cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema OCB quer implantar Aprendiz Cooperativo no Rio de Janeiro

"

Rio de Janeiro (14/10) - Debater a possibilidade de implantação do Programa Aprendiz Cooperativo para as cooperativas do estado do Rio de Janeiro. Este foi o objetivo do encontro que reuniu as analistas de Desenvolvimento em Gestão do Sescoop Nacional,  Edlane Resende e Adalgisa Maria Pierre, o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, e o técnico do setor, Cléber Ribeiro, no dia 10 de outubro, na sede do Sistema OCB/Sescoop/RJ.

Na reunião, as analistas do Sescoop Nacional apresentaram o Manual de Gestão do Programa. Em seguida os participantes estudaram a legislação que rege o “Aprendiz Cooperativo” e o plano de implantação, com sua estrutura administrativa, o papel que cabe à cooperativa, os processos seletivos, de formação de turma, além dos tópicos que devem constar no contrato, como: acompanhamento do aprendiz, avaliação de execução e monitoramento do programa. Também foram avaliados os pontos que favorecem a implantação e operacionalização.

Para o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, o Programa Aprendiz Cooperativo “é importante porque trabalha a política da responsabilidade social, visando a atingir a qualificação dos jovens e a permanência no mercado de trabalho”.

“O programa disponibiliza uma estrutura para a qualificação destes jovens, que desenvolvem um espírito empreendedor e cooperativista”, destacou Edlane Resende.

O Programa Aprendiz Cooperativo visa ao cumprimento da lei da aprendizagem – Lei n° 10.097/2000 – pelas cooperativas e unidades estaduais do Sescoop, além de proporcionar a formação técnico-profissional metódica com conteúdos programáticos teóricos e práticos, para integração do aprendiz ao mundo do trabalho, dentro dos preceitos da doutrina cooperativista.

A carga horária é de 1000 horas, que englobam os módulos básicos, específicos e de formação prática. No programa, os aprendizes, de 14 a 24 anos, têm aulas sobre cooperativismo, cidadania e trabalho, linguagem e comunicação, formação humana e científica, informática, matemática comercial e financeira, empreendedorismo, administração, entre outros.

Ao todo 10 unidades do Sescoop já praticam este programa: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul,  Distrito Federal, Pará e Alagoas.

"

Conteúdos Relacionados