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Porto Alegre (1º/6/20) – A comunicação é ferramenta essencial e estratégica para construir uma relação de credibilidade e reputação junto aos públicos-alvo de uma cooperativa. E diante da crise econômica e social imposta pelos reflexos causados pela pandemia da Covid-19, a comunicação neste cenário foi o tema central de discussão do Encontro de Comunicadores do RS, realizado nessa quinta-feira (28/5), pela primeira vez no formato virtual.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ressaltou o trabalho e empenho das cooperativas no enfrentamento desta crise. O dirigente afirmou que a instituição está monitorando e compilando todas as iniciativas voluntárias desenvolvidas pelas cooperativas em prol da saúde e do bem-estar de suas comunidades. O Sistema Ocergs compartilhará com as autoridades e a sociedade gaúcha as ações realizadas para dirimir os problemas causados pela pandemia da Covid-19.
Pesquisa Cenário da Comunicação Cooperativista no RS
O evento também marcou o lançamento oficial da pesquisa Cenário da Comunicação Cooperativista no RS, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs. O estudo contou com a participação de 168 profissionais que integram as equipes de comunicação das cooperativas gaúchas, representando todos os ramos de atuação e mais de 100 cooperativas do Estado.
As mulheres representam 60,7% dos profissionais que atuam nas assessorias de comunicação das cooperativas, diante de 38,7% do gênero masculino. Se nos cargos de gestão e liderança a presença masculina é predominante, percebemos que na Comunicação as mulheres são a maioria. Dos 168 entrevistados, 61,2% possuem formação na área de Comunicação Social, o que denota que em muitas cooperativas a Comunicação fica a cargo de profissionais com outras especializações.
Clique aqui para conhecer o resultado.
Veículos de comunicação utilizados pelas cooperativas
A Pesquisa aponta um cenário estratégico importante, que evidencia o impacto e alcance das redes sociais na comunicação atual: 92 % das cooperativas utilizam redes socais para estabelecer este contato, esta conexão com os seus públicos-alvo. O Facebook é a rede social mais utilizada pelas cooperativas, com 91,7 %. O WhatsApp aparece na segunda posição, com 61,9 %, seguido pelo Instagram e YouTube, com 55,4% e 29,8%, respectivamente.
Além das redes sociais, o jornal impresso aparece logo na sequência (63,6 %), seguido de perto pelos programas locais de rádios, com 63 %. A TV figura na quarta colocação, com 20,4 %.
Apesar do uso frequente de redes sociais, as novas gerações ainda não recebem foco total das cooperativas em seus canais de comunicação. Apenas 28% das cooperativas investem em canais voltados aos jovens, enquanto que 72% ainda não criaram formas específicas de se conectar com esse público. Este indicador nos traz uma reflexão e ao mesmo tempo uma oportunidade que pode ser explorada pelas cooperativas, diante de um segmento-alvo tão importante estrategicamente para o cooperativismo.
Dificuldades enfrentadas pela Comunicação
Entre as dificuldades apontadas pelos profissionais na área de Comunicação, a falta de mão de obra diante do volume de demandas de trabalho é apontada como uma das principais adversidades do setor (clique aqui e confira a relação completa na pesquisa).
Comprometimento estratégico
O resultado da pesquisa demonstra que 63% das cooperativas consideram a Comunicação como uma ferramenta estratégica de negócio. Isso significa dizer que neste seleto grupo a Comunicação é um dos pilares estratégicos de gestão e os profissionais da área são reconhecidos pela direção em função de seu conhecimento técnico.
Por outro lado, mais de 25% dos respondentes escancaram dificuldades que a Comunicação enfrenta dentro de suas cooperativas. Apesar da formação técnica e qualificação dos profissionais que compõem este setor, a direção dessas cooperativas identifica a área como uma mera ferramenta operacional. Nesse grupo, a Comunicação atua sem ter voz ativa e relevância dentro da estratégia de gestão da cooperativa. Esse cenário exclui os profissionais de Comunicação da tomada de decisões importantes que impactam a percepção da marca junto aos públicos-alvo.
A pesquisa traz uma análise estratégica completa e classifica todas as respostas em cinco grandes grupos, para otimizar os resultados e tornar mais claro e perceptível o cenário atual das cooperativas gaúchas. Quer conhecer mais sobre os grupos Crítico, Indiferente, Mediano, Favorável e Excelente? O que representam essas denominações? Acesse a pesquisa e confira na íntegra esta análise. Certamente, você irá se identificar com algum destes grupos.
Comunicação integrada para desenvolvimento do propósito cooperativista
O coordenador de Graduação da Escoop, Deivid Forgiarini, falou sobre a comunicação integrada como principal ferramenta para o desenvolvimento do propósito cooperativista. Ao apresentar quatro tipos de comunicação que abrangem a comunicação organizacional, ele destacou que a comunicação é a identidade da instituição e, no caso das cooperativas, deve-se primar para que os princípios sejam comunicados como um encaminhamento de gestão.
“As cooperativas diferem de empresas mercantis e nossos sete princípios são o principal fator para construir nossa identidade. Eles são a nossa fonte de vantagem competitiva. Nesse momento de crise que o mundo está vivendo, o grande propósito das cooperativas – de desenvolver suas regiões e proporcionar qualidade de vida ao cooperado, precisa ser evidenciado para a sociedade. Precisamos mostrar nosso diferencial”, evidenciou.
Gestão da comunicação empresarial em tempos de crise
O coordenador da ESPM-SUL, Flávio Martins, ao comentar sobre a gestão da empresarial em tempos de crise, com foco na importância da comunicação no planejamento estratégico das cooperativas, fez os participantes refletirem sobre o que estão fazendo com as oportunidades que a atual crise está proporcionando às instituições.
Ao discorrer sobre comunicação empresarial, ele salientou que as cooperativas precisam organizar sua comunicação e participar do planejamento estratégico para que a percepção de mercado com relação a elas seja transformada e para que abram esse modelo de negócio para se proteger e continuar crescendo. “É uma questão de sobrevivência! Precisamos que as pessoas tenham empatia pelo nosso negócio e esse é o papel de vocês, comunicadores – fazer a tradução do jeito particular de ser das cooperativas”.
Para ele, a Covid-19 é apenas a ponta do iceberg, pois desafiou todas as instituições a acelerarem processos de transparência, relacionamento, transformação digital e aprendizado. E convidou à reflexão: “O que as cooperativas vão mudar nesse mundo que chamamos de novo normal? Qual a orientação? Como vamos ajudar o nosso cooperado a passar por isso, já que esse é nosso papel? Como vamos fazer a diferença na vida deles? Precisamos nos desafiar a melhorar”.
REVISTA RGCOOP
A edição 18 da revista Rio Grande Cooperativo (RGCoop) já está disponível na versão digital e pode ser acessada no site do Sescoop/RS. Nesta publicação, uma das matérias especiais vem lá da região Noroeste do RS, com o trabalho de pesquisa e assistência técnica desenvolvido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC), que reúne mais de 30 cooperativas e 800 técnicos trabalhando focados em gerar conhecimento e garantir maior produtividade e rentabilidades aos produtores rurais associados. (Fonte: Sistema Ocergs)
Brasília (29/5/20) - O governo decidiu isentar de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) a operação de crédito da Conta Covid, que vai garantir empréstimos às distribuidoras de energia elétrica (dentre elas, cooperativas) para reduzir o impacto da inadimplência e da redução no consumo. O decreto foi assinado nesta quinta-feira (28/5) pelo presidente Jair Bolsonaro. A medida vai permitir a redução dos custos financeiros da conta, com benefício para todos os consumidores do país.
O total da operação de crédito da Conta Covid chega a R$ 16 bilhões e será estruturada sob a forma de um empréstimo sindicalizado, coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a participação de bancos públicos e privados. Segundo o Ministério de Minas e Energia, "a isenção de IOF, agora autorizada pelo governo, visa reduzir ainda mais os custos financeiros da operação, em contraposição aos custos normais de mercado".
O objetivo do decreto e da Conta Covid é assegurar recursos financeiros às distribuidoras de energia, que são o elo arrecadatório de todo o setor elétrico. O objetivo é compensar a perda de receita temporária decorrente da pandemia, por conta do aumento da inadimplência, que passou de 3% para 12% e também pela redução no consumo. Segundo o MME, a operação visa "proteger o resto da cadeia setorial para que as empresas continuem honrando seus contratos e o consumidor final, por poupá-lo de aumentos tarifários numa conjuntura de crise mundial, de redução da sua capacidade de pagamento e dos orçamentos familiares, com o menor custo possível para todos os brasileiros".
O decreto determina que a redução de alíquota "somente se aplica aos fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2020." O empréstimo contratado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) será usado na cobertura, total ou parcial, de deficits e de antecipação de receita incorridas pelas concessionárias e permissionárias (cooperativas). Isso inclui a sobrecontratação, ou seja, a parcela contratada de demanda não utilizada por grandes consumidores de energia, que terá seu pagamento postergado até julho deste ano.
O socorro financeiro ao setor elétrico foi autorizado pela Medida Provisória 950 e regulamentado no Decreto 10.350, que criou a Conta Covid. O detalhamento da operação será feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que vai receber contribuições em consulta pública até o dia 1º de junho.
A operação de empréstimo será coordenada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que vai liderar um pool de bancos públicos e privados responsáveis pela concessão do financiamento. (Fonte: Correio Braziliense)
São Paulo (27/5/20) – A extensão da crise causada pela pandemia do novo coronavírus levou um número maior de empreendedores a buscar empréstimo para manter o negócio. Pesquisa do Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas mostra que cresceu em 8% o número de empresários que buscaram crédito entre 7 de abril e 5 de maio. Apesar da maior procura, só 14% das pequenas empresas que solicitaram crédito tiveram sucesso. Embora a maioria tenha recorrido a bancos públicos e privados, a pesquisa revela que as cooperativas de crédito lideram a concessão de crédito para os pequenos empreendedores.
Entre as pequenas empresas que buscaram crédito, 88% procuraram uma instituição bancária. Os mais demandados, desde que a crise do coronavírus começou, foram os bancos públicos (63%), seguidos dos bancos privados (57%) e das cooperativas de crédito (10%). Analisando a taxa de sucesso dos pedidos, as proporções se invertem. As cooperativas lideram na concessão de empréstimos (31%), depois aparecem os bancos privados (12%) e os bancos públicos (9%).
Para o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, os dados demonstram o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento de suas comunidades. “As cooperativas tendem a crescer ainda mais em importância na crise. Ao longo da história sempre foi assim, e agora não está sendo diferente”, comenta.
A pesquisa do Sebrae, realizada entre 30 de abril e 5 de maio, ouviu 10.384 micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI) de todo o país. Destes, 58% dos negócios tiveram o pedido negado pelas instituições financeiras e 28% ainda aguardam uma resposta.
O levantamento indica uma tendência de que os pequenos negócios evitam buscar crédito no mercado. Mesmo com quase 90% das empresas do segmento terem tido uma queda no faturamento, a maioria dos empresários (62%) não solicitou um empréstimo desde que a crise começou em março.
IMPACTOS NAS PEQUENAS
A pesquisa do Sebrae mostra que quase todos os pequenos negócios foram afetados pela pandemia. Com o isolamento recomendado, 44% dessas empresas interromperam a operação, pois dependem do fluxo de pessoas. Outros 32% seguem operando com ferramentas digitais e 12% continuam trabalhando mesmo sem acesso a uma infraestrutura tecnológica. Apenas 11% conseguiram manter a operação sem alterações.
A maioria das pequenas empresas, quase 90%, apontou uma queda no faturamento mensal. Na média, a receita foi 60% menor do que no período pré-crise. O resultado, ainda que negativo, é melhor que o identificado nas pesquisas de março e abril, quando a queda havia sido de, respectivamente, 64% e 69%.
Os setores mais afetados foram Economia Criativa, com queda média de 77%, Turismo (-75%) e Academias de Ginástica (-72%). Os que tiveram menor diminuição no faturamento foram Pet Shops e Serviços Veterinárias (-35%), Agronegócio (-43%) e Oficinas e Peças Automotivas (-48%).
Ao todo, 12% dos pequenos negócios ouvidos pela pesquisa relataram terem demitido funcionários nos últimos 30 dias por causa da crise. E 29% das empresas optaram por suspender o contrato dos empregados, enquanto outros 23% deram férias coletivas, 18% reduziram a jornada de trabalho com redução de salários e 8% reduziram os salários com complemento do seguro-desemprego.
Para tentar sobreviver ao período, 29% das pequenas empresas começaram a fazer vendas online, principalmente por meio das redes sociais; 12% dos entrevistados disseram que começaram a gerenciar as contas do negócio por meios de aplicativos e 8% informaram que estão usando serviços de entrega por aplicativo para realizar vendas online.
A pesquisa completa pode ser baixada aqui.
(Com informações da Revista Exame e do Sistema Ocesp)
São Paulo (26/5/20) – Daqui a pouco, às 17h, o Sistema Ocesp realiza um seminário online para discutir os desafios da educação corporativa no cenário pós-pandemia. As convidadas são a coordenadora de Educação Corporativa da Coop – Cooperativa de Consumo, Andrea Maia, e a coordenadora do Grupos de Estudos em Gestão Corporativa da FIA, Marisa Eboli. O evento terá a mediação do gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sescoop/SP, Alexandre Ambrogi.
De acordo com Ambrogi, o objetivo do webinar é debater as transformações da educação profissional provocadas pela pandemia da Covid-19, que exigiu a transição rápida de um modelo baseado na modalidade presencial para a modalidade a distância. “Essa mudança teve que ser feita da noite para o dia, pois os alunos não poderiam ficar sem aulas nas escolas e o mundo corporativo não poderia parar os seus projetos”, afirma.
Porém, segundo o gerente, essa transformação não é tão simples, pois, além de adaptar os conteúdos dos cursos presenciais para a modalidade a distância, é necessário utilizar os métodos instrucionais e didáticos mais adequados a essa nova realidade das organizações.
“Com a pandemia veio o home office e outras transformações digitais que irão exigir novas competências e habilidades dos cooperados, funcionários, dirigentes e gestores das cooperativas. Para isso, é preciso ter acesso a novos recursos, avaliando não apenas a qualidade, mas os aspectos financeiros que também devem ser levados em conta, neste momento atribulado”, recomenda Ambrogi.
ARTIGO
Em artigo publicado na terça-feira, 19/5, no blog do caderno de Empregos e Carreiras do Jornal O Estado de São Paulo, Marisa Eboli refletiu sobre as transformações mencionadas por Ambrogi. Para ela, se por um lado o novo coronavírus revelou deficiências e o que de pior temos no País, por outro lado ele pode acelerar transformações no ensino antes inimigináveis. Clique aqui para ler o artigo.
A webconferência será transmitida ao vivo pelo canal do Sistema Ocesp no YouTube. Para assistir, acesse via este link.
SOBRE AS CONVIDADAS
Andrea Maia: Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialização em Educação a Distância pela Universidade de Mondragon – Espanha, em Educação pelo Centro Universitário Senac e em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração – FIA. Coordenadora de Educação Corporativa na Coop – Cooperativa de Consumo e Professora de pós-graduação na área de gestão de pessoas.
Marisa Eboli: professora aposentada da FEA/USP, onde obteve os títulos de mestre e doutora em Administração. Leciona o módulo sobre Educação Corporativa nos programas de MBA Recursos Humanos, MBA - Conhecimento, Tecnologia e Inovação, MBA - Gestão da Tecnologia de Informação, MBA – Executivo Internacional. É professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios da Faculdade FIA de Administração de Negócios.
(Fonte: Sistema Ocesp)
Rio de Janeiro (26/5/20) - Após o sucesso da 1ª edição, realizada em 2019, que contou com mais de mil participantes, o Coopera Finanças está de volta para oferecer, de forma gratuita e totalmente online, os principais conceitos de Cidadania Financeira, tais como orientações sobre sair do endividamento e dicas para ser um bom investidor. O tema ganha ainda mais relevância por conta do atual cenário de crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.
Promovida pelo Sistema OCB/RJ, a ação, mais uma vez, ocorre em parceria com as centrais Unimed Federação Rio, Sicoob Central Rio, Unicred Central RJ/MT e a cooperativa Sicredi Rio. A capacitação será conduzida por Myrian Lund, doutoranda em Business Administration (Esc-Rennes), mestre em Gestão Empresarial pela FGV e que tem uma carreira de destaque em cargos executivos do mercado financeiro, sendo considerada uma das mais influentes educadoras de finanças do Brasil.
As inscrições estão abertas para todo o Brasil e podem ser feitas aqui. A capacitação – disponível até janeiro de 2021 – tem carga horária de 20h e está dividida em seis módulos: Armadilhas do Consumo, Crédito Consciente, Princípios de Investimento, Previdência e Seguro, Planejamento Financeiro e Cooperativismo. Ao final, será realizada uma avaliação para obtenção do certificado.
Por ser online, os interessados podem realizar o curso no seu ritmo e de acordo com a sua disponibilidade, utilizando dispositivos, como computadores, notebooks, tablets e smartphones. O curso também oferece materiais de apoio para download.
NOVIDADES
Para este ano, novas atividades vão acontecer. Todas as quartas-feiras, às 10h30, a professora Myrian Lund estará ao vivo pelo aplicativo Zoom para responder perguntas, tirar dúvidas, esclarecer temas e apresentar novidades do mercado financeiro. Além disso, haverá um fórum de discussão, para troca de experiencias.
Segundo o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, o momento é ainda mais propício para se estudar o planejamento financeiro.
“A pandemia causada pelo coronavírus exige de todos nós ainda mais controle sobre as finanças. E o Coopera Finanças traz, de forma didática e muito objetiva, conceitos importantes a respeito deste tema a fim de preparar os participantes a terem uma boa gestão de suas economias, especialmente neste período de crise”, explica o presidente. (Fonte: Sistema OCB/RJ)
Belo Horizonte (26/5/20) – Ao longo desta semana, os webinars do projeto OnCoop, realizado pelo Sistema Ocemg em parceria com a Fundação Dom Cabral, promove debates de temas de interesse e relevância para os negócios, no contexto de atuação das cooperativas, seus cooperados e empregados. O objetivo da iniciativa é garantir a continuidade da geração de informação e conteúdo para as cooperativas durante o período de pandemia.
Sempre às 14h30, os webinars têm transmissão ao vivo pelo YouTube, pelo endereço minasgerais.coop.br/webinar. Os vídeos ficam disponíveis no canal do YouTube do Sistema Ocemg, assim como outros conteúdos informativos disponibilizados. Para acompanhar, basta se inscrever no canal.
PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda-feira, a discussão girou em torno da importância da boa governança em tempos de crise e também abordou a relevância do PDGC no cenário atual. Para debater o tema, o webinar contou com Luciana Matos Santos Lima, consultora sênior da Mach Treinamento e Desenvolvimento.
Na terça, dia 26, o tema em debate será “Humanização quando a tecnologia é implacável”, com a presença de Kedma Nascimento – professora da Fundação Dom Cabral e Júnia Marçal – doutora em Administração, mestre em Administração e superintendente de pessoas da Unimed-BH.
Na quarta-feira, dia 27, o tema “O impacto da competitividade sustentável na performance das cooperativas” será debatido por Pedro Lins – professor da Fundação Dom Cabral.
Na quinta, dia 28, “Marketing Digital” será o assunto debatido por Leo Araújo – professor da Fundação Dom Cabral e Marcelo Vieira – executivo de Comunicação e Marketing Nacional do Sicoob Confederação e CEO da Inspirando Talentos.
E na sexta-feira, dia 29 de maio, o tema do debate será “Gestão e Intercooperação em Cooperativas de Café”, com a participação de Áurea Ribeiro – professora da Fundação Dom Cabral; Fernando Cerqueira – presidente da Coocafé e José Marcos – presidente da Minasul.
Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, ressalta a importância da iniciativa. “Em tempos de crise, é necessário, mais do que nunca, apresentar soluções alternativas que possibilitem o compartilhamento de conteúdos relevantes. Por isso, estamos investindo nessa iniciativa, para que o nosso público, mesmo em isolamento social, possa acompanhar e se atualizar com temas fundamentais para o negócio cooperativo”, disse.
Para o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, os webinars são uma maneira de o setor se movimentar e de os cooperativistas se informarem para se fortalecerem em meio à pandemia. “Estamos em crise e em um cenário desafiador, isolados, mas não parados. Por isso, iniciamos nosso projeto OnCoop com o objetivo de discutir temas importantes e de conectar as nossas cooperativas e a sociedade em uma perspectiva inovadora de educação neste momento difícil.” (Fonte: Sistema Ocemg)
Belo Horizonte (18/5/20) - O projeto OnCoop, série de webinars promovidos pelo Sistema Ocemg, em parceria com a Fundação Dom Cabral, prossegue com sua programação diversificada nesta semana, entre os dias 18 e 22 de maio.
A iniciativa promove debates de temas de interesse e relevância para os negócios, no contexto de atuação das cooperativas, seus cooperados e colaboradores. O objetivo é garantir a continuidade da geração de informação e conteúdo para as cooperativas durante o período de pandemia.
Sempre às 14h30, os webinars têm transmissão ao vivo pelo canal do YouTube Sistema Ocemg, pelo endereço minasgerais.coop.br/webinar. Os vídeos também ficam disponíveis para visualização no canal, assim como outros conteúdos informativos. Para acompanhar, basta fazer inscrição no canal.
Programação
Nesta segunda-feira, dia 18, abrindo a semana de seminários on-line, o tema da discussão foi “Processo Produtivo: A Cooperativa em busca de novas soluções”. O webinar contou com a participação de Adriana Galuppo - Professora nos cursos de MBA – Gestão de Pessoas e MBA – Liderança Estratégica, consultora organizacional, Pedagoga, Especialista em Educação Corporativa e em Cooperativismo.
Na terça, dia 19, no foco do debate estará “Estratégias de assistência e modelos de atenção a saúde”, com a presença de Sérgio Barsen, Superintendente de Atenção à Saúde da Unimed-BH, e Luciana Fabula - Doutora e Mestre em Administração de Empresas, professora e pesquisadora na área de Estratégia e Marketing na Fundação Dom Cabral.
Na quarta-feira, dia 20 de maio, o tema será “Felicidade: Um dos pilares da Sustentabilidade” e contará com a participação de Otavio Grossi, Filósofo, mestre em Psicologia, especialista em Educação, psicopedagogo e empresário.
Na quinta, dia 21, “Soluções financeiras para pequenas e médias empresas: gestão e oportunidades” será o assunto debatido por Eduardo Menecucci Ferri Horta, professor da Fundação Dom Cabral, e Valéria Lilia de Matos, Superintendente de Negócios do Sicoob Central Cecremge.
E na sexta-feira, dia 22 de maio, o tema do debate será “Abastecimento - A importância do Trabalho das Cooperativas”, com a participação de Jorge Kiryu, Conselheiro Administrativo do Sescoop/MG e Cooperado da Coopadap; Evaldo Moreira de Matos, Presidente da Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais - FETRANSCOOP e Conselheiro Fiscal do Sescoop/MG, e Paulo Resende, Professor da Fundação Dom Cabral.
Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, ressalta a importância da iniciativa. “Em tempos de crise, é necessário, mais do que nunca, apresentar soluções alternativas que possibilitem o compartilhamento de conteúdos relevantes. Por isso, estamos investindo nessa iniciativa, para que o nosso público, mesmo em isolamento social, possa acompanhar e se atualizar com temas fundamentais para o negócio cooperativo”, disse.
Para o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti, os webinars são uma maneira de o setor se movimentar e de os cooperativistas se informarem para se fortalecerem em meio à pandemia. “Estamos em crise e em um cenário desafiador, isolados, mas não parados. Por isso, iniciamos nosso projeto OnCoop com o objetivo de discutir temas importantes e de conectar as nossas cooperativas e a sociedade em uma perspectiva inovadora de educação neste momento difícil.” (Fonte: Sistema Ocemg)
Brasília (11/5/20) - Organizações do setor agropecuário poderão se inscrever para a premiação do Selo Mais Integridade, edição 2020/2021, até o dia 3 de agosto de 2020. O prazo, que terminava no dia 1º de junho, foi prorrogado, conforme previsto na portaria 148, de 23 de abril. A inscrição deve ser feita diretamente no site oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), preenchendo o formulário disponibilizado aqui.
Criado em 2018, o Selo reconhece as empresas e cooperativas do agronegócio que adotam práticas de integridade sob a ótica da responsabilidade social, sustentabilidade ambiental, ética e, ainda, o comprometimento em inibir a fraude, o suborno e a corrupção. As ações estão definidas no regulamento da premiação previsto na Portaria nº 61, de 20 de fevereiro de 2020.
COMO FUNCIONA
Para receber o Selo, a empresa ou cooperativa deve comprovar a prática de requisitos como programa de compliance; código de ética e conduta; canais de denúncia efetivos, ações com foco na responsabilidade social e sustentabilidade ambiental e promover treinamentos para melhoria da cultura organizacional.
É preciso também estar em dia com as obrigações trabalhistas; inexistência de trabalho escravo e de casos de adulteração ou falsificação de processos e produtos fiscalizados pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa; ter ações de boas práticas agrícolas enquadradas nas metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e não ter cometido crimes ambientais (nos últimos 24 meses).
A documentação dos interessados é analisada pelo Comitê Gestor do Selo, composto por representantes de instituições públicas e privadas, que concede a premiação. A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), por exemplo, é uma das instituições avaliadoras.
Das 16 organizações premiadas no ano passado, dez delas receberam o Selo pela segunda vez. A empresa ganhadora pode usar a marca do Selo Mais Integridade em seus produtos, sites comerciais, propagandas e publicações. Em 2018, foram 11 ganhadoras.
Em janeiro do ano passado, no seu segundo ano, a atuação do Selo foi ampliada, possibilitando a participação de cooperativas e inserindo os requisitos para a renovação das premiadas em 2018, a partir da publicação da Portaria Mapa nº 212, de 18 de janeiro de 2019. (Fonte: Ministério da Agricultura)
Brasília, 8/5/2020 - O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (6/5) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020 que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. A finalidade é prestar auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. A ideia de ajuda aos entes federativos trazida pelo projeto teve apoio de todos os parlamentares que compreendem a delicadeza e especificidade da nova situação econômica e social por conta da pandemia de Covid-19.
O PLP 39/2020 prevê que a União irá direcionar, na forma de auxílio financeiro, R$ 60 bilhões em quatro parcelas mensais através do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus para que os estados, DF e municípios consigam minimizar os efeitos da crise em suas localidades.
As pequenas cooperativas também serão beneficiadas com a aprovação do PLP 39/2020. O texto aprovado pelo Senado e pela Câmara traz dispositivo que dá preferência às microempresas e empresas de pequeno porte na aquisição de produtos e serviços com os recursos da União por parte dos entes federados, seja por contratação direta ou por exigência dos contratantes para subcontratação. Isso porque os benefícios tributários e o tratamento diferenciado nas contratações públicas já estão garantidos em lei para as pequenas cooperativas que se enquadrem na faixa de MPEs.
O projeto aguarda sanção presidencial.
(Com informações da Agência Senado)
Brasília, 4/5/2020 - Inovação! Mais do que nunca essa palavra tem ganhado espaço nas reuniões que definem a estratégia das empresas nesse período de pandemia. O fato é que chegar até o cliente com serviços ou produtos está mais difícil, mas não é uma tarefa impossível. Para ajudar as cooperativas brasileiras a passar por essa crise, minimizando os efeitos negativos dela, a OCB acaba de lançar o primeiro de 10 e-books da série Inovação na Crise. O primeiro volume da série Inovando na Crise, com o título Marketing Digital em Momentos de Crise, já pode ser baixado gratuitamente. Basta clicar aqui.
“As empresas e cooperativas, no aspecto econômico, estão sentindo diretamente os efeitos negativos dessa pandemia. Muitos clientes reduziram ou pararam de comprar, preocupados com o contágio do coronavírus. E, devido à quarentena, elas estão mais em casa. Por isso, fazer os produtos e serviços chegarem até esses clientes é uma estratégia essencial neste momento”, explica Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB.
Além das questões relacionadas ao marketing digital, os e-books editados pela OCB também tratarão de questões como a realização de assembleias gerais virtuais, como ministrar aulas e cursos pela internet, e-commerce entre outros assuntos.
Confira!
Brasília (30/4/20) - Investimento tradicional dos brasileiros, a caderneta de poupança registrou o melhor desempenho do ano no último mês. Segundo dados do Banco Central, os depósitos superaram as retiradas em mais de R$ 12 bilhões, demonstrando que os brasileiros estão mais cautelosos em meio à pandemia do coronavírus, redescobrindo a importância de fazer uma reserva financeira.
Em todo o Sistema Sicredi, a poupança registrou um incremento de mais de R$ 850 milhões, o maior desempenho dos últimos três anos na instituição financeira cooperativa, que está presente em mais de 22 estados e no Distrito Federal. Só na Central Sicredi PR/SP/RJ, houve um incremento de quase R$ 450 milhões. “O cenário econômico atual tem exigido investimentos mais seguros por parte dos brasileiros, o que impactou positivamente nos resultados da poupança. Neste momento, é importante fazer uma reserva para lidar com possíveis imprevistos ou planejar com mais segurança os investimentos futuros”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Cássia Zandoná França.
Enquanto outros investimentos apresentam instabilidade, principalmente devido ao impacto econômico do coronavírus, a poupança está rendendo cerca de 2,625% em 2020, com a atual fórmula de rendimento - considerando a redução da Selic para 3,75% ao ano. “A modalidade é uma boa opção para quem não quer correr riscos, por oferecer uma remuneração garantida, com disponibilidade de resgate imediato em casos de emergência”, explica Adriana.
Outro fator que contribuiu para o crescimento nos depósitos da poupança do Sicredi, de acordo com a gerente, é a confiança dos associados na instituição financeira. “Os brasileiros precisam guardar e investir o seu dinheiro em uma instituição sólida e que coloque o investidor no controle do seu patrimônio. Além disso, com o modelo de negócio que adotamos, transparente e participativo, as pessoas se sentem ainda mais seguras”, destaca.
Com mais de 4,4 milhões de associados, 28 mil colaboradores e cerca de 1.800 agências, o Sicredi possui a maior rede bancária dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de ser a única instituição financeira presente em mais de 100 municípios do Brasil. A instituição fechou o ano de 2019 com R$ 111 bilhões de ativos totais, R$ 17,5 bilhões em patrimônio líquido e R$ 3 bilhões de resultado líquido. O salto na carteira de crédito total foi de aproximadamente R$ 71 bilhões, com depósitos totais na casa dos R$ 70 bilhões. (Fonte: Sicredi)
Brasília (29/4/20) – Em uma ação de Intercooperação, as unidades do Sescoop dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais se uniram e criaram o Movimento Sudeste Mais Coop, que consiste em compartilhar cursos, estruturas e colaboradores para entregar às cooperativas uma série de treinamentos digitais, para que ampliem seus leques de oportunidades de mercado e façam negócios entre si.
A iniciativa também visa que mais pessoas nestes quatro estados conheçam o modelo cooperativista, a fim de identificarem nas cooperativas, possibilidades de negócios e alternativas para superar esta pandemia do covid-19, que gerou crises na saúde e na economia do país.
E a primeira atividade ocorreu nesta segunda-feira (27/4), na live Resiliência em Tempos de Crise: A hora das Cooperativas? – realizada pelo Sistema OCB/RJ – cujos convidados foram Filipe Pires, Engenheiro de Produção e Mestre em Economia pelo Ibmec, e Klaus Pereira, Mestre em Administração com pesquisa em Marketing (UnigranrioO/RJ).
O conteúdo foi retransmitido pelo canal do Youtube do Sistema OCB/ES e contou com as participações ao vivo do superintendente Corporativo Executivo do Sescoop/SP, Aramis Moutinho, do gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sescoop/ES, Waldemar Fonseca dos Santos, e do analista de Desenvolvimento Humano da instituição, Marcos Martins dos Passos.
De acordo com o superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, o Movimento Sudeste Mais Coop visa à construção e aproximação das cooperativas da região sudeste.
“Expectativas são as melhores possíveis de fazer o cooperativismo crescer ainda mais no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo e em Minas Gerais, por meio da adesão de novas pessoas e de uma aproximação entre as cooperativas dos estados, para que possam fazer negócios entre si. Além disso, o Movimento possibilita a troca de expertise, de conhecimentos e dá oportunidade para que todos os participantes tenham acesso a conteúdos diversos” – explicou Abdul.
A opinião também é compartilhada pelo superintendente corporativo executivo do Sescoop/SP, Aramis Moutinho. Ele também crê que a intercooperação é a chave para superar este período de pandemia.
“Os assuntos tratados nas lives abordam a situação pela qual passamos em vários aspectos e dão ênfase, na visão cooperativista, de como as cooperativas estão se comportando ou podem se comportar. Inicialmente, apenas os estados da região sudeste participam, mas, quem sabe, o Brasil inteiro também seja envolvido neste Movimento”, disse.
Aramis também acredita que as lives se tornarão ferramentas atuantes nas discussões sobre problemas que afetam as cooperativas. “A tendência é que em um futuro próximo, as próprias cooperativas indiquem os caminhos para que as lives sejam cada vez mais efetivas e proponham temas que abram soluções para melhorias no desempenho, na empregabilidade, na renda dos cooperados e no mercado de atuação”, concluiu.
Para o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Movimento Sudeste Mais Coop proporciona a otimização de recursos, a potencialização de iniciativas e criação de um sentimento único em torno do modelo de negócio cooperativo, fortalecendo sua divulgação e disseminação para a sociedade.
“A meu ver, essa ação é fantástica e só traz ganhos para todas as unidades envolvidas, pois a própria terminologia intercooperação já diz por si própria que iremos produzir mais por trabalhar em conjunto. Na minha visão, o maior benefício, além de potencializarmos as ações para nossos clientes que são as cooperativas e uma defesa mais incisiva do nosso modelo de negócio, é o aprendizado mútuo, a troca de experiências e a possibilidade de irmos aprendendo, fazendo de forma harmônica e coletiva”.
Em relação ao covid-19, Carlos André entende que o cooperativismo, por meio do Movimento Sudeste Mais Coop, contribui no combate à pandemia. “Por meio da transmissão de conhecimento através de lives e webinars, levamos soluções de desenvolvimento humano para o constante aprimoramento dos presidentes, diretores, conselheiros, cooperados e empregados das cooperativas. Outro aspecto muito importante é contribuir para a própria quarentena em si, pois se soluções sistematizadas chegam às residências, não há por que as pessoas saírem de suas casas e isso é muito importante neste momento de combate ao vírus e redução da curva de contágio”, explicou.
AGENDA
Para os próximos dias já estão agendadas as seguintes lives:
29/4, às 16h: Inteligência Emocional em Tempos de Crise
29/4, às 19h: Dicas profissionais de áudio e vídeo para gravação de cursos e áudios de qualidade
30/4 , às 19h: Felicidade no Trabalho
4/5, às 19h: Ressarcimento ao SUS em época de Pandemia – Cuidados que as Operadoras devem adotar.
6/5, às 16h: O papel da liderança na Gestão da Crise
7/5, às 19h: Dicas de Planejamento Estratégico em Tempos de Crise
Para fazer a inscrição, basta acessar: https://rio.coop/cursos/. (Fonte: Sistema OCB/RJ)
Brasília (29/4/20) – No cenário econômico inédito provocado pelo novo coronavírus, conhecer e se conectar com os negócios locais é uma ferramenta importante para toda a sociedade. Ao optar por essas marcas e pessoas, a comunidade ajuda na continuidade dos negócios locais e assim, na manutenção dos empregos gerados por esses empreendimentos, impactando de forma rápida e direta na sua realidade.
Para apoiar os empreendedores locais, o Ailos, sistema com 13 cooperativas de crédito que atuam no Sul do país, lançou o Ailos Aproxima (www.ailosaproxima.coop.br). A plataforma funciona como uma vitrine online, em que o cooperado pessoa jurídica pode divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita e os compradores, cooperados ou não, têm a oportunidade de apoiar o negócio local entrando em contato direto com a empresa. Além do endereço online, é possível também baixar o aplicativo para iOS e Android.
Como o próprio nome diz, o intuito da plataforma é aproximar os cooperados e a comunidade num ambiente online de compra e venda. De acordo com Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos da Central Ailos, a ação está alinhada com o propósito do Sistema de gerar valor e cidadania financeira às pessoas. “Nós sabemos que os negócios de pequeno e médio porte estão sendo afetados intensamente por essa crise. Também reconhecemos que eles são fundamentais para a economia, já que são geradores da maioria dos empregos no país”, explica.
O Ailos Aproxima, segundo ele, nasce com o objetivo de conectar os consumidores a negócios locais. “Os empreendedores já entenderam que este momento pede uma nova forma de fazer negócios. Dar visibilidade para os negócios de cooperados no ambiente digital e oportunizar que eles ampliem a sua carteira de clientes é um dos nossos objetivos”, diz.
O Ailos Aproxima é uma das iniciativas de um movimento sistêmico chamado Negócio local é bom negócio para todos, que tem o objetivo de apoiar ainda mais os empreendedores locais. Entre as ações, está contemplada uma base de conteúdos para capacitação em áreas como gestão, planejamento, e-commerce e finanças por meio da plataforma Progrid. Todos os acessos são gratuitos e, além de conteúdos de especialistas das instituições ligadas ao Ailos, nomes como Mário Sérgio Cortella e Lilian Pacce ministram cursos.
Também integram a ação movimentos de produção de conteúdo e apoio aos empreendedores, como o Vai pro digital e o #juntosnessa, onde os empreendedores têm descontos e informações para migrar os negócios para plataformas online e manter o funcionamento.
SERVIÇOS FINANCEIROS
Um pacote de medidas e serviços destinados aos empreendedores também foi lançado pelas cooperativas do Sistema Ailos para apoiar os negócios. “Como cooperativas, já atuávamos com taxas inferiores à média e prazos diferenciados em relação a outras instituições financeiras. Neste momento, entendemos que é necessário ampliar ainda mais estes diferenciais de acordo com as necessidades de cada cooperado”, comenta Imthurn. “É isso que estamos fazendo”, diz.
SOBRE O AILOS
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 850 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 8,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,4 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale. (Fonte: Ailos)
Brasília (29/4/20) – Como o maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob iniciou ainda em março sua atuação para amenizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus no cotidiano de seus cooperados. Para isso, criou um comitê para estudar as consequências do covid-19 em todo o país e quais ações poderiam ser tomadas para reduzir estes impactos.
Como primeiro passo, foi anunciada a reestruturação de suas operações de crédito, com prorrogação de prazos a partir de avaliações individuais de cada cooperativa. Assim, promovendo maior flexibilidade para que os cooperados viabilizem o pagamento de seus vencimentos.
A Instituição também adotou a linha de crédito do BNDES para pequenas e médias empresas que tenham folha de pagamento vinculada ao Sicoob, com prazo de 30 meses, seis meses de carência, valor de dois salários mínimos por empregado e taxa de 3,75% ao ano. Como diferencial, não será cobrada tarifa extra e não serão exigidas garantias especiais.
Adotando o que há de mais novo em tecnologia, o Sicoob também expandiu as funcionalidades do já existente Sicoob Moob, aplicativo voltado para facilitar a experiência dos cooperados, para que ele passe a possibilitar acesso remoto a palestras, seminários e, principalmente, assembleias. Desta forma, o cooperado não deixa de participar do dia a dia da cooperativa mesmo em sua própria casa.
Outra novidade foi voltada para os cooperados que possuem o cartão Sicoobcard, que, aliás, está com todas as operações funcionando normalmente. Para este público, o Sicoob anunciou um bônus de 50% na troca de pontos por crédito na fatura, válido até 30 de junho. O cooperado que trocava 1.254 pontos por R$ 25, no período promocional passa a ter direito a R$ 37,50, por exemplo.
Hoje o Sicoob conta com mais de 4,6 milhões de cooperados, que estão sendo orientados a utilizar os canais digitais sempre que possível, seja pelo aplicativo ou pelo Internet Banking. “Mesmo neste momento difícil, estamos ao lado dos nossos cooperados para atenuar as dificuldades financeiras que podem surgir”, fala Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação. Este pacote de ações tem implícito a essência do cooperativismo financeiro e do Sicoob. Temos que nos manter unidos para sairmos o mais rápido possível desse período de incertezas”. (Fonte: Sicoob)
Brasília (22/4/2020) - Mais uma vez o segmento cooperativista de Luís Eduardo Magalhães (BA) mostrou que todo movimento e intenção de cooperar são engrenagens de transformação individual e coletiva, especialmente no atual cenário com a Covid-19. Juntas, as cooperativas agrícolas Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a de transporte COOPGNP (Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães) realizaram a entrega de álcool gel e equipamentos de proteção individual ao Hemocentro Regional de Barreiras.
As cooperativas e o hemocentro já são parceiros na campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, realizada desde 2017. Inclusive, a ação integra o movimento do Dia C na região, somando-se a um conjunto de outras iniciativas que demonstram a responsabilidade social das cooperativas e o comprometimento delas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A arrecadação dos equipamentos de proteção individual, especialmente máscaras e luvas, aconteceu num sistema de troca com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, entidade que já coordena uma ação com a mesma finalidade e que beneficia o sistema de saúde pública da região. Em um ato de contrapartida do material recebido, as cooperativas doaram cestas básicas ao movimento SOS LEM, de inciativa da sociedade civil organizada e que atende famílias carentes do município.
Para o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o gesto reforça o compromisso das cooperativas e de seus associados com a comunidade. “Este é mais um momento de união e de cada um fazer a sua parte: o cidadão, de redobrar os cuidados e hábitos de higiene e de isolamento social, sempre que possível; e à sociedade civil organizada, de promover verdadeiros mutirões de solidariedade, contribuindo com a doação de recursos, equipamentos e mantimentos, independente da causa social”, ressaltou Kappes.
Segundo a enfermeira e coordenadora do Hemocentro Regional de Barreiras, Dulce Rodrigues de Matos, a parceria é um meio solidário para que a unidade dê continuidade ao trabalho de coleta de sangue e, consequentemente, na manutenção dos estoques dentro de uma margem de segurança para atender a demanda da população, uma vez que as outras doenças não deram uma pausa. “Receber essa doação se torna muito importante neste momento de pandemia porque os nossos cuidados estão redobrados, principalmente com relação às normas de biossegurança”, pontuou Dulce.
Segundo ela, as coletas somente estão sendo realizadas mediante agendamento, com o intuito de evitar aglomerações dentro da unidade. “O isolamento social deve ser mantido para evitar novas contaminações pela Covid-19 e, por isso, tais medidas de segurança e de proteção ao doador foram adotadas, mas as doações voluntárias precisam continuar para não haver um desabastecimento nos estoques”, destacou a coordenadora. Atualmente o Hemocentro é responsável pelo abastecimento sanguíneo de 23 municípios da região Oeste do Estado.
Com informações da assessoria de imprensa da Cooperfarms.
O cooperativismo brasileiro é, sem dúvidas, um expert em sobreviver a tempos de crise. E não será diferente desta vez. O novo cenário imposto pela pandemia tem trazido à tona projetos para manter o funcionamento e o desempenho de nossas cooperativas.
É o caso da plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada na tarde desta segunda-feira (20/4) pelo sistema OCB. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta que reúne cursos e vídeos para aprendizagem em temas diversos já está disponível para acesso de todos.
Durante o lançamento realizado por web conferência com representantes de todas as unidades estaduais do Sistema OCB, o presidente Márcio Lopes de Freitas reforçou a importância da ferramenta neste período. "Vivemos um momento de incertezas, e isso pode significar bons desafios. O momento nos fez acelerar alguns processos importantes, como o do EAD. Estávamos prevendo o nosso para o segundo semestre, mas com a crise advinda da pandemia, tomamos a decisão de acelerar esse processo e disponibilizar o serviço o mais rapido possivel", comentou o dirigente.
A gerente-geral do Sescoop, o braço de formação e capacitação do cooperativismo, ressaltou a responsabilidade que vem junto com o lançamento: "Temos o compromisso de manter a plataforma ativa, com conteúdo atrativo, cumprindo com o nosso propósito de gerar valor para as nossas cooperativas.
Explicando o passo a passo da ferramenta para os técnicos que assistiram ao lançamento, a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, destacou que o "Capacitacoop" já está pronto para ser acessado e com seis cursos disponíveis: Assembleia Geral na Prática; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Governança Cooperativa (Princípios e Boas Práticas); Gestão de Recursos Humanos para Cooperativas; Contabilidade de Cooperativas e Modelo de Excelência em Gestão.
Geâne explicou, ainda, que a plataforma está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse nos conhecimentos e que, futuramente, outros temas serão inseridos, alcançando, também os interesses da sociedade.
O endereço da plataforma é o capacita.coop.br. No primeiro acesso, o usuário preenche um formulário de cadastro que servirá para catalogas as informações da plataforma como quantidade de acessos, localidade com maior procura, temas mais acessados, dentre outros.
As unidades estaduais do Sistema OCB têm até a próxima sexta-feira, dia 24, para indicar a pessoa responsável pela gestão da plataforma em seus estados. O investimento feito pelo Sistema OCB será repassado inteiramente sem custos para as unidades e cooperativas brasileiras, que terão livre acesso à ferramenta podendo, inclusive, inserir cursos de seu interesse.
Para dúvidas e oturas informações, a GEDES está à disposição.
Mato Grosso, 20/04/2020 - Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), enfrentado pelo mundo todo, atos de solidariedade têm se multiplicado pelo país. Movida por essa corrente do bem, a Cooperativa Sicredi Sul MT, com sede em Rondonópolis, comprometida e preocupada com o bem-estar de seus associados e da comunidade onde atua, doou R$ 120 mil à Santa Casa do município. O valor será destinado à compra de equipamentos que ajudarão no combate ao novo coronavírus, como respiradores e equipamentos, e utensílios de uso dos profissionais da saúde.
Além desde valor, que já está disponível, desde janeiro deste ano a cooperativa doa R$ 10 mil por mês à Santa Casa para dar suporte à gestão da unidade. A doação mensal segue até dezembro deste ano. Dessa forma, a doação da cooperativa este ano chega a R$ 240 mil, sendo R$ 120 mil este mês para compra de equipamentos e R$ 120 mil para suporte na gestão. A instituição financeira cooperativa atua em parceria com os órgãos de saúde no enfrentamento da pandemia do Covid-19 e segue fazendo sua parte para manter a atividade econômica.
Para o presidente da cooperativa, Marco Túlio, enquanto instituição essencialmente cooperativista e diante de um momento que exige atitudes atentas, serenas e colaborativas, ações como essa motivam ainda mais o Sicredi a praticar a sua missão, que é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Nosso conselho de administração se sensibilizou com a causa e essas ações refletem nossos valores. Como instituição, nosso objetivo é garantir a adoção de medidas necessárias para ajudar no enfrentamento dessa doença, sempre com base nas orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das demais autoridades locais de saúde pública”, destaca Túlio.
Ele ressalta a atuação de todos que de alguma forma estão colaborando para a melhoria na área de saúde no município, entre eles o movimento SOS Santa Casa e a associação Empresários do Agro em Prol de Rondonópolis (EAPR), que se destacam na implantação de um novo modelo de gestão na Santa Casa de Rondonópolis.
“Nós estendemos a importância do trabalho da Santa Casa não só para Rondonópolis, mas também para todas as cidades próximas. Por isso, a necessidade de uma gestão mais eficiente é importante para que a entidade possa oferecer um serviço de excelência a quem precisa”, explica.
A associação EAPR, assim como o Movimento SOS Santa Casa, trabalha para a reestruturação na gestão da unidade, desde a compra de equipamentos até a contratação de novos executivos para gerir o hospital.
O presidente da EAPR, Odílio Balbinotti Filho, destaca a importância da parceria com a cooperativa. “Neste momento difícil é importante trabalharmos juntos para superar esta crise. Cada um ajuda da melhor forma que puder, e o Sicredi mais uma vez se coloca à disposição para colaborar com a nossa cidade”.
Sobre a Cooperativa
A Cooperativa Sicredi Sul MT é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A., comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Presente nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, São José do Povo, distrito de Ouro Branco do Sul, Guiratinga e Tesouro, com 11 agências, possui mais de 36 mil associados. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem mais de 500 mil associados, com 181 agências em 143 municípios.
Fonte: Sicredi Sul
Brasília (9/4/20) – Reforçando os princípios do cooperativismo e buscando estar ainda mais próxima da comunidade em que está inserida, a Cooperfibra tem promovido diversas ações que visam auxiliar hospitais de Campo Verde e região como doações de insumos para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.
Além de fortalecer a economia brasileira, as cooperativas têm papel fundamental no desenvolvimento de comunidades onde estão inseridas, pois além da geração de emprego e renda, acabam promovendo a transformação social, por meio de campanhas beneficentes, e apoio às entidades.
Uma das ações promovidas pela cooperativa foi a doação de R$ 40 mil em insumos hospitalares, entregues ao Hospital Municipal Coração de Jesus. Máscara, óculos e Equipamentos de Proteção Individual, também foram doados à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde e deve ajudar os profissionais a se protegerem no momento dos atendimentos. A doação foi feita em uma ação conjunta entre a cooperativa e a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso Aprosmat e Agroligadas.
Além dos locais citados acima, o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella de Rondonópolis, Santa Casa Misericórdia e o Hospital Júlio Muller em Cuiabá também receberam as doações. Toda as ações desenvolvidas pela Cooperfibra, são resultado da união e cooperação de todos, que acreditam que juntos podemos fazer muito mais. (Fonte: Cooperfibra)
Brasília (7/4/20) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a concessão de empréstimos do Programa Emergencial de Suporte a Empregos - PESE, criado pela Medida Provisória 944/2020. Com objetivo de preservar empregos, o PESE abrirá uma linha de crédito emergencial de R$ 40 bilhões para financiar, por dois meses, a folha de pagamentos de pequenas e médias empresas (PME). Com a regulamentação do CMN, o programa entra em operação hoje.
Dada a atual conjuntura de elevada demanda por liquidez no Sistema Financeiro Nacional, o BC considerou importante permitir que as instituições financeiras que participarem do PESE deduzam o valor por elas financiado do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo. A medida, divulgada por meio da Circular 3.997, passa a ter efeito, em termos de recolhimento, a partir do próximo dia 20. O volume que pode ser deduzido poderá chegar a R$6 bilhões, cerca de 5% do montante atual do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo.
COOPERATIVAS
O PESE abrange empresários, empresas e cooperativas (exceto as de crédito) com receita bruta anual superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 10 milhões. A estimativa é que o programa beneficie até 12,2 milhões de empregados em 1,4 milhão de PMEs.
As instituições financeiras participantes poderão conceder operações de crédito no âmbito do programa até 30 de junho de 2020, observada a taxa de juros de 3,75% ao ano. Considerando o cenário econômico e os objetivos do PESE, as PMEs terão carência de seis meses para começar a pagar, e um prazo de 30 meses para pagamento, totalizando 36 meses.
Como o objetivo é a proteção de trabalhadores de menor renda, a cobertura do PESE se restringirá à parcela dos salários até o valor de dois salários-mínimos. As empresas beneficiárias, em contrapartida, não poderão demitir sem justa causa empregados por até 60 dias depois do recebimento do crédito.
Para assegurar a destinação dos recursos e o cumprimento dos objetivos do PESE, empresas e sociedades beneficiárias deverão ter as respectivas folhas de pagamento processadas pelas instituições financeiras participantes, além de se comprometerem a prestar informações verídicas e a não utilizar os recursos para finalidades distintas do pagamento de seus empregados. Os recursos tomados serão depositados diretamente nas contas dos funcionários.
Os recursos virão do Tesouro Nacional (85%) e das instituições financeiras participantes (15%). Em caso de inadimplemento, as perdas serão absorvidas pelo Tesouro e pelas instituições financeiras participantes nessa mesma proporção.
A União, por meio do Tesouro Nacional aportará até R$ 34 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que atuará como agente financeiro da União no PESE. Seguindo a proporcionalidade, as instituições financeiras aportarão até R$6 bilhões no PESE.
Clique para ler a Resolução 4.800. (Fonte: Banco Central)
Brasília (3/4/20) - Valorizando o ato de cooperar, a Cocari organizou a campanha Corrente do Bem, para arrecadar, junto a cooperados e colaboradores, recursos para as Secretarias de Saúde dos municípios onde a Cocari atua ou tem associados. Realizada do dia 25 a 31 de março, a ação de voluntariado beneficiou 26 municípios dos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, que receberão no total R$ 274.953,71.
Para atender esse objetivo, a cooperativa propôs, no Paraná, a doação de parte das sobras do ano de 2019, de modo que cada associado definiu o valor que seria doado. Na região do Cerrado, os produtores foram convidados a fazerem doações de algumas sacas de soja, com quantidade estipulada por cada associado, as quais foram convertidas em recursos financeiros. Já os colaboradores da cooperativa, participaram optando pela doação de parte do recebimento sobre o Plano de Participação nos Resultados (PPR) da Cocari.
Segundo o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, a essência do cooperativismo guiou as ações da cooperativa em mais este momento. “Nesta campanha, foram reforçados os princípios cooperativistas da participação econômica dos membros e do interesse pela comunidade”, destacou.
Sebold agradeceu a grande adesão à campanha. “Nosso mais profundo e sincero agradecimento àqueles associados e colaboradores que, voluntariamente, contribuíram com esta importante causa. Esperamos, sinceramente, que os valores sejam úteis às Secretarias de Saúde neste momento de enormes desafios”, declarou.
Confira abaixo as cidades contempladas.
- CRISTALINA - GO
- LUZIÂNIA - GO
- SEDE GERAL e ENTREPOSTO - MANDAGUARI - PR
- MARIALVA - AQUIDABAN - SÃO LUIZ - PR
- KALORÉ - PR
- ITAMBÉ - PR
- JANDAIA DO SUL - PR
- CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GO
- JARDIM ALEGRE - PR (PLACA LUAR)
- SÃO PEDRO DO IVAÍ - PR
- CAMBIRA - PR
- GUARDA-MOR - MG
- CRUZMALTINA - PR
- BORRAZÓPOLIS - PR
- LUNARDELLI - PR
- MARUMBI - PR
- SÃO JOÃO D'ALIANÇA - GO
- RIO BRANCO DO IVAÍ - PR
- FAXINAL - PR (UBS E ENTREPOSTO)
- SÃO JOÃO DO IVAÍ - PR
- BOM SUCESSO - PR
- ROSÁRIO DO IVAÍ - PR
- ORTIGUEIRA - PR
- SANTO ANTÔNIO DO RIO VERDE - GO
- IPAMERI - GO
- SILVÂNIA - GO
(Fonte: Cocari)