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MG: 81 coops no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

Belo Horizonte (21/7/21) – Este ano, 310 cooperativas brasileiras se inscreveram no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Destas, 81 são mineiras e estão distribuídas entre os ramos Agropecuário; Crédito; Saúde; Transporte e Trabalho; Produção de Bens e Serviços. O número representa um acréscimo de 16% em relação a edição anterior.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, destaca a importância da participação das cooperativas mineiras na premiação. “Em todas as edições desta, que é uma premiação em âmbito nacional, Minas Gerais têm se destacado com um elevado número de vencedoras. Isso é muito relevante para consolidar o amadurecimento e profissionalização dos processos de gestão das instituições”.

As participantes do certame já finalizaram o preenchimento do Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC – 2021). Porém, para aquelas que ainda não fizeram o preenchimento da ferramenta, o PDGC ainda está em vigência e as cooperativas podem realizar o diagnóstico de sua gestão e governança até dezembro 2021. Até o dia 30 de junho, data limite para as inscrições na edição 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, 95 cooperativas mineiras já haviam concluído o novo ciclo do PDGC.

As 100 primeiras colocadas deverão preparar os documentos previstos do edital e iniciar a preparação para receber a visita da banca examinadora, que será no formato virtual.

 

Desenvolvimento e Monitoramento

Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocemg realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, uma série de ações. No primeiro semestre de 2021, foram promovidas, ainda na modalidade virtual, 21 mentorias, com 214 participantes; um workshop e visitas técnicas, totalizando 137 visitas e 361 horas técnicas.

As visitas técnicas virtuais têm o propósito de auxiliar as cooperativas na construção dos planos de melhorias identificados pelas instituições ao final do diagnóstico do PDGC e para orientar no adequado preenchimento dos questionários. As atividades podem ocorrer por demanda das cooperativas ou, até mesmo, da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema Ocemg, que entra em contato telefônico fazendo o convite. Após o aceite, são enviados para os participantes os links das reuniões. Na prática, as visitas técnicas virtuais seguem o padrão das visitas presenciais, com a adaptação da metodologia e a divisão do conteúdo em cargas horárias diárias, conforme necessidade da cooperativa.

 

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão tem como objetivo reconhecer as cooperativas de todo o país que se destacam por promover o aumento da qualidade e da competitividade de suas atividades e estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão.

Na última edição do certame, realizado a cada dois anos, as cooperativas mineiras receberam mais de 50% do total das premiações, com representantes em todas as categorias – Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, inclusive nos Destaques de Melhoria Contínua e de Governança Cooperativista.

Para este ano, o Sistema OCB preparou novidades para o Prêmio. As visitas técnicas serão virtuais, o que possibilitará o aumento do número de cooperativas visitadas. Além disso, aquelas que participarem do ciclo de premiação deste ano e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando as que foram avaliadas e possuem processos de excelência.

Outra novidade para esta edição do prêmio é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às cooperativas que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento. (Fonte: Sistema Ocemg)

PR libera acervo digital com trabalhos acadêmicos

Curitiba (13/7/21) – O Sistema Ocepar está disponibilizando um acervo digital com as dissertações dos programas de mestrado apoiados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e todas as edições da Revista Paraná Cooperativo Técnico e Científico. A ideia é ampliar o acesso a informações e a diversas referências acadêmicas, criando formas de interação com o público, provocando novas experiências com trilhas digitais.

“Nosso objetivo é preservar e disseminar o conhecimento trazido nos trabalhos acadêmicos, seus impactos e resultados junto às sociedades cooperativas, divulgando a um número maior de pessoas esse legado de pesquisas e estudos”, afirma o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Leandro Macioski. (Fonte: Sistema Ocepar)

 

ACESSE

Para conhecer os materiais, basta acessar: http://www.paranacooperativo.coop.br/acervo/

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Capacitacoop disponibiliza três novos cursos

Brasília (12/7/21) – Quanto mais bem preparado o profissional, maiores as chances de se dar bem na carreira. É pensando assim que o Sistema OCB atualiza constantemente o Capacitacoop, a maior plataforma de educação e desenvolvimento profissional cooperativista do país. E por falar em atualizar, três novos cursos foram disponibilizados recentemente para os interessados que, ao final, poderão receber o certificado, se cumprirem todas as etapas da formação. Confira:

 

  • Elaboração e Gestão de Projetos de Responsabilidade Socioambiental com Foco nos ODS

O curso é um dos resultados da parceria entre Sescoop e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os objetivos são auxiliar as cooperativas brasileiras a desenvolverem projetos de responsabilidade social em cumprimento do 7º Princípio do Cooperativismo (Interesse pela Comunidade) e a se posicionarem como parceiras estratégicas ao longo do processo de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Com isso, espera-se fortalecer as iniciativas globais, nacionais e locais já existentes e propor inovações que acelerem o impacto positivo que as cooperativas têm sobre o desenvolvimento humano sustentável das comunidades que atuam.

 

  • Gestão de Finanças Pessoais - GFP

O curso,desenvolvido pelo Banco Central do Brasil,apresenta conceitos básicos de gestão de finanças pessoais e estimula a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica. Oferece informações e ferramentas para gerir suas finanças.

O curso aborda os seguintes módulos/temas: nossa relação com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento, prevenção e proteção e consumindo serviços financeiros. O curso é destinado a toda a sociedade e tem carga horária de 20 horas.

 

  • Conselheiros Administrativos: Desafios da primeira gestão

Tem por objetivo capacitar cooperados que desejam assumir o cargo de conselheiros de administração de sociedades cooperativas, trazendo noções básicas para que possam desempenhar sua nova função com excelência.

O programa contempla 5 cinco cursos, organizados nas seguintes áreas:

  • Direito e Legislação;
  • Finanças e Contabilidade para Tomada de Decisão;
  • Gestão Orientada para Resultados
  • Governança Cooperativa: Fundamentos e responsabilidades do Conselho de Administração; e
  • Gestão Estratégica de Cooperativas.

Recomenda-se que o aluno tenha conhecimento básico sobre cooperativismo e sobre a Lei nº 5.764/71. O aluno precisa de acesso à internet, podendo acessar as aulas por meio de computadores, celulares ou tablets.

 

CAPACITACOOP
Para conhecer estes e os outros cursos da plataforma, clique aqui.
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OCB debate Plano Safra

Brasília (5/7/21) – A OCB promoveu hoje a live Plano Safra e o Cooperativismo, com o objetivo de aprofundar um pouco mais a discussão sobre o anúncio feito no dia 22/6 para as cooperativas. A transmissão contou com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Apresentando as expectativas mais técnicas sobre o impacto do Plano Safra 2021/2022, também estiveram presentes o coordenador nacional do Ramo Agropecuário, Luiz Roberto Baggio e o coordenador nacional do Ramo Crédito, Marco Aurélio Almada.

O presidente Márcio Lopes de Freitas reconheceu que a elaboração do plano exigiu muita habilidade da ministra Tereza em negociar as posições em prol do agricultor brasileiro, nesse momento difícil de pandemia e dificuldades econômicas. Para ele, o plano atende as necessidades das cooperativas, mas há alguns ajustes de rota que devem ser feitos especialmente no que se refere à montantes disponibilizados e em desdobramentos práticos, como os custos cartorários que aumentaram para os produtores.

Também reforçou que o BNDES é um player importantíssimo para o progresso do cooperativismo agropecuário e disse ter muito orgulho de a OCB ser parceira da Instituição no processo de desenvolvimento do país.

 

MINISTÉRIO

A ministra da Agricultura destacou o papel importante das coops nos resultados do setor agropecuário. “Para esta safra, esperamos um novo recorde, pois sabemos da força dos nossos produtores e, claro, da pujança das cooperativas, que são fundamentais no resultado final de cada safra. É por isso que o fortalecimento das cooperativas é uma das nossas prioridades no MAPA”, destaca.

Sobre o Plano Safra, Tereza Cristina disse que ele nasceu num contexto complicado, ainda pior do que foi no anterior. “Gostaríamos que fosse mais amplo, mas dentro do que se tinha, conseguimos um plano que vai nos atender”.

Sobre a operacionalização do crédito rural, Tereza Cristina reforçou a relevância das coops de crédito. “São elas que chegam verdadeiramente lá na ponta, facilitando a vida do pequeno agricultor. Por isso, é muito importante a participação das cooperativas de crédito, pulverizando os recursos e contribuindo com os produtores”, reconhece.

 

INTERLOCUÇÃO

Segundo a Ministra da Agricultura, graças à interlocução frequente com a OCB, tem conseguido manter sempre as ações da pasta em sintonia com o setor e, assim, endereçar as questões para fortalecer a agropecuária brasileira.

Ela também comentou que o estímulo dado pela OCB ao programa Agro Fraterno tem feito muita diferença. “Também quero agradecer profundamente à OCB pelo apoio que tem dado ao Agro Fraterno. Certamente teremos resultados muito bons. Vocês atenderam ao chamado de ajudar a quem precisa e estão fazendo um belo trabalho. Minha admiração pelas cooperativas que são tão importantes pra nós. As coops agro e as de crédito fazem um trabalho imprescindível. Oxalá tenhamos cooperativas pelo Brasil todo”.

 

BNDES

Gustavo Montezano, presidente do BNDES, enalteceu a parceria com o Sistema OCB. “As cooperativas são parceiras de longa data do BNDES e queremos nos aproximar cada vez mais para ajudar nosso produtor rural a chegar no lugar de destaque que ele merece, tanto no Brasil quanto no mundo”.

Segundo ele, os recursos do Plano Safra 21/22 passam a ser operados na próxima quarta-feira, dia 7/7. “Usem o BNDES! Somos um banco que trabalha pelo produtor, especialmente o pequeno. Nossa principal aposta para este ano é de que o crédito seja descentralizado e, para isso, contamos com as cooperativas de crédito. Vejam o BNDES como alguém que quer muito apoiar o setor agropecuário brasileiro no processo de redução de custo e descentralização de crédito”, enfatiza.

De acordo com o executivo, no ano passado, o volume de recursos liberados pelo banco para financiar a safra do país girou em torno de R$ 20 bilhões, valor que deve se repetir neste ano. Além disso, ele também informou que, em 2020, o valor desembolsado pelo Banco com recursos próprios foi de R$ 3,6, mas que “para este ano, não tem limitação orçamentária, o que pode beneficiar ainda mais produtores, um dos objetivos do BNDES.”

 

COOPS AGRO

O coordenador nacional do Ramo Agropecuário, Luiz Roberto Baggio, endossou o agradecimento feito pelo presidente do Sistema OCB ao Mapa, ao Banco Central e ao Ministério da Economia. “Sabemos que é um momento difícil para o país, por isso, reconhecemos que este é o melhor plano que podia ser oferecido. Foi muito importante manter a estrutura de crédito no plano, em especial para as coops que não fazem captação de recursos no mercado de capitais, não realizam IPO, etc. Ele é essencial, pois se constitui fonte primordial de recurso para elas.”

Umas das palavras de ordem do Plano Safra 21/22 é sustentabilidade – muito destacada, aliás, nas falas da Ministra da Agricultura e do presidente do BNDES. Sobre essa questão, Baggio disse o seguinte: “a sustentabilidade custa caro, mas as coops têm feito esse investimento nos últimos anos. É preciso que o mundo olhe para a agricultura brasileira com reconhecimento ao esforço e aos resultados alcançados”, argumenta.

 

COOPS DE CRÉDITO

Por fim, o coordenador nacional do Ramo Crédito, Marco Aurélio Almada, destacou que, no último Plano Safra, as coops de crédito financiaram algo em torno de R$ 47,5 bi. “Esse resultado, nos colocou na segunda posição no ranking de pulverização do crédito, financiando 22% do total da safra. Temos agora um desafio: ultrapassar a marca dos R$ 60 bi.”

Segundo ele, a taxa de crescimento nas operações de crédito envolvendo o financiamento da safra foi superior a 40%. Isso mostra a relevância das coops de crédito como agentes de distribuição dos recursos de uma política agrícola. Não somos apenas agentes financeiros, mas instrumentos dos cooperados para terem acesso às políticas públicas, com interesse no desenvolvimento tanto das coops quanto do país.

 

ASSISTA

 

E para conhecer a análise do Plano Safra 21/22, feita pela OCB, clique aqui.

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Somos Líderes tem live sobre intercooperação

Brasília (6/7/21) – Intercooperação: a energia que une pessoas e desenvolvimento. Esse é o tema da quarta e última live do programa Somos Líderes, logo mais, a partir das 19h. A transmissão ao vivo será no canal do Sistema OCB, no Youtube, e contará com a presença de representantes do Sistema OCB e de cooperativas, que contarão duas histórias muito inspiradoras e que só foram possíveis graças à participação de 12 coops. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente de Desenvolvimento Humano de Cooperativas, Geâne Ferreira, também participam.

O primeiro caso a ser apresentado é o da Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel), do Rio Grande do Sul, vencedor do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano de 2020 na categoria Intercooperação. Trata-se da construção da Hidrelétrica Vale do Leite cujo objetivo é fortalecer cada vez mais a prestação do serviço de distribuição de energia, promovendo a qualidade de vida dos associados por meio da ampliação da geração de energia renovável e limpa. As cooperativas envolvidas no projeto são: Certel, Sicredi Ouro Branco, Sicredi Integração, Sicredi Região dos Vales e Sicredi Botucaraí.

Já o segundo caso é o da cooperativa Cocamar, do Paraná, e tem a ver com o Dia de Cooperar. Trata-se da união de várias coops para promover, juntas, o Dia C, apoiando refugiados. As cooperativas envolvidas no projeto de 2020 são: Cocamar, Sicredi, Sicoob, Unimed, Uniodonto, Unicampo e Pluricoop. 

 

O PROGRAMA

Esta é terceira etapa da seleção da segunda edição do Programa Somos Líderes e tem como tema Me tornando um líder de impacto. Apenas 70 participantes seguirão à diante e participarão de uma imersão sobre liderança. Ao todo, o programa recebeu, neste ano, 1707 inscrições de todas as regiões do Brasil, entre empregados de cooperativas e cooperados.

Em 2019, o Sescoop reforçou o seu compromisso em contribuir com a renovação do sistema cooperativista nacional, apresentando um projeto voltado especificamente para a formação de novos líderes coop. Assim nasceu o Somos Líderes: um programa feito para jovens que acreditam no futuro do cooperativismo, e que tem como principal objetivo investir na formação e no desenvolvimento de uma geração que vai levar esse modelo de negócios ainda mais longe.

Dar voz à juventude coop é um dos principais objetivos do Somos Líderes. O Sescoop acredita que preparar jovens para estarem à frente das cooperativas e serem, ao mesmo tempo, uma voz atuante na sociedade, vai contribuir diretamente para a continuidade da prática cooperativista e consequentemente fomentar o seu enorme poder de transformação.

 

MARQUE NA AGENDA

5/8 - Divulgação dos 70 jovens aprovados

12/8 - Início dos módulos da formação de liderança (Etapa 4)

13/10 - Encerramento dos módulos da formação de liderança

26/10 - Encerramento do programa Somos Líderes - virtual ou presencial em Brasília/DF* (Etapa 5)

*A depender das condições sanitárias.

Reconstruímos melhor juntos!

Neste sábado, dia 3 de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é celebrada por cooperativas de todo o mundo desde 1923 e foi proclamada oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1995, no ano de centenário da Aliança Cooperativa Internacional. É um momento que nos convida a refletir sobre este modelo de negócios que surgiu na Inglaterra, em 1844, e se tornou uma importante forma de trabalho para alcançar objetivos comuns, sem distinção de raça, cor e gênero.

Atualmente, em todo o mundo há mais de 1,2 bilhão de cooperados, ou seja, cerca de 12% da população está ligada direta ou indiretamente a uma das 3 milhões de cooperativas. Estes empreendimentos geram empregos para mais de 280 milhões de pessoas, fornecem produtos, serviços, infraestrutura e contribuem para o crescimento econômico sustentável. Segundo dados do Monitor Cooperativo Mundial, as trezentas maiores cooperativas geram aproximadamente 2,146 trilhões de dólares em faturamento.

Mobilizadas para o bem-estar das pessoas, das comunidades onde estão inseridas e, de maneira mais ampla, do mundo em que vivemos, as cooperativas atuam fundamentadas numa visão de longo prazo, voltada para a sustentabilidade, para o desenvolvimento social, para a responsabilidade ambiental e capacitam as pessoas a realizarem coletivamente suas aspirações econômicas, ao mesmo tempo em que fortalecem seu capital social e humano.

Todos os dias, as cooperativas reforçam a relevância deste modelo de negócios transformando a realidade de milhares de brasileiros. E mesmo diante dos novos desafios da atualidade, o cooperativismo continua sendo essencial para o desenvolvimento e crescimento do nosso país. Hoje, o Brasil conta com 5314 cooperativas e estima-se que mais de 46,5 milhões de homens e mulheres estão envolvidos, direta ou indiretamente, com o cooperativismo. Por meio de uma gestão democrática e do constante aprimoramento de seus processos, o cooperativismo cresce e agrega desenvolvimento à economia nacional. Em 2019, o ativo total das cooperativas brasileiras alcançou a marca de R$ 494 bilhões, com um patrimônio líquido de R$ 126 bilhões. Nesse período, as cooperativas injetaram nos cofres públicos quase R$ 11 bilhões em tributos.

E em nosso estado, o cooperativismo prossegue em curva ascendente, mostrando a pujança do setor. Registramos, pelo sexto ano consecutivo, alta na movimentação financeira e em 2020, as cooperativas mineiras movimentaram um total de R$ 73,4 bilhões, um crescimento de 20,7% em relação a 2019. A participação do cooperativismo no Produto Interno Bruto estadual é de 11%. Em Minas Gerais, 30% da população, ou seja, 3 em cada 10 mineiros está ligada direta ou indiretamente a uma cooperativa.

As 773 cooperativas registradas no Estado ampliaram o número de empregos em 4,3%, passando para 47,5 mil em 2020. Crescemos também em número de cooperados, totalizando hoje 2,1 milhões de membros – aumento de 9%.

Importante ressaltar que o cooperativismo surgiu como um modelo de enfrentamento a momentos adversos. Foi a partir de crises que o segmento reafirmou sua força e importância. E neste segundo ano de pandemia, a Aliança Cooperativa Internacional propôs para o Dia Internacional do Cooperativismo o tema “Reconstruir melhor juntos”. As cooperativas de todo o mundo continuarão mostrando como estão enfrentando a crise causada pela pandemia de Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente, provando que ninguém precisa enfrentar uma crise como essa pandemia sozinho.

Como um modelo de negócios focado no ser humano, sustentado pelos valores éticos da solidariedade e da responsabilidade social, seguimos avançando e contribuindo na manutenção de serviços e produtos essenciais para o país, gerando emprego e renda. Somos Coop!

Inscritos no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão superam expectativas

Brasília (2/7/21) – Nem mesmo a pandemia desanimou as cooperativas que querem melhorar a própria gestão. É que o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão recebeu um recorde de inscrições, superando todos os anteriores. No dia 30/6, quando o prazo terminou, o sistema registrou 310 inscritas e esse número é 14% maior do que o do ano passado.

“Esse número mostra que, ano após ano, as cooperativas vão se apropriando mais e mais de todos os serviços que o Sescoop pode oferecer a elas. Estamos muito felizes com essa participação”, comentou o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, ressaltando que as cooperativas interessadas podem preencher os questionários do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDCG) até o dia 31/12. "O que terminou no dia 30/6 foram as inscrições ao prêmio, mas o PDGC é estruturado para as coops melhorarem seus processos e não tem prazo", explica o superintendente.  

Segundo a gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, Susan Vilela, as cooperativas inscritas devem ficar atentas ao email cadastrado, pois até o próximo dia 16/7, elas deverão receber a classificação. “As 100 primeiras deverão, então, preparar os documentos previstos no edital e se organizar para receber a visita virtual da banca examinadora”, explica Susan, confirmando que a data do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão será no dia 7 de dezembro.

E por falar em visitas, Susan Vilela explicou que uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito ao processo de avaliação in loco. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, as visitas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

 

SELO

As coops participantes deste ciclo que obtiverem uma nota específica, prevista no edital, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e auditadas e que possuem um bom nível de maturidade.  

 

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Ao todo, 10 coops serão escolhidas e receberão essa menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não atingiram o nível de Excelência, mas que estão muito próximas. No total, 10 coops – duas de cada região do país – serão escolhidas.

 

Para saber mais, clique aqui.

Inscrições para o PDGC terminam nesta quarta-feira

Brasília (29/6/21) – As cooperativas têm até quarta-feira (30/6) para se inscrever no ciclo 2021 do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e, assim, participar do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. Neste ano, o PDGC tem uma novidade: inovação no sistema. A ideia é simples: deixá-lo mais ágil e amigável para os usuários. As melhorias do novo sistema foram realizadas de forma colaborativa com representantes de cooperativas e unidades estaduais, fruto de um trabalho realizado em fevereiro do ano passado.

Segundo Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

 

SELO DE EXCELÊNCIA

As coops que participarem desse novo ciclo de premiação e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing, por exemplo.

 

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.

 

REGULAMENTO

Clique aqui e acesse o regulamento.

Coops gaúchas faturam R$ 52,1 bi em 2020

Porto Alegre (30/6/21) – O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior. Os indicadores que confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul foram anunciados nesta quarta-feira (30/6) pela Ocergs, durante o Tá na Mesa online da Federasul.

“O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.


CRESCIMENTO E SOBRAS

A eficiência econômica das cooperativas gaúchas se concretiza através dos resultados que apresentam. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

A solidez do sistema cooperativista estadual se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas. Em relação aos ativos, o cooperativismo gaúcho registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.

As cooperativas do RS geraram R$ 2,1 bilhões de tributos em 2020. Desse montante, R$ 1,1 bilhão foram em tributos estaduais, R$ 1 bilhão em tributos federais e R$ 80 milhões em municipais. (Continue lendo esta notícia na fonte: Sistema Ocergs)

Somos Líderes tem live sobre transformação digital

Brasília (29/6/21) – A terceira live do programa Somos Líderes vai discutir a transformação digital no cooperativismo. O público-alvo são os jovens que disputam uma das 70 vagas do programa. O objetivo é desmistificar e normalizar os processos de inovação e digitalização nas cooperativas, bem como trazer sugestões práticas de como conduzir esses processos, pensando em inovação do ponto de vista tecnológico e, também, do ponto de vista da cultura organizacional e das pessoas.

O evento ocorre nesta terça-feira (29/6), às 19h, no canal do Sistema OCB, no Youtube. Além do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e da coordenadora de Inovação da OCB, Samara Araujo, também participam a especialista Digital, com atividades ligadas à cooperativismo, diversidade, cultura e pessoas na Transformação Digital do Centro Administrativo Sicredi, Camila Luconi Viana, e o consultor para Desenvolvimento de Estratégias Digitais da Seguros Unimed, Marcelo Smarrito.

Vale destacar que, nesta que é a terceira etapa do programa, com o tema Me tornando um líder de impacto, os jovens inscritos deverão assistir pelo menos três das quatro lives, para participar da seleção dos candidatos finalistas. Ah, e durante a programação, será disponibilizada a lista de presença, portanto, os jovens deverão acompanhar a live do início ao fim.

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Revista Cadernos de Economia abre chamada para artigos

Brasília (23/6/21) – Se você é um ávido pesquisador dos assuntos que envolvem o cooperativismo, sabia que pode submeter seus artigos para uma edição especial da Revista Cadernos de Economia? Basta encaminhar o material até o dia 30 de agosto. Vale destacar que a chamada é de responsabilidade da Unochapecó, por meio do curso de Ciências Econômicas, à frente da publicação.

O tema da revista será: Dossiê – Cooperativismo e desenvolvimento: experiências no contexto brasileiro. A previsão de publicação é outubro deste ano. Para conhecer as regras de submissão, se cadastrar e enviar trabalhos, basta acessar o site da revista.

"Escolhemos construir um dossiê sobre cooperativismo, abordando os mais diversos aspectos que o compõem, por se tratar de uma temática relevante, atual e em crescente debate, tanto no contexto acadêmico quanto de mercado. Além disso, a comunidade acadêmica da Unochapecó é composta por indivíduos dos mais diversos municípios do entorno chapecoense, onde o cooperativismo se mostra como uma importante força econômica, contribuindo positivamente com a dinâmica local", afirma Cássia Heloisa Ternus, professora do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e membro da equipe editorial da revista.

Quer saber mais? Então, clica aqui.

Sistema OCDF fará hackathon online

Brasília (23/6/21) – Durante 10 dias, 50 cooperados e colaboradores de cooperativas do Sistema OCDF e de outras unidades do Sescoop estarão imersos no Hackacoop - um hackathon online cujo objetivo é promover soluções inovadoras para o cooperativismo. Com início no dia 5 de julho e término no dia 16 de julho, os grupos participarão de uma intensa jornada com atividades online, por meio de webinários e ações entre os membros do time.

Baseado no conceito de hackathon, hack (programar) e marathon (maratona), este tipo de evento tem como finalidade reunir profissionais para gerar ideias e resolver problemas pré-definidos. Contando com 50 inscritos em 10 times, o evento foca em atividades de liderança no tocante à criação de soluções.

Cada um dos times irá criar soluções para a resolução de necessidades nas temáticas: Melhoria da Imagem do Cooperativismo e Desenvolvimento de Cooperativas. Cada temática contará com o suporte de mentores especialistas pertencentes à rede de relacionamento do Sistema OCDF, além de profissionais que facilitarão o conteúdo dos webinários de capacitação técnica.

O encerramento do Hackacoop, com a publicação dos vencedores, acontecerá no dia 16 de julho, com a premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas. As inscrições estão abertas e se encerrarão no dia 27 de junho, podendo ser acessado o Edital e formulário pelo endereço eletrônico: www.hackacoop.com.


PREMIAÇÃO

Durante os dez dias, os times terão atividades para desenvolver soluções inovadoras com base nos objetivos do Hackacoop. Com a participação especial de jurados técnicos, serão eleitos três times vencedores com as melhores soluções. O primeiro colocado receberá o valor de R$ 5 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 1,5 mil sendo estes valores globais a serem compartilhados entre os membros.

 

WEBINARS

Ao longo dos dez dias os times participarão de seis webinars, com conteúdos técnicos para ampliar as suas competências, desde temas para encontrar, analisar e resolver problemas internos de uma organização, como testar uma solução e encaminhá-la.


BRINDES

Todos os inscritos receberão, em seus endereços, um kit inteiramente grátis e personalizado, contendo: mochila, camiseta, caneca, squeeze, bloco de anotações e caneta.

O Hackacoop está sendo realizado e patrocinado pelo Sistema OCDF e é gerenciado pelo Núcleo de Gerenciamento de Projetos para Empresas Juniores, NGPjr.

 

CONTATO

SESCOOP/DF

Poliane Torres

Analista de Cooperativismo

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(61) 9 9916 3116

www.somoscooperativismo-df.coop.br

@sistemaocdf

 

NGPjr

Gabriel Caldas

Diretor de Operações

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(85) 9 9652 8847

www.gpjr.org.br

@gpjr.insta

 

HACKACOOP

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www.hackacoop.com

@hackacoop

 

(Fonte: Sistema OCDF

Faculdade Unimed: referência em soluções educacionais em saúde

São Paulo (25/6/21) – A pandemia mudou as perspectivas do sistema de saúde no mundo inteiro e discussões sobre a escassez de profissionais no setor passaram a fazer parte da agenda de governos e da sociedade. Até 2030, estima-se que o déficit global chegará a mais de 18 milhões de profissionais de saúde, segundo a consultoria KPMG.

Consolidar-se como instituição especialista e de referência nacional na formação de profissionais para assistência e gestão em saúde, difundir conhecimentos, fortalecer a educação no Sistema Unimed e no Brasil. Esses são alguns dos objetivos da nova gestão da Fundação e Faculdade Unimed, eleita para o ciclo 2021-2025. A nova diretoria tomou posse na manhã desta quinta-feira (17), em Belo Horizonte.

Com 26 anos de história, a Fundação mantém a Faculdade Unimed que, desde 2016, é a instituição de ensino superior do sistema de cooperativas médicas que lidera a saúde suplementar no Brasil. Credenciada pelo Ministério da Educação, a Faculdade oferta de cursos de graduação, pós-graduação e curta duração, presenciais ou a distância, nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo. A instituição vem se consolidando e já capacitou mais de 150 mil profissionais no país.

Também nessa quinta-feira, foi assinado um memorando de entendimento com a Fundação Dom Cabral, reconhecida entre as dez melhores escolas de negócios do mundo, para desenvolver soluções educacionais e um programa de cooperação acadêmica, científica e cultural em campos de interesse mútuo. A parceria envolverá troca de experiências, permuta de recursos de ensino, intercâmbio de professores e elaboração de novos cursos, entre outras iniciativas.

 

Projeto para um think tank

A presidência da Fundação e a diretoria-geral da Faculdade agora estão a cargo do médico do trabalho e sanitarista Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed desde 2015. O projeto da nova gestão é transformar a instituição em um think tank do setor de saúde nos próximos quatro anos, gerando e disseminando conhecimentos de gestão, incubando modelos de atenção à saúde mais efetivos e sustentáveis. Outra importante vertente é o desenvolvimento da cultura de cooperação, associando-a a ferramentas mais contemporâneas de gestão e governança.

“Nossa visão é consolidar a Fundação e Faculdade Unimed como referência para todo o setor de saúde, como um verdadeiro laboratório de ideias. Queremos transformar as nossas cooperativas, fortalecer sua competitividade no mercado de saúde suplementar e construir pontes que nos levarão rumo à inovação e a um futuro melhor”, afirma Helton Freitas. O presidente destaca, entre os primeiros passos, estreitar o relacionamento com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parcerias para fomentar as cooperativas Unimed.

“Em 2021, completamos 50 anos da presença nacional do Sistema Unimed, que hoje alcança 84% dos municípios, nas cinco regiões do país. Atendemos a mais de 18 milhões de brasileiros”, cita o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Júnior, também diretor de Relações Institucionais da Fundação. “A capacitação e o desenvolvimento permanente de nossos médicos cooperados, dirigentes e colaboradores são um grande ativo estratégico, o que faz da Fundação e da Faculdade Unimed um dos pilares de sustentabilidade do nosso Sistema”, analisa.

Compõem ainda a nova gestão o diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Unimed e presidente da Unimed Participações, Adelson Severino Chagas, e o diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed e presidente da Central Nacional Unimed, Luiz Paulo Tostes Coimbra. A Diretoria Acadêmica da Faculdade Unimed será assumida pelo médico Fábio Leite Gastal.

 

Fundação e Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed oferece hoje 301 cursos no total, sendo 171 on-line, 107 livres, 21 de pós-graduação e dois de graduação tecnológica. Conta com 89 colaboradores e mais de 200 professores. Sua sede está em Belo Horizonte, com polos educacionais em todas as regiões do país, como nas cidades de São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Recife (PE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Governador Valadares (MG) e Ji-Paraná (RO).

Mantenedora da Faculdade, a Fundação Unimed foi criada em 1995 para suprir a demanda por capacitação e desenvolvimento profissional para o Sistema Unimed. No entanto, a atuação não se restringiu ao Sistema e suas soluções educacionais nas áreas de gestão, saúde e cooperativismo estão disponíveis a todo o mercado.

Em 2020, a Faculdade Unimed potencializou a área de educação a distância, com a entrega de 117 projetos e a virtualização dos cursos de graduação e pós para continuidade das aulas na pandemia. Também foram lançados os cursos de graduação EAD em Gestão de Cooperativas e Gestão Hospitalar. Houve ainda a formatura da primeira turma de graduação, do curso de Gestão Hospitalar. Além disso, a instituição trabalha com demandas in company, principalmente para o Sistema Unimed.

 

Nova Diretoria Executiva

  • Dr. Helton Freitas – Presidente da Fundação Unimed e Diretor Geral da Faculdade Unimed (também presidente da Seguros Unimed)
  • Dr. Omar Abujamra Junior – Diretor de Relações Institucionais da Fundação Unimed (também presidente da Unimed do Brasil)
  • Dr. Luiz Paulo Tostes Coimbra – Diretor de Gestão Educacional e Desenvolvimento da Fundação Unimed (também presidente da Central Nacional Unimed)
  • Dr. Adelson Severino Chagas – Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Unimed (também presidente da Unimed Participações)
  • Dr. Fábio Leite Gastal – Diretor Acadêmico da Faculdade Unimed
  • Márcio Morais Barbosa – Diretor Administrativo e Financeiro da Faculdade Unimed

 

Fonte: Fundação e Faculdade Unimed

Minas Gerais celebra Dia Mundial do Leite com números

Belo Horizonte (1º/6/21) – Hoje (1º de junho), é celebrado o Dia Mundial do Leite, data criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), com o objetivo de incentivar o consumo de lácteos pela população mundial. Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país, com uma produção em torno de 9 bilhões de litros por ano, respondendo por 26% do volume nacional. Minas também se destaca na produção de queijos artesanais, que projetam o nome do Estado e do país mundo afora.

E as cooperativas mineiras têm grande participação nesses números, sendo responsáveis por 19,57% do leite produzido em Minas Gerais, de acordo com dados do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro referente ao ano de 2019. Atualmente, das 197 cooperativas do ramo agropecuário registradas no Sistema Ocemg, 91 são do setor leiteiro. Elas congregam mais de 96.500 cooperados mineiros e geram 8.655 empregos.

“O setor agropecuário é o motor da economia brasileira e as cooperativas de produtores de leite têm grande participação neste feito. Mesmo em tempos de pandemia, o segmento se manteve firme para abastecer a população e não deixou de crescer mesmo perante as adversidades”, analisa o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

De acordo com Vasco Praça Filho, presidente da Federação das Cooperativas de Agropecuárias de Leite de Minas Gerais (Fecoagro Leite Minas), os brasileiros têm um compromisso com os produtores de leite antepassados devido a sua contribuição para o desenvolvimento do país ao longo dos anos. Ele ressalta ainda que o cooperativismo é a solução para a retomada econômica frente às crises sanitária e política vividas, por meio da inovação, do empreendedorismo e da união dos produtores de leite do Estado. Ao todo, a Federação conta com 28 cooperativas filiadas.

 

QUEIJO MINAS ARTESANAL

Um importante derivado do leite é o Queijo Minas Artesanal e, como parte das ações do Sistema Ocemg visando a valorização deste produto, no dia 21 de maio, a organização foi representada pela analista da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas da organização, Diana Oliveira, na reunião do grupo de entidades que elaborou o Parecer Técnico de Revalidação do Título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Ela explica que, a cada 10 anos, as condições atuais do bem passam por uma reavaliação com vistas em atualizar o que foi sendo modernizado com o passar dos anos. O Sistema Ocemg foi uma das organizações ouvidas na reavaliação, assim como a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), Emater-MG, Cooperserro, Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), entre outras.

O grupo se reúne desde 2019 e o resultado foi o parecer técnico que será enviado para o Iphan em Brasília e, no caso de aprovação total pelo órgão, será publicado no Diário Oficial da União (DOU). A partir da publicação, serão contados 30 dias para eventuais manifestações sobre o documento que passará pelo processo de decisão sobre a Reavaliação do Título de Patrimônio Cultural do Brasil do bem cultural registrado.

Ao longo dos anos, o Sistema Ocemg apoia e fomenta a produção do Queijo Minas Artesanal por meio de iniciativas como o patrocínio dos exames de tuberculose, brucelose, da qualidade da água e do queijo para produtores de cooperativa; apoio e participação como jurado do Concurso Queijo Minas Artesanal e também disponibilização do Guia Técnico para Implementação de Boas Práticas de Fabricação em Unidades de Produção de Queijo Artesanal. Além do trabalho de representação institucional em órgãos e nas revisões de decretos do setor, como o de número 9.918/19, que estabelece diretrizes para concessão do Selo Arte pelo IMA, permitindo que os produtos artesanais de origem animal realizem o comércio interestadual, desde que estejam submetidos à inspeção sanitária. (Fonte: Sistema Ocemg)

Sistema Ocemg lançará Anuário

Belo Horizonte (25/5/21) – Já estão abertas as inscrições para o evento de lançamento do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2021, marcado para dia 10 de junho das 16h às 18h. Durante o evento serão apresentados os indicadores socioeconômicos do setor, impactos no crescimento e sustentabilidade dos negócios cooperativos. Para participar, os dirigentes e conselheiros das cooperativas mineiras devem confirmar presença clicando aqui. A programação é gratuita e as vagas são limitadas.

Uma das convidadas do evento para ministrar palestra “Cenários e Tendências do Cooperativismo Mineiro” é a economista, comentarista da Rádio Itatiaia e do Bom Dia Coop, além de Influenciadora Coop, eleita no Prêmio SomosCoop Melhores do ano de 2020, Rita Mundim. Ela é mestre em Administração pela FEAD e especialista em Mercado de Capitais pela UFMG e Ciências Contábeis pela FGV.

Para abordar o tema “Perspectivas para a Economia Brasileira e Mundial”, o palestrante convidado é o também economista Ricardo Amorim, considerado pela revista Forbes uma das 100 pessoas mais influentes do país. Amorim é premiado nacional e internacionalmente, tem mais de 20 anos de atuação destacada no mercado financeiro mundial (em Nova York, Paris e São Paulo) e é um dos apresentadores do programa Manhattan Connection por 18 anos.

 

ANUÁRIO

Uma publicação que traça uma radiografia do setor no Estado, o Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro está em sua 16ª edição. O estudo feito pelo Sistema Ocemg conta com a participação das cooperativas no envio dos dados, consolidados em indicadores socioeconômicos do segmento.

Entre as informações levantadas pelo anuário estão, por exemplo, número de cooperados, empregados, receitas totais, salários médios de empregados, sobras de exercício e riqueza gerada por associados, entre outras informações que indicam o desempenho das cooperativas.

BNDES apresenta guia de produtos para cooperativas

Brasília (19/5/21) – Representantes das organizações estaduais do Sistema OCB passaram por uma capacitação sobre os produtos financeiros oferecidos pelo BNDES às cooperativas. O evento foi realizado pelo Sistema OCB e pela instituição financeira, na sexta-feira (14). A intenção é que os técnicos que atendem diretamente as coops possam orientá-las a respeito das linhas de financiamento.

Essa é mais uma ação realizada pelo Sistema OCB e BNDES, por meio do acordo de cooperação assinado há pouco mais de um ano, com dois propósitos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e fomentar investimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento das cooperativas de todos os ramos no país.

Durante a capacitação, os técnicos do Banco também apresentaram o guia de produtos desenvolvido especialmente para as cooperativas, com informações detalhadas das linhas disponíveis e suas condições para contratação. Clique aqui para conhecer.

Sicoob Cocred doa 5,1 mil cestas básicas

São Paulo (18/5/21) – Pelo segundo ano consecutivo, a Sicoob Cocred realiza a doação de cestas básicas a famílias em dificuldade financeira e que já viviam em situação de risco, antes mesmo da pandemia. Ao todo, estão sendo distribuídas 5.100 cestas básicas, o que representa 110 toneladas de alimentos.

As doações foram entregues aos Fundos Sociais de Solidariedade e Secretarias de Assistência Social dos 27 municípios onde a Sicoob Cocred está presente, nas regiões de Sertãozinho, Ribeirão Preto, Franca, Barretos e Marília. Esses órgãos serão os responsáveis pela entrega das cestas às famílias necessitadas, conforme cadastro e triagem prévios.

As cestas são compostas por 10 quilos de arroz, dois quilos de feijão, um pacote de fubá (500g), um quilo de sal refinado, um quilo de farinha de trigo, cinco quilos de açúcar cristal, um pacote de café (500g), um pacote de macarrão (500g), um sachê de molho de tomate (340g) e dois frascos de óleo de soja (900 ml).

Esta iniciativa integra as ações de cidadania e responsabilidade social da Sicoob Cocred, que tem seus processos decisórios pautados pela ética, transparência e sustentabilidade, sempre com o intuito de tornar a cooperativa uma referência, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades.

Presidente do Conselho de Administração da Sicoob Cocred, Giovanni Bartoletti Rossanez explica que a ação atende ao sétimo Princípio do Cooperativismo – o Interesse pela Comunidade – com foco no bem-estar e desenvolvimento das pessoas, destacando ainda a importância da solidariedade e do auxílio ao próximo neste período.

“Estamos enfrentando um momento extremamente delicado e preocupante, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. E a cooperação é o único meio de ultrapassarmos esta fase tão dolorosa. Somente com apoio mútuo, vamos superar as dificuldades”, afirma.

A doação de cestas básicas está sendo possível graças à solidez da Sicoob Cocred, que conta com 44,5 mil cooperados e encerrou 2020 com ativos na ordem de R$ 5,4 bilhões, crescimento de 36% em relação ao ano anterior. Desde 2011, a cooperativa não apresentava um resultado tão expressivo, o que reforça sua posição entre as maiores do país.

Ao mesmo tempo, a Sicoob Cocred registrou evolução de 8% no seu patrimônio líquido, que agora soma R$ 805 milhões, o que representa segurança e estabilidade para suportar momentos de crise, e o mais importante: a possibilidade de auxiliar a comunidade, como o que está fazendo agora, por meio da doação de cestas básicas.

Enfim, diferente do que ocorreu na maioria das instituições financeiras, a Sicoob Cocred não foi obrigada a rever o seu modelo de negócio durante a pandemia, apenas está colhendo os frutos de 52 anos de trabalho responsável. Resiliência: essa é a principal característica que mantém o crescimento sustentável da cooperativa de crédito há mais de cinco décadas.

“Com esta ação reforçamos o nosso comprometimento com a sociedade. As cestas básicas ajudarão muitas pessoas a ter algo para alimentar suas famílias e isso é o mais importante neste momento. É tempo de colocar a vida acima de qualquer outro interesse. Cooperativismo é isso: união, solidariedade e responsabilidade social”, finaliza Rossanez. (Fonte: Sicoob Cocred)

Diretor do Banco Central defende modernização da LC 130

Brasília (13/5/21) – O diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, afirmou, nesta quinta-feira (13), que as cooperativas de crédito tiveram papel fundamental na crise provocada pela pandemia da Covid-19. “O ano de 2020 foi desafiador. Apesar dos efeitos adversos, temos que destacar o desempenho das cooperativas que tiveram um papel fundamental nesse processo ao mostrar sua resiliência e efetividade na liberação de créditos no país”.

Souza participou da mesa de abertura da reunião plenária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras) e reforçou o crescimento expressivo da carteira de crédito das cooperativas em 2020. “Enquanto os bancos registraram um crescimento de 15,6%, o cooperativismo alcançou 51%. O setor apresenta impactos positivos no desenvolvimento socioeconômico do país, fomenta a inclusão e a educação financeira, promove a concorrência e o empreendedorismo nas localidades em que estão inseridas”.

O diretor destacou ainda a importância da atualização regulatória do setor para que ele possa atuar de forma mais eficiente, democrática e inclusiva. “A aprovação do PLP 27/2020, que atualiza a lei das cooperativas de crédito (LC 130/2009), vai fomentar ainda mais as atividades de negócio do ramo, bem como aprimorar sua gestão e sua organização sistêmica e de eficiência”. E acrescentou:  “O setor com certeza tem um futuro brilhante pela frente. Não tenho dúvidas de que superará, inclusive, os 20% de participação no mercado já consolidados atualmente”.

Souza reforçou aspectos já defendidos pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre o desempenho do crédito cooperativo.  “Há muito se sabe que o cooperativismo de crédito desempenha um papel relevante no desenvolvimento econômico do país, com impactos regionais importantes em renda, emprego, empreendedorismo e até mesmo no comércio exterior”, afirmou Neto durante o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo realizado no dia 22 de abril.  

BNDES anuncia renegociação de prestações

Brasília (6/5/21) – O BNDES divulgou neta semana a reabertura da renegociação das prestações (principal e juros) com vencimento entre maio de 2021 (inclusive) e outubro de 2021 (inclusive) relativas a operações de crédito indiretas automáticas com micro e pequenas empresas de qualquer setor e com médias e grandes empresas de setores específicos, além de cooperativas.

Há pouco mais de um ano, OCB e BNDES assinaram um acordo de cooperação, com dois objetivos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e o fomento de investimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento das cooperativas no país.

 

COMO FAZER

Os clientes interessados devem solicitar a suspensão de pagamento junto aos agentes financeiros credenciados ao BNDES, geralmente bancos, onde contrataram o financiamento que por sua vez, devem protocolar no BNDES os pedidos de renegociação. A formalização deverá ocorrer entre os dias 15 e 21 de cada mês.

Vale destacar que a possibilidade de renegociação não contempla operações como: de comércio exterior, saldadas por fundo garantidor, garantidas pelo FGI Peac, contratadas pela administração pública ou passíveis de pagamento de subvenção econômica, entre outras.

 

LINKS ÚTEIS

Clique aqui para saber quem pode solicitar a renegociação e obter outras informações.

Clique aqui para saber mais sobre o acordo de cooperação entre OCB e BNDES.

COOPAEFARC: Quando a cooperação mais se faz necessária

Fortaleza (11/5/21) – Em tempos de crise o Cooperativismo mostra a sua importância social, fazendo valer o 7º Princípio – Interesse pela comunidade. Expressiva tem sido a contribuição do setor no enfrentamento à pandemia Covid 19, por tratar-se de um modelo de negócios (uma filosofia) que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. E as parcerias são fundamentais no somatório de esforços para a assistência às populações mais vulneráveis.

Nessa perspectiva, a COOPAEFARC (Cooperativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri) assinou Termo de Compromisso e Doação com a Fundação Banco do Brasil, neste mês de abril, por meio do qual recebeu R$ 298.402,40 em recursos financeiros a serem utilizados no combate ao novo coronavírus em todo o estado. “A parceria volta a acontecer em 2021 por conta da bem-sucedida experiência do ano passado. Estamos dando continuidade ao nosso trabalho de amparar nossos irmãos em dificuldade”, explica o presidente Francisco Ferreira Brito (Diassis).

A Fundação escolheu a COOPAEFARC como “cooperativa-mãe” para a realização do projeto. Ela é responsável por receber e distribuir os recursos doados, que foram destinados a 27 outras entidades de 12 municípios do estado do Ceará. A expectativa da Fundação é que sejam atendidos 150 agricultores familiares fornecedores, beneficiando 1.880 famílias cearenses com cestas básicas, kits de higiene e limpeza, EPIs e logística (combustíveis, frete e embalagens).

 

PARCERIA

Apoiar o processo de comercialização dos agricultores familiares e Empreendimentos Econômicos Solidários – EES, minimizando a crise financeira, contribuindo com a geração de renda e o provimento básico de alimentos e material de higiene às pessoas vulneráveis ao impacto da Covid-19.

Os recursos poderão ser utilizados na compra de alimentos perecíveis e não-perecíveis da agricultura familiar com benefícios diretos, preferencialmente, às redes vinculadas a agricultores familiares, pronafianos, produtores e empreendedores locais e regionais; produtos de higiene pessoal e de limpeza para uso familiar; itens médico-hospitalares e equipamentos de proteção individual; custos referentes a embalagens e a logística da aquisição dos produtos e entrega das cestas básicas.

 

ALIMENTANDO ESPERANÇAS

As cestas básicas distribuídas pelo acordo firmado entre a Fundação Banco do Brasil e COOPAEFARC contêm os seguintes itens: arroz (4kg), feijão (2kg), frutas (mamão, manga, banana, acerola, maracujá – 3k), tubérculos (macaxeira, batata doce, beterraba, cenoura – 3kg), legumes (abóbora, abobrinha, berinjela, pepino, chuchu – 3kg), polpa de frutas variadas (1/2kg), açúcar (2kg) e ovo (uma bandeja com 30 unidades). E o valor de cada cesta é R$ 150,00. (Fonte: COOPAEFARC)