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Notícias negócios

 

Jovens cooperativistas trocam experiências e refletem sobre o futuro

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Curitiba (2/8/16) – Filhos de agricultores, jovens cooperados e profissionais que atuam com formação e desenvolvimento humano nas cooperativas do Paraná se reúnem nos dias 03 e 04 de agosto para o Encontro Estadual do Programa Jovemcoop. Promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop), o Encontro chega à sua 25ª edição consolidado como o principal evento de integração e compartilhamento de experiências entre as cooperativas participantes do Programa Jovemcoop – projeto de formação focado em cooperativismo, liderança e sucessão familiar.

SESCOOP/PR - Cerca de 250 pessoas devem participar do evento, que acontecerá no Sesc Caiobá, no litoral do Paraná. “Tradicionalmente, temos uma cooperativa anfitriã e que ajuda na organização, mas como essa é uma edição comemorativa, este ano os anfitriões somos nós”, explica a analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Cristina Moreira, que é a coordenadora do Programa Jovemcoop no Paraná.

PROGRAMAÇÃO - Após a abertura oficial, que terá a presença do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da gerente de Desenvolvimento Humano, Maria Emília Pereira Lima, acontece o talk show “Jovemcoop 25 anos – Compartilhando histórias, construímos o futuro”. A programação da manhã terá ainda palestra com o consultor Marcio Mancio, empresário e especialista nas áreas de liderança e gestão.  Já as atividades da tarde serão conduzidas pela Escola de Criatividade, organização especializada em criatividade e inovação aplicadas aos negócios e promove o debate e a pesquisa em torno do desenvolvimento da criatividade e de hábitos criativo.

As atividades terão continuidade na manhã do dia 4, quando haverá palestra Jeanine Rolim, Psicóloga, pedagoga, escritora e palestrante, atuou por dois anos junto à população de risco numa ONG colombiana. Apresentação dos resultados das oficinas, depoimentos e divulgação da cooperativa anfitriã de 2017. O evento encerra às 12h15.

O JOVEMCOOP - Atualmente, 12 cooperativas participam diretamente do Programa Jovemcoop. São elas: Castrolanda, Copagril, Lar, Coopavel, Bom Jesus, Cocari, C.Vale, Coagru, Cocamar, Copacol, Copagra e Integrada. O programa inicia nas cooperativas, onde são planejados os projetos de formação, responsabilidade socioambiental e difusão do cooperativismo, e que, após encaminhamento para o Sescoop/PR e aprovação do Conselho de Projetos, recebem os recursos necessários para serem viabilizados.

Todo este esforço resulta na realização de cursos, treinamentos, seminários e demais ações que buscam desenvolver as habilidades de gestão, liderança, bem como disseminar a filosofia cooperativista. Com isso, pretende-se estimular o protagonismo dos jovens, despertando o interesse pelo negócio familiar e pela cooperativa, auxiliando no processo sucessório e garantindo a perenidade do sistema cooperativista. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Ética é um dos temas do 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio

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Brasília (1º/8/16) – “Convivemos com uma dramática crise econômica, política, social e, fundamentalmente, ética. Temos de cultivar valores fundamentais, abraçando comportamentos com disciplina nas pequenas e nas grandes ações. A ética dá segurança a um desenvolvimento equilibrado e que busca inserir as pessoas e não excluí-las”, diz Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).

A ética será um dos debates mais esperados do 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), que ocorrerá no próximo dia 8 de agosto, em São Paulo realizado pela ABAG. O tema será abordado no painel denominado Ética e o Brasil, e para discutir o assunto foram convidados, como debatedores, o ex-presidente do STF e do TSE, Carlos Ayres Britto, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca, e o filósofo e ensaísta, Luiz Felipe Pondé. O moderador do painel será o colunista da revista Veja e apresentador do programa “Roda Vida”, da TV Cultura, Augusto Nunes.

O tema central do CBA deste ano será “Liderança e Protagonismo” e focará nos desafios de manter o Brasil na liderança mundial da produção de alimentos, fibras e energia renovável, ao mesmo tempo em que se consolida a percepção de ser o produtor brasileiro um dos mais sustentáveis do mundo.

Promovido pela ABAG desde 2002, o Congresso Brasileiro do Agronegócio, já faz parte da agenda dos principais líderes e formadores de opinião do país. A edição realizada em 2015 contou com a presença de mais de 800 participantes, entre empresários, lideranças, entidades do setor e da mídia nacional.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo hotsite do evento: www.abag.com.br/cba.

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Ocergs lança segunda edição do Prêmio de Cooperativismo

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Porto Alegre (1º/8/16) – Com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social, foi lançado o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2016. Em sua segunda edição, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:

I. INTERCOOPERAÇÃO - Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.

II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA - Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL - Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL - Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.

Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br.

Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.

O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.

INSCRIÇÕES – As inscrições devem ser realizadas a partir das 9h do dia 2 de maio de 2016 até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico www.ocergs.coop.br. A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.

PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Sistema OCB/RJ inicia nova turma do Formacoop

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Rio de Janeiro (29/7/16) – Promover a gestão profissionalizada e o fortalecimento de colaboradores e dirigentes de cooperativas do estado do Rio de Janeiro. Este é o objetivo do Formacoop, uma realização do Sistema OCB/RJ, que teve iniciada uma nova turma iniciada no dia 28 de julho. A capacitação terminará em março de 2016.

A formação tem sua metodologia atualizada constantemente e terá três módulos, com carga horária de 144 horas/aula. As disciplinas abordarão o comportamento organizacional e as estratégias de negociação: administração, contabilidade, planejamento, gestão jurídica, tributária, econômica e financeira das cooperativas.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, disse que o Formacoop possibilitará a mudança na gestão e chegará às bases das cooperativas. “É um objetivo de nossa gestão promover o investimento no conhecimento do cooperado a respeito do segmento que estão inseridos. É uma certeza o fato dos cursistas saírem com muito mais conhecimento, sendo replicado na base da cooperativa”, disse Diaz.

O vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, disse também acreditar na melhoria na gestão cooperativista. “A iniciativa objetiva não só aprimora as práticas de gestão para melhorar a eficiência, a produtividade e a capacidade, como divulga também os princípios e valores cooperativos”, afirmou.

Para o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, a qualidade do curso são os diferenciais. “Hoje, temos muito mais dirigentes capacitados para liderar cooperativas, sem deixar de lado os princípios. E isso só é possível graças ao Formacoop”, finalizou. (Fonte: Assimp Sistema OCB/RJ)

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Paraíba conhece o sistema Gestão de Desenvolvimento Humano

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Brasília (28/7/16) – A capacitação de Agentes de Desenvolvimento Humano de cooperativas, para utilização do sistema Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), está ocorrendo a todo vapor pelo país. Hoje, o foco foi a Paraíba. O intuito é preparar os técnicos para elaborar o planejamento das próximas ações a serem executadas pelas unidades estaduais, utilizando, para isso, o GDH, capaz de administrar, acompanhar, organizar e consolidar as ações de treinamentos e de programas de formação e desenvolvimento social.

Estão sendo discutidas questões como as dificuldades na implementação dessa ferramenta, além de seus inúmeros benefícios, dentre eles a otimização do tempo de trabalho. Para a gerente da área finalística do Sescoop/PB, Ana Margarida, esta capacitação veio para dar continuidade ao processo de implantação do sistema no estado, que se iniciou em 2015. "A ferramenta veio para otimizar as atividades do dia-a-dia e auxiliar no acompanhamento e controle das informações", avalia a gestora.

SAIBA MAIS – Por meio do software Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), é possível gerar relatórios gerenciais e operacionais de ações realizadas tanto por cooperativas quanto por organizações estaduais. Além disso, o GDH também possibilita:

- Maior segurança nas informações;
- Inserção e acesso ao Banco Nacional de Empresas e Instrutores;
- Cadastro dos beneficiários das ações desenvolvidas pelo Sescoop;
- Emitir relatórios de planejamento, execução, acompanhamento e controle;
- Maior agilidade na troca de informações entre Sescoop e cooperativa;
- Facilitar as atividades do dia a dia, tais como emissão de lista de presença e avaliação, lançamento de presença, tabulação de avaliações, etc.

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Presença feminina em destaque

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Mulheres se projetam em atividades bem-sucedidas desempenhadas no setor cooperativista

Brasília (27/7/16) - Fascinada pelo ideário cooperativista, Maria Elizabeth Alves de Castro, diretora-presidente do Sicoob-Manaus, há 13 anos atuando como dirigente no Ramo Crédito, realizou o “sonho de conhecer a Inglaterra, o berço de tudo”, por ocasião da Feira Internacional de Cooperativismo – ICA Expo 2012, realizada em Manchester. “Ali, no então chamado Beco do Sapo (Toad Lane), onde se fixou o Armazém de Rochdale, imaginei todos aqueles tecelões reunidos, sentados na calçada idealizando o que hoje é para nós um modelo de gestão, um marco organizacional.”

Maria Elizabeth é uma das personagens que ilustram a matéria especial da 20ª edição da Revista Saber Cooperar, cujo foco é o trabalho desempenhado pelas mulheres no cooperativismo, tanto no Brasil, quanto em âmbito global.

Eventualmente chamada pelos colegas de “rainha do cooperativismo”, ela representa a liderança em um estado que contabiliza a maior participação feminina no quadro de associados em cooperativas de crédito: 58%, índice equivalente a 1.424 mulheres de um total de 2.473, de acordo com o Censo de Cooperados do Ramo Crédito, realizado pelo Banco Central e datado de dezembro de 2015. Pela base de dados, a participação feminina representa, em média, 40% do quadro de associados nas cinco regiões brasileiras.
 
Para Maria Elizabeth, as mulheres dispõem de um diferencial no tratamento com o público e no envolvimento com os demais associados. “O nosso natural carisma e a porção maternal que nos é inerente são transmitidos para o cooperado”, avalia. “Por sermos mais flexíveis, acabamos por passar mais segurança, já que a nossa recusa só se dá em caso extremo, com o propósito de transparecer que atendemos de forma personalizada e cuidadosa.”

Para ler a matéria completa, clique aqui e avance até a página 19.

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Tocantinenses vão conhecer cooperativas dos EUA

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Brasília (27/7/16) – De 15 a 26 de agosto, integrantes de cooperativas do Tocantins participam da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo nos Estados Unidos. A comitiva é formada por 16 pessoas, sendo 11 da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), duas do Sicredi, duas do Sicoob Credipar e uma do Sescoop-TO.

A intenção é conhecer o modelo de cooperativismo agropecuário e de crédito dos EUA. Os tocantinenses vão assistir palestras com especialistas da Universidade de Wisconsin, conhecer o modelo de gestão e a estrutura de cooperativas agropecuárias e de crédito, além de visitarem propriedades rurais e a Bolsa de Chicago.

O presidente do Sistema OCB Sistema OCB/TO e da Coapa, Ricardo Khouri, explica que a viagem aos Estados Unidos será uma experiência inédita para os ramos Crédito e Agropecuário que vão poder observar as práticas de governança das cooperativas americanas, bem como a relação entre o cooperado e sua cooperativa.

A programação inclui uma série de visitas técnicas:
- Departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin (em Madson)
- Landmark - cooperativa de grãos (em Madson).
- Associação Nacional das Cooperativas de Crédito – CUNA (em Madson)
- Cooperativa Central Growmark (Illinois)
- Bolsa de Valores de Chicago (Illinois)
- Sindicado de Produtores Rurais dos Estados Unidos (em Chicago)

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Ocemg investe em capacitação e atividades de apoio às cooperativas

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Belo Horizonte (26/7/16) – Como prevê o 5º princípio do cooperativismo, é necessário que as cooperativas invistam, cada vez mais, na educação de seus membros e da comunidade em geral. E nesse sentido, o Sistema Ocemg, dispõe de um portfólio de serviços na área de capacitação, monitoramento e promoção social para o setor.

As atividades são planejadas de acordo com as necessidades das cooperativas e embasadas nos indicadores de gestão apontados nos questionários do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC). Cursos, treinamentos, seminários, palestras, entre outras ações, são realizadas ao longo do ano abordando temas diversificados, atuais e dentro do universo de atuação do segmento.

No Portal do Cooperativismo Mineiro é possível acompanhar o portfólio de cursos, treinamentos e eventos programados para os próximos meses. No mês de agosto, por exemplo, estão disponíveis os cursos Formacoop, Programação Neolinguística, Palestra de Orientações Básicas sobre Cooperativismo, eSocial, Lidercoop, Educa OQS, e Workshop PDGC 2016: Excelência para a sua cooperativa.

Além da programação de cursos, o portfólio também contempla, eventos, ações de promoção social, seminários e encontros como o das Cooperativas Educacionais de Minas Gerais, Encontro de Promoção da Intercooperação na Região da Zona da Mata, Coopsportes e Encontro dos Profissionais de TI.  Tais eventos visam a orientação e apoio às cooperativas para realizarem uma gestão cada vez mais eficiente e profissionalizada. Para saber mais sobre o portfólio de cursos e eventos do Sistema Ocemg, clique aqui. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Sescoop/SC treina profissionais de RHs das cooperativas do oeste

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Chapecó (26/7/16) – Capacitar profissionais de Recursos Humanos das cooperativas do oeste catarinense para o exercício da função e, com isso, dotá-los de uma visão abrangente sobre o segmento. Com este foco, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) promove nos dias 18 e 19 de agosto, das 8h às 18 horas, no Hotel Mogano Business, em Chapecó, o curso de RH.

A programação, segundo o coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Élvio Silveira, inclui discussão sobre folha de pagamento (cooperativas), rotinas trabalhistas e cálculos trabalhistas, rotinas e apuração dos encargos sociais, metodologia de implantação de cargos e salários, estruturação da tabela de salário e plano de adequação, política de administração de cargos e salários, bem como avaliação de desempenho (conceito, metodologias e formas de aplicação).

O curso será ministrado por Gustavo Lopes Pelissari. Formado em Direito pela PUC-PR, é consultor da Worker Consultoria, possui graduação em Gestão de Pessoas e Marketing, é conselheiro da ABRH, professor de Relações do Trabalho e Cargos e Salários da Graduação e pós-graduação da Faculdade Cidade Verde e UNICESUMAR EAD.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10/8 pelos telefones (48) 3878-8803 ou (48) 3878-8810 ou pelo site http://www.sescoopsc.org.br/. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Ocemg abre inscrições para Encontro das Cooperativas Educacionais

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Belo Horizonte (26/7/16) – Para debater sobre os principais desafios acerca do desenvolvimento das cooperativas do ramo educacional, bem como traçar linhas de ação para alcançar esse objetivo, o Sistema Ocemg realizará, nos dias 11 e 12 de agosto, o Encontro das Cooperativas Educacionais de Minas Gerais.

O prazo de inscrição vai até o dia 05 de agosto, pelo hotsite do Encontro, e as confirmações obedecerão à ordem cronológica de chegada dos formulários e serão encerradas atingindo o número de 80 participantes. Em sua primeira edição, o encontro é voltado para dirigentes e gestores das cooperativas do ramo educacional e abordarão temas como os modelos de governança, desenvolvimento da gestão, sustentabilidade organizacional e educação cooperativista.

A programação do evento será dividida em três etapas: contextualização do ambiente de atuação das cooperativas educacionais; aspectos de gestão e governança das cooperativas educacionais à luz do PDGC e construção das diretrizes para sustentabilidade das cooperativas educacionais em Minas Gerais. Mais informações pelo telefone (31) 3025-7112. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Cooperativas reconhecidas por sua gestão trocam experiências

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Casos apresentados hoje venceram na categoria bronze e farão parte do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança a ser publicado pelo Sescoop

Brasília (25/7/16) – As cooperativas reconhecidas na categoria bronze do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 estão em Brasília, onde participam, hoje e amanhã do Workshop de Boas Práticas 2016, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento conta com a participação de representantes de cooperativas e unidades estaduais.

A intenção é que as cooperativas premiadas apresentem suas práticas inovadoras de gestão umas às outras, para que, desta forma, melhorem, fortaleçam e ampliem o resultado de seus processos. Essas iniciativas integrarão ao Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança, publicação da unidade nacional do Sescoop e que apresenta as inciativas reconhecidas na edição 2015 do Prêmio Excelência.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, perseguir a melhoria da gestão deve fazer parte do dia-a-dia das cooperativas. "Nós, cooperativistas, precisamos sair na frente, quando falamos em mercado, pois as cooperativas têm de concorrer com empresas de alta capacidade gerencial, dotadas de extrema competividade. Desta forma, é fundamental que conheçamos as boas práticas de cada uma e, assim, consigamos formar um sistema onde a intercooperação é um dos principais diferenciais estratégicos”, analisa Márcio Freitas. 
 
SAIBA MAIS – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB. Em 2015 teve sua segunda edição. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.

Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao PDGC.  “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor o corpo funcional das cooperativas. Pensando nisso, o Sescoop criou o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas alcancem a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para se firmarem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.

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Lidercoop reúne lideranças cooperativistas para debater estratégias

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Salvador (25/7/16) – Cerca de 65 líderes das cooperativas da Região Metropolitana de Salvador se reuniram na sexta-feira (22/7), para o Lidercoop - Encontro Regional de Presidentes, Dirigentes e Líderes do Cooperativismo Baiano, na capital baiana, promovido pelo Sescoop/BA, com o apoio da OCEB. O objetivo foi debater governança nas cooperativas, formação de capital e outros temas relacionados com estratégia e gestão de negócios.

Responsáveis por um volume de ativos superior a R$ 3,2 bilhões, as cooperativas baianas ocupam papel de relevo em setores estratégicos da economia estadual, como o agronegócio, o sistema financeiro, a saúde, o transporte e a área de serviços.

No entanto, a profissionalização da gestão, a conquista da competitividade e a ampliação dos mecanismos de transparência, são desafios de todo o sistema cooperativista, de acordo com Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB. Em 2015, contrariando o desempenho econômico brasileiro e baiano, as cooperativas cresceram cerca de 19% em relação ao ano anterior.Importante parceiro financeiro das cooperativas, o Banco do Nordeste marcou presença no Lidercoop e reafirmou a sua disposição de apoiar a implantação, ampliação, modernização e reforma de diversos empreendimentos cooperativos na Bahia.

“A discussão sobre Governança é de extrema importância para o desenvolvimento das cooperativas e seus negócios. O Banco do Nordeste pode contribuir junto com a OCEB neste processo sendo que, quanto melhor for a gestão das cooperativas, mais fácil para o banco aportar recursos para investimentos”, pontua Genival Lima Sampaio, representante do BNB presente ao evento.

Para Marília Reis, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais da Bahia – Cooliba, o Lidercoop trouxe para os líderes do cooperativismo questionamentos importantes sobre os desafios do mercado, fazendo-os refletir sobre a necessidade de rever continuamente sua postura de gestão: “Precisamos profissionalizar nossas cooperativas, tornando-as competitivas no mercado, esta é a reflexão que o Lidercoop apresenta para nós gestores de cooperativas, que iremos levar aos nossos cooperados, a fim de criar soluções conjuntas para estes desafios”, pontua Marília.

No dia 29 de julho será a vez de Irecê sediar o Lidercoop, reunindo as cooperativas da Região do Piemonte da Chapada. Em seguida serão realizados encontros em Vitória da Conquista (5/8), Itabuna (12/8) e Feira de Santana (19/8). (Fonte: Ascom OCEB)

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Ocergs estimula participação de cooperativas gaúchas no Prêmio SOMOSCOOP

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Porto Alegre (25/7/16) – A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de Cooperativa do Ano – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Cooperativa do Ano reconheceu 81 cooperativas, de 17 estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, dez cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Saúde já receberam a distinção em 12 categorias (confira a relação abaixo).

Em 2016, um novo capítulo da história do cooperativismo começa a ser escrito. Agora, o Prêmio Cooperativa do Ano se chama Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Uma nova marca para mostrar o orgulho em ser cooperativista.

INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente do ramo ou do porte, pode inscrever um projeto por categoria. As inscrições são gratuitas, e ficarão abertas até o dia 9 de setembro. Para se inscrever, é preciso estar registrado e regular com o Sistema OCB. Além disso, é pré-requisito a participação da cooperativa em um dos programas do Sescoop. São eles:

•    Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
•    Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
•    Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
•    Dia de Cooperar (Dia C)
           
DÁ TEMPO – Mas atenção! Mesmo que a sua cooperativa ainda não atenda a todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizá-la. Entre agora mesmo em contato com a Ocergs ou envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Assim, você garante sua participação no Prêmio SOMOSCOOP. E se você já está em condições de se inscrever, não perca tempo! Clique aqui, e inscreva-se já! Sua participação é fundamental para fortalecer o movimento cooperativista brasileiro.

RELAÇÃO DAS COOPERATIVAS GAÚCHAS QUE RECEBERAM A DISTINÇÃO

1ª edição: 2004
Tema: Cooperativismo Agropecuário
Categoria: Inovação Tecnológica
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí – Cotrijal

2ª edição: 2005
Tema: Não é só jogador de futebol que trabalha no campo e merece reconhecimento
Categoria: Educação Cooperativista
Cooperativa Tritícola Mista Alto Jacuí Ltda. – Cotrijal

3ª edição: 2006
Tema: Novos Ramos Novos Rumos
Categoria: Ramo Crédito
Central Sicredi RS

4ª edição: 2007
Tema: O Novo Cooperativismo
Categoria: Educação Cooperativista
Cotripal Agropecuária Cooperativa

Categoria: Ramo Infraestrutura
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda – Certel

Categoria: Ramo Saúde
Unimed Erechim Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda

5ª edição: 2008
Tema: A Vitrine da Excelência Cooperativa
Categoria: Ramo Crédito
Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Alto Uruguai – Sicredi

Categoria: Ramo Infraesturutra
Coprel Cooperativa de Energia

6ª edição: 2009
Categoria: Responsabilidade Social
Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda.

Categoria: Meio Ambiente
Unimed Alto Jacuí Cooperativa de Serviços Médicos Ltda.

7ª edição: 2010
Categoria: Desenvolvimento Sustentável
Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia

8ª edição: 2012
Categoria: Cooperativa Cidadã
2º Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo

Categoria: Fidelização
1º Sicredi Alto Uruguai

9ª edição: 2014
Categoria: Atendimento
3º Certel

Categoria: Fidelização
2º Sicredi Pampa Gaúcho

Categoria: Inovação e Tecnologia
3º Cotrijal

 

(Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Governo cria grupo para fazer ajustes no seguro rural

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Brasília (22/7/16) – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um grupo de trabalho para desenvolver propostas de ajustes ao atual modelo de seguro rural. A missão da equipe, composta por representantes do setor agropecuário, das instituições financeiras, seguradoras e governo, será o de melhorar aspectos operacionais e técnicos, além de propor mudanças na governança dos programas de gestão de risco rural. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20/7).

Prioridade- Desde sua posse, em maio deste ano, o ministro Blairo Maggi colocou como prioridade de sua gestão a reformulação do seguro rural. “Não se pode mudar o seguro rural de um dia para o outro.  São necessários entendimentos para fazer mudanças. São alterações de legislação. Não vamos inventar nada novo, vamos finalizar, vamos resolver.”

Composição - O grupo de trabalho é composto pelos representantes das seguintes instituições: Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Alysson Paulinelli), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Vitor Ozaki), BM&F Bovespa (Ivan Wedekin), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (Pedro Loyola), Organização das Cooperativas Brasileiras (Dilmar Antonio Peri), Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Pedro Ferreira Arantes), Federação Nacional de Seguros Gerais (Wady José Mourão Cury), Instituto PensarAgro (Celio Porto), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Geraldo Mafra) e Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Miguel Fonseca de Almeida). A proposta de ajustes do seguro deverá ser apresentada pelo grupo em 90 dias.

Programa de subvenção - Ao contratar uma apólice de seguro rural, o produtor pode atenuar suas perdas ao recuperar o capital investido na sua lavoura. O clima é o principal fator de risco para a produção rural. O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) oferece ao agricultor a oportunidade de segurar sua produção com custo reduzido, por meio de auxílio financeiro do governo federal.

Beneficiários - A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo programa e permite ainda a complementação dos valores por subvenções concedidas por estados e municípios. O PSR beneficia mais de 70 culturas agrícolas, além das modalidades pecuária, aquícola e de florestas, em 20 unidades da federação.

Procedimento - Para contratar o seguro rural, o produtor deve procurar uma seguradora habilitada pelo Ministério da Agricultura no Programa de Subvenção. Caso o produtor já tenha cobertura do Proagro ou do Proagro Mais para uma lavoura, não será beneficiado pelo PSR na mesma área. (Fonte: Assimp Mapa)

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Odacir Klein assume presidência do BRDE

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Porto Alegre (22/7/16) – O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul tem novos presidente e vice-presidente. A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu no dia 19/7 na sede do BRDE em Porto Alegre. Odacir Klein substitui Neuto Fausto de Conto na presidência do Banco e o diretor administrativo Orlando Pessuti passa a acumular o cargo de vice-presidente.

A posse reuniu políticos, empresários, dirigentes de entidades de classe, entre eles o governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori; o vice-governador José Paulo Dornelles Cairoli; a primeira-dama e secretária de Políticas Sociais Maria Helena Sartori; sete secretários de Estado; o prefeito de Porto Alegre José Fortunati e o vice-prefeito Sebastião Melo, além de representantes das casas legislativas. O diretor superintendente da OCESC, Neivo Luiz Panho, esteve presente representando as cooperativas catarinenses.

Em seu discurso de posse, Odacir Klein manifestou sua gratidão pela oportunidade de atuar no setor público. “É gratificante fazer parte de uma instituição de fomento ao desenvolvimento com potencial para contribuir no processo de recuperação da economia e na geração de empregos”, afirmou Klein.

O governador do Rio Grande do Sul, por sua vez, ressaltou as características que valoriza no novo presidente do BRDE: “Um homem de espírito público reconhecido, com visão técnica e humana, liderando o BRDE, um agente de transformação. Temos que fazer um intercâmbio de aprendizagens e integração”.

O presidente interino Michel Temer foi representado pelo advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, que destacou a experiência de Odacir Klein no setor público e a importância do papel que desempenhará à frente do BRDE.

Também presente na cerimônia de transmissão do cargo de presidente, o diretor do BNDES Ricardo Luiz de Souza Ramos reafirmou a importância do BRDE para o fomento da região Sul. “Tudo o que o BNDES gostaria era de ter uma instituição de fomento ao desenvolvimento como o BRDE em cada região do Brasil”, declarou.

“Os três estados do sul têm muita sorte por contar com a competência do BRDE, um banco formulador, braço do BNDES. Hoje, 84% do desembolso do BNDES entre os bancos de fomento corresponde ao BRDE. O banco é o segundo agente repassador dos programas agrícolas do BNDES no país”, informou o diretor. (Fonte: BRDE - com informação da OCESC)

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Manfred Dasenbrock é reeleito secretário-geral do Conselho do Woccu

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Brasília (21/7/16) - O presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Alfonso Dasenbrock, foi reeleito no Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu, no original em inglês) como conselheiro até 2018, ocupando a posição de secretário-geral do Conselho, da Fundação e do Grupo de Serviços da entidade. A posse ocorreu na segunda-feira, 18 de julho, durante a Conferência Mundial do Woccu, em Belfast, Irlanda do Norte, que termina nesta quarta-feira (20).

Manfred Alfonso Dasenbrock representa o Sicredi no Conselho de Administração do Woccu desde 2009. Dasenbrock atuou como diretor até 2014 quando assumiu como secretário-geral das entidades e, em 2015, como tesoureiro. “Ser reeleito é o melhor retorno que poderíamos ter de todo o trabalho realizado nos últimos anos, com fortalecimento do Sicredi no cooperativismo de crédito em âmbito mundial”, afirma.

O Woccu atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito por meio de programas de assistência técnica para fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance. O Conselho registrou, em 2014 (últimos dados consolidados), 57 mil cooperativas financeiras em 105 países, nos cinco continentes, totalizando 217 milhões de associados, como são comumente chamados os clientes dessas instituições. (Fonte: Assimp Sicredi)

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Dinamarqueses podem realizar negócios com cooperativas do PR

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Curitiba (21/7/16) – O cônsul e conselheiro comercial do Consulado Geral da Dinamarca no Estado de São Paulo, Poul E. Bligaard, esteve reunido com representantes de diversas entidades paranaenses, na tarde desta segunda-feira (18/7), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. De acordo com ele, a Dinamarca é um grande exportador de tecnologia e há possibilidade de realizar bons negócios com os paranaenses em diversos segmentos.

“Podemos firmar parcerias em muitos setores, mas estamos focando mais no setor agrícola, aves e suínos, tanto na produção dos animais como nos frigoríficos. Podemos ainda oferecer opções ligadas a fontes de energia renovável, como biomassa, bioenergia e solar, e reciclagem de água”, afirmou.

 “Temos tecnologia e maquinário para otimizar a produção existente no Brasil e no Paraná, que podem contribuir para aumentar a eficiência e proporcionar maior automatização e, ainda garantir a segurança alimentar, especialmente porque muitas empresas e cooperativas do Paraná têm potencial e interesse em exportar mais”, acrescentou. O cônsul informou ainda que os dinamarqueses adquirem do Brasil produtos como soja, suco de laranja, frango e café.

COOPERATIVISMO – O cooperativismo é um dos setores de interesse da Dinamarca. Na Ocepar, o cônsul conheceu um pouco mais sobre o trabalho das cooperativas paranaenses por meio de apresentação realizada pelo analista da Gerência Técnica e Econômica, Gilson Martins. O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, também acompanhou o encontro. Nos próximos dias, o cônsul irá visitar cerca de 14 cooperativas paranaenses do ramo agropecuário.

ENTIDADES – Na reunião ocorrida na Ocepar participaram ainda representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência Paraná de Desenvolvimento, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Fomento Paraná e Paraná Metrologia.

AVALIAÇÃO POSITIVA - “A reunião foi muito positiva. Ficamos muito agradecidos e honrados por termos sido recebidos na Ocepar. Todas as pessoas com quem estivemos demonstraram seriedade e foram muito receptivas. Nós solicitamos a todos os presentes que vejam a indústria dinamarquesa como mais uma alternativa que eles podem recorrer para impulsionar seus negócios e aumentar a renda”, avaliou Bligaard. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Sescoop/BA abre inscrições para turmas do Aprendiz Cooperativo

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Salvador (21/7/16) – O Sescoop/BA está com as inscrições abertas para o programa Aprendiz Cooperativo, até o dia 30 de setembro de 2016. O programa oferece formação cidadã, pautada nos valores cooperativistas, aos jovens trabalhadores de 16 a 18 anos das cooperativas baianas, proporcionando condições as cooperativas de se adequarem a Lei nº 10.097/2000, que estabelece cota obrigatória para a contratação de jovens aprendizes.

De acordo com o superintendente do Sescoop/BA, José Alberto Batista, as cooperativas aderentes ao programa terão a oportunidade de formar colaboradores dentro da sua atuação, moldando seus aprendizes que poderão tornar-se, até mesmo, futuros Líderes cooperativistas, vez que o jovem que atuará na cooperativa estará aberto ao aprendizado e sem os vícios do mercado.

“Além disso, as cooperativas que não estejam obrigadas a cumprirem a cota de aprendizagem, mas tenham interesse na contratação de aprendiz, também poderão participar e capacitar seus jovens trabalhadores”, afirmou o superintendente. 

O Sescoop/BA abrirá inicialmente uma turma do Aprendiz Cooperativo em Salvador, para atender a demanda da capital e região metropolitana, para o curso de “Aprendiz Auxiliar de Escritório Administrativo da Cooperativa”.

Dentre as unidades temáticas trabalhadas estão cidadania e trabalho, linguagem e comunicação, cooperativismo, empreendedorismo, matemática financeira e comercial, dentre outras. A carga horária do programa é de mil horas, divididas entre teoria e prática, de forma concomitante. As cooperativas interessadas deverão procurar diretamente o Sescoop/BA, através dos contatos abaixo:

Jussiara Lessa, gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sescoop/BA
Telefone: (71) 3421-5804
E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Ially Gomes, gerente geral da Oceb
Telefone: (71) 3421-5830
E-mail: juríEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(Fonte: Ascom Sistema OCEB)

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Cooperativas reconhecidas no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015 trocam experiências em Brasília

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Casos de sucesso apresentados pelos participantes farão parte do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança a ser editado pelo Sescoop

Brasília (20/7/16) – Intercooperação. Esta é a palavra de ordem do Workshop de Boas Práticas 2016, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O evento começou hoje e conta com a participação de representantes das cooperativas vencedoras nas categorias ouro e prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2015.

A intenção é que as cooperativas premiadas apresentem suas práticas inovadoras de gestão umas às outras, para que, desta forma, melhorem, fortaleçam e ampliem o resultado de seus processos. Essas iniciativas integrarão ao Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança, publicação da unidade nacional do Sescoop e que apresenta as inciativas reconhecidas na edição 2015 do Prêmio Excelência.

MELHORIA – “Nossa intenção é possibilitar que as cooperativas vencedoras do prêmio no ano passado, conheçam a solução adotada para problemas em comum. Temos muitas iniciativas que demonstram o comprometimento das cooperativas em melhorar, cada dia mais, sua gestão. Com criatividade e muita técnica, é possível ampliar os resultados por meio de medidas simples. E o que propomos aqui, durante estes dois dias de workshop, é promover a troca de experiências entre as vencedoras, por meio de um rico processo de intercooperação”, comenta Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop. 

PARTICIPAÇÃO DOS ESTADOS – O evento também conta com a participação do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e representantes de outras cinco unidades estaduais.

SAIBA MAIS – O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é uma ação inovadora do Sistema OCB. Em 2015 teve sua segunda edição. Ele ocorre a cada dois anos com o objetivo de valorizar e reconhecer as boas práticas de gestão e governança, incentivando, cada vez mais, o crescimento e o investimento no profissionalismo das cooperativas brasileiras.
 
Tanto é que, para concorrer ao Prêmio, a cooperativa deve primeiramente aderir ao PDGC.  “O Sescoop é uma entidade que foi criada com os fins e os objetivos muito claros, de capacitar, de formar melhor o corpo funcional das cooperativas. Pensando nisso, o Sescoop criou o PDGC. Trata-se de um caminho para que as cooperativas alcancem a excelência em gestão, ponto que hoje é determinante para se firmarem em um mercado cada vez mais competitivo”, afirma a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.

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ENTREVISTA DA SEMANA: Joaquim Guilherme Barbosa de Souza

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A solidariedade é contagiante, afirma presidente do Sistema OCB/GO

Brasília (20/7/16) – Há um ano à frente do Sistema OCB/GO, o economista e cooperativista Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, também presidente da Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), não tem dúvidas de que, apesar dos grandes desafios que estão pela frente, o setor tem muito a comemorar. Neste período, fruto da continuidade do trabalho daqueles que o antecederam somado ao esforço e atuação da atual gestão da unidade goiana, pleitos antigos foram atendidos e outros encaminhados. O assunto foi pauta da Revista Goiás Cooperativo (edição nº 12). Joaquim Guilherme faz um balanço de sua gestão, das vitórias obtidas e da preparação para as comemorações das seis décadas de existência da OCB/GO. Confira a seguir.

Investimento na profissionalização e conhecimento: como o senhor entende a necessidade dessa formação?

É fruto da boa comunicação. Na medida em que você demonstra que somos empresas e que devemos concorrer num mercado competitivo, fica claro que temos de ter eficiência e nos despertar, cada vez mais, para a necessidade de formação profissional. Hoje, é inadmissível que uma cooperativa não se preocupe em ter pessoas capacitadas em seus quadros. Então, na medida em que você mostra isso, por meio de uma comunicação bem feita, a demanda ocorre.

Nós já estávamos há alguns anos tentando formar grupos de MBAs e não conseguíamos. Temos, nesse ano, três turmas – 120 profissionais de cooperativas – estudando Gestão Cooperativa. Acredito que daremos um salto de qualidade na administração das cooperativas e que não vai ficar só aí. A partir de agora, vamos sempre formar novas turmas. Sem falar nas centenas de treinamentos e nas capacitações que são feitas aqui e nas cooperativas, patrocinadas pelo Sescoop/GO.


Ainda existem muitas cooperativas que precisam se profissionalizar? Como o senhor avalia a situação atual?

Sim, ainda existem, principalmente em ramos que estão sendo iniciados. Mas acredito que quem faz o desenvolvimento é a própria concorrência. Na medida em que você tem um ramo competitivo, para conseguir permanecer nele, terá de se profissionalizar. Imagine o setor de crédito: se ele não se profissionalizar, não oferecer serviços iguais ou melhores que a rede bancária, não sobrevive.

Em outros setores, em que a competição também é grande, é claro que as cooperativas precisam se desenvolver. Quando você pega o ramo agropecuário, o mais antigo do cooperativismo brasileiro, temos alguns Estados com a força muito grande nas cooperativas agrícolas, incluindo Goiás. Hoje, quase metade dos grãos de Goiás, em um momento ou outro, passa por uma cooperativa.


Algumas cooperativas do interior se juntam para a realização de serviços e ações. Esse é um movimento desejável, incentivado?

A solidariedade é contagiante. Na medida em que você vê pessoas colaborando, dificilmente consegue ficar passivo. Por isso, acredito que a cada ano o número de cooperativas no Dia C tende a aumentar. Quando as cooperativas e as pessoas que participaram do Dia C veem o resultado das suas ações, que depois é publicado em um livro com o trabalho de todos, aqueles que não tiveram oportunidade de participar da campanha passam a ter a vontade de fazê-la também. Assim, os trabalhos de pequenos vão se somando e transformando todo um cenário. Outra questão que temos insistido muito é que, a cada novo encontro, há troca de ideias, de informações. Então, todas as vezes em que se reúne várias cooperativas, a intercooperação começa a crescer ali também.


O país vive uma crise, mas o senhor sempre fala em oportunidade. Qual seu conselho às cooperativas para enfrentar esse período?

Quando você está com um problema muito grande e ele é seu, pode ser que, em determinado momento, não encontre a saída. Quando se trabalha num sistema em que há várias cabeças, umas ajudam as outras. A saída está na soma das ideias, por isso que o cooperativismo é muito importante. O país está em crise? Está. Vai passar? Vai. Vai levar quanto tempo? Não sei, mas vai passar.

A gente precisa estar preparado para o momento de crise e para o momento que a crise passar. Claro que você reduz certos riscos, procura ser mais eficiente, cortar gastos que até então achava necessários. Você se adapta à realidade, mas a vida continua. Nós moramos num País em que há de tudo, com riquezas naturais imensas. E no cooperativismo, via de regra, não vemos falar em escândalo, mesmo as cooperativas fazendo o que fazem, com tamanha participação no mercado. Isso porque existe confiança.

Então, nos momentos de dificuldade é que você cresce no cooperativismo, porque existe ali a confiança. Se está ruim, não é só para mim, mas para todos. Então, uns ajudam os outros. Quando a situação está ruim, se você se fechar, aí que as coisas não consertam.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra (avance até a página 10)

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