiente para as atividades da cooperativa e possibilitando a compra de uma sede própria, sem endividamento. Fundada em 1998, a Cooperleste possui 64 cooperados ativos e frota de 70 caminhões utilizados no transporte de cargas do setor madeireiro.
DINÂMICA E RELATO - Depois, foi realizada uma dinâmica com os participantes, para levantar as demandas de treinamentos para 2014, onde as cooperativas, separadas de acordo com suas regiões do estado, definiram prioridades de capacitação para seus cooperados e funcionários. Houve ainda a apresentação de um relato do coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola, a respeito das atividades do Conselho Nacional do Ramo Transporte para viabilizar as demandas do segmento e sobre os desafios do setor. (Assimp Ocepar)
Palmitos (1º/10) – Em 1º de outubro de 1933, 18 agricultores se reuniram, em Palmitos (SC), para criar uma entidade que, por meio dos valores de união e solidariedade, passaria a defender e representar os interesses dos homens ligados a terra. Oito décadas se passaram e esta entidade continua em pleno funcionamento, representando um dos pilares do desenvolvimento do oeste catarinense. Hoje, a Cooper A1, enquanto Sucessora da Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos, completa 80 anos de fundação.
A data será comemorada com atividades especiais com associados, colaboradores, clientes e parceiros e todos que fazem parte da história da cooperativa. Uma ampla programação fará parte da celebração do aniversário da cooperativa. O dia será de comemorações simultâneas em todas as 16 unidades da A1 e envolverão associados, lideranças políticas e empresariais, funcionários da cooperativa e demais convidados.
Segundo o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, o objetivo será compartilhar com associados, funcionários, clientes e com a comunidade este importante momento da cooperativa. “No decorrer de 80 anos, as famílias associadas, os colaboradores, juntamente com nossos clientes e parceiros, construíram esta que se tornou uma das maiores cooperativas agropecuárias do Sul do Brasil. Por isso queremos partilhar este marco com as pessoas, já que a A1 é um patrimônio regional,” destaca o presidente.
A Cooper A1 foi idealizada por Otto Erich Winckler, engenheiro agrônomo, natural da Alemanha, que viu a necessidade de implantar na região o modelo de sociedade cooperativa, para auxiliar os agricultores na organização e venda de sua produção a preços justos.
A perpetuação da Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos seu deu através da união entre cooperativas agropecuárias do Oeste Catarinense. Tendo sempre o produtor rural como foco, a trajetória é marcada por fusões e incorporações que possibilitaram aumento de escala, redução de custos e a criação de uma respeitada identidade cooperativa regional.
Em 1976 a Sociedade Cooperativa Mista de Palmitos e a Cooperativa Agropecuária de Mondaí efetuaram a fusão que originou a Cooperativa Regional Arco Íris Ltda., que atuou em Palmitos, Caibi, Mondaí, Riqueza e Iporã do Oeste por 24 anos. Em 2000 a Cooperarco concretizou fusão com a Cooperativa Santa Lucia (Cooperlucia), de Descanso, aumentando sua área de atuação para Descanso, Belmonte e Santa Helena. Neste momento a cooperativa trocou seu nome para Cooperativa A1 (A: do segmento agropecuária; 1: mais antiga de Santa Catarina).
Em 2003, ocorreu a fusão com a Cooperativa Agropecuária Itapiranga (Cooperita), passando a atual em Itapiranga e São Joao do Oeste. Em 2004 iniciou sua atuação no Rio Grande do Sul, abrindo filiais em Planalto e Rodeio Bonito e, posteriormente em Erval Seco, Novo Tiradentes e Alpestre.
Atualmente a A1 possui unidades em 16 municípios. São 11 em Santa Catarina e 5 no Rio Grande do Sul. Possui cerca de 7.500 famílias associadas e 950 colaboradores. Representada por um complexo de 35 filiais, atua no recebimento, secagem, beneficiamento, armazenagem, industrialização e comercialização da produção de cereais dos associados; na produção e comercialização de rações e concentrados; na produção de suínos, aves e leite, através do sistema de parceria com os produtores; na compra em comum de insumos e bens de consumo; além da prestação de serviços, visando o desenvolvimento e a melhoria das condições socioeconômicas dos seus associados. (Fonte: Informativo OCESC)
Já está disponível no site, mais uma edição do jornal O Interior, produzido pela Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs). A publicação traz, em sua capa, o 3º Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop), que acorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, em Caxias do Sul.
O tema do evento será a Gestão e Governança Corporativa para Cooperativas. O jornal, que comemora este mês 39 anos, dá um destaque a presença do Sistema Ocergs- Sescoop/RS na 36ª edição da Expointer, que ocorreu em Esteio (RS) de 24 de agosto a 1º de setembro.
Na editoria de Cooperativismo, O Interior divulga a lista das 30 músicas selecionadas para o 7º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, cuja primeira etapa será no dia nesta sexta-feira (4), na cidade gaúcha de Candelária.
Acesse a página http://www.ocergs.coop.br/ e confira mais informações no jornal O interior.
Brasília (30/09) – Um material inédito no Brasil está sendo preparado pelo Sistema OCB em parceira com o Banco Central. Trata-se do material didático do curso de educação financeira que deverá ser disponibilizado as cooperativas a partir do segundo semestre deste ano. O curso é uma iniciativa do Sistema OCB e do próprio BC que, recentemente concluiu que 75% da população brasileira são considerados analfabetos financeiros.
O Banco Central forneceu todo o conteúdo do curso e o Sistema OCB está concluindo a metodologia de aplicação do material. Para isso, membros de um grupo técnico estão em Brasília. O grupo é composto por representantes dos estados do Ceará e do Paraná, além de técnicos das três áreas finalísticas (Gerência de Promoção Social, Gerência de Formação e Qualificação Profissional e Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas), e, também, da Gerência de Pessoas. Técnicos do Banco Central também integram à equipe. Neste encontro estão sendo fechadas a metodologia e a estratégia de descentralização do programa.
PÚBLICO-ALVO: A ideia é que as unidades estaduais promovam os cursos regionalmente, tendo como público-alvo: cooperados, empregados de cooperativas e familiares.
TUMAS-PILOTO: O próximo passo será o teste da metodologia em duas turmas piloto, nas unidades do Paraná (14 a 18/10) e Ceará (28/10 a 1º/11).
Campos dos Goytacazes (30/09) - A primeira edição da Festa do Caminhoneiro, que aconteceu em Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), de 26 a 28 de setembro contou com atrações musicais de destaque nacional como os cantores Leonardo e Latino e o grupo Raça Negra. Na programação, ainda teve campeonato de skate e torneio de MMA, além da escolha da Rainha dos Caminhoneiros. A organizadora foi a Associação de Apoio aos Caminhoneiros do Estado do Rio de Janeiro (Ascam) e a principal patrocinadora foi a Coobranorte (Cooperativa de Transportes de Campos). Também participam do evento o Sistema OCB/RJ com um estande onde as cooperativas Sicoob Cred Rio Norte (ramo Crédito), Uniodonto Campos (ramo Saúde), PróUni (Educacional) e CoopMare (produção/artesanatos) expuseram seus produtos e serviços.
O objetivo da festa foi reunir a categoria, despertar para problemas enfrentados por ela e ajudar a angariar recursos para implementar dois postos de descanso para os caminhoneiros – uma iniciativa pioneira no País. Segundo a lei nº 12.619/12, o caminhoneiro precisa descansar a cada seis horas de viagem. Sem recursos financeiros para hotéis, muitos ou optam por não parar ou por parar e descansar dentro de caminhões em postos de combustíveis, estando sujeitos a assaltos e outros tipos de violência. Os postos de descanso projetados pela Ascam terão áreas de manutenção, dormitórios, banheiros e segurança para os caminhoneiros.
Presentes no estande do Sistema: o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor da presidência, Luiz Amaral, além da equipe de técnicos e analistas do Sescoop/RJ e do representante do Escritório Regional do Norte Noroeste, William Azevedo.
De acordo com Vinícius, o Sistema está acolhendo as cooperativas e promovendo, na prática, a intercooperação. “É motivo de orgulho ter uma cooperativa realizando evento deste porte e demonstrando a importância do cooperativismo para a região. O Sistema OCB/RJ cumpre, portanto, seu papel de fomento e representação das cooperativas, aproximando-se das demais cooperativas da região. Esta é mais uma ação de interiorização do Sistema, um compromisso da gestão do presidente Marcos Diaz”, disse o diretor. (Assimp Sistema OCB/RJ)
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