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Notícias negócios

 

Cooperativas recebem treinamento sobre a plataforma e-Social

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Belém (2/6) – A facilidade e a rapidez do e-Social vêm contrastando com a falta de conhecimento das empresas nas novas opções da plataforma. O novo sistema agrega informações fiscais, trabalhistas e previdenciárias em apenas uma declaração. Para facilitar a adaptação das cooperativas às normas, o Sistema OCB/PA) promoveu curso de capacitação voltado a profissionais de contabilidade e administração. O curso ocorreu no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) nos dias 30 e 31 de maio.
  
O facilitador foi Evarley Pereira, consultor jurídico, contador tributarista, auditor, professor, perito judicial, especialista em tributos federais, estaduais e municipais.  “A nova plataforma trará uma exigência maior de cumprimento da legislação que sempre foi estabelecida, mas não era cumprida. Não havia para quem informar ou uma data limite de envio. A rotina interna nas empresas será diferente. Informações sobre a saúde do trabalhador, situações de periculosidade, insalubridade, afastamento e outros dados de monitoramento deverão ser enviados no mesmo dia ou em prazos curtos, seja eventos periódicos ou pontuais. A proposta é gerar uma uniformidade entre os contribuintes e evitar que inúmeros ilícitos trabalhistas continuem acontecendo. O e-Social está sendo mais rígido. Vai beneficiar diretamente os empregados brasileiros”.

A ferramenta que possibilita o recolhimento unificado dos tributos e do FGTS está disponível desde o ano passado. Foi feito um escalonamento de utilização de acordo com o porte das empresas. A norma passa a ser obrigatória para as cooperativas a partir de julho. O governo federal pode postergar o prazo, mas o prazo final para todas as empresas é até 2017.

“É uma declaração que vai compreender uma série de informações que eliminam a necessidade de transmitir outros tipos de declarações com a mesma finalidade. Serão lançados dados de todos os empregados das empresas e cooperativas, principalmente as de trabalho. Os cooperados deverão estar inseridos e informados em determinado campo dessa informação”, afirma o analista de Desenvolvimento de Cooperativas Vanderlande Rodrigues.

O projeto E-social é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ministério do Planejamento. A capacitação é a primeira voltada para as cooperativas. O e-Social vem sofrendo modificações desde que foi lançada a obrigatoriedade. “Decidimos executar o treinamento para o mês de maio estrategicamente. A execução está prevista para julho e é um tempo viável para aplicar o programa na sua forma mais atualizada. Não é uma opção, todos devem aderir”, complementa Vanderlande.

A consequência para a não transmissão do e-Social é o pagamento de multa e demais retaliações da Receita Federal. A multa relativa ao INSS, seguro acidente de trabalho e o Imposto de Renda do empregado, quando houver, será de 0,33% por dia de atraso, obedecendo ao limite de 20% sobre o valor do boleto. Isto irá ocorrer apenas quando o documento for pago até o último dia útil do mês de vencimento da guia. A partir do primeiro dia útil do mês seguinte, além da multa, incidirá juros de 1%. A cobrança recai sobre as alíquotas de INSS do empregado, que podem variar entre 8 e 11% e do empregador, fixada em 8% sobre o salário. O seguro acidente de trabalho e o imposto de renda também sofrerão cobrança de juros sobre a mesma base de cálculos.

COOPERATIVAS – O Gerente de Recursos Humanos da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta), Lederli Pimentel, afirma que a nova fase demanda o envolvimento de todos os setores das cooperativas. “Estamos nos capacitando para esclarecer essas dúvidas que o Governo está lançando. Toda a empresa precisar estar envolvida, levando isso para os nossos gestores, gerentes e para o próprio funcionário da base, a fim de que tudo flua normalmente. As cooperativas saem na frente com essa capacitação e por isso o suporte do Sistema OCB-PA é tão importante. Percebemos que a parte contábil está recebendo uma ênfase, com treinamento e capitações, trazendo inclusive profissionais da área com amplo conhecimento para desenvolver o que já temos em conjunto”.

Para Leucilande Ferreira, coordenadora de Recursos Humanos da Unimed Sul do Pará, as cooperativas irão se adaptar melhor às mudanças. “Elas são muito organizadas. Já andam alinhadas com a lei, até por que a exigência é maior. Somos mais cobrados. Contudo, é evidente que ainda há detalhes que precisam ser ajustados. A grande maioria das obrigações já é feita corretamente. São pequenos fatores culturais que devem ser melhorados como em todas as empresas. Sinto que temos uma facilidade maior, porque já seguimos isso. A Unimed tem uma boa estrutura, com departamento jurídico, pessoal e consultoria. Isso facilita bastante”.
 
Já a Cooperativa de Serviços Fluviais Especializados do Rio Trombetas (Coopbarcos) não possui departamento de RH. Raimunda dos Santos, Diretora Financeira, é a responsável por esses processos. “São procedimentos antigos, mas que receberam um novo formato de transmissão que precisa ser observado. É um leque que se abre. Se fizermos tudo certo, vai beneficiar bastante. Com esta iniciativa da OCB/PA, a porta se abre e, dentro desse contexto, estamos mais preparados para assumir essas responsabilidades”.

O evento foi feito em parceria como a OCB Nacional e com o CRC. Participaram aproximadamente 80 pessoas, entre contadores e diretores de cooperativas, profissionais e estudantes de contabilidade indicados pelo Conselho. “O e-Social vai ser uma importante ferramenta de gestão. As diretorias representadas, pelo menos por um agente multiplicador, devem informar para toda a cooperativa o grau de importância e os impactos negativos que podem gerar nela, caso não obedeça ao prazo, assim como para saber cobrar do profissional responsável pela transmissão. A OCB-PA fica satisfeita em ver a participação dos profissionais de contabilidade, administradores das cooperativas e profissionais de áreas afins”, afirma o presidente do Sistema OCB-PA, Ernandes Raiol. (Fonte: Assimp Sistema OCB/PA)

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável embasam ações do Dia C

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Brasília (1º/6) – A partir deste ano, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo e, as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente.

Para isso, a partir desta semana, esses objetivos serão apresentados às cooperativas em uma série de matérias no site do programa Dia de Cooperar (Dia C), para que possam conhecê-los e vincular suas ações aos ODS. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável.

“O poder de agir para um futuro sustentável” é o slogan que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, neste ano em 2 de julho. Este tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas, constituído pela ACI e Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda dos ODS, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), idealizados em setembro de 2000, no intuito de completar o trabalho e responder aos novos desafios. Clique aqui para acompanhar.

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Superintendentes do Sistema OCB conhecem estrutura de cooperativas mineiras

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Grupo de executivos que participa do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos visitou as instalações da Cooxupé e Coopeg

Brasília (31/5) – Desenvolver competências para o exercício da função executiva, por meio do aprofundamento nas áreas de gestão e governança, pesquisa, inovação e desenvolvimento, processos de negócio e intercooperação. Este é o objetivo do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. A iniciativa reúne um grupo de 20 superintendentes das organizações estaduais do Sistema OCB, acompanhados pelo superintendente da unidade nacional, Renato Nobile, e da gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, em uma série de atividades técnicas.

Hoje, os executivos tiveram reuniões técnicas seguidas de vista às instalações de duas cooperativas do estado de Minas Gerais: a Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda (Coopeg) e a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé).

PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO

A Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé Ltda (Coopeg) foi constituída em 18 de outubro de 1998, com o objetivo de unir as pessoas que se dedicavam às atividades educacionais e à defesa das atividades econômicas de caráter comum. Inicialmente, a cooperativa contava com 23 cooperados. A escola que iniciou suas atividades em 1999, contando com 54 alunos, atuando na educação infantil (2 a 6 anos) e ensino fundamental (1ª à 8ª série), finalizou esse ano com 97 alunos e 27 cooperados.

Em 2002 a Coopeg foi certificada pela Ocemg, houve também a aquisição de um terreno de 4 mil m² com recursos próprios para construção da nova sede. Ainda no mesmo ano inicia-se a intercooperação, com disputas esportivas com o Colégio Alternativo, sediado na cidade de Guaranésia. Em 2009 ocorre a inauguração da sede Coopeg. Em 2014, pelos resultados alcançados na auto avaliação do PDGC, a cooperativa é eleita uma das melhores do país, em termos de gestão.

DEDICAÇÃO – Para o superintendente do Sistema OCEB, José Alberto Batista dos Santos, a vista à Coopeg foi extremante rica e demonstrou o quando o cooperativismo faz diferença na vida da comunidade e dos cooperados. “A Coopeg tem uma característica marcante: os cooperados mostram o tempo todo a vontade de ver seu negócio consolidado. Eles lutam bastante para fazê-lo crescer. Para se ter uma ideia até as sobras são reinvestidas. Além disso, eles se preocupam muito com a renovação do quadro social, cooperando os ex-alunos que já entenderam os valores do cooperativismo”, destaca.

GESTÃO PROFISSIONALIZADA


Com mais de 80 anos de história, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda) iniciou suas atividades em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. A mudança ocorreu graças à sensibilidade dos primeiros cooperados às carências regionais. Naquele ano, a organização passou a ter a produção de café como seu principal produto. Logo em seguida, em 1959, a cooperativa já exportava seu café pela primeira vez.

Atualmente a Cooxupé possui mais de 12 mil cooperados – 84% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar –, recebendo café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do sul de Minas, cerrado mineiro e vale do rio Pardo (no estado de São Paulo). Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxilio na produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados. A Cooxupé possui operações na BM&FBovespa e é membro do conselho da bolsa, além de operar em Nova York e outros mercados internacionais de commodities.

EXCELÊNCIA - Para Remy Gorga Neto, superintendente do Sistema OCDF, o que mais lhe chamou a atenção foi a gestão profissionalizada da cooperativa em nível avançado. “Praticamente todas as áreas têm gestores contratados, além disso destacaria os sistemas de controle, tecnologia da informação e rastreabilidade do café como os principais diferenciais da Cooxupé. Sem sombra de dúvidas, é um caso de sucesso para o DF e também o Brasil”, analisa o superintendente.

AMANHÃ – A programação desta quarta-feira inclui reunião com representantes Unimed Previdência, ainda em Minas Gerais. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.

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Executivos dos Sistema OCB conhecem experiências em MG e BA

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Reuniões e visitas técnicas a cooperativas fazem parte das ações do Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos

Belo Horizonte (30/05) – Experiências de gestão e liderança das cooperativas de Minas Gerais e Bahia serão compartilhadas ao longo desta semana no Programa Nacional de Desenvolvimento de Líderes e Executivos do Sistema OCB. Uma delegação composta por 20 superintendentes das Unidades Estaduais, acompanhada pelo Superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, iniciou, nesta segunda-feira (30/5), o intercâmbio que permitirá conhecer os projetos e iniciativas empreendidas em território mineiro e baiano.

A abertura do roteiro ocorreu na sede do Sistema Ocemg, com a presença do presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, e de seu vice-presidente, Luiz Gonzaga Viana Lage. Na ocasião, o superintendente do Sistema, Alexandre Gatti Lages, apresentou um panorama sobre o cooperativismo mineiro e sobre os projetos executados pelo Sistema Ocemg. Em seguida, o grupo visitou o Sicoob Credicom – maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil – e a Unimed/BH, vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão na categoria ouro.

De acordo com Scucato, as cooperativas foram indicadas por adotarem modelos de gestão e liderança eficientes. “A soma da gestão e da liderança faz um verdadeiro dirigente. Isso só pode ser alcançado por meio da capacitação. As organizações escolhidas representam tudo isso e são vitoriosas”, explicou.

Nesta terça-feira (31/5), as atividades do intercâmbio serão realizadas em Guaxupé, no Sul de Minas, com visitas técnicas à Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg) – referência no Ramo Educacional, e à Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), líder na exportação do café produzido no Brasil e vencedora do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão em 2013.

O objetivo do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Executivos, de acordo com o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, é permitir o intercâmbio das boas práticas do cooperativismo, descobrindo, assim, experiências que possam ser replicadas localmente. “Este é um processo de capacitação muito interessante porque, como disse o presidente Ronaldo Scucato em sua apresentação, estes são os timoneiros. Juntamente com os presidentes das Unidades Estaduais, eles dão os rumos da gestão em suas regionais e, consequentemente, no Brasil, representado pelo Sistema OCB, Sescoop e CNCoop”, enfatizou.

A etapa realizada ao longo desta semana complementa a fase inicial do projeto, que contemplou uma visita técnica a cooperativas instaladas na Alemanha e na Itália, em julho de 2015. As visitas nas cooperativas mineiras terminam no dia 31 de maio. Em seguida, a comitiva partirá para a Bahia, onde ficam até o dia 3 de junho.

COOPERATIVAS A SEREM VISITADAS

Em Minas Gerais

- Sicoob Credicom
- Unimed BH
- Coopeg
- Cooxupé

Na Bahia

- Cooperfarms
- Cooproeste
- Unibahia
- Comtas
- Coometas


PROGRAMAÇÃO

AMANHÃ – 31/5

- Reunião com representantes das cooperativas Coopeg e Cooxupé, seguida de visita técnica às instalações e unidades.

QUARTA-FEIRA – 1º/6

- Reunião com representantes Unimed Previdência. Logo depois, o grupo se desloca para Barreiras, na Bahia, onde tem reunião com a Cooperativa de Produtores Rurais da Bahia (COOPERFARMS), seguida de visita técnica às suas instalações.

QUINTA-FEIRA – 2/6

- Reunião com representantes da Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste) e da Sociedade Cooperativa Unibahia, seguida de visita técnica às instalações e unidades.

SEXTA-FEIRA – 3/6

No último dia do Programa, os executivos terão reuniões com representantes do Sistema OCEB, e das cooperativas do Ramo Transporte Comtas e Coometas.

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Nova Petrópolis sedia Programa de Formação de Conselheiros Fiscais

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Nova Petrópolis (30/5) – A Capital Nacional do Cooperativismo, Nova Petrópolis (RS), foi palco da sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, desenvolvido pelo Sescoop/RS, cujo objetivo é promover a profissionalização da governança cooperativista. O encontro ocorreu na sede da Sicredi Pioneira RS, na terça-feira (24/5) e contou com a participação de nove cooperativas e 27 profissionais do setor.

Entre os temas abordados pelo Programa, constam as obrigações e atribuições do Conselheiro Fiscal, destacando a legislação que regula a atividade e sua prática diária. O foco principal é a vivência nos principais temas que cabem à verificação e monitoramento pelo Conselho Fiscal.

“O Sistema Ocergs busca, como objetivo estratégico, promover a profissionalização da governança cooperativista. Como exemplo de ação efetiva, o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais, iniciado nesta semana se propõe a disseminar as boas práticas de governança em cooperativas, especialmente quanto ao processo de fiscalização e controle exercido no âmbito do conselho fiscal”, explica o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs, José Máximo Daronco.

Segundo ele, eventos como este auxiliam na formação e capacitação dos profissionais do setor que trabalham em cooperativas. “Como resultado deste trabalho, buscamos melhorar o nível de orientação dos conselheiros quanto aos procedimentos e práticas que podem ser adotados no desenvolvimento de suas atividades, fazendo o uso de um plano de trabalho que contemple verificações nos campos financeiro, legal e de negócios das cooperativas. Dessa forma o Conselho Fiscal poderá melhorar a sua atuação e assegurar efetiva transparência dos negócios da cooperativa”, conclui.

Os cursos possuem carga horária de oito horas e o conteúdo programático abrange Aspectos Societários – Governança Cooperativa; Práticas de negócios – Gestão Cooperativa; Aspectos Contábeis e Financeiros – Controles, Riscos e Auditoria; e Atuação prática – Plano de Trabalho Anual.

COOPERATIVAS PARTICIPANTES – A sétima etapa do Programa de Formação de Conselheiros Fiscais contou com a participação de nove cooperativas gaúchas: Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Sicredi Pioneira RS, Coopeserra, Piá, Cosuel, Sicredi Cooperucs, Cooprado Incorporadora e Cenecoop Serra. Confira abaixo as datas e locais das próximas turmas:

- Turma 8: Em Erechim, amanhã
- Turma 9: Em Ibiraiaras, na quarta-feira, dia 1ª/6
- Turma 10: Em Porto Alegre, no dia 8/6

(Fonte: Assimp Sistema Ocergs)

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Mulheres de Jacaré dos Homens recebem orientações cooperativistas

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Maceió (25/5) – Trinta mulheres do povoado Alto da Madeira, no município de Jacaré dos Homens, receberam orientações cooperativistas no sábado (21). Elas intencionam constituir uma cooperativa de costureiras. No encontro aprenderam o que é uma cooperativa, o que é cooperativismo, seus princípios e valores.

"Resumindo em uma palavra, cooperativa é uma empresa. Como qualquer outro negócio, ela precisa de gestão profissionalizada sob as perspectivas contábil, financeira e de planejamento, precisa também de equilíbrio financeiro e sustentabilidade", explica a superintendente do Sistema OCB/AL, Márcia Túlia.

Há cerca de 10 anos, o grupo de mulheres do Alto da Madeira constituiu uma cooperativa para comercialização de artesanato. "Era um projeto conduzido por religiosos. Nós produzíamos aqui no Sertão e a venda ficava por conta deles. Mas os religiosos foram se afastando, os produtos acumularam e as mulheres foram perdendo o interesse", disse Ginha.

Para a superintendente do Sistema OCB/AL, a experiência passada mostrou que, como uma empresa, uma cooperativa não pode ter apenas um cliente. "Aumentar a carteira de clientes é fundamental para o equilíbrio financeiro e crescimento de todo negócio", pontua. Márcia Túlia explica também que os cooperados são os donos da cooperativa e que, por isso, precisam compreender todo seu funcionamento e gerenciamento, além dos direitos e deveres como sócios cooperados.

Assistência e Capacitação

Na tarde do sábado (28), o Sistema OCB/AL enviará um advogado e uma *instrutora* ao povoado para detalhamento dos processos de constituição de cooperativa e de capacitação em corte e costura. "O povoado é muito carente e as mulheres têm muita vontade de contribuir com a renda familiar costurando. Vamos nos mobilizar para que dê certo", disse Rita de Cássia, 55, aposentada. (Fonte: Assimp Sistema OCB/AL)

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Conselho Nacional do Sescoop é apresentado a conselheiros estaduais

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Evento ocorreu durante capacitação que objetiva ampliar os conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e responsabilidades perante os órgãos de controle

Brasília (24/5) – Os integrantes do Conselho Nacional do Sescoop foram apresentados hoje aos conselheiros de administração das organizações estaduais, que se encontram em Brasília, desde ontem, participando de uma capacitação que prossegue até amanhã. A apresentação foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Após agradecer pelo empenho de cada conselheiro em participar do evento, Márcio Freitas explicou sobre a composição do Conselho Nacional do Sescoop, que conta com a participação de cinco representantes do governo federal (ministérios da Fazenda, da Agricultura, do Planejamento, da Previdência e do Trabalho), quatro representantes do cooperativismo e um indicado que representa os funcionários de cooperativas.

Para Márcio Freitas que acumula a função de presidente do Conselho Nacional do Sescoop, em Brasília, é fundamental que os conselheiros estaduais estejam alinhados e a par das ações da unidade do Sescoop na capital federal. Além disso, ele fez questão de ressaltar que desde a criação do Serviço, há quase 18 anos, muitos processos foram aprimorados, sempre levando em consideração a lei e a experiência dos estados.

Para ele, a autonomia das unidades é fundamental no processo de desenvolvimento do cooperativismo. “A organização que administra o recurso que advém da folha de pagamento das cooperativas precisa evoluir sempre. E isso só ocorre quando ela está empenhada em ser melhor, todos os dias. Ela precisa ser realizadora e dar o seu sotaque às ações pensadas globalmente”, comenta Márcio Freitas.

TRANSPARÊNCIA – Dirigindo-se aos conselheiros estaduais, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg fez questão de contar uma breve história do surgimento do Sescoop e de como é fundamental atuar em conformidade com a lei. “Gostaria de acrescentar que o dinheiro do Sescoop é exclusivamente privado, ou seja, as cooperativas recolhem 2,5% do valor do salário dos cooperados e repassa ao governo federal. Então, o dinheiro é federalizado. Se torna público. É por isso que o Sescoop deve prestar contas à Controladoria Geral e ao Tribunal de Contas da União”, reforça a liderança.

ESCOLA – “Para mim, é uma imensa satisfação fazer parte dos trabalhos deste Conselho Nacional, onde tenho aprendido tanto. O cooperativismo é uma escola para nós. Para se ter uma ideia disso, temos aproveitado muitas práticas que vemos ocorrendo diariamente nas cooperativas. São bons casos de sucesso e por isso aproveitamos cada uma delas, objetivando a melhoria dos nossos trabalhos de prestação de serviços ao país”, comenta Deborah Virgínia Macêdo Arôxa, do Ministério do Planejamento.

CRESCIMENTO – “Minha mensagem é: precisamos fazer o cooperativismo crescer. É para isso que trabalhamos, pelo desenvolvimento das cooperativas dos nossos estados, sobretudo aqueles que integram as regiões Norte e Nordeste do país. Se as leis e os processos de fiscalização são sempre os mesmos, o que fará a diferença em uma gestão é empenho das pessoas. Então, que arregacemos as nossas mangas para tornar grande o nosso movimento.” Cergio Tecchio, presidente do Sistema OCEB.

SATISFAÇÃO – “Eu participo e já participei de vários colegiados representando o governo federal, mas o Conselho Nacional do Sescoop está entre os que mais me inspiram e motivam. Posso dizer que minha família é cooperativista, devido ao seu envolvimento com o setor, por isso, afirmo sem medo: aqui, fazemos aquilo que dizemos. Aqui, podemos colocar em prática a nossa ideologia, cujo foco é o ser humano.” Vera Lúcia Oliveira, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

CERTEZA – “Sempre aprendo muito sobre o cooperativismo, quando participo das reuniões deste Conselho. Grande parte desse aprendizado já foi, inclusive, implementada junto ao conselho estadual do qual faço parte. Quando volto ao Tocantins, estou cheia de esperança de que o cooperativismo é a melhor forma de viver em sociedade.” Maria Silvana Ramos – representante dos empregados de cooperativas.

IMPORTÂNCIA – “A boa notícia de exercer os cargos que já tive a oportunidade de ocupar é o aprendizado que se adquire. E o que aprendi é que é fundamental investir na qualificação das pessoas, por isso em Santa Catarina, investimos 90% dos recursos do Sescoop em ações que preparem as pessoas para funções técnicas, de gestão ou de administração. Acredito sinceramente que não se muda uma sociedade sem que se mude os indivíduos, um por um.” Marcos Antônio Zordan, presidente da Aurora.

PAIXÃO – “A maior satisfação de quem trabalha com gente é ver o resultado das ações e o que se vê aqui neste Conselho é o sentimento crescente de paixão pelo Brasil. Aqui, o que aprendi é que e o cooperativismo combate a fome, o desemprego, a informalidade, conferindo dignidade ao povo brasileiro. Sem cooperativas o Brasil não tem jeito.” Dênio Aparecido Ramos, do Ministério da Previdência.

SOBRE A CAPACITAÇÃO

O objetivo da capacitação voltada aos conselheiros de Administração das organizações estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é ampliar os conhecimentos a respeito da estrutura e funcionamento institucional, marcos legais e das responsabilidades perante os órgãos de controle da entidade. O curso que ocorre na Casa do Cooperativismo.

Hoje o dia foi composto, ainda, por uma série de atividades que envolveram o aprofundamento de informações a respeito das relações institucionais da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), sobre o planejamento estratégico como ferramenta para governança e, ainda, sobre o Sescoop e sobre os papeis e atribuições dos conselhos à luz do Regimento Interno.

Amanhã, último dia da capacitação, os participantes discutirão questões relativas aos principais normativos do Sescoop e sobre como utilizar os relatórios de auditoria em prol de sua governança.

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Escoop realiza Assembleia Geral Simulada

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Porto Alegre (24/5) – Os alunos da disciplina de Direito e Legislação Cooperativista do curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escoop realizaram no dia 19 de maio, nas dependências do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), sua Assembleia Geral Simulada, com o objetivo de vivenciar passo a passo as etapas de uma Assembleia de Cooperativa. Os trabalhos foram organizados pelos alunos da turma de 2016 e tiveram a participação dos colegas da turma de 2015, orientados pelo professor da disciplina, Mário De Conto.

Dentre as atividades realizadas, foi escolhido um nome fictício para a cooperativa e os alunos divididos entre diretoria e associados. Após, foi formada a mesa diretiva e dado início aos trabalhos de leitura de edital, apresentação de relatório de gestão, prestação de contas e de balanço geral, seguindo-se assim todos os outros passos de uma Assembleia Geral. (Fonte: Assimp Sistema Ocegs)

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Sescoop/SP viabiliza pós-graduação para colabores de cooperativas

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São Paulo (23/5) – Por meio de parceria com instituições de ensino de superior, o projeto Pós-Graduação do Sescoop/SP viabiliza a participação de colaboradores das cooperativas em cursos de especialização lato sensu e MBA, com foco nas necessidades de melhoria da gestão e de qualificação do corpo técnico. Na Coop – Cooperativa de Consumo, 28 colaboradores concluíram este mês o curso de pós-graduação “MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo”. Já na Camda, foi iniciado no dia 12 de maio o curso de pós-graduação “MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio”.

O MBA em Gestão de Cooperativas de Consumo foi realizado na Coop, em Santo André, por meio de parceria com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS). O curso teve duração de 540 horas, realizado entre 2013 a 2015. Ao fim do programa, os alunos apresentaram trabalhos de conclusão de curso (TCC) com projetos de melhoria para os negócios da cooperativa. Dos seis TCCs apresentados, três foram implantados pela Coop, dois estão à espera de recursos para implantação e um resultou em subsídios para a melhoria de iniciativas já em andamento na cooperativa.

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso foi realizada no dia 11 de maio, com a presença do presidente da Coop, Márcio Valle; do superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Jr.; e do diretor de pós-graduação da USCS, professor Dr. Silton Marcel Romboli. O paraninfo da turma foi o professor Dr. Márcio Fontoura da Silva e o orador foi o formando Igor Siena Miedes.

O analista Sérgio Dias, responsável pelo projeto Pós-Graduação do Sescoop/SP, afirma expressar grande orgulho por constatar que o projeto é uma realidade. “Na medida em que ofereceu à Coop a oportunidade de preparar mais alguns dos seus colaboradores para atuarem em benefício de uma melhor gestão da cooperativa e para a obtenção de melhores resultados nos seus negócios, contribuindo assim para sua sustentabilidade”, completa. (Fonte: Assimp Sescoop/SP)

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Na comemoração dos 60 anos, Emater destaca líderes cooperativistas

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Curitiba (23/5) – Na última sexta-feira (20/05), em comemoração aos 60 anos de atividades, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), homenageou com a entrega do troféu Pinhão – escultura em madeira do artesão Ademir da Silva, de São José dos Pinhais – autoridades ligadas à história da instituição, funcionários e ex-extensionistas, entre os quais presidentes de cooperativas paranaenses. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também foi contemplado com a honraria.

COOPERATIVISTAS – Na solenidade, realizada na sede do Instituto Emater, em Curitiba, entre os homenageados, receberam troféus os ex-extensionistas José Aroldo Gallassini, presidente da cooperativa Coamo, Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar, e Valter Pitol, presidente da Copacol. Devido a compromissos, não estiveram presentes os ex-extensionistas João Paulo Koslovski, ex-presidente do Sistema Ocepar, e José Fernandes Jardim, ex-presidente da Cocamar. A Integrada foi homenageada como cooperativa parceria. O diretor vice-presidente Sérgio Otaguiri recebeu o troféu em nome do presidente Jorge Hashimoto.

GRATIDÃO – Gallassini, que discursou em nome dos líderes cooperativistas, disse que “todos temos uma dívida de gratidão muito grande com o serviço de extensão da Emater. Foi o começo da assistência técnica das cooperativas”. Lembrou que começou profissionalmente na instituição em 1968, designado para trabalhar em Campo Mourão. Foi quando teve a oportunidade de fazer um curso sobre cooperativismo, que possibilitou o surgimento da ideia da qual originou a Coamo, criada em novembro de 1970 com 79 agricultores. Atualmente a cooperativa tem 28,1 mil cooperados.

ATUAL – Gallassini lembrou ainda que, como engenheiro agrônomo da então Acarpa, antecessora do Instituto Emater, “fizemos todo tipo de conservação de solo para combater a erosão, que era um problema muito sério”. A situação era agravada pelo fim do ciclo da madeira e também pela estrutura da terra. O presidente da Coamo acrescentou que a Emater contribuiu muito para a evolução da agricultura. “Prova disso são todo o trabalho de introdução de tecnologia na época e as cooperativas. Mas sempre haverá necessidade de extensão rural. E a Emater melhor que ninguém tem a experiência para isso, afinal são 60 anos de trabalho nesse segmento”, concluiu. 

PRESENTES – Estiveram presentes entre as dezenas de homenageados o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, que recebeu o troféu em nome da família - o avô, Moisés Lupion, foi quem fundou a Emater, em 1956, quando era governador do estado -, o diretor administrativo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti, também ex-extensionistas, entre outros.

EMATER – Fundado em 20 de maio de 1956, o Instituto Emater tem atualmente 1,2 mil funcionários, de mais de 40 categorias profissionais, lotados em unidades espalhadas em todos os municípios paranaenses, em 22 unidades regionais, além da unidade estadual. Como destacou o seu presidente, Rubens Ernesto Niederheitmann, a missão do instituto, na atualidade é buscar aumentar a renda das famílias do meio rural, reduzir as diferenças regionais e os danos ambientais, bem como promover a inclusão social e produtiva “de um grande contingente de famílias que ainda dependem do estado para sua emancipação”. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Cooperativas participam do Curso sobre o eSocial

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Salvador (23/5) – Cooperativas baianas participam neste mês, do curso eSocial, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA. Este curso está sendo realizado em 7 cidades do estado, com o intuito de alinhar as informações sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

A turma de Luís Eduardo Magalhães iniciou o ciclo do curso, em 6 de maio, seguindo das turmas de Salvador (09.05), Itabuna (11.05), da segunda turma de Salvador (13.05) e Vitória da Conquista (16.05). Este curso visa atender exclusivamente profissionais das áreas de contabilidade, jurídico e recursos humanos das cooperativas.

O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. De acordo com Jussiara Lessa, gerente do Sescoop/BA, o curso surgiu devido a necessidade de informar as cooperativas sobre a Resolução do Comitê Gestor do eSocial nº 002/15 de 7/7/15 e suas atualizações, que aprovaram e divulgaram o leiaute do sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial, com previsão de entrar em vigor para os eventos ocorridos a partir da competência de setembro de 2016.

A contadora Camila Andrade, da Unibahia, buscou o curso para ficar atualizada com as novas normas e procedimentos do eSocial, que são fundamentais para o desenvolvimento do seu trabalho. “O curso abordou os temas que acompanhamos no dia a dia de nossas atividades, abordando de forma teórica as novas atualizações do eSocial”, aponta Camila. Para Josiele Cano, diretora administrativa da Cooperativa Educacional de Barreiras (Coopeb) que acompanha o trabalho da contabilidade externa da cooperativa, a atividade ajudará no desenvolvimento do seu trabalho na cooperativa.

O curso está sendo ministrado pela consultora Sofia Kaczurowski, advogada e diretora da Consultoria Trabalhista e Previdenciária. As duas últimas turmas o curso eSocial, serão realizadas em Feira de Santana e Teixeira de Freitas, 18 e 20 deste mês, respectivamente. (Fonte: Ascom OCEB)

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Novo ciclo do PDGC é apresentado às cooperativas cearenses

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Presidente do Sistema OCB lança o programa e estimula a adesão de todo o movimento cooperativista brasileiro

Fortaleza (20/5) – O ciclo 2016/2017 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) foi lançado hoje no Ceará. O evento contou com a participação de 20 cooperativas interessadas em conhecer essa ferramenta de gestão que promete trazer grandes benefícios ao movimento cooperativista cearense. A cerimônia de lançamento, realizada na sede do Sistema OCB/CE, contou com a participação do presidente da unidade nacional da OCB, Márcio Lopes de Freitas, que comentou a respeito da importância de as cooperativas aderirem ao PDGC.

“Ao lançarmos o PDGC, o que pretendemos é que as cooperativas aprimorem sua gestão, seus processos e, por consequência, seus resultados. Este é o objetivo desta ferramenta: promover o desenvolvimento das cooperativas, seus cooperados e da economia local. E é por isso, que pedimos ao movimento cooperativista que assuma o PDGC como um grande aliado estratégico”, comenta Márcio Freitas.

CRESCENDO EM TEMPOS DE CRISE

Durante o lançamento, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, fez questão de lembrar da importância que as cooperativas têm na sociedade atual, em meio ao delicado momento de crise econômica. Segundo ele, enquanto empresas mercantis sofrem para passar pela crise, as cooperativas têm mostrado resultado cada vez mais positivos.

Para o presidente um alerta positivo que deve ser levado em conta, quando o assunto é a melhoria de sua gestão. “Cooperativa é uma sociedade de gente e não de capital, por isso, graças ao envolvimento das pessoas no processo de gestão, estabelecimento de metas e estratégias é possível passar pela crise minimizando seus efeitos, com estabilidade financeira. É com a intenção de contribuir ainda mais com este processo interno, que oferecemos o PDGC, um instrumento capaz de ampliar o aperfeiçoamento dos processos de gestão e governança das cooperativas.

CEARÁ – No ano, passado somente oito cooperativas se inscreveram no programa, pelo Ceará. Entretanto, considerando a participação de um número duas vezes maior, apenas no evento de lançamento do PDGC, a expectativa do presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Alves Nogueira, é de que o movimento cooperativista cearense amplie sua participação.

“A quantidade de representantes de cooperativas aqui, hoje, é a maior demonstração de que o programa tem uma aceitação por parte delas. No ano passado, tivemos menos de dez inscritas no PDGC e, neste ano, com o esclarecimento que foi feito a respeito dos possíveis resultados, com certeza acreditamos numa adesão mais ampla das cooperativas do nosso estado, do que no último ano”, explica João Nicédio.

PERSEGUINDO A EXCELÊNCIA DA GESTÃO

A percepção de que buscar a excelência continuamente é vital para a sustentabilidade do negócio, sabendo que este é um processo com diversas variáveis pelo caminho, levou a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (COOPANEST-CE) e a Cooperativa União dos Dentistas do Ceará (UNIDENTAL) participar do lançamento do PDGC.

As duas, após participarem do último ciclo do PDGC (2015/2016), venceram o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

“Conseguimos fazer com que todos os nossos processos fossem padronizados e isso trouxe um ganho muito grande em termos de resultados e indicadores. Com o PDGC, a gente sabe exatamente o que está ocorrendo na gestão da cooperativa e, assim, é possível mostrar ao cooperado os rumos a serem tomados. O programa é uma ferramenta que só traz melhorias para o cooperativismo”, avalia a presidente da Unidental, Nires Romero.

O PDGC – O programa é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e sua execução ocorre com o apoio e expertise da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independentemente do porte ou setor econômico. A metodologia do PDGC está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ, um referencial utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. O Programa é aplicado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua das cooperativas a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.

MATURIDADE - A excelência em gestão em qualquer organização, seja ela mercantil ou uma cooperativa, não ocorre de maneira instantânea. Trata-se de um processo gradual, um caminho a ser percorrido. E tendo como premissa o processo evolutivo, a metodologia da FNQ, adotada pelo Sescoop, possui estágios de maturidade da gestão, sendo que cada qual tem, de forma implícita, uma pontuação.

NOVIDADE
- Para o ciclo 2016-2017, o PDCG conta com uma novidade muito importante: a ampliação do nível de maturidade da gestão. Do ciclo 2013 ao ciclo 2015, o Sescoop adotou somente o nível Primeiros Passos. A partir de agora, dois novos ciclos foram adotados: Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência.

- Compromisso com a excelência: aplicável às cooperativas em estágios iniciais de evolução do seu sistema de gestão e começando a medir e a perceber as melhorias nos seus resultados.
- Rumo à excelência: aplicável às cooperativas cujo sistema de gestão está em franca evolução e que já demonstrem competitividade e atendimento às expectativas das partes interessadas em vários resultados. (Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB/CE)

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Educação financeira nas escolas é debatida em jornada no Distrito Federal

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Brasília (20/5) – Representantes do Sescoop participaram hoje do painel Educação Financeira das Escolas – um olhar para o desenvolvimento, realizado no Centro Corporativo Sicoob, em Brasília. O evento compõe a programação da 2ª Jornada de Educação Financeira, promovida pela revista Gestão Cooperativa e a Mais Ativos Educação Financeira, como parte integrante das atividades da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, promovida pelo Banco Central do Brasil.

A Jornada objetiva promover ações de educação financeira e fortalecimento da economia, ao abordar temas como as tendências da educação financeira no Brasil para os próximos anos, educação financeira infantil e experiências de cooperativas e escolas na difusão da educação financeira. O público-alvo são professores e cooperados do Distrito Federal.

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Programa de Resíduos Sólidos inscreve projetos de até R$ 300 mil

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Brasília (20/5) – A Fundação Nacional de Saúde publicou há alguns dias a Portaria nº 395, aprovando os critérios e os procedimentos básicos para aplicação de recursos orçamentários e financeiros no programa de Resíduos Sólidos Urbanos. Com isso, será realizado um processo seletivo para projetos que visem aquisição de veículos e/ou equipamentos. A inscrição de proposta deverá ser feita via carta consulta, apresentada por município ou consórcio intermunicipal, no sistema da Funasa.

O prazo de inscrição termina no próximo dia 16 de junho. A proposta deve ter valor entre R$ 100 mil e R$ 300 mil e é importante observar que o processo seletivo é voltado para municípios com até 50 mil habitantes (que não façam parte de região metropolitana ou RIDE) e consórcios intermunicipais formados pela maioria simples dos municípios com até 50 mil habitantes.

Entre os critérios de prioridade consta: propostas que contemplem sistema de reciclagem (coleta seletiva e unidade de recuperação de recicláveis), com a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis. (Fonte: Assimp Funasa)

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Inscrições abertas para Curso de Conselheiro Fiscal

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Teresina (20/5) – Estão abertas as inscrições para o curso de Capacitação para Conselheiros Fiscais de Cooperativas que será oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI). Para facilitar a participação do maior número de conselheiros fiscais, titulares e suplentes, de todos os ramos, a formação foi dividida por regiões. Inicialmente, será realizada nas cidades de Teresina, Picos e Parnaíba, beneficiando as cooperativas das regiões Centro-Norte, Centro-Sul, e Norte do estado, respectivamente.
 
O objetivo é capacitar os cooperados eleitos para essa função nas cooperativas piauienses a exercer a função de Conselheiro Fiscal, que tem como principal atribuição fiscalizar a legalidade e a regularidade dos atos da gestão, em especial da gestão financeira e contábil. “O objetivo do Sescoop /PI é promover a adoção de boas práticas de governança e gestão nas cooperativas”, explica o gestor da instituição, Flodoaldo Alencar.
 
O gestor ressalta a importância dessa função dentro das cooperativas. “É muito importante que os conselheiros fiscais trabalhem de forma organizada e profissional, preservando os interesses da cooperativa e de seus cooperados. Daí, a importância da capacitação dos conselheiros para o correto exercício do mandato. Cada conselheiro fiscal precisa saber qual a sua responsabilidade com o coletivo”, conclui.
 
O curso será ministrado por Leoney Miranda, graduado em Gestão de Cooperativas e especialista em Gestão Estratégia de Pessoas. Ele é consultor e palestrante nas áreas motivacional, cooperativismo, associativismo, liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico e empreendedorismo.

COMO PARTICIPAR – As inscrições devem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 23/5, no site www.piauicooperativo.coop.br. Para maiores informações, os interessados devem ligar para 86 3225-4444, 99949-1079, 98894-8014, 99433-1643 ou 98164-8800, ou ainda, enviar e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

AGENDA – Em Picos, o curso ocorrerá nos dias 30 e 31 deste mês. Em Teresina, nos dias 1º e 2 de junho. E em Parnaíba, nos dias 3 e 4 de junho. Em um segundo momento, o Sescoop/PI realizará a capacitação nas regiões Sul e Extremo-Sul do estado. (Fonte: Assimp Sescoop/PI)

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Cooperativas podem participar do Programa de Aquisição de Alimentos

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Brasília (19/5) – Cooperativas e associações de agricultores familiares interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já podem apresentar suas propostas por meio do site www.conab.gov.br, para as modalidades de Compra com Doação Simultânea e Formação de Estoque.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá R$ 11,54 milhões em novos projetos do PAA, na modalidade de Apoio à Formação de Estoques da agricultura familiar. Os recursos foram assegurados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). Mais R$ 1,09 milhão será utilizado pela Companhia na parte operacional do Programa.

A modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar é definida pelo apoio financeiro para a constituição de estoques de alimentos por organizações fornecedoras. O limite é de R$ 8 mil por ano e por unidade familiar, e de R$ 1,5 milhão por Organização Fornecedora, respeitados os limites por unidade familiar.

Na semana passada, a Conab começou a receber novas propostas para participação no PAA em todas as modalidades do programa. Cooperativas e associações de agricultores familiares interessados em participar devem apresentar seus projetos por meio do sistema PAAnet, disponível para download no site da Companhia. (Fonte: Assimp Conab)

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Sescoop/SC promove curso de E-social em Florianópolis

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Florianópolis (19/20) – Capacitar colaboradores de cooperativas para o atendimento pleno das exigências do e-social com abordagem detalhada sobre as normas trabalhistas e previdenciárias que deverão ser informadas por meio da ferramenta. Com este foco o Sescoop/SC promoverá, no período de 13 a 15 de junho, no Hotel Plaza, em Florianópolis, o curso de E-social.

A programação ocorre das 14h às 18 horas no primeiro dia, das 8 às 18 horas no segundo dia e das 8 às 12 horas no último dia. O curso é isento de taxa de participação e as vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas até o dia 8h de junho pelo site do Sescoop/SC.

O coordenador de autogestão do Sescoop/SC, Elvio Silveira, explica que o curso abordará aspectos relacionados às penalidades pelo descumprimento de prazos e fornecimento de informações errôneas e/ou incompletas por meio do e-social. Também serão trabalhados conteúdos como introdução ao E-social, configurações tributárias, contrato de trabalho, PCMSO, folha de pagamento, férias, 13º salário e término do contrato de trabalho, bem como cronograma de implantação, como transmitir, protocolos, recibos e mensagens de erro, áreas envolvidas na empresa, o que será substituído, tabelas do E-social, entre outros.

As aulas serão ministradas pelo contador trabalhista e previdenciário Emerson Costa Lemes. Professor de pós-graduação em Direito do Trabalho, Previdenciário e de Gestão Tributária, é perito judicial e extra Judicial. É autor de livros na área previdenciária e de artigos em livros e revistas especializados. Membro fundador do observatório de gestão pública em Londrina (PR) e estudioso do e-social. Informações pelos telefones 48 3878 8803 e 48 3878 8810 ou pelo site http://www.sescoopsc.org.br. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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Cooperativas mineiras premiadas participam de Workshop sobre PDGC

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Belo Horizonte (19/5) – Para apresentar os novos níveis de maturidade da ferramenta de avaliação e atualizar os conhecimentos acerca do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC, o Sistema Ocemg realizou, no dia 12 de maio, o workshop "Compromisso com a Excelência". Destinado às cooperativas premiadas nas categorias Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, o evento reuniu representantes das cooperativas Unimed BH, Coopercon, Unimed Circuito das Águas e Sicoob Credialto, além de colaboradores do Sistema.

Sob orientação de Luciana Lima, especialista técnica da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), os participantes aprenderam um pouco mais sobre o Programa e conheceram os dois níveis de maturidade inseridos este ano: Rumo à Excelência e Compromisso com a Excelência.

O objetivo do encontro foi promover uma reunião onde as cooperativas pudessem compreender os novos conceitos e desafios dos níveis de maturidade Rumo à Excelência e Compromisso com a Excelência, além de discutir exemplos de práticas de gestão e métodos para melhorar a eficácia do processo de auto avaliação. Temas como: mapa de perfil do negócio, gestão das partes interessadas, identificação e tratamento de risco, requisitos de processos e inventários de práticas foram os principais focos do evento.

A programação do encontro contou com dinâmicas em grupo a fim de mostrar, na prática, como utilizar as ferramentas, como o mapa do perfil de negócio, que contribui para a autoavaliação das cooperativas. Na primeira atividade, os participantes foram divididos em três grupos e tiveram que traçar o perfil de uma cooperativa com o foco na identificação das partes interessadas e dos processos da cadeia de valor. Logo em seguida, foi realizada uma mesa-redonda para debater sobre a atividade e esclarecer as dúvidas.

O segundo exercício identificou as necessidades e expectativas das partes interessadas (cooperados, clientes, sociedade, colaboradores e fornecedores) para saber quais pontos devem ser melhorados na cooperativa para aprimorar o atendimento e suprir as demandas do público.

Inventário de práticas, requisitos de processos, bem como suas análises e melhorias também foram temas abordados no evento. Para a diretora financeira do Sicoob Credialto, Riquelme Caetano, foi muito importante participar do workshop. "Tive a oportunidade de conhecer os níveis de maturidade da ferramenta e saber como será essa mudança, bem como o aumento de exigência da gestão. Já vamos começar a trabalhar na cooperativa as informações colhidas aqui", disse. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Sescoop repassa metodologia a novos instrutores do Cooperjovem em SP

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Brasília (18/5) – Representantes da unidade nacional do Sescoop estão em São Paulo desde ontem realizando repasse de metodologia do Programa Cooperjovem cujo objetivo é ampliar o quantitativo de instrutores aptos para mediar a formação de educadores que participam da ação nas escolas parceiras.

Além disso, a atividade visa propiciar aos coordenadores de unidades estaduais a possibilidade de melhorar a qualidade das ações desenvolvidas nas comunidades escolares e, ainda, contribuir com a construção de um ambiente de relacionamento e aprendizagem cada vez mais cooperativo.

No total, 16 instrutores, seis coordenadores do Sicoob e 12 coordenadores do Sescoop/SP participam do repasse, que segue até amanhã. A agenda tem vínculo direto com a metodologia do programa. No primeiro dia, é focado na introdução conceitual; já no segundo, o enfoque são as práticas pedagógicas e o Projeto Educacional Cooperativo; por fim, o terceiro dia é reservado à execução, monitoramento e avaliação dos projetos educacionais cooperativos.
 
Segundo a instrutora do curso, Denise Crespo Nunes, ao longo dos três dias os instrutores terão uma agenda bem cheia. “Eles passarão pelos critérios de elaboração dos projetos educacionais cooperativos, farão uma reflexão crítica e criativa do conteúdo abordado na formação e também do conteúdo constante do guia do instrutor e caderno do educador e, por último, serão provocados a identificar a aplicação dos conhecimentos e das experiências na sua atuação profissional e na prática do seu dia-a-dia como instrutor ou coordenador do programa Cooperjovem”, explicou.

SOBRE O COOPERJOVEM – Programa que atende ao eixo “Cultura da Cooperação” da Diretriz de Desenvolvimento Social. Busca disseminar a cultura da cooperação, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios e valores do cooperativismo.

Seus objetivos são: Desenvolver ações que valorizem educadores e alunos estimulando-os a participarem do Programa e divulgarem-no em sua localidade;
Qualificar educadores de educação infantil e ensino fundamental na metodologia do Programa, para que sejam os principais incentivadores da proposta; Orientar os parceiros do Programa Cooperjovem para acompanhamento das atividades nas escolas; Desenvolver práticas pedagógicas e material didático que estimulem e propiciem uma formação apoiada na educação cooperativa; Dotar escolas de meios para a inserção e o desenvolvimento da educação cooperativa no cotidiano escolar; Promover o intercâmbio entre escolas e cooperativas.

PÚBLICO-ALVO – Tem como público-alvo alunos de ensino fundamental, entre 6 e 14 anos, de escolas públicas do estado ou cooperativas educacionais.

NÚMEROS – Em 2015, o Cooperjovem atendeu a cerca de 83 mil alunos, a mais de 2,1 mil professores de 411 escolas e contou com o apoio de 87 cooperativas.

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Prêmio Cooperativa do Ano inicia inscrições em julho

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Maceió (18/5) – A unidade nacional do Sistema OCB anunciou que as inscrições na 10ª edição do Prêmio Cooperativa do Ano iniciarão em 4 de julho e encerrarão em 9 de setembro. Para participar, as cooperativas precisam estar inscritas em programas de gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) como o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) ou o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

Cooperativas de todos os ramos e portes poderão inscrever projetos na premiação. Ela é bienal e tem o objetivo de reconhecer e valorizar as iniciativas de sucesso desenvolvidas por cooperativas brasileiras. Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, a premiação é mais uma oportunidade para as cooperativas terem reconhecidos os seus compromissos com o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida de seus associados e colaboradores.

“As cooperativas alagoanas devem se preparar para participar desse momento de reconhecimento nacional às boas práticas como instituições sérias que são, comprometidas com sua base e com a sociedade”, ressalta. (Fonte: Ascom Sistema OCB/AL)

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