Morre Edmundo Castilho, fundador da Unimed Santos

"

Brasília (10/6/16) – O corpo do médico Edmundo Castilho, uma das figuras mais importantes para o cooperativismo brasileiro, foi enterrado na tarde de hoje, em Santos, interior paulista. Ele morreu na manhã desta quinta-feira, aos 86 anos, de infarto, em casa. Castilho foi um dos responsáveis pela fundação e desenvolvimento da cooperativa União dos Médicos (Unimed).

Em 18 de dezembro de 1967, ele e outros 22 médicos fundaram a primeira cooperativa medica do país. A partir daí, o grupo, presidido por Castilho, passou a visitar cidades interessadas em adotar o modelo do cooperativismo e logo a Unimed se expandiu, primeiro pelo interior de São Paulo e, em seguida, para o restante do país.
 
Para organizar institucionalmente todas as singulares e federações, que começaram a ser criadas naquela época, a Unimed do Brasil foi fundada em 28 de novembro de 1975, durante assembleia de cooperados. Castilho presidiu o grupo até 2001.

O médico é autor de dois livros: “Ética e solidarismo na Saúde, a trajetória de vida de Edmundo Castilho” e “Razões do Tempo”, uma coletânea de artigos que escreveu ao longo da vida.

Edmundo Castilho cursou medicina na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba; fez residência médica na Santa Casa de Santos (SP), onde se especializou nas áreas de ginecologia e obstetrícia.

"

Conteúdos Relacionados