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Belo Horizonte (27/02) – Um livro produzido pelo Sistema OCB, especialmente, para celebrar o Ano Internacional do Cooperativismo, apresenta 366 histórias de cooperativas de todo o Brasil. "O ano de 2012 foi, sem dúvida, um marco para todos os cooperativistas, independentemente de sua origem. Para nós, brasileiros, fica, também, a sensação de dever cumprido", afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, na apresentação da obra. Com o título de "Histórias de cooperação - 366 cooperativas brasileiras que constroem um mundo melhor", Minas Gerais foi o estado com o maior número de publicações, 52 no total.
O livro foi publicado com o objetivo de retratar a força do cooperativismo que, no Brasil, reúne mais de 11 milhões de associados, mais de 320 mil empregados e cerca de 44 milhões de brasileiros envolvidos com o setor. Para tanto, é contada a trajetória de 366 cooperativas, de todo o País, que superaram diversos obstáculos e alcançaram sucesso.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, a grande inserção de histórias de cooperativas mineiras na publicação confirma a força do Estado para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro.
A obra traz exemplos dos 26 estados e do Distrito Federal, contemplando os 13 ramos do cooperativismo: agropecuário, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer. As experiências bem-sucedidas foram dividas em seis grandes temas: Economia sustentável; Educação, formação e informação, Excelência em gestão; Inovação e resultados; Interesse pela comunidade e Responsabilidade socioambiental. (Assimp Ocemg)
Campo Mourão (27/02) - Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada nesta quarta-feira (26) na sua sede em Campo Mourão, os associados da Credicoamo aprovaram o balanço e a distribuição de sobras do exercício de 2013.
A cooperativa de crédito dos associados da Coamo registrou um ativo total de R$ 1,20 bilhão, com crescimento de 17,75% e um patrimônio líquido de R$ 258,19 milhões, valor 14,57% maior em relação a 2012. A receita global da Credicoamo totalizou R$ 108,94 milhões, volume 10,88% superior ao ano anterior.
SOBRAS - A eficiência da gestão e a melhorias nos processos operacionais proporcionaram sobras líquidas no montante de R$ 36,00 milhões, que estarão sendo distribuídas aos associados a partir desta quinta-feira (27) em todas as agências da Credicoamo, na proporção da movimentação de suas atividades durante o ano de 2013.
FINANCIAMENTOS – A Credicoamo manteve todas as linhas de crédito ativas, com recursos próprios, de repasses e por meio dos Termos de Cooperação Técnica junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. “Destacamos a aplicação de R$ 884,51 milhões na concessão de financiamentos de crédito rural e em várias modalidades de empréstimos e financiamentos, com a contratação de 18.621 operações de crédito, o que representou um crescimento de 28,17% em relação a 2012”, informa o presidente da Credicoamo, José Aroldo Gallassini.
SEGURO AGRÍCOLA – Um fato relevante no desempenho da Credicoamo no exercício de 2013 foi o volume de seguro agrícola contratado, com importância segurada de R$ 512,72 milhões e 3.735 apólices, 24,12% maior que o registrado em 2012.
AGÊNCIAS – Para melhor atender os anseios dos seus associados, a Credicoamo inaugurou em 2013 agências nas cidades de Araruna e Boa Ventura de São Roque, no Estado do Paraná e, Amambai, Aral Moreira, Caarapó e Laguna Carapã, no Estado do Mato Grosso do Sul. Foram realizados investimentos na modernização da estrutura física dos Postos de Atendimento de Coronel Vivida, Goioerê, Mangueirinha, Peabiru e Pitanga.
ASSOCIADOS - Em 2013, a Credicoamo totalizou 11.076 associados, número este 11,69% maior em relação a 2012, os quais são atendidos nas 37 agências localizadas nos Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. (Assimp Credicoamo)
Maceió (26/02) - Conhecida como um dos melhores modelos de gestão cooperativista agrícola do Nordeste, a Cooperativa Pindorama já traça um novo mapeamento comercial para aumentar os resultados no mercado regional. A diretoria da entidade, juntamente com seu setor comercial, começa a elaborar um plano estratégico para intensificar as vendas em estados mais próximos de Alagoas.
Estados como Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Ceará – os dois últimos onde a Pindorama já possui escritório de representação comercial – são classificados pela diretoria como potenciais para a cooperativa atingir seus resultados neste ano.
“Concentrar a distribuição no Nordeste, além de melhorias na logística, nos ajuda na consolidação da marca, pois o mercado alimentício é bastante concorrido e não é tão viável nos espalharmos por todo País se precisamos atingir um mercado mais próximo”, avalia o diretor-secretário da Pindorama, Carlos Roberto Santos.
Ainda de acordo com a diretoria, o estudo já vinha sendo feito sobre escoamento das vendas, e agora possui a proposta de se concentrar nos estados nordestinos para garantir rentabilidade mais imediata.
“É nos mercados local e regional que temos a clientela mais fidelizada e articulamos melhor as parcerias. Em se tratando de uma instituição onde o resultado é dividido e tudo é deliberado em conjunto, será a maneira mais equilibrada de seguirmos no mercado nesses tempos de instabilidade em algumas cadeias produtivas agrícolas”, completa Carlos Roberto.
O polo industrial da Pindorama, em Coruripe, é composto por uma usina sucroenergética, uma fábrica de sucos, um laticínio – o único do litoral sul alagoano – e dezenas de outras microempresas da comunidade que são amparadas pelo Núcleo Incubador de Empresas de Pindorama (Niep). No portfólio da marca, ainda estão disponíveis no mercado balas sortidas, suco em pó, vinagre, molhos de pimenta, de alho, molho inglês, que são fabricados por empresas terceirizadas. (Assimp Pindorama)
Brasília (25/02) - Os membros do Conselho do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) se reuniram hoje, na Casa do Cooperativismo, para analisar o regimento interno do comitê jurídico do Sistema OCB e, também, para discutir o plano anual de atividades da auditoria interna e os projetos do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o superintendente, Renato Nobile, participaram da reunião.
Esse fundo financeiro destina-se às unidades estaduais do Sescoop, em cumprimento aos objetivos regimentais da entidade. Ele corresponde a 20% da arrecadação líquida do Serviço Nacional. Seu objetivo é apoiar ações que visem ao desenvolvimento de sociedades cooperativas e seus integrantes. Os recursos do Fundecoop custeiam atividades e demandas das áreas de formação, capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento das cooperativas, alinhadas às estratégias do Sescoop.
Brasília (25/02) – O Sistema OCB foi apresentado hoje aos executivos da Divisão da Diretoria de Crédito do Banco do Brasil (Dicre), em Curitiba-PR. O departamento faz parte da Gerência de Negócios com Cooperativas (Genec). As gerentes: Clara Maffia (Técnica e Econômica) e Susan Miyashita(Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas) falaram sobre os trabalhos desenvolvidos pelo sistema. Apresentando as ações realizadas pelo Sistema Ocepar, também estiveram presentes à reunião o gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Gerson José Lauermann, e o gerente Técnico e Econômico, Flávio Turra, além do auditor de Gestão, Marcos Antônio Caetano.
Dentre os itens apresentados, destacou-se a articulação da unidade nacional junto às organizações estaduais, além do desenvolvimento de ações que visem à profissionalização da gestão e governança das cooperativas.
Na oportunidade, também foram debatidas as normas contábeis das sociedades cooperativas (ato cooperativo e não cooperativo), o programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e o Plano Estratégico Sistêmico 2015-2020.
Rio de Janeiro (25/02) - O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, participou da reunião do Conselho Federativo da Unimed do Estado do Rio de Janeiro, na sede da Federação, no dia 21 de fevereiro. Um dos pontos de debate foi a formalização de um acordo de contribuição para que as Unimed’s fluminenses (singulares) voltem a participar ativamente do Sistema.
Marcos Diaz dividiu a mesa com o presidente da Federação, Euclides Carpi, com os diretores administrativo e financeiro, Fábio Nasser e João Cruz, respectivamente, além de outros membros da diretoria da entidade.
Na ocasião, Diaz relatou a importância de as Unimed’s ingressarem na OCB/RJ. “O cooperativismo do nosso estado precisa do exemplo de cooperativas fortes. Um dos maiores desafios é a busca pela profissionalização da gestão e isso as Unimed’s já possuem. A participação de vocês auxiliará muito no crescimento do sistema cooperativista do Rio”, disse.
“O Sistema OCB/RJ é a defesa das cooperativas dentro da legalidade cooperativista, por meio de assessorias jurídicas e contábeis, por exemplo”, destacou o presidente da Unimed Centro Sul Fluminense, Sebastião Barbosa. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Porto Alegre (25/02) – O cooperativismo é, cada vez mais, assunto que merece destaque no meio acadêmico. Tanto é que, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ministrou uma palestra, na semana passada a professores e alunos da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
O evento ocorreu durante a reunião de preparação do ano letivo de 2014, na sede da Escoop. Os objetivos principais foram: atualizar as orientações da secretaria acadêmica e apresentar o projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas aos professores.
A reunião foi conduzida pelo diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, e pelo coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão, Mario De Conto. O evento serviu para abrir as atividades do ano letivo 2014. As aulas foram retomadas ontem.
CURSO – O curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, autorizado pelo Ministério da Educação tem origem na preocupação do Sescoop/RS em atender às demandas de qualificação. O profissional estará apto a participar com competência da gestão de empresas cooperativas.
ESCOOP – A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) foi credenciada pelo Ministério da Educação, em 2011. Essa é a primeira faculdade voltada exclusivamente ao cooperativismo no Brasil, autorizada pelo MEC.
A Escoop é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que tem, entre seus objetivos legais, organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para as cooperativas.
Pioneira no ensino cooperativista no país, a Escoop visa a formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas. (Assimp Sistema Ocergs)
Florianópolis (24/02) – Os preços pagos aos produtores rurais catarinenses pelo litro do leite devem baixar mais um pouco – em torno de 0,5% – até o fim de fevereiro, configurando seis meses de queda. Neste mês a redução foi de 4,15% e, nos últimos 180 dias, a queda acumula perda de 24%.
O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC), Nelton Rogério de Souza, assegura que essa notícia amarga traz uma previsão mais adocicada: em março inicia a escalada de recuperação da renda daqueles que se dedicam à pecuária leiteira.
A conjugação de vários fatores resultará, a partir do próximo mês, na elevação do preço do leite recolhido nos estabelecimentos rurais. A seca que atinge o oeste provoca queda de 20% na produção catarinense. As pastagens de verão já foram consumidas e o excesso de calor reduz o volume de ingestão das vacas que, comendo menos, produzem menos leite. No Brasil, as perdas já significam 30%.
As exportações de lácteos não cessaram e, por outro lado, as importações baixaram em face da valorização do dólar. Assim, será a redução da oferta de leite que fará o preço subir, assinala Nelton.
Os valores de referência dessa matéria-prima, projetados para este mês de fevereiro pelo Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado (Conseleite), indicam leve redução de 0,5%. É provável, porém, que o mês se encerre sem variação alguma.
Os preços recuaram fortemente e retiraram a lucratividade do setor, mas, agora, inicia-se um período de recuperação, prevê o vice-presidente da FAESC.
De acordo com projeção do Conseleite, os valores de referência baixam 0,5%, neste mês de fevereiro para o leite-padrão (R$ 0,7351 o litro), para o leite de qualidade acima do padrão (R$ 0,8454) e para o leite abaixo do padrão (R$ 0,6683).
Na segunda quinzena de março, o Conselho volta a se reunir para anunciar os números definitivos de fevereiro e a nova projeção mensal. Embora tenha esses valores como referência negocial, o mercado – como de praxe – está praticando preços levemente superiores, em torno de R$ 0,90/litro.
Santa Catarina é o quinto produtor nacional, o Estado gera 2,7 bilhões de litros/ano. Praticamente, todos os estabelecimentos agropecuários produzem leite, o que gera renda mensal às famílias rurais e contribui para o controle do êxodo rural. O oeste catarinense responde por 73,8% da produção. Os 80.000 produtores de leite (dos quais, 60.000 são produtores comerciais) geram 7,4 milhões de litros/dia. (Assimp Faesc)
Goiânia (24/02) – A sexta edição do Workshop de Vendas da Corretora Unimed Goiânia foi realizado de 14 a 16 de fevereiro com a participação da equipe de vendas, gerentes, coordenadores e diretores da Unimed Goiânia. Ao todo, 49 colaboradores da corretora estiveram presentes.
O workshop foi precedido por uma intervenção de responsabilidade social, realizada no dia 14, no Colégio Estadual Ermando da Conceição, pelos colaboradores da Corretora, em parceria com a Uniodonto Goiânia e a Medilar.
No dia seguinte, após o café da manhã, o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro, fez a abertura oficial do workshop, cumprimentando todos os participantes, em especial, os diretores da Unimed Goiânia presentes.
Ele destacou sua satisfação por tudo que tem acontecido ao longo dos últimos seis anos, que permitiram a construção de uma nova cara para a Corretora Unimed Goiânia, com uma nova sede e uma equipe de vendas estimulada e focada no aumento da carteira de clientes.
“Mais uma vez, reafirmo meus agradecimentos a todos os colaboradores, cuja dedicação e esforço garantiram inúmeras conquistas, consolidações e a liderança da Cooperativa no mercado de planos de saúde”, disse, ao destacar que a Corretora, por ser a porta de entrada dos beneficiários, representa a razão de ser da Cooperativa e uma oportunidade de trabalho dos mais de 2,8 mil médicos cooperados.
Em seguida, sob a coordenação do gerente da Corretora, Amarízio Costa, aconteceram as apresentações das gerências de Marketing e de Mercado da Cooperativa sobre a campanha de vendas e o desenvolvimento de uma nova ferramenta digital para o preenchimento de contratos (veja na próxima edição do Informe On-Line).
Ao serem encerradas, o tempo passou a ser dedicado às reuniões do Planejamento Estratégico coordenadas por consultores da empresa Orientec Negócios, com intervalos para dinâmicas, atividades vivenciais e palestras. (Assimp Unimed Goiânia e Corretora)
Campos dos Goytacazes (21/02) – No dia 19 de fevereiro o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, esteve em Campos dos Goytacazes, interior do estado fluminense RJ para uma série de encontros com os representantes de cooperativas da região. O objetivo das visitas foi promover a aproximação do Sistema com as instituições a fim de identificar as necessidades em vários aspectos, no sentido de oferecer apoio, tanto em treinamentos quanto com a promoção da intercooperação.
A programação começou com o evento “Café com o presidente”, realizado na Coobranorte. Na ocasião, Marcos Diaz foi recebido pelo presidente da cooperativa, Waldemar Soares.
Um dos pontos de debate foi a possível criação de um Escritório Regional do Cooperativismo (ERC) na cidade de Campos dos Goytacazes, na sede da Coobranorte. Atualmente, o Sistema OCB/RJ tem polos nas cidades de Barra Mansa, Maricá, Teresópolis e Santo Antônio de Pádua, além da sede, no Rio de Janeiro.
De acordo com Waldemar Soares, toda a infraestrutura já está montada: "Este núcleo vai significar que a o Sistema OCB/RJ estará ainda mais perto do cooperativismo campista. Com a viabilização deste projeto, fomentaremos a intercooperação, pois as cooperativas de diversos ramos poderão tirar dúvidas e formar parcerias”, destacou.
“Sabemos da necessidade de aproximar o Sistema das cooperativas. Buscamos a profissionalização da gestão. Quanto mais núcleos de atendimento tivermos mais rápido poderemos atender às necessidades das cooperativas”, disse Marcos Diaz.
FUNDENOR - Em seguida Marcos Diaz esteve na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor) para uma reunião com o presidente José Carlos Menezes. O debate girou sobre a possibilidade de convênios entre as instituições.
COAGRO - A última reunião foi na sede da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro Ltda (Coagro). Marcos Diaz conversou com o supervisor de controladoria, Márcio Rocha, que representou o presidente Frederico Rangel. “Agradeço o apoio oferecido pelo Sistema OCB nos treinamentos nas áreas de meio ambiente e tributária bem como a parceria para promovermos a III Semana Interna de Prevenção de Acidente do Trabalhador Rural (SIPATR)”. (Assimp Sistema OCB/RJ)
Manacapuru (21/02) – Elaborar um plano de ações para Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Coomapem) foi o objetivo da visita do especialista em Cooperativismo e Metodologias Participativas de Aprendizagem Vivencial, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos. O encontro foi realizado em parceria com o Sistema OCB/AM, no domingo, dia 16.
Outra intenção do trabalho é desenvolver um diagnóstico contendo os aspectos positivos da cooperativa e de seu quadro social, buscando fixar metodologias para sanar as dificuldades da organização.
Segundo a presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, a ação superou as expectativas do grupo. “Estou muito feliz pela participação dos agentes do processo. Vi o comprometimento de todos e a forma contributiva que cada um deu para acrescentar, ao nosso dia a dia, suas experiências como gestores”, diz Eliana.
Os cooperados ouviram contribuições de representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Universidade do Estado do Amazonas, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam).
“Nosso agradecimento especial é ao Sistema OCB/AM e à sua equipe, que proporcionou a realização do que vivenciamos. Fomos instigados a profissionalizar cada vez mais a nossa gestão, a implementarmos ferramentas de governança e a nos unirmos mais e mais, a fim de obter resultados conjuntos”, ratifica a presidente da Coomapem.
O presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Junior ressaltou a importância do planejamento participativo. "Para superar os desafios conjunturais, vivenciados pela Coomapem, foi preciso desenvolver esse plano de trabalho. O que pretendemos é que a cooperativa tenha condições de buscar os apoios necessários para alcançar suas metas”, comenta Petrucio. (Assimpo Sistema OCB/AM)
Brasília (21/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – unidade nacional – prorrogou, hoje, o processo seletivo número 04/2013 para a função analista de monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, por mais três meses. Com isso, os candidatos aprovados, classificados e não contratados permanecerão no cadastro de reserva, pelo prazo de vigência do processo seletivo, improrrogável, de acordo com os interesses da entidade.
"Campo Grande (20/02) – Estimular a ciência do cooperativismo. Com essa intenção, o Sistema OCB/MS em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace/USP) deu início às atividades da 4ª turma de MBA em Gestão de Cooperativas.
A aula magna contou com aproximadamente 45 alunos. O curso objetiva ampliar os conhecimentos dos participantes nas modernas técnicas de gestão empresarial aplicadas às cooperativas. Espera-se, com isso, contribuir para um melhor desempenho pessoal, organizacional e financeiro do setor.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, destacou a importância da capacitação na gestão das cooperativas. “Por meio do curso, promovemos o cooperativismo e seus conhecimentos, fortalecendo um setor que tem como filosofia o ‘todos ganham’, pois as cooperativas são formadas por pessoas iguais a vocês, alunos”, afirmou Régis.
O coordenador do MBA em Gestão de Cooperativas, professor Davi Moura Costa enfatizou o empenho de cada um no curso, pois as aulas são uma troca de experiências e conhecimento. (Com informações do Sistema OCB/MS)
Porto Alegre (20/02) – O Prêmio Ocergs de Cooperativismo está dando o que falar. Por todo Rio Grande do Sul, as cooperativas se mobilização para inscrever seus cases de sucesso na disputa.
A intenção do Sistema Ocergs, ao lançar o Prêmio, é reconhecer e divulgar as cooperativas que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral. Com isso, a unidade estadual espera contribuir com o desenvolvimento econômico e social do estado.
O Prêmio Ocergs de Cooperativismo está dividido em três categorias:
INTERCOOPERAÇÃO – Consiste da adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA - Consiste da adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.
RESPONSABILIDADE SOCIAL OU AMBIENTAL – Consiste da adoção de práticas voltadas à sustentabilidade que beneficiem a sociedade ou o meio ambiente.
Poderão participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto a Ocergs, bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br. As cooperativas poderão fazer a inscrição somente em uma das categorias mencionadas anteriormente. As inscrições devem ser realizadas entre o dia 7 e 30 de abril. (Assimp Ocergs)
Florianópolis (19/02) – A Viacredi fechou o ano de 2013 com um crescimento médio de 25%, registrando volume de ativos (patrimônio total) de R$ 1,75 bilhão e 251 mil cooperados no quadro social, além de ampliar as contas de depósitos (aplicações) e de crédito (empréstimos concedidos).
O resultado financeiro apresenta um saldo positivo de R$ 73 milhões, sendo parte deste valor destinado ao retorno das sobras aos cooperados, proporcionalmente às suas movimentações. A cooperativa também investiu em infraestrutura, intensificou os programas de relacionamentos e obteve reconhecimentos por meio de várias premiações.
Estas e outras informações referentes ao exercício de 2013 integram a pauta das Pré-Assembleias, eventos que a Viacredi organiza em todas as localidades onde está presente, com o objetivo de apresentar os balanços do ano anterior, os planos e objetivos para 2014.
As Pré-Assembleias são eventos preparatórios para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e reúnem cooperados vinculados a um mesmo Posto de Atendimento. As reuniões em grupos menores favorecem o diálogo e a aproximação dos cooperados entre si e com os gestores da cooperativa. Nestes eventos, os cooperados podem sugerir melhorias e manifestar sua opinião, contribuindo para o crescimento sustentável da Viacredi.
Até abril serão realizados aproximadamente 200 eventos (Pré-Assembleias e AGO) e a expectativa é reunir mais de 56 mil cooperados, repetindo a média de participação de 22% do quadro social. Os encontros já estão ocorrendo e todos os cooperados são convidados a marcar presença, exercendo seu direito democrático e consolidando a transparência do cooperativismo. (Assimp Sistema Ocesc/Viacredi)
São Paulo (18/02) - De 6 a 8 de fevereiro, o Sescoop/SP realizou, em parceria a Unimed Brasil, workshop sobre o projeto Ciência da Melhoria em Ação, resultado dos três intercâmbios realizados pelo ramo Saúde em 2013. Os Intercâmbios Técnicos foram organizados pelo Sescoop/SP, em parceria com os Sistemas Unimed e Uniodonto.
O objetivo foi buscar novos conhecimentos e experiências na gestão do negócio saúde (medicina e odontologia). Essas experiências representaram uma grande revolução nos sistemas cooperativos e apresentam uma nova realidade para todos.
Ainda em 2013, a partir dos intercâmbios, a Unimed do Brasil e Sescoop/SP iniciaram, com a orientação técnica-metodológica do IHI (Institute for Healthcare Improvement), a execução do projeto Ciência da Melhoria na Prática.
A finalidade foi incentivar as cooperativas a elaborar projetos de melhoria da qualidade assistencial. Cada cooperativa montou uma equipe com três profissionais para executar um projeto, com a identificação de uma situação a ser melhorada, estabelecimento de indicadores, verificação da melhoria, mudanças de processo.
Após alguns encontros virtuais para apresentação e orientação dos projetos, o workshop realizado semana passada foi o primeiro encontro presencial depois dos intercâmbios. Durante os três dias, o workshop reuniu cerca de 90 pessoas de 30 cooperativas e apresentou os projetos das cooperativas. Dentro do cronograma do projeto, estão previstos mais 12 encontros presenciais e virtuais. (Assimp Sistema Ocesp)
Manaus (17/02) - Com vistas à elaboração de um plano de ação a ser implementado ainda neste ano, a Cooperativa de Produtores Rurais de Manacapuru (Coomapem) recebeu, ontem, o especialista em Cooperativismo e Metodologias Participativas de Aprendizagem Vivencial, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos.
O trabalho, promovido pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/AM), promoveu o levantamento dos aspectos positivos e dificuldades da cooperativa, para a consolidação de um diagnóstico. O documento deverá instigar a profissionalização da gestão, a implementação de ferramentas de governança, a renovação das rotinas administrativas e os ajustes estatutários e regimentais internos.
Associados da cooperativa de juticultores e horticultores, dirigentes e colaboradores da Coomapem, além de representantes de instituições parceiras, como Senar e Sebrae, participaram da oficina de planejamento.
Segundo a presidente da cooperativa, Eliana Medeiros, diante de muitas dificuldades pelas quais a Coomapem têm passado, concluiu-se que, se o grupo não planejar, será difícil manter a entidade ativa. "É fundamental que estabeleçamos prioridades, definindo as ações que, de fato, são mais necessárias. Precisamos envolver cada vez mais os cooperados neste processo", afirmou ela.
O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, disse que a situação da cooperativa exige muito planejamento. “O momento pelo qual passa a Coomapem é delicado e precisa ser avaliado por todos os atores envolvidos na gestão, de forma a apoiá-la. Dessa oficina precisamos extrair um plano de gestão estratégica, priorizando ações de recuperação financeira e mostrando medidas consistentes de reestruturação física e funcional”, afirma Fassini. (Assimp Sistema OCB/AM)
Brasília (14/02) – Aprimorar os processos e métodos é um objetivo perseguido diariamente pelos representantes de 14 cooperativas vencedoras do “Prêmio Sescoop Excelência de Gestão”, que concluíram hoje o workshop Plano de Melhoria, oferecido pelo Sistema OCB.
“A excelência na gestão é uma corrida que não tem chegada... é preciso melhorar cada vez mais tudo aquilo que é feito no âmbito cooperativista, com foco nas pessoas, pois são elas que fazem a engrenagem funcionar”, afirma o gerente de Estratégias, Projetos e Processos da Unimed Vitória, campeã do prêmio, Luiz Fernando Dutra de Freitas.
Para ele, sempre é possível aprender: “Aqui, vimos pequenas cooperativas do ramo Saúde, com grandes lições para nos repassar. Acredito que a fase mais difícil na hora de implantar a cultura da excelência em gestão é o começo, e essas cooperativas estão dando um exemplo. São ‘cases’ de sucesso”.
A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, mostrou-se impressionada com o nível de excelência dos participantes desta edição do workshop. “Estou emocionada em participar deste momento tão rico de troca de experiências. Tem muitos exemplos bons. Percebo que é preciso ouvir mais as cooperativas, para termos acesso às boas práticas e disseminá-las para o Brasil. Estou muito satisfeita”, avalia a gestora.
ATIVIDADE – Hoje, os participantes foram divididos em pequenos núcleos para debaterem sobre os critérios de avaliação, utilizados no Prêmio, estratégias e planos de governança. Ao final das discussões, foi feita a apresentação dos resultados e de cases de sucesso.
WORKSHOP – O evento começou na quarta-feira e os cooperativistas também participaram do projeto “Portas Abertas”, por meio do qual conheceram a Embrapa, o Bancoob, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Banco Central, parceiros institucionais do Sistema OCB.
Esta edição do workshop Plano de Melhorias contou com a participação de cooperativas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso.
INTERNACIONAL – Em 2007, a Unimed Vitoria recebeu o prêmio máximo como representante da América Latina, pela utilização do BSC (Balanced Score Card), uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992. O prêmio foi entregue pelos próprios autores. No Brasil, poucas empresas detêm o título, entre elas a Gerdau e a Volkswagen.
Fortaleza (14/02) – Representantes de cooperativas cearenses, do ramo Agropecuário, participaram de uma capacitação focada em liderança, oferecida pelos setores de Formação Profissional e de Projetos Especiais do Sistema OCB/CE. O grupo se reuniu ontem e hoje, em Fortaleza, para terem reforçadas as diretrizes e as técnicas mais adequadas para se obter uma boa gestão.
Os líderes das cooperativas receberam orientações sobre como organizar assembleias e elaborar suas pautas, bem como sobre mercados, produção, comercialização, dentre outros.
“Este curso é importante porque trabalhamos dois aspectos: o comportamental, focado nas atitudes positivas da gestão (como: valores, ajuda mútua e compromisso); e o técnico, no qual são compartilhadas noções de como conduzir uma assembleia, quais os procedimentos legais, os instrumentos corretos a serem utilizados e muito mais”, diz a gerente técnica, Ilana Maciel.
Com um auditório lotado, os cooperados participaram de uma palestra ministrada pelo assessor jurídico do Sistema OCB/CE, André Fontenelle, sobre leis que tratam do cooperativismo.
Para Venício Mota, presidente da COPASB, localizada em Caucaia, é necessário participar de um curso no qual se possa aprender e obter mais novidades. “É uma capacitação importante porque traz novas experiências. Como presidente, busco informações para aprimorar meu conhecimento e melhorar tanto a nossa produção, quanto a comercialização dos produtos da cooperativa”, considera. (Com informações do Sistema OCB/CE)
Manaus (14/02) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas iniciou na quarta-feira, o curso “Orientações para Atuação de Conselheiros Fiscais de Cooperativas”. O objetivo é conscientizar e preparar os candidatos ao cargo, para apresentarem um desempenho mais dinâmico e eficaz de suas atribuições.
Os participantes terão aulas – com carga horária de 16 horas – ministradas pelo professor e especialista em cooperativismo, Flávio Eduardo de Gouvêa Santos.
Segundo ele, a abordagem do conteúdo programático tem sido, inicialmente, institucional, ou seja, apresentando as entidades promotoras do evento: OCB e Sescoop, seguida pelas atribuições estatutárias do conselho, sua organização e particularidades, noções gerais de balanço patrimonial, demonstração de sobras ou perdas e análise de demonstrações contábeis, além de aspectos legais de uma cooperativa (Lei nº 5.764/71) e suas relações com o conselho fiscal.
"Para dar mais conformidade ao que nossos alunos veem diariamente em suas cooperativas, pedimos que trouxessem materiais específicos à aula, em especial o balanço mais recente. Essa metodologia dá bons resultados, porque trazemos para cá o dia a dia da cooperativa", explicou Gouvêa.
O superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, destacou a importância do curso. “O investimento nessa iniciativa é significativo. O curso é fundamental para o aperfeiçoamento dos processos de governança e de gestão das cooperativas, que apresentaram essa e outras demandas em nosso encontro anual de planejamento”, salientou. (Sistema OCB/AM)