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Notícias negócios

 

Ocepar realizará Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses

Curitiba (13/9/16) – O Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaense será realizado no dia 9 de dezembro, no Teatro Positivo, em Curitiba. O evento é promovido tradicionalmente pelo Sistema Ocepar com o propósito de celebrar as conquistas do ano, fortalecer e difundir o cooperativismo paranaense, além de demonstrar à sociedade a capacidade mobilizadora do setor. São esperados cooperativistas de todas as regiões do Estado.

PROGRAMAÇÃO - As atividades ocorrerão das 8h30 às 16h. A programação contempla a realização do painel com autoridades, homenagens, palestra com o professor Leandro Karnal sobre “Filosofia de vida”, e apresentação artística do grupo Sou Arte, de Campo Mourão (PR).

COOPERATIVISMO - No Paraná, há 220 cooperativas de 10 diferentes ramos filiadas ao Sistema Ocepar, com 1,2 milhão de cooperados e 83.267 funcionários. Juntas, elas faturaram R$ 60,33 bilhões em 2015 e exportaram US$ 2,5 bilhões. O setor responde por 56% do PIB agropecuário paranaense.

INSCRIÇÕES - As inscrições deverão ser feitas até o dia 1º/12 por pelo agente de desenvolvimento humano da cooperativa ou no Sescoop/PR, por meio do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Ocepar)

Experiência alemã deverá impulsionar cooperativas de crédito do Brasil

OCB, Confederação Alemã das Cooperativas e Banco Central iniciaram hoje, pelo estado do Pará, uma série de capacitações voltadas ao Ramo Crédito

Brasília (12/9/16) – Regulação, crescimento e Sustentabilidade. Estes são os temas de uma série de capacitações a serem realizadas com cooperativas de crédito de oito estados brasileiros. Trata-se do resultado de um termo de cooperação firmado entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). O conteúdo será ministrado em parceria com o Banco Central do Brasil. A carga horária é de 12h. 

As cooperativas paraenses de crédito foram as primeiras a participarem do projeto. A iniciativa que começou hoje, segue até amanhã. Além do Pará, os estados contemplados com o projeto OCB/DGRV são: AC, AM, RO, RR, TO, BA e PB. As capacitações contam, ainda, com o apoio das organizações estaduais do Sistema OCB das regiões Norte e Nordeste.

As duas regiões foram escolhidas após um diagnóstico realizado pela DGRV e que constatou que o Norte e o Nordeste apresentam um grande potencial de crescimento no segmento crédito. Desta forma, o projeto OCB/DGRV pretende apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito de ambas as regiões, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor.

CONTEÚDO – Dentre os assuntos tratados durante a capacitação, estão o atual estágio do setor, impactos e importância da regulação e, ainda, os horizontes de possíveis alterações normativas para o cooperativismo de crédito, as exigências, as expectativas, os desafios no âmbito nacional e estadual, a governança, a perenidade, a escala, a auditoria, o fundo garantidor e outros temas estratégicos.

Os eventos serão divididos em três blocos de com quatro horas. O primeiro bloco é destinado à exposição do instrutor e representantes do Banco Central; o segundo, realizado por meio de um talk show, conta com a interação de todo o público; e, por fim, o último bloco é destinado a compilação dos entendimentos, com ênfase na geração de reflexões e direcionamentos práticos, no sentido de agregar valor às tomadas de decisão.

CALENDÁRIO – Confira abaixo as datas das capacitações, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro:

- Setembro
Pará: 12 e 13;
Rondônia: 15 e 16
Acre: 19 e 20

- Outubro
Tocantins: 24 e 25
Amazonas: 27 e 28
Roraima: 31/10 e 1º/11

- Novembro
Paraíba: 3 e 4
Bahia: 7 e 8

CONFIANÇA – “Na medida em que o setor evolui, os desafios e as responsabilidades, de forma proporcional, também aumentam. É por isso que dizemos que, sobre as cooperativas e suas lideranças, também são depositadas as expectativas crescentes de muitos brasileiros que esperam acessar produtos e serviços financeiros mais compatíveis e com preços competitivos. E nesse campo, as cooperativas de crédito oferecem tudo isso e muito mais. Oferece confiança!” Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.

MELHORIA – “A transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar seu impacto socioeconômico, por meio da inclusão financeira, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas.” Matthias Knoch, diretor de projeto da DGRV no Brasil.


DESENVOLVIMENTO - “Estamos buscando ampliar o diálogo entre os setores por entendermos que todos possuem o mesmo objetivo de desenvolvimento do país. Quando o agente regulador estabelece uma norma é com o propósito de proteger e organizar um segmento. Por isso, entender esse processo e elucidar dúvidas com todos as instituições aqui presentes, Bacen e DGRV, é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de nossas cooperativas”. Júnior Serra, superintendente do Sistema OCB/PA

Simpósio das Unimeds do ES, MG e RJ reunirá lideranças em Vitória

Belo Horizonte (12/9/16) – Entre quarta e sexta-feira desta semana, será realizada a 5ª edição do Simpósio das Unimeds do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O evento, que reúne em média 800 participantes, ocorrerá em Vitória (ES) e terá como tema: Atitudes Transformadoras – Estratégia, Ação e Resultado. Entre palestras, exposições e apresentação de cases, os participantes terão contato com nomes importantes de diferentes áreas, como o historiador Leandro Karnal, e o escritor e especialista em gestão do conhecimento e inovação, Rivadávia Drummond.
 
Um dos temas que serão abordados é a Atenção Primária à Saúde, um modelo em evidência entre os profissionais de saúde pública e suplementar no Brasil. Diretamente relacionado ao conceito Viver Bem, do Sistema Unimed, abrange a Atenção Integral à Saúde, que prioriza ações ligadas à prevenção em detrimento de intervenções nas quais se tratam a doença, em vez de evitá-la.
 
Entre os palestrantes convidados está também o médico proctologista e presidente executivo da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro, que conduzirá a mesa com o tema: Acompanhamento Econômico-Financeiro das Operadoras de Planos de Saúde na Visão da ANS e do Sistema Unimed. O evento contará ainda com a presença de membros do Sistema Unimed, e profissionais de renome no mercado.

Nesta edição, destacam-se:
 
- Rivadávia Drummond, considerado um dos maiores experts em Gestão do Conhecimento e Inovação do Brasil. É pós-doutor pela Universidade de Toronto, doutor e mestre em ciência da informação, especialista em negócios internacionais e bacharel em administração de ciências econômicas e administrativas, tudo pela UFMG. Professor honorário associado na Universidade de Hong Kong, tem passagens pela Harvard Business School e na Darden School of Business. Foi reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte, professor associado da Fundação Dom Cabral e pesquisador convidado do KMRC. Rivadávia também é autor do livro “Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo”.
 
- Leandro Karnal, é historiador e atualmente ministra aulas na Unicamp, na área de história da América, e tem publicações sobre ensino de história. Possui graduação em história pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1994). Foi também curador de diversas exposições, como a escrita da memória, em São Paulo. Colaborou na elaboração curatorial de museus, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

SOBRE O SIMPÓSIO

O evento é reconhecido como o mais relevante acontecimento estratégico entre as Unimeds da região Sudeste e o principal ponto de fortalecimento do modelo cooperativista, além de congregar parceiros alinhados ao negócio. O Simpósio terá início com o Painel Experiências de Sucesso, uma oportunidade para que as cooperativas compartilhem as boas práticas, tornando-as referência para todo o Sistema Unimed.

Conheça os demais convidados da 5ª edição do Simpósio Unimed e confira a programação completa por meio do site: http://www.simposiounimed.com.br/.
 
(Fonte: Unimed)

Sescoop divulga resultado preliminar de processo seletivo para PCD

Brasília (12/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou, na ultima sexta-feira, dia 09/09 o resultado preliminar da primeira etapa do processo seletivo para a função de técnico de apoio administrativo (PCD), qual seja, analise curricular. Clique aqui para conferir. O prazo para a interposição do recurso desta etapa prossegue de hoje até amanhã, mediante preenchimento do formulário específico (clique aqui).

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano

Com isso, Sistema OCB espera possibilitar que mais cooperativas enviem seus projetos e mostrem ao Brasil a força de suas ações

Brasília (6/9/16) – O Sistema OCB prorrogou hoje o prazo para que as cooperativas brasileiras inscrevam seus projetos no Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano, antigo Prêmio Cooperativa do Ano. Com isso, as interessadas têm até o próximo dia 15/9, quinta-feira, para preencher a ficha de inscrição no site e enviá-la, até do dia 16, pelos Correios, conforme detalhado no regulamento. A intenção do Sistema OCB é possibilitar a participação do maior número possível de cooperativas nesta edição.

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebe do Sistema OCB o título de "Melhores do Ano" – um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo do biênio. Desde sua criação, em 2004, a premiação reconheceu 81 cooperativas de 17 estados brasileiros.

CATEGORIAS – Para a 10ª edição estão abertas inscrições para seis categorias. Clique em cada uma delas para conhecer melhor:

1 - COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

2 - COOPERATIVA CIDADÃ

3 - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

4 - FIDELIZAÇÃO

5 - INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

6 - INTERCOOPERAÇÃO

INSCRIÇÕES – Qualquer cooperativa, independentemente de ramo ou porte, pode inscrever um até projeto por categoria. Para isso, basta estar registrado e regular com o Sistema OCB e participar de um dos programas do Sescoop. São eles:

•    Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC)
•    Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
•    Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA)
•    Dia de Cooperar (Dia C)

Mesmo que a cooperativa não atenda todos esses requisitos, ainda dá tempo de regularizar. Entre agora mesmo em contato com a sua Unidade Estadual ou envie um e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Quase 50% dos prestadores do projeto “Idoso Bem Cuidado” são Unimeds

Brasília (6/9/16) – A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) formalizou hoje a adesão de operadoras e prestadores ao projeto Idoso Bem Cuidado. Das 50 operadoras participantes, 23 são do Sistema Unimed. Segundo a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira, o Idoso Bem Cuidado é um dos principais projetos de indução da qualidade da ANS.

“Com ele, queremos promover a melhoria contínua na prestação de serviços com resultados efetivos na saúde dos beneficiários. A proposta é apoiada em duas premissas: a mudança da prestação dos serviços, com a implementação de um modelo de cuidado mais organizado e eficiente para o idoso e também para o sistema de saúde, e a adoção de modelos de remuneração alternativos ou complementares ao que é atualmente utilizado - fee-for-service, ou seja, pagamento por procedimento ou serviço”, comenta Martha Oliveira.

Um ponto fundamental para que as mudanças ocorram é a coordenação do atendimento prestado desde a porta de entrada no sistema e ao longo de todo o processo de cuidado. Espera-se, com isso, evitar redundâncias de exames e prescrições, interrupções na trajetória do usuário e complicações e efeitos adversos gerados pela desarticulação das intervenções em saúde. Como consequência, será possível observar a utilização mais adequada dos recursos do sistema como um todo - tanto por profissionais de saúde quanto pelo próprio paciente.

ACOMPANHAMENTO – A ANS vai monitorar e mensurar os projetos por meio do acompanhamento de uma série de indicadores. Os obrigatórios são: número de consultas (com médico generalista, especialistas e equipe interdisciplinar); taxa de readmissão hospitalar; frequência e tempo médio de internação; frequência de idas a emergência; índice de retorno ao médico de referência; utilização de instrumentos específicos de medição de saúde de idosos; modelo de remuneração integrado com o modelo assistencial; percentual de idosos assistidos pelo “navegador” (profissional de saúde que tem a responsabilidade de conduzir e articular os diferentes momentos do percurso do paciente pela rede assistencial); e percentual de utilização de sistema de informação integrado.

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL – Atualmente, os brasileiros com 60 anos ou mais representam aproximadamente 11% do total da população. Estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que o número de pessoas com idade superior a 60 anos no Brasil deve aumentar em torno de cinco pontos percentuais nos próximos 30 anos.

Na saúde suplementar, a participação de idosos é bastante expressiva, especialmente entre as mulheres, as quais apresentam uma participação relativa superior à observada para o total da população. Dos cerca de 50 milhões de vínculos de beneficiários a planos privados de assistência médica no Brasil, 12,5% referem-se a pessoas com 60 anos ou mais. (Fonte: Com informações da ANS)

Clique aqui para acessar a lista com as operadoras e prestadores participantes.

Missão de cooperativistas tocantinenses aos EUA tem avaliação positiva

Palmas (6/9/16) – Durante cinco dias – de 29/8 2/9 – um grupo de 17 tocantinenses conheceu o funcionamento do sistema cooperativista americano. No último dia da viagem de estudos, os integrantes da Missão de Prospecção de Boas Práticas em Cooperativismo Agropecuário e de Crédito nos Estados Unidos da América (EUA) visitaram a Bolsa de Chicago, o principal e mais diversificado mercado de derivativos do mundo.

Eles foram recepcionados por Kieran Gartlan (diretor sênior no Brasil) e Roberta Paffaro (especialista em desenvolvimento de mercados para a América Latina). Durante a visita, a Bolsa de Chicago promoveu um workshop em commodities agrícolas, com o intuito de oferecer uma ampla e estruturada visão das oportunidades de exportação de produtos agropecuários.

FEEDBACK – Ao avaliar a experiência vivenciada pela comitiva do Tocantins nos Estados Unidos, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, afirmou que a missão teve ótimo aproveitamento para os participantes, e que os representantes das cooperativas dos ramos agropecuário e de crédito obtiveram informações valiosas para suas estratégias e atividades.    
                   
“Uma constatação observada com clareza é o fato de que o cooperativismo americano não tem um tratamento sistêmico, variando sua formatação de um estado para outro, porém são cooperativas extremamente competitivas com trabalhos de marketing muito fortes, sempre visando o mercado”, lembrou Khouri.

ROTEIRO – A missão contou com a participação de dirigentes e colaboradores da Coapa, Sicredi, Sicoob Credipar, OCB e OCB/TO. O roteiro da viagem também contemplou a participação no Seminário de Líderes de Cooperativas Brasileiras, no Departamento de Cooperativas da Universidade de Wisconsin, além de visitas à Associação Nacional das Cooperativas de Crédito, Associação Nacional das Cooperativas de Crédito (CUNA), Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), Cooperativa Landmark e a Summit Credit Union. As atividades se concentraram nas cidades de Madison, Bloomington e Chicago. (Fonte: Sistema OCB/TO)

Sescoop/SP conclui módulo II do Programa de Formação de ADHs 2016

São Paulo (5/9/16) – Pelo segundo ano, o Sescoop/SP está promovendo, nos quatro Núcleos Regionais – Sudeste, Nordeste, Oeste e Centro Paulista –, o Programa de Formação dos Agentes de Desenvolvimento Humano (ADHs), que tem como objetivo valorizar o trabalho do ADH nas cooperativas e desenvolver suas competências.

O Sescoop/SP busca auxiliar na profissionalização da gestão das cooperativas por meio de ferramentas tecnológicas e o ADH, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento do Desenvolvimento Humano (GDH), é um dos mecanismos das áreas de Formação Profissional e Promoção Social.

“O Monitoramento tem o PDGC, que dá um panorama da gestão, e o GDA, que aborda índices econômicos e financeiros. Eles atuam de forma casada ao ADH e GDH, dentro do planejamento estratégico que o Sescoop/SP faz com as cooperativas, e permitem a mensuração de resultados da gestão”, explica o gerente de Formação Profissional Alexandre Ambrogi.

Segundo ele, o programa visa desenvolver, principalmente, a competência de gestão do ADH, que tem impacto direto na gestão das cooperativas. “Nós trabalhamos a articulação do ADH como profissional estratégico. Por exemplo, queremos desenvolver sua comunicação e prepará-lo para fazer leituras do impacto das ações da Formação Profissional na gestão da cooperativa. O ADH tem que saber avaliar o que está melhor e o que precisa de mais atenção, para que a cooperativa possa atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico”.

A analista de Formação Profissional Camila Matos afirma que esse acompanhamento possibilita a continuidade do planejamento das cooperativas para os próximos anos. “O ADH é responsável por solicitar as ações de Formação e Promoção que estão vinculadas ao planejamento, então, ele tem que saber avaliá-las para que o desenvolvimento da cooperativa seja um ciclo: realizar a ação, ver se foi efetiva e, com base nisso, promover outras atividades”, detalha.

MÓDULOS – O Programa de Desenvolvimento de ADHs apresenta cinco módulos de 16 horas, como no ano passado, mas passou por algumas alterações com base nos feedbacks dos alunos. Essa edição contou com inscrições de 118 profissionais de 95 cooperativas.

O Módulo I, Gestão de Educação Corporativa, foi realizado durante os meses de julho e julho – cada Regional tem sua data e local – e abordou o papel do ADH nas cooperativas, além de sensibilizar para a importância da Educação Continuada como diferencial competitivo das empresas.

Já o módulo II, Gestão Estratégica de Pessoas, foi encerrado na semana passada – dias 23 e 24 de agosto, na regional Centro Paulista –, e tratou de temas como gestão do clima organizacional, conceitos de liderança e de gerenciamento, feedback e avaliação de desempenho, entre outros. “A ideia foi pensar no desenvolvimento do ADH em conjunto com o desenvolvimento da cooperativa. Nesse módulo, foram desenvolvidas competências como trabalho em equipe, comunicação e planejamento estratégico”, explica Camila.

Ministrado pela instrutora Adiliana Peres, psicóloga especialista em administração de Recursos Humanos, o módulo teve como foco principal o pertencimento dos cooperados a suas cooperativas. “A professora destacou valores e atitudes, como por exemplo, o que o ADH pode fazer pela sua cooperativa e como ele pode ser líder da sua vida e isso ter impacto no seu trabalho”, conta a analista.

De acordo com o cooperado da Uniodonto Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa, Robson Cicolin, o 2º módulo do curso foi como uma revolução para os ADHs. "A seleção da docente foi assertiva. Ela navegou pela diversidade cultural das cooperativas participantes e respondeu nossas duvidas de forma simples, clara e objetiva. Nesses dois dias de aula, aprendi um conteúdo programático de grande aplicação, tanto para meu trabalho como conselheiro fiscal da cooperativa, como na profissão de cirurgião dentista e docente universitário", destaca.

Até o final do ano, serão realizados os três módulos restantes do Programa: Treinamento e Desenvolvimento, em agosto e setembro; Técnicas de Negociação, em setembro e outubro; e Gestão de Carreira, em novembro. Além disso, entre setembro e outubro, as quatro regionais receberão as turmas de ADHs formadas em 2015 para o módulo Gestão da Performance, que dará continuidade à capacitação.

Em 2017, o Sescoop/SP promoverá encontros entre as turmas de 2015 e 2016 para que os profissionais avaliem e debatam as ações realizadas e auxiliem a instituição a desenvolver novos projetos. “De forma geral, nós queremos desenvolver um profissional cada vez menos operacional e mais estratégico e fazer com que o ADH saiba o porquê ele realiza aquele trabalho e a importância que ele tem”, conclui Ambrogi. (Fonte: Sescoop/SP)

Sescoop capacita facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais

Brasília (2/9/16) – Ao longo desta semana, técnicos do Sicredi participaram, em Brasília, do curso de formação de facilitadores para atuar com a disseminação da Gestão de Finanças Pessoais. A capacitação é uma realização do Sescoop, em parceria com o Banco Central do Brasil. A ideia é desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável.

Todos os dias, no período matutino, os participantes fizeram uma imersão no conteúdo dos seguintes módulos: Nossa relação com o dinheiro, Orçamento pessoal e familiar, Crédito e endividamento, Consumo, Investimentos, Seguros e Aposentadoria.

Já à tarde, além de colocar em prática as técnicas de repasse das informações sobre a gestão de finanças, os participantes também aprenderam um pouco mais sobre: Cooperativismo, Sistema OCB, Andragogia, atuação do Banco Central e sua Estratégia Nacional de Educação Financeira.

Ontem, os participantes encerraram o dia visitando a sede do Sistema OCB, onde foram recebidos pelo superintendente Renato Nobile. Logo depois, seguiram para a sede do Banco Central, onde também visitaram o Museu de Valores.

Hoje o grupo trabalhou o último tema da capacitação: investimentos, seguros e aposentadoria, encerrando a programação com um mergulho na Trilha de Aprendizagem proposta para a formação do futuro facilitador. O curso foi ministrado por analistas do Banco Central e teve uma carga horária de 40h.

Simpósio da Soja em Naviraí bate recorde de público

Naviraí (2/9/16) – No dia 31/8 foi realizada a 14ª edição do Simpósio da Soja, na Câmara Municipal de Naviraí. O evento bateu recorde de público das edições, com aproximadamente 400 participantes. Com uma programação variada, o evento envolveu estudantes, produtores rurais, técnicos e parceiros.

A abertura foi realizada pelo Superintendente da Copasul, Gervásio Kamitani, que enalteceu a presença de todos, destacando a importância do evento. Também participou da abertura, o pesquisador Harley Nonato de Oliveira, que é chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS).

Foram realizadas cinco palestras, sendo que a primeira palestra abordou as condições climáticas para a safra 2016/2017, com o consultor Marco Antonio dos Santos, engenheiro agrônomo e consultor na área de clima. “Os produtores podem esperar um setembro menos chuvoso que agosto. Em outubro chove bem, portanto, o produtor vai ter condição de plantar sua soja tranquilamente. Final de novembro e dezembro, pode ter um período de estiagem. Lembrando também que esse ano é um ano de La Niña, porém, de fraca intensidade”, comentou.

A outra palestra foi “Desafios da produtividade de soja”, com o pesquisado Dirceu Gassen. Dirceu mostrou um histórico da produção no país, destacando os desafios a serem superados. Focando na preparação de solo e na necessidade de aplicar conhecimento técnico para melhorar a produtividade.

Logo em seguida ocorreu a palestra “Épocas de semeadura da soja na região Sul de Mato Grosso do Sul”, com Carlos Ricardo Fietz, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, MS. Segundo ele, ao considerar o fator deficiência hídrica, a soja semeada em setembro ou outubro é um cultivo de risco em toda a região sul de Mato Grosso do Sul, mesmo em plantios feitos nos períodos recomendados pelo zoneamento. Por isso, é recomendado que sejam adotadas práticas que contribuam para a diminuição dos riscos de deficiência hídrica, como semear durante o período recomendado pelo zoneamento agrícola e adotar o Sistema Plantio Direto na palha.

"Mas a deficiência hídrica poderá ser plenamente evitada somente com o uso da irrigação. Portanto, a irrigação da soja, em caráter complementar, é tecnicamente viável na região sul de Mato Grosso do Sul", concluiu.

Uma das palestras mais esperadas do evento foi do economista Gustavo Loyola, que fez um retrospecto do cenário mundial, dos mercados da China, União Europeia e Estados Unidos. Após comparar os cenários internacionais, Loyola falou do cenário doméstico. O tema da concretização do impeachment e da taxa de juros também foi muito abordado. “Acredito que o Brasil já deve voltar a crescer no próximo ano. Esse ano a situação Fiscal é difícil, mas a economia deve se recuperar lentamente”.

Fechando o Simpósio, foi a vez do pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Lúcio André de Castro Jorge, com o tema “Drone: Ferramente para Gestão do Sistema de Produção”, Lúcio é responsável pelo desenvolvimento de aplicações de drones.

“Hoje temos uma grande infinidade de modelos, e o que diferencia cada um é o tipo de sensor e a autonomia de voo. Depende da aplicação você escolhe um ou outro. Um dos fatos da popularização é a possibilidade de ver “por cima” a lavoura. É um outro ângulo que dá uma riqueza maior. A tecnologia está se popularizando e o custo caindo. Com ferramentas que envolve o drone, os softwares, e todo o equipamento o produtor consegue melhorar sua produtividade". O pesquisador alertou também que esse tipo de equipamento ainda não está regulamentado, e que sempre é bom consultar os órgãos competentes.

O público avaliou positivamente o evento. “Sou cooperado de Maracaju, e é a primeira vez que participo, mas se depender de mim, agora quero participar de todas as próximas edições. Deu para perceber a dedicação que o pessoal da Copasul teve para a realização desse evento. Ganhei o dia vindo aqui. São temas direcionados para o produtor. Quero trazer meus filhos nas próximas edições”, disse Arlindo Luiz Zemolin.

“Comecei a participar dos Simpósio ainda em 2008, pois era parceiro comercial da Copasul. Depois, a partir de 2012 comecei a participar como produtor rural. Moro em Campo Mourão, no Paraná, mas a distância de vir até aqui torna-se pequena, comparada ao conhecimento que posso adquiri vindo aqui. É um evento de alta qualidade técnica” disse Frederico Stellato Farias.

O Simpósio é uma realização da Copasul e da Embrapa Agropecuária Oeste com o apoio da Câmara Municipal, AEANAV (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Naviraí) e ARANAV (Associação de Revendedores de Agrotóxicos e Naviraí). Com o patrocínio da Basf, Bayer, Yara, Dupont, Arysta, Coodetec, Dow Agroscience, Fertion, Helm, Jotabasso, FMC, Roos, Matsuda, Sicredi, Stoller, Syngenta e Timac Agro. (Fonte: Copasul)

Aurora Alimentos assegura melhoramento genético de suínos

Chapecó (1º/9/16) – O melhoramento genético tem como um de seus principais objetivos produzir mais com menos. Além disso, busca proporcionar um animal mais rústico e, consequentemente, uma carne desejada pelo consumidor, seja do mercado nacional ou internacional.

Com o intuito de aprimorar cada vez mais as fêmeas suínas (GA 2020), acompanhando os desafios e a evolução da suinocultura, a Cooperativa Central Aurora Alimentos apresentou nesta quarta-feira (31/8) a nova parceria com a empresa Topigs Norsvin, a segunda maior empresa de melhoramento genético suíno do mundo.

O evento ocorreu no auditório da Aurora Matriz, em Chapecó, e contou com a participação de dirigentes, gerentes técnicos, médicos veterinários, produtores e técnicos da Aurora e filiadas.
 
De acordo com o assessor de melhoramento genético da Aurora, médico veterinário Evandro Nottar, a Topigs Norsvin dará suporte por meio de suas tecnologias, fornecimento de genes de animais puros Landrace e Large White e o trabalho dos geneticistas.

“Serão coletadas todas as informações dos animais das Granjas Núcleos da Aurora, as quais serão repassadas para o banco de dados que a empresa possui. A partir disso, serão gerados protocolos de cobertura com índices de dados dos animais. Esperamos aumentar e melhorar ainda mais a produção e a qualidade dos nossos suínos”, destacou Nottar.

O médico veterinário explicou que o melhoramento genético é uma necessidade constante e que não traz nenhum malefício para o animal e nem para o consumidor. “O suíno torna-se cada vez mais produtivo e, para o ser humano, o reflexo é na qualidade da carne que é oferecida. Hoje, a carne suína é uma das carnes mais magras e saudáveis que existe e isso é fruto do melhoramento genético”, enfatizou.

A Aurora já começou a receber sêmen dos animais puros Landrace da Topigs Norsvin que foram enviados para as Granjas Núcelos. Assim como dos animais puros Large White para os Multiplicadores nas filiadas. “Com esses primeiros nascimentos começaremos a ter resultados. Essas fêmeas nas Granjas Núcleo serão selecionadas e enviadas aos multiplicadores, onde nestes serão produzidas e escolhidas as matrizes comerciais e destinadas aos produtores de leitões”, esclareceu Nottar.

Segundo o presidente da Aurora Alimentos, Mário Lanznaster, as filiadas e os produtores terão acesso a um material genético de ponta e com um custo acessível. “A parceria se dará por meio do suporte no programa de melhoramento genético e pela introdução de genes de animais Landrace e Large White nos plantéis das Granjas Núcleos da Aurora e Granjas Multiplicadoras nas filiadas. O melhoramento genético contribui com o desenvolvimento do nosso trabalho diário, gerando resultados positivos e estimulando o crescimento da nossa cooperativa”, reconheceu o presidente.

O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Zordan, destacou que a cooperativa se preocupa com a melhoria da produtividade e a diminuição de custos para o produtor rural. “A genética está proporcionando um animal com condições especiais e que está sendo trabalhado fortemente em busca de um mercado diferenciado, principalmente o externo. A qualidade da carne será cada vez melhor, assim como a rentabilidade do produtor”.

O diretor da Topigs Norsvin Holanda, Peter Van Kemenade, e o diretor-geral da Topigs Norsvin Brasil, André Costa, apresentaram a empresa, explicaram sobre a forma de trabalho e os resultados esperados com a nova parceria.

“A empresa está há mais de 70 anos trabalhando com melhoramento genético de suínos. No Brasil, o escritório está localizado em Curitiba, há 21 anos. Temos como grande diferencial o investimento em pesquisa e desenvolvimento com um orçamento de 70 milhões de reais por ano para esse fim. Buscamos as melhores tecnologias para aplica-las no programa de melhoramento com o objetivo de acelerar os ganhos genéticos dos nossos clientes. Para isso, temos uma equipe de mais de 25 pesquisadores PHD, além de parceria com universidades e institutos de pesquisa que permitem o contato com o que de mais atual existe em tecnologia para o setor”, explanou Costa.

“Queremos contribuir para que a Coopercentral continue sendo o exemplo que é e auxiliar na evolução das tecnologias do melhoramento genético a fim de destacar ainda mais a eficiência e a qualidade dos produtos Aurora Alimentos”, finalizou Costa. O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), Thiago Bernardino, apresentou a palestra “Mercado Futuro, Grão e Proteína Animal”. (Fonte: Aurora)

Parceria entre Brasil e Alemanha deve impulsionar cooperativas de crédito

Série de capacitações beneficiará oito estados das regiões Norte e Nordeste

Brasília (31/8/16) – A partir de setembro, técnicos de cooperativas de crédito de oito estados brasileiros passarão por uma capacitação de 12 horas. O tema a ser trabalhado é Regulação, Crescimento & Sustentabilidade. Este é o resultado de um termo de cooperação firmado entre Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). O conteúdo será ministrado em parceria com o Banco Central do Brasil.

Os estados contemplados com o projeto OCB/DGRV são: AC, AM, PA, RO, RR, TO, BA e PB. As capacitações contarão, ainda, com o apoio das organizações estaduais do Sistema OCB das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, é fundamental ter em vista que uma adequada regulação permite elevar o grau de segurança das cooperativas, assim como, proporcionar que atinjam seus objetivos socioeconômicos junto aos seus quadros sociais.

“Na medida em que o setor evolui, os desafios e as responsabilidades, de forma proporcional, também aumentam. É por isso que dizemos que, sobre as cooperativas e suas lideranças, também são depositadas as expectativas crescentes de muitos brasileiros que esperam acessar produtos e serviços financeiros mais compatíveis e com preços competitivos. E nesse campo, as cooperativas de crédito oferecem tudo isso e muito mais. Oferece confiança!”, comenta Márcio Freitas.

De acordo com a liderança cooperativa, o projeto OCB/DGRV pretende apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cooperativas de crédito regiões Norte e Nordeste do país, por meio de eventos de capacitação alicerçados na melhoria da gestão e da governança no setor.

ESTRATÉGIA – Para o diretor de projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch, um dos objetivos da capacitação é manter fortes o diálogo e a proximidade entre o órgão de fiscalização e o movimento cooperativista. Para ele, isso deve elevar a convergência de visão, assegurando um ambiente de crescimento e dinâmica por meio da adoção adequada dos normativos do setor, compatibilização de cumprimento e exigências relativas à regulação.

Segundo Matthias, os eventos, além de promoverem o debate sobre regulação com a presença de representantes do BCB, também pretendem proporcionar aos participantes, um espaço de troca de percepções e entendimentos, acerca de assuntos que norteiam o crescimento e a sustentabilidade financeira das cooperativas, visando sua perenidade e bons resultados.

Outro fator relevante destacado pelo diretor do projeto da DGRV no Brasil é o investimento do projeto em duas das regiões que apresentam um grande potencial de crescimento no segmento crédito.

“Neste sentido, a transferência de conhecimento e experiências do cooperativismo alemão para a realidade brasileira, permite muitas vezes, projetar cenários de aperfeiçoamento estrutural e operacional, que podem contribuir substancialmente com os objetivos das cooperativas brasileiras, em ampliar seu impacto socioeconômico, por meio da inclusão financeira, gerando mais oportunidades e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, avalia o diretor.  

CONTEÚDO – Dentre os assuntos da capacitação, estarão o atual estágio do setor, impactos e importância da regulação e, ainda, os horizontes de possíveis alterações normativas para o cooperativismo de crédito, as exigências, as expectativas, os desafios no âmbito nacional e estadual, a governança, a perenidade, a escala, a auditoria, o fundo garantidor e outros temas estratégicos.

Os eventos serão divididos em três blocos de com quatro horas. O primeiro bloco é destinado à exposição do instrutor e representantes do BC; o segundo será realizado por meio de um talk show com a interação de todo o público; e, por fim, o último bloco será destinado a compilação dos entendimentos, com ênfase na geração de reflexões e direcionamentos práticos, no sentido de agregar valor às tomadas de decisão.

CALENDÁRIO – Confira abaixo as datas das capacitações, que ocorrerão entre os meses de setembro e novembro:

Setembro
Pará: 12 e 13;
Rondônia: 15 e 16
Acre: 19 e 20

Outubro
Tocantins: 24 e 25
Amazonas: 27 e 28
Roraima: 31/10 e 1º/11

Novembro
Paraíba: 3 e 4
Bahia: 7 e 8

Sescoop prepara facilitadores em gestão de finanças pessoais

Brasília (29/8/16) – Vinte técnicos do Sicredi iniciaram hoje, em Brasília, o curso de formação de facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O curso é uma realização do Sescoop em parceria com o Banco Central do Brasil. A ideia da parceria é de desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável.

O curso está sendo ministrado por analistas do Banco Central e tem uma carga horária de 40h. A gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira, participou hoje de manhã da abertura do curso. O público-alvo é composto por multiplicadores e pessoas que trabalham com o desenvolvimento comportamental e financeiro nas cooperativas.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, até o fim deste ano, a unidade nacional do Sescoop estima ter 100 facilitadores formados pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o programa seja disponibilizado às cooperativas a partir do ano.

Por isso, até o fim deste ano, há a previsão de uma série de outras capacitações. Confira abaixo as agendas confirmadas.

Turma

Data

Local

Turma SICREDI

29/8 a 2/9

Brasília/DF - UniBacen

Turma I CECRED

12 a 16/9

Blumenau/SC - Sede da Cecred

Turma II CECRED

26 a 30/9

Viacredi está no ranking nacional

Blumenau (29/8/16) – A Viacredi (Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí) foi premiada com o 25º lugar na categoria Grande Porte (empresas com mais de 1.000 colaboradores) no ranking “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”. A solenidade, em São Paulo, no último dia 15/8, revelando as 150 organizações nacionais e multinacionais com as melhores práticas de gestão de pessoas e índices de confiança dos colaboradores com o ambiente de trabalho, segundo pesquisa do Instituto GreatPlacetoWork.

A lista completa será publicada pela Revista Época/Editora Globo, em edição especial do Guia Melhores Empresas para Trabalhar 2016/2017, que chega às bancas a partir de sábado, 20. Neste ano, a pesquisa GPTW chega à 20ª edição, avaliando 1.563 organizações brasileiras, nas quais atuam 1,8 milhão de pessoas.

Além da categoria Grande Porte, que reconhece o desempenho de 80 organizações com mais de 1.000 colaboradores, o ranking inclui as categorias “Médio Porte Multinacionais” e “Médio Porte Nacionais”, classificando 35 organizações com até 999 funcionários em cada uma. Esta é considerada a maior pesquisa global na área de desenvolvimento humano.

VIACREDI – Com aproximadamente 1.300 colaboradores, a Viacredi obteve a 25ª colocação nacional em sua categoria, depois de ter conquistado a liderança no ranking estadual “Melhores para Trabalhar em Santa Catarina”, em janeiro deste ano. Os dois resultados levam em conta a metodologia do Great Place to Work adotada em mais de 50 países, que inclui a aplicação de um questionário entre os colaboradores e uma descrição das práticas de gestão de pessoas pela área de Recursos Humanos.

O objetivo do estudo é identificar o clima nos ambientes de trabalho, com base no nível de confiança do quadro de colaboradores, em quatro dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade e camaradagem. Na Viacredi, o modelo de Gestão de Pessoas está alinhado ao modelo de negócio da organização (cooperativismo), o que estimula ainda mais a cultura da colaboração entre a equipe.

A Cooperativa de Crédito mantém uma política de capacitação e desenvolvimento que oferece novas oportunidades de formação e aprimoramento em todos os níveis funcionais e tem uma especial atenção quanto ao acompanhamento do desenvolvimento de competências e ao alinhamento de valores entre os colaboradores. Outro destaque é o Programa de Participação nos Resultados (PPR), implementado há mais de 20 anos e consolidado na cultura funcional da organização.

A Viacredi entende que só é possível alcançar um excelente ambiente de trabalho quando a equipe é formada por pessoas que acreditam na causa da instituição e procuram fazer a diferença. Por isso, um dos pilares da gestão de pessoas na Cooperativa é a disseminação da cultura e das práticas do cooperativismo, especialmente entre os novos colaboradores.

O objetivo é fortalecer neles os sensos de pertencimento e de orgulho por fazer parte da Cooperativa, entendendo que a construção de uma Viacredi cada vez melhor é consequência de uma união de pessoas, ideias e soluções, com cooperação.

Para o diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni, a premiação entre as Melhores Empresas para Trabalhar no País tem um significado importante no vínculo entre a Cooperativa e seus colaboradores, mas também fortalece o relacionamento da Viacredi com os seus cooperados.

“Todas as nossas práticas, as nossas políticas e ações de gestão de pessoas e desenvolvimento humano têm como objetivo principal garantir o cumprimento da nossa missão, que é servir o cooperado. Por isso, este prêmio também reflete uma realidade de serviço e um perfil de atendimento cada vez mais percebido e reconhecido pelo nosso quadro social”, afirma.

SOBRE O GPTW – O Great Place to Work é a única empresa global de pesquisa, consultoria e treinamento que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança – dando ênfase ao modelo diferenciado e abrangente nas evidências e percepções dos funcionários das organizações.

Com seu papel ímpar no mercado e aprofundado conhecimento da excelência em ambientes de trabalho, o Great Place to Work é capaz de aplicar pesquisas exclusivas e diferenciadas que levam as organizações a serem cada vez melhores, com produtos inovadores e ótimas relações de trabalho. Mais informações em: http://migre.me/uGcNK. (Fonte: Viacredi)

Funcionários da Unimed Recife participam de encontro em Gravatá

Recife (29/8/16) – Ocorreu na última sexta-feira (26/8), no município de Gravatá, o 3º Encontro dos Profissionais de Contas Médicas da Unimed Recife. O evento é realizado anualmente e conta com o apoio do Sescoop/PE na área de instrutoria e infraestrutura. Ao todo, 140 participantes estiveram no encontro, que teve o objetivo de promover um momento de atualização dos conhecimentos na área médica, além de promover a troca de experiências entre profissionais de diversos setores e unidades de atendimento da cooperativa.

A abertura contou com o Superintendente de Operações da Unimed Recife, Fábio Farias, que agradeceu a participação e desejou a todos um dia de trabalho produtivo.

"Nosso objetivo é ampliar os conhecimentos dos nossos profissionais, partindo da premissa de que o nosso trabalho depende do que outras pessoas fazem e o resultado irá refletir no trabalho feito também por outros. Mas, além de promover a atualização, queremos contribuir para a integração dos setores. Poderíamos fazer treinamentos isolados, mas resolvemos tirar as pessoas de seus ambientes profissionais para viabilizar esse contato, que acontece, não apenas nas atividades, mas também durante o coffee, o almoço. Isso é fundamental, pois, muitas vezes, as pessoas só se falam por telefone e hoje têm a oportunidade de conhecer pessoalmente outros colegas de profissão", afirmou.

A programação da manhã iniciou com uma dinâmica e, em seguida, foram realizadas discussões em grupo acerca de aspectos técnicos da rotina de trabalho da área operacional. Os grupos foram formados por cores, de acordo com o crachá recebido, e representantes de vários setores foram distribuídos em grupos diferentes.

Os participantes que atuam em áreas como parametrização, contratos, contatos com prestadores, revisão de glosas, relacionamento com as Unimedes, entre outros, analisaram temas de interesses comuns para posterior apresentação. Cada grupo trabalhou perguntas de temas diversos, a exemplo de vinculação de guias, guias principal e secundária, pagamento, tabelas de domínio, classificação hospitalar, cobranças de intercâmbio, entre outros.

Na parte da tarde, teve início a palestra motivacional, apresentada pelo instrutor Fernando Chalegre, que falou sobre situações e comportamentos do cotidiano que podem ajudar no sucesso dos empreendimentos. "Encontros como esse são importantes porque, atualmente, as pessoas andam sem motivação. É algo ao qual todos os tipos de empresa estão sujeitas.

Esse evento foi surpreendente e mostrou a dimensão e a importância do nosso trabalho. Ao chegar, pessoas que já haviam participado de outras capacitações já estavam esperando ansiosamente e já haviam comentado com outras pessoas", afirmou. Entre os aspectos trabalhados na palestra, destacaram-se Marketing Perssoal, Ética, Relações entre colegas de trabalho, entre outros.

A analista de Contas Médicas, Eloíde Morais, do Hospital III da Unimed Recife, aprovou o evento. "Gostei do conteúdo geral, principalmente os temas sobre comportamento e trabalho em equipe. A palestra motivacional foi maravilhosa, gostei bastante porque não foi cansativa.", concluiu.

A ideia do evento surgiu a partir de outro encontro, que já era realizado para os profissionais específicos da área de atendimento, que este ano, em setembro, chega a sua 12ª edição. Há três anos, a cooperativa percebia a necessidade de realizar um evento para os profissionais de faturamento, que, desde então, tem sido realizado. Para o superintendente, o apoio do Sescoop/PE em eventos como 3º Encontro para Profissionais de Contas Médicas é muito importante.

"O Sescoop/PE um parceiro muito bom, pois proporciona a realização do evento, tanto no âmbito da instrutoria quanto da logística. Sabemos o quanto a área de relacionamentos interpessoais é desafiadora e eventos assim, com suas dinâmicas, ajudam demais", concluiu Farias. (Fonte: Sescoop/PE)

Santa Catarina forma novas turmas do Programa Mulheres Cooperativistas

Florianópolis (29/8/16) – O Sescoop/SC formou, neste mês, novas turmas do Programa Mulheres Cooperativistas, com a parceria de três cooperativas do Estado. As solenidades foram marcadas por emoção, comemoração e sentimento de missão cumprida em eventos que reuniram 35 associadas/esposas de sócios da Cooperja, de Jacinto Machado, 19 associadas e esposas de associados da Coopersulca e outras 19 da Cersul, ambas de Turvo, além de familiares, dirigentes das cooperativas e representantes do Sescoop/SC.

Segundo a coordenadora social da Coopersulca, Eliete De Costa Marques Giusti, essa foi a segunda turma formada. Ela conta que a Coopersulca foi convidada em 2013 a desenvolver o projeto piloto no programa e aceitou o desafio que tem dado muito certo. “A transformação foi espetacular e notória durante o curso”.

Eliete complementa que no início as participantes eram tímidas, mas ao longo dos encontros, foram soltando-se e libertando-se dos entraves que as envolviam. “O entrosamento do grupo foi excelente. Os depoimentos emocionados de algumas mulheres sobre os obstáculos, medos vencidos graças ao trabalho desenvolvido durante as atividades, mostraram que o curso foi realmente libertador e transformador na vida delas, tornando-as fortes e vencedoras. Recebemos muitos agradecimentos e é gratificante observar a evolução de cada uma”.

Para o presidente da Coopersulca, Arlindo Manenti, é visível a diferença desde o momento em que iniciou o trabalho de aprendizado do Programa Mulheres Cooperativistas. A satisfação delas é grande devido à valorização que receberam dentro do sistema cooperativo e também pela oportunidade de conhecer melhor a sua própria cooperativa.

“Esse conhecimento permitiu um diálogo maior com a família sobre os assuntos referentes aos seus negócios. Também percebemos uma participação mais ativa, da família como um todo na Coopersulca. E isso ocorre devido à importância do papel da mulher dentro da estrutura da família”.

A coordenadora social da Cooperja, Elisabete Biz dos Santos, realça a importância do programa e enfatiza que a formatura marca uma nova fase para o novo Núcleo Feminino formado na Cooperja. “Foi uma cerimônia muito bonita, que assinalou a entrega dos certificados e a comemoração da conquista. Hoje, a cooperativa conta com dois Núcleos Femininos, que estão distribuídos nas regiões de Último Rio, Pinheirinhos, Três Irmãos e Tenente”.

As solenidades de formatura contaram com a presença de dirigentes e representantes das cooperativas. Em cada evento, o educador Ney Guimarães proferiu palestra e detalhou a evolução das mulheres durante o processo educacional/cooperativo.

Para a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, é gratificante formar essas novas turmas e perceber os resultados significativos em cada grupo. “O Programa Mulheres Cooperativistas visa incentivar o fortalecimento da cooperativa e do cooperativismo, estimulando atitudes, habilidades e competências necessárias para a melhor atuação feminina no quadro social cooperativista. É um orgulho observar que esses objetivos vêm sendo alcançados com tanto êxito”, finaliza. 

PROGRAMA – O Programa Mulheres Cooperativistas iniciou em 2013, como projeto piloto na Coopersulca e na Coopera, e passou a ser disponibilizado, em 2014, às demais cooperativas que manifestaram interesse em participar. Desde então, até o momento foram formadas 17 turmas com a participação de mais de 590 mulheres de 14 cooperativas do Estado. O programa está fundamentado em quatro eixos temáticos principais: cooperativismo, liderança cooperativista e protagonismo feminino, bem como organização do quadro social. Ao todo, são seis módulos e a última etapa consiste na organização/constituição do núcleo feminino.

Entre os resultados esperados, além da constituição de núcleos femininos e projeção de potenciais cooperadas e de lideranças cooperativistas, estão o maior envolvimento e participação ativa da mulher na cooperativa, ampliação do comportamento empreendedor e do protagonismo feminino, fidelização da família associada, fortalecimento da identidade cooperativista e valorização da mulher.

Segundo Patrícia, um dos fatores determinantes para o sucesso do programa é o apoio e o compromisso dos dirigentes da cooperativa durante todo o processo de formação e, posteriormente, na organização e desenvolvimento do núcleo feminino. “Após a conclusão dos módulos do programa, a cooperativa assumirá a coordenação do núcleo formado, a partir da elaboração de um planejamento voltado para viabilizar, na prática, uma efetiva participação das mulheres, tanto nas assembleias, quanto nos núcleos ou comitês de lideranças e comunidade e, ainda, promover a manutenção e o fortalecimento do grupo com ações/projetos de formação continuada", finalizou. (Fonte: Sescoop/SC)

Cooperfam Ceará recebe missão do Banco Mundial

Fortaleza (29/8/16) – A diretoria da Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará) recebeu na manhã desta quarta-feira (24/8), técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA) e do Banco Mundial.

O supervisor de inclusão econômica do Projeto São José III, da SDA, Raimundo Felix, destacou o objetivo da missão é conhecer as condições e a viabilidade técnica das entidades contempladas pelo empréstimo feito pela Secretaria através do Governo do Estado junto ao Banco Mundial. “Neste momento 37 entidades estão sendo financiada, entre elas, a Cooperfam Ceará, onde apostamos muito”, destacou.

A economista agrícola do Banco Mundial, Barbara Farinelli, destacou que a visita faz parte do cronograma de agenda do Banco. “Conhecer novas histórias e seus desafios, juntamente com diferentes parceiros públicos e privados, tentar achar soluções para apoiar e resolver esses entraves principalmente de mercado, de produtividade das cooperativas.”

Segundo o presidente da Cooperfam Ceará, Aírton Kern, a visita da missão técnica do Banco Mundial à cooperativa vai além do protocolo e agenda de acompanhamentos de ações realizadas pelo Projeto São José III. “É uma oportunidade de apresentar o cooperativismo aqui no Ceará, em especial, às ações realizadas na Agricultura Familiar e de fazer novos negócios”, disse.

SAIBA MAIS – A cooperativa é uma das entidades contempladas pelo Projeto São José III. Parte do recurso financeiro será utilizado para a modernização da fábrica de polpas de frutas e a compra de um veículo utilitário. O Projeto São José III terá US$ 150 milhões, através de financiamento do Banco Mundial junto ao Governo do Estado.

Será executado pela SDA e vai investir em projetos de abastecimento d`água e de desenvolvimento rural sustentável, valorizando as cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, apicultura, piscicultura, horticultura irrigada, cajucultura, mandiocultura, pecuária leiteira e artesanato. (Fonte: Cooperfam)

FÓRUM DOS PRESIDENTES destaca parcerias nas áreas de comunicação e investimentos

Programação ocorreu em conjunto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul

Curitiba (26/8/16) – Cerca de 100 dirigentes cooperativistas participaram, ontem e hoje, do Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná que, nesta edição, foi realizado em conjunto com o 4º Fórum de Agricultura da América do Sul, promovido pelo jornal Gazeta do Povo, com apoio do Sistema Ocepar, em Curitiba. A programação terminou no fim da manhã desta sexta-feira. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, participou das atividades.

Ontem à noite, foi realizado um evento especial, no auditório da Ocepar, reunindo as lideranças das cooperativas com representantes de entidades parcerias do setor nas áreas de comunicação e investimentos.

Estiveram presentes os presidentes do Grupo GRPCom, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola e Guilherme Döring Cunha Pereira, e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Odacir Klein, que estava acompanhando do vice-presidente Orlando Pessuti, dos diretores João Luiz Agner Regiani e Luiz Correa Noronha, do superintendente Paulo Starke Junior, e de Erickson Chandoha, Tiago Pesch, Lindamir Verbiski, Werner Tschoeke, Alberoni Lopes, Alias Assumpção, Jocelaine Santos e Paulo Roberto da Silva.

DESTAQUE – O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, iniciou destacando o trabalho realizado em conjunto com o GRPCom. “Nós estamos participando do Fórum de Agricultura, promovido pela Gazeta do Povo, um dos veículos que faz parte do grupo, desde a sua primeira edição. É um evento que está promovendo um enriquecimento muito grande em temos de conhecimento, com o compromisso de levar informações relevantes e de qualidade aos produtores. Também temos participado da Expedição Safra, que agora fará um levantamento especial no segmento de suinocultura, com apoio das nossas cooperativas. Em 2007, desenvolvemos juntos a Campanha de Marketing Orgulho do Paraná, com resultados muito positivos e, mais recentemente, a RPCTV esteve conosco no Dia C, o nosso evento de estímulo ao voluntariado. Ficamos orgulhosos de contar com um dos maiores grupos de comunicação do Paraná divulgando as nossas ações e valorizando o cooperativismo”, afirmou.


PRC 100 – Ricken ressaltou ainda os pontos do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense (PRC 100), que englobam atividades na área de comunicação e divulgação dos produtos e serviços fornecidos pelas cooperativas do Paraná, que devem contribuir para expandir a participação do setor no mercado e para que seja alcançada a meta de elevar o faturamento do cooperativismo paranaense para R$ 100 bilhões nos próximos anos.

“Precisamos criar valor para as marcas das cooperativas, pois foi identificado em nosso planejamento que temos boa aceitação no mercado”, afirmou. “Se por um lado, o PRC 100 aponta que temos como ponto fraco o fato de termos poucas ações de divulgação em conjunto, por outro, indicam como oportunidade desenvolvermos campanhas de marketing para que possamos ampliar o conhecimento da população sobre nossos produtos e serviços”, completou o presidente do Sistema Ocepar.

HONRA - O presidente do GRPCom, Guilherme Cunha Pereira, manifestou que o grupo tem interesse em manter a parceria com o cooperativismo paranaense. “Para nós, é uma honra estar com vocês num projeto tão entusiasmante como este, o PRC 100. Queremos deixar uma única mensagem: contem conosco. A missão da RPC é promover, por meio da comunicação, o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente”, assinalou.

“Estamos dividindo sonhos. Queremos estar juntos nesse objetivo para alcançar os R$ 100 bilhões”, disse ainda Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, que apresentou dados sobre o grupo GRPCom e sugeriu algumas alternativas de como a instituição poderia ser inserida nas ações de divulgação do cooperativismo.

HOMENAGEM – Durante o evento especial, o Sistema Ocepar homenageou o ex-presidente do BRDE, Neuto Fausto de Conto, com o troféu “Cooperativas Orgulho do Paraná”, concedido pela entidade desde 2008 a instituições e personalidades que contribuem para o fortalecimento do cooperativismo no estado. No troféu consta a mensagem “As cooperativas paranaenses agradecem a atuação como presidente do BRDE na gestão 2015/16 na defesa dos interesses do cooperativismo”, assinada pelo presidente José Roberto Ricken.

BRDE - “O BRDE é um grande parceiro que tem ajudado muito nos investimentos das cooperativas. O cooperativismo não seria hoje o que é se não fosse esse apoio do banco”, frisou o presidente da Ocepar. O evento foi encerrado com palestra apresentada pelo atual presidente do BRDE, Odacir Klein. De acordo com ele, na última década, as cooperativas do Paraná responderam por mais de 50% dos valores repassados pela agência paranaense.

“Foram realizadas 1.077 operações diretas com as cooperativas e outras 58 mil indiretamente, com os produtores cooperados. De um total de R$ 7,9 bilhões repassados nesse período em operações diretas, R$ 4,3 bilhões foram para as cooperativas do Paraná, ou seja, 53% das operações, e, em operações indiretas, o índice foi de 55%”, informou.

De acordo com ele, a agência paranaense apoia as cooperativas do Paraná devido à credibilidade do setor. “Nós só podemos emprestar com a segurança de estarmos emprestando bem e a agência do Paraná optou por emprestar para esse cooperativismo exuberante”, acrescentou. (Fonte: Sistema Ocepar)

Para ler mais sobre este evento, clique aqui.

Pesquisas com o hortifrúti no Tocantins têm resultados positivas

Pedro Afonso (26/8/16) – Depois de visitarem as áreas experimentais dos projetos Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva) e Produção Integrada de Frutas (PIF), os técnicos dos órgãos parceiros destacaram os avanços dos programas implantados em Pedro Afonso.

Nesta terça-feira, 23/8, representantes da Coapa (Cooperativas Agroindustrial do Tocantins), Embrapa e da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) estiveram no campo experimental localizado na Fazenda São João, e vistoriaram plantações de mandioca, banana, mamão, abacaxi e maracujá.

Para o pesquisador da Embrapa na área de mandioca e abacaxi Aristóteles Pires de Matos, o desempenho dos projetos está dentro do planejado, apesar dos problemas causados principalmente pela falta de chuva durante o cultivo das variedades. Segundo ele, os resultados alcançados com as pesquisas estão sendo positivos.

O especialista afirmou que até o final deste ano, deve começar a distribuição das primeiras mudas de mandiocas para agricultores cadastrados, e que seguem os experimentos com novas variedades de mandioca e banana livres de pragas e doenças.

Já o diretor de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Seagro, José Américo, destacou que os projetos de Pedro Afonso são pioneiros e devem se tornar referência para outras regiões do Tocantins. “As pesquisas dos projetos Reniva e Produção Integrada de Frutas além de beneficiarem os produtores, servirão como parâmetro para orientação técnica. Os resultados das pesquisas podem servir como vitrine tecnológica para instituições com universidades e contribuir na formação de profissionais da área agrícola”, avaliou o diretor.

Ao final da visita técnica, o superintende da Coapa, José Rander Lopes, afirmou que a intenção é formar um comitê gestor para estabelecer diretrizes e atribuir novas atribuições às instituições parceiras do Reniva e do PIF. “A intenção é profissionalizar cada vez mais nossas ações. Neste comitê queremos contar com a participação de órgãos de planejamento e formação de mão de obra como o Sescoop, Senac e o Sebrae. Além disso, vamos buscar apoio de instituições financeiras como o Sicredi, para ajudar na disponibilização de linhas créditos aos produtores interessados”, explicou Rander.

PARTICIPANTES – Também participaram da visita técnica o pesquisador da Embrapa Raul Castro Carrielo Rosa, o gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Barbosa de Queiroz, e o técnico agrícola Fernando Teixeira, responsável pelo acompanhamento dos experimentos. Nessa quinta-feira, 24, Raul Castro e Fernando Teixeira irão visitar propriedades de agricultores interessados na produção de maracujá.

O PROJETO - A iniciativa é desenvolvida pela Coapa e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, por meio de um convênio de cooperação técnica. Ainda tem a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.

A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção. A área experimental tem dois hectares e foi cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes. Atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, manga, abacaxi, café, goiaba e uma coleção de citros. (Fonte: Coapa)

Sescoop e Banco Central formam facilitadores em Finanças Pessoais

Brasília (24/8) – No mundo do consumo e com um mercado instável, se torna cada vez mais difícil controlar as finanças pessoais diante de um cenário econômico inseguro. E, pensando nessa questão o Sescoop, em parceria com o Banco Central do Brasil, realizará uma série de capacitações, visando à formação de facilitadores em Gestão de Finanças Pessoais. O público-alvo é composto por multiplicadores e pessoas que trabalham com o desenvolvimento comportamental e financeiro nas cooperativas. 

O Curso de Gestão de Finanças Pessoais é um anseio antigo das duas entidades. As tratativas para esta parceria começaram há alguns anos e culminaram com a realização de turmas-piloto, cujos participantes receberam informações que os auxiliarão em seus processos de gestão financeira e desenvolvimento econômico. 

Esta estratégia de formação em gestão de finanças pessoais atua em duas frentes: uma intitulada “Curso GFP 20 horas” que é dirigida ao público final (cooperados, empregados de cooperativas e seus familiares) e a outra intitulada “Curso de Formação de Facilitadores” com 40 horas cujo objetivo é preparar profissionais de nível superior que atuarão como futuros facilitadores (professores) para ministrar o curso de gestão de finanças pessoais dirigido ao público final (curso de 20 horas). Para  isso, são trabalhados conceitos de gestão de finanças pessoais, associados a práticas metodológicas que visam a desenvolver no potencial facilitador a didática necessária para trabalhar em sala de aula.

Sobre as turmas a serem capacitadas até o fim deste ano, confira abaixo as datas e os locais:

Turma Data Local
Turma SICREDI 29/8 a 2/9 Brasília/DF - UniBacen
Turma I CECRED 12 a 16/9 Blumenau/SC - Sede da Cecred
Turma II CECRED 26 a 30/9 Blumenau/SC - Sede da Cecred
Turma I SICOOB 26 a 30/9 Brasília/DF - Sede Sicoob Confederação
Turma II SICOOB 7 a 11/9 Brasília/DF - Sicoob Confederação

PRATA DA CASA – A ideia da parceria é de desenvolver nos profissionais, já inseridos nas cooperativas, conhecimento que possibilite o repasse de informações a respeito de como lidar com as finanças pessoais de forma proativa e responsável. O curso será ministrado por analistas do Banco Central e tem uma carga horária de 40h. 

FACILITADORES – Segundo a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, até o fim deste ano, a unidade nacional do Sescoop estima ter 100 facilitadores formados pelo Banco Central do Brasil. A intenção é que o programa seja disponibilizado às cooperativas a partir do ano de 2017.

COOPERAÇÃO – O Sescoop e o Banco Central do Brasil têm um acordo de cooperação técnico-institucional de quatro anos, visando à realização conjunta de cursos nas áreas de educação e inclusão financeiras, bem como seu material didático. Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o programa de Educação e Inclusão Financeira está completamente alinhado à filosofia de programas como o Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) e o Dia de Cooperar (Dia C).

“Nosso grande capital são as pessoas. É preciso destacar o rosto humano que atua nos setores da economia brasileira e é por isso estamos aqui: para assegurar que essas pessoas – cooperados, familiares e empregados de cooperativas – tenham bem estar e qualidade de vida, por meio de um processo de educação cada vez melhor”, frisa o superintendente.