Dirigentes das cooperativas do Amazonas do ramo agropecuário participam de reunião

Dirigentes de cooperativas do Amazonas do ramo agropecuário participaram, na última sexta-feira (4/12), de reunião realizada pelo Sistema OCB/AM, com representantes da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror/AM) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Em pauta, diversas questões do ramo agropecuário foram abordadas, como aquisições do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) 2020/2021; planejamento da Sepror/AM para 2021 e como cooperativas e cooperados podem usufruir das isenções tributárias em insumos utilizados na produção rural.
 
Para o secretário de Produção Rural, Petrúcio Magalhães, neste período de pandemia, “o agro teve um papel muito importante, pois enquanto todos estavam em casa, o produtor trabalhava no campo, para garantir os alimentos”. Para apoiar a produção rural, diversos equipamentos foram destinados aos produtores, por meio do Fundo de Promoção Social. De acordo com Petrúcio Magalhães, o orçamento previsto pelo Sistema Sepror/AM para as compras relacionadas à produção rural em 2021 é de 13,4 milhões de reais. “Este é o maior orçamento da Região Norte e um dos maiores do Brasil. Conseguiremos, assim, manter e fortalecer o crescimento da produção rural”. destacou Petrúcio Magalhães.
 
Jorgemar Santana, diretor técnico da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Tarumã Mirim (COPASA) destacou que a produção de 2020 de mamão, laranja, verduras e tambaqui foi mais que dobrada, contando com a ajuda dos implementos agrícolas destinados por meio da Sepror/AM.
 
Sobre o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME), o diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Sérgio Paulo Litaiff Filho, destacou que foram realizadas ações junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) para destinar os insumos provenientes do programa. “Parte das 85 toneladas de alimentos do PREME foi encaminhada para as famílias dos 500 mil alunos da rede pública estadual de ensino”, afirmou Sérgio.
 
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), José Merched Chaar, destacou que o papel desta instituição é estar ao lado dos cooperados para suplantar os desafios e garantir o crescimento para 2021. “Buscamos continuamente o apoio das instituições que são fundamentais para o desenvolvimento das atividades das cooperativas, como é o caso da Sepror.
 
Eliana Medeiros, representante da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru destacou a importância das ações da OCB para as cooperativas. “A OCB é quem nos representa nas instituições e é de fundamental importância, porque é através dela que podemos chegar às políticas públicas com eficácia. Juntos somos mais fortes”, destacou Eliana.
 
Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) também participaram da reunião e apresentaram para os cooperados como eles podem usufruir das isenções tributárias em insumos utilizados na produção rural.

Conteúdos Relacionados