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ABDE promove debate sobre cooperativismo

Brasília (25/9/20) – A importância do cooperativismo na recuperação da economia pós-Covid-19 foi o tema da live promovida nesta sexta-feira, pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), e que contou com a participação do diretor executivo de Crédito do Sicredi, Gustavo Freitas, do superintendente de Negócios do Sicoob, Luciano Ribeiro, e do coordenador do Ramo Crédito da OCB, Thiago Borba.

O representante da OCB explicou como o cooperativismo está estruturado no Brasil e, ainda, sobre o que são e como funcionam as cooperativas de crédito. Segundo ele, o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, do Banco Central do Brasil, referente ao fim de 2019, mostrou que o número de pessoas ligadas às 873 cooperativas singulares de crédito chegou a mais de 12 milhões, ou seja, se todos os cooperados fossem vizinhos, ocupariam uma área maior do que o estado de Pernambuco, tão grande quanto países como a Bélgica, Portugal e Grécia e até maiores do que os Emirados Árabes ou a Áustria.

“Aqui, elas são tão essenciais que, em quase 600 cidades brasileiras, são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e cumprindo todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. Ah, e por falar em atendimento, a nossa rede é simplesmente a maior do país, com 873 coops singulares e 6.043 postos de atendimento. É por isso que já somos 4,5% da população brasileira.

Segundo Borba, o cooperativismo, desde que surgiu, há quase 200 anos, sempre buscou alternativas pra contornar as crises. Dessa forma, está no DNA do modelo societário cooperativo a busca pela superação das crises de cada tempo. Ele discorreu sobre as crises de 2008 e 2014, mostrando que as cooperativas se reinventaram e conseguiram passar pelas dificuldades sem muitos dos abalos que prejudicaram outros integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

Agora, neste cenário de pandemia, Borba assevera que o cooperativismo tem diante de si grandes desafios, mas muitas oportunidades. “Temos a certeza de que o cooperativismo sairá mais forte, reforçando sua imagem como grande alternativa para a sociedade brasileira”, concluiu.

O debate foi moderado pelo presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), Marcelo Braga. O evento foi transmitido pelo YouTube e, quem não viu, pode assistir, clicando aqui.

Missão do Sicredi no Haiti recebe reconhecimento internacional

Brasília (25/9/20) – Os integrantes da missão realizada pelo Sicredi no Haiti, em 2019, receberam, no último dia 22 de setembro, um reconhecimento do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) pelo impacto social alcançado no país caribenho. Esta foi a primeira missão internacional do Programa A União Faz a Vida (PUFV), desde que a principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa foi criada, em 1995.

Ao realizar a homenagem, que aconteceu de forma virtual, o vice-presidente do WOCCU, Paul Treinen, ressaltou a importância do cooperativismo de crédito nas comunidades mais carentes do mundo e destacou como o projeto do Sicredi no Haiti reflete, na prática, os princípios do cooperativismo. "O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito vem ajudando muitos países em situação de vulnerabilidade e perceber que, cada vez mais, os nossos associados têm se engajado nestas causas nos traz muito orgulho. Reconhecer essa preocupação do Sicredi com a inclusão e com a diversidade é também a nossa missão. Lembramos sempre que o grande propósito do cooperativismo está baseado em conceitos como ajuda mútua e solidariedade, das pessoas ajudando pessoas", disse.

Durante a viagem, um grupo de colaboradores voluntários do Sicredi levou a metodologia do Programa A União Faz a Vida para os religiosos e professores da Institution Sacré Coeur de Jésus, em Porto Príncipe, capital do país caribenho. A instituição oferece ensino e refeições diárias para mais de 270 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social. Na entidade, os haitianos ainda recebem apoio e acolhimento dentro de valores ligados a solidariedade e colaboração.

“Foi emocionante participar da missão, ainda mais num país tão castigado pelas catástrofes naturais e pelas dificuldades financeiras. Uma das cenas que ficaram marcadas na minha memória foi quando uma mãe limpou o sapato de sua pequena filha, antes de ela entrar na escola. Esse respeito à educação e aos educadores é algo que precisa ser eternizado", ressaltou Sabrina Conde, assessora pedagógica do Programa e uma das participantes da missão.

Durante a viagem, os voluntários utilizaram os materiais do programa A União Faz a Vida, traduzidos para o francês, e trabalharam na formação dos educadores haitianos, que tiveram acesso a uma nova concepção de educação. A Irmã Maria Zelinda Cardim, que recebeu os integrantes da missão no Haiti e representou a Institution Sacré Coeur de Jésus no evento promovido pelo WOCCU, agradeceu todo o apoio e destacou a importância da ação transformadora por meio da educação. "Foi muito importante para a nossa instituição receber esse suporte e aprender uma nova maneira colaborativa de ensinar". Para ela, a ajuda é uma demonstração concreta da solidariedade humana, de pessoas ajudando pessoas. "É um caminho certo e seguro para construirmos um Haiti melhor e um mundo mais justo e fraterno”, destacou.

Além da metodologia de ensino baseada na colaboração, no empreendedorismo e na ética, o projeto levou para o Haiti uma técnica de plantio em bags. A iniciativa possibilitou a criação de uma horta na instituição para o cultivo de legumes e hortaliças, que são utilizadas na alimentação dos alunos e da comunidade do entorno da escola. “Cada ação nos remete aos ideais dos pioneiros do cooperativismo, que se dedicaram a uma atuação prática voltada para a transformação de realidades”, observou o voluntário do projeto, Marcello Zanluchi.

Os voluntários do Sicredi ainda reuniram um grupo de mulheres, mães de alunos da escola, para explicarem um pouco mais sobre cooperativismo, visando o início da criação de um comitê formado por mulheres haitianas. A ação contou também com doações de 270 uniformes esportivos para as crianças da instituição. “Temos um grande sentimento de gratidão pelo trabalho desenvolvido, que só foi possível graças à ajuda mútua e ao envolvimento, participação e solidariedade de muitas pessoas”, afirmou a voluntária na missão, Carla Guedes.

As iniciativas tiveram como objetivo o desenvolvimento integral das pessoas. O país caribenho, que possui 11 milhões de habitantes, é considerado um dos mais pobres do mundo. No ranking 2019 do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Haiti ocupou a 169º posição, em um total de 189 países analisados. A intenção é que, com o apoio do Sicredi e de outras entidades, essa realidade possa ser mudada.

"A emoção que sentimos ao receber essa homenagem do WOCCU, num momento tão delicado pelo qual todos nós passamos, é muito difícil de explicar. É algo que preenche a alma e nos motiva a continuarmos desenvolvendo essas ações sociais, promovendo o amor e a solidariedade. Como somos signatários do Pacto Global da ONU, procuramos nos engajar cada vez mais nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa ação, por exemplo, atende a diversos indicadores, entre eles o 17, que é o de parcerias em prol das metas globais, o ODS 4, que trata da educação de qualidade, e o décimo Objetivo, que busca a redução da desigualdade", lembrou o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

No Brasil, o Programa A União faz a Vida já impactou mais de 3 milhões de crianças e adolescentes em 370 municípios, realizando sua primeira incursão fora do país a partir da iniciativa da cooperativa Sicredi Centro Oeste Paulista, que contou com o apoio da Central Sicredi PR/SP/RJ e da Fundação Sicredi.

“Conhecíamos a realidade do Haiti e o trabalho desenvolvido pela Institution Sacré Coeur de Jésus, que faz parte da rede Sagrado Coração, com ampla atuação no Brasil. Por isso, nos mobilizamos para a realização desse projeto transformador. É o primeiro passo de muitos que ainda daremos para ajudar o país caribenho”, disse, emocionado, o presidente da Sicredi Centro Oeste Paulista, Dr. João Alberto Salvi.

 

PUFV

Principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, o Programa A União Faz a Vida propõe um modelo de educação ativo e integral de crianças e adolescentes.O projeto atua para despertar a essência do cooperativismo e contribuir para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora. O sucesso do projeto está aliado ao engajamento de vários atores, como educadores, alunos e gestores das escolas envolvidas.

A metodologia do projeto propõe que, em sala de aula, tudo começa com uma pergunta formulada pelos alunos com auxílio dos professores. Com as questões em mente, os alunos saem da sala de aula para realizar a expedição investigativa. É hora de observar, conhecer a comunidade, interagir e promover a troca de experiências. Em paralelo a esse método exploratório, são desenvolvidos projetos integrados com as disciplinas escolares, despertando nos estudantes um olhar colaborativo para a realidade. (Fonte: Sicredi)

Sicredi amplia ações para fortalecimento da economia local

Brasília (24/9/20) – O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados em todo o Brasil, tem investido desde junho num movimento para engajar as pessoas em prol dos negócios regionais, com a campanha “Eu Coopero com a Economia Local”. A iniciativa colaborativa visa o fomento do empreendedorismo e dos pequenos negócios, setor que, em 2019, registrou um aumento de 22% em novas vagas de emprego criadas, em comparação com o ano anterior, segundo o Sebrae.

Com campanhas de comunicação, parcerias e um selo que destaca empresas engajadas, o movimento reforça a importância dos pequenos empreendedores e do comércio local para o desenvolvimento da economia. Com a ação, o Sicredi também busca conscientizar os consumidores sobre a necessidade de consumir produtos e serviços regionais, formando uma corrente positiva em prol das microrregiões.

“O desenvolvimento das cidades onde o Sicredi atua está conectado ao propósito da instituição financeira cooperativa desde a sua fundação, em 1902. Cada vez mais, acreditamos que a ajuda mútua e a solidariedade, tão inerentes ao cooperativismo, são saídas para a retomada da economia e o desenvolvimento da sociedade”, afirma o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.

Empresários como Karina Aliano, proprietária de uma loja de roupas em Ibiporã, no interior do Paraná, já estão engajados no movimento. “Logo que conheci os objetivos, achei muito bacana. Vejo que muitas pessoas ainda saem de Ibiporã para comprar em outras cidades, por não terem um olhar para o comércio local. Minha loja é pequena, mas empregamos quatro pessoas”, comenta.

Para a empreendedora, a iniciativa do Sicredi, que conta com o apoio dos empreendedores locais, ajuda a fortalecer o desenvolvimento regional, num momento de extrema importância. “Vemos grandes redes fechando e o comércio local está sobrevivendo. E precisamos continuar porque o dinheiro gira no município”, analisa.

No interior de São Paulo, a empreendedora Lucimara Aparecida Breve também integra o movimento. A confeiteira de Bauru destaca como iniciativa tem colaborado para o crescimento do negócio. “Esse projeto é muito especial porque abriu a mente para novos conhecimentos e troca de experiência. Um empurrão pra gente não desistir, não ter medo. O movimento traz esse fortalecimento importante para os negócios pequenos. Estimula a ter coragem, inovar e desempenhar melhor, fazendo com que a pequena empresa ou o comércio local sejam conhecidos”.

 

Dicas para empreendedores

Integrando o movimento “Eu Coopero com a Economia Local”, o Sicredi lançou o hotsite que serve como fonte de informações e também como ferramenta de apoio para pequenos empresários. Intuitiva e de fácil navegação, a plataforma é um canal de conteúdo que apoia o empreendedor a impulsionar seus negócios com dicas, orientações e até ferramentas que o ajudam na divulgação de seus produtos e serviços no ambiente digital.

Em uma área específica para empreendedores que buscam desenvolver seus negócios, estão disponíveis vídeos gravados por colaboradores do Sicredi que explicam o que são as redes sociais, como criar contas empresariais nessas mídias, dicas de conteúdo, micromarketing, atendimento, fluxo de caixa, negociação com fornecedores e oportunidades de inovação com meios de pagamento digitais. Temas como esses também são abordados em e-books, disponibilizados gratuitamente para download.

Os visitantes do hotsite do movimento “Eu Coopero com a Economia Local” podem ter acesso a um gerador de anúncios digitais com o qual empresários podem criar, de maneira personalizada, cards para Facebook, folhetos e banners, entre outros itens de comunicação online que os ajudam a impulsionar os seus estabelecimentos em ambientes digitais.
 

Impacto positivo

Com atuação pautada pela promoção do ciclo virtuoso, o cooperativismo tem gerado, ao longo dos anos, impacto positivo nos municípios onde atua. A pesquisa Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), demonstra o bom desempenho econômico de 1,4 mil municípios brasileiros que passaram a contar com uma ou mais instituições financeiras cooperativas durante o período analisado no estudo, entre 1994 e 2017. De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. (Fonte: Sicredi)

Central Ailos completa 18 anos

Brasília (22/9/20) – Setembro é um período de comemoração para a Central Ailos que completa 18 anos. A cooperativa, certificada novamente em 2020 pelo instituto GPTW (Great Place to Work) como uma empresa excelente para se trabalhar, está com oito vagas abertas para trainee. A seleção será mista: interna e externa. As inscrições seguem até o dia 27 de setembro. Para participar da seleção, o candidato precisa ter nível superior completo e pós-graduação concluída ou em andamento. É necessário ter também no mínimo um ano de experiência em cargos de analista pleno, sênior ou especialista.

“Temos alguns critérios para as vagas, mas o essencial mesmo é reunir pessoas que se identificam com a essência do cooperativismo, que sejam movidas por desafios e que gostem de mudanças, que estejam dispostas a aprender e contribuir com ideias criativas e inovadoras, reforçando a nossa cultura de diversidade e inclusão. É sem dúvida uma grande oportunidade de impulsionar a carreira e vivenciar um propósito de valor” comenta Renata Pereira Basílio, coordenadora de consultoria de gestão de pessoas da Central Ailos.

O programa tem duração de 12 meses no formato de rotação de trabalho, com a possibilidade de aprendizados em todas as diretorias da Central Ailos. Os trainees contarão com capacitação técnica e comportamental, além do apoio de tutores e orientadores para o desenvolvimento de habilidades e talentos. Para se inscrever, basta acessar o site www.ailos.coop.br, abrir a notícia sobre o programa e seguir os passos indicados. O início das atividades será em janeiro de 2021.

Além da Central Ailos, outras cooperativas do Sistema também estão selecionando trainees: Acentra, na região Sul de Santa Catarina; Credcrea e Únilos na região da Grande Florianópolis; Credifoz no litoral catarinense; Crevisc em Guaramirim; Acredicoop em Joinville e Evolua no Paraná.

 

ENTRA 21

A Central Ailos é pela primeira vez uma das empresas âncoras do Entra 21. Com uma área de tecnologia que conta com 5 gerências e mais de 200 colaboradores, acredita no seu potencial para contribuir com o desenvolvimento dos alunos, com a abertura de vagas de estágios ao término das aulas. “Queremos oferecer oportunidades a estes alunos, não somente de crescimento técnico, mas também de conhecimento sobre a cultura cooperativista. Aqui na Central vemos as pessoas de forma integralizada, é muito importante para nós o desenvolvimento pessoal, de relacionamento e senso de cooperação”, destaca Renata.

O programa Entra 21 é dirigido a pessoas que residam em Blumenau e cidades vizinhas, que estejam cursando ou que tenham concluído o ensino médio ou superior. Em 2020 foram selecionados 350 alunos de um total de mais de 3 mil interessados. A lista de interesse para 2021 já está aberta, no site https://www.entra21.com.br/ (Fonte: Sistema Ailos)

CAPAL completa 60 anos

Brasília (21/9/20) – Um grupo de 21 produtores rurais holandeses começou em 1960 o que hoje é a Capal Cooperativa Agroindustrial, antes denominada Cooperativa Agro Pecuária Arapoti Ltda (CAPAL). A cooperativa, que completa 60 anos em 19 de setembro, surgiu cinco anos depois de Arapoti se tornar município no Paraná, sendo a base para o desenvolvimento local e regional, com investimento em tecnologia, aumento de produtividade, gestão e infraestrutura e a diversificação da produção.

O gado leiteiro, o cultivo de grãos e proteína animal geraram quantidade e qualidade aos resultados. Atualmente, a CAPAL espera ter aumento de 35% no faturamento, comparado a 2019 (que chegou a mais de R$ 1,4 bilhão), resultado alcançado pelos mais de 3,2 mil associados nos estados do Paraná e de São Paulo.

“Quando os imigrantes vieram para o Brasil, eles constituíram a cooperativa para que formássemos o tripé, os três pilares que tínhamos na comunidade: a igreja, a escola e a própria cooperativa. Sessenta anos depois, podemos afirmar com toda a certeza que foi atingido o objetivo para o qual ela foi criada. Está situada entre as maiores do Brasil. Quero parabenizar todos os cooperados e colaboradores que estiveram conosco nos bons momentos e nos períodos de dificuldade, sempre lutando pelos melhores resultados”, afirmou Erik Bosch, Presidente do Conselho de Administração da CAPAL.

Nessas seis décadas, a cooperativa viu saltos significativos na forma de se produzir alimentos. No leite, a produtividade conquistou ao longo da história sucessivos acréscimos. A genética apresentou uma elevação, com a escolha do material, que se somou a um manejo eficiente, alimentação de qualidade e bem-estar animal. Atualmente, os associados produzem 131 milhões de litros de leite por ano.

Entre os motivos para essa evolução está a Expoleite, feira com grande relevância no cenário pecuário nacional, por ser uma vitrine para a exposição dos melhores animais, em que ocorrem julgamentos, palestras e troca de experiências. O gado da raça holandesa tem um espaço para ser analisado e comparado, o que motiva seu aumento produtivo. Mais recentemente, os cooperados da CAPAL tiveram acesso ao Catálogo de Touros da Intercooperação, que garante uma seleção das melhores genéticas do mercado. Além disso, como forma de impulsionar a sucessão e a paixão nas crianças, anualmente, dezenas delas participam do Clube de Bezerras, expondo os cuidados com os animais e as formas de manejo.

Lucas Salomons foi presidente da CAPAL entre os anos de 1974 e 1983. Ele se recorda das várias dificuldades por que passou. “À época em que fui presidente foi muito difícil, principalmente devido aos recursos financeiros. Mas, com fé em Deus, conseguimos tocá-la e me orgulho ao ver o tamanho que ela está. Acho muito bom o trabalho que a cooperativa está realizando, se expandindo em áreas onde há pequenos produtores, visando o lado social da cooperativa, em que leva desenvolvimento para o pequeno também”.

Os associados também puderam ver o surgimento do plantio direto, considerada uma revolução da produção agrícola. Com um solo rico em nutrientes, reduzindo erosões, a rotação de cultura otimizou a força do agro. Soja, milho, trigo, feijão entre outras culturas garantem sucesso ao produtor. Na última safra, foram contabilizados 147 mil hectares assistidos, gerando 370 mil toneladas de soja, 110 mil toneladas de milho e mais de 170 mil sacas de café. Ao todo, em 2020, serão 730 mil toneladas de grãos colhidos pelos cooperados e entregues nos seus armazéns da Cooperativa.

Assim, a produção pode ser comercializada a granel e uma parte vai para a fábrica de ração. Os produtores geraram cerca de 31 mil toneladas de carne suína. Já o consumo de ração ultrapassa 200 mil toneladas.

 

INDUSTRIALIZAÇÃO

“Gostaria de parabenizar a nossa cooperativa pelos seus 60 anos. Estou junto da cooperativa há 12 anos, quando fui o primeiro agricultor da região de Buri a ingressar na unidade de Taquarivaí (SP). Todas as cooperativas do Paraná são exemplos para o Brasil, e a CAPAL não é diferente disso. Minha alegria em cumprimentar todos os cooperados, novos e mais antigos, por esses 60 anos”, destaca o cooperado Frederico D’Ávila.

A história da cooperativa também foi motivada pela verticalização da produção. Não bastava apenas produzir na terra, mas, sim, causar transformação do que é produzido. Nesse sentido, a CAPAL seguiu dois caminhos: marcas próprias e a intercooperação. No primeiro, a cooperativa atua com as marcas de ração – para cães, bovinos leiteiro e de corte, suínos, aves e suplementos – e sementes. Esta teve um ganho especial em 2019 com a aquisição de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) em Wenceslau Braz (PR). A marca de sementes, agora, está com embalagens e logomarca reformuladas.

Essa aquisição se juntou, também em 2019, ao movimento de assumir o controle de duas cafeeiras no município de Pinhalão, também no Paraná. A cooperativa comercializa as marcas próprias Robusto e Jucafé. Somado a isso, a CAPAL administra um posto de combustível, 18 lojas agropecuárias, unidades de recepção e secagem e um TRR (Transportador, Revendedor e Retalhista de combustível), que saltou de 60 mil litros de capacidade para 240 mil litros este ano.

Com o selo Unium, pelo sistema de intercooperação com a Frísia e a Castrolanda, a CAPAL também industrializa e comercializa produtos lácteos (marcas Colônia Holandesa, Colaso e Naturalle), de trigo (Herança Holandesa e Precisa) e carne suína (Alegra), com unidades em Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Itapetininga (SP).

Adilson Fuga, presidente-executivo da CAPAL, destaca os resultados obtidos. “Quero parabenizar a cooperativa pelos seus 60 anos, mas dar especiais parabéns a todos os nossos colaboradores, cooperados e, principalmente, aos fundadores da cooperativa. É um momento de muita felicidade. A cooperativa vem se desenvolvendo muito nos últimos anos. De 1985 a 1995, a CAPAL tinha três negócios e, hoje, temos mais de 20. A cooperativa vive um momento diferente, de grande expansão, e é fruto de um grandioso trabalho de todos nós”.

 

SOBRE A CAPAL

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,2 mil associados, distribuídos em mais de 20 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 70% das operações da cooperativa, produzindo 730 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, milho, café e trigo. A área agrícola assistida chega a quase 150 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 11 milhões de litros, proveniente de 360 produtores com uma média de produção de 2,5 mil litros por dia. Além disso, a cooperativa comercializa mais de 31 mil toneladas de suínos vivos. (Fonte: Capal)

Seminário do PDGC vai debater planejamento estratégico

Brasília (15/9/20) – A relevância de um planejamento estratégico bem estruturado e claro será o tema do primeiro seminário do ciclo de debates do PDGC, que começa nesta quarta-feira. A cada duas semanas, um novo webinar vai tratar de assuntos como: gestão estratégica, mapa de resultados e oportunidades. O ciclo de debates é promovido pelo Sescoop, que preparou a jornada Caminho para a Excelência, totalmente pensada nas coops dos país.

No total, são sete seminários quinzenais, totalmente on-line e gratuitos. Serão conversas com especialistas e lideranças de cooperativas que vão indicar os melhores passos para o desenvolvimento sustentável do negócio. Confira a programação, que ocorrerá sempre às 15h:

 

  • 16/9 - Mapa: Planejamento Estratégico
  • 30/9 - Terreno: Gestão Estratégica
  • 14/10 - Bússola: Gestão por Resultados
  • 28/10 - Direção: Governança, Riscos e Compliance
  • 11/11 - Rotas: Modelo de Negócio
  • 25/11 - Diário de Bordo: Vendas e Relacionamento
  • 9/12 - Legado: Oportunidades e Desafio
 
PARTICIPE

Para participar dessa jornada, basta que a pessoa se inscreva em um ou mais seminários de seu interesse, já que para uma cooperativa seguir rumo à Excelência, o fortalecimento da gestão e da governança é a direção certa. Faça sua inscrição aqui.

Unimed do Brasil realiza pesquisa com singulares durante a pandemia

Brasília (15/9/20) – Para o cooperativismo, as pessoas são o maior capital de uma cooperativa. Foi pensando nisso que a Unimed do Brasil realizou uma pesquisa interna para mapear as ações desenvolvidas pelas Unimeds, com o objetivo de atender às necessidades de cooperados durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Os resultados acabam de ser divulgados e servirão tanto para orientar ações de caráter nacional em benefício dos cooperados quanto para uma atuação estratégica das áreas de relacionamento com os médicos.

De acordo com o superintendente executivo da Confederação, Rodolfo Garcia Maritano, as informações coletadas estão orientando as cooperativas Unimed nas estratégias de valorização de relacionamento com o cooperado, reforçando cada vez mais a necessidade de que os cooperados participem da vida das cooperativas, pois é esta participação que dá sustentabilidade ao negócio.

Para Leandro Rosa, especialista em Desenvolvimento Cooperativista e Sustentabilidade da Unimed do Brasil, os dados serviram, também, de inspiração para o desenvolvimento e a disponibilização de 10 vídeos informativos a respeito de temas de interesse aos cooperados neste momento de pandemia, tais como seu reposicionamento profissional, reorganização de atividades dos consultórios, redução de despesas e posicionamento médico digital.

Saiba mais sobre a pesquisa na entrevista, abaixo, respondida por Rodolfo e Leandro.

 

- Qual o objetivo da pesquisa e o que motivou a Unimed do Brasil realizá-la?

O objetivo da pesquisa foi mapear as principais ações que estão sendo desenvolvidas pelas Unimeds para atender demandas e necessidades gerais dos cooperados durante o cenário de Pandemia da Covid-19. Os resultados colhidos e consolidados, além de orientar ações de caráter nacional em benefício dos cooperados Unimed, servem como insumo para a atuação estratégica das áreas de relacionamento com o cooperado. Durante o preenchimento e divulgação da pesquisa, contamos com o apoio das Federações Unimed para capilarização junto às cooperativas de primeiro grau.

 

- Quantas Unimeds participaram? Quantos cooperados e beneficiários elas representam?

De adesão voluntária, a pesquisa contou com a participação de 72 Unimeds; ou 23,3% das 309 Unimeds que possuem cooperados em um universo de 345 cooperativas e sociedades auxiliares que compõem o Sistema Unimed. Se considerarmos o número de cooperados destas Unimeds - que sem dúvida são diretamente impactados quando realizamos alguma ação institucional com nossas cooperativas visando a valorização do trabalho médico -, podemos dizer que a pesquisa representa mais de 30 mil médicos, cerca de 26% do total de cooperados do Sistema Unimed. As Unimeds respondentes, juntas, possuem mais de 4,3 milhões de beneficiários de planos de saúde Unimed.

 

- Quais aspectos/temas foram abordados e quais os principais resultados?

Como forma de organizar o relato das ações, a pesquisa abordou quatro dimensões: Trabalho e Remuneração, Relacionamento, Governança e Cooperativismo, e Educação e Capacitação. Os resultados mostraram que o sistema cooperativo Unimed não poupou esforços para apoiar e ajudar o cooperado a superar a atual crise.

Na dimensão Trabalho e Remuneração, o maior destaque foi para ações que vão ao encontro do apoio financeiro aos cooperados em momento de diminuição da produção médica, assim como a adoção de estratégias no uso de ferramentas tecnológicas para manter a prestação de serviços, dada a diminuição no atendimento médico presencial.

Neste sentido, 78% das Unimeds que responderam à pesquisa informou ter realizado adiantamento de produção, e 40% informou à época já estarem adotando a tele assistência (telemedicina ou tele consulta). Esta última, em pesquisa específica realizada em maio, mais de 70 Unimeds informaram já oferecer alguma solução de Teleconsulta e outras 83 estavam aptas a operá-las.

No que diz respeito ao Relacionamento, percebeu-se uma maior aproximação do cooperado com a cooperativa, e consequentemente um aumento significativo das suas manifestações, demandas e sugestões via canais de relacionamento. Observou-se a criação de novos canais de comunicação, com foco em mensagens instantâneas aos cooperados, assim como intensificação da comunicação via canais já existentes.

Em Governança e Cooperativismo, observamos uma adaptação e migração das reuniões dos principais órgãos de governança das cooperativas (Conselhos, Diretorias e demais Comitês) para o formato digital, assim como a criação de comitês de enfrentamento da Pandemia e a gravação e disponibilização de webinars e vídeos informativos aos cooperados.

Do ponto de vista de Educação e Capacitação, destacou-se o papel da Faculdade Unimed, a Instituição de Ensino Superior (IES) do Sistema Unimed, que desenvolveu e disponibilizou EADs em tele assistência, assistência e manejo do paciente COVID-19, utilização adequada de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual, e outros temas correlatos.

 

- Como esses resultados podem auxiliar na melhoria do relacionamento das cooperativas com seus cooperados, dentro do Sistema Unimed?

A pesquisa demonstrou que, entre as cooperativas que dispunham de uma estrutura preparada atuando de forma estratégica no atendimento ao cooperado, o sentimento de valorização e a relação de confiança entre cooperativa e cooperado foram reforçados durante a pandemia.

As informações coletadas estão orientando as cooperativas Unimed nas estratégias de valorização de relacionamento com o cooperado, reforçando cada vez mais a necessidade de que os cooperados participem da vida das cooperativas, pois é esta participação que dá sustentabilidade ao negócio.

Serviu também de inspiração para o desenvolvimento e a disponibilização de 10 vídeos informativos sobre temas de interesse aos cooperados neste momento de pandemia, tais como seu reposicionamento profissional, reorganização de atividades dos consultórios, redução de despesas e posicionamento médico digital.

O resultado da pesquisa foi apresentado às Federações, e comunicado às suas cooperativas afiliadas, por meio do Programa Nacional de Valorização do Médico Cooperado. O Programa tem como objetivo alavancar o crescimento sustentável do Sistema Unimed, por meio do fortalecimento das estruturas atuais de relacionamento com o cooperado, promovendo o desenvolvimento profissional, econômico e social do médico cooperado.

 

- Haverá uma segunda fase dessa pesquisa? Se sim, como ela será realizada?

A pesquisa surgiu da necessidade específica em mapear as principais ações que estão sendo desenvolvidas pelas Unimeds para atender demandas e necessidades gerais dos cooperados durante o cenário de Pandemia da Covid-19, portanto foi uma demanda pontual atendida. Porém, a Unimed do Brasil está estudando a possibilidade de adaptá-la para, futuramente, abranger mais cooperativas e mapear as ações que são realizadas por elas, visando o desenvolvimento econômico, social e profissional dos cooperados Unimed.

Sicredi reúne 500 lideranças em Fórum Nacional

Brasília (9/9/20) – O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – realiza, no dia 9 de setembro, mais uma edição do Fórum Nacional de Presidentes e Diretores Executivos. O evento, que acontece todos os anos, reúne as principais lideranças para debater e construir os rumos estratégicos da instituição.

Nesta edição, o evento contará com a presença de aproximadamente 500 representantes das cinco centrais e 108 cooperativas de crédito que integram o Sistema, para alinhamentos, debates e compartilhamentos de olhares e reflexões sobre o futuro da instituição e do Cooperativismo de Crédito no Brasil. Por conta da pandemia do novo conoravírus, o evento será realizado em formato híbrido com parte dos palestrantes em estúdio e outros interagindo de forma online.

Na abertura, o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), Manfred Alfonso Dasenbrock, irá abordar o lançamento do novo livro “A Trajetória do Sicredi - 2013 a 2019, a força do cooperativismo” iniciando a agenda. Durante o dia de encontro serão realizadas palestras com Paulo Sérgio Neves de Souza, diretor de Fiscalização do Banco Central do Brasil, e Vinicius David, executivo de tecnologia no Vale do Silício e professor da Universidade da Califórnia, em Berkeley, abordando temas que vão desde o cenário econômico no país e oportunidades para o cooperativismo de crédito, até discussões sobre liderança e inovação.

“Este é um momento importante em que colocamos todas as nossas lideranças em sinergia para seguirmos avançando naquilo que acreditamos: levar o cooperativismo de crédito para cada vez mais pessoas e manter sempre os associados no centro de nossas atenções, buscando proporcionar a melhor experiência possível. O formato virtual nos mantém próximos, ainda que fisicamente distantes, garantindo os espaços de construção conjunta que são a essência do nosso modelo de negócio”, diz Dasenbrock.

O evento também conta com palestra de João Tavares, presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, e Mariana Gutheil, CEO e co-fundadora da NoOne, empresa de design estratégico para sucesso digital, tratando de assuntos como a transformação digital, que serão decisivos para a instituição nos próximos anos. Ainda, como forma de compartilhar boas práticas internas sobre a atuação das cooperativas, serão apresentados oito cases que contam experiências de atendimento às necessidades dos associados e a evolução do negócio. Por fim, o encontro também abordará a reforma tributária e os impactos no cooperativismo de crédito, com a condução de Evandro Kotz, gerente Jurídico do Sicredi. (Fonte: Sicredi)

Ocesp discute gestão e governança com cooperativas

São Paulo (11/9/20) – Nesta quarta-feira, 9, o Sistema Ocesp realizou o webinar “Gestão e Governança”. Voltado a dirigentes e gestores cooperativistas, o evento abordou como as ferramentas do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) podem contribuir para o desenvolvimento de uma gestão e governança de excelência dos empreendimentos.

O webinar contou com a abertura do gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Luís Antonio Schmidt, que trouxe uma reflexão sobre a importância de se discutir o tema. “Nós perguntamos para os dirigentes de cooperativas onde precisaríamos concentrar nossos esforços e eles disseram que deveríamos focar em profissionalizar a gestão e a governança cooperativista”.

O gerente ainda explanou a diferença entre Gestão e Governança e sua importância no dia a dia das organizações. “Gestão é o processo de tomada de decisões dentro de uma cooperativa, já a governança é um aspecto mais complexo; trata-se das diversas relações que a cooperativa mantém com seus stakeholders”, completa o gerente.

A palestra foi apresentada pelo consultor técnico da Regional Nordeste, Samuel Rodrigo da Silva. “É importante que a cooperativa aprenda com suas próprias atividades, utilizando estrategicamente informações para desenvolver uma cultura de excelência, buscar sempre a melhoria contínua, aperfeiçoar seus processos, verificar como atender melhor aos objetivos dos cooperados e como os colaboradores estão trabalhando, e que entenda o que é valor dentro da organização”, disse o consultor.

O evento contou com mais de 160 participações, entre dirigentes, gestores e outras liderança de cooperativas.

Não conseguiu ver o webinar? Acesse aqui e confira o evento na íntegra.

(Fonte: Sistema Ocesp)

imagem site coop

Vem aí o ciclo de seminários do PDGC

Brasília (8/9/20) – Aprimorar a gestão e a governança das cooperativas é um ponto fundamental para garantir a competitividade delas. Pensando nisso, o Sescoop acaba de preparar a jornada Caminho para a Excelência, totalmente pensando nas coops dos país. É um ciclo de sete seminários quinzenais, totalmente on-line e gratuitos. Serão conversas com especialistas e lideranças de cooperativas que vão indicar os melhores passos para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Confira a programação, que ocorrerá sempre às 15h:

  • 16/9 - Mapa: Planejamento Estratégico
  • 30/9 - Terreno: Gestão Estratégica
  • 14/10 - Bússola: Gestão por Resultados
  • 28/10 - Direção: Governança, Riscos e Compliance
  • 11/11 - Rotas: Modelo de Negócio
  • 25/11 - Diário de Bordo: Vendas e Relacionamento
  • 9/12 - Legado: Oportunidades e Desafios

 

PARTICIPE

Para participar dessa jornada, basta que a pessoa se inscreva em um ou mais seminários de seu interesse, já que para uma cooperativa seguir rumo à Excelência, o fortalecimento da gestão e da governança é a direção certa. Faça sua inscrição aqui.

Somos Líderes: formando as lideranças do futuro

Brasília (4/9/20) – Os 35 jovens, integrantes do programa Somos Líderes, deram sequência ao quinto e último módulo da iniciativa, capitaneada pelo Sescoop, nesta quinta-feira (3). Depois de aprofundar o conhecimento em áreas como liderança e inovação no contexto cooperativista, os jovens estão estudando três assuntos: política, democracia e comunicação e comportamento assertivo.

A ideia é que as discussões contribuam com a formação de um perfil de liderança no contexto político. O grupo precisa compreender o que é política e como interferir nela, por meio da participação e atuação na própria esfera política. Também é necessário entender como a democracia foi se transformando ao longo do tempo e quais as estratégias mais contemporâneas de participação política do estado brasileiro.

Por fim, a objetivo deste módulo também é discutir sobre as formas de comunicação e comportamento assertivo, situando como essa habilidade é fundamental para liderar pessoas e organizações, principalmente para negociar e construir consensos na esfera política.

 

SAIBA MAIS

Voltado a pessoas com idades entre 21 e 35 anos, o programa tem por objetivo preparar o jovem para ser uma liderança do cooperativismo, com uma visão prática da realidade do dia a dia a partir de diversas perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual vivemos e iremos viver. Toda a metodologia é preparada pelo Sescoop, em parceria com a empresa de consultoria HSM. No total, o programa Somos Líderes possui uma carga horária de 220 horas/aula.

 

BREVE HISTÓRICO

Em 2019, o Sescoop assumiu a responsabilidade de contribuir com a renovação do Sistema Cooperativista Nacional, ao propor a formação de novos líderes para o cooperativismo. Dentro desse contexto, foi desenvolvido o Programa Somos Líderes, que selecionou de forma criteriosa jovens de 21 a 35 anos em todo o Brasil, num universo de 1538 inscritos em todo o país.

Foram quatro momentos de capacitação presencial, de forma itinerante:

 

· Recife – Liderança e Tendências de Inovação

· Chapecó – Liderança no Contexto Cooperativista

· São Paulo - Liderança no Contexto Organizacional

· Belo Horizonte - Liderança no Contexto Social

· Brasília (modalidade EaD) - Liderança no Contexto Político

 

Os jovens realizaram visitas técnicas no Porto Digital, em Recife, e na Aurora, em Chapecó. Em São Paulo foram duas visitas: na Natura e na cooperativa YouGreen, de reciclagem de lixo. Em Belo Horizonte os jovens visitaram a construtora MVR para observarem as práticas de sustentabilidade.

 

MISSÃO

Para o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, os selecionados têm uma missão muito importante. “Esperamos que os jovens formados se tornem vozes atuantes e bem preparadas para estarem à frente não só de suas cooperativas, mas de qualquer outro ambiente seja ele político, institucional ou corporativo e com destacada atuação”, comenta Márcio Freitas.

Para ele, dessa forma, os princípios do cooperativismo poderão ser disseminados em todos os lugares, fortalecendo assim o papel desse modelo de negócio em todo o país. “Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas em todas as regiões do país com a missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento do setor. A atuação da instituição tem o desenvolvimento humano como principal foco, a partir do qual busca contribuir para a autogestão das cooperativas, garantindo maior competitividade e atendimento aos interesses dos cooperados”, conclui a liderança.

 

PRÓXIMO GRUPO

De acordo com o Sescoop, a formação de um segundo grupo de jovens para o programa já está sendo planejada.  

2020: um ano inovador para a 8ª edição do Direcoop

Salvador (4/9/20) – Todos os anos a cena se repetia: reencontros, abraços, contar as novidades, as fotos para guardar de recordação, aquele papo durante o almoço... até que em 2020 as coisas precisaram se adequar, já que em um cenário de crise sanitária precisávamos cuidar, mesmo distantes, de quem sempre defendeu o Sistema Oceb: nossos cooperativistas!

Neste ano, o Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Gestores do Cooperativismo Baiano (Direcoop) ganhou um formato digital. Os encontros com as cooperativas, das seis regiões, foram realizados por meio de videoconferências, no período de 17 de julho a 21 de agosto, evidenciando, ainda mais, o compromisso do Sistema Oceb com as cooperativas baianas, pois se reinventou e, utilizando a tecnologia, manteve o calendário já definido por meio do planejamento participativo em 2019. Com a realização do evento em formato digital, foi possível ultrapassar barreiras, permitindo que independentemente de onde estivessem os representantes das cooperativas a mensagem pudesse chegar.

Os encontros foram iniciados com os representantes de cooperativas “colocando as conversas em dia”, partilhando as novidades, trocando experiências sobre as novas estratégias de trabalho e relembrando as edições anteriores. Apesar da distância física, foi possível perceber a conexão do grupo nos encontros, que, ao todo, contabilizou a presença de 311 participantes de 67 cooperativas.

O Direcoop tem como objetivo maior o aprimoramento da gestão das cooperativas baianas e o desenvolvimento do cooperativismo de forma participativa. Nesta edição, levando em conta esse contexto de inovações constantes, o evento trouxe a palestra Marketing Digital para o novo cenário e oportunidades para o desenvolvimento econômico das cooperativas.

Para o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, a formação é essencial no momento em que vivemos, para que as cooperativas possam dar cada vez mais suporte às suas comunidades. “As cooperativas baianas nunca tiveram um papel tão importante nas comunidades que estão inseridas. Elas podem proporcionar um diálogo sobre sustentabilidade e minimizar os efeitos da pandemia em cada região. Então, se capacitar, conhecer sobre marketing digital, e sobre outros temas, é fundamental neste momento onde a vida acontece on-line”, afirmou.

 

DE OLHO NO FUTURO

Como nos anos anteriores, o encontro também teve seu momento de planejamento, onde os presentes puderam votar nas prioridades mais importantes para a construção do Planejamento Estratégico do Sistema Oceb para 2021. Após consolidadas, as diretrizes escolhidas serão transformadas em ações de diferentes áreas, como mercado, educação cooperativista, comunicação, dentre outras, para nortear o trabalho da Oceb e do Sescoop/BA.

 

PRIORIDADES

Após a votação nos encontros realizados, nas seis regiões, o resultado final das prioridades foi:

1. Desenvolver ações de educação cooperativista em diferentes modalidades para as cooperativas e comunidades.

2. Estimular as cooperativas a terem foco em mercado para a melhoria dos resultados.

3. Fomentar a intercooperação, com foco na promoção de oportunidades de negócio.

4. Criar uma comissão técnica com a participação de representantes das cooperativas para acompanhar a modernização da legislação cooperativista, especialmente em relação à definição de ato cooperativo e impacto da reforma tributária no cooperativismo.

5. Divulgar o cooperativismo brasileiro e seus benefícios por meio de estratégias e ferramentas de comunicação, como mídia convencional, plataformas digitais, entre outras.

 

PANDEMIA E CRISE

A oitava edição do Direcoop também foi espaço para falar sobre como a crise financeira, em decorrência da pandemia, chegou para as cooperativas. O momento pede a aplicação dos sexto e sétimo princípios do cooperativismo como saída: a intercooperação e o interesse pela comunidade.

“Sabemos que muitas cooperativas estão passando por muitas dificuldades, principalmente em seus caixas. Que neste momento a gente possa reforçar essa intercooperação e disponibilizar umas para as outras os nossos serviços e produtos. As cooperativas de crédito da Bahia estão juntas nessa, oferecendo linhas de crédito compatíveis com esse momento para que as atividades principais das cooperativas permaneçam fortes”, afirmou Vandevaldo Rios, presidente do Sicoob Coopermar e conselheiro da Oceb.

Os encontros foram finalizados sempre com a partilha das experiências dos participantes. “Gostaria de agradecer a todos os presentes. E desejar que tenhamos melhores dias. E que possamos mostrar juntos que o cooperativismo baiano tem sua forma de atuar. Somos diferentes, temos que colocar a essência de cada região e levar para as nossas comunidades. A cooperativa precisa ser algo vivo para as comunidades”, encerrou Cergio Tecchio.

 

DEPOIMENTOS

 “Agradeço a oportunidade e parabenizo o Sistema Oceb, pois mesmo nesse período de instabilidade conseguimos fazer um evento nessa dimensão. Foi bastante valioso e a prova disso são os pronunciamentos dos aprendizados que as pessoas tiveram nesta manhã.” – Nélio Conceição – Sicoob Norte Sul

“Parabéns pelo evento! Tudo muito enriquecedor. A palestra, a participação do presidente Cergio, a consultoria do instrutor, e todo o envolvimento dos funcionários do Sistema Oceb, um encontro de muita qualidade. Agradecemos por toda a parceria e sensibilidade conosco da COOEPS!” – Daniele Almeida - Cooperativa Educacional de Porto Seguro

“Essa edição do Direcoop foi muito bem estruturada, com a apresentação de um tema que eu acho fundamental. Precisamos ser mais competitivos. A crise econômica, gerada pela pandemia, tem modificado muito o mercado. Então, quanto mais estivermos juntos, mostrando que somos diferentes, fazendo ações de intercooperação, e começarmos a trabalhar neste sentido, teremos um bom retorno.” Silvio Porto – Unimed Itabuna

“É muito bom participar desse espaço democrático, para que possamos construir um planejamento ainda mais forte. Com o Direcoop o Sistema Oceb tem estimulado a atuação das cooperativas, demonstrando que é possível fazer diferente mesmo neste momento de crise.” Rejane Silva – Sicoob Credcoop

 

MAIS LINKS

Apresentação da palestra de Marketing Digital.

Apresentação do balanço das ações do Sistema Oceb.

 

(Fonte: Sistema Oceb)

Folha destaca coops como alternativa de crédito para pequenos

São Paulo (2/9/20) – Na edição do último domingo (30/8), o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre a busca de produtores rurais por renegociação de financiamentos ou por novos recursos para recompor seus caixas frente aos impactos negativos da pandemia. Segundo a matéria, burocracia e altas taxas de juros estão entre os empecilhos para o acesso aos recursos.

Apesar dos bancos permanecerem como principais agentes deste segmento, as cooperativas financeiras foram as únicas a ampliar sua participação de 17% a 18% do dinheiro emprestado. A matéria destaca as cooperativas como alternativa para os produtores que não conseguem empréstimos nas instituições tradicionais.

Segundo o consultor do ramo Crédito do Sescoop/SP, Rodrigo Dias, as cooperativas de crédito vêm se fortalecendo no mercado financeiro e demonstrando ser um eficiente mecanismo de inclusão financeira e disseminador do crédito voltado aos pequenos produtores rurais. “Isto se dá por estarem mais próximo aos associados, terem vocação para investir em empreendedores, além de apresentarem menor custo na oferta de produtos e serviços, em comparação aos bancos tradicionais”.

Confira a matéria na íntegra.

 

(Fonte: Sistema Ocesp)

Inscrições ao Prêmio ABDE-BID são prorrogadas

Brasília (28/8/20) - Realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Sistema OCB, o Prêmio ABDE-BID de Artigos 2020 teve se prazo de inscrição prorrogado para o dia 13 de setembro. Voltado a todos os segmentos da sociedade, podem participar membros de universidades e de organismos de pesquisa, e funcionários das instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF). A ideia é unir diferentes setores em prol do desenvolvimento.

Este ano, a premiação conta com a categoria Especial Covid-19: desafios e medidas de enfrentamento, dividida em dois grupos: Debates e Propostas e Melhores práticas do SNF na crise da Covid-19. O primeiro é aberto para contribuições de ampla concorrência, enquanto o segundo é restrito a membros das instituições do Sistema Nacional de Fomento.

 

COOPERATIVISMO DE CRÉDITO

Além da novidade, a edição também contempla os tradicionais temas do Desenvolvimento e do Cooperativismo de Crédito. Podem participar textos coletivos ou de autores individuais. Os artigos serão avaliados por uma Comissão Julgadora independente, homologada pela Diretoria da ABDE, que definirá os resultados

O vencedor em cada uma das categorias tradicionais receberá R$ 8 mil e o segundo colocado, R$ 4 mil. Já na categoria Especial Covid-19, exclusiva dessa edição, o ganhador do grupo Debates e propostas receberá R$ 8 mil e o do grupo Melhores práticas do SNF na crise da Covid-19 ganhará um curso in company com tema escolhido pela instituição premiada e um webinar sobre a solução apresentada.

As inscrições podem ser feitas pelo site https://abde.org.br/. A divulgação dos vencedores será realizada em 5 de outubro e a entrega do prêmio no dia 9 de novembro.

 

CATEGORIAS


Categoria 1 – Desenvolvimento em debate: os artigos devem abordar assuntos relevantes ao processo de desenvolvimento, podendo utilizar abordagens macro e/ou microeconômicas. Pode-se tratar sobre o desenvolvimento de instrumentos financeiros com enfoque em modelos públicos, privados e/ou do papel do mercado de capitais para o financiamento ao investimento, da inter-relação entre o financiamento de longo prazo e o desenvolvimento econômico, do processo de planejamento para o desenvolvimento, da natureza institucional do sistema financeiro, bem como de
teorias de desenvolvimento de longo prazo.

Categoria 2 – Especial Covid-19: desafios e medidas de enfrentamento: considerando os efeitos econômicos da pandemia da Covid-19, premiará contribuições analíticas e melhores práticas de instituições do SNF para mitigar os impactos imediatos da crise e/ou promover a recuperação da economia brasileira. É dividida em dois grupos: Debates e propostas (aberto para receber contribuições de ampla concorrência) e Melhores práticas do SNF na crise da Covid-19 (restrito a funcionários das instituições do SNF).

Categoria 3 – Sistema OCB Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito: os artigos devem abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, estratégias de colaboração financeira para o desenvolvimento regional, estratégias colaborativas e novos instrumentos de Fintech.

 

SERVIÇO

7ª Edição do Prêmio ABDE-BID de Artigos
Inscrições: 1º de junho a 28 de agosto de 2020

Divulgação dos vencedores: 5 de outubro de 2020

Entrega do prêmio: 9 de novembro de 2020

Informações: abde.org.br ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Informações à Imprensa

Amanda Wall

(61) 98475-1686

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Brunna Pires

(61) 99179-5141

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Intercooperação garante 21% de aumento para coops

Brasília (1º/9/20) – Para ganhar mais espaço no mercado e aumentar a produtividade, cooperativas brasileiras com interesses e afinidades em comum vêm formando parcerias estratégicas. A iniciativa, chamada de intercooperação, permite melhorar a qualidade dos produtos e aumentar a rentabilidade para os cooperados, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região. No Paraná, um exemplo é a Unium, fruto da união das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal.

Na prática, a união faz a diferença no dia a dia dos produtores, que já destacam as mudanças. Para Armando Rabbers, cooperado da Castrolanda, em Castro, o cooperativismo garante a possibilidade de um produtor individual competir com os grandes players no mercado. “O pequeno produtor não tem como concorrer. Como cooperativa, formamos uma grande organização e toda a produção é vendida diretamente para a indústria”, explica.

Rabbers, que é produtor de leite, suínos e grãos, também ressalta a facilidade de comprar os insumos necessários para o seu dia a dia na própria cooperativa e poder negociar sua produção localmente, sem perder no faturamento. “O produto final sai ganhando, principalmente na questão da qualidade. Hoje somos tão eficientes quanto o mercado europeu. Além disso, as grandes empresas com sede no Brasil também procuram o nosso produto”, afirma.

 

RESULTADOS

Com pouco menos de três anos de atividade, a marca institucional aumentou o faturamento conjunto em 21,6% em 2019, o que gerou também resultado aos cooperados, com aumento de 7,9% no faturamento individual. O resultado mais evidente é a qualidade do produto, que tem o envolvimento de todas as etapas de produção cooperadas, sem perder a identidade de cada cooperativa. “Nós percebemos que tínhamos que industrializar para avançar na cadeia de negócios, mas queríamos manter a identidade de cada cooperativa, e suas respectivas independências”, relembra o diretor presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.

Desde a criação, a Unium também conquistou resultados mais expressivos de produção. Diariamente, são processados 3,4 milhões de litros de leite e o volume de carne suína produzida ultrapassa 113 mil toneladas ao ano, além de mais de 129 mil toneladas de trigo processadas (dados de 2019). O doutor em engenharia de produção, Gabriel Sperandio Milan, explica que esses resultados vêm a partir dos processos internos adotados no intercooperativismo, como o estímulo à troca de informações técnicas e de mercado, o aprendizado proveniente da interação com os parceiros de negócio, os investimentos em inovação e a evolução nos modelos de gestão das cooperativas.

Sobre a Unium - Marca institucional das indústrias das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, a Unium representa os projetos em que as cooperativas paranaenses atuam em parceria. Todas as marcas reunidas pela Unium, inclusive a Alegra, são reconhecidas pela qualidade e excelência. A Unium também conta com três marcas de lácteos: Naturalle - de produtos livres de aditivos -, Colônia Holandesa e Colaso. No setor de grãos, a Unium conta com a marca Herança Holandesa - farinha de trigo produzida em uma unidade totalmente adequada à ISO 22000, o que a qualifica com elevados padrões de exigência.

(Fonte: Unium)

SP realiza webinar sobre gestão e governança

São Paulo (26/8/20) – No próximo dia 9 de setembro, o Sistema Ocesp realiza webinar Instrumentos de Gestão e Governança do Cooperativismo, a partir das 10 horas. O objetivo é apresentar os principais critérios avaliados no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e a importância dessas ferramentas na busca pela melhoria contínua dos empreendimentos.

“Será uma oportunidade de orientar sobre os instrumentos de diagnóstico, abordar as principais dúvidas das cooperativas e apresentar evidências e boas práticas”, detalha a coordenadora do Núcleo de Gestão de Cooperativas do Sescoop/SP, Andrea Pinheiro.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição aqui.

 

Caminho para a Excelência

A live do Sistema Ocesp também será uma oportunidade para as cooperativas ambientarem-se com os assuntos do PDGC e ficarem preparadas para a nova série de webinários do Sistema OCB, “Caminho para a Excelência”, que também tem o objetivo de aperfeiçoar ainda mais a gestão e a governança das cooperativas brasileiras. Serão sete encontros quinzenais, gratuitos e online.

O primeiro acontece no dia 16 de setembro, às 15 horas, e vai apresentar a importância de se ter um bom planejamento estratégico neste mundo em transformação constante. Em breve, mais informações. (Fonte: Sistema Ocesp)

imagem site coop

Escoop e universidade alemã realizam pesquisa

Porto Alegre (12/8/20) - Desde o lançamento do primeiro navegador de internet para uso geral, no início dos anos 1990, a tecnologia digital está presente no cotidiano das pessoas e organizações. Nas cooperativas não é diferente, a transformação digital está alterando aspectos dos negócios e influenciando no modo de relacionamento das pessoas.

Atentos a esse contexto, o Centro de Pesquisa em Cooperativas da Universidade de Hohenheim (Alemanha), em cooperação com a Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo), vinculada ao Sescoop/RS estão realizando uma pesquisa no Brasil com dirigentes e representantes de cooperativas agropecuárias sobre a situação e desenvolvimento da digitalização em cooperativas agropecuárias.

A pesquisa tem o objetivo de fornecer novas informações e conhecimento mais detalhados sobre a situação da digitalização no marketing, logística, processos, gestão de cooperados e clientes das cooperativas agropecuárias. A intenção é revelar quais aplicações digitais são mais adequadas para cada tipo de cooperativa agropecuária e quais obstáculos ainda precisam ser superados no caminho para a implementação das tecnologias digitais.

A perspectiva é que a pesquisa proporcione um panorama da realidade da digitalização nas cooperativas agropecuárias e o conhecimento sobre os obstáculos a serem superados no caminho para a implementação das tecnologias digitais.

Até o momento, os pesquisadores responsáveis efetuaram videoconferências com o Sistema OCB e Unidades Estaduais. Somado a isso, todas as Unidades Estaduais foram contatadas via e-mail, para cooperarem com a pesquisa, por meio do envio da lista de cooperativas agropecuárias do seu estado, para que estas recebam a carta convite de participação na pesquisa.

Cabe destacar que todos os resultados da pesquisa serão divulgados de forma anônima, não sendo possível identificar informações individuais das cooperativas participantes. Os pesquisadores se disponibilizam a compartilhar os resultados com as cooperativas participantes e os sistemas estaduais apoiadores da pesquisa que tenham interesse em conhecer os resultados.

Caso você seja representante de uma cooperativa agropecuária e ainda não tenha recebido o acesso ao questionário on-line, pode enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

(Fonte: Ocergs)

MG amplia capacitação para coops

Belo Horizonte (18/8/20) – Diante do novo cenário e dos desafios ocasionados pela pandemia de Covid-19, o Sistema Ocemg se reposicionou no ambiente digital, ofertando cursos, programas de alta gestão, palestras, eventos, webinars, visitas técnicas e ações de acompanhamento para as cooperativas.

Atividades que eram presenciais foram atualizadas para o ambiente digital, dando continuidade na execução e ampliação do portfólio do Sistema Ocemg em soluções de educação, promoção do desenvolvimento sustentável e assessoramento técnico para que as cooperativas sigam como referência e destaque no mercado.

Conforme explica a Gerente de Educação e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Ocemg, Andréa Sayar, a entidade “já tinha no radar a oferta de programas de capacitação em meio digital. É uma demanda antiga, principalmente, considerando o tamanho de Minas Gerais. Tivemos que buscar alternativas para continuar ofertando o que as cooperativas precisam, de forma eficiente e dentro do que elas já têm costume de receber presencialmente, com conteúdo e modelagens novas”, ressalta. Segundo a gestora, a educação digital possibilita a participação de mais pessoas e ainda integra aqueles que estão localizados em cidades distantes de Belo Horizonte, ou dos municípios polo de cada região.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destaca que a qualidade dos programas e iniciativas disponibilizadas para as cooperativas é a mesma tanto em ambiente presencial, quanto on-line. “A capacitação e a formação profissional do público cooperativista é nossa prioridade, independente do meio utilizado. O que fizemos foi adaptar a linguagem, o meio de interação e o formato dos conteúdos de maneira a seguir munindo dirigentes, cooperados e colaboradores das cooperativas mineiras com ferramentas para a melhoria contínua da gestão e dos processos cotidianos, fomentando o crescimento do setor”, frisa.

No Portal do Cooperativismo Mineiro (www.sistemaocemg.coop.br), é possível conferir a oferta de serviços digitais, a programação de cursos e encontros virtuais. Desde o início da pandemia, cerca de 19.580 pessoas já foram beneficiadas com as ações promovidas pela entidade no ambiente digital.

 

Webinars e cursos

O Sistema Ocemg foi uma das primeiras Unidades Estaduais do cooperativismo a criar um programa de webinars exclusivos para o setor: o Projeto OnCoop, que é série de videoconferências realizadas em parceria com Fundação Dom Cabral – FDC, Sicoob Universidade, Unimed-BH e Faculdade Unimed. A iniciativa dá continuidade à geração de informação e conteúdo para as cooperativas, especialmente durante o período de pandemia, por meio de debates com convidados de diversas áreas. Nos encontros virtuais são abordados temas de interesse e relevância para os negócios, no contexto de atuação das cooperativas, seus cooperados e empregados.

Os webinars têm transmissão ao vivo pelo YouTube do Sistema Ocemg (www.youtube.com/SistemaOcemg), onde os vídeos ficam disponíveis para serem assistidos postriormente. A página traz ainda outros conteúdos informativos sobre o cooperativismo mineiro. Até o momento, foram realizados 51 webinars, totalizando 44.694 visualizações.

 

Mentorias e visitas

O processo de acompanhamento das cooperativas também foi incluído no ambiente digital. Por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, o Sistema Ocemg está realizando mentorias individuais por ramo e mentorias em grupo, além de visitas e outras ações.

A entidade já realizou 90 visitas virtuais do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), em 34 cooperativas. No Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), 45 cooperativas receberam mentorias. Foram elaborados também 14 boletins técnicos segmentados por ramo, com informações atuais e relevantes para o negócio cooperativo.

Para os próximos meses, serão lançados novos projetos, como a Jornada da Gestão, que visa trazer debates relevantes sobre o assunto, relacionados com o momento atual e com a necessidade de readaptação das cooperativas para se manterem no mercado. 

Ações do Sistema Ocemg em ambiente virtual:

  • 51 webinares e 44.641 visualizações
  • 90 visitas virtuais do PDGC realizadas em 34 cooperativas
  • 45 cooperativas atendidas nas Mentorias do GDA
  • 12 visitas virtuais do GDA realizadas em 12 cooperativas
  • Cerca de 19.580 pessoas beneficiadas desde o início da pandemia

 

(Fonte: Sistema Ocemg)

Revista Científica recebe trabalhos até 28 de agosto

Brasília (18/8/20) – Interessados em publicar seus trabalhos na próxima edição da Revista Científica Faculdade Unimed podem enviar o material até 28 de agosto pelo site www.revista.faculdadeunimed.edu.br.  Com divulgação prevista para outubro, a publicação segue todos os parâmetros acadêmicos de um periódico científico.

São aceitos artigos, resenhas, ensaios e entrevistas nas áreas de Cooperativismo, Gestão, Saúde e Educação Superior. A seleção é feita por um corpo de pareceristas, composto por professores e pesquisadores.

Todo o processo é gratuito. Para mais informações sobre o procedimento para a submissão, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Última edição disponível

Em seu segundo ano, a Revista Científica continua com seu objetivo de promover a prática investigativa e o livre acesso à pesquisa científica. E, diante do contexto atual, a quarta edição do periódico, lançada no final de junho, apresenta dois trabalhos relacionados à pandemia causada pela COVID-19, um deles sobre os reflexos da doença no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o outro sobre as dificuldades de fiscalização do ambiente laboral e os riscos de contaminação de trabalhadores domésticos neste período.

Também foram abordados temas como o crescimento das insurtechs e healthtechs, a integração do desenvolvimento sustentável como gestão estratégica organizacional e os problemas estruturais sobre acolhimento e classificação de risco, identificados a partir de relatos do profissional de enfermagem. Acesse o arquivo completo, gratuitamente, clicando aqui.

 

(Fonte: Faculdade Unimed)

Política de Apoio ao Empreendedorismo contempla coops de SP

São Paulo (18/8/20) – Na última semana, foi instituída pela Prefeitura de São Paulo a Política Municipal de Apoio ao Empreendedorismo, por meio do Decreto 59.687, de 13 de agosto. Voltada a micro e pequenas empresas e a cooperativas, a política será responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e visa a impulsionar o desenvolvimento de atividades empreendedoras, incentivando a criação de negócios individuais e coletivos e a inovação por meio de ferramentas e ações de fomento à cultura empreendedora.

“Encaramos com satisfação que uma política municipal de apoio ao empreendedorismo contemple as cooperativas, o que demonstra que o movimento já é visto como uma forma de empreender coletivamente, reduzindo custos, aumentando eficiência, ganhando escala e competindo com mais igualdade”, diz o assessor institucional do Sistema Ocesp, Ricardo de Saboya.

Segundo ele, esse é mais um passo no fortalecimento do cooperativismo no município, fruto da parceria entre a Ocesp, o prefeito Bruno Covas e a secretária Aline Cardoso. “Essa é uma política municipal e o cooperativismo está sendo encarado como modelo econômico eficiente, cada vez com mais destaque e relevância”, conclui. (Fonte: Sistema Ocesp)