OCB e Banco do Nordeste assinarão acordo de cooperação
Brasília (2/3/20) – Está marcada para segunda-feira (9/3) a assinatura do acordo de cooperação entre OCB e Banco do Nordeste, com o objetivo de estimular o crescimento do cooperativismo nos nove estados da região Nordeste. A ideia é contemplar todos os sete ramos, mas, para isso, um projeto piloto envolvendo as cooperativas agropecuárias já está sendo desenhado.
O acordo tem por objeto a realização de ações integradas, a fim de expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais cooperados, por meio do apoio financeiro às cooperativas de produção agropecuária que desenvolvem atividades produtivas ligadas aos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal.
A cerimônia ocorrerá em Fortaleza, na sede do Banco do Nordeste. Além de diretores do banco e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o evento deve contar com a presença da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, autoridades políticas da região e, ainda, cooperativistas.
TERMOS
Nesta segunda-feira (2/3), representantes do Banco e das unidades Nacional e estaduais da OCB no Nordeste, se reuniram para tratar dos termos do acordo de cooperação, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A ministra Tereza Cristina tem incentivado o desenvolvimento do cooperativismo nessa região, desde o início de sua gestão. Para ela, a atuação de pequenos produtores de forma cooperativa é a melhor maneira de viabilizar os empreendimentos rurais e, assim, transformar a realidade das famílias ligadas à atividade produtiva.
Durante a reunião, o diretor de Planejamento do Banco, Perpétuo Cajazeiras, fez questão de destacar que essencial que se utilize o aprendizado de experiências anteriores “para alcançar um novo patamar de parceria entre o Banco e o cooperativismo”.
O coordenador do Ramo Agropecuário na OCB, Paulo César Dias, apresentou os resultados do cooperativismo, números importantes e, ainda, os programas de gestão e governança realizados, junto às cooperativas brasileiras, pelo Sescoop – uma das entidades que integram o Sistema OCB.