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Preferência para pequenas cooperativas

Brasília, 8/5/2020 - O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (6/5) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020 que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. A finalidade é prestar auxílio financeiro de até R$ 125 bilhões a estados, Distrito Federal e municípios. A ideia de ajuda aos entes federativos trazida pelo projeto teve apoio de todos os parlamentares que compreendem a delicadeza e especificidade da nova situação econômica e social por conta da pandemia de Covid-19.

O PLP 39/2020 prevê que a União irá direcionar, na forma de auxílio financeiro, R$ 60 bilhões em quatro parcelas mensais através do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus para que os estados, DF e municípios consigam minimizar os efeitos da crise em suas localidades. 

As pequenas cooperativas também serão beneficiadas com a aprovação do PLP 39/2020. O texto aprovado pelo Senado e pela Câmara traz dispositivo que dá preferência às microempresas e empresas de pequeno porte na aquisição de produtos e serviços com os recursos da União por parte dos entes federados, seja por contratação direta ou por exigência dos contratantes para subcontratação. Isso porque os benefícios tributários e o tratamento diferenciado nas contratações públicas já estão garantidos em lei para as pequenas cooperativas que se enquadrem na faixa de MPEs. 

O projeto aguarda sanção presidencial. 

(Com informações da Agência Senado)

Guias práticos para atravessar a pandemia

Brasília, 4/5/2020 - Inovação! Mais do que nunca essa palavra tem ganhado espaço nas reuniões que definem a estratégia das empresas nesse período de pandemia. O fato é que chegar até o cliente com serviços ou produtos está mais difícil, mas não é uma tarefa impossível. Para ajudar as cooperativas brasileiras a passar por essa crise, minimizando os efeitos negativos dela, a OCB acaba de lançar o primeiro de 10 e-books da série Inovação na Crise. O primeiro volume da série Inovando na Crise, com o título Marketing Digital em Momentos de Crise, já pode ser baixado gratuitamente. Basta clicar aqui

“As empresas e cooperativas, no aspecto econômico, estão sentindo diretamente os efeitos negativos dessa pandemia. Muitos clientes reduziram ou pararam de comprar, preocupados com o contágio do coronavírus. E, devido à quarentena, elas estão mais em casa. Por isso, fazer os produtos e serviços chegarem até esses clientes é uma estratégia essencial neste momento”, explica Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB.

Além das questões relacionadas ao marketing digital, os e-books editados pela OCB também tratarão de questões como a realização de assembleias gerais virtuais, como ministrar aulas e cursos pela internet, e-commerce entre outros assuntos. 
Confira!

Brasileiros mais focados nas finanças

Brasília (30/4/20) - Investimento tradicional dos brasileiros, a caderneta de poupança registrou o melhor desempenho do ano no último mês. Segundo dados do Banco Central, os depósitos superaram as retiradas em mais de R$ 12 bilhões, demonstrando que os brasileiros estão mais cautelosos em meio à pandemia do coronavírus, redescobrindo a importância de fazer uma reserva financeira.

Em todo o Sistema Sicredi, a poupança registrou um incremento de mais de R$ 850 milhões, o maior desempenho dos últimos três anos na instituição financeira cooperativa, que está presente em mais de 22 estados e no Distrito Federal. Só na Central Sicredi PR/SP/RJ, houve um incremento de quase R$ 450 milhões. “O cenário econômico atual tem exigido investimentos mais seguros por parte dos brasileiros, o que impactou positivamente nos resultados da poupança. Neste momento, é importante fazer uma reserva para lidar com possíveis imprevistos ou planejar com mais segurança os investimentos futuros”, afirma a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Cássia Zandoná França.

Enquanto outros investimentos apresentam instabilidade, principalmente devido ao impacto econômico do coronavírus, a poupança está rendendo cerca de 2,625% em 2020, com a atual fórmula de rendimento - considerando a redução da Selic para 3,75% ao ano. “A modalidade é uma boa opção para quem não quer correr riscos, por oferecer uma remuneração garantida, com disponibilidade de resgate imediato em casos de emergência”, explica Adriana.

Outro fator que contribuiu para o crescimento nos depósitos da poupança do Sicredi, de acordo com a gerente, é a confiança dos associados na instituição financeira. “Os brasileiros precisam guardar e investir o seu dinheiro em uma instituição sólida e que coloque o investidor no controle do seu patrimônio. Além disso, com o modelo de negócio que adotamos, transparente e participativo, as pessoas se sentem ainda mais seguras”, destaca.

Com mais de 4,4 milhões de associados, 28 mil colaboradores e cerca de 1.800 agências, o Sicredi possui a maior rede bancária dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de ser a única instituição financeira presente em mais de 100 municípios do Brasil. A instituição fechou o ano de 2019 com R$ 111 bilhões de ativos totais, R$ 17,5 bilhões em patrimônio líquido e R$ 3 bilhões de resultado líquido. O salto na carteira de crédito total foi de aproximadamente R$ 71 bilhões, com depósitos totais na casa dos R$ 70 bilhões. (Fonte: Sicredi)

Movimento Sudeste Mais Coop é criado

Brasília (29/4/20) – Em uma ação de Intercooperação, as unidades do Sescoop dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais se uniram e criaram o Movimento Sudeste Mais Coop, que consiste em compartilhar cursos, estruturas e colaboradores para entregar às cooperativas uma série de treinamentos digitais, para que ampliem seus leques de oportunidades de mercado e façam negócios entre si.

A iniciativa também visa que mais pessoas nestes quatro estados conheçam o modelo cooperativista, a fim de identificarem nas cooperativas, possibilidades de negócios e alternativas para superar esta pandemia do covid-19, que gerou crises na saúde e na economia do país.

E a primeira atividade ocorreu nesta segunda-feira (27/4), na live Resiliência em Tempos de Crise: A hora das Cooperativas? – realizada pelo Sistema OCB/RJ – cujos convidados foram Filipe Pires, Engenheiro de Produção e Mestre em Economia pelo Ibmec, e Klaus Pereira, Mestre em Administração com pesquisa em Marketing (UnigranrioO/RJ).

O conteúdo foi retransmitido pelo canal do Youtube do Sistema OCB/ES e contou com as participações ao vivo do superintendente Corporativo Executivo do Sescoop/SP, Aramis Moutinho, do gerente de Desenvolvimento Cooperativista do Sescoop/ES, Waldemar Fonseca dos Santos, e do analista de Desenvolvimento Humano da instituição, Marcos Martins dos Passos.

De acordo com o superintendente do Sescoop/RJ, Abdul Nasser, o Movimento Sudeste Mais Coop visa à construção e aproximação das cooperativas da região sudeste.

“Expectativas são as melhores possíveis de fazer o cooperativismo crescer ainda mais no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Espírito Santo e em Minas Gerais, por meio da adesão de novas pessoas e de uma aproximação entre as cooperativas dos estados, para que possam fazer negócios entre si. Além disso, o Movimento possibilita a troca de expertise, de conhecimentos e dá oportunidade para que todos os participantes tenham acesso a conteúdos diversos” – explicou Abdul.

A opinião também é compartilhada pelo superintendente corporativo executivo do Sescoop/SP, Aramis Moutinho. Ele também crê que a intercooperação é a chave para superar este período de pandemia.

“Os assuntos tratados nas lives abordam a situação pela qual passamos em vários aspectos e dão ênfase, na visão cooperativista, de como as cooperativas estão se comportando ou podem se comportar. Inicialmente, apenas os estados da região sudeste participam, mas, quem sabe, o Brasil inteiro também seja envolvido neste Movimento”, disse.

Aramis também acredita que as lives se tornarão ferramentas atuantes nas discussões sobre problemas que afetam as cooperativas. “A tendência é que em um futuro próximo, as próprias cooperativas indiquem os caminhos para que as lives sejam cada vez mais efetivas e proponham temas que abram soluções para melhorias no desempenho, na empregabilidade, na renda dos cooperados e no mercado de atuação”, concluiu.

Para o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Movimento Sudeste Mais Coop proporciona a otimização de recursos, a potencialização de iniciativas e criação de um sentimento único em torno do modelo de negócio cooperativo, fortalecendo sua divulgação e disseminação para a sociedade.

“A meu ver, essa ação é fantástica e só traz ganhos para todas as unidades envolvidas, pois a própria terminologia intercooperação já diz por si própria que iremos produzir mais por trabalhar em conjunto. Na minha visão, o maior benefício, além de potencializarmos as ações para nossos clientes que são as cooperativas e uma defesa mais incisiva do nosso modelo de negócio, é o aprendizado mútuo, a troca de experiências e a possibilidade de irmos aprendendo, fazendo de forma harmônica e coletiva”.

Em relação ao covid-19, Carlos André entende que o cooperativismo, por meio do Movimento Sudeste Mais Coop, contribui no combate à pandemia. “Por meio da transmissão de conhecimento através de lives e webinars, levamos soluções de desenvolvimento humano para o constante aprimoramento dos presidentes, diretores, conselheiros, cooperados e empregados das cooperativas. Outro aspecto muito importante é contribuir para a própria quarentena em si, pois se soluções sistematizadas chegam às residências, não há por que as pessoas saírem de suas casas e isso é muito importante neste momento de combate ao vírus e redução da curva de contágio”, explicou.

 

AGENDA

Para os próximos dias já estão agendadas as seguintes lives:

29/4, às 16h: Inteligência Emocional em Tempos de Crise

29/4, às 19h: Dicas profissionais de áudio e vídeo para gravação de cursos e áudios de qualidade

30/4 , às 19h: Felicidade no Trabalho

4/5, às 19h: Ressarcimento ao SUS em época de Pandemia – Cuidados que as Operadoras devem adotar.

6/5, às 16h: O papel da liderança na Gestão da Crise

7/5, às 19h: Dicas de Planejamento Estratégico em Tempos de Crise

 

Para fazer a inscrição, basta acessar: https://rio.coop/cursos/(Fonte: Sistema OCB/RJ)

Ailos lança vitrine para negócios de cooperados empreendedores

Brasília (29/4/20) – No cenário econômico inédito provocado pelo novo coronavírus, conhecer e se conectar com os negócios locais é uma ferramenta importante para toda a sociedade. Ao optar por essas marcas e pessoas, a comunidade ajuda na continuidade dos negócios locais e assim, na manutenção dos empregos gerados por esses empreendimentos, impactando de forma rápida e direta na sua realidade.

Para apoiar os empreendedores locais, o Ailos, sistema com 13 cooperativas de crédito que atuam no Sul do país, lançou o Ailos Aproxima (www.ailosaproxima.coop.br). A plataforma funciona como uma vitrine online, em que o cooperado pessoa jurídica pode divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita e os compradores, cooperados ou não, têm a oportunidade de apoiar o negócio local entrando em contato direto com a empresa. Além do endereço online, é possível também baixar o aplicativo para iOS e Android.

Como o próprio nome diz, o intuito da plataforma é aproximar os cooperados e a comunidade num ambiente online de compra e venda. De acordo com Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos da Central Ailos, a ação está alinhada com o propósito do Sistema de gerar valor e cidadania financeira às pessoas. “Nós sabemos que os negócios de pequeno e médio porte estão sendo afetados intensamente por essa crise. Também reconhecemos que eles são fundamentais para a economia, já que são geradores da maioria dos empregos no país”, explica.

O Ailos Aproxima, segundo ele, nasce com o objetivo de conectar os consumidores a negócios locais. “Os empreendedores já entenderam que este momento pede uma nova forma de fazer negócios. Dar visibilidade para os negócios de cooperados no ambiente digital e oportunizar que eles ampliem a sua carteira de clientes é um dos nossos objetivos”, diz.

O Ailos Aproxima é uma das iniciativas de um movimento sistêmico chamado Negócio local é bom negócio para todos, que tem o objetivo de apoiar ainda mais os empreendedores locais. Entre as ações, está contemplada uma base de conteúdos para capacitação em áreas como gestão, planejamento, e-commerce e finanças por meio da plataforma Progrid. Todos os acessos são gratuitos e, além de conteúdos de especialistas das instituições ligadas ao Ailos, nomes como Mário Sérgio Cortella e Lilian Pacce ministram cursos.

Também integram a ação movimentos de produção de conteúdo e apoio aos empreendedores, como o Vai pro digital e o #juntosnessa, onde os empreendedores têm descontos e informações para migrar os negócios para plataformas online e manter o funcionamento.


SERVIÇOS FINANCEIROS

Um pacote de medidas e serviços destinados aos empreendedores também foi lançado pelas cooperativas do Sistema Ailos para apoiar os negócios. “Como cooperativas, já atuávamos com taxas inferiores à média e prazos diferenciados em relação a outras instituições financeiras. Neste momento, entendemos que é necessário ampliar ainda mais estes diferenciais de acordo com as necessidades de cada cooperado”, comenta Imthurn. “É isso que estamos fazendo”, diz.


SOBRE O AILOS

Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 850 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 8,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,4 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale. (Fonte: Ailos)

Sicoob promove ações de apoio aos cooperados

Brasília (29/4/20) – Como o maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob iniciou ainda em março sua atuação para amenizar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus no cotidiano de seus cooperados. Para isso, criou um comitê para estudar as consequências do covid-19 em todo o país e quais ações poderiam ser tomadas para reduzir estes impactos.

Como primeiro passo, foi anunciada a reestruturação de suas operações de crédito, com prorrogação de prazos a partir de avaliações individuais de cada cooperativa. Assim, promovendo maior flexibilidade para que os cooperados viabilizem o pagamento de seus vencimentos.

A Instituição também adotou a linha de crédito do BNDES para pequenas e médias empresas que tenham folha de pagamento vinculada ao Sicoob, com prazo de 30 meses, seis meses de carência, valor de dois salários mínimos por empregado e taxa de 3,75% ao ano. Como diferencial, não será cobrada tarifa extra e não serão exigidas garantias especiais.

Adotando o que há de mais novo em tecnologia, o Sicoob também expandiu as funcionalidades do já existente Sicoob Moob, aplicativo voltado para facilitar a experiência dos cooperados, para que ele passe a possibilitar acesso remoto a palestras, seminários e, principalmente, assembleias. Desta forma, o cooperado não deixa de participar do dia a dia da cooperativa mesmo em sua própria casa.

Outra novidade foi voltada para os cooperados que possuem o cartão Sicoobcard, que, aliás, está com todas as operações funcionando normalmente. Para este público, o Sicoob anunciou um bônus de 50% na troca de pontos por crédito na fatura, válido até 30 de junho. O cooperado que trocava 1.254 pontos por R$ 25, no período promocional passa a ter direito a R$ 37,50, por exemplo.

Hoje o Sicoob conta com mais de 4,6 milhões de cooperados, que estão sendo orientados a utilizar os canais digitais sempre que possível, seja pelo aplicativo ou pelo Internet Banking. “Mesmo neste momento difícil, estamos ao lado dos nossos cooperados para atenuar as dificuldades financeiras que podem surgir”, fala Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação. Este pacote de ações tem implícito a essência do cooperativismo financeiro e do Sicoob. Temos que nos manter unidos para sairmos o mais rápido possível desse período de incertezas”. (Fonte: Sicoob)

Intercooperação para fazer o bem

Brasília (22/4/2020) - Mais uma vez o segmento cooperativista de Luís Eduardo Magalhães (BA) mostrou que todo movimento e intenção de cooperar são engrenagens de transformação individual e coletiva, especialmente no atual cenário com a Covid-19. Juntas, as cooperativas agrícolas Cooperfarms (Cooperativa dos Produtores Rurais da Bahia), Cooproeste (Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia) e a de transporte COOPGNP (Cooperativa de Transportadores de Luís Eduardo Magalhães) realizaram a entrega de álcool gel e equipamentos de proteção individual ao Hemocentro Regional de Barreiras.

As cooperativas e o hemocentro já são parceiros na campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea “Doar Faz Bem”, realizada desde 2017.  Inclusive, a ação integra o movimento do Dia C na região, somando-se a um conjunto de outras iniciativas que demonstram a responsabilidade social das cooperativas e o comprometimento delas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A arrecadação dos equipamentos de proteção individual, especialmente máscaras e luvas, aconteceu num sistema de troca com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, entidade que já coordena uma ação com a mesma finalidade e que beneficia o sistema de saúde pública da região. Em um ato de contrapartida do material recebido, as cooperativas doaram cestas básicas ao movimento SOS LEM, de inciativa da sociedade civil organizada e que atende famílias carentes do município.

Para o presidente da Cooperfarms, Marcelo Kappes, o gesto reforça o compromisso das cooperativas e de seus associados com a comunidade. “Este é mais um momento de união e de cada um fazer a sua parte: o cidadão, de redobrar os cuidados e hábitos de higiene e de isolamento social, sempre que possível; e à sociedade civil organizada, de promover verdadeiros mutirões de solidariedade, contribuindo com a doação de recursos, equipamentos e mantimentos, independente da causa social”, ressaltou Kappes.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Hemocentro Regional de Barreiras, Dulce Rodrigues de Matos, a parceria é um meio solidário para que a unidade dê continuidade ao trabalho de coleta de sangue e, consequentemente, na manutenção dos estoques dentro de uma margem de segurança para atender a demanda da população, uma vez que as outras doenças não deram uma pausa. “Receber essa doação se torna muito importante neste momento de pandemia porque os nossos cuidados estão redobrados, principalmente com relação às normas de biossegurança”, pontuou Dulce.

Segundo ela, as coletas somente estão sendo realizadas mediante agendamento, com o intuito de evitar aglomerações dentro da unidade. “O isolamento social deve ser mantido para evitar novas contaminações pela Covid-19 e, por isso, tais medidas de segurança e de proteção ao doador foram adotadas, mas as doações voluntárias precisam continuar para não haver um desabastecimento nos estoques”, destacou a coordenadora. Atualmente o Hemocentro é responsável pelo abastecimento sanguíneo de 23 municípios da região Oeste do Estado.

Com informações da assessoria de imprensa da Cooperfarms.

EAD do cooperativismo lançado hoje

O cooperativismo brasileiro é, sem dúvidas, um expert em sobreviver a tempos de crise. E não será diferente desta vez. O novo cenário imposto pela pandemia tem trazido à tona projetos para manter o funcionamento e o desempenho de nossas cooperativas.

É o caso da plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada na tarde desta segunda-feira (20/4) pelo sistema OCB. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta que reúne cursos e vídeos para aprendizagem em temas diversos já está disponível para acesso de todos.

Durante o lançamento realizado por web conferência com representantes de todas as unidades estaduais do Sistema OCB, o presidente Márcio Lopes de Freitas reforçou a importância da ferramenta neste período. "Vivemos um momento de incertezas, e isso pode significar bons desafios. O momento nos fez acelerar alguns processos importantes, como o do EAD. Estávamos prevendo o nosso para o segundo semestre, mas com a crise advinda da pandemia, tomamos a decisão de acelerar esse processo e disponibilizar o serviço o mais rapido possivel", comentou o dirigente.

A gerente-geral do Sescoop, o braço de formação e capacitação do cooperativismo, ressaltou a responsabilidade que vem junto com o lançamento: "Temos o compromisso de manter a plataforma ativa, com conteúdo atrativo, cumprindo com o nosso propósito de gerar valor para as nossas cooperativas.

Explicando o passo a passo da ferramenta para os técnicos que assistiram ao lançamento, a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, destacou que o "Capacitacoop" já está pronto para ser acessado e com seis cursos disponíveis: Assembleia Geral na Prática; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Governança Cooperativa (Princípios e Boas Práticas); Gestão de Recursos Humanos para Cooperativas; Contabilidade de Cooperativas e Modelo de Excelência em Gestão.

Geâne explicou, ainda, que a plataforma está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse nos conhecimentos e que, futuramente, outros temas serão inseridos, alcançando, também os interesses da sociedade.

O endereço da plataforma é o capacita.coop.br. No primeiro acesso, o usuário preenche um formulário de cadastro que servirá para catalogas as informações da plataforma como quantidade de acessos, localidade com maior procura, temas mais acessados, dentre outros.

As unidades estaduais do Sistema OCB têm até a próxima sexta-feira, dia 24, para indicar a pessoa responsável pela gestão da plataforma em seus estados. O investimento feito pelo Sistema OCB será repassado inteiramente sem custos para as unidades e cooperativas brasileiras, que terão livre acesso à ferramenta podendo, inclusive, inserir cursos de seu interesse.

Para dúvidas e oturas informações, a GEDES está à disposição.

Sicredi Sul doará R$ 240 mil à Santa Casa de Rondonópolis em 2020

Mato Grosso, 20/04/2020 - Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), enfrentado pelo mundo todo, atos de solidariedade têm se multiplicado pelo país. Movida por essa corrente do bem, a Cooperativa Sicredi Sul MT, com sede em Rondonópolis, comprometida e preocupada com o bem-estar de seus associados e da comunidade onde atua, doou R$ 120 mil à Santa Casa do município. O valor será destinado à compra de equipamentos que ajudarão no combate ao novo coronavírus, como respiradores e equipamentos, e utensílios de uso dos profissionais da saúde.

Além desde valor, que já está disponível, desde janeiro deste ano a cooperativa doa R$ 10 mil por mês à Santa Casa para dar suporte à gestão da unidade. A doação mensal segue até dezembro deste ano. Dessa forma, a doação da cooperativa este ano chega a R$ 240 mil, sendo R$ 120 mil este mês para compra de equipamentos e R$ 120 mil para suporte na gestão. A instituição financeira cooperativa atua em parceria com os órgãos de saúde no enfrentamento da pandemia do Covid-19 e segue fazendo sua parte para manter a atividade econômica. 

Para o presidente da cooperativa, Marco Túlio, enquanto instituição essencialmente cooperativista e diante de um momento que exige atitudes atentas, serenas e colaborativas, ações como essa motivam ainda mais o Sicredi a praticar a sua missão, que é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Nosso conselho de administração se sensibilizou com a causa e essas ações refletem nossos valores. Como instituição, nosso objetivo é garantir a adoção de medidas necessárias para ajudar no enfrentamento dessa doença, sempre com base nas orientações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das demais autoridades locais de saúde pública”, destaca Túlio.

Ele ressalta a atuação de todos que de alguma forma estão colaborando para a melhoria na área de saúde no município, entre eles o movimento SOS Santa Casa e a associação Empresários do Agro em Prol de Rondonópolis (EAPR), que se destacam na implantação de um novo modelo de gestão na Santa Casa de Rondonópolis. 
“Nós estendemos a importância do trabalho da Santa Casa não só para Rondonópolis, mas também para todas as cidades próximas. Por isso, a necessidade de uma gestão mais eficiente é importante para que a entidade possa oferecer um serviço de excelência a quem precisa”, explica.

A associação EAPR, assim como o Movimento SOS Santa Casa, trabalha para a reestruturação na gestão da unidade, desde a compra de equipamentos até a contratação de novos executivos para gerir o hospital.

O presidente da EAPR, Odílio Balbinotti Filho, destaca a importância da parceria com a cooperativa. “Neste momento difícil é importante trabalharmos juntos para superar esta crise. Cada um ajuda da melhor forma que puder, e o Sicredi mais uma vez se coloca à disposição para colaborar com a nossa cidade”.

Sobre a Cooperativa
A Cooperativa Sicredi Sul MT é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sicredi S.A., comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Presente nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, São José do Povo, distrito de Ouro Branco do Sul, Guiratinga e Tesouro, com 11 agências, possui mais de 36 mil associados. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

Sobre o Sicredi 
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem mais de 500 mil associados, com 181 agências em 143 municípios.
 

 

Fonte: Sicredi Sul

Cooperfibra realiza a doação de insumos hospitalares

Brasília (9/4/20) – Reforçando os princípios do cooperativismo e buscando estar ainda mais próxima da comunidade em que está inserida, a Cooperfibra tem promovido diversas ações que visam auxiliar hospitais de Campo Verde e região como doações de insumos para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19.

Além de fortalecer a economia brasileira, as cooperativas têm papel fundamental no desenvolvimento de comunidades onde estão inseridas, pois além da geração de emprego e renda, acabam promovendo a transformação social, por meio de campanhas beneficentes, e apoio às entidades.

Uma das ações promovidas pela cooperativa foi a doação de R$ 40 mil em insumos hospitalares, entregues ao Hospital Municipal Coração de Jesus. Máscara, óculos e Equipamentos de Proteção Individual, também foram doados à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde e deve ajudar os profissionais a se protegerem no momento dos atendimentos. A doação foi feita em uma ação conjunta entre a cooperativa e a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso Aprosmat e Agroligadas.

Além dos locais citados acima, o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella de Rondonópolis, Santa Casa Misericórdia e o Hospital Júlio Muller em Cuiabá também receberam as doações. Toda as ações desenvolvidas pela Cooperfibra, são resultado da união e cooperação de todos, que acreditam que juntos podemos fazer muito mais. (Fonte: Cooperfibra)

CMN e BC regulamentam empréstimos de Programa Emergencial

Brasília (7/4/20) - O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a concessão de empréstimos do Programa Emergencial de Suporte a Empregos - PESE, criado pela Medida Provisória 944/2020. Com objetivo de preservar empregos, o PESE abrirá uma linha de crédito emergencial de R$ 40 bilhões para financiar, por dois meses, a folha de pagamentos de pequenas e médias empresas (PME). Com a regulamentação do CMN, o programa entra em operação hoje.

Dada a atual conjuntura de elevada demanda por liquidez no Sistema Financeiro Nacional, o BC considerou importante permitir que as instituições financeiras que participarem do PESE deduzam o valor por elas financiado do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo. A medida, divulgada por meio da Circular 3.997, passa a ter efeito, em termos de recolhimento, a partir do próximo dia 20. O volume que pode ser deduzido poderá chegar a R$6 bilhões, cerca de 5% do montante atual do recolhimento compulsório sobre recursos a prazo.

 

COOPERATIVAS


O PESE abrange empresários, empresas e cooperativas (exceto as de crédito) com receita bruta anual superior a R$ 360 mil e igual ou inferior a R$ 10 milhões. A estimativa é que o programa beneficie até 12,2 milhões de empregados em 1,4 milhão de PMEs.

As instituições financeiras participantes poderão conceder operações de crédito no âmbito do programa até 30 de junho de 2020, observada a taxa de juros de 3,75% ao ano. Considerando o cenário econômico e os objetivos do PESE, as PMEs terão carência de seis meses para começar a pagar, e um prazo de 30 meses para pagamento, totalizando 36 meses.

Como o objetivo é a proteção de trabalhadores de menor renda, a cobertura do PESE se restringirá à parcela dos salários até o valor de dois salários-mínimos. As empresas beneficiárias, em contrapartida, não poderão demitir sem justa causa empregados por até 60 dias depois do recebimento do crédito.

Para assegurar a destinação dos recursos e o cumprimento dos objetivos do PESE, empresas e sociedades beneficiárias deverão ter as respectivas folhas de pagamento processadas pelas instituições financeiras participantes, além de se comprometerem a prestar informações verídicas e a não utilizar os recursos para finalidades distintas do pagamento de seus empregados. Os recursos tomados serão depositados diretamente nas contas dos funcionários.

Os recursos virão do Tesouro Nacional (85%) e das instituições financeiras participantes (15%). Em caso de inadimplemento, as perdas serão absorvidas pelo Tesouro e pelas instituições financeiras participantes nessa mesma proporção.

A União, por meio do Tesouro Nacional aportará até R$ 34 bilhões no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que atuará como agente financeiro da União no PESE. Seguindo a proporcionalidade, as instituições financeiras aportarão até R$6 bilhões no PESE.

Clique para ler a Resolução 4.800. (Fonte: Banco Central)

COCARI: Cooperados e colaboradores doam mais de R$ 274 mil

Brasília (3/4/20) - Valorizando o ato de cooperar, a Cocari organizou a campanha Corrente do Bem, para arrecadar, junto a cooperados e colaboradores, recursos para as Secretarias de Saúde dos municípios onde a Cocari atua ou tem associados. Realizada do dia 25 a 31 de março, a ação de voluntariado beneficiou 26 municípios dos estados do Paraná, Goiás e Minas Gerais, que receberão no total R$ 274.953,71.

Para atender esse objetivo, a cooperativa propôs, no Paraná, a doação de parte das sobras do ano de 2019, de modo que cada associado definiu o valor que seria doado. Na região do Cerrado, os produtores foram convidados a fazerem doações de algumas sacas de soja, com quantidade estipulada por cada associado, as quais foram convertidas em recursos financeiros. Já os colaboradores da cooperativa, participaram optando pela doação de parte do recebimento sobre o Plano de Participação nos Resultados (PPR) da Cocari.

Segundo o presidente da Cocari, Vilmar Sebold, a essência do cooperativismo guiou as ações da cooperativa em mais este momento. “Nesta campanha, foram reforçados os princípios cooperativistas da participação econômica dos membros e do interesse pela comunidade”, destacou.

Sebold agradeceu a grande adesão à campanha. “Nosso mais profundo e sincero agradecimento àqueles associados e colaboradores que, voluntariamente, contribuíram com esta importante causa. Esperamos, sinceramente, que os valores sejam úteis às Secretarias de Saúde neste momento de enormes desafios”, declarou.

Confira abaixo as cidades contempladas.

  • CRISTALINA - GO
  • LUZIÂNIA - GO
  • SEDE GERAL e ENTREPOSTO - MANDAGUARI - PR
  • MARIALVA - AQUIDABAN - SÃO LUIZ - PR
  • KALORÉ - PR
  • ITAMBÉ - PR
  • JANDAIA DO SUL - PR
  • CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GO
  • JARDIM ALEGRE - PR (PLACA LUAR)
  • SÃO PEDRO DO IVAÍ - PR
  • CAMBIRA - PR
  • GUARDA-MOR - MG
  • CRUZMALTINA - PR
  • BORRAZÓPOLIS - PR
  • LUNARDELLI - PR
  • MARUMBI - PR
  • SÃO JOÃO D'ALIANÇA - GO
  • RIO BRANCO DO IVAÍ - PR
  • FAXINAL - PR (UBS E ENTREPOSTO)
  • SÃO JOÃO DO IVAÍ - PR
  • BOM SUCESSO - PR
  • ROSÁRIO DO IVAÍ - PR
  • ORTIGUEIRA - PR
  • SANTO ANTÔNIO DO RIO VERDE - GO
  • IPAMERI - GO
  • SILVÂNIA - GO

 

(Fonte: Cocari)

Procapcred é reativado pelo BNDES

Brasília (2/4/20) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na esteira de apoiar e estimular o cooperativismo, conforme determinação constitucional, reativou um importante programa de capitalização para as cooperativas de crédito – o Procapcred (Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito).

O programa tem como objetivo promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas singulares de crédito, com mais de 1 (um) ano de atividade, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados para a aquisição e subscrição de quotas-partes.

Certamente, essa iniciativa auxiliará no fortalecimento patrimonial de nossas cooperativas e, por consequência natural, na continuidade da oferta do crédito para os nossos cooperados.

É importante destacar que as condições apresentadas no programa atual, certamente, estão em sintonia com as necessidades do setor para superar o difícil momento econômico que se apresenta.
 
•    A remuneração do BNDES foi reduzida, em comparação às condições anteriores do programa, para 1,25% ao ano;
•    O prazo de financiamento nessa ediação passa a ser de até 10 (dez) anos, com carência de 2 (anos).


Informações detalhadas sobre o programa podem ser acessadas diretamente no site do BNDES. Clique aqui.

Sicoob Credisul vai doar 25 respiradores

Rio Branco (2/4/20) - Partindo do propósito atual de unir nossas atitudes e fazer a diferença, o Conselho de Administração da Sicoob Credisul, autorizou a Diretoria executiva a doar 25 respiradores às prefeituras dos municípios da área de abrangência da cooperativa. Os equipamentos poderão ser utilizados no tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com Vilmar Saúgo, diretor executivo da Sicoob Credisul, a quantidade doada será proporcional aos resultados de cada agência. A doação faz parte das medidas de apoio adotadas pela Sicoob Credisul no combate à COVID-19.

A cooperativa também fez a doação de 500 cestas básicas à Prefeitura de Vilhena (RO), que foram destinadas à trabalhadores informais e demais famílias atingidas pela quarentena, e está adquirindo kits de EPI (equipamentos de proteção individual), essenciais para os profissionais da saúde utilizarem no atendimento de pacientes suspeitos e diagnosticados com o vírus. “Não temos um quadro grande de profissionais da saúde, e se não tivermos estes equipamentos, eles terão maior dificuldade no cuidado das pessoas, e maior insegurança. E se tivermos profissionais de saúde, contaminados pelo vírus, também teremos problemas”, afirma Vilmar.

O Conselho declarou ainda que a Sicoob Credisul vai fazer todo o esforço possível para amenizar a dor das pessoas e diminuir o impacto causado pela pandemia. “Estamos fazendo nossa parte como uma instituição financeira que, mais que o financeiro, está preocupada com a vida das pessoas. Vamos fazer a doação da estrutura possível, para os municípios da área de abrangência da cooperativa e torcer para que possamos através das medidas de isolamento, amenizar a incidência do vírus e alongar o pico para que passemos por mais essa fase”, disse. (Fonte: Sicoob Credisul)

Ministra da Agricultura tranquiliza sobre abastecimento

Brasília (19/3/20) – A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta quarta-feira (18/3) que a agropecuária brasileira segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado. “O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou, referindo-se às mudanças na rotina dos brasileiros, impostas pela pandemia do coronavírus.

A ministra ressaltou, durante evento no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que a população deve se manter tranquila em relação à oferta de produtos alimentícios no varejo e elogiou os produtores rurais. “São os nossos heróis, que neste momento estão lá (no campo) dando duro, produzindo e realizando a maior safra colhida neste país, batendo recorde um sobre o outro para alimentar nossa população”.

A estimativa da safra de grãos 2020/2021 deve ser de 251,9 milhões de toneladas, 4,1% acima da colheita passada, segundo levantamento divulgado no último dia 10 pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Mapa.

Monitoramento de rotina feito pelo Ministério não vislumbra qualquer indício de problema no abastecimento de produtos alimentícios no país. Além do trabalho do produtor no campo, Tereza Cristina disse que o desempenho positivo registrado atualmente pela agricultura brasileira se deve à ciência e tecnologia desenvolvida principalmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Mapa.

 

CONVÊNIO

A empresa assinou hoje com a Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep), instituição vinculada ao MCTIC, acordo que visa identificar convergências de atuação entre as duas partes que estimulem a incorporação de inovações desenvolvidas pela Embrapa na estratégia de empresas. Essa ação deverá fortalecer os parceiros privados da Embrapa com financiamento da Finep, propiciando a expansão de suas tecnologias para o mercado.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou que a agricultura brasileira é “movida à ciência” e que, nessas últimas quase cinco décadas, o Brasil deixou de importar para ser um dos maiores produtores e exportadores. “Hoje nós alimentamos sete Brasis e só tivemos isso porque o país tomou a decisão de investir em ciência”.

Ele observou que essa cooperação irá trazer maior proximidade do setor privado com a pesquisa e disse que, desde janeiro de 2019, seguindo orientação da ministra Tereza Cristina, a empresa tem desenvolvido um trabalho firme para estreitar essa aproximação. “Saímos de 6% de projetos da carteira em parceria com o setor privado e quase quadruplicamos, quase 20%".

O ministro Marcos Pontes (MCTIC) disse que a parceria tem uma “importância gigantesca para o país” e que ter uma empresa como a Embrapa é motivo de grande orgulho para os brasileiros. “Por todo esse trabalho que tem sido feito no desenvolvimento do agronegócio; por tudo que isso representa para o país e para o planeta em termos de segurança alimentar. E isso é feito através da ciência”, afirmou.

Pelo acordo, serão destinados R$ 100 milhões em recursos reembolsáveis para contratações nos próximos dois anos. As empresas poderão acessar a linha de financiamento reembolsável do Programa Finep Conecta, que oferece condições vantajosas para empresas que investem em Pesquisa e Desenvolvimento em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia. (Ministério da Agricultura)

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Programa de gestão para coops tem novo ciclo

Brasília (19/3/20) – Um novo ciclo. Uma nova oportunidade de fazer sua cooperativa crescer! É o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC, e que teve o ciclo 2020 lançado recentemente pelo Sescoop, com o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas brasileiras.

Aplicado por meio de instrumentos de avaliação, que permitem um diagnóstico objetivo da governança e da gestão – o programa é realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua dos processos gerenciais.

“O principal diferencial do PDGC é que o modelo, desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, é totalmente customizado para o cooperativismo, considerando as particularidades do nosso modelo societário, e contemplando o referencial de excelência em gestão”, comenta o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas.

 

NÚMEROS

Desde a implantação do PDGC, em 2013, o número de participações no programa tem aumentado a cada ciclo. “A evolução dos índices – de lá pra cá – demonstra que investir continuamente na melhoria dos processos de governança e gestão é, não só possível, como necessário para que a cooperativa permaneça competitiva no mercado em que atua”, reforça Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Vilela. Desde de sua implantação, o PDGC já beneficiou mais de 1,8 mil cooperativas.

 

REVISÃO

Segundo a gerente, em fevereiro foi aberto o ciclo 2020 e para esse ano não há alteração na metodologia e nos questionários, uma vez que uma grande revisão foi realizada em 2019, quando o instrumento de governança se tornou mais robusto e alinhado às atuais práticas de mercado.

“O importante para o ciclo 2020 é que a cooperativa faça sua autoavaliação e continue traçando seus planos de ação para que seus processos estejam no ciclo da melhoria contínua. A gente sabe que as empresas mais bem-sucedidas no mundo promovem constantemente a evolução e a inovação em seus processos, determinando resultados muito satisfatórios no longo prazo”, comenta Susan.

Para realizar a autoavalição em Governança e Gestão basta acessar o site do PDGC, onde é possível além de cadastrar a cooperativa, acessar todos os materiais de apoio do programa.

 

PRÊMIO

Ao participar do PDGC, a cooperativa pode optar por participar também do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que reconhece o comprometimento das cooperativas com a própria gestão, premiando as melhores, em cada nível de maturidade. O prêmio ocorre a cada dois anos. A próxima edição será em 2021.

 

COMO FUNCIONA

O Instrumento de Avaliação é dividido em dois questionários. A cooperativa primeiro responde ao Questionário de Governança, baseado no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa do Sistema OCB – um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas. Na sequência, responde ao Questionário de Gestão, que avalia a gestão da coop com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Após o preenchimento dos questionários, a cooperativa recebe de forma automática uma devolutiva, onde a partir das oportunidades de melhoria apresentadas será possível definir e implementar ações para o desenvolvimento da cooperativa. Na devolutiva também são gerados índices para acompanhamento e monitoramento da melhoria nos processos da cooperativa.

Quer saber mais? Clique aqui.

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BNB e OCB assinam acordo de apoio ao Nordeste


Fortaleza (9/3/20) – O Banco do Nordeste e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) assinaram, nesta segunda-feira (9/3), em Fortaleza (CE), o acordo de cooperação técnica com objetivo de disciplinar ações integradas a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento a empreendimentos cooperativos e a produtores rurais cooperados.

Na presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que participou do Seminário de Sensibilização sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), na sede do BNB, o acordo foi assinado pelos presidentes do Banco, Romildo Carneiro Rolim, e da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O acordo estabelece apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária localizadas na área de atuação do Banco – nove estados do Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo – e que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal. E prevê atender, prioritariamente, cooperativas de produção cujas propostas estejam localizadas nos territórios do Plano AgroNordeste.

De acordo com a modalidade de financiamento, os limites variam de 70% a 100%, com taxa de juros que pode ser pré-fixada, variando de 4,97% a.a. até 5,65% a.a., para pequenos e miniprodutores, ou pós-fixada. Os prazos vão de 240 dias até 15 anos, e a carência, de 6 meses a cinco anos.

Para Romildo Rolim, “o acordo representa um marco histórico no apoio ao cooperativismo da região Nordeste, revelando a capacidade de articulação das instituições em propor ações efetivas de alavancagem do sistema de cooperativas do país”.

 

LINHAS DE FINANCIAMENTO

As linhas de financiamento inseridas no acordo são o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural do Nordeste (FNE Rural), Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca (FNE Aquipesca), Programa de Financiamento à Inovação (FNE Inovação), FNE Sol, Programa de Financiamento à Agropecuária Irrigada (FNE Irrigação), Créditos de Custeio e Créditos para Comercialização, todas com recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

Nas modalidades FNE Rural, FNE Aquipesca, FNE Inovação, são financiáveis todos os bens e serviços necessários à viabilização dos projetos, inclusive os destinados à produção de insumos, beneficiamento, preparação, comercialização, armazenamento da produção, processos, métodos organizacionais e métodos de marketing aplicados nos empreendimentos, exceto os itens restritos pela fonte FNE.

No âmbito do FNE Irrigação, são financiáveis bens de serviços necessários à viabilização dos projetos de irrigação e drenagem. Já no caso do FNE Sol, o acordo prevê financiamento de aquisição de sistemas para micro e minigeração distribuída de energia por fontes renováveis, para consumo próprio do empreendimento ou destinados à locação, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Créditos de custeio abrangem, por exemplo, lavouras periódicas, manutenção e colheita de lavouras permanentes e gastos com a exploração pecuária, enquanto créditos para comercialização incluem, dentre outros itens, armazenagem, manipulação, preservação, acondicionamento, fretes e carretos.

 

SISBI-POA

A assinatura do documento ocorreu no auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, do BNB, ocasião em que a ministra assinou portaria de Reconhecimento de Equivalência dos Serviços de Inspeção Estaduais (SIE’s) dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão ao SISBI-POA, entregando os respectivos Certificados de Equivalência. Tereza Cristina também assinou a Instrução Normativa de simplificação dos procedimentos para adesão ao SISBI-POA e lançou o Sistema Eletrônico e-SISBI.

Como parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), instituído pela Lei n.º 9.712, de 20/11/1998, o SISBI-SUASA objetiva integrar ações dos Serviços de Inspeção Oficiais, padronizar e harmonizar procedimentos de inspeção e fiscalização visando a garantia da inocuidade dos alimentos e compartilhar responsabilidades de saúde pública no país. (Fonte: Banco do Nordeste)

ANS estimulará projetos de atenção primária à saúde

Brasília (4/3/20) – Cooperativas médicas e odontológicas podem participar da seleção do Projeto Cuidado Integral à Saúde - Projetos-Piloto em Atenção Primária à Saúde (APS), lançado na última semana pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O prazo de inscrição vai até o dia 20/3. Basta acessar o formulário Formsus. O edital completo – com os requisitos e critérios da seleção das operadoras – pode ser acessado aqui.

O Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde foi instituído pela Resolução Normativa nº 440, de 13 de dezembro de 2018. A medida visa incentivar as operadoras de planos de saúde a desenvolverem um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários, por meio da implantação de redes de atenção ou linhas de cuidado certificadas por entidades acreditadoras reconhecidas pela ANS.

A primeira iniciativa é o Programa de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta é estimular a qualificação, o fortalecimento e a reorganização da atenção primária, por onde os pacientes devem ingressar preferencialmente no sistema de saúde. O programa é destinado apenas às operadoras de planos de saúde, que podem participar de duas formas: obtendo a certificação em APS ou implementando projetos-piloto em APS.

As operadoras participantes do Projeto Cuidado Integral à Saúde obterão uma pontuação bônus na Dimensão de Qualidade em Atenção à Saúde do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar, conforme estabelecido na Ficha Técnica com a descrição detalhada do indicador Participação em Projetos de Indução da Qualidade da ANS, disponível no Portal da ANS.

 

COOPERATIVAS

O sistema cooperativo de saúde tem, cada vez mais, voltado seu foco para a Atenção Primária à Saúde (APS), entendido como a forma de atendimento nos serviços de saúde na qual um profissional médico capacitado guia as pessoas em plano personalizado de cuidado. São atributos essenciais da APS: acesso e primeiro contato, longitudinalidade, integralidade e coordenação da atenção.

 

UNIMED

O Sistema Unimed acredita que o indivíduo deve ser cuidado integralmente. Muitos falam de visão 360 graus e da pessoa no centro de toda a atenção. É assim que as Unimeds estão se organizando: para que o beneficiário esteja e venha em primeiro lugar, como foco da manutenção da saúde, com acompanhamento contínuo, buscando-se reduzir riscos e adoecimento e com adequada assistência, em caso de doença e reabilitação.

 

UNIODONTO

A Uniodonto do Brasil, em parceria com a Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Odontologia, está definindo os locais de execução do projeto piloto em Atenção Primária em Saúde, com o objetivo de colocar em prática um modelo assistencial experimental na saúde suplementar.

Para o representante do CFO na ANS, Cleso André Guimarães Junior, o diálogo com a Uniodonto do Brasil também permite melhor entendimento acerca do sistema de cooperativismo no país, em que o cirurgião-dentista possui voz ativa no modelo de trabalho. “A expectativa é que o projeto piloto permita diferentes modelos de remuneração que agregam valor à prestação de serviços ofertados pelos Cirurgiões-Dentistas credenciados às operadoras de planos odontológicos. O projeto piloto integra o conceito do Coletivo de Remuneração da Odontologia Suplementar (CROS), no âmbito do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss)”, destacou.

 

SESCOOP

Enquanto isso, observando esse movimento da saúde suplementar brasileira, o Sescoop, que integra o Sistema OCB, em conjunto com o Sistema Unimed, aprovou no fim do ano passado o projeto de formação de Recursos Humanos em Atenção Primária à Saúde (APS).

O objetivo é capacitar profissionais de saúde para atuação no modelo de Atenção Integral à Saúde, por meio dos atributos da APS, como reforço ao movimento de mudança do modelo assistencial, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços prestados, otimização de recursos, estruturação de rede de cuidados, entre outros.

A iniciativa de desenvolvimento profissional terá duração de 200 horas. A expectativa é de que mil profissionais sejam capacitados (entre médicos cooperados, enfermeiros e gestores de APS ligados às cooperativas do Sistema Unimed). 

 

(Fonte: Com informações da ANS)

OCB apresenta coops exportadoras em Bogotá

Brasília (21/2/20) – Representantes da OCB se reuniram nesta semana com o embaixador do Brasil na Colômbia, Luís Balduino, em Bogotá. O objetivo foi apresentar o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras e discutir oportunidades de negócios e cooperação com o país vizinho.

A equipe da OCB esteve na Colômbia para participar da primeira reunião do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas e aproveitou para contatar a representação diplomática do Brasil para apresentar o trabalho desenvolvido pela Organização e, claro, o potencial de exportações das cooperativas brasileiras.


78ª REUNIÃO

Reunidos em Bogotá, os representantes do cooperativismo dos países americanos debateram o calendário de eventos e planejamento estratégico da entidade. O Conselho de Administração da ACI-Américas é formado por representantes de cada um dos 22 países americanos com organizações membro da Aliança. Os conselheiros são nomeados pelas organizações membro em cada país e chancelados pela Assembleia Geral da ACI-Américas.

A OCB tem participado ativamente da ACI há 30 anos, desde sua filiação ao organismo internacional. Atualmente, o cooperativismo brasileiro é representado no Conselho pelo presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves Neto. Nesta, que foi a primeira reunião de 2020, os conselheiros se debruçaram sobre o resultado financeiro da Aliança em 2019 e o orçamento previsto para neste ano.

Os membros do Conselho trataram ainda das atividades relacionadas à promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto às cooperativas americanas. A ACI-Américas tem apoiado as atividades da ONU na promoção da Agenda 2030.

Minas Gerais sedia 4° módulo do Somos Líderes

Belo Horizonte (3/3/20) – Jovens engajados com a economia compartilhada, consumo consciente e sustentabilidade é o perfil dos 35 participantes do Somos Líderes, Programa de Desenvolvimento de Liderança promovido pelo Sescoop Nacional.  Ao longo desta semana, de 2 a 6 de março, o Centro de Treinamento do Cooperativismo Mineiro recebe o grupo para a imersão no quarto módulo do Programa.

Em sua primeira edição, o Somos Líderes tem o objetivo de preparar jovens entre 21 a 35 anos, com uma visão prática a partir de várias perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual estão inseridos.

No primeiro dia de capacitação, o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti Lages, apresentou o Sistema Ocemg e os números do cooperativismo mineiro, desejando que a estadia dos participantes fosse produtiva.

Durante toda a semana, será abordada a temática Liderança e Contexto Social e o professor da HSM Rafael Telo também explanou sobre sustentabilidade e responsabilidade social com os jovens. “Meu foco é estimular que vocês pensem em situações de ganha-ganha, ou seja, que possam ponderar se as decisões estarão beneficiando tanto a sociedade e o meio ambiente, quanto a cooperativa em que atuam”, frisou.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, acompanhado do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o segundo dia de trabalhos do programa e destacou o engajamento da turma. “Dos mais de 1.500 inscritos, nós podemos constatar que foi uma seleção extremamente primorosa. Formou-se um grupo de excelência e isso é muito motivador”.

Cláudia Moreno, analista de Desenvolvimento e Gestão da Unidade Nacional e gestora do Somos Líderes, comentou que o Sistema Ocemg é a primeira Unidade Estadual que recebe a inciativa. “Passaremos por cinco cidades diferentes, porque todo módulo está associado a uma visita técnica. Porém, já havia uma intenção da organização em trazer essa ação para dentro do nosso Sistema, o que está dando certo em Minas”, confirmou.

Ela explicou que a ideia do programa nasceu com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que havia feito uma capacitação em formação de novas lideranças anos atrás e gostaria de deixar uma iniciativa com este mesmo foco como legado para o cooperativismo brasileiro.

Para Raíssa Ferreira Brás, gerente Administrativo do Sicoob Credialto, de Piumhi, o programa vai além do que ela esperava quando passou pela seletiva para integrá-lo. “A cada módulo sentimos que as expectativas são superadas no nível dos conteúdos abordados, no fato de ampliar nossos horizontes e na diversidade das visões propostas”, ressalta.

“Estou no cooperativismo há três anos e acredito que me encontrei no que se refere a alinhar minha carreira com meu propósito de vida, que é trabalhar com desigualdade social, e as cooperativas têm uma atuação muito forte neste sentido. Quando soube do Somos Líderes, tive certeza de que era um programa para mim, porque me daria ferramentas e conhecimento para desenvolver meu trabalho no segmento cooperativista”, complementa Camila Duarte, assessora de Governança e Planejamento Estratégico do Sicoob AC Credi, de Governador Valadares.

Compartilhando sua experiência como líder, o presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, participou de um momento de mentoria no decorrer do módulo, falando sobre os números da cooperativa, carreira, liderança e gestão. “Como líder é preciso delegar funções, mas se você delega, você precisa também conferir. Além disso, é possível delegar trabalho, mas não responsabilidade”, frisou.

 

CAPACITAÇÃO COMPLETA

O Somos Líderes é dividido em cinco módulos, cada um realizado em uma cidade diferente, sempre associando a questão da liderança com fatores relevantes como inovação, tendências, contexto cooperativista e organizacional, aspectos sociais e políticos. A iniciativa já passou por Recife (PE), Chapecó (SC), São Paulo (SP) e será finalizada em Brasília (DF).

Além dos encontros presenciais, existe ainda uma série de outras atividades à distância como webinar, podcasts e mentorias. Ao final de cada módulo, é feita uma visita técnica que, em Belo Horizonte, será na sede da MRV Engenharia. (Fonte: Sistema Ocemg)