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Notícias negócios

 

Unicred SC/PR leva educação financeira a estudantes de SC


Florianópolis (10/11/16) – Poupar é, muitas vezes, um desafio. Para mudar essa realidade a Unicred SC/PR criou o Projeto de Educação Financeira que, desde o início do ano, mostrou para mais de mil alunos de Santa Catarina como a educação financeira pode ser uma aliada. A iniciativa, que já passou por diversas cidades atende crianças de 6 a 13 anos.

Desde a origem do dinheiro até o funcionamento de uma cooperativa de crédito, todos os detalhes sobre o tema são abordados de forma lúdica e simples para os estudantes do ensino fundamental catarinense. A palestra busca conscientizar os alunos sobre a importância de se manter o equilíbrio entre ganhos e gastos.

A intenção é estimular para que as crianças saibam lidar com o dinheiro no dia a dia, participando da gestão familiar, valorizando o trabalho dos pais e entendendo a diferença entre vontade e necessidade. Além das palestras são apresentados vídeos de curta duração e distribuídas cartilhas educativas.

A palestrante Vivien Aucar, Especialista de Investimentos e Previdência da Unicred SC/PR destaca os benefícios de poupar. “Juros podem ser grandes vilões ou grandes heróis em nossa vida financeira, é preciso ter planejamento para poder economizar”, explica para os estudantes.

O projeto já passou Florianópolis, São José e Rio do Sul, orientando mais de mil alunos em escolas e instituições sociais. A expectativa é de que o Projeto seja mantido em 2017. (Fonte: Unicred SC/PR)

HSM conta com presença de 250 lideranças cooperativistas do PR

Curitiba (10/11/16) – O maior evento de gestão empresarial da América Latina, o HSM Expo Management, que ocorreu em São Paulo, no Transamérica Expo Center até esta quarta-feira (9/11), contou com a maior delegação de dirigentes cooperativistas paranaenses, com cerca de 250 participantes inscritos, dos quais, 100 apoiados pelo Sescoop/PR. Ao todo, participam 800 lideranças cooperativistas de todo o país, para um total de aproximadamente 5 mil participantes nos três dias de 

Elogios: Além de avaliarem uma oportunidade única para reciclar conhecimentos e saber o que acontece de novo no mundo coorporativo, dirigentes de cooperativas do Paraná ressaltaram a iniciativa do Sistema Ocepar em trazer para o evento uma delegação com tantas lideranças do setor. O presidente da Federação das Unimeds do Paraná, Paulo Roberto Faria, que veio com mais de 40 médicos cooperativistas ao evento, fez questão de parabenizar a Ocepar que, através do Sescoop/PR, viabilizou uma inscrição para cada presidente de cooperativa singular.

Motivação: "Isso motivou muito para que todos participassem pela primeira vez o que fez também nossa federação apoiar ainda mais algumas inscrições para cada cooperativa. O HSM é um verdadeiro encontro dos melhores pensadores, que trazem assuntos de vanguarda, de futuro, palestrantes de renome internacional. São três dias que conseguimos deixar nossos afazeres do dia-a-dia para poder parar e também trocar ideias neste in company. E, com certeza, muitos voltarão pensando diferente, pensando fora da caixinha”, lembrou.

Cooperativismo: Faria ainda destaca que quase 1/5 dos participantes são de cooperativas brasileiras, o que credencia o evento de 2017 a ter também um foco em assuntos do próprio cooperativismo. “Este peso do setor fará com que cooperativismo cada vez mais seja tema de palestras também no HSM”, destaca.

Visão Moderna: Já o presidente da Coprossel, cooperativa com sede em Laranjeiras do Sul (PR), Paulo Pinto lembra que esta iniciativa do cooperativismo paranaense, de trazer as lideranças para participar de eventos como este, demonstra que a entidade também está preocupada com seu propósito de disseminar o conhecimento não só na base mas também para os gestores.

“Com certeza está dentro da visão moderna que muitos palestrantes aqui falaram nesses dois primeiros dias. Afinal, somente através do conhecimento adquirido aqui, podemos pensar em inovações para nossas cooperativas. Ver e ouvir sobre bons exemplos para fazer a mudanças que precisamos, fazendo das nossas cooperativas sustentáveis e competitivas e que isso resulte em mais ganho para todos”. Paulo diz que o desafio é fazer mais com menos. “E para que possamos realizar isso temos que ser criativos e inovadores e o HSM neste sentido está nos ajudando muito”.

Visibilidade: Jaime Basso, presidente do Sicredi Vale do Piquiri, que tem sua sede no Oeste do Paraná, na cidade de Palotina, participar todos os anos do HSM é de fundamental importância para que as lideranças das cooperativas, especialmente do ramo de crédito, para que saibam o que vem de novidade no setor tecnológico, principalmente no financeiro. Basso lembra que neste ano o Sicredi é um dos principais patrocinadores do evento, com a cota Diamante.

“Uma visibilidade não só para o Sicredi, mas também para o cooperativismo brasileiro. E nossos dirigentes com certeza sairão daqui com uma visão diferente do mundo corporativo e de gestão. Destaco o esforço da Ocepar em trazer dirigentes dos mais diversos ramos para este evento, com certeza a tendência é aumentar para 2017”. Basso ressalta que o cooperativismo tomou um ritmo que não pode ficar de fora dessas discussões do mundo empresarial.

“Afinal de contas somos um sistema cooperativista, mas somos também empresas e tudo aquilo que é discutido aqui como métodos de gestão, novas tecnologias aqui apresentadas podem muito bem ser implementadas nas nossas cooperativas”.

Hollywood: HSM Expo Management prossegue nesta quarta-feira (9/11) com mais uma série de palestras, encerrando no final do dia. A grande atração será do diretor de cinema americano e premiado com dois Oscars, Oliver Stone que falará sobre “rompendo barreiras da criação: a inovação por trás das câmeras”. (Fonte: Sistema Ocepar)

Tocantinenses participam do maior evento de gestão empresarial da AL

Palmas (10/11/16) – De 7 a 9 de novembro, representantes do cooperativismo tocantinense participaram da 16ª edição do maior evento de gestão empresarial da América Latina: o HSM Expo 2016. O evento ocorreu em São Paulo e trouxe grandes nomes mundiais das áreas de inovação, empreendedorismo, estratégia e diferentes campos de conhecimento, entre eles Steve Wozniak, cofundador da Appe, o cineasta Oliver Stone e o consultor e escritor Tom Peters.

O grupo do Tocantins foi composto por nove pessoas representantes das cooperativas Cooperfrigu, Coapa, Unimed Araguaína, Sicoob Credipar, Unimed Gurupi, e do Sistema OCB/TO. Para o diretor operacional do Sicoob Credipar, Silvan Celestino dos Santos, o evento foi importante, pois trata de estratégias que já estão sendo aplicadas, e contribuirá na gestão de sua cooperativa. “Temos observado as tendências e os cenários diante da crise atual, e as estratégias que temos que desenvolver para superá-la e ser competitivo”, afirmou.

Para a agente de desenvolvimento humano da Coapa, foi a oportunidade para se atualizar sobre temas atuais nas áreas de gestão, inovação, sustentabilidade e liderança. A cooperativista ressaltou, ainda, que a experiência agregará valor em conhecimento e que pretende multiplicar a aprendizagem com os demais colegas de trabalho da sua cooperativa.

“Participar de eventos dessa natureza possibilita pensarmos a longo prazo, mas sem perder de vista questões atuais e que exigem mudanças e adaptações na forma que estamos gerindo nossas instituições e empresas cooperativas”, sintetizou a superintendente do Sistema OCB/TO, Maria José Andrade Leão.

O EVENTO – A HSM Expo 2016, proporcionou momentos de protagonismo para o desenvolvimento de lideranças e ofereceu, em um novo formato de evento, trilhas de aprendizagem, para aprimorar e atualizar conhecimentos em temas essenciais para as carreiras e negócios. (Ascom Sistema OCB/TO)

ENTREVISTA DA SEMANA: Scott Taylor








Brasília (9/11/16) – Desde segunda-feira, presidentes de unidades estaduais do Sistema OCB e de quatro confederações estão refletindo sobre liderança e gestão. Para isso, contam com professores especialistas da escola americana Babson College. Um deles, Scott Taylor, afirma que  liderança é sinônimo de relacionamento e que sem uma relação saudável, pautada na transparência e na verdade, não há como uma equipe atingir suas metas. Segundo ele, um bom líder possui características que podem, sim, ser desenvolvidas e até potencializadas.

Scott Taylor é professor de comportamento organizacional. O foco principal de sua pesquisa é avaliação e desenvolvimento de líderes. Ele tem estudado os vários métodos utilizados por organizações ao redor do globo para definir métodos e tecnologias capazes de desenvolver lideranças. Além disso, Scott Taylor tem mais de 20 anos de experiência de ensino em diversas partes do mundo, sendo instrutor e facilitador de recursos humanos em cursos de comportamento organizacional para executivos, estudantes de pós-graduação e alunos de graduação.

Na sua opinião o que significa liderança?

SCOTT Liderança é relacionamento. Não tem nada a ver com posição ou autoridade. A história tem mostrado que muitas pessoas em posições de liderança tiveram uma trajetória desastrosa em suas organizações. Então, para mim, liderança é a essência de uma relação amparada na alta qualidade da conexão entre duas pessoas e como elas se influenciam e geram um tom emocional. Então, dentro deste contexto, temos a permissão um do outro para estabelecermos confiança, verdade e transparência. Esses elementos são essenciais para  tomarmos a melhor decisão, inovarmos, sermos criativos e inspirar uns aos outros. É por isso que digo que, qualquer pessoa que se enquadre nessa definição e que se preocupe com o outro pode ser um bom líder.

Você acredita que liderança é a chave do sucesso? 

SCOTT – Com certeza, especialmente se você definir sucesso como a habilidade de promover e manter efetividade e de motivar as pessoas para alçar seus objetivos. Para isso, realmente, precisamos influenciar. Isso cria tudo que é necessário para crescer e se desenvolver. E se alguém tem a habilidade para orquestrar todos esses elementos – não importa quem seja – deve fazê-lo. Agora, fazer isso muito bem, é uma obrigação de quem está em uma posição de autoridade. É dessa pessoa a responsabilidade de liderar uma equipe até o atingimento de suas metas. Com certeza liderança é a chave do sucesso.

Porque líderes devem se preocupar com a forma com a qual lideram suas equipes?

SCOTT – A primeira coisa que precisamos é deixar claro que existe uma diferença entre ser líder e ser gerente. Um gerente é treinado para ser responsável por organizar, planejar e pensar em recursos financeiros. Além disso, muitos cargos de gerentes não são estruturados para inspirar, encorajar e motivar. Então, eu acredito que há muitas teorias sobre gerenciar pessoas, direcionando-as previsivelmente para alcançar um objetivo.

Já para ser um líder, a pessoa precisa estar preocupada com as relações. Um líder, é alguém em posição de autoridade e precisa conter tanto o conteúdo de liderança quanto de gerenciamento. Destaco que um líder é a pessoa que cria um propósito na organização. Precisa se preocupar com o crescimento da empresa, sem se esquecer das pessoas, sem as quais, nada é possível. Tudo nessa relação se baseia num nível muito alto de transparência.

Existe diferença entre ser líder no cooperativismo e em outros modelos econômicos?

SCOTT – Sim. Existe uma grande diferença entre a liderança no cooperativismo e a liderança em outros tipos de modelos econômicos. Começa pela legislação que difere também. Por exemplo, em empresas familiares ela precisa ser exercida de uma forma distinta em relação às cooperativas. Como inspirar um familiar e um cooperado? Não dá para usar as mesmas técnicas, pois a natureza das relações é diferente. Então, sim, há uma grande diferença entre ser líder nesses dois modelos.

Como o senhor descreveria um bom líder?

SCOTTIndependente do contexto do negócio, um bom líder precisa ter habilidade de se conectar com o outro. Primeiramente ele precisa saber claramente quem ele é. Precisa dominar o conhecimento sobre suas características mais marcantes – forças, fraquezas e valores – e, sobretudo sobre o seu propósito na organização.

Em segundo lugar, destaco a necessidade de o líder estar focado na construção de uma relação de qualidade com sua equipe, baseada na transparência, na verdade, na inspiração e no entendimento dos valores e propósitos, nos sonhos e nas esperanças de cada pessoa da equipe. Conhecendo cada um, o líder terá a chance de usar essas informações para estar atento às necessidades e oportunidades que podem afetar tanto a vida do funcionário quanto a organização, promovendo ganhos tanto para um quanto para o outro. Então, um líder precisa ter muito claro para si mesmo quem ele é, quais são suas responsabilidades perante a equipe e quais os resultados a organização espera do time todo.

Para finalizar, o senhor acredita que alguém já nasce líder ou pode ser tornar uma liderança?

SCOTT – Esse é um tópico bastante discutido. Gosto sempre de dizer que um líder pode ser formado. É evidente que nascem pessoas com mais capacidade de liderança, mas esse conjunto de habilidades pode ser adquirido, exercitado, treinado mesmo. Ser uma grande liderança não está atrelado a estudar em grandes universidades, por exemplo. Temos inúmeros exemplos disso. Uma criança pode ser uma grande liderança, por exemplo. Um bom líder precisa inspirar, ser um bom ouvinte, um bom comunicador e todos esses comportamentos podem ser desenvolvidos.

Encontro Estadual de Cooperativas dissemina boas práticas no PE

Gravatá (8/11/16) – Após as diversas experiências trocadas no Encontro Estadual das Cooperativas de Pernambuco, principalmente sob o ponto de análise de novas ideias sobre a excelência da gestão nas cooperativas, os dirigentes das instituições voltaram à ativa com vários conceitos para serem trabalhados e aprimorados durante o próximo ano. Entre os dirigentes, estavam alguns ex-alunos da pós-graduação em Gestão do Cooperativismo, que é um MBA promovido pelo Sescoop/PE. Alguns deles deixaram suas impressões e já fazem planos de como alinhar o conhecimento recebido durante o curso com as percepções adquiridas em meio ao Encontro, realizado entre os dias 5 e 7 de outubro, na cidade de Gravatá. 

O Encontro foi avaliado positivamente pelo presidente da Cooperativa de Trabalho de Cuidadores de Idosos (Coopestar), José Augusto Duarte, que foi aluno da segunda turma de MBA. Já participante de Encontros anteriores, ele analisou o evento mais recente como o melhor já realizado pelo Sistema OCB/PE. 

“Não houve Encontro semelhante ao que foi realizado neste ano. Ali foi semeado um sentimento de cooperativismo. Todos juntos pudemos trabalhar mecanismos de planejamento estratégico que já podemos utilizar em 2017. E cada passo será acompanhado de perto pelo Sescoop/PE, que continua promovendo bons cursos de qualificação. Entre eles, está o de Procedimentos Assembleares, curso bastante interessante para nós. Foi uma experiência ímpar participar do Encontro. A experiência de sentar com outros dirigentes de vários ramos fortificou ainda mais a chama do cooperativismo no estado”, contou o presidente da Coopestar. 

Além de ajudar no pensamento cooperativista, o presidente contou que o evento auxiliou na visão sistêmica de crescimento da Coopestar. “Temos um planejamento de expansão. Queremos fazer a cooperativa crescer dentro de centros de saúde e nas geriatrias. Mas para isso devemos ser sistêmicos no nosso planejamento e juntar esforços. E isso nós podemos conseguir com informação e estudo na área de gestão. Com o que foi visto no Encontro, podemos, sim, fazer tudo que queremos, bastando a nós buscar a visão estratégica necessária”, ratificou. 

A visão estratégica elogiada pelo presidente da Coopestar também foi um ponto positivo exaltado pelo gerente administrativo da Cooperativa dos profissionais e operadores no Comércio de Bezerros (Coprobe), Dimas José dos Santos. Para ele, a carga de informações passadas pelos palestrantes no evento trouxe uma reflexão de como a maior capacidade de estruturação pode representar a garantia de sucesso em um mercado cada vez mais concorrido. 

“As palestras elucidaram uma tendência na forma de pensar em cima de estratégias de mercado e oportunidades dentro de um futuro muito próximo. Principalmente a primeira palestrante, da economista Tânia Bacelar, mostrou a nós o caminho das pedras e a forma correta de fazer gestão. Ninguém quer ficar parado e ser passado para trás. O Encontro das Cooperativas nos alertou do que pode acontecer se não pensarmos de forma conjunta no cooperativismo. Aliado ao que vimos durante quase dois anos de MBA, a lição levada por mim é que existe a possibilidade de fazer da qualidade uma variável constante na nossa cooperativa”, exaltou Dimas. 

Os ex-alunos da pós-graduação ressaltaram bastante o foco do Encontro com o nível da gestão nas cooperativas. De acordo com o gerente de desenvolvimento do Sescoop/PE, Helton Aquilles, outro ex-aluno de Gestão do Cooperativismo, essa percepção deles foi algo introduzida propositalmente. “Todos os dias do evento foram pensados na forma de elevar a excelência dos trabalhos dentro das nossas cooperativas. Também apresentamos, aos dirigentes, ferramentas que podem auxilia-los no desempenho do trabalho, como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, o PDGC, com o foco de criar um plano contínuo de melhoria, elevando ainda mais os bons indicadores. Só assim, será facilitado colocar em prática tudo que foi visto durante o MBA”, falou Helton. (Fonte: Sistema OCB/PE)

Sescoop/PI oferece MBA em Gestão Executiva de Cooperativas

Teresina (8/11/16) – Os gestores das cooperativas piauienses terão em 2017 a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e habilidades gerenciais, realizar negócios com segurança e produtividade e consolidar o cooperativismo do estado como forma de organização econômica e social.

Para oferecer essa condição de atualização e melhoria dos seus desempenhos, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI) disponibiliza a primeira turma de MBA em Gestão Executiva de Cooperativas. Além de atender às prioridades definidas durante planejamento estratégico do sistema, a inciativa visa, principalmente, a profissionalização e fortalecimento da gestão dos empreendimentos cooperativos do estado.

A pós-graduação, em nível de especialização Lato Sensu, vai beneficiar os gestores que possuem diploma de curso superior e os que concluíram, com aproveitamento, os programas de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas do Piauí, em 2015 ou 2016, e de Formação de Multiplicadores em Cooperativismo, em 2016. Ao todo, 72 gestores estarão formados pelo Prodelcoop e Formacoop Multiplicador até dezembro deste ano.

“O Sescoop/PI executou esses dois programas estruturadores em atendimento a uma necessidade de capacitação apontada pelas próprias cooperativas, durante o planejamento estratégico realizado no início de 2014. E da mesma forma, realiza, agora, esse MBA como resposta a uma nova demanda de continuidade da formação desses líderes cooperativistas”, explica o gerente da instituição, Arimatéa Costa.

O gerente relembra a trajetória percorrida para elaboração e concretização desse sonho no processo de profissionalização das cooperativas do estado. Segundo ele, o Sescoop/PI só conseguiu as condições necessárias para esse investimento por meio da implantação de um terceiro programa estruturador de desenvolvimento cooperativista, o Prodecoop.

“A partir daí, realizamos o Sistema Nacional de Autogestão Cooperativista (Sinac), que inclui o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). Neste sentido, como resposta a esta atuação sistêmica possibilitou-se um incremento de 45% na arrecadação do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop)”, esclarece.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 deste mês. O início das aulas está previsto para fevereiro do ano que vem. No momento, o Sescoop/PI está concluindo o processo de licitação para contratação da organização certificadora da especialização.

O curso terá carga horária de 440 horas/aula e duração de um ano e meio, com um encontro por mês, às sextas-feiras (das 8h às 22h, em três turnos) e aos sábados (das 8h às 18h, em dois turnos). (Fonte: Sescoop/PI)

Sescoop divulga resultado final de processo seletivo para PCD

Brasília (25/10/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar o resultado da terceira etapa do processo seletivo que visa a contratação de profissional para a função de técnico de apoio administrativo – pessoa com deficiência (PCD). Para conhecer o resultado, clique aqui.

Sescoop divulga resultado preliminar da 3ª etapa do Processo Seletivo 01/2016

Brasília (19/10/2016) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado preliminar da 3ª etapa do Processo Seletivo nº 01/2016. A seleção é voltada ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo Técnico na função Técnico de Apoio Administrativo – Pessoa Com Deficiência (PCD). Acesse o comunicado e conheça a relação dos candidatos selecionados.  
 

Cooperativismo é pauta em evento internacional da FNQ

A importância de compartilhar boas práticas e investir constantemente na melhoria da gestão e da governança foi ressaltada pela gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, durante palestra apresentada hoje, em São Paulo (SP). Karla falou aos participantes do Fórum Internacional de Boas Práticas, evento promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), mostrando a adaptabilidade do MEG, Modelo de Excelência da Gestão, à realidade cooperativista e os resultados já alcançados pelo setor a partir da adoção do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista (PDGC), uma iniciativa do Sescoop. Sua palestra ficou centrada no tema “Disseminação de práticas, o modelo cooperativista - PDGC”.
 
Também como parte da programação, foi apresentado um painel com o título The Excellence Model Evolution, o qual contou com a participação de representantes do Global Excellence Model (GEM) dos EUA, da Europa e de Singapura. O objetivo foi fazer uma contextualizarão sobre a evolução dos modelos de gestão ao redor do mundo.
 
O evento foi dirigido a gestores de organizações de diversos portes e setores ligadas à FNQ, das áreas de planejamento, gestão, qualidade, recursos humanos, marketing, qualidade, sustentabilidade, entre outras. Também estavam entre o público-alvo, profissionais autônomos, consultores e estudantes de pós-graduação interessados em compartilhar e debater práticas de gestão. 
 

Projeto OCB/DGRV vai debater liderança cooperativa em Roraima

Discutir o papel das lideranças nas cooperativas e refletir sobre os impactos econômicos e sociais de suas ações. Este será o foco de uma capacitação voltada a todas as cooperativas do estado de Roraima, entre 31 de outubro e 1º de novembro, em Boa Vista, como parte do Projeto OCB/DGRV. A ideia é mostrar o quanto é importante contar com líderes atuantes e inovadores para visualizar oportunidades interessantes e trabalhar por resultados positivos para cooperados e comunidades.    
 
Como parte da programação, será apresentado aos participantes um caso concreto, o exemplo de João Carlos Leite, um empreendedor social que levou o cooperativismo para a região da Canastra, em Minas Gerais, e liderou a criação da cooperativa de crédito de São Roque de Minas, assim como a fundação de uma escola modelo para jovens da cidade. O dirigente contará um pouco de sua experiência de empreendedorismo, liderança, cooperativismo, organização social e capacidade de transformação.
 
São Roque de Minas – É um município que se destaca por altos indicadores de desenvolvimento humano, conquistados a partir de uma economia estável, baseada na produção do queijo canastra, feita em conjunto e potencializada na cooperativa que hoje reúne grande parte dos produtores locais. Sua história está contada no livro “A Cidade Morria Devagar – O Romance de uma Cooperativa”, de André Carvalho e João Leite (Editora Armazém de Ideias). 
 
O evento – Para participar da capacitação, que ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas da Universidade Federal de Roraima, é preciso procurar a unidade estadual do Sistema OCB no estado e fazer a inscrição. As vagas são limitadas e o evento tem início previsto para as 8h30.
 

Sistema OCB/AM promove Curso de Secretária em parceria com o Senac/AM

O Sistema OCB/AM, em parceria com o Senac/AM, está promovendo um Curso de Secretária de consultório médico e odontológico, para qualificação profissional. O curso está acontecendo no Centro de Formação Profissional Pequeno Franco – Unidade Centro do Senac/AM, de segunda à sexta, de 19 às 22h e terá a duração de duas semanas.

A decisão de qualificação com essa parceria , coopera com a missão do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que é “Educar para o Trabalho”, a qual, através de ações educacionais e disseminação de conhecimentos no comércio e serviços , contribui para o desenvolvimento do país.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação –Sistema OCB/Sescoop/AM

 

Sescoop divulga novo comunicado sobre 3ª etapa do Processo Seletivo 01/2016

Brasília (13/10/2016) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado às solicitações para atendimento especial na 3ª etapa do Processo Seletivo nº 01/2016, de entrevistas. A seleção é voltada ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo Técnico na função Técnico de Apoio Administrativo – Pessoa Com Deficiência (PCD). Acesse o comunicado e veja as respostas aos pedidos registrados. 
 

Reconhecimento e valorização marcaram evento de premiação do Cooperjovem

Na última sexta-feira (7/10), Maringá (PR) recebeu aproximadamente 500 professores e voluntários para compartilharem ideais para ensino em sala de aula e aplicação do Programa Cooperjovem. Esse foi o objetivo do 3º Encontro do Cooperjovem, programa promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e coordenado pelo Instituto Sicoob no estado, com apoio das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Unicoob. O tema deste ano foi ‘quem ensina transforma, o conhecimento é o caminho para grandes mudanças’.
O Programa Cooperjovem tem como objetivo fomentar o cooperativismo por meio da educação, nas escolas. “Este objetivo é alcançado com a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e práticas da cooperação, que embasam a doutrina do cooperativismo. Ao estabelecer um diálogo entre educador e educando, a proposta facilita a integração e cria um clima de confiança, respeito e cooperação, ou seja, a escola torna-se uma extensão da família” explica a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, Geâne Ferreira.

A programação do evento deste ano trouxe palestras com o professor e coach Nailor Marques Jr, e do consultor organizacional Eduardo Shinyashiki. Houve também apresentação de projetos das escolas e professores participantes e premiação de participantes do Concurso Cultural. Durante a premiação, um reconhecimento especial ao Sescoop Nacional foi entregue às representantes da instituição, Geâne Ferreira e Edlane Melo, pela parceria com o Instituto Sicoob na promoção do programa.


"O Instituto Sicoob é um parceiro importante para a realização do Cooperjovem no Paraná, Pará, Amapá e agora Rio de Janeiro. Receber esse reconhecimento demonstra o compromisso e a relevância estratégica dele para o Instituto", completa Geâne.
 
Depoimentos - “Mais uma vez nossa meta foi fazer um evento onde o professor e o ensino fossem valorizados, o caminho oposto que percebemos nas administrações públicas, mostrando que o professor é o principal ator na propagação de conhecimento e desenvolvimento social”, explicou o presidente do Instituto Sicoob, George Hiraiwa. 

“Acreditamos que os professores são os grandes advogados destes princípios em sala de aula e contribuem para a propagação de seus princípios pelas comunidades e, consequentemente, seu desenvolvimento sustentável”, destacou a gestora do Instituto Sicoob, Emanuelle Soares.

Para a professora Claudia Mertens Suhre, de Dois Vizinhos, o Programa Cooperjovem mudou a realidade, principalmente dentro do ambiente escolar, com reflexo na sociedade. “Onde havia preconceito, agora é aceitação. A atitude dos alunos mudou, o respeito fala mais alto depois do Cooperjovem”, resumiu.

Segundo a professora Gislaine da Silva Tosse, de Loanda, o Cooperjovem é um programa que dá assistência ao aluno, mas muito contribui ao educador. “O Cooperjovem nos oferece subsídio, indo além da proposta e preparando ambos para o futuro”, destacou.

 

Sescoop convoca candidatos para 3ª etapa do Processo Seletivo 01/2016

Brasília (06/10/2016) – O Processo Seletivo 01/2016 do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) chega a 3ª etapa, de entrevistas. A seleção é voltada ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo Técnico na função Técnico de Apoio Administrativo – Pessoa Com Deficiência (PCD). Acesse este comunicado e conheça o resultado final da 2ª etapa, de análise documental, e a relação de candidatos convocados para a próxima fase. 

Sescoop divulga comunicado sobre recurso relativo ao Processo Seletivo 01/2016

Brasília (06/10/16) – A Unidade Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) apresenta posicionamento sobre a interposição de recurso relativo a 2ª etapa do Processo Seletivo 01/2016, de análise documental. A seleção é voltada ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo Técnico na função Técnico de Apoio Administrativo – Pessoa Com Deficiência (PCD). Acesse o comunicado referente e veja o resultado do recurso. 
 

Sescoop divulga comunicado sobre 2ª etapa do Processo Seletivo 01/2016

Brasília (03/10/16) – A Unidade Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) apresenta o resultado preliminar da 2ª etapa do Processo Seletivo 01/2016. A seleção é voltada ao provimento de vagas e formação de cadastro reserva para o cargo Técnico na função Técnico de Apoio Administrativo – Pessoa Com Deficiência (PCD). Acesse o comunicado referente e veja a relação dos candidatos que passaram pela fase de análise documental e devem ficar atentos às próximas etapas da seleção. O prazo para recurso vai até dia 5 de outubro.    
 

Cooperativas de crédito conquistam Prêmio Lide Agronegócios 2016

Brasília (29/9/16) – O Sicredi e o Bancoob foram contemplados no Prêmio Lide Agronegócios 2016, na categoria Crédito. A cerimônia de premiação ocorreu na tarde do sábado, 24/9, em Campinas (SP), como parte da programação do 5º Fórum Nacional de Agronegócios, e teve como objetivo premiar as empresas e instituições do agronegócio brasileiro que mais se destacaram no compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do uso das mais modernas e inovadoras ferramentas de tecnologia e gestão, além de visão e atuação socioeconômica para inserção competitiva nos mercados.



Além da categoria Crédito, o Prêmio Lide Agronegócios também reconheceu o trabalho de empresas nas categorias Defensivos, Fertilizantes, Implementos Agrícolas e Sementes. A premiação foi entregue a Edson Georges Nassar, CEO do Banco Cooperativo da Confederação e da Fundação Sicredi, e a Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob, por Roberto Rodrigues, presidente do Lide Agronegócios, embaixador do cooperativismo para a FAO e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas. (Com informações do Sicredi e do Bancoob)

Cooperativistas do PR farão curso de liderança em Washington

Curitiba (29/9/16) – Um grupo de 24 pessoas, formado em sua maioria por presidentes de cooperativas do Paraná de diversos ramos, embarca amanhã para Washington DC, capital dos Estados Unidos, para uma missão técnica de estudos com foco em liderança. Também vão participar os superintendentes do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e da OCB, Renato Nobile, o coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Humberto Cesar Bridi, e profissionais do Sebrae/PR. A atividade integra o Programa de Qualificação de Presidentes das Cooperativas do Paraná do Sistema Ocepar, executado por meio do Sescoop/PR, em parceria com o Sebrae/PR.

PROGRAMAÇÃO – Entre os dias 3 e 7 de outubro, as lideranças cooperativistas participam de um curso na American University, fundada em 1893 e que atualmente possui mais de 12 mil alunos. Lá, funciona a School of Public Affairs, especializada no desenvolvimento de lideranças e reconhecida pelo U.S News and World Report como uma das melhores dos Estados Unidos nesse segmento.

Na Universidade serão tratados temas como “O descompasso entre o que a ciência conhece e o que as organizações fazem: os líderes que necessitamos”, “Liberando o poder da liderança resiliente”, “Liderança baseada em valores” e “Mude suas perguntas, mude sua vida”.

VISITAS - O grupo também irá assistir palestra na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre economia mundial e conhecerá o National Cooperative Business Association. (Fonte: Sistema Ocepar)

Encontro do Cooperjovem reúne mais de 170 profissionais em SP

Barra Bonita (29/9/16) – Entre os dias 24 e 25 de setembro, mais de 170 pessoas se reuniram para o IX Encontro Estadual do Cooperjovem, com o tema “Projetos Educativos sob o Olhar da Aprendizagem Cooperativa”. Participaram educadores, representantes de secretarias municipais de Educação e colaboradores de cooperativas de nove cidades onde o programa está presente. Durante dois dias, eles discutiram oportunidades de aprimoramento e desenvolvimento de projetos educacionais cooperativos (PECs).

De acordo com a coordenadora do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Ana Banin, foi um grande trunfo do encontro o aumento de quase 80% no número de participantes em relação ao ano anterior.

“Isso pode ser explicado pelo fato de que desta vez estiveram presentes escolas de muitas cidades que não participaram no último ano, pois entenderam a importância da formação continuada e da troca de experiências que há nos encontros estaduais”, explica.

Segundo a analista do núcleo de Projetos Sociais do Sescoop/SP, Juliana Rodrigues, este foi o encontro com o maior número de cidades presentes. Por isso, o evento foi marcado pela troca de experiências entre as escolas participantes.

“O conteúdo foi muito qualificado e muito necessário para esse momento do programa. Foi bacana trazer o tema da aprendizagem cooperativa à tona porque muitos professores já realizam isso na prática e conhecer mais um referencial teórico também foi de grande valia”, afirma a analista.

GESTÃO DE PROJETOS – Durante o encontro, entre várias atividades, os professores participaram com oficinas de monitoramento de indicadores dos projetos educacionais cooperativos (PECs), com o objetivo de estimular os profissionais a darem continuidade aos projetos mesmo após o término da parceria com o programa Cooperjovem.

De acordo com Ana Banin, a própria temática do evento foi favorável ao momento pelo qual o Cooperjovem está passando. Segundo ela, as escolas precisavam e pediam por embasamento na área de gestão de projetos.

“Sensibilizamos para um cuidado maior no monitoramento dos projetos. A partir de agora precisamos incentivar e sistematizar uma forma única de trabalhar com esses indicadores. Teremos indicadores de cada PEC, mas serão necessários indicadores do programa para além do tema de cada PEC. Então, o desafio é ter uma gestão mais focada no programa e auferir resultados mais confiáveis sobre o impacto do programa nas comunidades onde estamos inseridos”, conclui a coordenadora.

DEPOIMENTOS – Para Ana Flávia Guiaro, coordenadora pedagógica de Mococa, foi um final de semana lindo, com histórias de superação, reflexões sobre a prática e troca com outros parceiros. “Foi enriquecedor e inspirador”, declara.

Na opinião da professora Gisele Geidelis, de Ourinhos, houve muita aprendizagem com as trocas de experiências, oficinas, atividades e palestras. “Quero deixar registrado os meus agradecimentos e minha gratidão a toda equipe do Sescoop e a todos os envolvidos”, diz a educadora. (Fonte: Sescoop/SP)

Sescoop/SP orienta grupos interessados em constituir cooperativas

São Paulo (29/9/16) – Quando surge um grupo de pessoas interessadas em constituir uma cooperativa, entra em ação a equipe do Programa de Orientação Cooperativista (POC) do Sescoop/SP. Por meio do POC, as etapas de constituição do empreendimento são acompanhadas por consultores especializados, que visam assegurar que todo o processo esteja alinhado à legislação, aos princípios e aos valores do cooperativismo. Somente em 2015, a iniciativa atendeu mais de 800 pessoas.

Tudo começa quando um ou mais representantes do grupo interessado entram em contato com o Sescoop/SP, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente, em busca de informações sobre os requisitos para a constituição de uma cooperativa. Nesse momento, os consultores buscam entender a necessidade dos interessados e fazem uma análise prévia do modelo de negócio proposto.

Depois desse contato inicial, se houver aderência do projeto ao modelo cooperativista e o número mínimo de pessoas exigido para a constituição, o Sescoop/SP pode realizar uma palestra de sensibilização sobre o cooperativismo para o grupo. A partir dessa etapa, por meio da assinatura de um termo de parceria, é possível avançar nas etapas de diagnóstico situacional e nas oficinas participativas. Entre elas, a oficina de plano de negócios, que tem por objetivo estudar a viabilidade econômica do projeto proposto pelo grupo.

De acordo com o consultor de Constituição e Registro do Sescoop/SP, Vlademir Oliveira, essas etapas do processo permitem aos integrantes dos grupos avaliarem se o cooperativismo é mesmo o melhor caminho para os negócios que eles pretendem desenvolver coletivamente. “A cada fase, o grupo aprende mais e consegue se desenvolver para tomar a decisão sobre aderir ou não ao modelo cooperativista”, explica.

No último encontro, após a elaboração do plano de negócios, o grupo tem acesso aos modelos de estatuto e da ata da assembleia de constituição da cooperativa. Os documentos são disponibilizados em versões comentadas e de fácil compreensão. Para a consultora de Constituição e Registro, Paula Fracote, participar do POC pode representar custos menores para a constituição da cooperativa.

"O grupo pode evitar custos adicionais com serviços de assessoria jurídica ou contábil que nem sempre contam com profissionais especializados no cooperativismo. Ao participar do POC, há a segurança de que a cooperativa será constituída de forma idônea, dentro dos princípios, valores e leis que regem o cooperativismo”, afirma.

Mais que isso, o POC busca construir uma base sólida, para que o grupo possa se desenvolver rumo ao mercado de forma independente e autônoma, atingindo, assim, a perenidade dos negócios por meio do desenvolvimento da gestão. (Fonte: Sescoop/SP)

Serviço
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