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Notícias negócios

 

Ações para o segmento Crédito são discutidas em Fórum

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Rio de Janeiro (13/6/16) – Filiadas à Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (Fenacred) participaram, no último dia 9/6, de um fórum no auditório do Sistema OCB/RJ. No encontro, foram debatidos temas que permeiam o grupo. A regulação emitida pelo Banco Central do Brasil (Bacen), os programas de gestão cooperativista oferecidos pelo Sescoop/RJ, além de assuntos gerais, estiveram na pauta da reunião. O presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebrás) e do Sistema OCB/MS, Celso Régis, foi um dos convidados.

Entre as cooperativas que enviaram representantes, estão: Coopcredensino, Duloren, Cooperfarquim, Sicoob Cecremef, Sicoob Coopjustiça, Coopserj, Coopuerj, Coopmauá, Coopbraumm Coop Pedro II, Coopfispro, Coopcorreios e Coopcredtransrio.

Anfitrião do evento, o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, afirmou que a instituição está à disposição das cooperativas de todos os segmentos na busca do desenvolvimento contínuo e sustentável. “Temos trabalhado com a maior transparência possível juntos às cooperativas, para que elas vejam o quanto estamos evoluindo em nosso Estado. Somente dessa forma é que podemos nos desenvolver como um todo”, disse o dirigente, elogiando a maciça presença de cooperativas filiadas à Fenacred.

Para o vice-presidente do Sistema OCB/RJ e presidente da Fenacred, Jorge Meneses, a realização de fóruns são importantes para que haja uma unificação de forças. “Durante muito tempo, ficamos parados no tempo e hoje nossa realidade é bem diferente. Porém, precisamos fazer mais e mostrar que nossas cooperativas de crédito são fortes e capazes de impulsionar a economia fluminense”, comentou.

DEBATES – Durante fórum, alguns temas foram colocados em pauta. Entre eles, a participação das cooperativas em programas desenvolvidos pelo Sescoop Nacional, como o Programa Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) e o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC). Ambos, tem como objetivo aperfeiçoar o modo de gerir as cooperativas em seus mais diversos stakeholders.

O analista de monitoramento do Sescoop/RJ, Thiago Sartori, explicou como são trabalhadas as metodologias. “São ferramentas que auxiliam os departamentos de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas e o de formação profissional. A partir da análise, podemos ir no foco dos problemas que vem afetando as cooperativas. Com isso, a possibilidade de as cooperativas crescerem são ainda mais certas”, afirmou.

Ainda durante o encontro também foi debatido o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), sistema elaborado pelo Banco Central do Brasil que consiste em um sistema de informações de natureza cadastral que tem por objeto os relacionamentos que são mantidos pelas instituições participantes com os correntistas e/ou clientes. Nesse item foram retiradas dúvidas quanto ao seu funcionamento e como as cooperativas pode utilizá-lo.

O Bacen Jud 2.0, instrumento de comunicação eletrônica entre o Poder Judiciário e instituições participantes, com intermediação, gestão técnica e serviço de suporte a cargo do Banco Central, também fora discutido entre os representantes de cooperativas presentes. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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Lideranças empresariais de São Paulo e Paraná se reúnem com Temer

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Curitiba (10/6/16) – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, participou, nesta quarta-feira (8/6), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), de uma reunião entre o presidente interino da República, Michel Temer, e mais de 200 empresários de vários setores produtivos. O ex-ministro da Agricultura e cooperativista, Roberto Rodrigues, esteve presente ao evento. O encontro foi o primeiro compromisso na agenda de Temer voltado especificamente para lideranças empresariais, desde que assumiu a presidência.

Ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente interino conversou com representantes de segmentos como indústria, comércio, agricultura, serviços e alimentos e sobre os projetos de retomada do crescimento da economia que serão debatidos no Congresso Nacional. O objetivo também foi pedir apoio para que as matérias que já estão em tramitação sejam analisadas com mais rapidez pelos parlamentares.

OPORTUNIDADE - "O encontro foi uma oportunidade para ouvir o presidente e suas propostas para a retomada do crescimento", afirmou Ricken. “Acompanhamos lideranças paranaenses que integram as federações do G-7, entre as quais o presidente da Fiep e coordenador do grupo, Edson Campagnolo, e ouvimos o compromisso de Michel Temer em separar a crise política da realidade econômica. Acreditamos que esse deve ser o caminho para que possamos retomar o desenvolvimento”, frisou o dirigente cooperativista.

IMPOSTOS - Outro ponto destacado por Ricken foi que o presidente afirmou que não aumentará impostos e concederá mais créditos para “irrigar” a economia. “O que é bom, especialmente para o agronegócio, setor que vem ajudando a manter o superávit da balança comercial, o qual precisa de apoio para continuar sendo esse agente de desenvolvimento, tanto no campo como nas cidades”, frisou.

Ricken também adiantou que Temer falou sobre agilizar as concessões dos portos, aeroportos e rodovias, estimular as exportações e reduzir os juros. “Saímos otimistas, especialmente com a boa vontade do presidente em ouvir os setores empresarial e produtivo para que continuem contribuindo a favor do Brasil”. (Com informações e fotos da Agência Brasil)

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Morre Edmundo Castilho, fundador da Unimed Santos

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Brasília (10/6/16) – O corpo do médico Edmundo Castilho, uma das figuras mais importantes para o cooperativismo brasileiro, foi enterrado na tarde de hoje, em Santos, interior paulista. Ele morreu na manhã desta quinta-feira, aos 86 anos, de infarto, em casa. Castilho foi um dos responsáveis pela fundação e desenvolvimento da cooperativa União dos Médicos (Unimed).

Em 18 de dezembro de 1967, ele e outros 22 médicos fundaram a primeira cooperativa medica do país. A partir daí, o grupo, presidido por Castilho, passou a visitar cidades interessadas em adotar o modelo do cooperativismo e logo a Unimed se expandiu, primeiro pelo interior de São Paulo e, em seguida, para o restante do país.
 
Para organizar institucionalmente todas as singulares e federações, que começaram a ser criadas naquela época, a Unimed do Brasil foi fundada em 28 de novembro de 1975, durante assembleia de cooperados. Castilho presidiu o grupo até 2001.

O médico é autor de dois livros: “Ética e solidarismo na Saúde, a trajetória de vida de Edmundo Castilho” e “Razões do Tempo”, uma coletânea de artigos que escreveu ao longo da vida.

Edmundo Castilho cursou medicina na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba; fez residência médica na Santa Casa de Santos (SP), onde se especializou nas áreas de ginecologia e obstetrícia.

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Inscrições abertas para o Prêmio de Cooperativismo da Ocergs

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Porto Alegre (10/6/16) – Com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, foi lançado o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2016. Em sua segunda edição, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:

I. INTERCOOPERAÇÃO - Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.

II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA - Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL - Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.

Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).

Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.

O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h do dia 2 de maio de 2016 até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico www.ocergs.coop.br. A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.

PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Projeto Berço Solidário ajuda mães carentes do Distrito Federal

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Brasília (10/6/16) – Sempre atento às questões sociais, o Sistema OCDF acaba de lançar o projeto Berço Solidário, cujo objetivo é arrecadar fraldas e utensílios de recém-nascidos para doar a famílias carentes. A iniciativa é uma das estratégias da organização para fortalecer as ações do Dia de Cooperar (Dia C). Os interessados em contribuir com as famílias, poderão entregar sua doação na sede da entidade, localizada no Setor Comercial Sul. O material doado será entregue a mães carentes, internadas em maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS), sempre no dia 15 de cada mês.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira, a ideia de fazer a campanha para doação de enxoval para recém nascidos de mães carentes foi inspirada na gravidez da colaboradora do Sistema OCDF, Ana Caroline de Oliveira Pereira, que durante a sua gravidez sensibilizou toda a equipe.

“Engravidamos juntos”, brincou Carla Madeira. Segundo ela, ao acompanhar o desenvolvimento da gestação da colega, toda a equipe fez questão de participar. “Nós ficamos sensíveis ao fato de que toda a alegria que estava sendo vivida, nem sempre é a mesma para todas as mulheres que engravidam. Já que muitas mães não têm a oportunidade de receber seus bebês com a estrutura material mínima necessária”, pondera a gerente.

Carla destacou, também, a importância da campanha de voluntariado integrada ao Dia C, como uma ação transformadora. “Com esse projeto podemos demonstrar um pouco de cuidado e carinho com quem está chegando ao mundo, levando alegria e conforto às mães que precisam. E nós podemos vivenciar o propósito da solidariedade com aquelas que são as responsáveis pelos primeiros cuidados a uma criança: as mães! Sentimo-nos responsáveis pela forma como essas crianças, no futuro, darão continuidade ao que fizermos hoje”, defendeu.

SAIBA MAIS – O Berço Solidário é uma ação do Dia C e está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) entre eles estão: a erradicação da pobreza; a promoção de saúde de qualidade; a redução das desigualdades e o consumo responsável, apontados pela Organização das Nações Unidas como prioridades mundiais.

A OCDF espera fazer parcerias com hospitais, maternidades públicas e outras instituições como o centro de detenção feminina para realizar as doações dos produtos arrecadados. Aqueles que estiverem interessados em participar do projeto poderão entrar em contato pelos telefones (61) 3345-3036, 3312-8911 ou 3312-8915 ou pelo site www.dfcooperativ.coop.br.

ONDE DOAR – As doações poderão ser entregues na sede do Sistema OCDF, localizado no SCS Qd 4, Bloco A, Sala 220, Edifício Embaixador, Asa Sul – Brasília. (Fonte: Assimp Sistema OCDF)

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Estados discutem estratégia nacional para GDH

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Brasília (9/6) – O Sescoop realizou hoje, na sede da Ocesp, em São Paulo, uma oficina com representantes dos estados brasileiros que estão em fase de implantação ou acabaram de implantar a ferramenta Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), capaz de administrar, acompanhar, organizar e consolidar as ações de treinamentos e de programas de formação e desenvolvimento social.

O objetivo do evento foi discutir as estratégias de implantação do GDH e de atividades com os Agentes de Desenvolvimento Humano nas unidades estaduais, visando o desenvolvimento de uma orientação de trabalho que servirá de modelo a todos os estados interessados em formar figura do ADH como interlocutor entre a unidade e a cooperativa.

Representantes dos estados do Paraná, São Paulo, Goiás e Espírito Santo apresentaram suas experiências com o GDH. O evento contou com a participação de ADHs das seguintes organizações estaduais: SP, PR, GO, RJ, ES, MS, TO, BA, CE, RN, PB, AP, RO e PE.

SAIBA MAIS – Por meio do software Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), é possível gerar relatórios gerenciais e operacionais de ações realizadas tanto por cooperativas quanto por organizações estaduais. Além disso, o GDH também possibilita:

- Maior segurança nas informações;
- Inserção e acesso ao Banco Nacional de Empresas e Instrutores;
- Cadastro dos beneficiários das ações desenvolvidas pelo Sescoop;
- Emitir relatórios de planejamento, execução, acompanhamento e controle;
- Maior agilidade na troca de informações entre Sescoop e cooperativa;
- Facilitar as atividades do dia a dia, tais como emissão de lista de presença e avaliação, lançamento de presença, tabulação de avaliações, etc.

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Unidade nacional e técnicos do Sescoop/PE discutem plano de trabalho

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Recife (9/6) – Representantes da unidade nacional do Sescoop reuniram-se ontem (8/6) com técnicos das áreas operacional e finalística do Sescoop/PE para analisar o andamento dos projetos estratégicos. O objetivo da reunião foi esclarecer os ajustes necessários para as ações elencadas no plano de trabalho da entidade, frente à reprogramação, prevista para agosto. Colaboradoras da OCB/PE também acompanharam as orientações, que serão levadas ainda pela equipe do nacional a outros estados do Nordeste.

Na oportunidade, a superintendente do Sistema OCB/PE, Cleonice Pedrosa, falou sobre o atual cenário do cooperativismo pernambucano e o trabalho realizado pela equipe de monitoramento da instituição. Um dos focos da atuação 2016 é o aperfeiçoamento da gestão nas cooperativas, o que deve ser viabilizado por um dos projetos estruturadores do Sescoop/PE.

"Esse momento é de qualificação da equipe para preparar o caminho rumo ao futuro, de forma que as pessoas possam dar continuidade às propostas. Viemos pra cá abertos. Queríamos trabalhar a nossa realidade. Cada um de nós tem o papel de implementar isso para que continuemos firmes, contando sempre com o suporte da unidade nacional", afirmou a superintendente.

Ainda visando ao investimento na melhoria da gestão, a entidade formatou, no ano passado, um projeto focado no Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). Por meio dele, o Sescoop/PE tem promovido diversas visitas técnicas a cooperativas pelo interior do estado, verificando a adequação dos processos e da documentação interna à conformidade legal. Todas as cooperativas que se registram na OCB/PE também são automaticamente encaminhadas para o PAGC.

O conjunto de iniciativas, intitulado Projeto Melhorar, visa ao atendimento de cooperativas de diversos ramos e as habilita a participar de formações e eventos de várias áreas promovidos pela entidade. Os resultados, no âmbito do Monitoramento, vão além da melhoria na gestão.

"O projeto tem uma finalidade, é algo singular e deve entregar um resultado no final. O Melhorar, por exemplo, é um insumo para a qualificação da mão-de-obra. O insumo é o diagnóstico do PAGC e o projeto vai atender ao que foi diagnosticado", afirmou Mara Lobo, analista de Projetos da Gerência de Planejamento (Geplan) da unidade nacional, responsável por acompanhar as iniciativas de Pernambuco.

A Comunicação também foi pauta da reunião, onde foi proposta a revisão das ações atuais de forma a viabilizar o atendimento ao objetivo estratégico do Sistema para essa área. Trata-se de um objetivo de gestão que visa a garantir a comunicação frequente e ágil com seus públicos. Outro projeto em pauta voltado à liderança e ao aperfeiçoamento da governança também foi discutido. Com recursos do Fundecoop, a iniciativa possui diversas capacitações na área de gestão, a exemplo da terceira turma de MBA em Gestão de Cooperativas, que já está em andamento e com o quarto módulo iniciando na próxima sexta-feira.

Para o gerente da Geplan, Emanuel Malta, o encontro foi produtivo. "Foi muito rico. A proposta foi mais de um bate-papo, de construir, em conjunto, essa estratégia. Fizemos aqui uma análise do diagnóstico apresentado pela unidade. Para a estratégia do Sescoop/PE acontecer, Pernambuco vai trabalhar muito forte a governança e a gestão para profissionalizá-la cada vez mais", frisou. O ciclo de reuniões pelo nordeste teve início ontem (7/6) com a Paraíba. O próximo estado a receber as orientações do Sescoop nacional, ainda esta semana, é o Ceará. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PE)

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Sescoop convoca aprovadas para o cargo de analista de monitoramento

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Brasília (10/6) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da terceira etapa do processo seletivo que visa a contratação de profissional para o cargo de analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas. O COMUNICADO divulgado hoje também convoca as candidatas para a apresentação de documentos descritos no item 8 do edital do processo seletivo, no horário marcado, junto à Gerência de Pessoas, cujo endereço é o seguinte: Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul (SAUS), Qd 6, Bl K, edifício Belvedere, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF.

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Cenário econômico é determinante na redução do plantio de trigo

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Curitiba (8/6/16) – A incerteza no cenário econômico é uma das principais causas da redução, de 15%, na área de plantio do trigo no Paraná. Neste momento, com 64% da área já semeada, as estimativas de redução se confirmam, segundo avaliação de Hugo Godinho, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

 “A safra de inverno é tradicionalmente um investimento de maior risco e, com um ambiente econômico desfavorável e possibilidade de desvalorização do dólar, muitos produtores deixaram de optar pelo trigo”, analisa Godinho.

Outro fator determinante, especificamente na região Norte do Estado, foi a competição entre as duas principais culturas de inverno. “O preço milho está mais atraente nesta safra, e os produtores da região Norte optaram por ele, reduzindo a área de trigo”, explica Godinho.

O preço da saca de 60kg de trigo está cotada em R$ 42,00, valor 18% mais alto que a safra passada, quando se pagava R$ 35,20 a saca. Para o milho a cotação atual é de R$ 40,00 a saca de 60kg, quase o dobro de preço com relação a 2015, que era e R$19,41.

O plantio do trigo começou pela região norte do estado, depois Oeste e, agora, deve ser concluído na região Sul. “De maneira geral as lavouras apresentam bom desenvolvimento. As chuvas de maio foram boas para a semeadura, e a expectativa é que a etapa final do plantio transcorra sem problemas, com a esperada queda da temperatura”.

PLANTIO - Até meados de julho, o plantio de 1,15 milhão de hectares deve estar concluído. A expectativa é colher 3,47 milhões de toneladas. A safra de grãos no inverno no Paraná ocupa cerca de quatro milhões de hectares, sendo 56% com cultivo de milho, 29% com trigo e o restante dividido entre outras culturas.

PRODUÇÃO E CONSUMO - Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o consumo de trigo no Brasil vem diminuindo nos últimos anos. Em 2013, o consumo foi de 11,3 milhões de toneladas e no ano passado caiu para 10,2 milhões de toneladas.

DEPENDÊNCIA - De acordo com Godinho, esta redução se deve aos preços. “A insuficiência na produção brasileira para atender o consumo faz com que fiquemos dependentes das cotações internacionais e do câmbio e isto nem sempre é favorável”.

PRODUÇÃO ESPERADA - O Brasil deve produzir este ano 5,8 milhões de toneladas de trigo, praticamente metade do nosso consumo. O Paraná é o maior produtor de trigo do País e sua produção abastece basicamente a indústria moageira estadual, que é muito forte. Outra parte vai para São Paulo.

PERMANÊNCIA - Segundo avaliação do agrônomo do Deral, até setembro os preços devem permanecer nestes patamares, quando entra a safra americana que pode mudar as cotações. (Agência de Notícias do Paraná)

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Mato Grosso discute gargalos e mercado para Ramo Transporte

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Cuiabá (8/6/16) – Estão registradas no Sistema OCB/MT 18 cooperativas do Ramo Transporte, com 921 cooperados, que geram 50 empregos diretos. São os dirigentes, gestores e conselheiros dessas cooperativas que participarão no dia 23 de junho, do Fórum do Ramo Transporte, a ser realizado na sede da Cooperativa de Transportadores de Nova Mutum (Cootram), localizada no município de Nova Mutum/MT.

A proposta do Fórum é reforçar as relações entre as lideranças e aprofundar as discussões sobre os problemas e desafios atuais que enfrentam os setores de transporte. O encontro complementa também o acompanhamento do Sistema OCB/MT às ações do setor e trabalha a revitalização do Ramo, dando ênfase a abertura do mercado das cooperativas nesse setor.

A programação, que se inicia às 8h, será aberta pelo presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza; na sequência o superintendente da Organização, Adair Mazzotti, apresenta os programas do Sistema OCB/MT; o presidente da Cootram, Marcelo Antônio Angst, fará a apresentação institucional Cootram.

Os participantes também conhecerão os pré-requisitos para prestação de serviços à Bunge, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do mundo e do Brasil, e a terceira maior exportadora do país e a primeira do agronegócio. Para falar do assunto, o gerente de Logística Regional da Bunge, Marcos Santos Costa, irá apresentar fazer uma palestra.

Ainda na parte da manhã serão apresentados os Impactos da Missão Prospectiva do Ramo Transporte, realizada no Paraguai, pelo Coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola Neto, do Sistema Ocepar; na sequência o Gerente de Fiscalização da ANTT, João Paulo De Souza. O representante do ramo Transporte do Sistema OCB/MT, Tiago Gomes de Assis, também participa do Fórum.

No período da tarde será feito um debate sobre os ‘Trabalhos Ramo Transporte – Nacional’, com o Analista Técnico do Ramo Transporte, do Sescoop Nacional, Tiago de Barros Freitas. Serão discutidas ainda a implementação das ações demandadas do ramo, deliberações e aprovações especificas do ramo. (Fonte: Assimp Sistema OCB/MT)

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Estados discutirão estratégia nacional para gestão de desenvolvimento humano

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Mais de uma centena de cooperativas participam do Encontro de Agentes de Desenvolvimento Humano de SP e aprimoram conhecimentos sobre a ferramenta GDH

Brasília (7/6) – Representantes de mais de 100 cooperativas paulistas participaram hoje do primeiro dia do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento Humano de São Paulo, realizado na sede da Ocesp, na capital. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ao lado do presidente da unidade anfitriã, Edvaldo Del Grande, fizeram a abertura do evento que também contou com a participação de técnicos de 10 estados brasileiros.

O evento que está na segunda edição tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos agentes sobre a ferramenta Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), capaz de administrar, acompanhar, organizar e consolidar as ações de treinamentos e de programas de formação e desenvolvimento social.

“O GDH é um software que permite realizar o planejamento das ações tanto de organizações estaduais quanto de cooperativas e é por isso que a presença dos agentes é tão importante, pois são eles os grandes responsáveis pela utilização dessa ferramenta”, comenta Renato Nobile, durante a abertura do encontro, cujo tema é “ADH como fator de desempenho e resultado na cooperativa”.

GDH EM SP – Atualmente são 144 cooperativas com seu Planejamento Anual gerido pelo GDH. Cada cooperativa possui pelo menos um Agente de Desenvolvimento Humano (ADH) habilitado a realizar o levantamento das necessidades de treinamento e de ações de promoção social, além de operacionalizar o GDH. Na maioria das vezes é vinculado a área de recursos humanos da cooperativa. Em 2015, a unidade do Sescoop em São Paulo capacitou técnicos de 153 cooperativas para utilização do GDH, sendo que, deste universo, 89 ADHs foram qualificados.

ESTRATÉGIA NACIONAL – Aproveitando o convite feito pelo Sescoop/SP aos outros estados (SP, PR, GO, RJ, ES, MS, TO, BA, CE, RN, PB, AP, RO e PE) que já possuem ou estão em vias de implantar o GDH, a unidade nacional do Sescoop realizará na quinta-feira, dia 9/6, uma oficina para discutir as estratégias de implantação do GDH e de atividades com os ADH’s nas unidades estaduais. A intenção é desenvolver uma orientação de trabalho que servirá de modelo a todos os estados interessados em formar figura do ADH como interlocutor entre a unidade e a cooperativa.

SAIBA MAIS – Por meio do software Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), é possível gerar relatórios gerenciais e operacionais de ações realizadas tanto por cooperativas quanto por organizações estaduais. Além disso, o GDH também possibilita:

- Maior segurança nas informações;
- Inserção e acesso ao Banco Nacional de Empresas e Instrutores;
- Cadastro dos beneficiários das ações desenvolvidas pelo Sescoop;
- Emitir relatórios de planejamento, execução, acompanhamento e controle;
- Maior agilidade na troca de informações entre Sescoop e cooperativa;
- Facilitar as atividades do dia a dia, tais como emissão de lista de presença e avaliação, lançamento de presença, tabulação de avaliações, etc.

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Alemães iniciam projeto-piloto com cooperativas do Paraná

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Curitiba (7/6) – Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) estão no Paraná para conhecer em detalhes o modelo de governança das cooperativas do estado. É o início de um projeto-piloto de parceria técnica com cooperativas agropecuárias do Paraná. Na manhã desta terça-feira (7/6), o grupo reuniu-se, em Curitiba, com gestores do Sistema Ocepar para discutir um plano de trabalho e colher informações sobre o sistema cooperativista paranaense.

Participaram do encontro os superintendentes da Ocepar e do Sescoop/PR, Robson Mafioletti e Leonardo Boesche, os gerentes de Autogestão e da Fecoopar (Federação das Cooperativas do Paraná), respectivamente, Gerson Lauermann e Anderson Lechechem, além de profissionais do Sistema. À tarde, os cooperativistas alemães visitarão as cooperativas Cooperante e Castrolanda.

REFERÊNCIA - “Num primeiro momento, os técnicos da Alemanha buscam informações para entender com profundidade o trabalho de governança e autogestão de nossas cooperativas. Numa segunda fase, eles trarão a expertise e conhecimento que possuem e as sugestões de melhorias que poderemos implantar no Paraná. Ainda estamos definindo o cronograma desse trabalho capitaneado pela OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras”, explica Mafioletti. “Temos uma expectativa muito positiva a respeito desse trabalho, pois as cooperativas paranaenses têm o modelo alemão de autogestão como referência e exemplo”, ressalta o superintendente da Ocepar.

PROJETO - A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo, a exemplo da parceria que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul.

OCB - “É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. Na segunda-feira (6/7), os representantes alemães estiveram na sede da entidade, em Brasília, onde conheceram mais sobre a organização do movimento cooperativista brasileiro, por meio das ações desenvolvidas pela OCB, Sescoop e CNCoop.  (Com informações da OCB)

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OCB/RJ estabelece cooperação técnica com Prefeitura de Barra do Piraí

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Rio de Janeiro (7/6) – O cooperativismo fluminense deu mais um passo para se tornar o modelo econômico mais forte do Estado. No dia 6 de junho, o Sistema OCB/RJ assinou Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a Prefeitura de Barra do Piraí. A parceria tem como finalidade promover o estimular o cooperativismo local e fortalecer as instituições já existentes no município localizado na região Sul Fluminense.

O TCT foi estruturado com indicadores de viabilidade para execução, divididos em áreas: Saúde, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo, Gastronomia e Lazer, Turismo Rural – Ecoturismo, Trabalho (Resíduos Sólidos, Costureiras), Transporte (Moto-frete).

Pela parceria, o Sistema OCB/RJ fica responsável pelo apoio nas esferas contábil e jurídica, a interlocução com cooperativas já constituídas, para auxílio no projeto, e a busca de parceiros. Já a Prefeitura de Barra do Piraí tem como incumbência de promover o envolvimento de secretarias e servidores do município, dando todo o suporte operacional para execução.

Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, o cooperativismo é essencial para o desenvolvimento dos municípios. “Barra do Piraí tem uma economia baseada no comércio, mas também na agricultura, indústrias metal-mecânicas e pecuária. O crescimento do cooperativismo em Barra do Piraí será um importante meio de progresso da cidade e o papel do Sistema OCB/RJ será auxiliar e dar todo o suporte necessário ao fomento das cooperativas na cidade”, disse Diaz.

O prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida, tem a certeza que essa parceria contribuirá para o desenvolvimento local. “As cooperativas oferecem oportunidades para produtores e trabalhadores da cidade e isso influenciará no desenvolvimento local, com impacto em todos os setores da região. Já temos profissionais já propensos a constituir cooperativas, como artesãos, costureiras e produtores de cachaça artesanal. Agora é a hora de iniciarem os trabalhos”, disse.

O espaço de fomento ao cooperativismo está disponível para entrar em funcionamento dentro de poucos dias, na Central do Empreendedor, localizada ao lado da Prefeitura.

Acompanharam a reunião de assinatura do TCT, o assessor da presidência da OCB/RJ, Valdinei Calixto, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, os conselheiros do Sescoop/RJ, Antônio César do Amaral e Dr. Sebastião Barbosa, o representante do Escritório Regional do Cooperativismo/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno, e o vereador Chico Leite. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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Brasil e Alemanha planejam projeto para impulsionar cooperativas

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Brasília (6/6) – Representantes da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e da Academia das Cooperativas Alemãs (ADG) se reuniram hoje, em Brasília, com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e com as gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB). O objetivo foi discutir o andamento do projeto-piloto a ser desenvolvido em parceria com as organizações estaduais e cooperativas agropecuárias brasileiras, a exemplo do que já ocorre, com sucesso, no estado do Rio de Grande do Sul.

A parceria técnica entre DGRV e OCB prevê um diagnóstico das cooperativas brasileiras e o apoio alemão, focado em áreas como gestão, produtividade e negócios. Em princípio, três estados foram validados pela Diretoria da OCB para participar do projeto-piloto: São Paulo, Espírito Santo e Paraná. A Confederação Alemã possui vasta experiência no auxílio do desenvolvimento cooperativista de diversos países do mundo.

Renato Nobile apresentou a organização do movimento cooperativista brasileiro, por meio das ações desenvolvidas pela OCB, Sescoop e CNCoop. E, ainda, aprofundou seus conhecimentos acerca da atuação da Confederação Alemã das Cooperativas. Para ele, o apoio de um movimento cooperativista consagrado pela excelência, como é o caso do modelo alemão, é de grande valia para a ampliação da competitividade das cooperativas do Brasil.

“É com muita satisfação que celebramos esta parceria técnica. Não temos dúvidas de que o diagnóstico feito pela DGRV bem como o suporte qualificado impulsionarão o negócio cooperativismo no Brasil, tornando a rotina operacional e a gestão das cooperativas agropecuárias ainda mais profissionalizada e ampliando o leque de projetos já desenvolvidos pelas instituições”, avalia o superintendente.

PRÓXIMOS PASSOS – A equipe da DGRV visita, nos próximos dias, os estados integrantes do projeto-piloto, percorrendo as cooperativas indicadas para montar um plano de trabalho. O documento será apresentado à OCB em algumas semanas para que, a partir daí, os trabalhos de campo comecem de fato.

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Sescoop/BA abre cinco turmas para o Jovemcoop

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Salvador (6/6) – Visando proporcionar aos jovens cooperativistas experiências que contribuam para seu desenvolvimento, por meio do despertar da cultura da cooperação, o Sescoop/BA, abrirá cinco turmas do Programa de Juventude Cooperativista (Jovemcoop) no estado baiano.

O curso atende ao objetivo estratégico do Sescoop de promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo, por meio da identificação e desenvolvimento de habilidades para o exercício da liderança nos diversos espaços da cooperativa, inclusive para a sucessão. O curso também ambiciona promover a Organização do Quando Social (OQS) com envolvimento dos jovens na atividade econômica da família e na cooperativa.

O Sicoob Coopere, Sicoob Sertão, Sicoob Norte Sul (duas turmas), e o Sicoob Credconquista (em parceria com o Sicoob Credcoop e a Coopmac), solicitaram que o programa fosse implementado nas seguintes cidades respectivamente: Valente, Pintadas, Gandu, Cruz das Almas e Vitória da Conquista.

O Jovemcoop reunirá 150 jovens entre 18 e 35 anos, sendo 30 participantes por turma. Os participantes deverão ser: funcionários, dirigentes, conselheiros, cooperados de cooperativas integrantes do Sistema OCEB, bem como os cônjuges e filhos desses cooperados.

As aulas serão iniciadas nos dias 3 e 4 de junho, com as turmas de Valente, Pintadas e Gandu. Em seguida, as cidades de Cruz das Almas e Vitória da Conquista, iniciarão suas atividades nos dias 10 e 11 de junho. A Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia (COOLIBA), ficou responsável por ministrar as aulas do programa, através de profissionais renomados e experientes no sistema cooperativismo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – O Jovemcoop é dividido em três etapas, sendo a primeira composta pelo Módulo Cooperativismo, com aulas teóricas e oficinas sobre Cooperativismo, com uma carga horária de 96 horas; a segunda composta pelo Módulo Organização do Quadro Social, composta por aulas teóricas, atividades extras e projetos, com carga horária de 48 horas; e a terceira etapa por Atividades Extraclasse, composta por visita às cooperativas, orientação, elaboração e apresentação, de forma intercalada com a primeira e segunda fase, com carga horária de 84 horas. O programa terá carga horária total de 228 horas/aulas. (Fonte: Ascom Sistema OCEB)

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Líderes e Executivos encerram atividades de programa com visita à OCEB

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Salvador (3/6) – Em seu último dia de atividade, a comitiva do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, composta por superintendentes do Sistema OCB, participou de uma reunião com o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, e em seguida realizou uma visita à sede em Salvador/BA.
 
No dia anterior os participantes conheceram a Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), em Luís Eduardo Magalhães, que atua no fomento de atividades agrícolas, aperfeiçoando o processo de armazenagem e comercialização de grãos, especialmente soja, milho e arroz; e, durante a tarde, visitaram a Fazenda Decisão Rio Branco em Barreiras/BA, de propriedade de um associado da Cooperfarms.

FUNCIONAMENTO – Em reunião com Cergio Tecchio, os superintendentes conheceram o panorama econômico cooperativista baiano, assim como a composição do Sistema OCEB, seu método de governança, e principalmente os programas de formação oferecidos pelo Sescoop/BA. Para Tecchio, esta é uma oportunidade de mostrar as experiências de sucesso e aprendizados aplicadas na Bahia, que podem servir também para o desenvolvimento cooperativista em outros estados.

Após a reunião, a comitiva seguiu para conhecer a sede do Sistema OCEB, onde foram recepcionados pelos funcionários do Sistema. No turno da tarde os superintendentes se reuniram com o representante da cooperativa de táxi Coometas, referência no cooperativismo de transporte da capital, onde conheceram um pouco mais sobre suas atividades e projetos, especialmente a intercooperação que pratica com a Comtas. 

AVALIAÇÃO

INTERCOOPERAÇÃO – O superintendente da unidade nacional do Sistema OCB, Renato Nobile, elogiou a programação feita por Alberto Batista, superintendente do Sistema OCEB, no estado, ressaltando a importância deste intercâmbio de conhecimento. “A programação foi intensa e valeu a pena, possibilitando a troca de experiências para levar a cada um dos superintendentes essas boas práticas observadas em nossas visitas, conhecimento este que será levado para todo o Brasil”, conclui Nobile.
 
GRATIDÃO – “Produtivo é o termo que define bem a nossa última semana. Tivemos a oportunidade de vivenciar experiências diferentes que podem ser aproveitadas por todas as cooperativas. Foi uma troca de conhecimento muito grande entre estados com realidades distintas e que se complementam. Na Bahia, as cooperativas agropecuárias têm maior destaque. E o que elas mostraram aqui foi justamente uma nova forma de atuação, profissionalizada e com foco no empreendedorismo. Foi muito gratificante receber os colegas aqui, aprender com Minas Gerais e poder mostrar para todos o que fazemos na Bahia”. José Alberto Batista Dos Santos, superintendente do Sistema OCEB

VISÃO COMERCIAL – “Foi, sem dúvida, uma semana de muito conhecimento e experiências diversas. Estivemos em contato direto com cooperativas de portes muito diferentes. No total, passamos por cinco ramos distintos: agropecuário, crédito, saúde, habitacional e transporte. E o que mais se destacou em todas essas instituições foi que elas são cooperativas e ao mesmo tempo empresas bem estruturadas que visam negócio, sem, no entanto, perder a essência cooperativista: o foco no associado. Estivemos na maior cooperativa de café da América Latina, em uma das maiores cooperativas de crédito do país – com 48 mil associados –, gigantes que têm uma importância enorme na economia do estado, e que transpiram cooperativismo em sua essência. O grupo de superintendentes encerra esse terceiro módulo do Programa muito satisfeito e com uma visão atualizada sobre nosso movimento”. Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg

RIQUEZA – O superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, participou pela primeira vez do programa, e ressaltou que as cooperativas visitadas na Bahia, apresentaram características peculiares e diferentes em seu trabalho. “A programação desenvolvida na Bahia foi extremamente enriquecedora, tanto nas cooperativas agropecuárias, quanto a visita a sede da OCEB, possibilitando a nós, superintendentes, compartilharmos as boas práticas do cooperativismo”, pontua Leonardo Boesche.


(Fonte: Sistema OCEB)

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"Comunicação não é despesa, é investimento", afirma Ricken

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Medianeira (3/6) – Os presidentes do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, realizaram, nesta quarta-feira (3/6), em Medianeira, no Oeste do Paraná, a abertura do Fórum dos Profissionais de Comunicação, promovido pelo Sistema Ocepar com apoio da cooperativa local, que conta 52 participantes de 20 cooperativas dos ramos crédito, agropecuário e saúde.

Investimento - Ricken destacou a importância da realização dos fóruns para o aprimoramento do conhecimento. "Realizamos no ano mais de quatro mil eventos como esse. Todos têm por objetivo principal qualificar cada vez mais o público interno das cooperativas paranaenses".

O dirigente ressaltou também a força que a comunicação cooperativista representa para que o sistema seja cada vez mais reconhecido, não só por seu peso econômico, como, também, social.

"Temos visto cada vez mais que as cooperativas percebem a necessidade de se investir no setor. Entendo que a comunicação não é uma despesa, mas, sim, um investimento. E um investimento importante para auxiliar o sistema a colocar em prática um dos princípios do cooperativismo, que é a transparência de suas ações e nada melhor do que fazer isso através da comunicação", frisou Ricken.

QUALIFICAÇÃO - Já o presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, agradeceu pela escolha da cooperativa para sediar o evento. Ele disse ainda que a cooperativa tem investido muito na área, não só qualificando cada vez mais os profissionais que atuam na comunicação, como, também, no marketing ou no varejo, além de realizar novas contratações. "Acompanhamos de perto o trabalho que é feito pelas outras cooperativas através das suas publicações. Temos nos espelhado em muitas ações e procuramos sempre investir neste setor", frisou Costa Rodrigues.

APRESENTAÇÃO - Na sequência, a assessora de comunicação e imprensa da Cooperativa Lar, Camila Catafesta, fez uma apresentação sobre o funcionamento do setor e todo o processo de posicionamento da estilização nova da marca da cooperativa. "Procuramos posicionar o nosso visual de forma leve, ampla e abrangente, atendendo as novas diretrizes traçadas pela nossa diretoria para a cooperativa".

PALESTRA - O advogado e especialista em direito digital, Leandro Bissoli realizou palestra sobre Mídias Sociais e Direito Digital. No final do dia, a equipe da Escola de Criatividade, comandada por Jean Sigel fez uma apresentação para o grupo da peça "Neurônios Criativos", com a participação dos atores Richard Rebelo e Carlos Veiga. O primeiro dia encerrou com um jantar de confraternização na Associação dos Funcionários da Lar.

CONTINUIDADE - O evento prossegue nesta quinta-feira (02/06) com palestra do publicitário e presidente da Opus Múltipla, Rodrigo Rodrigues, sobre Comunicação Integrada. Em seguida, Osneir Silva apresentará aos comunicadores uma proposta de divulgação dos produtos das cooperativas no varejo chamado #voltapravocê. Depois, sob a liderança de Jean Sigel, acontecem diversas oficinas sobre o despertar da criatividade. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Caipema é exemplo da força da cooperação para superar barreiras

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Fortaleza (3/6) – Imagine só uma localidade chamada de Sítio Malhada, mais precisamente num distrito chamado Ponta da Serra, do município de Crato, no Sul do Ceará. Vida pacata, cidade calma, o verde do cariri cearense e uma vista de encantar os olhos. É nesse lugar inusitado que está instalada uma cooperativa formada por um grupo de 20 produtores de leite que fazem a diferença econômica nas suas famílias.

Com seis anos de existência, a Cooperativa Agroindustrial dos Pequenos Produtores do Sitio Malhada de Crato (Caipema) mostra, ao longo da sua história que os altos e baixos fizeram da cooperativa uma instituição de muita força de vontade, exatamente o que prega o cooperativismo: uma empresa onde os cooperados, quando unidos, se tornam fortes a ponto de vencer seus problemas.

A equipe de comunicação do Sistema OCB/CE esteve na cooperativa para conhecer de perto como é a rotina de trabalho e como seus cooperados estão se organizando para dar conta da produção. A responsável pela recepção foi a diretora financeira da cooperativa, Lúcia Helena Ribeiro. Com muito entusiasmo ela conta como a cooperativa começou sua história, sob muita luta e dificuldades contra o produtor individual.

“No começo da Caipema cada produtor, antes de ser cooperado, enfrentava muita dificuldade em vender o leite sozinho, de maneira individual. Era complicado. Começamos a ver que, vender leite de maneira isolada não estava dando muito resultado. Então um grupo resolveu criar uma cooperativa dos pequenos produtores do sítio malhada. Não foi fácil porque não sabíamos o que iríamos enfrentar pela frente. Além do leite, a gente tinha cooperado que vendi fruta, verdura e até frango, mas atualmente somente o leite é comercializado”, disse Lúcia Helena.

Ainda de acordo com a Diretora Financeira, a cooperativa começou a ter algumas perdas de cooperados. “Uns cooperados não tinham tanta produção e outros faleceram, e desses os filhos não quiseram assumir o lugar. Começamos a passar por algumas dificuldades. Mas nunca desistimos porque sabíamos que nós venceríamos juntos”, explica Lúcia Helena.

VITÓRIA – Para vencer tais dificuldades, a Caipema teve de contar realmente com o espírito cooperativista. Exemplo disso foi o produtor rural, até o hoje cooperado, e que sempre trabalhou com a produção de leite, Antônio José Albuquerque. Nos momentos de dificuldade financeira, o produtor chegou a pagar algumas contas da cooperativa para que a instituição não se desfizesse.

“Quando eu era produtor individual enfrentava uma grande dificuldade na hora de vender o produto. O preço era muito barato. Foi quando pensamos em montar a cooperativa para que pudéssemos melhorar o preço do leite e tem dado certo. Essa cooperativa não poderia se desfazer. Por isso que a gente lutou até o fim e hoje vemos o resultado. Claro que podemos crescer sempre, por isso cada cooperado precisa entender que constituir uma cooperativa é trabalhar em equipe. E dessa forma a Caipema tem funcionado muito bem”, diz o produtor.

PRODUÇÃO - Hoje a cooperativa consegue produzir, por dia, uma média de 1200 litros de leite, que são recebidos na sede de tratamento. Com um local de uma estrutura bastante adequada, os produtores entregam o leite, onde recebem seus pagamentos a cada 15 dias. Hoje a Caipema produz além do leite pasteurizado tipo C, iogurte, manteiga da terra, creme de nata, ricota e queijo coalho.

FORNECIMENTO - A Caipema comercializa em hospitais, comércio e escolas no Crato. “Recentemente começamos a vender, também, em Juazeiro do Norte. Temos uma pessoa que vem semanalmente a nossa cooperativa buscar os produtos para distribuir em alguns comércios em Juazeiro do Norte”, disse Lúcia Helena.

São exemplos como o da Cooperativa Agroindustrial Dos Pequenos Produtores do Sitio Malhada de Crato que vemos que, ser cooperativista é ser um com todos. É unir forças para mostrar que, com a cultura da cooperação, muitas famílias podem viver melhor e com mais segurança econômica.

Hoje a Caipema participa, inclusive, do O Programa Desenvolvimento da Competitividade e Profissionalização de Cooperativas do Ramo Agropecuário no Estado do Ceará, o chamado Projeto Agro, idealizado pelo Sistema OCB/CE. Pelo programa, a cooperativa recebe toda orientação da Unidade Estadual para que a comercialização seja cada vez mais profissional e possa atender às necessidades da população. (Fonte: Assimp Sistema OCB/CE)

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Liderança: roteiro baiano inclui cooperativas especializadas em agricultura

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Brasília (2/6) – Está chegando ao fim a programação do Módulo III do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos Cooperativistas. Em visitas a Minas Gerais e Bahia, superintendentes de 20 unidades estaduais do Sistema OCB, acompanhados também pelo superintendente nacional, Renato Nobile, e pela Gerente-Geral do Sescoop, Karla Oliveira, vivem uma imersão em boas práticas de gestão e governança.

“Este é um grupo que tem uma responsabilidade muito grande em conduzir os rumos da gestão em suas unidades e, consequentemente, no Brasil. A oportunidade de vivenciar novas experiências, conhecendo outras realidades, nos abre os horizontes para que pensarmos em soluções inovadoras e viáveis para o nosso setor”, voltou a afirmar o Renato Nobile.

Neste penúltimo dia, a programação incluiu uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste), localizada no município de Luís Eduardo Magalhães. Lá, eles entraram em contato com uma cooperativa que há 11 anos atua prestando serviços agropecuários, englobando plantio, cultivo e proteção. A superintendente da unidade do Tocantins, Maria José Leão, destacou como ponto principal do sucesso da instituição o investimento em especialização.

“A Cooproeste tem uma composição do quadro social bem diferente do que vemos em boa parte do país, com médios e grandes produtores de soja, milho e algodão. O foco está em favorecer o cooperado na relação comercial que vai desde a compra de insumos até a venda do grão. Ela se especializou nessa operação. E se tem uma coisa que posso levar daqui é exatamente isso: a cooperativa precisa focar em uma área e se especializar nela”, comentou.

A Cooproeste é uma cooperativa que não tem unidades de processamento, mas se especializou em fornecer o que o cooperado precisa para produzir e vender. “E ela é muito boa no que se propõe”, complementa Maria José.

PROGRAMAÇÃO – Amanhã, o grupo permanece na Bahia, desta vez na cidade de Salvador, onde se reúnem na sede do Sistema OCEB em visita técnica à unidade e para realizar a avaliação final do Módulo III do Programa.

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Atendimento integral e qualidade da saúde são temas de congresso da Unimed

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Brasília (2/6) – A Unimed do Brasil – que representa a maior cooperativa de saúde do mundo e a maior rede de assistência médica do Brasil – promove, a partir de hoje, em parceria com a Unimed BH, seu 3º Congresso Nacional de Atenção Integral à Saúde. O evento está ocorrendo em Belo Horizonte (MG) e termina amanhã. O objetivo é buscar alternativas para o enfrentamento à multimorbidade – situação em que a pessoa vive com duas ou mais doenças crônicas –, visando à coordenação integral do cuidado à saúde.

Para isso, profissionais de outros países, como o médico português Rui Nogueira, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), e a socióloga Mary Durham, diretora do Centro de Pesquisas em Saúde da Kaiser Permanente, organização americana sem fins lucrativos reconhecida como uma das líderes em assistência à saúde, irão se reunir com especialistas brasileiros no tema multimorbidade em atenção primária – conceito que integra serviços médicos para incentivar hábitos saudáveis e promover o empoderamento do autocuidado – para trocar experiências positivas e discutir a necessidade de reestruturar o sistema de saúde a fim de garantir a qualidade do atendimento a esses pacientes.

O impacto econômico de novas medidas assistenciais nas operadoras de saúde também precisa ser administrado para que o equilíbrio financeiro dos planos seja mantido em meio ao crescimento da judicialização, dos custos e da inflação da saúde. Estes aspectos serão explorados na palestra de André Medici, economista especializado em gestão da saúde e políticas sociais.

MULTIMORBIDADE – É uma condição que acomete dois em cada três idosos e que tende a crescer com o aumento da expectativa de vida da população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa do brasileiro já chega a 75 anos. “Trata-se de uma diferença de quase 30 anos com relação às pessoas que nasciam na década de 40 e, em razão disso, o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para a qualidade de vida das pessoas se faz ainda mais necessária”, explica Eudes de Freitas Aquino, presidente da Unimed do Brasil.

As doenças crônicas mais diagnosticadas em indivíduos com multimorbidade são a asma, problemas na coluna, reumatismo, hipertensão, diabetes, câncer, entre outras patologias. Além de garantir o atendimento dos pacientes que vivem com essas doenças, a Unimed defende que os serviços de saúde se distanciem do modelo hospitalocêntrico, focado apenas em tratar doenças já diagnosticadas, para priorizar os atendimentos baseados em atenção primária. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também se articula neste sentido e lançou recentemente o projeto “Idoso Bem Cuidado”, que deverá acompanhar o paciente idoso ao longo de todo o processo de atendimento de saúde.

Os clientes com 60 anos ou mais somam 14,5% da carteira da Unimed-BH e a Cooperativa dedica seu olhar a esse grupo etário. Um dos programas desenvolvidos é o “Cuidado por inteiro”, que, desde 2013, faz busca ativa aos clientes idosos sem vínculo com um médico de referência. Outra ação, em parceria com os cooperados, adotou a metolodologia do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional (IVCF), por meio de um questionário aplicado aos clientes idosos.

“Nosso objetivo é conhecer o perfil dos clientes, identificando aqueles em condições frágeis ou sob risco de fragilização, para propor planos de cuidado adequados às necessidades. Em 2015, 33 mil idosos responderam e 56% deles já estão em acompanhamento. Os resultados já direcionam as ações assistenciais para este público neste ano”, explica o presidente da Unimed Belo Horizonte, Samuel Flam.

Destaques da programação

8h30 – “Gestão de doenças crônicas e multimorbidade" - Com tradução simultânea
Palestrantes: Mary Durham, diretora do Centro de Pesquisas em Saúde da Kaiser Permanente.

9h45 - "A multimorbidade e a estruturação de um elemento central e regulador da rede de atenção na saúde suplementar"
Palestrantes: Luis Fernando Rolim, médico e consultor na empresa Idea Health Consulting, e Paulo do Bem, superintendente da Unimed Vitória responsável por Atenção Integral.

13h45 - “Comitê de Atenção à Saúde como estratégia na gestão e sustentabilidade do Sistema Unimed"
Palestrantes: Cloer Alves, coordenador do Comitê de Atenção Integral da Saúde da Unimed do Brasil, e Silvia Esposito, coordenadora da Área de Atenção à Saúde na Unimed do Brasil.

14h30 - Premiação dos trabalhos científicos desenvolvidos pelas cooperativas Unimed com foco em multimorbidade em atenção primária

Serviço
3º Congresso Nacional de Atenção à Saúde
Data: 2 e 3 de junho de 2016
Local: Ouro Minas Palace Hotel – Av. Cristiano Machado, 4001 / Ipiranga - Belo Horizonte (MG)
Programação completa: http://goo.gl/SFhSVW

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