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Notícias negócios

 

Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses começa amanhã

Curitiba (24/8/16) – A próxima edição do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses vai ser realizada pelo Sistema Ocepar em conjunto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2016), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, amanhã e depois. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo que conta com o apoio da Ocepar.

A programação será aberta pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que vai falar sobre “Nova estratégia para uma nova agricultura”. O Fórum de Agricultura vai discutir diferentes aspectos ligados ao setor agropecuário, com a presença de especialistas em várias áreas. Estarão em debate temas como macroeconomia, logística, mercado internacional, agricultura digital, bioenergia, entre outros.

EVENTO ESPECIAL – No dia 25 haverá um evento especial, destinado apenas aos presidentes e diretores das cooperativas do Paraná. O encontro ocorre no auditório do Sistema Ocepar, das 19h às 21h. Luiz Lara, da empresa de publicidade Lew Lara, e diretores da GRPCom, participam de discussão sobre como transformar commodities em marca. Na sequência, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, apresenta as ações da instituição financeira em apoio às cooperativas.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES – Os interessados em participar devem enviar os dados para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Mais informações com Jussara Silva (41 3200-1104) ou Neuza Oliveira (41 3200-1105). (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

ARTIGO DA SEMANA: Ênio Meinen

Cooperativismo, uma causa relevante!

Ênio Meinen*

As organizações de natureza cooperativa são as únicas iniciativas socioeconômicas alicerçadas em doutrina de aplicação universal, baseada em valores e princípios, cujas diretrizes convergem para a edificação de um mundo mais equitativo (justo) e inclusivo.

Nesse modelo empresarial que se origina de uma necessidade da sociedade, o ser humano é o centro das atenções, enquanto o capital é mero insumo para a construção de soluções de uso compartilhado entre os donos do empreendimento coletivo. Os resultados, orientados pelo equilíbrio e pela isonomia, são de cada um na proporção de seu esforço e de sua fidelidade à organização. Em síntese, nesse formato não se cogita de transferência de renda ou riqueza do menos para o mais favorecido, uma vez que inexiste separação – o antagonismo clássico – entre dono do negócio/do capital (empresário) e cliente (consumidor).

Têm-se, numa mesma pessoa, proprietário e usuário. Por isso, não se falar em “lucro”. Todos, enfim, como empreendedores cooperativos, prosperam segundo a intensidade de sua cooperação ou de seu trabalho.

Diante de sua inserção comunitária, uma vez que as cooperativas são empresas do lugar, de proximidade, o cooperativismo está naturalmente vocacionado para fazer o bem nos locais em que está estabelecido, rigorosamente alinhado com o 7º princípio universal do movimento (“interesse pela comunidade”). Há, pois, uma preocupação de gerar progresso conforme a aptidão das populações e de acordo com o potencial econômico da região assistida (a cooperativa atua como braço econômico do núcleo social), compromisso que leva à melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos lá fixados, associados ou não.

Ou seja, o fato de a cooperativa impulsionar o desenvolvimento local e de assegurar o reinvestimento dos recursos nas comunidades de origem, criando um círculo virtuoso, leva à geração de novos empregos, ao aumento do consumo e, por via da elevação das receitas tributárias, amplia a capacidade de investimento em saúde e na educação das populações residentes.

Nesse sentido, levantamento conduzido pela Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB (www.brasilcooperativo.coop.br), tendo como referência dados divulgados pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, autoriza a concluir que o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano apresenta melhores resultados em municípios nos quais o cooperativismo se faz presente. Em projeção nacional, os estudos indicam um IDH médio de 0,701 para o conjunto de municípios atendidos por cooperativas e de 0,666 para os não servidos (a referência 1 – quanto mais alto, melhor).

Aliás, pode-se afirmar que, nesse modelo organizacional, o social se confunde com o econômico (manifesta-se uma espécie de “dois em um”). Essa reunião de propósitos foi bem traduzida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, em pronunciamento na cerimônia de abertura do Rio Cooperativo 2.000 (4 de dezembro), proclamou: “A cooperativa, como uma empresa, caracteriza-se por aliar diretamente, na mesma organização cooperativa, dois aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável: a racionalidade econômica e o sentido da solidariedade social. Um híbrido de empresa e organização do terceiro setor, uma empresa com coração”.

É dizer que representam empresas diferentes e constituem o modelo antecedente, a origem, o cerne do que se convencionou chamar de economia colaborativa, compartilhada ou ainda de rede, tão prestigiada e difundida atualmente pelo mundo. A conexão, aqui, se estabelece por características como: i) estrutura e outros recursos compartilhados (investimentos otimizados) para o atendimento, gerando economia para os usuários; ii) propriedade compartilhada do empreendimento (cada participante se torna um pequeno empreendedor); iii) decisões (o que e como) compartilhadas entre os usuários (empoderamento do consumidor); iv) soluções compartilhadas por meio da ajuda mútua (troca de serviços – quem tem empresta para quem não tem, por exemplo) e v) resultados compartilhados entre os usuários-proprietários. A reputação e a confiança são outros dois aspectos-chave comuns a ambas as iniciativas. Daí a legitimidade e conveniência do emprego das locuções economia da cooperação ou economia da mutualidade.

Cooperativismo, em síntese, na definição de Robert J. Shiller (Nobel de Economia em 2013) é sinônimo de “boa sociedade” (Segunda Cúpula Mundial do Cooperativismo. Quebec, Canadá, 7 de outubro de 2014).

* Ênio Meinen, advogado, pós-graduado em direito (FGV/RJ) e em gestão estratégica de pessoas (UFRGS), e autor/coautor de vários artigos e livros sobre cooperativismo financeiro – área na qual atua há 32 anos -, entre eles “Cooperativismo financeiro: percurso histórico, perspectivas e desafios”. Atualmente, é diretor de operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). (*) Conteúdo com subsídios do (futuro) livro “Cooperativismo financeiro – virtudes e Oportunidades: ensaios sobre a perenidade do empreendimento cooperativo” (lançamento em setembro de 2016, durante o 11º Concred, no RJ). Este artigo foi publicado na revista Gestão Cooperativa (nº 78)

Sescoop/RS lança amanhã Manual de Boas Práticas de RH

Brasília (23/8/16) – Com a intenção de padronizar processos ligados à atividade de Recursos Humanos, o Sescoop/RS lançará, amanhã, em Porto Alegre (RS), o Manual de Boas Práticas de RH. O evento será marcado por um seminário, a ser realizado na sede da Escoop, e para o qual se espera a participação de representantes das cooperativas do Rio Grande do Sul.

O material foi desenvolvido por uma equipe de trabalho que reúne técnicos e gestores de RH de cooperativas gaúchas, além de consultores da empresa ADVB, instituída ainda em 2012, mas o processo de elaboração do conteúdo desse Manual foi iniciado no ano passado. O trabalho começou em 2012 e reforça o papel institucional do Sescoop/RS na elaboração e disseminação de manuais técnicos.

INSCRIÇÕES – O Seminário de Apresentação do Manual de Boas Práticas de Recursos Humanos para Cooperativas é gratuito, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem clicar aqui para se inscreverem.

Programação

8h30 - Inscrições
8h45 - Abertura
9h - Palestra 1 - Manual de Boas Práticas de RH – com Cláudia Müller
10h15 - Intervalo
10h30 - Palestra 2 - Melhores Práticas em Gestão de Pessoas: Qual o papel do Engajamento no Trabalho? – com Ana Vazquez
12h - Intervalo
13h30 - Apresentação do Manual - Grupo de Trabalho de Recursos Humanos
15h - Apresentação do MBA Gestão de Pessoas nas Organizações Cooperativas - POA - 2016
15h30 - Intervalo
16h - Palestra Motivacional - Pessoas: O Grande diferencial Competitivo – com Eduardo Tevah
17h30 – Encerramento

Depósitos totais do Sistema UNICRED crescem 22,3% no primeiro semestre

São Paulo (19/8/16) – O Sistema Unicred, conjunto de instituições financeiras cooperativas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, sem fins lucrativos, anuncia os resultados do primeiro semestre de 2016. A instituição conseguiu aumentar em 22,3% os depósitos totais, em relação ao mesmo período de 2015. O saldo médio dos depósitos ficou em R$ 7,9 bilhões ao final do semestre.
 
Os ativos totais cresceram 21,3% ante o ano anterior. O saldo total desses ativos ficou em aproximadamente R$ 10 bilhões. De acordo com Luciano Fantin, CEO da UNICRED do Brasil, apesar do momento econômico delicado pelo qual o país passa, esses primeiros seis meses de 2016 foram positivos para o sistema UNICRED.
 
“Mesmo com a instabilidade da economia brasileira, os números mostram que o sistema cooperativo de crédito tem superado os obstáculos e se mantido em crescimento”, afirma Fantin. O CEO ressalta que as sobras da UNICRED deverão crescer 7,2% neste ano, ante os 2,6% em 2015. “Esse montante deverá chegar a R$ 240 milhões”, completa o executivo.
 
O executivo salienta ainda que as cooperativas de crédito oferecem também benefícios às micro e pequenas empresas, outra importante fatia do mercado. “Além de atendimento personalizado, esse tipo de empreendedor tem acesso a produtos específicos para cada tipo de negócio, a custos muito competitivos. Com o objetivo de fomentar a economia, muitas vantagens são oferecidas às pessoas que querem empreender ou fazer algum tipo de melhoria no seu negócio”, destaca o CEO. 
 
Ele ressalta que as taxas são diferenciadas. Por exemplo, no cooperativismo de crédito, para a tomada de um capital de giro de até 365 dias, a taxa mensal cobrada é em torno de 1,74%, enquanto no sistema financeiro tradicional fica entre 2,39% e 3,14% ao mês. “Ou seja, com custo menor e atendimento personalizado, as cooperativas de crédito se tornam mais atrativas para as micro e pequenas empresas na hora de contratar empréstimos e financiamentos”, finaliza Fantin. 

Atualmente a Unicred é formada por 4 centrais, 35 cooperativas, 228 unidades de negócios e está presente em nove estados, reunindo mais de 175 mil cooperados. (Fonte: Unicred)

Sescoop/RS lançará Manual de Boas Práticas de RH

Brasília (18/8/16) – Com a intenção de padronizar processos ligados à atividade de Recursos Humanos, o Sescoop/RS lançará, no próximo dia 24/8, em Porto Alegre (RS), o Manual de Boas Práticas de RH. O evento será marcado por um seminário, a ser realizado na sede da Escoop, e para o qual se espera a participação de representantes das cooperativas do Rio Grande do Sul.

O material foi desenvolvido por uma equipe de trabalho que reúne técnicos e gestores de RH de cooperativas gaúchas, além de consultores da empresa ADVB, instituída ainda em 2012, mas o processo de elaboração do conteúdo desse Manual foi iniciado no ano passado. O trabalho começou em 2012 e reforça o papel institucional do Sescoop/RS na elaboração e disseminação de manuais técnicos.

INSCRIÇÕES – O Seminário de Apresentação do Manual de Boas Práticas de Recursos Humanos para Cooperativas é gratuito, mas as vagas são limitadas. Os interessados podem clicar aqui para se inscreverem.

Programação

8h30 - Inscrições
8h45 - Abertura
9h - Palestra 1 - Manual de Boas Práticas de RH – com Cláudia Müller
10h15 - Intervalo
10h30 - Palestra 2 - Melhores Práticas em Gestão de Pessoas: Qual o papel do Engajamento no Trabalho? – com Ana Vazquez
12h - Intervalo
13h30 - Apresentação do Manual - Grupo de Trabalho de Recursos Humanos
15h - Apresentação do MBA Gestão de Pessoas nas Organizações Cooperativas - POA - 2016
15h30 - Intervalo
16h - Palestra Motivacional - Pessoas: O Grande diferencial Competitivo – com Eduardo Tevah
17h30 – Encerramento

Carlos Hilsdorf falará sobre superação e sucesso em Encontro Sudoeste

Curitiba (17/8/16) – Superação e sucesso no cooperativismo. Esse é o tema da palestra que será ministrada por Carlos Hilsdorf no 2º Encontro das Cooperativas do Núcleo Sudoeste, amanhã, no Clube Pinheiros, em Pato Branco (PR). Economista, pós-graduado em Marketing pela FGV, consultor de empresas e pesquisador do comportamento humano, Hilsdorf é reconhecido pelo mercado como um dos cinco melhores e mais requisitados palestrantes do Brasil. É autor do best-seller “Atitudes vencedoras”.

O evento é uma promoção do Sistema Ocepar e deverá reunir lideranças cooperativistas de diversos ramos que atuam na região. A programação será aberta às 18h pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o vice-presidente da Coasul e coordenador do Núcleo Sudoeste, Jacir Scalvi, e presidentes das cooperativas anfitriãs. O Encontro encerra às 20h30. (Fonte: Ocepar)

Fórum dos Presidentes ocorre em Curitiba entre os dias 25 e 26 de agosto

Curitiba (15/8/16) – A próxima edição do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses vai ser realizada pelo Sistema Ocepar em conjunto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul (Agricultural Outlook Forum 2016), no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, nos dias 25 e 26 de agosto. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio da Gazeta do Povo que conta com o apoio da Ocepar.

A programação será aberta pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, que vai falar sobre “Nova estratégia para uma nova agricultura”. O Fórum de Agricultura vai discutir diferentes aspectos ligados ao setor agropecuário, com a presença de especialistas em várias áreas. Estarão em debate temas como macroeconomia, logística, mercado internacional, agricultura digital, bioenergia, entre outros.

EVENTO ESPECIAL – No dia 25 haverá um evento especial, destinado apenas aos presidentes e diretores das cooperativas do Paraná. O encontro ocorre no auditório do Sistema Ocepar, das 19h às 21h. Luiz Lara, da empresa de publicidade Lew Lara, e diretores da GRPCom, participam de discussão sobre como transformar commodities em marca. Na sequência, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, apresenta as ações da instituição financeira em apoio às cooperativas.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES – Os interessados em participar devem enviar os dados para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Mais informações com Jussara Silva (41 3200-1104) ou Neuza Oliveira (41 3200-1105). (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

Berço Solidário ajuda mães carentes do Distrito Federal

Brasília (15/8/16) – Sempre atento às questões sociais e, ainda, com a intenção de fortalecer as ações do Dia de Cooperar (Dia C) o Sistema OCDF lançou o projeto Berço Solidário, com o objetivo de arrecadar fraldas e materiais para recém-nascidos, a serem doados a famílias carentes do Distrito Federal. As doações serão entregues todo dia 15 de cada mês, para mães carentes em maternidades de Hospitais públicos do Distrito Federal.

O Berço Solidário é uma ação do Dia C, ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) como prioridades mundiais. O vínculo se dá com os seguintes ODS: erradicação da pobreza; saúde de qualidade; redução das desigualdades e consumo responsável.

COMO DOAR – Os interessados em participar da campanha, contribuindo com as mães carentes, poderão entregar sua doação na sede do Sistema OCDF, localizada no SCS Qd. 4, Bloco A, Sala 220, Edifício Embaixador, Asa Sul – Brasília. A doação ocorrerá sempre no dia 15 de cada mês. (Com informações da OCDF)

Cooperativa Educacional celebra Dia C com manhã de atividades

Salvador (12/8/16) – Realizado no dia 5 de agosto, a Cooperativa Educacional de Pé de Serra – Coopeps promoveu uma manhã de atividades de lazer e prestação de serviço para a comunidade em celebração ao Dia de Cooperar – Dia C. Foram cerca de 50 voluntários, atendendo mais de 250 pessoas e viabilizando o bem-estar das mesmas por intermédio da oferta de serviços de saúde, estética, além de atividades físicas.
 
A ação ocorreu em parceria da cooperativa com o Sescoop/BA e empresas locais, que forneceram voluntários e equipamentos para o desenvolvimento das atividades ao longo de toda a manhã. A novidade este ano foi a disponibilização de uma brinquedoteca para que as crianças pudessem interagir e se divertir, enquanto os pais participavam das atividades.
 
Este foi o segundo ano que a Coopeps participou do Dia C e, de acordo com Elizilda Rios, presidente da cooperativa, um dos principais multiplicadores da ação foram os próprios alunos que foram até os moradores, praças e o comércio local, divulgando e convidando as pessoas à participarem da ação.  “Foi muito prazeroso e oportuno ofertar os serviços aos nossos munícipes, trazendo grande visibilidade à nossa Instituição e deixando uma marca positiva na sociedade”, afirma a presidente. (Fonte: Ascom da OCEB)

PRC 100: Encontro dos Comitês tem início em Curitiba

Curitiba (11/8/16) – Com a presença de 80 participantes, entre representantes de cooperativas, do Sistema Ocepar e da Consultoria Partner, teve início, na manhã desta quarta-feira (10/8), na sede do Sebrae, em Curitiba, o Encontro de Implantação do Planejamento Estratégico PRC 100. O evento foi aberto pelos superintendentes, Robson Mafioletti, Leonardo Boesche e Nelson Costa, da Ocepar, Sescoop/PR e Fecoopar, respectivamente, que, além e darem as boas-vindas aos participantes, destacaram a importância do planejamento estratégico.

“O objetivo é contribuir para que o cooperativismo do Paraná continue crescendo, mas de forma sustentável e perene. Estamos satisfeitos porque hoje saímos da discussão mais teórica para a prática do planejamento. É um momento muito aguardado pelas cooperativas pois trata-se justamente do início da implantação que estaremos trabalhando até dezembro de 2016”, disse Nelson Costa.

“Havia uma grande expectativa em torno deste encontro porque estamos aqui com um grupo de pessoas que podemos chamar de ‘pensadores’ do cooperativismo. São profissionais qualificados e que foram indicados pelos seus respectivos presidentes e estão aqui para ajudar a pavimentar um caminho seguro até os R$ 100 bilhões, no menor tempo possível e com a maior segurança que o mercado exige”, destacou Leonardo Boesche.

“Hoje é um dia importante porque marca o início do trabalho efetivo dos comitês de implantação. Conseguimos trazer especialistas das cooperativas, de diferentes áreas, e que irão contribuir com suas expertises e conhecimentos das realidades das cooperativas de diversos ramos e negócios”, frisou Robson Mafioletti.

ENGAJAMENTO - Após a abertura dos superintendentes, o diretor da Partner Consulting, Rui Rocha, falou dos motivos que levaram a criação do PRC 100 e fez um retrospecto das ações já realizadas e da metodologia que será adotada daqui para frente. Na sequência, o professor e consultor empresarial, Francisco Ferraes Neto, ministrou uma palestra com o tema: engajamento - fator chave na execução do planejamento.

GRUPOS DE TRABALHO - Após o almoço, os participantes serão divididos em grupos. Eles farão uma análise da SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), das ações que o Sistema Ocepar já está desenvolvendo e irão definir as frentes de trabalho e as ações para a implantação do PRC 100. São seis comitês: Autogestão, Desenvolvimento, Econômico e Financeiro, Gestão de Mercado, Infraestrutura (Energia, Logística e Infraestrutura de Comunicação), Parcerias e Alianças.

BOA EXPECTATIVA - Participantes do Encontro ouvidos pelo Informe PR Cooperativo demonstraram boa expectativa em relação à nova fase do PRC 100. “O debate que está ocorrendo hoje é de fundamental importância. A primeira fase do planejamento estratégico das cooperativas do Paraná pode ser considerada um sucesso e agora iniciamos a etapa de implantação. Quando nós olhamos para a literatura, algumas pesquisas demonstram que grandes empresas tiveram problemas no passado, não em função da falta de boas estratégias mas, sim, devido à execução delas. Hoje, nós estamos reunidos com os profissionais das cooperativas que atuam em várias áreas do conhecimento e temos esse propósito de realmente garantir a implantação das estratégias do cooperativismo do Paraná”, disse o diretor de operações da Cooperativa Castrolanda, Marcos Prado.

FORTALECIMENTO - Para o vice-presidente da Copacol, Fernando Moraes, o PRC 100 é fundamental para maior integração e fortalecimento do sistema cooperativo do Paraná, que já é forte. “Entendo que o crescimento das cooperativas é um processo em andamento e o que o PRC 100 traz de fundamental é, de forma estruturada e sustentável, dar embasamento a esse crescimento”. 

CONSULTORIA – Moraes ainda destacou a importância do sistema cooperativo dispor de consultoria para a implantação e desenvolvimento do processo. “Estamos na Copacol há mais de dez anos, tendo crescimento de praticamente 100% a cada cinco anos. E a consultoria foi fundamental para pavimentar todo esse caminho de crescimento. Por isso, entendo que, apesar de termos na própria Copacol e, com certeza, na Ocepar e nas demais cooperativas, muito conhecimento da atividade, o apoio da consultoria é primordial para um trabalho mais metodológico para dar sustentação a esse desenvolvimento”, acrescentou.

PADRONIZAÇÃO – Segundo o gerente da Assessoria de Qualidade e Comunicação da C.Vale, Jonis Centenaro, o PRC 100 é importante porque vai padronizar as ações de todo o sistema cooperativo. “Imagino que essa padronização das atividades pode ser utilizada para atingir os objetivos de cada cooperativa, mas igualmente os objetivos coletivos do sistema cooperativista. Então, com a integração entre as cooperativas dos diversos ramos vamos chegar a um conjunto que vai ser muito útil para o sistema cooperativista atingir os objetivos”, enfatizou.

SAÚDE - O gerente geral da Dental Uni, Jefferson Squioquet, destacou a relevância do planejamento estratégico do cooperativismo do Paraná para o ramo saúde. "Para nós, que atuamos no segmento da odontologia, o PRC 100 é um grande avanço em relação à intercooperação, que irá possibilitar agregar resultado e expandir mercado. A execução dos próximos passos do planejamento estratégico será um grande desafio mas, também, uma grande oportunidade para trabalharmos no segmento cooperativo. Temos certeza de que iremos conseguir chegar aos R$ 100 bilhões pois há muito a ser feito ainda e muitos resultados a serem obtidos por meio desse projeto", disse. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

Coapa distribui mudas de mandioca e frutas livres de pragas e doenças

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Pedro Afonso (11/8/16) – Os projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Produção Integrada de Frutas (PIF) entraram em uma nova etapa. Após os resultados positivos das pesquisas no campo experimental implantado na Fazenda São João, a 50 km de Pedro Afonso (TO), a meta dos realizadores é iniciar, até o fim deste ano, a entrega gratuita das primeiras mudas de mandioca e de frutas – inicialmente maracujá e mamão –, a produtores interessados.

Os materiais foram melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Depois de indexadas (quando ficam livres de pragas e doenças), as mudas foram enviadas para Pedro Afonso, onde se testou a adaptação à região na área experimental.

Das 49 variedades de mandiocas testadas, 16 apresentaram melhor desempenho e adaptabilidade à região. Na parte de fruticultura chama atenção os resultados de algumas variedades de banana, como por exemplo, a Prata Anã, que alcançou alto grau de fitossanidade (capacidade de resistência a pragas e doenças) e teve excelente produtividade.

RUMO CERTO – Os projetos Reniva e Produção Integrada de Frutas foram implantados em 2014, por iniciativa da Coapa (Cooperativas Agroindustrial do Tocantins) em parceria com a Embrapa, Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e outros parceiros. Para o superintendente da cooperativa, José Rander Lopes, o êxito dos programas se deve, sobretudo, às condições climáticas e de solo, e ao comprometimento dos técnicos e pesquisadores envolvidos nos experimentos.

Ainda conforme Rander, já é grande o interesse de produtores rurais, de todos os portes, pelas mudas de mandioca e frutas. “Apesar de estar no início consideramos que esses projetos poderão servir de referência para o Tocantins. Está sendo formado um rico banco de dados, pois no trabalho é feito o registro minucioso das condições de solo, comportamento das plantas, produtividade, resistências a pragas e doenças, entre outros aspectos importantes para a cadeia produtiva”, explicou, ressaltando que paralelo à entrega das mudas, será iniciada a terceira etapa dos projetos: organizar a comercialização e o processamento da produção.

Pesquisa - No início deste mês, a área experimental recebeu mudas de mais 19 variedades de mandioca indexadas vindas da Embrapa Cruz das Almas para novos testes, conforme informou o técnico agrícola Fernando Teixeira.

Ele explica que as pesquisas com mandioca são feitas em duas frentes. Parte do material é multiplicada em campo para não perder qualidade e o restante no sistema de multiplicação rápida. No método, pioneiro no Tocantins, as gemas são cortadas no tamanho de 5 centímetros e colocadas em canteiros dentro de estufas.

A técnica acelera a germinação que pode ocorrer em até cinco semanas após o cultivo. Depois são tiradas e levadas para a sala de aclimatação. A etapa seguinte é a transplantação para um viveiro, onde depois de algum tempo a muda está pronta para ser transplantada para cultivo na lavoura. Uma nova avaliação dos projetos será realizada de 22 a 25 de agosto, quando pesquisadores da Embrapa visitarão a área experimental.

CADASTRAMENTO - A Coapa em parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso iniciou um trabalho de cadastramento de pequenos produtores interessados em participar dos projetos Reniva e Produção Integrada de Frutas. Encerrado o cadastro, técnicos vão verificar in loco se realmente o produtor atende aos requisitos necessários para receber as mudas.

O PROJETO – A iniciativa é desenvolvida pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio de um convênio de cooperação técnica, e ainda tem a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.
 
A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção. A área experimental tem dois hectares e foi cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes. Atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, manga, abacaxi, café, goiaba e uma coleção de citros. (Fonte: Ascom Coapa)

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Cooperativa Comigo realiza 15º seminário da pecuária dia 12

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Rio Verde (11/8/16) – A cooperativa Comigo realiza nesta sexta-feira, dia 12/8, a partir das 8h30, no auditório 1 do Centro Tecnológico COMIGO (CTC), Rio Verde/GO, o 15º Seminário de Desenvolvimento da Pecuária. O evento, direcionado a pecuaristas, profissionais, pesquisadores e estudantes do setor, terá palestras e estações atualizando conhecimentos do setor da produção pecuária.

Haverá duas palestras especificamente sobre a produção leiteira. Na primeira o tema será Produção de Leite a Pasto. O zootecnista, Juliano Alves de Almeida, gerente de produção da fazenda Leite Verde (Leitíssimo), em Jaborandi (BA), falará sobre o sistema de produção da fazenda, que é um projeto de um grupo neozelandês de produção de leite a pasto irrigado, com gado de genética kiwicross. A fazenda industrializa o leite sob a marca Leitíssimo no mercado interno.

A segunda palestra, que será realizada à tarde, terá o médico veterinário e sócio proprietário da fazenda Iguaçu (Starmilk), em Cascavel (PR), Sandro Luiz Viechinieski falando sobre o tema: Gestão de Pessoas na Propriedade Leiteira: Desafios ou Oportunidades? A fazenda possui 900 animais confinados, sendo que 510 se encontram em lactação. Atualmente produz cerca de 19 mil litros de leite por dia e têm projetos para expandir a produção.

Para um dos coordenadores do evento, engenheiro agrônomo da COMIGO, Eduardo Hara, esta é uma oportunidade que a Cooperativa disponibiliza ao produtor, em especial ao seu cooperado, para atualização de conhecimentos. "Nossa expectativa é que cerca de 400 pessoas participem do evento", salientou Hara.

ESTAÇÕES – Após a palestra de abertura, o evento passa ao formato de estações, com os participantes divididos em grupos percorrendo cada uma das estações, de forma alternada. Ouvirão palestras e terão oportunidade de esclarecer eventuais dúvidas. De acordo com a também coordenadora do evento, Siomara Martins de Oliveira, os participantes deverão permanecer cerca de 50 minutos em cada estação.

Na estação, 1 os participantes ouvirão o zootecnista da Alltech, Winston Giardini, falar sobre a criação de bezerras leiteiras. Na estação 2, os presentes poderão aprender sobre espécies forrageiras para produção de leite, com o pesquisador da Embrapa Unipasto, Marcos Roveri. Na terceira estação, o veterinário da Ouro Fino, Paulo Francisco Menegucci, abordará os segredos de uma boa silagem. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Inscrições para o Prêmio Ocergs de Cooperativismo encerram no dia 15/8

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Porto Alegre (11/8/16) – As cooperativas gaúchas interessadas em participar da segunda edição do Prêmio Ocergs de Cooperativismo devem se apressar, pois o prazo de inscrições encerra na próxima segunda-feira (15/8). O Prêmio foi lançado com o objetivo de reconhecer e divulgar as cooperativas do Estado que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

Em 2016, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo passa a contar com quatro categorias distintas, sendo que as cooperativas poderão realizar a inscrição em apenas uma das categorias descritas abaixo:

I. INTERCOOPERAÇÃO
Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenha resultados sociais e econômicos de significativa relevância.

II. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA
Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL
Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

IV. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem ao meio ambiente.

Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).

Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2016, que será concedido à personalidade que prestou serviços importantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu reconheceu em sua primeira edição o vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto.

O Troféu Padre Theodor Amstad não pressupõe a inscrição de cooperativas, pois será entregue à pessoa física escolhida pela comissão julgadora, que será formada conforme descrito no regulamento.

INSCRIÇÕES - As inscrições devem ser realizadas até às 18h do dia 15 de agosto de 2016. A participação é condicionada ao preenchimento completo do formulário de inscrição da respectiva categoria disponível no endereço eletrônico (clique aqui). A inscrição deve ser complementada por documentos que comprovem a adoção de práticas ou estratégias de acordo com a categoria correspondente, conforme regulamento do Prêmio.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad serão concedidos sempre nos anos pares, por ocasião das festividades do Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2016, os prêmios serão concedidos dentro da programação do XVII Seminário Gaúcho do Cooperativismo, no dia 20 de outubro.

PRIMEIRA EDIÇÃO - A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com a participação de 45 cooperativas inscritas. A solenidade de premiação ocorreu dentro da programação do XVI Seminário Gaúcho do Cooperativismo, em Bento Gonçalves. As cooperativas Sicredi Alto Uruguai RS/SC, na categoria “Intercooperação”; Cootravipa, na categoria “Inovação em Educação, Cultura, Gestão ou Tecnologia” e Uniodonto Porto Alegre, na categoria “Responsabilidade Social ou Ambiental” receberam o prêmio. O vice-presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto, foi agraciado com o Troféu Padre Theodor Amstad por relevantes serviços prestados ao cooperativismo. (Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Líderes são preparados para a gestão das empresas rurais

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Florianópolis (10/8/16) – Conhecimento, organização, planejamento e mudanças são fundamentais no processo de gerenciamento dos negócios. Estes foram os aspectos principais abordados na segunda aula do 4º módulo do Programa Jovemcoop, realizada na última semana para quatro turmas nos municípios de Iporã do Oeste, Cunha Porã, Pinhalzinho e Chapecó.

O Programa Jovemcoop é desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) e, na região, foi implementado com a parceria das cooperativas Cooper A1, Auriverde, Cooperitaipu e Cooperalfa.

Com a temática “Gestão Rural (5S)”, os participantes aprenderam sobre as medidas que o produtor deve adotar para otimizar as atividades, a exemplo de conservar a propriedade apenas com o que for útil; organizar objetos, materiais e equipamentos; manter tudo em condições de uso; e criar controles para a gestão da empresa rural e para auxiliar na tomada de decisão.

O módulo, segundo o instrutor Ivan Antônio Brustolin, apresenta a importância da gestão rural e da liderança de cada jovem. Para atingir os resultados esperados é trabalhada a necessidade de mudanças de hábitos e costumes com o resgate de como as famílias trabalhavam antigamente e como atuam hoje. “Também valorizamos a família com a reflexão do porquê fomos criados, quais são nossos objetivos e no que precisamos alterar e adaptar”, explica.

Para a gestão rural, Brustolin realça a importância dos controles e registros, de avaliar ou medir o desempenho, de comparar os resultados a exemplo do lote de aves do ano anterior com o atual. Para o instrutor, o empresário rural deve definir qual a propriedade dos seus sonhos para, depois, estabelecer metas e ações que a tornem realidade.

“O produtor do futuro precisa ser um ótimo gestor do negócio, ser empreendedor, conhecer o mercado, ter motivação e gostar do que faz, quebrar barreiras, mudar quando necessário para ver o progresso e o desenvolvimento da empresa rural”, comenta.

No meio rural, independente da atividade, há variáveis, índices e dados que devem ser analisados antes de uma decisão. “A qualificação profissional e a busca constante pelo conhecimento devem ser metas permanentes do jovem empreendedor rural, que precisa compreender a macroeconomia e entender de sua microeconomia, ou seja, a produtividade, os desafios e possíveis gargalos na propriedade”, destaca o assessor de comunicação social da Cooperalfa e um dos coordenadores do programa na cooperativa, Vilmar Bosco.

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Sicredi homenageia pais em nova campanha

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O Sicredi – instituição financeira cooperativa com 3,3 milhões de associados – celebra o Dia dos Pais, comemorado este ano em 14 de agosto, abordando o tema cooperação em uma campanha. O conceito “Promessas de Pai” permeará uma série de peças digitais nas quais são mostradas as mudanças que acontecem na vida dos homens com a chegada dos filhos.

“Atualmente, os pais têm atuado de forma mais participativa na vida do filho”, afirma Ana Claudia Pais, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi. “Nossa estratégia foi apontar o ‘lado cooperativo’ deste novo perfil de pai, mais próximo da rotina e das atividades dos filhos, mostrando como a colaboração ganha um significado especial nesta nova etapa da vida”, acrescenta Ana. Está sendo veiculado um vídeo criado especialmente para a campanha na Fanpage do Sicredi no Facebook (www.facebook.com/sicredi), entre outros canais de comunicação da instituição.
 
O material aborda as promessas feitas pelos pais antes dos filhos nascerem, de não alterar seu estilo de vida, como, por exemplo, não deixar de assistir ao futebol ou frequentar shows. Na sequência de cada uma, imagens revelam que a promessa é cumprida, porém não como o imaginado, mas sim incluindo as crianças naquelas atividades. Uma mala-direta com informações focadas em cartões completa a campanha. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Sicredi é destaque no ranking Época Negócios 360º

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O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados, novamente, marca presença no ranking Época Negócios 360º. O evento de lançamento da edição 2016 ocorreu na última semana, em São Paulo, e contou com a participação das principais lideranças empresariais do País. O Sicredi é destaque nas categorias Melhores Empresas, na 118ª posição, e Bancos, na 5ª posição.

A instituição financeira cooperativa também figura na dimensão Governança Corporativa da categoria Bancos, na 2ª colocação em 2016. O Sicredi ainda se manteve nas mesmas posições da edição anterior nas dimensões Práticas de RH (2º) e Visão de Futuro (5º) e apresentou crescimento nas pontuações.

O Época Negócios 360º compreende as 300 melhores empresas do Brasil. Realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral e a Boa Vista Serviços, o anuário classifica as empresas de acordo com a pontuação delas em seis âmbitos: Finanças, Recursos Humanos, Responsabilidade Socioambiental, Capacidade de Inovação, Governança Corporativa e Visão de Futuro. A avaliação foi realizada com base em questionário enviados às empresas. A Fundação Dom Cabral selecionou as maiores do País por receita líquida e fez o convite para que elas participassem da premiação. (Fonte: Assimp da cooperativa)

Categoria

Posição 2016 (pontos)

Posição 2015 (pontos)

Melhores Empresas

118º lugar (298 pontos)

134º lugar (259 pontos)

Bancos

5º lugar

15º lugar

Governança Corporativa

2º lugar entre os bancos (87 pontos)

1º lugar entre os bancos (75 pontos)

Práticas de RH

2º lugar entre os bancos (56 pontos)

2º lugar entre os bancos (54 pontos)

Visão de Futuro

5º lugar entre os bancos (41 pontos)

5º lugar entre os bancos (17 pontos)


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Presidente do Sistema OCB recebe Embaixador do Brasil na Argentina

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Objetivo foi discutir as formas de auxílio ao desenvolvimento do cooperativismo brasileiro

Brasília (3/8/16) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu nesta terça-feira, na Casa do Cooperativismo, em Brasília, o embaixador brasileiro designado à Argentina, Sérgio França Danese. O diplomata brasileiro se reuniu com a liderança cooperativista para conhecer os pleitos do setor, focadas nas relações com o país vizinho.

Diplomata de carreira, Sérgio Danese foi Secretário-Geral do Ministério de Relações Exteriores, segundo cargo na hierarquia do Itamaraty. Ele terá agora a missão de conduzir as relações entre Brasil e Argentina em um momento de profundas mudanças políticas e econômicas nos dois países.

Durante o encontro, o Embaixador teve a oportunidade e conhecer as parcerias comerciais e de cooperação estabelecidas pelo cooperativismo brasileiro com o país vizinho. Um exemplo foi a missão técnica do Ramo de Transporte, realizada no mês passado e que contou com a participação de representantes de cooperativas e de unidades estaduais. A Argentina é um dos maiores parceiros comerciais deste ramo. A missão teve por objetivo reforçar a parceria já existente e ampliar as operações entre os dois países.

EXPORTAÇÃO – O presidente do Márcio Freitas aproveitou a oportunidade e apresentou o Catálogo Brasileiro de Cooperativas Exportadoras. O material, online e editado em sete idiomas, oferece informações do tipo: lista de produtos, cooperativas aptas à exportação e suas certificações internacionais, contato das áreas comerciais. Além disto, também consta o endereço eletrônico da cooperativa para que o interessado possa buscar outras informações adicionais.

COOPERAÇÃO – O Embaixador se colocou à disposição para cooperar com o fortalecimento dos negócios das cooperativas brasileiras no mercado argentino, bem como do desenvolvimento dos processos de cooperação entre cooperativas dos dois países.

Na reunião, também foram abordadas oportunidades de negócios na importação de implementos agrícolas. Da Argentina vem o maior volume de importações feito pelas cooperativas brasileiras. Por outro lado, o país é o 34º destino das exportações de nossas cooperativas, evidenciando que ainda há espaço para o aumento dos negócios com o país vizinho.

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Caminhos do Campo mostra participação de mulheres e jovens no setor

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Curitiba (3/8/16) – O programa Caminhos do Campo, produzido pela RPCTV e que vai ao ar todos os domingos de manhã, mostrou, no último fim de semana, uma reportagem especial produzida “para encerrar com chave de ouro o mês internacional do cooperativismo”, segundo o apresentador e repórter Sandro Ivanowski.

Ele e sua equipe visitaram famílias de cooperados para conhecer histórias que confirmam a força do capital humano para o desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Foram tratados temas como sucessão familiar, o apoio fornecido pelas cooperativas paranaenses aos agricultores por meio do repasse de tecnologia, capacitação e formação de lideranças femininas e de jovens, entre outros.

Clique aqui para conferir na íntegra a reportagem exibida no último domingo pelo programa Caminhos do Campo
 
(Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Sicoob dobra seu tamanho nos últimos cinco anos

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Brasília (2/8/16) – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, há duas décadas trabalha como instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social de seus 3,2 milhões de associados. Presente em todos os estados brasileiros, disponibiliza um amplo portfólio de produtos e serviços financeiros por meio de 2,4 mil pontos de atendimentos. É a 7ª maior instituição financeira do País do Sistema Financeiro Nacional em patrimônio líquido.

Integrado ao Sicoob opera o Bancoob, Banco Cooperativo do Brasil, responsável por apoiar e gerir os recursos das cooperativas de crédito com transparência, rentabilidade, gestão de controle e de riscos. Viabiliza também as soluções financeiras para as cooperativas do Sicoob.

Atualmente, qualquer pessoa pode se associar às cooperativas de crédito de livre admissão ou, às segmentadas (cooperativas de empregados de empresas privadas, de profissionais liberais, de produtores rurais, de pequenos empresários, microempresários ou microempreendedores, e de empréstimos), estas desde que atenda os critérios de admissão.

Nos últimos cinco anos, o Sicoob registrou aumento de 101% em ativos totais, saindo de R$ 28,6 bilhões em 2011 para alcançar R$ 57,6 bilhões em 2015. O patrimônio líquido atingiu R$ 13,9 bilhões em 2015 ante R$ 7,2 bilhões em 2011, um salto de 93%. As operações de crédito alcançaram R$ 33,3 bilhões, avançando 102% desde 2011. Já depósitos totais ascenderam em 108%, com R$ 36,1 bilhões em 2015 contra R$ 17,4 milhões em 2011.

“O crescimento apresentado nos últimos anos deve-se a busca da população por alternativas mais rentáveis, somado aos diferenciais oferecidos pelas cooperativas, entre os quais taxas menores de juros nas operações de crédito, atendimento humanizado e personalizado, e ampliação da oferta de serviços”, explica Henrique Castilhano Villares, presidente do Sicoob. 

Nas cooperativas de crédito os associados são donos do negócio, tem direito a voto nas decisões e participam da distribuição dos resultados da instituição. Para se ter uma ideia, somente em 2015, as sobras (equivalente ao lucro dos bancos) somaram R$ 2,3 bilhões. O Sicoob remunerou, ainda, em R$ 562 milhões o capital social (somatório de todas as quotas-partes dos associados) dos associados no mesmo período. Deste total, R$ 60,9 milhões foram creditados direto na conta corrente, gerando recursos imediatos para os cooperados.

O papel desempenhado pelo Sicoob, tanto em grandes metrópoles quanto em áreas mais remotas do Brasil, representa um importante vetor de desenvolvimento das economias locais, movimentando e reciclando seus recursos financeiros nas próprias comunidades onde atuam.

Além disso, as cooperativas oferecem a mesma segurança proporcionada pelos bancos porque é fiscalizada pelo Banco Central e conta com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, similar ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O Sicoob é formado, ainda, por 15 cooperativas centrais, pela Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação), além do Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Unimed Federação Minas é destaque em Prêmios de Comunicação

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Belo Horizonte (2/8/16) – A Unimed Federação Minas, órgão que representa política e institucionalmente o Sistema Unimed mineiro, recebeu três prêmios nas áreas de comunicação e marketing na noite da última quarta-feira, 27. O reconhecimento aconteceu no encontro anual da Unimed do Brasil e destacou os canais de comunicação da instituição, Revista Conexão e Informa Eventos, e a Campanha de Incentivo ao Parto Normal.
 
“É um grande orgulho sermos agraciados nestes prêmios tão importantes para o Sistema. Eles representam o reconhecimento dos esforços da gestão de Comunicação e Marketing, e são um incentivo para continuarmos buscando, diariamente, resultados cada vez melhores”, comemora o presidente da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh.
 
A Revista Conexão, considerada o principal canal de comunicação do Sistema Unimed com os médicos cooperados de Minas Gerais, recebeu o Prêmio de Comunicação Alberto Urquiza Wanderley, na categoria pequeno porte. Na Categoria Publicação Especial, também pequeno porte, venceu o Informa Eventos, criado com o objetivo de divulgar as informações de forma mais dinâmica, após cada evento.
 
Na categoria Campanha Publicitária, a campanha Incentivo ao Parto Normal, foi agraciada com o Prêmio de Marketing Dr. Nilo Marciano de Oliveira. Com o mote “Fazer a melhor escolha por você e por quem ainda nem sabe o que é escolha”, a iniciativa buscou sensibilizar as futuras mães sobre a escolha pelo parto normal como uma atitude de amor e cuidado com o filho, além de apresentar todos os benefícios desta opção. Além do reconhecimento pelo conteúdo e forma da campanha, a instituição foi homenageada pela excelência na aplicação da marca.
 
Também foram premiadas as seguintes Unimeds mineiras:
 
Prêmio de Comunicação (Categoria médio porte):
Unimed Varginha – Publicação Especial
Unimed Sul Mineira – Relatório de Gestão
Prêmio de Marketing:
Unimed Juiz de Fora – Patrocínio
Unimed Guaxupé – Meio Digital

(Fonte: Assimp da cooperativa)

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