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Brasília (13/2/14) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje o resultado final da 2ª etapa do processo seletivo para o Curso de Formação para Instrutores do Programa Formacred. E disponibilizou o Formulário de Confirmação do Curso.
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Resultado final - 2ª etapa
Resultado preliminar - 2ª etapa
Avaliação / Gabarito – Abordagem Legal
Avaliação / Gabarito – Abordagem Organizacional
Avaliação / Gabarito – Abordagem Comportamental
Resultado Final
Comunicado Nacional de Abertura de Vagas e Seleção
Resultado Preliminar e Referências bibliográficas sugeridas
Formulário de Recurso
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Belo Horizonte (13/02) – O Sistema Ocemg segue incentivando a participação das cooperativas mineiras em projetos e ações focados na melhoria da gestão. Por isso, a ferramenta do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criada em 2012 pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tem se mostrado eficiente e bem avaliada pelas instituições mineiras.
Por meio de sua Gerência de Capacitação, o Sistema realizou um workshop no último dia 4, na Casa do Cooperativismo Mineiro, destinado às cooperativas que irão integrar o PDGC a partir de 2014. Foram repassadas informações a respeito de como preencher corretamente a ficha cadastral do programa.
Segundo o instrutor do workshop, José Aílton Junqueira, o PDGC trabalha para detalhar questões alavancadoras do desenvolvimento da cooperativa. "A ferramenta aponta o que deve ser priorizado, ou melhorado, em determinado setor da instituição, que não tem tido tanta ênfase dentro da cooperativa", explicou.
Um segundo workshop realizado na segunda-feira, dia 10, teve a presença de cooperativas iniciantes no PDGC e outras já participantes. Da programação, constou uma palestra sobre planejamento estratégico com o gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta.
Segundo ele, a cooperativa precisa saber aonde quer chegar. "Você só vai dar um resultado melhor para seu cliente se fizer a gestão adequada do teu negócio. É preciso cuidar das pessoas, dos processos, dos indicadores, das metas, saber ouvir o cliente, conhecer o produto e a legislação, e você só faz isso bem quando tem uma gestão ancorada num processo verdadeiro de busca por resultados", concluiu.
Cerca de 40 pessoas participaram do primeiro evento e 50 pessoas compareceram ao workshop realizado no dia 10. Outros dois workshops já estão programados para ocorrer, ainda neste mês, nas cidades de Uberlândia e Varginha. (Assimp Sistema Ocemg)
Cuiabá (13/02) - Com um crescimento de 25,8% em 2013, o Sicredi localizado nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia fechou o ano com um montante de R$ 5,3 bilhões em ativos, ou seja, a cooperativa movimentou, em dinheiro, toda essa soma, no perímetro compreendido pelas três unidades federativas.
De acordo com o presidente do sistema financeiro, nessas localidades, João Spenthof, com relação ao patrimônio da cooperativa em 2013, houve um crescimento de 30%, comparado a 2012. Com isso, o Sicredi fechou o ano passado com um patrimônio de R$ 960 milhões.
“Além das benesses financeiras, o sistema cooperativista de crédito traz benefícios sociais porque o cooperado tem de aprender a trabalhar de forma coletiva, um em prol do outro. Nesse sentido, além de todas as linhas de créditos que oferecemos, ainda fechamos 2013 com sobras, ou seja, lucro de R$ 191 milhões, só na nossa região”, otimizou.
NÚMEROS - Segundo o presidente, ao todo são 283 mil associados distribuídos nas 11 cooperativas de crédito da região. Dessas, nove encontram-se em Mato Grosso. Outro dado interessante é que a cooperativa está presente em 73% dos municípios mato-grossenses, sendo que em 24 deles é única instituição financeira.
Com relação a abrangência da população economicamente ativa da Região, em 2013 fechou em 12,86%. No caso de Mato Grosso, o alcance é de um terço da população, ou seja, uma a cada três pessoas fazem uso de algum serviço da cooperativa no interior do estado. Continue lendo a reportagem...
Porto Alegre (12/02) – Promover a coordenação da produção, do desenvolvimento e da competitividade da cadeia produtiva do leite e dos produtos lácteos é a finalidade do Instituto Gaúcho do Leite, cuja aprovação se deu ontem, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre.
Desde a aprovação do Fundoleite, pela Assembleia Legislativa, no dia 27 de dezembro, foram realizadas diversas reuniões com o intuito de chegar-se ao estatuto da entidade, também aprovado ontem.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, foi o presidente da assembleia de constituição do Instituto. Participaram ainda: o presidente da Fetag, Élton Weber; da Apil, Wlademir Dalbosco; da Câmara Temática do Leite da Ocergs e da Cosuel, Gilberto Piccinini; do secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi; do presidente da FecoAgro/RS, Rui Polidoro Pinto; do presidente da AGL, Ernesto Krug, e, também, do representante da Famurs, Mário Nascimento.
Após a aprovação do estatuto, foi eleita a diretoria, que terá como presidente Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel (Câmara Temática do Leite da Ocergs) e, como vice-presidente, Élton Weber, da Fetag. (Assimp Ocergs)
Brasília (11/02) – O ano de 2013 foi muito especial para as cooperativas brasileiras, especialmente as vencedoras da primeira edição do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, realizado pelo Sistema OCB. As campeãs nas categorias ouro, prata e bronze constituem o público da última turma a participar do workshop sobre Plano de Melhorias e, também, do projeto Portas Abertas.
A participação das cooperativas nesses dois projetos faz parte das atividades previstas no Prêmio. Até o final do ano passado, cooperativas de todo o País, classificadas por suas boas práticas de gestão formaram os grupos iniciais, beneficiados com o workshop e com o “Portas Abertas”.
OBJETIVO - Possibilitar que a cooperativa desenvolva as oportunidades de melhorias identificadas nos relatórios de autoavaliação, elaborados com base em questionários respondidos por ela própria, no PDGC e oportunizar a troca de boas práticas. O Workshop é uma realização da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.
PORTAS ABERTAS – Além de participarem do Workshop, os cooperados também terão a chance de integrar ao projeto “Portas Abertas”, uma iniciativa do Sistema OCB, por meio da Gerência de Relações Institucionais. O Portas Abertas tem a intenção de informar e aproximar a base cooperativista do trabalho de representação realizado em Brasília. Além de apresentação institucional sobre as atribuições das entidades que compõem o Sistema OCB (Sescoop, OCB e CNCoop), os participantes também terão a chance de visitar parceiros como Embrapa, Bancoob, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Central, além de conhecer o Congresso Nacional.
Pedro Afonso (11/02) - Uma unidade mais eficiente nas áreas operacional e de gestão para oferecer um atendimento de qualidade ao produtor. É com essa proposta que a equipe do armazém da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa) vai atuar na Safra 2013/2014, conforme anunciado durante reunião, na semana passada.
No encontro, cuja participação foi de cerca 40 pessoas, os produtores conheceram detalhes sobre a manutenção geral e implantação de melhorias, executadas na unidade, com investimento inicial de R$ 500 mil. Além disso, o gerente da Unidade Operacional da Coapa, Odílio Bezerra, repassou várias informações sobre normas de funcionamento e procedimentos técnicos, sanando dúvidas dos participantes.
Ele também lembrou que o armazém funcionará 24 horas, sete dias por semana. “Todas as medidas adotadas foram pensadas a fim de dar mais eficiência e segurança, além de garantir a qualidade dos serviços prestados pelo armazém”, pontuou Bezerra.
De acordo com o superintendente, José Rander Lopes, a unidade está mais eficiente e dá mais segurança ao produtor que opta por entregar seus grãos à Coapa. Já o presidente da cooperativa, Ricardo Khouri, destacou que está sendo implantada uma filosofia de profissionalização do armazém. (Assimp Coapa)
Rio de Janeiro (11/02) - A gestão cooperativista em alta no estado fluminense. No dia 4 de fevereiro o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ iniciou uma série de visitas técnicas por todo o estado do Rio de Janeiro. O objetivo é sensibilizar as cooperativas e demonstrar a importância de elas aderirem aos programas PAGC (de Acompanhamento da Gestão Cooperativista), PDGC (de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e ao POC (de Orientação Cooperativista).
A primeira visita foi na Cooptubiacanga, cooperativa de reciclagem, localizada na Ilha do Governador. Na ocasião, a analista do Sescoop/RJ, Inês Vieira, foi recebida pelo presidente da Instituição, Wanderson Sabino.
Ele destacou o crescimento das cooperativas, a partir da profissionalização e capacitação. “Considero todo esse processo como um grande aprendizado para percebermos a importância de uma gestão mais profissional e preocupada com os controles”, analisa.
Para o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz “a adesão a esses programas tornará as cooperativas do Rio ainda mais fortes, disseminando a cultura do cooperativismo fluminense em todo o País”.
PDGC – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Mais informações: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/
PAGC – O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista visa a garantir que o cooperativismo no País mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum. Ele consiste em um diagnóstico e acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.
POC - O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como proposta garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Florianópolis (11/02) – Para informar ao quadro de associados sobre as atividades do ano de 2013, o Sicoob MaxiCrédito iniciou no dia 29 de janeiro a rodada das pré-assembleias, evento que será realizado em cada agência. Os primeiros encontros, nos municípios de Santiago do Sul, Entre Rios, União do Oeste, Caxambu do Sul, Quilombo e Águas Frias, reuniram mais de 1,8 mil pessoas. As pré-assembleias se estendem até o dia 25 de fevereiro.
Na opinião do presidente, Elói Frazzon, as pré-assembleias são mais uma forma de levar ao quadro social a transparência e a credibilidade da MaxiCrédito. “A cooperativa sempre trabalhou pensando no associado, que além de cliente, é um cotista, pois participa da instituição através da divisão dos resultados”, afirma.
Ivair Chiella, vice-presidente, diz que a MaxiCrédito teve crescimento acentuado nos últimos anos, o que mostra também as conquistas do sistema cooperativo. “Somos a maior cooperativa do sistema Sicoob de Santa Catarina e estamos entre as 24 maiores do país, resultado de um trabalho sério e pioneiro, apoiando o desenvolvimento das comunidades locais”, afirmou.
Em 2013, o Sicoob MaxiCrédito aumentou em 17,9% o número de associados, passando para 44.588 pessoas que realizam movimentações financeiras na cooperativa. Acompanhando este número, o capital social dos cooperados chegou a R$ 62 milhões, gerando um crescimento de 20,4%. (Sicoob MaxiCrédito)
Brasília (11/02) – A realização de projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2014 foi o foco principal da reunião entre dirigentes do Sistema OCDF e representantes da Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais (Trilha Mundos). A reunião aconteceu no último dia 5, em Brasília.
Durante o encontro, foram levantadas as necessidades da cooperativa e pontuadas algumas estratégias para o seu desenvolvimento. Os gestores definiram, por exemplo, a realização de palestras sobre segurança no trabalho, a serem ministradas pela presidente da Trilha Mundos, Renata Frechiani Dalla Bernardina.
Na oportunidade as representantes da cooperativa aproveitaram para conhecer as instalações da nova sede do Sistema OCDF. Participaram da reunião o superintendente do Sistema OCDF, Remy Gorga, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira, a presidente da cooperativa Renata Frechiani, além de outros representantes da Trilha Mundos.
INFORMAÇÕES – A Trilha Mundos – Projetos Socioambientais é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, constituída por uma equipe multidisciplinar especializada na elaboração e no desenvolvimento de projetos diversificados, com base na responsabilidade social e ambiental.
A ideia de se criar a cooperativa nasceu em 2004 entre colegas do curso de Especialização em Ecoturismo, oferecido pela Universidade de Brasília. Constituída em maio de 2005, a Trilha Mundos, atualmente, conta com 20 cooperados. (Assimp Sistema OCDF)
Brasília (10/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) dá publicidade a comprovação dos requisitos para o cargo analista, na função de Analista Tributário, para o candidato Reinaldo Pires Moreira, comprovou as informações de seu currículo, preenchendo, desta forma, todos os requisitos para assumir o cargo.
COMUNICADO Nº 08
Assim sendo, o Sescoop convoca o candidato para se apresentar na Gerência de Pessoas da unidade nacional do Sescoop, localizada no Edifício Belvedere, situado Setor de Autarquias Sul – SAUS - Quadra 06, Bloco “K”, 12º andar, sala nº 1202, Brasília-DF, no dia 11/02, às 9 horas para apresentação dos documentos necessários à contratação (descritos no item “nº 4.6” do Comunicado de Abertura do referido Processo Seletivo) bem como para o recebimento do exame admissional.
Brasília (7/2) - Dirigentes do Sistema OCDF e da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS) se reuniram na manhã de ontem no Cartório de 3° Ofício de Notas, localizado no Venâncio 2.000, para efetuar a assinatura da escritura de compra e venda de mais 2 salas, localizada no SCS Edifício Embaixador, Asa Sul – Brasília/ DF.
A partir desta data, as salas 219 e 220 passam a ser oficialmente patrimônio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal.
Estavam presentes o Presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi, o Superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Remy Gorga, o Diretor Financeiro da OCDF, Luiz Lesse Moura Santos, a Gerente Administrativo/Financeiro da OCDF, Sônia Rodrigues de Miranda Silva, O Presidente da FNHRBS, Alexandre Sampaio de Abreu e o Diretor Financeiro da FBHA, José Darcílio Côrtes Junqueira Reis.
(Fonte: Sistema OCDF)
Rio de Janeiro (7/2) - No dia 4 de fevereiro o setor de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/RJ iniciou uma série de visitas técnicas às cooperativas do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é sensibilizá-las e demonstrar a importância de aderirem ao PAGC (Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista), ao PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas) e ao POC (Programa de Orientação Cooperativista).
A primeira visita foi na Cooptubiacanga, cooperativa de reciclagem, localizada na Ilha do Governador. Na ocasião, a analista do Sescoop/RJ, Inês Vieira, foi recebida pelo presidente da Instituição, Wanderson Sabino.
Wanderson destacou que o crescimento das cooperativas se dá a partir da profissionalização e capacitação: “Considero todo este processo como um grande aprendizado para que possamos perceber a importância de uma gestão mais profissional e preocupada com os controles”, destacou.
Para o presidente do Sistema OCB/Sescoop/RJ, Marcos Diaz “a adesão a estes programas vai tornar as cooperativas do Estado ainda mais fortes, disseminando a cultura do cooperativismo fluminense em todo o país”.
A Cooptubiacanga é uma das cooperativas que operam a Central de Triagem em Irajá, que faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis.
PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.
Toda a metodologia desse Programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.
Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), simbolizando a visão sistêmica da organização.
Mais informações: http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br/hotsite/
PAGC
O Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista, visa garantir que o cooperativismo no país mantenha suas características originais de respeito ao trabalho coletivo e para o bem comum.
O PAGC consiste em um diagnóstico e acompanhamento das cooperativas, com orientações e planos de melhoria, por meio do Instrumento de Acompanhamento da Gestão Cooperativista.
POC
O Programa de Orientação Cooperativista (POC) tem como proposta garantir conhecimento a grupos interessados em saber mais sobre a doutrina, princípios, valores e características de uma sociedade cooperativista. Este programa visa aumentar os níveis de conhecimento da sociedade em cooperativismo, preparando estes grupos para constituir ou fazer parte de cooperativas de forma consciente e responsável, ajudando a disseminar a cultura cooperativista.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)
"Brasília (6/2) - O PENSA – Centro de Conhecimento em Agronegócios da Universidade de São Paulo – está retomando os seus já tradicionais seminários. O primeiro deste ano será com uma empresa controlada por uma cooperativa norte americana, líder mundial do agronegócio diversificada em energia, grãos e alimentos. “CHS – Uma cooperativa global” é o tema do encontro que ocorre no dia 13 de fevereiro em São Paulo.
O palestrante será o CEO da companhia no Brasil, Stefano Rettore. Graduado em Economia Internacional pela Universidade de Torino, na Itália, Rettore participou de um Programa de Desenvolvimento Executivo do INSEAD e do Advanced Management Program da Harvard Business School, do qual é um Alumni.
O seminário está marcado para o período das 11h às 12h, e será realizado na sala Ruy Leme da FEA/USP. Para mais informações: (11) 3818-4005 /
Saiba mais
O PENSA é um centro de pesquisa, ensino e extensão, dedicado ao estudo das estratégias das organizações que atuam nos sistemas de base agrícola. Tem a sua base na Universidade de São Paulo, desde 1990, e representa uma organização na forma de rede com participantes de diferentes Universidades do Brasil e do exterior. Desenvolve essa competência por meio de 3 áreas de atuação: pesquisa, educação continuada e projetos aplicados.
Curitiba (4/2) - A proposta de criação de uma central de fretes em Paranaguá foi discutida por dirigentes de 11 cooperativas paranaenses do ramo transporte, que participaram de uma reunião extraordinária ocorrida no último dia 1º de abril, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. A ideia partiu do coordenador estadual do ramo, Dorival Bartzike, que é presidente da Coopercaf (Cooperativa de Transportes de Cafelândia). De acordo com ele, o objetivo seria constituir uma cooperativa central em Paranaguá, com a responsabilidade inicial de agenciar fretes de retorno para as cooperativas filiadas a ela. Além desta atribuição, foi levantada a possibilidade desta central organizar fretes das filiadas para as cooperativas que precisem de mais caminhões em determinadas épocas do ano que demandam caminhões além da capacidade da cooperativa.
A proposta foi bem aceita pelos participantes do encontro e os representantes do ramo decidiram solicitar apoio da Ocepar na elaboração de um estudo de viabilidade para a criação dessa central”, informou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola Neto. Um ofício com essa demanda foi encaminhado ao presidente da entidade, João Paulo Koslovski.
Fundo de ajuda mútua – Na reunião, foi discutida ainda a criação de um fundo de ajuda mútua entre as cooperativas de transporte. Diante da dificuldade de concretizar essa proposta, devido a proibições impostas pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, o grupo decidiu enviar um ofício ao Conselho Consultivo Nacional do Ramo, solicitando que o tema seja tratado diretamente com a Susep. “A intenção é avaliar se existe um meio de utilizar a prerrogativa da Lei nº 5.764/71, criando fundos de assistência mútua para reduzir o custo com a contratação de seguros para caminhões e implemento”, esclareceu Gogola. A reunião contou ainda com a participação do analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Jessé Aquino Rodrigues.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Belém (4/2) - O Sistema OCB/Sescoop-PA, por meio de seu presidente Ernandes Raiol, tem realizado visitas a cooperativas da região oeste do estado. As visitas ocorreram desde o dia 23/1 e foram até o dia 31/1. Entre os objetivos da visita técnica estiveram o de reunir com as cooperativas da região, apresentar a forma de trabalho do Sistema, orientar os cooperados no sentido de profissionalizar a gestão por meio do cursos desenvolvidos pelo Sescoop-PA, e principalmente, difundir a recente conquista do cooperativismo com a Lei nº 7.780, de 26/12/2013, que instituiu a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo no Estado do Pará.
A nova Lei consiste no conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento no Pará. Para efetivação da política, compete ao Poder Público Estadual, por exemplo, criar instrumentos e mecanismos que estimulem o contínuo crescimento da atividade cooperativista.
Entre os municípios visitados na região oeste do Pará estiveram Santarém, Óbidos, Almeirim, Belterra, Monte Alegre, Prainha, Mojuí dos Campos e Alenquer. A visita técnica pretendeu assim, aproximar cada vez mais o Sistema OCB/Sescoop-PA das cooperativas do estado, orientando, esclarecendo e contribuindo para o crescimento do cooperativismo local.
(Fonte: Sistema OCB/PA)
"São Paulo (3/2) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de São Paulo (Sescoop/SP) está apoiando a realização do curso Direito Cooperativo, oferecido pela Escola Superior de Advocacia (ESA). Além de apoiador, o Sescoop/SP está oferecendo 20 bolsas para colaboradores de cooperativas. As bolsas são de R$ 370,00, o valor do curso. Os 20 primeiros inscritos, através do site da instituição, serão contemplados com a bolsa.
O curso tem 33 horas-aula e será ministrado aos sábados, das 9h30 às 12h30, de 8 de março a 31 de maio, na Escola Superior de Advocacia. O curso tem como público-alvo graduados em Direito, estagiários de Direito e colaboradores das cooperativas. O curso vai abordar questões relacionadas à matéria Direito Cooperativo, tais como Evolução Histórica do Cooperativismo, Aspectos Legais e Societários, Aspectos Tributários, Contábeis e Sindicais das Sociedades e Gestão Estratégica de Cooperativas. Um dos professores do curso é o coordenador jurídico do Sistema Ocesp, Paulo Gonçalves Lins Vieira.
As inscrições já estão abertas - basta acessar www.sescoopsp.org.br. Após as 20 primeiras inscrições no site do Sescoop/SP, os demais interessados devem se inscrever diretamente na ESA.
"Natal (3/2) - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (Sescoop/RN) deu início à temporada 2014 dos “Encontros Regionais Cooperativistas”, um evento consagrado que gera oportunidades para debater assuntos relevantes, além de enfatizar a participação do cooperativismo como modelo de desenvolvimento econômico.
Este ano, além das palestras com especialistas nas áreas da gestão cooperativista, o Sescoop/RN uma equipe completa para oferecer todos os serviços de sua área de atuação: capacitação, monitoramento e promoção social. “Este ano, o Encontro Regional cresceu e irá comportar tudo o que o Sescoop/RN tem a oferecer às cooperativas. O Evento será sempre em dois momentos: pela manhã haverá as palestras e, à tarde, eventos de ação social. Além de uma equipe de monitoramento atendendo às demandas das cooperativas”, explica a superintendente do Sescoop/RN, Sônia Rocha.
O primeiro Encontro Regional Cooperativista será em Santa Cruz/RN, no próximo dia 13 de fevereiro, no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
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(Fonte: Sistema OCB/RN)
Maceió (31/1) - A diretoria da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) foi a entidade alagoana presente em uma conferência da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solitária (Unicafes), na última quarta-feira, dia 29. O encontro ocorreu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), em Brasília, reunindo cooperativas brasileiras que atuam no segmento.
Durante a conferência, o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, foi ouvido pelo presidente da Unicafes, Luiz Possamai, o qual tem planos pra fortalecer a atuação da entidade em Alagoas. “Apresentamos o projeto da CPLA-Camila e eles ficaram bastante interessados, pois viram o quanto esse trabalho de inclusão produtiva com os agricultores familiares vem fazendo a diferença no estado”, explicou Monteiro.
Ainda de acordo com o presidente da CPLA, Possamai quer visitar Alagoas para avaliar in loco o quanto o modelo de gestão cooperativista garantiu o desenvolvimento de muitos produtores e promoveu o associativismo nas comunidades.
Sobre o projeto CPLA-Camila, a conferência foi a oportunidade para apresentá-lo também ao presidente da Conab, Rubens Rodrigues e ao ministro do desenvolvimento agrário, Pepe Vargas, ambos presentes no evento.
(Fonte: Sistema OCB/AL)
Curitiba (31/1) - Com a presença de diretores das nove cooperativas que integram o Sistema Uniprime, cooperativas de crédito ligadas ao setor de saúde nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, foi realizada na manhã desta sexta-feira (31/01), em Curitiba, na sede do Sistema Ocepar, uma reunião que contou com a presença do superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken e do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Mato Grosso do Sul e diretor da OCB, Celso Ramos Régis.
Sistema Ocepar – O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken abriu o encontro dando boas vindas aos dirigentes e justificou a ausência do presidente da entidade, João Paulo Koslovski, que participa neste final de semana de Assembleias das cooperativas Copacol e Lar no interior do Paraná. Na sequência, Ricken fez uma detalhada apresentação sobre a atuação do Sistema Ocepar, avanços e conquistas alcançados ao longo dos anos e os serviços que tanto da Ocepar, Sescoop/PR e a Fecoopar, oferecem para as cooperativas. Também participaram da reunião, Devair Men, da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão, Marcelo Martins, da Gerência de Desenvolvimento Humano, Claudiomiro Rodrigues, da área administrativa e financeira da Ocepar, Anderson Eugenio Lechechem da assessoria jurídica da Fecoopar e o coordenador de comunicação, Samuel Zanello Milléo Filho. “Ficamos muito felizes em poder receber as diretorias de todas as cooperativas do Sistema Uniprime aqui em nossa sede e assim estreitar ainda mais nosso relacionamento. Hoje a Uniprime é um sistema consolidado dentro do cooperativismo de crédito no Brasil e temos orgulho de contarmos com vocês no Sistema Ocepar”, frisou Ricken.
OCB/MS – Na sequência o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) do Mato Grosso do Sul e diretor da OCB, Celso Ramos Régis falou sobre os trabalhos realizados no seu estado e também fez um breve relato da atuação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da qual faz parte da diretoria.
Reconhecimento – Régis fez questão de destacar que a reunião foi muito produtiva. “Conclamei a todos os dirigentes presentes que venham a integrar mais o Sistema Ocepar e OCB do Mato Grosso do Sul, e passar a utilizar mais, tanto das estruturas que disponibilizamos como também dos produtos e serviços ofertados, especialmente pelo Sescoop como também pelas Federações nos dois estados. É preciso que todos os ramos do cooperativismo, como a Uniprime se aproximem mais das suas organizações estaduais e essas possam satisfazer os anseios do setor. Foi uma reunião muito boa e creio que todas as possíveis dúvidas que existiam a respeito do funcionamento da Ocepar e da OCBMS foram esclarecidos”, disse.
Avaliação – Para o presidente da Central Uniprime, Álvaro Jabur este encontro na sede do Sistema Ocepar era uma demanda das lideranças e que graças ao apoio das entidades foi possível acontecer nesta data. “Diria que o objetivo principal era de nos conhecermos melhor, entendermos melhor qual é nossa inter-relação, unir esforços para obtermos resultados comuns e com mais eficiência, enfim, uma maior integração das principais ações, tanto econômicas como políticas nos três estados”. Jabur disse que o encontro foi produtivo na medida em que diversas dúvidas foram esclarecidas tanto pelo Ricken como pelo Régis. “Estamos muito satisfeitos com este encontro e agora é trabalhar para que as coisas aconteçam da melhor forma para o bem do cooperativismo”, lembrou.
Presenças – Diretores das cooperativas do Sistema Uniprime do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo e que participaram do encontro na Ocepar: Alvaro Jabur, Aramis Karam de Araujo, Hirofumi Uyeda, José Roberto Madrucci, Valdomiro Vendramin, Carlos Mascarenhas, Júlio Cesar Pires Busetti Mori, Alex Robert Spengler, Cesar Augusto Souza, Geraldo Oliveira, Augusto Garofani e Sergio Luiz Reis Furlani.
(Fonte: Sistema Ocepar)
Rio (31/1) - Na última terça-feira, o diretor da OCB/RJ, representante estadual do ramo transporte, membro do conselho consultivo nacional do setor e presidente da Robocoop, Vinícius Mesquita, visitou a Matriz da Coopercarga, Cooperativa de Transporte de Cargas, localizada em Concórdia, Santa Catarina. O objetivo da visita foi conhecer algumas áreas específicas, o modelo de gestão e o formato de condução dos negócios da Instituição.
Na ocasião, Vinícius Mesquita foi recebido pelo presidente da Coopercarga, Osnir Roman, pelo diretor administrativo, Jamir Cordeiro da Silva, e pelos gerentes da cooperativa. Também estiveram presentes o presidente da Cooparioca Táxi e do Conselho Regional de Taxistas do Estado do Rio de Janeiro – CRT, Severino Vicente de Lima, o presidente da Copertramo e membro do CRT, José Augusto de Almeida Pacheco, e o assessor jurídico do Sistema OCB/Sescoop/RJ e advogado de diversas cooperativas de táxi do Estado do Rio de Janeiro, Abdul Nasser.
“O encontro foi muito proveitoso, pois conhecemos um excelente modelo de gestão. Buscaremos aplicar a mesma metodologia em nossas cooperativas”, destacou Vinícius Mesquita.
Fundada em 9 de fevereiro de 1990 por 143 pequenos transportadores do meio-oeste de Santa Catarina, a Coopercarga tem mais de 60 unidades (entre filiais e pontos de apoio) no Brasil e Argentina. São ao todo 3.500 postos de trabalhos gerados e uma frota acima de 1.700 caminhões.
Seu desenvolvimento proporcionou a formação de um conglomerado de entidades representativas do setor de transporte rodoviário de cargas no país e na América Latina. Deu apoio e contribuiu diretamente para a criação do PATE - Posto de Atendimento ao Trabalhador na Estrada; FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte; CETT – Centro de Educação e Tecnologia no Transporte; FATTEP – Faculdade de Tecnologia no Transporte Pedro Rogério Garcia – TRANSCREDI – Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Concórdia e Região, e é associada do SETCOM – Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense.
Através da FABET os profissionais da Coopercarga são treinados no uso de novas tecnologias e instruídos quanto a segurança e agilidade na operação logística. Através de equipamentos de última geração, a carga é monitorada e acompanhada 24 horas por dia. A média de idade da frota Coopercarga é de 4 anos, enquanto a média nacional passa dos 16 anos. Frotas com GPS, rádios, roteirizadores automáticos e sistema de gestão integrada também fazem parte da rotina da Coopercarga. Em 2004 recebeu a ISO 9001, onde a política de qualidade da empresa foi certificada pela empresa DET NORSKE VERITAS-DNV. Já em 2005 foi certificada pelo SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade), que habilita a Coopercarga no transporte de produtos químicos.
(Fonte: Sistema OCB/RJ)
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