Notícias negócios
Brasília (15/04) – Discutir as demandas atuais por produtos, serviços e soluções, bem como as principais tendências para o futuro do segmento de mineração na Bahia. Esse é o objetivo do Painel de Especialistas que o Serviço Social da Indústria (Sesi Bahia), em parceria com o Departamento Nacional do Sesi, realiza hoje em Salvador, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Representantes dos sistemas OCB e Oceb participaram do evento.
O painel tem por objetivo subsidiar a formação de um programa de ação voltado à Indústria da Mineração, replicando a experiência bem-sucedida, implementada para a indústria da construção. A proposta foi reunir os principais players do segmento para debater os gargalos que comprometem o desenvolvimento da indústria do setor mineral, com foco nas questões relativas à segurança e saúde no trabalho, educação da mão de obra e gestão do capital social.
Segundo a analista técnica e econômica do Sistema OCB, Flávia Zerbinato, a participação no encontro foi de extrema importância e possibilitou a inserção dos gargalos do cooperativismo – já identificadas pelo Conselho Consultivo do Ramo Mineral, como capacitação para classificação de preço, sensibilização para utilização do EPI, e agregação de valor à matéria-prima, inclusive com o envolvimento da comunidade.
A partir do encontro, será elaborado um documento que norteará a estratégia de atuação do Sesi, objetivando criar uma sinergia entre instituições que eleve a mineração baiana ao patamar de indústria nacionalmente segura, saudável e sustentável, dentro dos melhores padrões mundiais.
O Sesi Bahia ficará responsável, em nível nacional, pelo projeto piloto da iniciativa, que será, posteriormente, estendida aos departamentos regionais do Sesi. O projeto conta ainda com o suporte de todas as instituições associadas à FIEB. (Com informações do Sesi)
Manaus (15/04) – Os alunos do MBA em Gestão de Cooperativas participaram, nos dias 11 e 12 de abril das aulas referentes ao 11º módulo, que abordou o tema "Marketing para Cooperativas". A temática possibilitou aos pós-graduandos, conhecer ferramentas e metodologias para valorizar a cooperativa como produto diante de todos os seus públicos. O módulo teve carga horária de 20 horas e foi ministrado pelo professor Cláudio Roberto D’Ávila Filho.
O ponto de partida do curso foi o planejamento da organização que é a formulação do plano estratégico, o qual pode ocorrer a partir de duas visões diferentes: uma tradicional, de que a cooperativa produz e o mercado absorve seu produto; outra, baseada na visão do mercado-alvo. Enquanto na visão tradicional o setor de marketing da cooperativa é considerado secundário, na visão do mercado-alvo ele se encontra no mesmo nível da produção e das finanças.
Segundo a assessora jurídica do Sistema OCB/AM, a advogada Karen Souza, as aulas foram bastante proveitosas. Karen disse que o professor deu uma visão geral do assunto e falou da importância de se manter uma boa comunicação. “Aprendemos sobre a segmentação de mercado e de como é relevante às cooperativas e cooperados investirem no bom atendimento”, finaliza a assessora. (Assimp Sistema OCB/AM)
Brasília (14/04) – É comemorado, hoje, o Dia Internacional do Café e, para o Brasil, a data significa muito, pois o país é o maior produtor mundial do grão. Em 2012, a produção de café no mundo, segundo a Organização Internacional do Café (OIC), foi de cerca de 144,5 milhões de sacas de 60 kg. Desse total, o Brasil produziu mais de 50,8 milhões (metade disso é oriunda de cooperativas), seguido pelo Vietnã (22 milhões), Indonésia (10,9 milhões), Colômbia (8 milhões) e ainda Etiópia, Honduras, Índia, México e outros países. Além de ser o maior produtor, o Brasil também é o segundo maior consumidor, após os EUA.
PRONOVA – Em 2004, a Associação de Produtores de Venda Nova do Imigrante tornou-se Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo, a Pronova. E juntamente com o trabalho de melhoria da qualidade do café, continuou sua busca para fazer da cafeicultura da região de montanha capixaba uma atividade sustentável, proporcionando a obtenção de melhores resultados para os produtores cooperados.
“No início, a intenção de vários cafeicultores de Venda Nova era ter uma sala para degustar café. Após um tempo da Pronova como associação, a única forma de garantir melhores resultados para a cafeicultura era virar cooperativa. Hoje, o grande desafio é fazer a cooperativa funcionar. O grande avanço do cooperativismo do Brasil está na organização, e disso a Pronova entende: tem representação, respaldo e participação das lideranças. Temos muito para crescer, evoluir”, declarou Pedro Carnielli, presidente da Pronova.
Hoje a cooperativa possui em seu quadro social aproximadamente 195 agricultores de 13 municípios e já se consolidou como a principal interlocutora da cafeicultura da região, realizando um constante trabalho de sensibilização dos cafeicultores da necessidade de produzir o café de forma sustentável.
Para isso, buscou a adoção de processos eficientes e transparentes, com responsabilidade ambiental e social, não só na produção, mas também no processamento e comercialização desses grãos, já que compradores e consumidores estão preocupados, além da qualidade do café que consomem, com um conjunto de fatores que envolvem a produção de um café economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.
Leia mais sobre a Pronova, clicando aqui.
Brasília (14/04) – Na tarde da última segunda-feira (7/04) dirigentes do Sistema OCDF/DF se reuniram com o Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, Fábio Pereira de Sousa para obter informações sobre a proposta de cessão de um terreno no Guará, com vistas à criação da Escola do Cooperativismo.
Participaram da reunião o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazi, o superintendente, Remy Gorga, a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, Carla Madeira e o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional, Fábio Pereira de Sousa.
Segundo Fábio Pereira o processo já está em fase final de instrução para, em seguida ser elaborada a minuta de comodato, que será submetida à Procuradoria Geral do GDF. Ainda de acordo com o Subsecretário, a assinatura do comodato deve ser realizada ainda no mês de maio de 2014.
“A possibilidade de implantar um Centro de Excelência em Cooperativismo voltado para o ensino da doutrina cooperativista, para profissionalização e capacitação de dirigentes, cooperados, funcionários de cooperativas e toda comunidade que se interessar, representa uma importante conquista para o cooperativismo do DF”, defendeu Marazi. (Assimp Sistema OCDF)
Curitiba (14/04) – O Sistema Ocepar promove, nos dias 15 e 16 de abril, em Mandaguari, noroeste do estado do Paraná, o Encontro da Liderança Cooperativista Jovem – Elicoop Jovem, na Associação Atlética da Cooperativa Cocari, anfitriã do evento. Na oportunidade, a juventude cooperativista paranaense estará reunida para avaliar as atividades realizadas em 2013, planejar as ações para 2014 e formatar o 23º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense, que ocorrerá no mês de julho. Eles devem ainda debater sobre a continuidade do Programa Jovemcoop.
EVOLUÇÃO - Segundo o coordenador estadual do Jovemcoop, Guilherme José Cabral Gonçalves, as ações envolvendo os jovens cooperados e filhos de cooperados têm avançado no Paraná. “O trabalho desenvolvido com a juventude pelo Sescoop/PR, em conjunto com as cooperativas, vem se desenvolvendo principalmente nos últimos anos no Estado, onde o protagonismo dos jovens está em evidência. Um marco foi a condução das oficinas no 22º Encontro Estadual da Juventude Cooperativista Paranaense, no ano passado, onde os próprios jovens planejaram e executaram as atividades tendo como temas o cooperativismo, empreendedorismo, liderança e sucessão familiar”, afirmou.
Clique aqui para conferir na íntegra a programação do Elicoop Jovem
Brasília (11/04) – Estimular a participação dos jovens nas atividades da Cooperativa Regional de Agropecuária de Campos Novos (Copercampos) e também contribuir no gerenciamento e rotinas da propriedade rural. Esses são os principais objetivos do Programa Jovens Empreendedores Copercampos (JEC) que atende aos filhos de produtores e sócios da Copercampos com idade entre 13 a 30 anos.
A cooperativa está localizada no município de Campos Novos, em Santa Catarina, já tem quase meio século de trabalho ininterrupto. O programa teve início em 2011 e conta, atualmente, com mais de 200 jovens, de diversas regiões de atuação da Copercampos.
COMO FUNCIONA – Por meio de palestras com temas diferenciados, como gestão da propriedade, cooperativismo, liderança e empreendedorismo, assuntos sugeridos pelos próprios integrantes, a Cooperativa busca informar e repassar aos jovens a importância do conhecimento no auxílio à propriedade.
Com atividades de integração e viagens técnicas os integrantes do JEC, obtém o contato com as melhores tecnologias e soluções, assim como, recebem o conhecimento e a atualização necessária para que auxiliem nas atividades da lavoura.
De acordo com o diretor-presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, o JEC é a ferramenta que liga o conhecimento e a inovação. “Precisamos unir os ensinamentos de quem possui mais experiência, com a vontade e o dinamismo dos jovens, é por isso que criamos o JEC, um grupo onde trabalhamos com os filhos dos produtores a importância dos jovens nas propriedades rurais e também na Cooperativa. Por meio desse programa, conseguimos fazer com que cada vez mais jovens se associem a essa ideia, trabalhem mais o cooperativismo e, juntamente com os pais, compartilhem o conhecimento gerando a união no campo,” comentou Chiocca.
PRESENTE - Além da participação nos eventos da Copercampos, todo ano um dos integrantes, entre os membros do grupo que mais compareceram aos eventos, é presenteado com uma viagem aos Estados Unidos da América, onde, juntamente com um grupo de associados e funcionários, visita as principais cidades do país, conhecem propriedades rurais e entram em contato com novas tecnologias e atividades ligadas ao agronegócio.
EXPANSÃO – Segundo o Diretor Executivo da Copercampos e também coordenador do programa, Laerte Izaias Thibes Junior, o JEC é o que caracteriza os jovens dentro da cooperativa.
“Estamos constantemente fazendo essa integração dos jovens, trazendo conhecimento e condições que auxiliam no desenvolvimento e no crescimento do grupo. E o resultado está sendo positivo, o número de jovens interessados em fazer parte do programa tem aumentado, e a expectativa é de que com a expansão da Copercampos em novas áreas de atuação, esse programa torne-se cada vez mais sólido e participativo”, comentou Laerte Júnior.
ENCONTRO – E para celebrar a união dos jovens, a Copercampos promove anualmente um encontro entre os membros do JEC. O evento ocorre sempre nos meses de julho possibilitando que um maior número de pessoas participam de palestras, dinâmicas, visitas e jogos para a interação e fortalecimento do grupo de jovens.
CONHEÇA A COPERCAMPOS E O JEC
Brasília (10/04) – No próximo mês de junho o Brasil receberá uma delegação da República de Botsuana que passará por um treinamento em gestão de cooperativas. Esse é um dos desdobramentos do acordo de cooperação firmado entre os governos do Brasil e de Botsuana, em 2005, por meio da Agência de Cooperação Brasileira, visando ao desenvolvimento do Cooperativismo e do Associativismo naquele país. O treinamento será realizado pelo Sistema OCB.
Hoje à tarde, o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas, recebeu a embaixadora, Bernadette Sebage Rathedi, para tratar do assunto e um acordo foi assinado para garantir a visita técnica ao Brasil. A reunião ocorreu, na Casa do Cooperativismo, em Brasília.
A ideia é capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.
O Sistema OCB, segundo o acordo de cooperação técnica, tem a responsabilidade de receber a delegação de Botsuana e organizar o workshop em gestão de cooperativas. Além disso, uma equipe técnica do setor cooperativista brasileiro realizará duas missões a Botsuana, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.
NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.
ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.
COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.
Pedro Afonso (10/04) – Na noite da segunda-feira, 7 de abril, o armazém de grãos da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso, atingiu a meta estabelecida para o recebimento de soja da Safra 2013/2014, que era de 70 mil toneladas.
A recepção dos grãos foi iniciada no final do último mês de janeiro e deve seguir até o término deste mês. A produção é oriunda de fazendas de 15 municípios da região sudeste do estado e em sua maioria são destinados à exportação para a China e países da Europa.
O gerente da unidade, Odílio Bezerra, comemorou a conquista, afirmando que, agora, a equipe trabalha no escoamento da oleaginosa para alcançar outro objetivo proposto para 2014: recepcionar 10 mil toneladas de milho e 5,5 mil quilos de sorgo da Safrinha. A maioria dos produtores iniciou o plantio em fevereiro e a previsão é que a colheita ocorra até o final do próximo mês de julho.
A expedição da soja, provavelmente, seguirá até o próximo mês de julho, quando o sojicultor que aguarda melhores preços para comercialização no mercado externo, deve vender o restante da produção.
O superintendente da Coapa, José Rander Lopes, explica que o alcance da meta já é resultado do novo modelo de gestão adotado e dos investimentos feitos pela cooperativa no intuito de tornar mais eficiente a operacionalização do armazém.
O executivo chama atenção para o fato de que a unidade tem potencial para receber uma quantidade ainda maior, porém os gargalos da logística do Brasil, principalmente problemas nas ferrovias e portos, acabam comprometendo a exportação dos grãos.
“Os grãos permanecem no armazém por mais tempo porque que as empresas exportadoras não conseguem enviar o produto para o exterior. Se a logística de exportação funcionasse, os grãos sairiam do armazém e receberíamos muito mais soja”, explica Lopes.
Comercialização – De Pedro Afonso os grãos de soja, em sua maioria, seguem para os terminais da Valec em Colinas do Tocantins e Porto Franco (MA), de onde são transportados de trem para o Porto de Itaqui (MA). Depois a produção é enviada de navio para outros países, principalmente para a China grande consumidora da oleaginosa. Já o milho e o sorgo são comercializados com empresas do Tocantins, de outros estados da região Norte e também do Nordeste, que utilizam os grãos para alimentar bovinos, suínos e aves criados em sistema de confinamento.
Curitiba (10/04) - Cooperativismo, autogestão e direito cooperativo são os temas abordados no segundo módulo do Programa de Certificação de Conselheiros que está sendo realizado nesta semana nas cooperativas de crédito vinculadas ao Sicredi. Na segunda-feira (07/04), foram capacitados os participantes da Sicredi Vanguarda, em Medianeira.
Ontem, o segundo módulo ocorreu na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, em Palotina. Na próxima segunda-feira (14/04), será a vez dos conselheiros da Sicredi União PR/SP, de Maringá.
Os conteúdos estão sendo repassados por Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR; Alfredo Benedito Kugeratski Souza, analista técnico especializado; Allan Ruschmann, assessor jurídico do Sescoop/PR, e Paulo Roberto Störbel, coordenador jurídico da Ocepar.
PROGRAMA - Lançado em 2013, o Programa de Certificação busca aprimorar e desenvolver competências, visando uma maior efetividade no desempenho da função dos conselheiros. No ano passado, uma turma do Sicoob Central com 45 participantes concluiu o curso, e outra foi aberta na Cooperativa Copagril, com 38 conselheiros. A meta deste ano é formar turmas em 15 cooperativas paranaenses. No mês de março, cinco novas turmas foram abertas, com conselheiros que atuam nas cooperativas vinculadas ao Sicredi. (Assimp Ocepar)
Belo Horizonte (10/04) – A parceria entre a Faculdade Novos Horizontes e o Sistema Ocemg foi ampliada. A partir deste ano, os alunos do Curso Superior Tecnólogo em Gestão de Cooperativas passarão a conviver, ainda mais, com o dia a dia da organização, contribuindo para sua formação e aprendizagem.
Para o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, o estreitamento dos laços entre as instituições trará benefícios às duas entidades. "O Sistema Ocemg está de portas abertas e sempre investiu em parcerias para o desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação na área cooperativista. Acreditamos que assim os profissionais do setor serão ainda mais completos e que a gestão nas cooperativas será ainda mais eficiente, pelas mãos deles".
O apoio institucional do Sistema junto à Faculdade Novos Horizontes este ano incluirá ações como palestras periódicas para os alunos da faculdade sobre temas inerentes ao cooperativismo; visitas técnicas dos alunos à Casa do Cooperativismo Mineiro; participação dos acadêmicos em eventos consagrados do Sistema, como Encontro de Jovens, de Mulheres e encontros setoriais; além do apoio para a realização de visitas técnicas em cooperativas consideradas referências no Estado e oferecimento de estágios para os alunos.
Segundo o presidente do Instituto Novos Horizontes de Ensino e Pesquisa Ltda, Alfredo de Oliveira Lopes Melo, o objetivo da parceria é proporcionar aos futuros profissionais na área do cooperativismo a junção entre a teoria, adquirida na faculdade, e a prática de mercado, tão conhecida pelo Sistema Ocemg. (Assimp Sistema Ocemg)
Salvador (10/04) – A Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV) e o Sicoob Sistema BA acabam de renovar o termo de cooperação que apoia e fortalece o desenvolvimento das microfinanças no âmbito das cooperativas de crédito da Bahia.
Em vigor há seis anos, a parceria visa a implementar o uso de ferramentas tecnológicas para o fomento e a oferta agilizada de microcrédito, além de capacitação de agentes de crédito que atuam nas cooperativas do sistema Sicoob na Bahia.
Segundo o Sicoob, a cooperação já apresenta resultados significativos, pois muitas cooperativas reagiram bem ao incentivo para trabalharem com o microcrédito e microfinanças, conheceram e estão pondo em prática metodologias adequadas e passaram a realizar ações sistêmicas, ou seja, integradas à rede de cooperativas Sicoob.
A renovação da parceria por mais um ano foi assinada no último dia 31 de março, na sede do Sicoob em Salvador, na presença do Chefe do Departamento internacional da Confederação Alemã de Cooperativas, Paul Armbruster; do Diretor de Projeto da DGRV no Brasil, Matthias Knoch; e dos diretores do Sicoob Central BA, Cergio Tecchio e Alexsandro do Carmo.
Na oportunidade, os dirigentes avaliaram como muito positiva essa cooperação internacional, ressaltando os benefícios que têm gerado para o cooperativismo na Bahia. De acordo com Cergio Tecchio, presidente do Sicoob Bahia, "o mercado do microcrédito - cobiçado até por grupos financeiros nacionais e internacionais - está na vocação do cooperativismo de crédito, que deve ser preparar cada vez mais para atuar de forma eficiente e profissional, levando o desenvolvimento ao cooperativismo da Bahia e do Nordeste". (Assimp Sistema OCB/BA)
Brasília (9/04) – A gerente de Desenvolvimento Social do Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Ruiz, está em Curitiba, desde ontem, apresentando a nova metodologia do Cooperjovem. Ela participa também do Encontro de Educadores realizado pelo Sistema Ocepar, na capital paranaense.
O encontro, que termina hoje, foi aberto pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Temos de preparar a nova geração para manter e ampliar a força do cooperativismo. É preciso cuidar e aperfeiçoar os jovens preparando-os para o futuro”, afirmou Ricken.
Segundo Maria Eugênia, a reformulação da metodologia foi realizada, em 2013, a partir de um levantamento das ações do programa em todas as unidades que o adotaram.
“Fizemos um mapeamento das boas práticas de cada unidade e cooperativa-madrinha e alinhamos o conceito para ter uma identidade sistêmica no Cooperjovem. Nosso objetivo é fazer do programa uma tecnologia social que poderá ser aplicada em qualquer local do país”, explicou.
De acordo com Maria Eugênia, as mudanças na metodologia “conversam” com a proposta do Ministério da Educação e Cultura, sendo transversal e interdisciplinar. “Acrescentamos, na reformulação, uma proposição metodológica de alinhamento para a formação de professores”, concluiu.
FINALIDADE – O Cooperjovem tem por objetivo fomentar o cooperativismo por meio da escola, com uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.
NÚMEROS – Atualmente, o programa beneficia mais de 90 mil estudantes de 475 escolas, em 13 estados brasileiros, com o apoio de 3 mil professores. Em todo o país, 106 cooperativas adotaram o Cooperjovem, abrangendo 165 municípios.
Participam do Encontro de Educadores, coordenadores do programa nas cooperativas parceiras no Paraná, instrutores convidados, professores e representantes do Sescoop Espírito Santo e do Sescoop Rio de Janeiro, além dos profissionais do Sescoop Paraná.
PARANÁ – O Cooperjovem no Paraná é adotado por 14 cooperativas, abrangendo 64 municípios, 224 escolas e 550 professores, beneficiando cerca de 11 mil estudantes. (Com informações do Sistema Ocepar)
Brasília (9/04) – O jornal Diário da Barra, do Espírito Santo, publicou hoje que a Vipetro Petróleo, primeira empresa 100% capixaba a atuar no segmento de produção e de exploração do produto no estado, iniciará à produção comercial no primeiro semestre deste ano, graças a uma parceria com o Sicoob.
A meta da companhia é alcançar o volume de 2 a 3 mil barris por dia em cinco anos, nos três blocos adquiridos em leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizados em 2005 e 2007 – um em Linhares e dois em São Mateus, no litoral Norte do Estado.
Para chegar a esse patamar, o gerente de exploração e produção da companhia, Dirceu Santos, revelou que será necessária a perfuração de 100 poços, ao custo de US$ 2 milhões (aproximadamente R$ 4,5 milhões) cada. Até agora, foram investidos cerca de US$ 38 milhões (em torno de R$ 86,3 milhões) no empreendimento. A empresa tem previsão de faturar R$ 20 milhões por mês a partir de 2018.
A parceria com o Sicoob, uma cooperativa de crédito, contribuiu para viabilizar o negócio, segundo Dirceu Santos. “O Sicoob entendeu a especificidade do nosso negócio, pois encontrou a solução adequada para esse tipo de atividade econômica”. A Vipetro Petróleo integra o Grupo Vitória Ambiental, formado por seis empresas.
Para o presidente do Sicoob no Espírito Santo, Bento Venturim, ao financiar projetos como este, a instituição reforça o seu papel de agente do desenvolvimento do Estado. “Trata-se de um setor que representa um grande eixo de crescimento”, destacou, acrescentando que o grupo é 100% capixaba e tem expressão nacional. (Diário da Barra - Vitória/ES)
Uberlândia (9/04) - O primeiro encontro de líderes e gestores realizado pelo Sistema Ocemg foi direcionado às cooperativas das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A iniciativa ocorreu no último dia 2, na sede do Sicoob Creditril, em Uberlândia, reunindo 53 líderes e gestores das cooperativas locais. Ao todo, cinco ramos foram contemplados na reunião: agropecuário, crédito, consumo, saúde e transporte.
O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, destacou a qualidade das cooperativas mineiras e sua grande participação nos programas de monitoramento em nível nacional, frisando que, do total de organizações que participaram do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), 50% foram oriundas de Minas Gerais.
O presidente falou ainda que o Sistema passa por um novo momento, com novo superintendente e nova dinâmica de atuação, reforçando a regionalização e a descentralização das ações da organização.
A gerente de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema, Vitória Drumond, apresentou os indicadores econômicos da mesorregião, gerados a partir das visitas técnicas e por meio dos questionários do PDGC. Segundo a gerente, 90% dessas cooperativas locais já foram visitadas pelo Sistema Ocemg.
Para a gerente de Capacitação, Andrea Sayar, "a iniciativa alinha as ações de monitoramento de cooperativas com as de capacitação, de forma que a Gerência tenha condições de ofertar cursos que, de fato, sejam relevantes para a promoção do desenvolvimento das cooperativas".
Na sequência, Andrea conduziu um trabalho de levantamento de necessidades de treinamento com base nos indicadores apresentados. Em grupos formados pelos dirigentes e gestores presentes, foram identificados cerca de 200 cursos considerados necessários para dirigentes, gerentes, empregados e cooperados de cooperativas. Dentre os títulos, destacam-se a necessidade de investir em programas relacionados à preparação de sucessores, bem como de candidatos ao cargo de conselheiros e curso de cooperativismo. (Assimp Sistema Ocemg)
Brasília (8/04) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, esteve hoje na Paraíba, participando da Assembleia Geral Ordinária do Sindicado e Organização das Cooperativas Brasileiras do estado paraibano. Segundo Nobile, a participação, o comprometimento e a transparência deram o tom da AGO, considerada satisfatória pelos participantes.
“A apresentação da prestação de contas, do relatório de gestão e o esclarecimento das questões dos dirigentes de cooperativas comprovaram o compromisso da gestão da diretoria da OCB na Paraíba, que está de parabéns pela transparência com que vem conduzindo o cooperativismo no estado. Além disso, é preciso destacar a participação dos dirigentes somada à harmonia e energia positiva do quadro funcional”, enfatiza Renato Nobile.
GOVERNANÇA - A participação do superintendente do Sistema OCB na AGO da Paraíba foi considerada estratégica pelo presidente da unidade estadual, André Pacelli. “A presença da unidade nacional representou o novo modelo de governança adotado pela diretoria do Sistema OCB. A unidade nacional está mais perto das unidades estaduais que, por sua vez, estão cada vez mais em contato com as cooperativas, ouvindo suas necessidades e trabalhando pelo seu desenvolvimento”, comenta o presidente.
RECONHECIMENTO - André Pacelli disse que o balanço apresentado por Renato Nobile foi fundamental para que as cooperativas tomassem conhecimento das ações do Sistema OCB. “Ouvimos muitos comentários de reconhecimento das cooperativas, pois conseguem perceber o resultado das ações de representação da unidade nacional. No ramo Transporte, por exemplo, é visível o contentamento dos cooperados, tendo em vista as conquistas que resultaram na diminuição de tributos. Isso é muito positivo”, considera o presidente da OCB/PB.
APROVAÇÃO – A Assembleia Geral também foi avaliada como positiva, pelo superintendente da unidade estadual, Pedro D’Albuquerque. “Houve uma participação ativa das cooperativas representadas. Aprovamos todas as nossas contas e, ainda, apresentamos os projetos programados para este ano”, comenta D’Albuquerque.
PORTAS ABERTAS - Um dos projetos a serem desenvolvidos ainda neste ao é o Portas Abertas, realizado pela Unidade Nacional. A ideia é regionalizar a iniciativa, oportunizando que as cooperativas do interior da Paraíba conheçam a estrutura técnica da unidade estadual, bem como seus parceiros.
NÚMEROS – A Paraíba conta, atualmente, com 138 cooperativas, cerca 33 mil cooperados e quase cinco mil empregados de cooperativas. Os ramos que mais se destacam em número de cooperados são Crédito (18.543), Agropecuário (5.173) e Infraestrutura (4.554).
Porto Alegre (8/04) – Na noite dessa quinta-feira (3/04), no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), o Sistema Ocergs promoveu o Painel Internacional de Recursos Humanos, que reuniu o gestor da cooperativa alemã Raiffeisen Rheinh-Ahr-Eifel, Alois Splonskowski, o gerente de produto e coordenador educacional da Academia Alemã de Cooperativas (ADG, sigla em alemão), Stefan Daferner, e o professor da Escoop, Fernando Dewes.
A atividade de extensão da Escoop integra uma das ações da visita técnica da comitiva alemã, que faz parte do projeto de cooperação bilateral do Sistema Ocergs com a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV). Após o discurso de abertura do diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, Splonskowski iniciou o Painel e apresentou as estratégias de desenvolvimentos de RH da cooperativa Raiffeisen Rheinh-Ahr-Eifel.
O dirigente alemão elencou as competências necessárias para cada empregado, às quais ele denominou como: gerencial, metodológica, social e de liderança.
Na sequência, o gerente de produto e coordenador educacional da ADG falou sobre a formação e desenvolvimento de gestores de cooperativas na Alemanha. Após a explanação de Daferner foi a vez do professor Dewes falar sobre o desenvolvimento de RH no Rio Grande do Sul.
Estiveram também presentes no evento o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs, José Máximo Daronco, o gerente jurídico do Sistema, Mario De Conto, técnicos da casa, dirigentes que integram o Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias e alunos de graduação e pós-graduação da Escoop.
O Painel Internacional de RH integrou a semana de atividades do Programa para o Trabalho de Desenvolvimento de Recursos Humanos, que incluiu visita à Cooperativa Piá de Nova Petrópolis, onde ocorreram reuniões e debates sobre o tema. (Assimp Ocergs)
Brasília (7/04) – O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês) esteve reunido em Bruxelas, até a última sexta-feira (4/04), para definir os novos rumos do setor no mundo. O presidente do Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock, e diretor da Woccu da América do Sul, disse que as discussões são importantes para conhecer o trabalho das cooperativas, em especial, na Europa.
Para Manfred, que atualmente preside o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGcoop), “é uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre os bancos cooperativos que existem no mundo, e dentro de uma realidade nacional, propor ações de fomento ao cooperativismo”.
Também foi tratado durante o encontro o acordo Basileia III que faz parte de um conjunto de iniciativas, promovidas pelo Fórum de Estabilidade Financeira (em inglês, Financial Stability Board - FSB) e pelo G20, para reforçar o sistema financeiro após a crise dos subprimes. Os problemas em países como a Ucrânia, Crimeia, Macedônia e Irlanda também estiveram em pauta.
O Woccu incentiva o aprendizado colaborativo realizado entre as cooperativas de crédito de todo o mundo, ações de intercambio de informações que podem ajudar a eliminar o retrabalho e em conjunto as cooperativas conquistam maior espaço e acesso aos políticos que determinam as regras.
Curitiba (7/04) – O Sistema Ocepar promoverá, em parceria com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), um seminário com o objetivo de orientar profissionais interessados em desenvolver pesquisas na área de cooperativismo. A capacitação visa a aprimorar as competências para a elaboração de projetos de alto impacto nas áreas de Estratégia e Inovação em gestão de cooperativas.
Ao todo serão 45 horas/aula, distribuídas entre os dias 16 e 17/05; 30 e 31/05 e 12 e 14/06. As atividades ocorrerão na Escola de Negócios da PUCPR, em Curitiba. O seminário é indicado aos interessados no processo seletivo do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, promovido pela PUCPR, com apoio da Ocepar. A primeira turma iniciou as aulas em março.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de abril com o agente de Desenvolvimento da cooperativa ou pelo e-mail
Brasília (4/04) – Será realizado amanhã o II Encontro de Mulheres Cooperativistas do Distrito Federal, cujo objetivo é proporcionar ações para que as mulheres cooperativistas desenvolvam o espírito de liderança e sejam encorajadas a participar mais nos debates dentro das cooperativas. O evento é promovido pelo Sistema OCDF e direcionado a cooperadas, funcionárias de cooperativas, esposas e filhas de cooperados. O encontro ocorre no Centro de Convenções Israel Pinheiro, neste sábado, das 9h às 18h As interessadas podem se inscrever enviando um email para capacitaçã
Rio de Janeiro (4/04) – “O cooperativismo é um sistema capaz de agir como a célula do conhecimento, lançando um olhar sobre os processos produtivos em que pesem os ideais de mútua ajuda, difusão da informação e disciplinas para a regulação econômica.” A análise é de Marcos Diaz, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ), recém-reeleito para o cargo. Seu primeiro mandato foi de 2011 a 2014; agora presidirá de 2014 a 2018.
Dados da OCB apontam que, somente no Rio, são 2.032 cooperativas, sendo 80 no ramo agropecuário. Por isso, na opinião de Marcos Diaz, o cooperativismo é importante para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária brasileira.
COMUNICAÇÃO - Como ponto principal de sua gestão à frente da OCB/RJ, Marcos Diaz pretende fortalecer a imagem, a cultura e a comunicação cooperativista no estado e no Brasil. “Necessitamos também promover a segurança jurídica e regulatória das nossas cooperativas e da intercooperação”, ressalta.
Ele pretende ainda investir na profissionalização da gestão da entidade, colaborar para a governança das cooperativas e para a qualificação dos empregados. “Somente assim conseguiremos aumentar a representatividade do cooperativismo. Trabalhamos para ajustar estas questões, proporcionando amplo conhecimento às cooperativas das ações executadas pelo Sistema OCB/Sescoop/RJ, com a promoção de cursos, palestras e parcerias com órgãos públicos.”
Para tanto, é preciso se aproximar mais da realidade das cooperativas existentes e daquelas que pretendem se formar. “Acreditamos na profissionalização da gestão. Destaco também maior aproximação com a base cooperativista, o que nos remete a conhecer a real necessidade da situação dos cooperados. Trabalhamos de forma ampla em todos os segmentos, por meio de treinamentos e projetos de divulgação do cooperativismo para a sociedade, o que resultará em novos negócios para as cooperativas. Objetivamos a sustentabilidade econômica e social do cooperativismo em todo o território fluminense.” (Assimp Sistema OCB/RJ)