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Notícias negócios

 

Desafios de cooperativas de crédito são temas de seminário

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Brasília (3/04) – O futuro do cooperativismo de crédito no Brasil foi discutido, hoje, durante o Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro e Empresarial, que ocorre em Brasília (DF). O evento está sendo realizado pelo Sebrae e pelo Bancoob, com apoio do Sistema OCB – representado por seu superintendente, Renato Nobile. Para Nobile, o seminário foi uma excelente oportunidade de crescer, observando os exemplos de sucesso, frutos de boas práticas de gestão, apresentados no seminário.

“O cooperativismo de crédito é admirável por sua qualidade administrativa. Os números só compravam isso. Por exemplo: tivemos 755 inscrições ao Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Desse total, 256 eram do ramo Crédito. No Prêmio Sescoop Excelência em Gestão, realizado no ano passado, das 316 inscritas, 138 eram de crédito e das 28 premiadas, 11 pertenciam a este ramo”, informou Nobile.

 O superintendente comentou, ainda, sobre a implantação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). “Conseguimos superar o desafio de ter um único fundo de proteção, assegurando aos associados e oferecendo as mesmas garantias que o sistema bancário convencional vinha oferecendo. O ganho de imagem para nossas instituições financeiras cooperativas será significante”, avalia Renato Nobile.

SEMINÁRIO - O seminário tratou também sobre casos bem-sucedidos e dos os desafios de atender a um maior número de pequenos negócios com portfólio de produtos e serviços diversificado e seguro.

Experiências de cooperativas do Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Paraíba, que participam do projeto Fomento a Boas Práticas, do Sebrae, foram apresentadas. O projeto é desenvolvido há três anos pela instituição e busca orientar as cooperativas para oferecerem produtos e serviços adequados às necessidades das micro e pequenas empresas. Até agora, 200 mil pequenos negócios já foram beneficiados.

A programação inclui debates sobre necessidades, desafios e perspectivas do cooperativismo de crédito.

PRESENÇAS – A abertura contou com a presença de Marco Aurélio Borges Almada, diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Luiz Edson Feltrim, do Banco Central, Eriko Ishikawa, do Banco Mundial-IFC, Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB, e Edson Nassar, diretor- executivo do Banco Cooperativo Sicredi.

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Programa incentiva parceria entre cooperativas de crédito

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Brasília (3/04) – O Sebrae quer colaborar para a melhoria do desempenho das cooperativas de crédito junto aos pequenos negócios. Para isso, vai incentivar a intercooperação entre elas, desenvolvendo o Programa de Parcerias entre Cooperativas, lançado hoje, em Brasília (DF), durante o Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro e Empresarial, realizado com apoio do Sistema OCB.

A ideia é que uma cooperativa melhor estruturada no atendimento aos pequenos negócios possa apadrinhar até três outras também de crédito, desenvolvendo assim um trabalho de cooperação e apoio técnico, implantando novas práticas operacionais e novas linhas de produtos e serviços.

“Isso vai possibilitar maior oferta de serviços financeiros para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas associadas, além de aumentar o volume de crédito acessado pelo segmento, em cada cooperativa apadrinhada”, avalia o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Cada plano de cooperação envolverá diagnóstico da atuação no atendimento dos pequenos negócios pela cooperativa apadrinhada e proposta de melhorias com capacitações e um plano de monitoramento de resultados. Atualmente, há 1.152 cooperativas de crédito no Brasil, sendo que 540 delas têm potencial para participar dessa nova iniciativa do Sebrae. (Fonte: Sebrae)

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Sistema OCB oferecerá curso na modalidade à distância

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Brasília (3/04) – O Sistema OCB, com a intenção de desenvolver as competências comuns entre suas unidades em todo o país, inicia mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Competências para os colaborares: o curso “Introdução ao Cooperativismo”, desenvolvido na modalidade à distância em parceria com a Fundação Unimed.

Entre os objetivos do curso estão: desenvolver o conhecimento dos aspectos estruturais e funcionais, bem como a disseminação da cultura da cooperação, da doutrina, dos princípios e dos valores do cooperativismo, visando a contribuir, também, para o contexto da educação cooperativista mediada pelas novas tecnologias.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, o curso é uma ferramenta de educação e de integração. “Isso permitirá o aprimoramento do processo educacional com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem e complementando o processo de ensino-aprendizagem presencial. É um grande passo para o cooperativismo. É isso que queremos: desenvolver ações que tornem as unidades um só Sistema”, analisa Nobile.

CURSO – O curso, desenvolvido com uma carga horária de cinco horas, será hospedado na plataforma on-line da Fundação Unimed e seu conteúdo contemplará quatro módulos: Aspectos históricos, simbólicos, filosóficos e estruturais do Cooperativismo; A administração da Cooperativa; Cooperativas de Trabalho; e Legislação Cooperativista. CLIQUE AQUI para acessar outros temas e informações sobre a ação.

LANÇAMENTO – A Gerência de Pessoas do Sistema OCB está concluindo os últimos detalhes para apresentar o curso aos colaboradores da Unidade Nacional. O lançamento para as unidades estaduais ocorrerá no dia 11/04.

PÚBLICO – Todos os funcionários das unidades estaduais e nacional do Sistema OCB poderão se inscrever, por meio da Gerência de Pessoas, e receber, ao final do curso, mediante aproveitamento, um certificado de participação. O curso é mais um instrumento de alinhamento sistêmico.

UNIDADES ESTADUAIS – As unidades estaduais deverão encaminhar uma planilha com informações de todos os colaboradores interessados no curso à Gerência de Pessoas da unidade nacional pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., até amanhã. Esses nomes comporão a primeira turma. Sempre que houver demanda, novas turmas serão abertas.

O Sistema OCB também disponibilizou um telefone para esclarecimentos. O número é: 61.2196-2803. Periodicamente a unidade nacional disponibilizará às unidades estaduais relatórios gerenciais para o acompanhamento da participação de seus colaboradores.

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Sistema OCB/RJ e UERJ assinam Termo de Cooperação Técnica

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Rio de Janeiro (3/04) – O Sistema OCB/RJ e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) assinaram, nesta semana, o Termo de Cooperação Técnica e Científica (TCT). O objetivo é a realização de práticas dirigidas às cooperativas do estado, fomentando a inovação e gestão do conhecimento, a difusão e criação de cooperativas e a formação de redes de comercialização e apoio logístico.

A formação profissional, a gestão e desenvolvimento organizacional, a inovação tecnológica, a realização de estudos e pesquisas, a promoção da cultura da cooperação, a disseminação da doutrina do cooperativismo e adoção de boas práticas de governança e a gestão nas cooperativas também fazem parte das ações.

Dentre as metas desta parceria estão a produção e a difusão do conhecimento técnico e acadêmico em cooperativismo nos campos da Administração, Direito, Economia, Contabilidade, entre outras áreas, suporte ao desenvolvimento das cooperativas e o reforço do aprendizado de cada ramo de acordo com as demandas das cooperativas ou do Sistema OCB/RJ.

Outra proposta é a criação de uma incubadora de cooperativas nas dependências da Universidade.

“Esta parceria beneficiará a todas as cooperativas. Acreditamos que a qualificação profissional é um dos pilares para o desenvolvimento do cooperativismo. Neste sentido, o Sistema dá um grande passo ao assinar este convênio com uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil”, destacou o presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz.

Para viabilizar alguma ação nas dependências da UERJ, as cooperativas podem entrar em contato com o representante do Sistema junto à Universidade: Sérgio Bittencourt: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (21) 2334-0017. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Seminário discute desafios de cooperativas de crédito no país

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Brasília (2/04) – Cooperativas de crédito de todo o país, especialistas do setor e empresários são aguardados no Seminário de Lideranças do Cooperativismo Financeiro e Empresarial, que ocorrerá amanhã, em Brasília (DF). O evento é realizado pelo Sebrae e pelo Bancoob, com apoio do Sistema OCB, que será representado por seu superintendente, Renato Nobile.

O seminário tratará sobe casos bem-sucedidos e os desafios de atender a um maior número de pequenos negócios com portfólio de produtos e serviços para esses clientes, além de criar novos produtos destinados a esse público.

Experiências de cooperativas do Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Paraíba, que participam do projeto Fomento a Boas Práticas, do Sebrae, serão apresentadas durante o seminário. O projeto desenvolvido há três anos pela instituição, que busca orientar as cooperativas para que ofereçam produtos e serviços adequados às necessidades das micro e pequenas empresas, já beneficia mais de 200 mil pequenos negócios.

A programação prevê ainda debates sobre temas como necessidades, desafios e perspectivas do cooperativismo de crédito. Haverá, também, três oficinas temáticas que contarão com a presença dos sistemas de Crédito Cooperativo (Sicredi) e OCB, Banco Central, Banco Mundial/IFC e Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Fomin).
 
Serviço
O que: Seminário de Lideranças de Cooperativas de Crédito para Pessoa Jurídica
Quando: amanhã, das 8h às 17h
Onde: Sede do Bancoob, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 8 – Brasília (DF).

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Gerente geral do Sescoop participa de AGO da Ocepar

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Brasília (02/04) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, representou o Sistema OCB durante a Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), ontem, em Curitiba.

“A diretoria da Ocepar está de parabéns pela transparência com que vem conduzindo o cooperativismo no estado. A prestação de contas, do relatório de gestão e do saneamento das dúvidas da assembleia comprovaram o compromisso da gestão do setor. Foi uma apresentação robusta. E é com esse mesmo adjetivo que qualifico o plano de ações 2014 apresentado durante a AGO. Para mim, sem dúvida, foi uma importante oportunidade de aprendizado”, analisa Karla Oliveira.

A diretoria do Sistema Ocepar reuniu com dirigentes das cooperativas filiadas para prestar contas referentes ao exercício 2013. Os resultados obtidos no ano passado foram apresentados pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, pelos superintendentes da Ocepar José Roberto Ricken e Nelson Costa (adjunto). Durante a AGO, os participantes também deliberaram sobre o plano de ação do cooperativismo paranaense para 2014.

CAPITAL HUMANO - “O principal diferencial do cooperativismo do Paraná são os investimentos realizados na formação e capacitação do nosso capital humano. São as pessoas que provocam as transformações, daí a necessidade de termos um trabalho forte voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de todos os integrantes do cooperativismo”, disse João Paulo Koslovski.

Ele destacou, ainda, os avanços do setor cooperativista do estado. De acordo com o presidente da Ocepar, no ano passado, o sistema cooperativista paranaense realizou 5.479 projetos de formação e capacitação profissional, com 151 mil participações e que somaram mais de 71 mil horas/aula.

1 MILHÃO DE COOPERADOS – “Concluímos o ano de 2013 com avanços expressivos nos diferentes ramos de atuação das cooperativas paranaenses”, completou o dirigente, ao destacar indicadores que  demostram a expansão das cooperativas do Paraná em diversas áreas. Ele lembrou que as 231 cooperativas filiadas ao Sistema Ocepar encerraram 2013 com a marca de 1 milhão de cooperados. “Isto significa que, considerando-se o núcleo familiar, mais a geração de empregos, o cooperativismo está presente na vida de quase 3 milhões de pessoas no Paraná, o que demonstra o alcance do setor no campo econômico e social”, afirmou.

R$ 3,1 BILHÕES EM 2014 – “Gerar emprego, distribuir renda e participar do desenvolvimento das comunidades onde atuam e, consequentemente dos municípios, do Estado e da Nação, são a tônica do trabalho do cooperativismo paranaense”, ressaltou Koslovski. Dentro desta linha, as cooperativas investiram R$ 2,16 bilhões no ano passado, sendo que o montante investido soma  R$ 6,59 bilhões nos últimos cinco anos. Os recursos foram aplicados, principalmente, em infraestrutura, agroindustrialização e modernização dos processos de tecnologia e informação logística.

Para 2014, as cooperativas do Paraná investirão R$ 3,1 bilhões, uma elevação de 45% na destinação de recursos em comparação ao ano passado. A estimativa indica um aumento de 92% no montante destinado à armazenagem e recebimento de grãos, com aportes de R$ 1,2 bilhão, o que equivale a 41% do total dos investimentos. “Os novos projetos aumentarão em 12% a capacidade estática de armazenagem das cooperativas paranaenses, que saltará de 15 milhões de toneladas para 16,8 milhões de toneladas”, relatou o dirigente.

AGROINDÚSTRIA - Os investimentos destinados à industrialização respondem por 46% do total dos aportes (R$ 1,4 bilhão), uma alta de 42% em relação a 2013, mantendo o ritmo de expansão dos últimos anos. As cooperativas investirão na ampliação e adequação de suas plantas industriais, em projetos que já estão em andamento, em específico no setor de carnes, milho e cevada. O valor que o setor pretende investir equivale a cerca de 10% do faturamento do cooperativismo no estado.

PRESENÇA NAS COMUNIDADES – O presidente destacou ainda que o setor recolhe mais de R$ 1,2 bilhão em tributos, permitindo a dinamização da economia local onde as cooperativas estão inseridas, seja ela primária, secundária ou terciária. “Além disso, as cooperativas vinculadas ao Sistema Ocepar geram 1,7 milhão de postos de trabalho, evidenciando que o cooperativismo é a melhor alternativa de trabalho e renda para uma parcela significativa da população” Isto, somado ao fato de terem bases sólidas no interior do Estado, onde esses empregos são gerados e onde giram os recursos dos investimentos e dos impostos recolhidos, ajuda a dinamizar a economia local”, comentou o dirigente. (Com informações da Ocepar)

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Cooperativas exportam mais de US$ 829 milhões no primeiro bimestre

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Brasília (2/04) – O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, acaba de divulgar o resultado da balança comercial brasileira, relativa às operações envolvendo cooperativas nos dois primeiros meses deste ano. De acordo com o documento, as exportações do setor cooperativista somaram US$ 829,05 milhões (2,6% do total Brasil).

Do lado da importação, houve um recuo de 20,8% nas compras externas efetuadas por cooperativas, que passaram de US$ 49,5 milhões, no primeiro bimestre de 2013, para US$ 39,2 milhões, nos primeiros meses deste ano. Historicamente, a balança comercial das cooperativas apresenta saldo positivo, tendo alcançado US$ 5.675,8 milhões no acumulado janeiro-dezembro do ano passado.

PRODUTOS – Entre os principais produtos exportados pelas cooperativas, nos meses de janeiro e fevereiro, destacam-se:

1-    Açúcar bruto (com vendas de US$ 138 milhões, representando 16,7% do total exportado pelas cooperativas)
2-    Carne de frango (US$ 134,5 milhões, 16,2%)
3-    Açúcar refinado (US$ 124,3 milhões, 15%)
4-    Soja em grão (US$ 90,9 milhões, 11%)
5-    Café em grão (US$ 86,7 milhões, 10,5%)

MERCADOS – As vendas externas das cooperativas alcançaram, nesse bimestre, 130 países. Esse número é maior do que o registrado no ano passado, quando 111 países foram nossos clientes. Por conta de sua participação no total das vendas do setor, destacamos os cinco principais destinos:

1-    China (vendas de US$ 107,2 milhões, representando 12,9% do total)
2-    Alemanha (US$ 81,1 milhões, 9,8%)
3-    Estados Unidos (US$ 63,3 milhões, 7,6%)
4-    Emirados Árabes (US$ 56,7 milhões, 6,8%)
5-    Arábia Saudita (US$ 52,9 milhões, 6,4%)

ESTADO – São Paulo foi o estado com maior valor de exportações de cooperativas, US$ 283,6 milhões, representando 34,2% do total das vendas externas do segmento. Em seguida, aparecem: Paraná (US$ 264,3 milhões; 31,9%); Minas Gerais (US$ 86,2 milhões; 10,4%); Santa Catarina (US$ 85,4 milhões; 10,3%); Mato Grosso (US$ 26,5 milhões; 3,2%); e Rio Grande do Sul (US$ 19,8 milhões; 2,4%)

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Ocepar completa hoje 43 anos de história cooperativista no Paraná

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Curitiba (2/04) – Fundado em 2 de abril de 1971, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) está completando, hoje, 43 anos. Atualmente, há 231 cooperativas registradas no Sistema Ocepar e que atuam em dez diferentes ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, educacional, habitacional, trabalho, consumo e turismo e lazer. Ao todo, são um milhão de cooperados em todo o Estado.

O setor responde por 16% de toda a riqueza gerada no Paraná e por 56% do PIB agropecuário paranaense. No ano passado, atingiu movimentação econômica de R$ 46 bilhões. Para o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o cooperativismo paranaense atingiu o patamar atual especialmente por causa do empenho e contribuição de lideranças que comandaram a entidade em períodos anteriores. Veja abaixo a mensagem de Koslovski sobre o aniversário da Ocepar.

“Ao comemorarmos esses 43 anos de existência da Ocepar, podemos afirmar que a entidade, juntamente com suas cooperativas filiadas, contribuiu de forma direta para que nosso estado se tornasse uma importante força econômica no cenário nacional.

Desenvolvimento este experimentado nos diversos ramos de atuação do sistema, seja na geração de renda e de trabalho para milhões de paranaenses. Mas tudo isso não seria possível se não tivessem passado pela presidência desta casa, homens empreendedores, determinados em fazer a diferença, como Guntolf van Kaick, Benjamin Hammerschimidt, Wilson Thiesen, Ignácio Aloysio Donel e Dick Carlos de Geus.

Pessoas que muito contribuíram para que a Ocepar se tornasse uma das entidades mais respeitadas não só aqui em nosso estado, mas no Brasil e no mundo. Se hoje somos referências em muito do que realizamos, temos que agradecer também aos dirigentes que ocuparam funções de destaque e que participaram das diversas gestões nesses 43 anos.

Enfim, o nosso agradecimento aos colaboradores do sistema pela sua dedicação em fazer cada vez mais para que possamos oferecer às nossas cooperativas filiadas serviços de qualidade. Um verdadeiro ‘exército’ em defesa de uma filosofia que tem como principal meta fazer as pessoas mais felizes. Parabéns Ocepar, parabéns às nossas cooperativas e a todos aqueles que integram o sistema”.


João Paulo Koslovski - Presidente do Sistema Ocepar

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Unimed Goiânia participa da nova edição da Campanha Eu Ajudo na Lata

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Goiânia (2/04) - A Unimed Goiânia aderiu novamente à Campanha Eu Ajudo na Lata da Unimed do Brasil, que recolhe lacres de latas de alumínio para adquirir cadeiras de rodas e outros itens de mobilidade, destinadas a pessoas com deficiência física.

A arrecadação conta com a participação de seus colaboradores, mobilizados por diversas ações de divulgação. Foram fixadas garrafas PET para recolher os lacres em todas as unidades da Cooperativa. Aqueles que preferirem ter a própria garrafa para juntá-los, estão sendo incentivados. Posteriormente, deverão entregar o recipiente ao setor de Marketing.
 
"A Campanha vai até dia 30 de junho. Ao encher sua garrafa, o colaborador pode solicitar ao Marketing o registro de sua ação. Essa é uma forma de incentivo e reconhecimento pela atitude positiva", diz o diretor de Mercado da Unimed, Sérgio Baiocchi Carneiro.

No ano passado, foram arrecadadas 840 garrafas PET com o apoio de todo o Sistema Unimed. A venda possibilitou a compra de seis cadeiras de rodas. No total, 81 garrafas foram enviadas pela Unimed Goiânia para Unimed do Brasil.

Em 2014, a Unimed Goiânia será responsável por todo o processo de coleta e venda dos lacres para aquisição de cadeiras de rodas e outros itens como muletas, andadores e até aparelhos auditivos.

Em apenas 14 dias de divulgação, a colaboradora Alessandra, da Clínica de Psicologia, doou oito garrafas cheias e tornou-se o destaque da campanha. Para conhecer a campanha, acesse: www.unimed.coop.br/euajudonalata

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CCAB quer ampliar seus negócios com cooperativas

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Brasília (1º/04) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, recebeu hoje o, diretor de Novos Negócios do grupo Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB), Jorge Moura.  A visita teve por objetivo apresentação de duas das três empresas da holding: o CCAB-Agro, cujo foco está no fornecimento de insumos e o CCAB-Projetos, especializada em assessoria financeira e administrativa de gestão. O grupo CCAB vive um momento de expansão e, por isso, manifestou seu interesse em receber novas cooperativas do ramo agropecuário.

Também participaram da reunião a secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, o presidente da Associação dos Produtores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canoeste), Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, e o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da região Centro Sul do Brasil (Orplana), Ismael Perina e o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero.

CCAB - Criado em maio de 2006, o “Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro (CCAB)” nasceu da união de cooperativas do Cerrado Brasileiro com o objetivo de buscar registros para produtos genéricos, fundamentais no mercado de defensivos agrícolas.

A ideia original da CCAB era, desde sua concepção, atuar de forma empresarial. Com o objetivo de oferecer a seus associados a governança e transparência necessárias, bem como atender as exigências do mercado de insumos, se transformando em uma empresa Ltda. e mais recentemente em uma S/A. Leia mais sobre o grupo.

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Acordo de Cooperação com ANS entra em vigor

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Brasília (1º/04) – Está valendo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Sistema OCB e Agência Nacional de Saúde Suplementar, que visa a promover, avaliar, desenvolver e aperfeiçoar os mecanismos de regulação utilizados pelas cooperativas operadoras de planos privados de assistência à saúde.

O documento foi assinado no mês de março e representa mais uma ação do Sistema OCB no sentido de melhorar interlocução com o órgão regulador das cooperativas operadoras de planos de saúde. O acordo também contribuirá para o aperfeiçoamento do marco regulatório do setor.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o acordo reflete a busca do setor pelo alinhamento entre as atribuições do órgão regulador com a necessidade da manutenção da sustentabilidade econômica das cooperativas de saúde.

“Além de dar continuidade aos trabalhos de adequação às normas da ANS, já iniciados pelas cooperativas, precisamos incentivar e fomentar novas iniciativas. Neste processo, vale frisar a importância da intercooperação. Estamos falando de ações conjuntas entre cooperativas e o estabelecimento de importantes alianças estratégicas como esta firmada entre OCB e ANS”, ressaltou Márcio Freitas.

INTERCÂMBIO – De acordo com o documento, o Sistema OCB e a ANS trocarão informações sobre o segmento cooperativo de saúde, contribuindo, dessa maneira, para a disseminação de conhecimentos e para a ampliação do entendimento dos conceitos sobre cooperativismo e regulação entre os atores do setor.

Estão previstos no acordo a realização de um conjunto de estudos, eventos e ações para o aprimoramento dos processos de governança e gestão das cooperativas de saúde e também, ao aperfeiçoamento da atuação da ANS e do Sistema OCB no mercado de saúde suplementar.

COORDENAÇÃO – A coordenação do presente acordo, em cada uma das instituições, será de responsabilidade de servidores designados pela ANS e pela OCB. Esses coordenadores definirão o cronograma anual de reuniões, a fim de executar o plano de trabalho proposto, avaliar o desempenho da sua operacionalização e divulgar os seus resultados.

NÚMEROS – Das 852 cooperativas de saúde do Sistema OCB, 437 são operadoras de planos de saúde médicos e odontológicos. O ramo reúne hoje cerca de 158 mil associados e 272 mil empregados. Elas têm uma participação expressiva na saúde suplementar.

Segundo dados da ANS, cerca de 23 milhões de usuários de planos de saúde são atendidos por médicos, dentistas e demais profissionais de saúde associados a cooperativas. Além disso, o setor responde por 38% do mercado de saúde suplementar com receitas de R$ 35 bilhões em 2012.

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Marcos Diaz é reeleito na OCB/RJ para o quadriênio 2014-2018

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Rio de Janeiro (31/03) – O presidente Marcos Diaz, da chapa Cooperar para Prosperar, venceu por unanimidade as eleições para a diretoria da Organização das Cooperativas Brasileiras no estado do Rio de Janeiro. O grupo permanecerá à frente da entidade pelo quadriênio 2014-2018. A votação foi realizada no sexta-feira (28), na capital fluminense.

Liderada por Diaz, a chapa tem como pilares de gestão o fortalecimento da imagem e da comunicação do cooperativismo no estado, a difusão da cultura cooperativista, a promoção da segurança jurídica e regulatória das cooperativas, a profissionalização da gestão, a governança das cooperativas e a qualificação de dirigentes, cooperados, familiares e empregados de cooperativas.

As metas da diretoria são o fomento a intercooperação, o fortalecimento da representatividade institucional do Sistema e a consolidação dos princípios da ética e da gestão democrática.

“Vamos continuar com o nosso trabalho de consolidação dos pilares do cooperativismo no Rio de Janeiro, dando visibilidade às cooperativas dos diversos ramos, a fim de promover as relações de negócios intercooperativos. O fomento a criação e ao desenvolvimento de novas propostas cooperativistas também continuarão sendo nossas metas”, disse Diaz.

Diretoria eleita

Presidente: Marcos Diaz (ramos Educacional/ trabalho/habitacional)
Vice-Presidente: Jorge Meneses (ramo crédito)
Secretário Geral: Ildecir Rangel Sias (ramo trabalho)
Secretário de Projetos Especiais: Carlos Alberto dos Santos Pêgo (ramo saúde)
Secretário de Cultura e Formação: Angelo Galatoli (ramo crédito)
Secretário de Finanças: Vinícius Mesquita (ramo transporte)
Secretário de Relações Sindicais e Institucionais: Cláudio Meirelles (ramo agropecuário)

Conselho Fiscal - Efetivo
Carlos Alberto Zaranza (ramo crédito)
Wagner Guerra da Fonseca (ramo crédito)
Cláudio Henrique da Silva (ramo transporte)

(Assimp Sistema OCB/RJ)

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Executivos fazem imersão no cooperativismo alemão e italiano

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Brasília (28/03) – A gerente geral, Tânia Zanella, representará o Sistema OCB no novo módulo do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas. Ela é uma das integrantes do grupo brasileiro contemplado com a iniciativa do Sistema Ocepar, em parceria com o Sebrae.

As atividades começam neste domingo e a programação ocorre na Itália e na Alemanha. O grupo de 28 integrantes realizará uma série de visitas a entidades como Aliança das Cooperativas Italianas (Legacoop), Universidade de Bologna, Banco Cooperativo de Crédito, Rabobank, Universidade de Muenster, Cooperativa Westfleisch e diversas outras. Além disso, a agenda inclui, ainda, reuniões e palestras.

Para Tânia Zanella, o comprometimento dos líderes cooperativistas ao longo de toda a viagem tem sido um dos grandes destaques. “Ao longo de todos os módulos, os colegas têm tido uma participação efetiva, tornando as visitas técnicas muito enriquecedoras. A experiência de conhecer a realidade de cooperativas de outro país, especialmente conjunturas econômica e política diferentes da do Brasil, nos proporciona mecanismos criativos para lidar com a nossa realidade”, comenta a Gerente Geral.

INTERNACIONAL – O Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas tem por objetivo proporcionar uma visão internacional de negócios a lideranças cooperativas paranaenses e convidados. A formação é dividida em módulos, com etapas que incluem atividades no Brasil, além de missões de estudo em países do continente europeu, norte-americano, sul-americano, asiático e da Oceania.                                                                              

 

COMPOSIÇÃO DO GRUPO

Nome    

Cargo

Entidade

Ademir Molinari

Presidente

Sicoob Arapongas

Airton Galinari

Superintendente

Coamo

Alair Aparecido Zago

Superintendente

Cocamar

Antonio Carlos Daineze

Superintendente Regional

Sicredi Norte Sul

Cirio Kunzler

Presidente

Sicredi Oeste PR

Claudinei Angelin

Presidente

Sicredi Paranapanema

Devair Mem

Analista Econômico e Financeiro

Sescoop/PR

Eliel Magalhães Leandro

Gerente comercial

Capal

Emerson Di Domênico Durso

Consultor

Sebrae/Regional Oeste

Guido Bresolin Junior        

Presidente

Sicoob Credi Capital

Haroldo José Polizel

Gerente financeiro

Cooperativa Integrada

Hélio Kazuo Nakatani

Presidente

Sicoob Noroeste

Jeferson Coser

Gerente

Central Sicredi PR/SP

Jeferson Malluta Luciano

Engenheiro Agrônomo

Coopagrícola

João Bactista Manfroi

Presidente

Sicoob Cresud

João Gogola Neto

Coordenador de Desenvolvimento

Sescoop PR

Jonas Keiti Kondo

Presidente

Copagra

Lauro Osmar Schneider

Presidente

Sicredi Campos Gerais

Luciano D. Carneiro Kluppel

Presidente

Sicredi Capal

Maria Isabel Rosa Guimarães

Gerente de projetos

Sebrae/Regional Leste

Mario Dykstra

Gerente de novos negócios

Batavo

Maximiliano Alberto Pedron

Conselheiro

Sicoob Cresud

Orlando Muffato

Presidente

Sicredi Grandes Lagos

Paulo Pinto de Oliveira Filho

Presidente

Coprossel

Silvério Constantino

Vice Presidente

Copacol

Tânia Zanella

Gerente Geral

Sistema OCB

Waldir Armelindo Campana

Presidente

Sicoob Arenito

Wilson Geraldo Cavina

Diretor

Sicoob Norte

 

Leia mais sobre este assunto, no site da OCEPAR

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Conferência Municipal destaca desenvolvimento da população

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Rio de Janeiro (28/03) – O coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Adelson Novaes, participou ontem da abertura da 3ª Conferência de Economia Solidária do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na sede da Federação do Comércio do estado e reuniu diferentes setores e segmentos organizados, a fim de construir políticas públicas. A conferência foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Solidário, com o apoio do Sistema OCB/RJ.

O evento de ontem é uma das etapas que antecedem a III Conferência Nacional de Economia Solidária (CONAES), encontro convocado pelo Conselho Nacional de Economia Solidária para legitimar o processo de institucionalização da participação da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão da política pública de economia solidária em âmbito nacional.

No Rio de Janeiro, os participantes discutiram e elaboraram propostas de políticas relacionadas à economia solidária a serem enviadas à etapa estadual, para, posteriormente, integrarem à pauta da conferência nacional. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Comitiva brasileira faz visitas técnicas ao Sistema Desjardins no Canadá

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Brasília (27/03) – Um grupo de representantes de cooperativas de crédito, do Banco Central e do Ministério da Fazenda, liderado pelo Sistema OCB, está realizando visitas técnicas ao Sistema Desjardins, na província de Québec, no Canadá. Ontem e hoje foram visitados diversos centros de operações do Sistema nas cidades de Lévis e Montréal.

O grupo teve a oportunidade de conhecer todo o processo de execução financeira do Desjardins. Foram visitados os centros de atendimento ao cooperado, centro de internet banking e operações remotas e a caixa central do movimento. O grupo teve a oportunidade de conhecer uma cooperativa de crédito formada pelos imigrantes de língua portuguesa em Québec.

A comitiva tem realizado ao longo desta semana reuniões e visitas técnicas no âmbito de uma missão de imersão no sistema cooperativista de crédito canadense para a identificação de boas práticas. O objetivo é aprofundar o conhecimento acerca das práticas do país e gerar subsídios ao desenvolvimento do setor no Brasil.

O Canadá possui uma das mais altas proporções de associados a cooperativas de crédito do mundo. Aproximadamente um terço da população canadense usa os serviços financeiros ofertados por uma cooperativa.

Existem dois segmentos de cooperativas no país: as credit unions, que estão presentes nas províncias do Canadá de língua inglesa, e as caisses populaires, presentes no Canadá francófono, a província de Québec. As cooperativas de crédito no país concentram 33% das agências bancárias.

O Sistema Desjardins é a confederação das chamadas caisses populaires, ou caixas populares. Este modelo de cooperativas de crédito surgiu no ano de 1900, na cidade de Québec, da iniciativa de Alphonse Desjardins, de criar uma cooperativa para fazer frente aos caros e poucos acessíveis serviços financeiros da época no Canadá francês.

O movimento hoje conta com mais de 6 milhões de associados, 4500 empregados e mais de 200 bilhões de dólares de movimentação anual. O Sistema Desjardins é o maior grupo financeiro da província de Quebec, sexto maior do Canadá. O Sistema esteve na vanguarda dos serviços financeiros eletrônicos no Canadá. A plataforma de serviços ofertados pela internet e aplicativos é considerada a mais completa do país.

ATUAÇÃO INTERNACIONAL - O Sistema OCB tem fortalecido ao longo dos anos sua a representação das cooperativas em âmbito internacional. Os programas de atuação do Sistema em âmbito global buscam além da representação institucional, a cooperação, assessoria e promoção do cooperativismo brasileiro. O objetivo da atuação internacional da Casa é usar da intercooperação para o fortalecimento das cooperativas brasileiras e o consequente desenvolvimento econômico e social dos cooperados.

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Encontro ANS movimenta cooperativas do ramo saúde

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Brasília (27/03) – Recife está sendo palco do Encontro ANS, promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), focado nas operadoras de planos de saúde. O evento é voltado a organizações que atuam no setor de saúde suplementar, representantes e entidades de classe, como é o caso do Sistema OCB. A abertura do encontro foi prestigiada pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, que também preside o Conselho Consultivo do ramo Saúde na Diretoria do Sistema OCB.

A abertura do Encontro foi prestigiada pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, que é o presidente do Conselho Consultivo do ramo Saúde na Diretoria do Sistema OCB. O coordenador do ramo Saúde, Laudo Rogério, também acompanha a programação do evento.

Segundo André Pacelli, esses encontros são uma ótima oportunidade de as cooperativas que atuam na saúde suplementar serem cada vez mais protagonistas nas decisões. “Ao participarem de eventos assim nossas cooperativas contribuem com o desenvolvimento das ações de saúde no país, mostrando a importância do cooperativismo na construção de um setor, cujo principal interesse é a prestação de um serviço de qualidade”, comenta.

QUALIFICAÇÃO – O objetivo do Encontro ANS é compartilhar informações e visões que contribuam para a construção de um setor de saúde suplementar cada vez mais qualificado. As atividades começaram ontem e vão até amanhã. Também participam os órgãos de defesa do consumidor.

ASSUNTOS – No evento os atores do setor poderão discutir normas de fiscalização, regras para autorização de funcionamento e comercialização de planos de saúde, conceitos para acompanhamento econômico e financeiro das operadoras, além de ressarcimento ao SUS e o novo Rol de procedimentos da ANS.

CRESCIMENTO – A abertura do evento contou com presença da diretoria da ANS presidida pelo médico André Longo, que destacou a retomada dos Encontros regionais da ANS começando pelo Nordeste, dado o papel de destaque e pelo crescimento – acima da média – do número de planos de saúde na região.

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Cooperativismo é alternativa para produtores de leite do MS

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Campo Grande (27/03) – O Sindicato Rural da cidade com o apoio do Sistema OCB/MS promoveu o 17º Encontro Técnico do Leite, com o objetivo de oferecer ao produtor um leque de novas tecnologias e procedimentos para aumentar a produtividade e tornar a atividade cada vez mais competitiva. O evento ocorreu na segunda-feira (17/03).

O encontro reuniu pesquisadores e produtores rurais que debateram questões capazes de contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na capital. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, compôs a mesa de abertura e destacou a necessidade de organização dos produtores para adquirirem gestão e competitividade.

A primeira palestra foi oferecida pelo Sistema OCB/MS em parceria com o Sistema OCB/GO. O tema foi “Organização dos Produtores de Leite”. A intenção foi apresentar, no contexto do mercado lacto atual, os vários elos da cadeia de leite bem como suas complexidades, gargalos e a necessidade da organização dos produtores.

HAROLDO MAX – A palestra foi ministrada pelo agropecuarista e presidente do Sistema OCB/GO, Haroldo Max. Ele é presidente da Federação dos Sindicatos das Cooperativas do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins (Fecoop CO/TO). Max também preside a Cooperativa Central de Laticínios de Goiás (Centroleite) e a Cooperativa Mista Agropecuária dos Produtores Rurais de Orizona (Coapro).

Durante sua palestra, Max frisou que atualmente são mais de 1 milhão de produtores de leite no Brasil e eles que precisam se profissionalizar e se organizar. “O cooperativismo é uma grande alternativa de organização e principalmente de profissionalização, pois o varejo é o que mais ganha na cadeia, enquanto o produtor mal paga seus custos”, destacou. (Assimp Sistema OCB/MS)

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Reunião com líderes e gestores de cooperativas ocorrerá em Uberlândia

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Belo Horizonte (27/03) – Uma reunião de líderes e gestores das cooperativas da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba está programada para ocorrer em Uberlândia, no dia 2 de abril, na sede do Sicoob Creditril. São esperadas cerca de 100 pessoas. O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, já confirmou a presença.

O encontro tem o objetivo de apresentar os resultados das visitas técnicas realizadas nas cooperativas da mesoregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e formular plano de atuação para a capacitação na região. Além do presidente do Sistema Ocemg, também estará presente a gerente de Capacitação, Andrea Sayar, e a gerente de Acompanhamento de Cooperativas do Sistema, Vitória Drummond.

MULHERES – Logo em seguida, nos dias 3 e 4 de abril, também em Uberlândia, acontece o primeiro Encontro de Mulheres Cooperativistas de 2014. O encontro tem como objetivo geral encorajar a participação das mulheres nos debates relativos às cooperativas nas quais estejam envolvidas, visando reconhecer o seu papel no contexto da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade desses empreendimentos. O público alvo são mulheres cooperativistas, empregadas (em cargos de gerentes ou acima) e esposas de cooperados das entidades registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.

A agenda de eventos, cursos e treinamentos do Sistema já está disponível no portal do cooperativismo mineiro. Para abril, está programado o curso de Capacitação para Conselheiros Fiscais nas cidades de Araxá, Montes Claros, Unaí, Machado e Juiz de Fora. Em maio, acontecerá o primeiro Encontro de Jovens Cooperativistas de 2014 na cidade de Montes Claros, além do Encontro de Profissionais, Sábado Cooperativo, entre outros eventos.

Para ficar por dentro da Agenda de Eventos clique aqui.

Para saber mais sobre Cursos e Treinamentos clique aqui.

Assimp Sistema Ocemg

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Cooperativismo baiano busca experiência no Canadá

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Salvador (27/03) – O Canadá é um dos países onde o cooperativismo de crédito é considerado dos mais avançados do mundo. Com participação no mercado financeiro de 10,5%, compreende dois grandes sistemas: o DesJardin (Québec), que é a 6ª maior instituição financeira do país; e o Crédit Union Central of Canada (sediado em Toronto).

No Québec, um dos mais importantes estados do país, o DesJardins tem penetração de 73% da população (6 milhões de cooperados), de acordo com dados estatísticos oficiais.

Por esses motivos o cooperativismo canadense foi escolhido como destino da comitiva de dirigentes liderada pela OCB para um intercâmbio entre os dias 22 e 30 de março.

O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio, é um dos participantes da viagem, que tem como objetivo conhecer de perto as experiências do cooperativismo de crédito naquele país.

O roteiro da viagem inclui visitas técnicas aos dois principais sistemas de cooperativas de crédito do país. Os visitantes conhecerão também a casa histórica de Alphonse-DesJardins, o precursor do cooperativismo de crédito nas Américas e pioneiro na fundação da cooperativa que serviu de modelo para o surgimento de muitas outras.

Devido à importância estratégica do cooperativismo de crédito canadense no fomento aos pequenos negócios e no desenvolvimento local, similar à realidade brasileira, a visita técnica poderá gerar enorme aprendizado e benefícios para o cooperativismo baiano, de acordo com Cergio Tecchio.

Governança, regulação e profissionalização da gestão também são outros aspectos do modelo canadense que serão atentamente observados pela comitiva brasileira. (Assimp Oceb)

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Ocemg realizará Encontro de Mulheres Cooperativistas em Uberlândia

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Uberlândia (25/03) – O Sistema Ocemg dará início, no próximo mês, à sua programação de eventos nas diversas regiões do Estado. Nos dias 3 e 4 de abril, ocorre, em Uberlândia, o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas. Estão disponíveis 60 vagas para o evento, com o limite de 5 representantes por cooperativa. As interessadas devem se inscrever até sexta-feira (28), pelo email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

O encontro tem como objetivo geral encorajar a participação das mulheres nos debates relativos às cooperativas nas quais estejam envolvidas, visando reconhecer o seu papel no contexto da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade desses empreendimentos. O público alvo são mulheres cooperativistas, empregadas (em cargos de gerentes ou acima) e esposas de cooperados das entidades registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.

Na programação do Encontro de Mulheres Cooperativistas estão previstas palestras com o engenheiro agrônomo, Maurício Landi, e com o especialista em Gestão do terceiro Setor, Benedito Nunes, além de oficinas de trabalho e debates sobre o cooperativismo e o papel relevante que as profissionais desempenham no mercado atual.

A iniciativa integra o projeto de descentralização das ações do Sistema, proposto durante as reuniões realizadas no ano passado com dirigentes cooperativistas de todo o Estado para a elaboração do Plano Diretor do Sistema Ocemg 2013/2017. Na ocasião, um pedido recorrente foi de que os eventos do Sistema fossem promovidos nas demais regiões mineiras, além de Belo Horizonte.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Capacitação pelo telefone: 31.3025-7112 ou clique aqui.

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