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Brasília (2/4/20) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na esteira de apoiar e estimular o cooperativismo, conforme determinação constitucional, reativou um importante programa de capitalização para as cooperativas de crédito – o Procapcred (Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito).
O programa tem como objetivo promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas singulares de crédito, com mais de 1 (um) ano de atividade, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados para a aquisição e subscrição de quotas-partes.
Certamente, essa iniciativa auxiliará no fortalecimento patrimonial de nossas cooperativas e, por consequência natural, na continuidade da oferta do crédito para os nossos cooperados.
É importante destacar que as condições apresentadas no programa atual, certamente, estão em sintonia com as necessidades do setor para superar o difícil momento econômico que se apresenta.
• A remuneração do BNDES foi reduzida, em comparação às condições anteriores do programa, para 1,25% ao ano;
• O prazo de financiamento nessa ediação passa a ser de até 10 (dez) anos, com carência de 2 (anos).
Informações detalhadas sobre o programa podem ser acessadas diretamente no site do BNDES. Clique aqui.
Rio Branco (2/4/20) - Partindo do propósito atual de unir nossas atitudes e fazer a diferença, o Conselho de Administração da Sicoob Credisul, autorizou a Diretoria executiva a doar 25 respiradores às prefeituras dos municípios da área de abrangência da cooperativa. Os equipamentos poderão ser utilizados no tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul, a quantidade doada será proporcional aos resultados de cada agência. A doação faz parte das medidas de apoio adotadas pela Sicoob Credisul no combate à COVID-19.
A cooperativa também fez a doação de 500 cestas básicas à Prefeitura de Vilhena (RO), que foram destinadas à trabalhadores informais e demais famílias atingidas pela quarentena, e está adquirindo kits de EPI (equipamentos de proteção individual), essenciais para os profissionais da saúde utilizarem no atendimento de pacientes suspeitos e diagnosticados com o vírus. “Não temos um quadro grande de profissionais da saúde, e se não tivermos estes equipamentos, eles terão maior dificuldade no cuidado das pessoas, e maior insegurança. E se tivermos profissionais de saúde, contaminados pelo vírus, também teremos problemas”, afirma Vilmar.
O Conselho declarou ainda que a Sicoob Credisul vai fazer todo o esforço possível para amenizar a dor das pessoas e diminuir o impacto causado pela pandemia. “Estamos fazendo nossa parte como uma instituição financeira que, mais que o financeiro, está preocupada com a vida das pessoas. Vamos fazer a doação da estrutura possível, para os municípios da área de abrangência da cooperativa e torcer para que possamos através das medidas de isolamento, amenizar a incidência do vírus e alongar o pico para que passemos por mais essa fase”, disse. (Fonte: Sicoob Credisul)
Brasília (19/3/20) – A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta quarta-feira (18/3) que a agropecuária brasileira segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou, referindo-se às mudanças na rotina dos brasileiros, impostas pela pandemia do coronavírus.
A ministra ressaltou, durante evento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que a população deve se manter tranquila em relação à oferta de produtos alimentícios no varejo e elogiou os produtores rurais. “São os nossos heróis, que neste momento estão lá (no campo) dando duro, produzindo e realizando a maior safra colhida neste país, batendo recorde um sobre o outro para alimentar nossa população”.
A estimativa da safra de grãos 2020/2021 deve ser de 251,9 milhões de toneladas, 4,1% acima da colheita passada, segundo levantamento divulgado no último dia 10 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa.
Monitoramento de rotina feito pelo Ministério não vislumbra qualquer indício de problema no abastecimento de produtos alimentícios no país. Além do trabalho do produtor no campo, Tereza Cristina disse que o desempenho positivo registrado atualmente pela agricultura brasileira se deve à ciência e tecnologia desenvolvida principalmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa.
CONVÊNIO
A empresa assinou hoje com a Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), instituição vinculada ao MCTIC, acordo que visa identificar convergências de atuação entre as duas partes que estimulem a incorporação de inovações desenvolvidas pela Embrapa na estratégia de empresas. Essa ação deverá fortalecer os parceiros privados da Embrapa com financiamento da Finep, propiciando a expansão de suas tecnologias para o mercado.
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou que a agricultura brasileira é “movida à ciência” e que, nessas últimas quase cinco décadas, o Brasil deixou de importar para ser um dos maiores produtores e exportadores. “Hoje nós alimentamos sete Brasis e só tivemos isso porque o país tomou a decisão de investir em ciência”.
Ele observou que essa cooperação irá trazer maior proximidade do setor privado com a pesquisa e disse que, desde janeiro de 2019, seguindo orientação da ministra Tereza Cristina, a empresa tem desenvolvido um trabalho firme para estreitar essa aproximação. “Saímos de 6% de projetos da carteira em parceria com o setor privado e quase quadruplicamos, quase 20%".
O ministro Marcos Pontes (MCTIC) disse que a parceria tem uma “importância gigantesca para o país” e que ter uma empresa como a Embrapa é motivo de grande orgulho para os brasileiros. “Por todo esse trabalho que tem sido feito no desenvolvimento do agronegócio; por tudo que isso representa para o país e para o planeta em termos de segurança alimentar. E isso é feito através da ciência”, afirmou.
Pelo acordo, serão destinados R$ 100 milhões em recursos reembolsáveis para contratações nos próximos dois anos. As empresas poderão acessar a linha de financiamento reembolsável do Programa Finep Conecta, que oferece condições vantajosas para empresas que investem em Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia. (Ministério da Agricultura)
Brasília (19/3/20) – Um novo ciclo. Uma nova oportunidade de fazer sua cooperativa crescer! É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC, e que teve o ciclo 2020 lançado recentemente pelo Sescoop, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas brasileiras.
Aplicado por meio de instrumentos de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão – o programa é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua dos processos gerenciais.
“O principal diferencial do PDGC é que o modelo, desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, é totalmente customizado para o cooperativismo, considerando as particularidades do nosso modelo societário, e contemplando o referencial de excelência em gestão”, comenta o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas.
NÚMEROS
Desde a implantação do PDGC, em 2013, o número de participações no programa tem aumentado a cada ciclo. “A evolução dos índices – de lá pra cá – demonstra que investir continuamente na melhoria dos processos de governança e gestão é, não só possível, como necessário para que a cooperativa permaneça competitiva no mercado em que atua”, reforça Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Vilela. Desde de sua implantação, o PDGC já beneficiou mais de 1,8 mil cooperativas.
REVISÃO
Segundo a gerente, em fevereiro foi aberto o ciclo 2020 e para esse ano não há alteração na metodologia e nos questionários, uma vez que uma grande revisão foi realizada em 2019, quando o instrumento de governança se tornou mais robusto e alinhado às atuais práticas de mercado.
“O importante para o ciclo 2020 é que a cooperativa faça sua autoavaliação e continue traçando seus planos de ação para que seus processos estejam no ciclo da melhoria contínua. A gente sabe que as empresas mais bem-sucedidas no mundo promovem constantemente a evolução e a inovação em seus processos, determinando resultados muito satisfatórios no longo prazo”, comenta Susan.
Para realizar a autoavalição em Governança e Gestão basta acessar o site do PDGC, onde é possível além de cadastrar a cooperativa, acessar todos os materiais de apoio do programa.
PRÊMIO
Ao participar do PDGC, a cooperativa pode optar por participar também do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que reconhece o comprometimento das cooperativas com a própria gestão, premiando as melhores, em cada nível de maturidade. O prêmio ocorre a cada dois anos. A próxima edição será em 2021.
COMO FUNCIONA
O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB – um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da coop com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa. Na devolutiva também são gerados índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa.
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Fortaleza (9/3/20) – O Banco do Nordeste e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinaram, nesta segunda-feira (9/3), em Fortaleza (CE), o acordo de cooperação técnica com objetivo de disciplinar ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento a empreendimentos cooperativos e a produtores rurais cooperados.
Na presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que participou do Seminário de Sensibilização sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), na sede do BNB, o acordo foi assinado pelos presidentes do Banco, Romildo Carneiro Rolim, e da OCB, Márcio Lopes de Freitas.
O acordo estabelece apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária localizadas na área de atuação do Banco – nove estados do Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo – e que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal. E prevê atender, prioritariamente, cooperativas de produção cujas propostas estejam localizadas nos territórios do Plano AgroNordeste.
De acordo com a modalidade de financiamento, os limites variam de 70% a 100%, com taxa de juros que pode ser pré-fixada, variando de 4,97% a.a. até 5,65% a.a., para pequenos e miniprodutores, ou pós-fixada. Os prazos vão de 240 dias até 15 anos, e a carência, de 6 meses a cinco anos.
Para Romildo Rolim, “o acordo representa um marco histórico no apoio ao cooperativismo da região Nordeste, revelando a capacidade de articulação das instituições em propor ações efetivas de alavancagem do sistema de cooperativas do país”.
LINHAS DE FINANCIAMENTO
As linhas de financiamento inseridas no acordo são o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste (FNE Rural), Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (FNE Aquipesca), Programa de Financiamento à Inovação (FNE Inovação), FNE Sol, Programa de Financiamento à Agropecuária Irrigada (FNE Irrigação), Créditos de Custeio e Créditos para Comercialização, todas com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.
Nas modalidades FNE Rural, FNE Aquipesca, FNE Inovação, são financiáveis todos os bens e serviços necessários à viabilização dos projetos, inclusive os destinados à produção de insumos, beneficiamento, preparação, comercialização, armazenamento da produção, processos, métodos organizacionais e métodos de marketing aplicados nos empreendimentos, exceto os itens restritos pela fonte FNE.
No âmbito do FNE Irrigação, são financiáveis bens de serviços necessários à viabilização dos projetos de irrigação e drenagem. Já no caso do FNE Sol, o acordo prevê financiamento de aquisição de sistemas para micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio do empreendimento ou destinados à locação, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Créditos de custeio abrangem, por exemplo, lavouras periódicas, manutenção e colheita de lavouras permanentes e gastos com a exploração pecuária, enquanto créditos para comercialização incluem, dentre outros itens, armazenagem, manipulação, preservação, acondicionamento, fretes e carretos.
SISBI-POA
A assinatura do documento ocorreu no auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, do BNB, ocasião em que a ministra assinou portaria de Reconhecimento de Equivalência dos Serviços de Inspeção Estaduais (SIE’s) dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão ao SISBI-POA, entregando os respectivos Certificados de Equivalência. Tereza Cristina também assinou a Instrução Normativa de simplificação dos procedimentos para adesão ao SISBI-POA e lançou o Sistema Eletrônico e-SISBI.
Como parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), instituído pela Lei n.º 9.712, de 20/11/1998, o SISBI-SUASA objetiva integrar ações dos Serviços de Inspeção Oficiais, padronizar e harmonizar procedimentos de inspeção e fiscalização visando a garantia da inocuidade dos alimentos e compartilhar responsabilidades de saúde pública no país. (Fonte: Banco do Nordeste)
Brasília (4/3/20) – Cooperativas médicas e odontológicas podem participar da seleção do Projeto Cuidado Integral à Saúde - Projetos-Piloto em Atenção Primária à Saúde (APS), lançado na última semana pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O prazo de inscrição vai até o dia 20/3. Basta acessar o formulário Formsus. O edital completo – com os requisitos e critérios da seleção das operadoras – pode ser acessado aqui.
O Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde foi instituído pela Resolução Normativa nº 440, de 13 de dezembro de 2018. A medida visa incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários, por meio da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidado certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS.
A primeira iniciativa é o Programa de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta é estimular a qualificação, o fortalecimento e a reorganização da atenção primária, por onde os pacientes devem ingressar preferencialmente no sistema de saúde. O programa é destinado apenas às operadoras de planos de saúde, que podem participar de duas formas: obtendo a certificação em APS ou implementando projetos-piloto em APS.
As operadoras participantes do Projeto Cuidado Integral à Saúde obterão uma pontuação bônus na Dimensão de Qualidade em Atenção à Saúde do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, conforme estabelecido na Ficha Técnica com a descrição detalhada do indicador Participação em Projetos de Indução da Qualidade da ANS, disponível no Portal da ANS.
COOPERATIVAS
O sistema cooperativo de saúde tem, cada vez mais, voltado seu foco para a Atenção Primária à Saúde (APS), entendido como a forma de atendimento nos serviços de saúde na qual um profissional médico capacitado guia as pessoas em plano personalizado de cuidado. São atributos essenciais da APS: acesso e primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação da atenção.
UNIMED
O Sistema Unimed acredita que o indivíduo deve ser cuidado integralmente. Muitos falam de visão 360 graus e da pessoa no centro de toda a atenção. É assim que as Unimeds estão se organizando: para que o beneficiário esteja e venha em primeiro lugar, como foco da manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando-se reduzir riscos e adoecimento e com adequada assistência, em caso de doença e reabilitação.
UNIODONTO
A Uniodonto do Brasil, em parceria com a Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia, está definindo os locais de execução do projeto piloto em Atenção Primária em Saúde, com o objetivo de colocar em prática um modelo assistencial experimental na saúde suplementar.
Para o representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Junior, o diálogo com a Uniodonto do Brasil também permite melhor entendimento acerca do sistema de cooperativismo no país, em que o cirurgião-dentista possui voz ativa no modelo de trabalho. “A expectativa é que o projeto piloto permita diferentes modelos de remuneração que agregam valor à prestação de serviços ofertados pelos Cirurgiões-Dentistas credenciados às operadoras de planos odontológicos. O projeto piloto integra o conceito do Coletivo de Remuneração da Odontologia Suplementar (CROS), no âmbito do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss)”, destacou.
SESCOOP
Enquanto isso, observando esse movimento da saúde suplementar brasileira, o Sescoop, que integra o Sistema OCB, em conjunto com o Sistema Unimed, aprovou no fim do ano passado o projeto de formação de Recursos Humanos em Atenção Primária à Saúde (APS).
O objetivo é capacitar profissionais de saúde para atuação no modelo de Atenção Integral à Saúde, por meio dos atributos da APS, como reforço ao movimento de mudança do modelo assistencial, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços prestados, otimização de recursos, estruturação de rede de cuidados, entre outros.
A iniciativa de desenvolvimento profissional terá duração de 200 horas. A expectativa é de que mil profissionais sejam capacitados (entre médicos cooperados, enfermeiros e gestores de APS ligados às cooperativas do Sistema Unimed).
(Fonte: Com informações da ANS)
Brasília (21/2/20) – Representantes da OCB se reuniram nesta semana com o embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Balduino, em Bogotá. O objetivo foi apresentar o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras e discutir oportunidades de negócios e cooperação com o país vizinho.
A equipe da OCB esteve na Colômbia para participar da primeira reunião do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas e aproveitou para contatar a representação diplomática do Brasil para apresentar o trabalho desenvolvido pela Organização e, claro, o potencial de exportações das cooperativas brasileiras.
78ª REUNIÃO
Reunidos em Bogotá, os representantes do cooperativismo dos países americanos debateram o calendário de eventos e planejamento estratégico da entidade. O Conselho de Administração da ACI-Américas é formado por representantes de cada um dos 22 países americanos com organizações membro da Aliança. Os conselheiros são nomeados pelas organizações membro em cada país e chancelados pela Assembleia Geral da ACI-Américas.
A OCB tem participado ativamente da ACI há 30 anos, desde sua filiação ao organismo internacional. Atualmente, o cooperativismo brasileiro é representado no Conselho pelo presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves Neto. Nesta, que foi a primeira reunião de 2020, os conselheiros se debruçaram sobre o resultado financeiro da Aliança em 2019 e o orçamento previsto para neste ano.
Os membros do Conselho trataram ainda das atividades relacionadas à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto às cooperativas americanas. A ACI-Américas tem apoiado as atividades da ONU na promoção da Agenda 2030.
Belo Horizonte (3/3/20) – Jovens engajados com a economia compartilhada, consumo consciente e sustentabilidade é o perfil dos 35 participantes do Somos Líderes, Programa de Desenvolvimento de Liderança promovido pelo Sescoop Nacional. Ao longo desta semana, de 2 a 6 de março, o Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro recebe o grupo para a imersão no quarto módulo do Programa.
Em sua primeira edição, o Somos Líderes tem o objetivo de preparar jovens entre 21 a 35 anos, com uma visão prática a partir de várias perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual estão inseridos.
No primeiro dia de capacitação, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, apresentou o Sistema Ocemg e os números do cooperativismo mineiro, desejando que a estadia dos participantes fosse produtiva.
Durante toda a semana, será abordada a temática Liderança e Contexto Social e o professor da HSM Rafael Telo também explanou sobre sustentabilidade e responsabilidade social com os jovens. “Meu foco é estimular que vocês pensem em situações de ganha-ganha, ou seja, que possam ponderar se as decisões estarão beneficiando tanto a sociedade e o meio ambiente, quanto a cooperativa em que atuam”, frisou.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, acompanhado do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o segundo dia de trabalhos do programa e destacou o engajamento da turma. “Dos mais de 1.500 inscritos, nós podemos constatar que foi uma seleção extremamente primorosa. Formou-se um grupo de excelência e isso é muito motivador”.
Cláudia Moreno, analista de Desenvolvimento e Gestão da Unidade Nacional e gestora do Somos Líderes, comentou que o Sistema Ocemg é a primeira Unidade Estadual que recebe a inciativa. “Passaremos por cinco cidades diferentes, porque todo módulo está associado a uma visita técnica. Porém, já havia uma intenção da organização em trazer essa ação para dentro do nosso Sistema, o que está dando certo em Minas”, confirmou.
Ela explicou que a ideia do programa nasceu com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que havia feito uma capacitação em formação de novas lideranças anos atrás e gostaria de deixar uma iniciativa com este mesmo foco como legado para o cooperativismo brasileiro.
Para Raíssa Ferreira Brás, gerente Administrativo do Sicoob Credialto, de Piumhi, o programa vai além do que ela esperava quando passou pela seletiva para integrá-lo. “A cada módulo sentimos que as expectativas são superadas no nível dos conteúdos abordados, no fato de ampliar nossos horizontes e na diversidade das visões propostas”, ressalta.
“Estou no cooperativismo há três anos e acredito que me encontrei no que se refere a alinhar minha carreira com meu propósito de vida, que é trabalhar com desigualdade social, e as cooperativas têm uma atuação muito forte neste sentido. Quando soube do Somos Líderes, tive certeza de que era um programa para mim, porque me daria ferramentas e conhecimento para desenvolver meu trabalho no segmento cooperativista”, complementa Camila Duarte, assessora de Governança e Planejamento Estratégico do Sicoob AC Credi, de Governador Valadares.
Compartilhando sua experiência como líder, o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, participou de um momento de mentoria no decorrer do módulo, falando sobre os números da cooperativa, carreira, liderança e gestão. “Como líder é preciso delegar funções, mas se você delega, você precisa também conferir. Além disso, é possível delegar trabalho, mas não responsabilidade”, frisou.
CAPACITAÇÃO COMPLETA
O Somos Líderes é dividido em cinco módulos, cada um realizado em uma cidade diferente, sempre associando a questão da liderança com fatores relevantes como inovação, tendências, contexto cooperativista e organizacional, aspectos sociais e políticos. A iniciativa já passou por Recife (PE), Chapecó (SC), São Paulo (SP) e será finalizada em Brasília (DF).
Além dos encontros presenciais, existe ainda uma série de outras atividades à distância como webinar, podcasts e mentorias. Ao final de cada módulo, é feita uma visita técnica que, em Belo Horizonte, será na sede da MRV Engenharia. (Fonte: Sistema Ocemg)
Brasília (2/3/20) – Está marcada para segunda-feira (9/3) a assinatura do acordo de cooperação entre OCB e Banco do Nordeste, com o objetivo de estimular o crescimento do cooperativismo nos nove estados da região Nordeste. A ideia é contemplar todos os sete ramos, mas, para isso, um projeto piloto envolvendo as cooperativas agropecuárias já está sendo desenhado.
O acordo tem por objeto a realização de ações integradas, a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais cooperados, por meio do apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal.
A cerimônia ocorrerá em Fortaleza, na sede do Banco do Nordeste. Além de diretores do banco e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o evento deve contar com a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, autoridades políticas da região e, ainda, cooperativistas.
TERMOS
Nesta segunda-feira (2/3), representantes do Banco e das unidades Nacional e estaduais da OCB no Nordeste, se reuniram para tratar dos termos do acordo de cooperação, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ministra Tereza Cristina tem incentivado o desenvolvimento do cooperativismo nessa região, desde o início de sua gestão. Para ela, a atuação de pequenos produtores de forma cooperativa é a melhor maneira de viabilizar os empreendimentos rurais e, assim, transformar a realidade das famílias ligadas à atividade produtiva.
Durante a reunião, o diretor de Planejamento do Banco, Perpétuo Cajazeiras, fez questão de destacar que essencial que se utilize o aprendizado de experiências anteriores “para alcançar um novo patamar de parceria entre o Banco e o cooperativismo”.
O coordenador do Ramo Agropecuário na OCB, Paulo César Dias, apresentou os resultados do cooperativismo, números importantes e, ainda, os programas de gestão e governança realizados, junto às cooperativas brasileiras, pelo Sescoop – uma das entidades que integram o Sistema OCB.
Brasília (19/2/20) – Três cooperativas obtiveram a melhor nota no Prêmio ANEEL de Qualidade, que leva em consideração o índice de satisfação do consumidor com o serviço que recebe das concessionárias de energia elétrica do país. São elas: a Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller (Coopermila), a Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal) e Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto Ltda (Cerrp). A premiação ocorreu na última quarta-feira (12/2), em Brasília. (Saiba mais)
Para o presidente do Conselho Consultivo do Ramo Infraestrutura, Jânio Stefanello, o resultado das cooperativas é importante, mas o destaque fica para as notas registradas, em comparação com as outras distribuidoras. “A nota média das cooperativas subiu e este ano superou os 78 pontos em 100 possíveis, enquanto as concessionárias obtiveram nota média de 67 pontos. O olho do cooperado e a sua sintonia com a cooperativa é fundamental para esse desempenho”, avalia. Confira a entrevista!!!
Novamente as cooperativas fizeram bonito nesse prêmio da Aneel. A que o senhor atribui esse fato?
Sim, o desempenho no prêmio superou as expectativas, a nota média das cooperativas subiu e este ano superou os 78 pontos em 100 possíveis, enquanto as concessionárias obtiveram nota média de 67 pontos. O resultado se deve a vários fatores o empenho do “time” de colaboradores das cooperativas, a gestão profissionalizada e a busca por melhoria continua visando atender de melhor maneira possível nossos cooperados. O olho do cooperado e a sua sintonia com a cooperativa é também fundamental para este desempenho.
O que as cooperativas de energia fazem (e, as outras operadoras, não) para conquistar o reconhecimento do público?
O grande diferencial do cooperativismo está na sua gestão, todos os cooperados participam da gestão da cooperativa, cobram melhoria continua na prestação dos serviços. Autogestão e proximidade do cooperado se destacam como nossos diferenciais.
O que representa, para as cooperativas, serem reconhecidas pela Aneel, que regula o setor?
O prêmio credita o cooperativismo como referência no setor elétrico, da força a sua voz, faz com que o cooperativismo permaneça com a imagem de ser uma alternativa eficiente para a prestação de serviços essenciais como energia elétrica com qualidade.
Quais os desafios/gargalos das coops de energia para este ano?
As cooperativas estão inseridas em um ambiente de constante inovação tecnológica, e precisamos estar atentos a essas mudanças e também as necessidades de nossos cooperados. E neste contexto construir um caminho que possibilite a constante aprimoramento de nossos serviços e diversificação de nossos produtos e serviços para levar constantemente melhoria na qualidade de vida de nossas comunidades.
Brasília (27/2/20) – Muitos brasileiros têm a sensação de que o ano só começa depois do Carnaval. Passada a folia e os gastos tradicionais com IPTU, IPVA, material escolar e férias de verão, vem a preocupação com o planejamento financeiro para o ano que parece, finalmente, começar. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), guardar dinheiro é a principal meta financeira dos brasileiros em 2020 (49%). Ainda segundo o levantamento, 30% dos entrevistados têm como meta fazer uma viagem e 27% pretendem quitar dívidas e “sair do vermelho”.
A gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, explica que para a realização das metas é importante organizar o orçamento. “Existem várias opções de investimentos para diferentes perfis. O mais importante é colocar em prática o planejamento financeiro e lembrar que nunca é tarde para começar”, comenta.
E se o ano só começa mesmo depois do carnaval, confira seis dicas para planejar a vida financeira em 2020:
1- Descubra quanto ganha e quanto gasta
O primeiro passo para uma vida financeira mais saudável é descobrir o valor total da renda e identificar os gastos. As informações podem ser colocadas em uma planilha simples. “Com esses dados é possível identificar e cortar o supérfluo e ainda estimar e se preparar para gastos mais sazonais como datas comemorativas, aniversários, pagamento de impostos. Ao elaborar o orçamento, também é importante levar em consideração imprevistos que podem ocorrer ao longo do ano”, explica Adriana.
2- Economize primeiro e só depois gaste
Seis em cada 10 brasileiros compram por impulso. A informação, divulgada em 2018, por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que uma parte considerável dos gastos é feita com compras desnecessárias. “É importante refletir sobre a necessidade de cada compra separando um valor para os objetivos que podem ser de curto, médio ou longo prazo. As compras, especialmente de menor valor, devem ser feitas à vista evitando parcelamento para aquisição de produtos supérfluos”, analisa a especialista.
3- Invista no hábito de poupar
Para conseguir realizar compras à vista, é preciso economizar e a poupança é uma aliada. Vale separar um valor mensal fixo, como 10% da renda, para reserva financeira. O poupador se beneficia com os juros compostos, juros sobre juros e, ao utilizar o dinheiro para uma aquisição, consegue melhores condições com o pagamento à vista. “Quem tem menos disciplina ou ainda não adquiriu o hábito de guardar recursos pode fazer uso de serviços como a Poupança Programada. Nesse caso, é feita uma reserva automática em data específica, normalmente no recebimento do salário, garantindo a reserva de dinheiro”, explica Adriana.
4- Oferta: pense duas vezes
Fuja da tentação das ofertas. Ao se deparar com uma promoção, é importante refletir sobre as reais vantagens do valor apresentado e a necessidade do produto. Muitas vezes as ofertas resultam em compras por impulso e gastos desnecessários.
5- Procure investimentos adequados ao seu perfil
É possível escolher diferentes opções de investimentos com produtos que atendem os perfis mais arrojados e os mais conservadores, que buscam menor rentabilidade e maior segurança. “Os fundos de renda fixa são sugeridos ao poupador mais conservador. No Sicredi, por exemplo, temos opções de investimentos em fundos de renda fixa e opçõs para perfis moderados e/ou arrojados, como o Fundo Inflação e os Fundos Multimercados, além de opções que podem apresentar maior rentabilidade ao longo prazo, como o Fundo Ibovespa. A grande vantagem de se associar e investir em uma instituição financeira cooperativa é que, além de receber uma orientação financeira para seus investimentos, o associado participa dos resultados da cooperativa gerados no final de cada ano”, afirma a gerente.
6- Educação financeira nunca é demais
É importante investir no conhecimento para buscar as melhores maneiras para administrar e investir o dinheiro. Vale procurar publicações que são referência sobre o tema e promover conceitos de educação financeira desde a infância. “O Sicredi desenvolve, desde 2018, uma parceria com o Mauricio de Sousa Produções na elaboração de gibis e desenhos animados da Turma da Mônica sobre planejamento do orçamento e controle dos gastos. Todo o material possui uma linguagem voltada para as crianças. Os desenhos podem ser visualizados na nossa página no youtube e os gibis estão disponíveis em nossas agências, em todo o Brasil. Quanto antes falarmos sobre dinheiro, mais cedo aprendemos conceitos como consumo consciente e a importância de economizar”, finaliza Adriana. (Fonte: Sicredi)
Brasília (12/2/20) – O processo de desenvolvimento das cooperativas poderá contar, ainda mais, com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Nesta quarta-feira, os presidentes da instituição, Gustavo Montezano, e da OCB, Márcio Lopes de Freitas, assinaram um acordo de cooperação, com dois objetivos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e o fomento de investimentos.
A expectativa é de que esses objetivos se efetivem por meio de quatro eixos: orientação e capacitação para acesso ao crédito, integração com os processos de apoio financeiro, comunicação e divulgação dos produtos e geração de inteligência institucional.
A solenidade que ocorreu na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, também contou com a presença do diretor da OCB, Onofre Filho, e de representantes da OCB/RJ, da Ocepar, do Sicredi, do Sicoob, da Confesol e da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). A cerimônia também marcou a celebração dos 20 anos da parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento e cooperativa de crédito Cresol.
FUNÇÃO SOCIAL
Durante o discurso, o presidente da OCB comentou sobre a função social das cooperativas. Além de estarem de norte a sul do país, essa capilaridade, somada aos princípios e valores do cooperativismo, credencia as cooperativas a fazerem frente às demandas da sociedade moderna.
“A humanidade quer coisa diferente. Algo fundamentado numa palavra só: confiança. As pessoas precisam confiar umas nas outras, acreditando que é possível fazer parte de um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. E, no cooperativismo, nós cultivamos valores e princípios, que nos tornam diferentes dos demais setores econômicos e atendem, como melhor opção, os desejos dessa nova humanidade”, concluiu o líder cooperativista.
ECONOMIA MODERNA
Para o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, quando se fala em economia moderna, o tema cooperativismo está mais na moda do que nunca e isso justifica o fortalecimento dessa parceria. “Nos ambientes de negócio, as relações passam a ser cada vez mais de cooperação, de parceria, colaboração. Não é mais uma simples relação fornecedor-cliente ou empregador-empregado. Então, o mundo se posiciona para um mundo cada vez mais colaborativo. A tecnologia, a evolução social e a evolução política nos mostram que o caminho é a cooperação, que é o que faz uma economia mais eficiente”, enfatizou Montezano.
Brasília (18/2/20) – Quarenta e um grupos de pesquisa de 13 estados brasileiros estão dedicados ao estudo sobre o cooperativismo no país. Eles foram contemplados por uma chamada de fomento científico promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A seleção ocorreu em 2018 e os trabalhos começaram a ser desenvolvidos neste ano. Eles contam com um financiamento de R$ 2,7 milhões e devem ser concluídos até 2020. A ideia é que as pesquisas resultem em dados, diagnósticos e propostas que fortaleçam e inovem o cooperativismo.
A gerente-geral do Sescoop, Karla Oliveira, conta que a escolha dos projetos priorizou quatro eixos: impactos econômicos e sociais, competitividade e inovação, governança e cenário jurídico. “Os 41 projetos foram selecionados entre 374 proponentes. O número de concorrentes nos surpreendeu. Percebemos que havia uma demanda reprimida de financiamento de estudos nessa área”, destaca Karla.
De acordo com ela, as pesquisas têm como diferencial dialogar com os contextos enfrentados pelo cooperativismo, como as reformas trabalhista e tributária, e as novas áreas de atuação, como as cooperativas de trabalho de serviço em plataforma. “Os recursos podem ser usados para bolsas, banco de dados, desenvolvimento de tecnologias, participação em eventos, oficinas e até mesmo publicações. A ideia é que esse financiamento deixe um legado para os grupos de pesquisa e inspire novos estudos.
Simone Maria Andrade Pereira de Sá, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordena um dos projetos contemplados pela chamada Sescoop/CNPQ. Ela e outras três pesquisadoras estudam as cooperativas na área de música.
O projeto já foi lançado nas redes sociais e recebeu o nome de Empreendedorismo Afinado: as estratégias das cooperativas musicais brasileiras. “Percebemos que esse ambiente contribui para a reconfiguração da indústria da música. A atuação coletiva pode colaborar na reestruturação da cadeia produtiva da música local e no desenvolvimento de cenas locais que possibilitem trabalho e renda”, aponta Simone. “Pretendemos disponibilizar os dados em um mapa on-line para que as próprias cooperativas possam entender esse cenário e compartilhar informações entre si.”
A equipe de pesquisa da UFF já identificou cooperativas musicais em São Paulo, Alagoas, na Bahia, no Espírito Santo e em Minas Gerais. Só em São Paulo, são 16 cooperativas. Os recursos da chamada serão usados para a realização de entrevistas e visitas in loco. Um dos desafios é entender o perfil dos participantes e os modelos de gestão usados em cooperativas na área artística que têm a produção cultural como foco.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Novos cenários também inspiram o estudo realizado sob a coordenação do professor Adebaro Alves dos Reis, do Instituto Federal do Pará. Com o apoio do financiamento do Sescoop/CNPq, o grupo liderado por ele se dedica à pesquisa sobre cooperativismo e desenvolvimento sustentável na Amazônia Paraense.
O principal objetivo é analisar a dinâmica do cooperativismo agropecuário e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. Os pesquisadores querem compreender as relações existentes entre a cooperação e os impactos sociais, econômicos e ambientais nas comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas. Também será realizado um diagnóstico sobre o perfil dos cooperados, os processos de organização, gestão e inovação tecnológica.
“Acreditamos que o cooperativismo é instrumento de inclusão e sustentabilidade. Já contribui para a redução das desigualdades no meio rural da Amazônia paraense”, avalia Adebaro. “Essa iniciativa de fomento fortalece o Grupo de Pesquisa em Cooperativismo, Economia Solidária e Desenvolvimento Rural Sustentável da Amazônia, e vai incentivar a formação de recursos humanos especializados na área do cooperativismo e do desenvolvimento sustentável.”
Mensurar os resultados de gestão nas cooperativas é um desafio que o grupo coordenado pelo professor Alex Weymer, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), resolveu enfrentar. O estudo propõe-se a fazer uma análise multinível de indicadores de eficácia de treinamento. Serão usados métodos quantitativos e qualitativos para explicar como os indicadores se relacionam e funcionam de forma integrada.
“A contribuição prática que queremos dar é um modelo que possa ser usado pelas cooperativas na hora de decidir suas políticas de gestão”, explica Alex, que integra o Grupo de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas da PUC do Paraná.
“Muitas vezes, empresas ou cooperativas investem milhões em treinamento e não sabem se esse investimento realmente se reverteu em ganhos reais para a produção ou venda. Por isso, precisamos analisar indicadores de cooperativas que tiveram os melhores retornos para entender qual é o melhor caminho.”
Fonte: Revista Saber Cooperar
Brasília (14/2/20) – As distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores – por seus serviços prestados no ano de 2019, receberam nesta quarta-feira (12/2), o Prêmio ANEEL de Qualidade. E as cooperativas de distribuição de energia fizeram mantiveram o bom desempenho, figurando da lista dos melhores operadores do setor elétrico brasileiro. Confira o resultado:
IASC
Essa foi a 17ª edição da premiação, realizada anualmente pela Agência Reguladora e contou com a presença da diretoria colegiada da Agência, do ministro de Minas e Energia (MME) Bento Albuquerque, do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Reive Barros, do diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, da vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, Solange David, do presidente da ABRADEE, Marcos Aurélio Madureira, do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e do Conselheiro Alexandre Nina, chefe da Divisão de Infraestrutura do Ministério das Relações Exteriores.
Na abertura do evento, o diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, destacou a premiação como propulsora da melhoria contínua na qualidade dos serviços distribuidoras. “Estamos falando de um setor que investe R$ 12 bilhões por ano, movimentando a economia dos estados e do país. De um Setor que é permanentemente cobrado tanto pela ANEEL, quanto pela sociedade a ser mais eficiente e a oferecer melhor qualidade”, disse.
O diretor-geral apontou também a importância do diálogo entre as distribuidoras e a sociedade. “Distribuir energia elétrica, esse bem tão essencial à vida das pessoas, é trabalho que exige planejamento, muito conhecimento de engenharia e competência técnica. Mas ao mesmo tempo também requer sensibilidade e trato para dialogar com todas as camadas da população”, ressaltou Pepitone.
As avaliações das distribuidoras foram obtidas a partir de pesquisa de opinião realizada em todo o Brasil, no período de 22/7 a 13/11/2019, que entrevistou 27.308 consumidores, de 596 munícipios atendidos pelas 91 empresas.
As vencedoras receberam troféu, certificado e selo que representa o reconhecimento do consumidor por seu desempenho. Clique aqui para conferir a lista completa. (Fonte: Com informações da Aneel)
Belo Horizonte (12/2/20) – Nesta terça-feira, o Sistema Ocemg promoveu o Lançamento do 8º Ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O evento ocorreu no Centro Cultural Minas Tênis Clube e contou com a presença de 600 cooperativistas do estado e de todo o país.
Durante a abertura, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, parabenizou a participação do cooperativismo de Minas Gerais na adesão ao programa e seu destaque no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Segundo ele, integridade, inovação e sustentabilidade fazem parte de um tripé que conduz as cooperativas ao sucesso. “Por meio do PDGC, as cooperativas estão focadas na gestão integrada e sustentável, alcançando bons resultados”.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, endossou o discurso de Scucato falando da relevância da adesão mineira ao programa proposto pela Unidade Nacional em 2013. “Agradeço a Minas por, desde o primeiro ano, encabeçar e puxar o PDGC, sendo exemplo e referência para todos os demais Estados. Consideramos esse programa fundamental para o cooperativismo brasileiro”, completou.
Um dos palestrantes do evento, o campeão olímpico, Tande, apresentou seu trabalho como atleta e como comentarista esportivo, frisando sobre a importância de não se acomodar e de se reinventar sempre. “Quando jogávamos em um time de voleibol, estávamos comprometidos com a alta performance, empenhados em vencer, porque queríamos deixar um legado para as futuras gerações. Assim como vocês em suas atuações diárias nas cooperativas”, disse.
Para o especialista em Marketing Digital e ex-executivo da Netshoes, Renato Mendes, nos dias de hoje, as pessoas querem fazer parte de um projeto que faz o bem, que tenha um propósito. Ele fez um alerta sobre a efemeridade dos tempos atuais: “O que te faz crescer como cooperativa, hoje, não te fará crescer amanhã, porque os ciclos são sempre muito rápidos. É preciso estar muito atento para as mudanças”.
Na sequência, o especialista em gerenciamento de crises e fundador do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), Diógenes Lucca, mostrou ao público semelhanças entre o trabalho das tropas de elite da polícia e o cooperativismo. Citou como exemplo, os princípios da integridade, voluntariado, senso de pertencimento, melhoria permanente, mitigação dos erros e orientação para os resultados. Ele ainda deu uma dica: “A busca pela excelência é diária. Nós nas tropas de elite, trabalhamos pelos 100% todos os dias”.
Na parte da tarde, os participantes assistiram à apresentação de Rick Chester, empreendedor social e influenciador digital, que compartilhou sua história como vendedor de água na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O palestrante contou como alcançou o sucesso e uma carreira a partir do empreendedorismo. “Está tudo na nossa mente. Se você trabalha com a mentalidade de que as coisas vão dar certo, elas irão dar certo. Além disso, é importante estar atento a todas as oportunidades que se apresentam”, aconselhou.
Com um viés nos processos de transformação, o diretor da Universidade Católica de Lisboa, Filipe Santos, sinalizou: “Temos vivido um processo de mudança no mundo, com o fortalecimento de um capitalismo mais consciente, com a inovação, o empreendedorismo e a justiça social em foco”.
Encerrando as atividades do evento, o CEO do Grupo Reserva e presidente do Movimento Capitalismo Consciente no Brasil, Rony Meisler, falou sobre propósito e como envolver todos os públicos com aquilo que sua empresa propõe para o mundo. Segundo ele, o capitalismo consciente e o cooperativismo têm grandes afinidades e são muito valorizados pela sociedade, sem deixar de ser competitivos. “Ambos pregam que as ações sustentáveis devem gerar retornos para o empreendimento. Por isso, elas devem ser parte componente de uma empresa ou cooperativa”, completou.
COOPERATIVAS E O PDGC
Voltado para o aprimoramento das cooperativas, o PDGC incentiva as boas práticas de gestão e governança do setor por meio de ciclos de autoavaliação anuais. Minas Gerais se tornou Estado referência no programa, com o maior número de cooperativas participantes, de 1.012 concluintes no país, 336 são de Minas. “Sentimos que Minas Gerais acreditou no programa e plantou uma sementinha anos atrás para colher os frutos hoje, com as cooperativas mais preparadas e mais competitivas perante o mercado”, confirmou a Gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Vilela.
Para o presidente da Fetranscoop-MG e diretor administrativo da Coopmetro, Evaldo Matos, o PDGC criou uma nova ordem nas organizações que o adotaram. “O programa trouxe uma revolução na nossa cooperativa, criando um movimento interno e um entrosamento muito grande na equipe, assim como a valorização da nossa marca”, exemplificou.
“Essa iniciativa fortalece o cooperativismo no Estado e em todo o Brasil. Toda vez que participamos do evento de lançamento, aprendemos bastante e levamos para aplicar na cooperativa”, comentou o presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Fonseca.
O vice-presidente da Cemil, Ricardo Braga, ressaltou que as cooperativas centrais passaram a integrar o PDGC no ano passado e que o grupo tem boas expectativas para o programa em 2020. “Nossa meta é melhorar e evoluir nossos indicadores a cada ano e, em breve, poder participar da premiação nacional”, afirmou. (Fonte: Sistema Ocemg)
Curitiba (11/2/20) – Vinte e cinco profissionais do Sistema Sicoob participam de curso de formação de multiplicadores do cooperativismo, que teve início na manhã desta terça-feira (11/2) e segue até sexta-feira (14/2), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.
A turma é a primeira a conhecer a nova metodologia para multiplicação do conhecimento sobre o cooperativismo, desenvolvida graças à parceria entre a unidade nacional do Sescoop e o Sescoop/PR, com a empresa Educare Consultoria e Desenvolvimento. O projeto, que passa pelos ajustes finais, deve ser lançado em abril.
Segundo a analista técnica do Sescoop/PR, Eliane Lourenço Goulart, a nova metodologia pedagógica vai nortear as ações de apresentação do cooperativismo aos diversos públicos, com orientações aos agentes multiplicadores das cooperativas.
“Baseada na metodologia andragógica (educação para adultos), os profissionais das cooperativas terão linhas diferenciadas para atuar junto a cinco públicos: cooperados, novos cooperados, funcionários, empresas parceiras e conselheiros”, explicou. O curso é ministrado pela instrutora Nara Liane Silveira, diretora da Educare Consultoria e Desenvolvimento. (Fonte: Sistema Ocepar)
Brasília (7/2/20) – Quanto mais qualificada a pessoa estiver, maiores são as chances de ela se estabelecer com qualidade no mercado de trabalho, especialmente quando falamos do agronegócio. O setor produtivo brasileiro impulsiona a economia do nosso país, por isso, está sempre em busca de profissionais preparados para se tornar cada vez mais competitivo.
Pensando assim, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) criou a Faculdade CNA, voltada exclusivamente para o agronegócio, com foco na gestão, no aumento de competitividade, na sustentabilidade dos empreendimentos rurais e na formação de gestores que possam auxiliar o produtor no plantio e manejo, além da comercialização dos produtos.
CURSOS
A Faculdade CNA oferece cursos EaD em 11 polos distribuídos no país e está com o processo seletivo aberto. Os interessados podem se especializar em: tecnologia em gestão do agronegócio (3 anos), tecnologia em processos gerenciais (2 anos), tecnologia em gestão ambiental (2 anos) e tecnologia em gestão de recursos humanos (2 anos).
INVESTIMENTO
O valor do semestre é acessível e pode ser dividido em seis vezes de R$ 179,00.
CONCEITO 4
Os cursos de graduação da Faculdade CNA, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância, receberam o conceito 4, numa escala de 1 a 5, na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
SAIBA MAIS
Os interessados podem obter mais informações, clicando aqui, enviando mensagem para o Whatsapp nº (61) 99845-7261 ou, ainda, ligando para 0800 7181078.
Florianópolis (4/2/20) – O exercício de 2019 oportunizou dois eventos emblemáticos para a Cooperativa Central Aurora Alimentos: assinalou o seu 50º aniversário de fundação e constituiu-se no ano de melhor resultado econômico das suas cinco décadas de trajetória. A Aurora encerrou 2019 com uma receita operacional bruta de R$ 10,9 bilhões (elevação de 20% em relação a 2018) e sobras da ordem de 5,48%. Os resultados são surpreendentes, especialmente se comparados aos do ano anterior, quando foram contabilizados R$ 153 milhões de perdas.
Os números do desempenho da Aurora foram apresentados nesta semana pelo presidente Mário Lanznaster, pelo vice-presidente Neivor Canton, pelo diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan e pelo diretor comercial Leomar Somensi.
Apesar dos desafios e ameaças habituais ao complexo universo da indústria mundial de alimentação, o ano de 2019 foi esplêndido no sentido de que o Sistema Aurora (a Cooperativa Central e suas 11 cooperativas filiadas) atuou como uma orquestra extremamente afinada e harmonizada e conquistou resultados inusitados. A estrutura operacional – 32 unidades produtoras, 28 unidades comerciais, 2 centros logísticos, 1 sede corporativa comercial em Guarulhos e a sede administrativa em Chapecó – funcionou à pleno vapor, otimizando e inovando em todos os processos.
O mercado interno continuou absorvendo a maior parte da produção, porém, o mercado externo exerceu um papel exponencial nos resultados da Aurora e respondeu por 30% das receitas obtidas em 2019 e 26% dos volumes produzidos. As vendas no mercado doméstico cresceram 12% e atingiram R$ 7,9 bilhões com destaque para carnes suínas, carnes de aves, derivados lácteos, derivados vegetais, massas, peixes, depois reprodutores, pintos, ovos, matrizes.
EXPORTAÇÕES
De outra parte, as exportações totalizam 3,27 bilhões de reais em receita líquida, o que representa um crescimento de 46,8% em relação a 2018. O negócio aves respondeu por 62,4% das vendas externas, com 2,04 bilhões de reais; o negócio suíno participou com 37,6%, com faturamento de 1,23 bilhão de reais. Os embarques, em volumes, totalizaram 387.131 toneladas, embutindo avanço de 15,8%. Carnes de aves representaram 67,8% do volume e carnes suínas 32,2%.
O comportamento do mercado externo foi determinante para os bons resultados alcançados. As epizootias que se alastraram pela Ásia e agora ameaçam o Leste Europeu – especialmente a Peste Suína Africana (PSA) – provocaram uma demanda sem precedentes por proteína animal no mercado mundial, beneficiando os países produtores. A Aurora otimizou as ações comerciais e inseriu-se com competência nesse cenário, direcionando para o mercado asiático 56,95% de suas cargas.
CULTURAS
A suinocultura continuou a principal atividade. No campo, 2.261 produtores rurais cooperados utilizaram a melhor genética e as melhores práticas de produção para oferecer essa matéria-prima para processamento industrial. Em 2019 foram abatidos 5,26 milhões de suínos nas sete unidades industriais com incremento de 3,54% em relação ao ano anterior. Todas as plantas operaram à plena capacidade. A produção in natura totalizou 448,2 mil toneladas (aumento de 5,5%) e a industrialização fechou 365,4 mil toneladas (crescimento de 5,2%).
A avicultura também foi intensa e beneficamente impactada pelo aquecimento do mercado doméstico e pelas compras asiáticas em 2019. Os 2.158 estabelecimentos rurais de avicultores cooperados e integrados produziram 242,6 milhões de frangos. Esse plantel de avicultura de corte foi abatido e processado nas sete indústrias avícolas – que utilizaram toda a capacidade produtiva instalada – e representa, em volume, um avanço de 5,71% em relação a 2018. A produção in natura de carnes de aves atingiu 489,6 mil toneladas (+4,8%) e a industrialização 56 mil toneladas (+4,3%).
No segmento de lácteos, a Aurora captou 511 milhões de litros de leite, mantendo o nível do ano precedente. O volume de industrialização – em razão das condicionantes comerciais de cada linha e das paradas temporárias para manutenção e substituição de equipamentos – foi reduzido em 2,8% e ficou em 482,6 milhões de litros. Os principais produtos foram leite UHT, queijos, leite em pó, soro em pó, creme de leite, iogurte, requeijão, nata e bebidas lácteas.
A produção total de rações em 2019 manteve o patamar do ano anterior: foram 1 milhão 634 mil toneladas entre rações para aves de corte, aves matrizes e suínos. A cooperativa Central mantém seis fábricas de rações (Chapecó, Erechim, Cunha Porã, Guatambu, Xaxim e Mandaguari) e duas unidades armazenadoras de grãos (Chapecó e São Gabriel do Oeste/MS).
As estratégias de marketing e o esforço comercial renderam uma expressiva participação no mercado nacional, de acordo a Nielsen Retail, principal instituto de pesquisa e auditoria do mercado. A Aurora detém 13,7% do segmento de industrializados de carnes e 7,4% em carnes congeladas. Na média, a participação da empresa (em volume) no mercado brasileiro de proteína animal é de expressivos 12,7%.
EMPREGOS & BENEFÍCIOS
Para atender às demandas de aumento da produção foi ampliado em 7% o quadro de recursos humanos que fechou o ano com 30.331 empregados diretos. A Aurora despendeu 214 milhões de reais no plano de benefícios a esses trabalhadores, o que inclui plano de saúde, transporte, prêmio assiduidade, alimentação, previdência privada, prêmio tempo de serviço, auxílio creche e assistência odontológica. Os investimentos totais nos empregados somaram 1 bilhão 607 milhões de reais incluindo salários e encargos, benefícios, segurança e saúde, capacitação e desenvolvimento, auxílio escola.
Para premiar os esforços dos trabalhadores na melhoria dos níveis de qualidade, produtividade e resultados globais do negócio, a Cooperativa distribuirá por meio do Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2,5 salários. Dessa forma, o empregado receberá no ano 15,5 salários.
A atuação da Aurora em todo o território nacional proporcionou importante contribuição ao desenvolvimento econômico de centenas de municípios brasileiros, destacando-se a geração de ICMS (1,3 bilhão de reais), valor adicionado na atividade agropecuária (R$ 4,5 bilhões), valor adicionado nas atividades comercial e industrial (R$ 4 bilhões) e remuneração e encargos sobre a folha de pagamento (R$ 1,6 bilhão).
Os diretores anteciparam que em 2020 a Aurora implementará um programa de investimentos – já formatado e aprovado – da ordem de 400 milhões de reais. Essa decisão reflete otimismo com as condições “extremamente favoráveis do comércio internacional” e com as perspectivas de retomada do desenvolvimento econômico. (Fonte: Aurora)
Brasília (4/2/20) – O Sicredi, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), anuncia uma pesquisa inédita sobre os benefícios econômicos do cooperativismo de crédito na economia brasileira”. O estudo, que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017 e cruzou informações do IBGE, chegou à conclusão que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%. Além disso, o setor cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portanto, o empreendedorismo local.
A pesquisa encomendada à Fipe pelo Sicredi, instituição pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, utilizou a metodologia de Diferenças-em-Diferenças, principal método científico para avaliações de impacto de políticas públicas no mundo. Os resultados estimados pelo Sicredi a partir do estudo, consideraram o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios que passaram a contar com uma ou mais cooperativas durante o período de pesquisa. Os cálculos do Sicredi, com base no estudo da Fipe, mostram um impacto agregado nestas cidades de mais de R$ 48 bilhões em um ano. Ainda, as cooperativas de crédito foram responsáveis pela criação de 79 mil novas empresas e pela geração de 278 mil empregos.
Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar e coordenador do Conselho Especializado de Crédito (CECO) da OCB, afirma que com base na pesquisa da Fipe, um dos principais fatores que permitem que a cooperativa de crédito alavanque o desenvolvimento econômico local é a possibilidade de oferecer crédito com taxas de juros mais baixas, adequadas à realidade dos seus associados.
VANTAGENS
Conforme dados do Banco Central do Brasil, a taxa de juros cobradas pelas cooperativas de crédito são sensivelmente menores. Por exemplo, em 2019 a diferença de taxa de juros para microempresas foi de 20 pontos percentuais se comparada aos bancos tradicionais.
Mesmo oferecendo crédito a públicos menos assistidos pelo sistema financeiro tradicional, como micro e pequenas empresas, segundo o Banco Central, o índice de ativos problemáticos de uma cooperativa de crédito, que considera, por exemplo, a inadimplência, ainda é menor que o índice dos bancos tradicionais. No Relatório de Estabilidade Financeira de 2019, o Banco Central apontou uma diferença expressiva nos ativos problemáticos, que chegaram a 5,9% nas cooperativas de crédito do Brasil, enquanto as instituições financeiras tradicionais tiveram 7,4%.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Para Dasenbrock, a participação dos associados nas decisões de uma cooperativa de crédito é o grande diferencial do modelo de negócio. “O associado é, de fato, o dono do negócio e, por isso, precisa estar presente nas discussões a respeito dos rumos da sua cooperativa. No Sicredi, o relacionamento mais próximo com os associados contribui para sermos muito mais eficientes em reconhecer a capacidade de pagamento no uso do crédito, por exemplo, e com isso consigamos apoiar o desenvolvimento das pessoas e comunidades”, explica.
MULTIPLICADOR DO CRÉDITO
A pesquisa da Fipe também calculou o Multiplicador do Crédito Cooperativo, um coeficiente que indica o impacto do crédito concedido pelas cooperativas no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – cada R$ 1,00 concedido em crédito gera R$ 2,45 no PIB da economia e a cada R$ 35,8 mil concedidos pelas cooperativas, uma nova vaga de emprego é criada no país.
De acordo com a Fipe, a inclusão financeira de famílias, pequenos produtores e empresas forma um ciclo virtuoso que fomenta o empreendedorismo local, reduz desigualdades econômicas e aumenta a competitividade e a eficiência no sistema financeiro nacional. A Fipe concluiu ainda que os princípios e a disseminação das cooperativas de crédito se mostram convergentes com objetivos maiores no campo das políticas públicas, tendo em vista o seu potencial impacto na redução das desigualdades econômicas e inter-regionais, bem como no aumento da concorrência e da eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional.
NO MUNDO
O cooperativismo de crédito é um modelo de negócio presente em 118 países, segundo relatório do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu 2018), reunindo mais de 274 milhões de associados e ultrapassando a marca dos US$ 2,19 trilhões em ativos. No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito está presente em quase metade (47%) das cidades e representa 2,7% dos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Já são mais de 9,9 milhões de associados a 925 cooperativas de crédito com uma carteira de R$ 123 bilhões em depósitos e R$ 137 bilhões em crédito – aproximadamente R$ 250 bilhões em ativos totais.
SOBRE O SICREDI
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
(Fonte: Sicredi)
Palmas (20/1/20) – O cooperativismo é um modelo de negócio baseado na colaboração e a associação de pessoas com os mesmos interesses, a fim de obterem vantagens comuns em suas atividades econômicas. No Tocantins, o município de Pedro Afonso, localizado a cerca de 200 km da capital, Palmas, testemunha o desenvolvimento, fruto da cooperação. Na cidade com cerca de 13 mil habitantes, três cooperativas atuam, juntas, pelo bem da comunidade: a Coapa (Agro), a Coed (Educacional) e a Sicredi União MS/TO (Crédito).
O presidente do Sistema OCB/TO e também presidente da Coapa, Ricardo Khouri, explica que a intercooperação é uma rede do bem. “Trabalhamos unidos para promover o desenvolvimento da região. Além disso, por sermos cooperativistas, temos o compromisso de deixar os recursos gerados por nossas atividades aqui mesmo, na cidade, gerando emprego, renda e oportunidade para muitas pessoas”, enfatiza.
DESDE CEDO
Na Cooperativa Educacional de Pedro Afonso (Coed), que tem como objetivo a educação de estudantes da região do maternal ao nono ano do ensino fundamental, o cooperativismo é trabalhado desde cedo. “Não estamos somente preocupados com o lado educacional, mas também com os valores e os princípios que esses estudantes levarão para a vida adulta”, explica a diretora-presidente da cooperativa, Gleide Azevedo. “Somos três cooperativas, trabalhamos o bem comum da comunidade e almejamos o crescimento pessoal e do município. Essa integração facilita o nosso trabalho e a vida de todos”, avalia Gleide.
DIA DE COOPERAR
Juntas, as três cooperativas de Pedro Afonso desenvolvem atividades para o Dia de Cooperar, realizam iniciativas voluntárias na APAE, promovem campanhas de doação de recursos para a construção do Hospital de Amor do Tocantins, além de atuarem como parceiras do projeto Amigos do Meio Ambiente.
MINUTOCOOP
O exemplo de Pedro Afonso com o cooperativismo tem chamado tanto a atenção que já foi matéria principal na revista Saber Cooperar (edição 25), produzida pela unidade nacional do Sistema OCB e distribuída em todo o Brasil. Além disso, a cidade acaba de ser destaque da última edição da websérie MinutoCoop, que pode ser conferida clicando aqui. (Sistema OCB/TO)