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Notícias negócios

 

Agenda Legislativa e Dia C 2014 serão lançados semana que vem

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Brasília (21/03) – Dois importantes eventos para o cooperativismo estão marcados para ocorrer na próxima semana: o lançamento da Agenda Legislativa 2014, marcado para terça-feira, dia 25, e a divulgação nacional do Dia de Cooperar (Dia C), que será realizada na quarta (26).

A Agenda Legislativa do Cooperativismo 2014, além de apresentar as proposições que se encontram na pauta do Congresso Nacional, também se torna uma importante fonte de consulta sobre dados e conceitos do cooperativismo e, também, divulga o balanço das conquistas do ano passado.

O evento ocorrerá no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, às 19h30. Diversas autoridades governamentais e demais parceiros do cooperativismo foram convidados.

Já o lançamento nacional do Dia C tem o objetivo de apresentar às unidades estaduais o tema da campanha de 2014 e os materiais produzidos, os quais serão disponibilizados aos estados. Também serão repassadas informações sobre a amplitude do projeto, como a adesão das unidades, e, por fim, elaborado um cronograma de desenvolvimento regional das atividades do Dia C 2014.

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Uberlândia receberá Encontro de Mulheres Cooperativistas

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Belo Horizonte (20/03) – O Sistema Ocemg dará início, no próximo mês, à sua programação de eventos nas diversas regiões do Estado. Nos dias 3 e 4 de abril, acontece, em Uberlândia, o Encontro Regional de Mulheres Cooperativistas. Estão disponíveis 60 vagas e o limite de representantes por cooperativa é de cinco pessoas. As interessadas devem se inscrever até o dia 28 deste mês, pelo email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

O encontro tem por objetivo geral encorajar a participação das mulheres nos debates relativos às cooperativas nas quais estejam envolvidas, visando a reconhecer o seu papel no contexto da promoção do desenvolvimento e sustentabilidade desses empreendimentos.

O público-alvo são mulheres cooperativistas, empregadas (em cargos de gerentes ou acima) e esposas de cooperados das entidades registradas e adimplentes com o Sistema Ocemg.

Na programação do Encontro de Mulheres Cooperativistas estão previstas palestras com o engenheiro agrônomo, Maurício Landi, e com o especialista em Gestão do Terceiro Setor, Benedito Nunes, além de oficinas de trabalho e debates sobre o cooperativismo e o papel relevante que as profissionais desempenham no mercado atual.

Para obter mais informações, a interessada deve entrar em contato com a Gerência de Capacitação pelo telefone: (31) 3025-7112.

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Unimed Sul Capixaba realizará evento de gestão e qualidade em saúde

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Vitória (19/03) – No próximo dia 10 de abril, a Unimed Sul Capixaba, em parceria com o Sebrae e o Sistema OCB/ES lançarão o projeto +Qualiss: Gestão e Qualidade em Saúde. A atividade pretende auxiliar as micro e pequenas empresas credenciadas da Unimed Sul Capixaba a terem uma boa pontuação no Programa QUALISS da Agência Nacional de Saúde (ANS).

O QUALISS já existe e visa a estimular a qualificação dos prestadores de serviços na saúde suplementar, a fim de aumentar a disponibilidade de informações sobre essa qualificação.

De acordo com o supervisor de Recursos Humanos da Unimed Sul Capixaba, Deidiney Santanna Peçanha, o intuito do +QUALISS é antecipar o trabalho de fiscalização da ANS e proporcionar à sua rede credenciada maior qualificação na prestação de serviços.

O lançamento do programa será realizado em Cachoeiro de Itapemirim e contará com a palestra “Requisitos legais do QUALISS”, com Adriana Daum Machado, Consultora QUALISS. (Assimp OCB/ES)

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Superintendente discute alinhamento estratégico na Ocepar

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Curitiba (18/03) – O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, esteve ontem na sede da Ocepar, em Curitiba, onde participou de uma série de reuniões, entre elas o encontro semanal dos gerentes e coordenadores da unidade estadual, conduzido pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken.

Segundo Ricken, a ideia é alinhar os trabalhos realizados no Estado com o planejamento do Sistema OCB, discutindo, assim as estratégias para que as realizações a curto e médio prazo aconteçam em sintonia com as demandas das cooperativas.

Para o superintendente, Renato Nobile, é imprescindível agradecer a toda a equipe do Sistema Ocepar pelas inúmeras contribuições ao trabalho técnico e de representação do Sistema OCB.

"É uma equipe que tem, incansavelmente, doado energia, conhecimento e tempo para nos ajudar nas inúmeras ações demandadas pelas unidades estaduais, cooperativas e seus cooperados", frisa Renato Nobile.

Para Ricken, a intercooperação é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo brasileiro. “Participamos de um sistema que tem por princípio a cooperação e a vinda de Renato Nobile até aqui, o fato de nos ouvir e de participar do nosso alinhamento estratégico é uma demonstração de que estamos na mesma direção e com a meta de nos tornarmos cada vez mais fortalecidos", avalia o superintendente da Ocepar.

OUTROS TEMAS – À tarde, o superintendente da OCB também tratou de temas específicos com cada um dos gerentes e coordenadores da Ocepar como, por exemplo, os preparativos para a realização da Expocoop, evento que ocorre de 15 a 17 de maio, em Curitiba e a execução dos programas Gestão de Desenvolvimento da Autogestão (GDA) e Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH).

Renato Nobile ressaltou, ainda, que a iniciativa de participar de reuniões como as que ocorreram ontem, na capital paranaense, confere uma dinâmica mais efetiva à relação com os estados, pois é fundamental que a exista uma interação entre a Unidade Nacional e as unidades estaduais. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Ocepar)

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Começam as aulas do Mestrado em Gestão de Cooperativas

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Curitiba (18/03) – As aulas da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas, oferecido pela Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tiveram início na sexta-feira (14), em Curitiba.

Os alunos tiveram aulas de Metodologia de Pesquisa e Análise Quantitativa de Dados (obrigatórias), além das disciplinas eletivas Inovação e Tecnologia, Gestão Estratégica e Governança em Cooperativas, Gestão Estratégica de Pessoas e Bases Legais do Cooperativismo. As aulas prosseguiram ao longo de todo o sábado.

CURSO – O Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas é uma iniciativa da Escola de Negócios da PUCPR e conta com o apoio do Sistema Ocepar. Trata-se de uma pós-graduação na modalidade “stricto sensu”, lançada no ano passado.

Os alunos puderam optar por duas linhas de pesquisa: Cooperativismo e Sustentabilidade e Gestão Estratégica de Entidades Cooperativas. O programa contempla 24 créditos, com cinco disciplinas obrigatórias e três eletivas, mais uma dissertação. As aulas são quinzenais.

“A missão do curso é gerar conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento de profissionais de alto desempenho para o setor cooperativista, capazes de pesquisar, identificar e encontrar soluções de problemas complexos existentes nas cooperativas”, explicou o professor Eduardo Damião da Silva, decano da Escola de Negócios da PUCPR. (Assimp Ocepar)

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Sescoop prorroga prazo de validade de processo seletivo nº 05/2013

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Brasília (14/03) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) – unidade nacional – prorrogou, hoje, o processo seletivo número 05/2013 para as funções de analista de banco de dados e advogado, por mais três meses. Com isso, os candidatos aprovados, classificados e não contratados permanecerão no cadastro de reserva, pelo prazo de vigência do processo seletivo, improrrogável, de acordo com os interesses da entidade. Acesse o COMUNICADO Nº 07.

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Sistema OCB disponibiliza link do livro “Histórias de Cooperação”

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Brasília (13/03) – O Sistema OCB acaba de disponibilizar em seu portal o link para download do livro “Histórias de Cooperação – 366 cooperativas brasileiras que constroem um mundo melhor”. Ao todo, são apresentados 366 casos de sucesso – um texto para cada dia de 2012, declarado pela Organização das Nações Unidas como “Ano Internacional do Cooperativismo”.

Para baixar o arquivo, basta que o interessado acesse www.brasilcooperativo.coop.br e clique no  banner da publicação. Para ir direto, CLIQUE AQUI. O livro foi lançado no início deste ano e conta histórias de cooperativas que, graças à sua gestão profissionalizada, contribuem para mudar o cenário das comunidades onde estão presentes, gerando desenvolvimento e levando mais qualidade de vida e felicidade às pessoas.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ao longo de 2012 as cooperativas aproveitaram a oportunidade para divulgar seu trabalho. “Mostramos ao Brasil que, por meio do trabalho em conjunto, conquistamos a nossa independência econômica. Assim, juntos e movidos por um espírito empreendedor característico dos cooperativistas, nos firmamos, cada vez mais, como um modelo de negócio sustentável”, comenta o presidente.

O livro foi distribuído às unidades estaduais e estão, pouco a pouco, sendo entregues às cooperativas retratadas. O objetivo é inspirar o leitor a empreender, encontrando a motivação que lhe falta para, também, escrever uma história diferente, com um final feliz.

NÚMEROS – No Brasil, o cooperativismo reúne mais de 11 milhões de associados e mais de 321 mil empregados. Se incluirmos as famílias desses cooperados, falaremos de algo que envolve cerca de 44 milhões de brasileiros.

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Ocepar lança 7ª revista Paraná Cooperativo Técnico e Científico

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Brasília (13/03) – Acaba de ser lançada a sétima edição da revista Paraná Cooperativo Técnico e Científico – uma das publicações mais importantes do setor cooperativista quando o assunto é a divulgação dos melhores trabalhos de conclusão de cursos. O periódico é anual e divulga artigos técnicos elaborados por alunos de cursos oferecidos pelo Instituto Superior de Administração (ISAE), em parceria com a Ocepar e o Sescoop Paraná.

A revista divulga textos abordando assuntos considerados prioritários no cotidiano das cooperativas, ou seja, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o trabalho de responsabilidade socioambiental, a promoção social e o desenvolvimento econômico dos cooperados.

Nesta edição, foram tratados temas sobre a gestão da cultura de alto desempenho nas propriedades de pecuária de leite; a sucessão familiar em uma propriedade rural; a geração de biogás a partir do efluente da produção de amido de mandioca; a escassez da mão de obra operacional nas cooperativas agropecuárias do Paraná, dentre outros. ACESSE O MATERIAL

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Cooperativa modelo é visitada no Mato Grosso

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Brasília (13/03) – Conhecer de perto a gestão e a forma de atuação da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe), localizada na região de Peixoto do Azevedo, no estado do Mato Grosso. Esse é o objetivo da visita de representantes do Sistema OCB (unidade nacional) e do Sistema OCB/MT. Os técnicos foram recebidos hoje pela cooperativa, considerada modelo.

Da programação, constam várias visitas a garimpos e locais específicos para o tratamento do minério. A expectativa é de conhecer a forma de atuação e gestão da cooperativa, identificar  a diversidade de extração da matéria-prima e dialogar com os garimpeiros sobre a aplicação da legislação em relação às oportunidades que podem beneficiar o ramo.

A região de Peixoto de Azevedo tem sua economia baseada no setor aurífero, o que desperta o interesse de muitas empresas em investirem na exploração local.

COOGAVEPE – De acordo com Gilson Camboim, presidente da Coogavepe, a cooperativa tem o papel  de zelar pela legalidade da atividade, oportunizando ao cooperado custos mais acessíveis, apoio técnico ao desenvolvimento da atividade e orientação para recuperação das áreas exploradas.


Camboim ressalta que a cooperativa atua com foco no crescimento sustentável, possibilitando que, futuramente, seja implantada uma Central que terá a função de gerenciar as atividades das cooperativas locais.

ORIENTAÇÃO – Além disso, os 3,7 mil associados recebem orientações sobre as leis vigentes e a importância da comercialização nos postos autorizados e regularizados.

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Ocemg fará série de visitas técnicas em Minas Gerais

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Belo Horizonte (12/03) – O trabalho do Sistema Ocemg, por meio de sua Gerência de Acompanhamento de Cooperativas (Gerac), é feito de acordo com demanda das próprias cooperativas. Desde o início do ano, essa equipe técnica está com sua agenda preenchida. Somente em março, serão visitadas 13 cooperativas, dos mais variados ramos, localizadas em diversas regiões do estado.

O mês de março tem uma peculiaridade: é quando as cooperativas promovem suas assembleias. Por isso, o calendário de visitas vai só até o dia 20. Hoje, foram visitadas as cooperativas Coopel e Sicoob Credipeu, ambas sediadas em Pompéu. Amanhã é a vez da Cooperabaeté, de Abaeté, e da Coedi, de Dores do Indaiá.

SEMANA QUE VEM – Dia 18, a Cooperlam, de São Tomás de Aquino, a Unimed Monte Carmelo e a Coopermonte, ambas de Monte Carmelo, receberão a visita dos técnicos da Gerac. O dia 19 terá três visitações: Unimed Guaxupé e Coopeg, em Guaxupé, e Unipisco Uberlândia. Fechando o calendário de março, a Unimed Três Corações e a Coopercoffee recebe a equipe técnica do Sistema no dia 20.

BREVE HISTÓRICO – As visitas técnicas são realizadas desde 2010, objetivando buscar a orientação, o acompanhamento e o apoio na gestão das cooperativas, contribuindo e fortalecendo seus mecanismos de governança. Os encontros também estreitam o relacionamento com o Sistema Ocemg. As cooperativas interessadas em receber as visitas técnicas devem enviar o pedido para o e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Assimp Ocemg)

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Colaboradores da Unimed Cerrado são voluntários em ações sociais

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Goiânia (11/03) – Um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade, sempre fez parte da pauta de trabalho da Unimed Cerrado e, a cada ano, vem ganhando força. E, para realizar ações de sustentabilidade e de responsabilidade social, a Federação conta com importantes aliados: seus colaboradores.

Voluntariamente, eles têm participado de ações em prol da comunidade, dedicando parte de seu tempo à realização de trabalhos que contribuem para o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, em atividades que envolvem educação, meio ambiente, saúde e sociedade.

SELO – O trabalho desenvolvido com o apoio dos colaboradores voluntários ajudou a Unimed Cerrado a conquistar, em 2013, pelo segundo ano consecutivo, o Selo de Responsabilidade Social. Concedido pela Unimed do Brasil, o selo é um reconhecimento ao trabalho social e de sustentabilidade realizado pela Federação.

A gerente de Recursos Humanos, Fabiana Neves, observou que o envolvimento dos colaboradores em programas de voluntariado e ações sociais é de extrema importância para o desenvolvimento organizacional da Federação.

“Por meio dessas ações, os colaboradores conseguem reforçar os conceitos de cooperativismo, respeito ao próximo, interesse pela comunidade. Além de contribuirmos com desenvolvimento local, o colaborador muda seu comportamento organizacional, morando suas relações interpessoais”, analisa. (Assimp Unimed Cerrado)

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Estiagem causa prejuízos de 30% a cooperativas agrícolas

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São Paulo (11/03) – A forte estiagem já causou prejuízos de até 30% nas cooperativas agrícolas segundo avaliação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP). O calor afetou culturas de soja, amendoim, café e milho, entre outros produtos.

“O levantamento foi realizado em duas grandes cooperativas, em regiões diferentes do estado de São Paulo, mas mostra a dimensão do impacto da falta de chuva e das altas temperaturas que vêm marcando esse período do ano”, analisa a consultora de Desenvolvimento em Mercados do Sescoop/SP, Flávia Maria Sarto de Oliveira.

Segundo ela, a seca afeta não só a quantidade da produção como também a qualidade das culturas produzidas pelas cooperativas agrícolas. “Nas safras de soja há relatos de grãos esverdeados. Com isso a oleaginosa está sendo desvalorizada na hora da venda. Na safra de amendoim, o prejuízo fica entre 20% a 25%”, explica.

MILHO – A Cooperativa Agrícola de Capão Bonito (CACB) enfrenta os mesmos problemas na avaliação de seu presidente, Emílio Kenji. “A seca afetou principalmente a plantação de milho. Algumas áreas em fase de plantio ainda não foram afetadas, mas a cultura semeada foi prejudicada justamente na fase de polinização. Estimamos perda de 30% no total das lavouras”, comenta Kenji.

CAFÉ – A Coopinhal (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal) também calcula prejuízos na lavoura do café. A seca afetou a fase de formação dos grãos. Na fase de granação, existe necessidade de chuvas entre 300 a 400 milímetros e, até agora, só choveu o correspondente a apenas 130 a 140 ml. A cooperativa ainda prevê prejuízos para 2015 já que nesse momento tem um atraso no crescimento das ramas para a plantação do ano que vem. (Assimp Sistema Ocesp)

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Batalhão de Infantaria homenageia presidente de cooperativa

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Maceió (10/03) – Em homenagem ao trabalho da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) em prol do desenvolvimento socioeconômico do estado, a Sociedade Amigos do Batalhão Hermes Ernesto da Fonseca, entidade vinculada ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, condecorou o presidente da cooperativa Aldemar Monteiro, com o certificado “Amigo do Batalhão”.

A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira, dia 07, na sede do Quartel do Exército, no Farol, onde ocorreu também a formatura de recrutas do batalhão. Entre os outros homenageados, estavam empresários alagoanos e o superintendente federal de agricultura em Alagoas, Alay Correia.
 
Como parte representante da cadeia produtiva do leite em Alagoas, Aldemar disse sentir-se honrado pelo reconhecimento recebido. “Orgulha-me saber que a agricultura familiar faz parte da segurança nacional, cujo objetivo é apoiar e incluir produtores. Agradeço ao comandante geral e presidente da organização, Sílvio de Melo, por essa homenagem. Também registro meu agradecimento ao Exército Brasileiro”, destacou.

Por sua vez, Sílvio de Melo ressaltou que o compromisso social da cooperativa está alinhado ao da Sociedade Amigos do Batalhão. “Realizamos um trabalho mútuo. Quando a organização necessita de parceria em suas ações sociais, principalmente para realizar algum trabalho com crianças ou na área educacional, a cooperativa se compromete em fornecer derivados do leite vindos de seus laticínios”, explicou agradecido o comandante. (Assimp CPLA)

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Instituto europeu lançará curso de Gestão e Direito Cooperativo

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O Instituto Europeu de Formação Avançada vai lançar o primeiro curso de MBA em gestão e direito cooperativo durante a Expocoop 2014, Feira Mundial do Cooperativismo que ocorre entre os dias 15 e 17 de maio, na Expo Unimed, em Curitiba.

O iMBA foi desenvolvido para responder às necessidades dos executivos cooperativistas e conciliar a vida pessoal e profissional com a exigência de u ma valorização de excelência e a obtenção de uma visão nova e atualizada da gestão de cooperativas, de forma a não interferir no dia-a-dia de trabalho do aluno.

Trata-se de uma formação gradual e completa com aulas on-line e módulos presenciais internacional, conduzida por um corpo docente de referência, que inclui 15 dias em escola de negócios internacional em Portugal, Espanha, Itália e França, que encerra-se com a elaboração de um projeto final, agregador de conhecimentos e competências.

As pré-reservas podem ser feitas por meio do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. (Fonte: Boletim de Notícias da Ocesc Newsletter Expocoop)

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Campanha de relacionamento amplia resultados da Coop

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São Paulo (07/03) – Desde 2009, a Cooperativa de Consumo (Coop) mantém um forte trabalho voltado ao relacionamento com seus cooperados e isso tem resultado em um considerável incremento na movimentação bruta. Em cinco anos, a Cooperativa realizou 865 campanhas segmentadas por consumo de produtos, carteiras de valor e comportamento, gerando 11,58 milhões de interações e incremento de R$ 178,9 milhões de movimentação bruta.
 
“Se considerarmos a soma do faturamento da Cooperativa entre 2009 e 2013, as campanhas foram responsáveis pela participação de 10,8% no resultado”, explica a coordenadora de Marketing, Cláudia Montini. De acordo com ela, esse ótimo resultado é fruto de um trabalho diferenciado, pois a competição no mercado varejista está bastante acirrada e as práticas tradicionais de abordagem já não produzem os mesmos resultados.
 
Por isso, conhecer o consumidor e suas necessidades tem se tornado uma tarefa desafiadora e complexa e em meio ao excesso de opções, alcançá-los tem sido outro desafio para o marketing.

E é nesse contexto que a Coop tem desenvolvido com sucesso ações de relacionamento com seus cooperados de maneira prática e efetiva, cujos resultados têm sido muito satisfatórios, tanto sob o ângulo do negócio como para o cooperado, que recebe benefícios diretos e exclusivos.

O Marketing de Relacionamento da Coop enfatiza principalmente a necessidade de um relacionamento a longo prazo com seu mercado, em detrimento das práticas de transações com objetivos de curto prazo, buscando a fidelização de seus cooperados. (Fonte: Coop)

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Formação Cooperativista é tema de curso na Bahia

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Pintadas (07/03) – Começou hoje o curso de Formação Cooperativista, oferecido pelo Sistema OCEB, a conselheiros administrativos, fiscais e consultores das cooperativas da rede Adapta Sertão, formada pelas cooperativas: COOAP, Coodapi, Coopsertão, Coopofite, Coopaita e Coomai.

O curso que tem 16 horas vai até amanhã e ocorre no município de Pintadas, interior baiano. Um dos principais objetivos do evento é ampliar o acesso à formação em gestão cooperativista, alinhada às reais necessidades das cooperativas participantes.

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Dia C terá lançamento nacional

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Brasília (06/03) – Um dia inteirinho dedicado à cooperação. Esse é o espírito do Dia de Cooperar Nacional (Dia C), a ser apresentado no próximo dia 26, em Brasília. Para isso, o Sistema OCB, com apoio das suas unidades estaduais, está concluindo os últimos detalhes do lançamento da campanha – quando os coordenadores do Dia C nos estados participarão de uma oficina sobre a ação.

O objetivo é apresentar às unidades o tema da campanha de 2014 e os materiais produzidos, os quais serão disponibilizados aos estados. Também serão repassadas informações sobre a amplitude do projeto, como a adesão das unidades, e, por fim, elaborado um cronograma de desenvolvimento regional das atividades do Dia C 2014.

“O Dia C é a confirmação de que o cooperativismo não é apenas um instrumento que alavanca as economias dos países, mas também uma importante ferramenta para o bem-estar social, proporcionando qualidade de vida às pessoas”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

NÚMEROS – No ano passado, oito unidades estaduais participaram do projeto piloto. As ações ocorreram no mês de setembro e beneficiaram cerca de 400 mil pessoas, em 268 municípios. No total, 360 cooperativas mobilizaram mais de 49,5 mil voluntários. A expectativa é ampliar a campanha para todos os estados.

2014 – Assim como nos anos anteriores, as ações que marcarão o Dia C 2014 ocorrerão no primeiro sábado de setembro (dia 6). O Sistema OCB espera consolidar os resultados iniciados em 2013, gerar visibilidade ao cooperativismo e contribuir com o desenvolvimento humano, a partir de ações voluntárias, num movimento nacional de intercooperação e solidariedade.

O QUE É – O Dia C é o marco das atividades de promoção social realizadas pelas unidades do Sescoop em todo o País. A intenção é que as cooperativas brasileiras, com apoio das unidades estaduais, realizem ações sociais por meio do voluntariado durante todo o ano, ou seja, é uma iniciativa que tem começo e meio, mas não tem fim.

6 de setembro
– A ideia é comemorar o sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade, visando à integração de todas as atividades e serviços voluntários. O Dia C foi idealizado pelo Sistema Ocemg e, gentilmente, cedido ao Sistema OCB.

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Ocepar edita livro sobre agronegócio e cooperativismo

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Curitiba (06/03) - “Agro – Conjuntura & Cooperativismo” é o título do livro que o Sistema Ocepar acaba de publicar com o objetivo de contribuir para um maior entendimento sobre questões relativas ao agronegócio e cooperativismo. “A obra apresenta importantes análises sobre o desenvolvimento da agricultura no Brasil e no mundo, mas também indica cenários futuros,” salienta o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, na apresentação do livro.

Segundo ele, a publicação foca ainda o cooperativismo, um instrumento importante para a organização das cadeias produtivas do agronegócio. “O Sistema Ocepar está ciente de que o conhecimento é um fator chave para o desenvolvimento do agronegócio. Esperamos que esse estudo contribua para ampliar a compreensão do leitor sobre o setor e que estimule a geração de novas ideias”, comenta Koslovski.

TEMAS – O livro contém 10 capítulos, divididos em 154 páginas. Eles tratam de Agronegócio, Cenário internacional, Cenários para a agricultura brasileira, Exportações do agronegócio, Crédito rural, Comercialização da safra, Seguro rural, Armazenagem da produção, Relações de troca e Cooperativismo. Os conteúdos foram ilustrados com tabelas, mapas e gráficos. Foram impressos 1.200 exemplares a serem distribuídos às cooperativas paranaenses e demais entidades ligadas ao setor.

AUTORES – O livro é de autoria dos profissionais da Gerência Técnica do Sistema Ocepar: Gilson Martins, Robson Mafioletti, Flávio Turra, Alexandre Monteiro e Silvio Krinski. (Assimp Ocepar)

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Unidades estaduais do Nordeste debatem arrecadação do Sescoop

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Brasília (28/02) – Aprimorar e fortalecer a arrecadação do Sescoop foi um dos objetivos do treinamento oferecido pelo Sistema OCB a gerentes, contadores e técnicos das unidades estaduais da região Nordeste. O encontro ocorreu entre os dias 25 e 26, em Recife, e reuniu cerca de 30 pessoas.

O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, fez a abertura do evento e acrescentou que o Sescoop (unidade nacional) tem feito um trabalho de capacitação muito bem pautado em técnica e eficácia, beneficiando todas as regiões do País.

De acordo com Malaquias Oliveira, o Sistema OCB tem trabalhado para formar dirigentes que conduzam as cooperativas com segurança. Ele lembrou a importância de o gestor estar atento a ações estratégicas, para um cooperativismo cada vez mais forte.

ASSUNTOS - O encontro também possibilitou a troca de boas práticas entre os participantes e convidados. O gerente Financeiro do Sescoop (unidade nacional), Carlos Baena, apresentou os sistemas de Controle e Arrecadação da entidade, o processo de apuração das contribuições, a geração de relatórios, os mecanismos de identificação de inconsistências e a forma de conferência dos pagamentos da Guia da Previdência Social (GPS) e Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP) com os dados informados pela Dataprev.

ESPÍRITO SANTO – Um dos convidados – representante do Sescoop/ES, Rayner Santos – trouxe do Sudeste do País as boas práticas na arrecadação de sua Unidade Estadual. O caso de sucesso abordou questões como o papel dos dirigentes e o que as unidades podem oferecer às cooperativas brasileiras, melhorando a gestão de renda.

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Executivos discutem visão de futuro e missão da OCB

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Brasília (25/02) – Dirigentes da unidade nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) se reuniram hoje para revisar e atualizar a visão de futuro, a missão e os valores organizacionais da entidade. A 1ª Oficina do Plano Estratégico da OCB ocorreu em Brasília, em continuidade à série de encontros que resultará na elaboração do mapa de cenários e desafios do cooperativismo, até 2025.
 
Esse mapa norteará o Planejamento Estratégico Integrado do Sistema OCB, composto por: OCB, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
 
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, dirigiu os trabalhos. Para ele, definir a nova visão de futuro e a missão da OCB é vital para a elaboração de estratégias e linhas de ação que visem ao desenvolvimento do cooperativismo.
 
Para definir esses elementos da administração, as lideranças cooperativistas da OCB mergulharam profundamente em tendências, ameaças, oportunidades e a articulação entre todos esses itens.
 
AGENDA – Dando continuidade aos trabalhos de elaboração do Plano Sistêmico 2015-2020, nos próximos dias 24, 25 e 27 de março será realizada mais uma edição da Oficina de Planejamento, com vistas à elaboração da proposta de valor, objetivos estratégicos e linhas de ação para as três casas do Sistema OCB (Sescoop, CNCoop e OCB). Todo o trabalho é apoiado pela Macroplan, empresa de consultoria em estratégia e gestão.

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