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Na primeira semana do ano (1° a 8 de janeiro), com cinco dias úteis, as exportações brasileiras foram de US$ 3,539 bilhões, com média por dia útil de US$ 707,8 milhões. O valor é 2,3% inferior à média de US$ 724,5 milhões registrada em janeiro de 2011.
Neste comparativo, caíram os embarques de semimanufaturados (-17,5%) em razão de decréscimos nas vendas de semimanufaturados de ferro ou aço, óleo de soja em bruto, couros e peles e açúcar de cana em bruto. Em relação aos básicos (-4,9%), a retração foi impulsionada pelas quedas nas vendas de milho em grãos, petróleo em bruto, minério de ferro e café em grão. Houve aumento, porém, nas exportações de produtos manufaturados (1,4%), com destaques para aviões, automóveis de passageiros, óleos combustíveis, veículos de carga, óxidos e hidróxidos de alumínio, máquinas e aparelhos para terraplanagem, e polímeros plásticos.
Em relação à média de dezembro passado (US$ 1,005 bilhão), a média das exportações verificou redução de 29,6%, com diminuição nas três categorias de produtos: básicos (-36,4%), manufaturados (-24,7%) e semimanufaturados (-24,3%).
As importações, na primeira semana de janeiro, somaram US$ 3,644 bilhões, com média diária de US$ 728,8 milhões. O resultado foi 3,3% acima da média de janeiro de 2011 (US$ 705,5 milhões). Aumentaram os gastos, principalmente, com aeronaves e peças (57,8%), adubos e fertilizantes (41%), veículos automóveis e partes (31,8%), farmacêuticos (21,3%), plásticos e obras (12%) e equipamentos elétricos e eletrônicos (11,3%).
Na comparação com o resultado médio de dezembro de 2011 (US$ 832,4 milhões), houve retração de 12,4%. Houve diminuição, principalmente, nas compras dos seguintes produtos: combustíveis e lubrificantes (-40,4%), farmacêuticos (-19,9%), instrumentos de ótica e precisão (-13,6%), equipamentos mecânicos (-13,1%), químicos orgânicos e inorgânicos (-10,3%), e adubos e fertilizantes (-10,1%).
Em relação ao saldo comercial, houve déficit de US$ 105 milhões, com média diária negativa de US$ 21 milhões. A corrente de comércio (soma das exportações e importações) totalizou US$ 7,183 bilhões, com média diária de US$ 1,436 bilhão. Pela média, o resultado representou aumento de 0,5%, na comparação com janeiro do ano passado (US$ 1,430 bilhão), e diminuição de 21,8%, na relação com dezembro de 2011 (US$ 1,838 bilhão). (Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MDIC)
Acesse as informações da balança comercial da primeira semana de janeiro
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Com o objetivo de sistematizar o andamento dos processos previstos para 2012, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está encerrando as atividades de 2011 em ritmo acelerado. “A ideia é já iniciarmos o ano de 2012 com muitas ações encaminhadas, para ganharmos tempo na execução dos projetos”, diz a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar. Segundo a gestora, em sua área estão previstas, logo no início do mês, duas reuniões de grande porte.
A primeira delas será no dia 12/1, na sede da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Na ocasião, serão discutidas providências relativas ao segundo Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cooperativismo (EBPC), que acontece em junho. Na semana seguinte, o comitê de educação a distância também se reúne, para dar andamento ao processo de implantação do sistema de ensino junto às unidades nacional e estaduais do Sescoop.
A gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas também está trabalhando para adiantar, o máximo possível, a produção do material de apoio a ser utilizado nas capacitações aos técnicos das unidades estaduais sobre a Diretriz Nacional de Monitoramento, que serão realizadas em janeiro e fevereiro. A exemplo da formação promovida ainda no mês de dezembro na região Norte, em 2012 será a vez do Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste terem acesso à utilização dos programas de acompanhamento. “Queremos alcançar nas outras regiões o mesmo sucesso que obtivemos na capacitação em Roraima. Por isso, estamos cuidando para que o material de apoio seja o melhor possível”, afirmou a gerente Susan Miyashita Vilela.
Os colaboradores do Sescoop, nos termos da legislação e Acordo Coletivo de Trabalho vigentes, entrarão em período de férias coletivas a partir do próximo dia 26. As atividades serão retomadas a partir do dia 9 de janeiro.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Paraná (Sescoop/PR) promoverá mais uma etapa do curso de Pós-Graduação em Gestão da Cadeia Avícola, em parceria com a Universidade Tuiti do Paraná. Trata-se da segunda turma que será formada para atender à demanda das cooperativas paranaenses. As aulas iniciam em março de 2012, em Cascavel (PR), em local ainda a ser definido, mas as inscrições devem ser efetuadas ainda este ano.
“Nesta turma, está sendo ofertada uma vaga por cooperativa do setor avícola, para alunos com formação técnica em nível médio, nas áreas agropecuária, pecuária ou agrícola. Os alunos receberão certificado de curso de extensão rural”, explica o assessor da gerência Técnica e Econômica da Organização das Cooperativas do estado do Paraná (Getec/Ocepar), Alexandre Amorim. De acordo com o técnico, a capacitação é exclusiva para funcionários das cooperativas do Paraná.
A primeira turma da pós-graduação em Gestão da Cadeia Avícola foi concluída neste mês, com 20 alunos das cooperativas C.Vale; Coopavel, Copacol, Copagril e Coasul. Eles completaram 18 módulos, com encontros mensais, totalizando 500 horas/aula. O curso, realizado em Cascavel (PR), foi coordenado pelo professor José Maurício França.
Os interessados em se inscrever na segunda turma devem entrar em contato com o assessor Alexandre Amorim, pelo telefone (41) 3200-1114 ou e-mail
(Fonte: Ocepar/Sescoop-PR)
As exportações brasileiras, na terceira semana de dezembro (12 a 18), com cinco dias úteis, foram de US$ 5,077 bilhões (média diária de US$ 1,015 bilhão) e as importações foram de US$ 4,535 bilhões (resultado médio diário de US$ 907 milhões). Com esses dados, a balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 542 milhões (média diária de US$ 108,4 milhões) e a corrente de comércio foi de US$ 9,612 bilhões (média de US$ 1,922 bilhão).
Mês -Nos 12 dias úteis de dezembro (1° a 18), as exportações foram de US$ 11,135 bilhões, com resultado médio diário de US$ 927,9 milhões. Pela média, houve aumento de 2% em relação à média do mês de dezembro de 2010 (US$ 909,5 milhões). Na comparação com a média do mês de novembro deste ano (US$ 1,088 bilhão), houve queda de 14,8%.
As aquisições no exterior, em dezembro, estão em US$ 11,005 bilhões (média de US$ 917,1 milhões). Houve aumento de 35,4% na comparação com a média de dezembro do ano passado (US$ 677,1 milhões). Já sobre o resultado verificado em novembro passado (US$ 1,059 bilhão), apontou-se retração de 13,4% nas importações.
Com esses resultados, a balança registra saldo positivo no mês de US$ 130 milhões (média diária de US$ 10,8 milhões). A corrente de comércio, no período, somou US$ 22,14 bilhões, com média de US$ 1,845 bilhão.
Ano-De janeiro até a terceira semana de dezembro, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) totalizou US$ 463,991 bilhões (média diária de US$ 1,925 bilhão), com aumento de 25,9% sobre a média do mesmo período do ano passado (US$ 1,529 bilhão).
Nos 241 dias úteis de 2011, o superávit da balança comercial é de US$ 26,104 bilhões (média diária de US$ 108,3 milhões). O resultado é 57,4% maior que o verificado no mesmo período do ano passado (média diária de US$ 68,8 milhões).
No acumulado do ano, as exportações alcançaram US$ 245,047 bilhões (média diária de US$ 1,016 bilhão), resultado 27,2% acima do verificado no mesmo período de 2010, que teve média diária de US$ 799,1 milhões. O acumulado anual das importações está 24,4% maior em relação ao ano passado (média diária de US$ 730,2 milhões). No ano, as compras brasileiras no mercado externo chegam a US$ 218,943 bilhões (média diária de US$ 908,5 milhões). (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ).
"A região norte do país foi a primeira a receber capacitação para uso do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativa I, previsto na Diretriz Nacional de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Durante três dias, técnicos da unidade nacional do Sescoop apresentaram aos estados da região as funcionalidades da ferramenta e como utilizá-la. “Esta é a última etapa do nosso projeto de desenvolvimento da Diretriz. Com a capacitação das unidades estaduais, no próximo ano já será possível avaliarmos resultados concretos”, explicou a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.
Segundo a gestora, a receptividade ao programa foi muito boa na região norte, com participação de todas as unidades estaduais. A equipe da unidade nacional, composta também pelos analistas Breno Paradelo e Giulianna Fardini, auxiliou os estados na inserção dos dados e análise do relatório gerado, além de capacitá-los no desenvolvimento de planos de melhoria, com base nos pontos de oportunidade apontados pelo sistema. Para tanto, foi utilizada como piloto a Cooperativa Agropecuária de Roraima (Coopercarne), com sede em Boa Vista. “Num primeiro momento procedemos à análise da documentação societária e financeira da cooperativa e, em seguida, demos início ao cadastro das informações”, explicou Giulianna.
Após a apresentação da ferramenta aos técnicos, foi a vez de dar retorno à cooperativa. A equipe do Sescoop apresentou à diretoria da Coopercarne o relatório gerado pela ferramenta e obteve ótimas considerações a respeito. “Para nós foi excelente ver que o resultado agradou à cooperativa e que, mais do que isso, de fato demonstra a realidade vivida”, avaliou Susan. O presidente da Coopercarne, Ermilo Paludo, se mostrou bastante entusiasmado. “O monitoramento trará inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito à transparência de informações. E, acima de tudo, se reflete em segurança para nós, dirigentes”, declarou.
Próximos passos
Em janeiro e fevereiro do próximo ano, será dada continuidade às capacitações regionais. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará e Pernambuco receberão os grupos de técnicos. Cooperativas de diferentes ramos serão utilizadas nos treinamentos, o que, segundo Susan, tem por objetivo confirmar a funcionalidade da ferramenta diante das diversas realidades. A equipe de auditoria interna do Sescoop também será capacitada. “A Diretriz prevê a etapa de auditoria e, por esse motivo, nos próximos encontros incluiremos os auditores da unidade nacional”, disse Susan.
Na avaliação do analista Breno Paradelo, a aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista foi a concretização de uma expectativa. “Já nesta primeira capacitação foi possível perceber que a ferramenta, totalmente desenvolvida pela unidade nacional, está à altura do que o sistema cooperativista necessita”, afirmou.
Nos próximos 12 meses, o cooperativismo estará na pauta mundial. Os olhares estarão voltados para essa alternativa socioeconômica que se sustenta na união e na valorização do capital humano. Um bilhão de cooperativistas de 100 países diferentes vai comemorar 2012, o Ano Internacional das Cooperativas, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar o papel que o segmento tem na geração de trabalho e renda e, consequentemente, na redução da pobreza.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que representa oficialmente o setor no Brasil, o tema Cooperativas constroem um mundo melhor, escolhido pela ONU, reforça essa função social. “Com um mercado restritivo, as cooperativas se apresentam como um caminho para o empreendedorismo, conscientizando as pessoas para a força do trabalho conjunto”, disse.
Originário de Rochdale, na Inglaterra, o movimento cooperativista surgiu em 1848 e, mesmo jovem, já responde mundialmente pela geração de 100 milhões de empregos diretos. No Brasil, mobiliza 30 milhões de pessoas - 9 milhões de associados e suas famílias, além de 300 mil empregados. Hoje, as 6.652 cooperativas brasileiras atuam em 13 ramos de atividades econômicas distintos.
Segundo Freitas, o principal objetivo em 2012 é mostrar à população a importância das cooperativas. “Queremos mostrar que o alimento que chega às mesas e os serviços financeiros ou de transporte podem vir de uma organização cooperativa. Da mesma maneira, o atendimento prestado por um profissional de saúde, entre tantos outros setores nos quais atuamos. Enfim, a ideia é sensibilizar a sociedade a fazer parte desse movimento”, afirmou.
Gestão participativa - Além do respaldo das Nações Unidas, o setor contará com o apoio dos governos federais e estaduais para disseminar os benefícios do cooperativismo. “Ao declarar 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, a ONU também pretendia chamar a atenção dos governantes para o trabalho desenvolvido pelo segmento. Vamos aproveitar o momento para divulgar, em todos os cantos do mundo, de que forma contribuímos para o desenvolvimento global, por meio da prática dos valores e princípios cooperativistas”, explicou o presidente do Sistema OCB.
A tendência, de acordo com o executivo, é aumentar gradativamente o número de cooperados. Freitas informou que, no processo, podem surgir novas cooperativas ou haver a expansão das que já existem. O setor tem investido em fusão ou incorporação de organizações para o ganho de escala no mercado. “Defendemos um modelo de negócios e os resultados são compensadores”, acrescentou.
Fique por dentro - O primeiro anúncio sobre o Ano Internacional das Cooperativas ocorreu em dezembro de 2009, com a aprovação da Resolução 64/136. Já o lançamento oficial foi realizado em 31 de outubro deste ano, em Nova York, nos Estados Unidos.
Saiba mais - Anos internacionais são declarados pela ONU para chamar a atenção do Poder Público e de outros atores sociais sobre temas importantes.
O Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (Mapa) está informatizando o processo de importação e exportação de produtos agropecuários. Desde a implantação do Sistema de Informações Gerenciais de Importação e Exportação (SIGVIG), em janeiro de 2011, mais de 245 mil requerimentos já foram registrados por meio eletrônico. O sistema está em funcionamento em 23 unidades do ministério em portos, aeroportos, postos de fronteiras e aduanas especiais. A expectativa é que, até o final de 2012, todas as 106 unidades do ministério já estejam trabalhando com o SIGVIG.
A unidade do Ministério da Agricultura no Porto de Santos foi pioneira na implantação e utilização do SIGVIG. Instalado de forma opcional no porto em agosto de 2010, mais de 91 mil requerimentos já foram encaminhados pela internet este ano. Segundo o chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária do Porto de Santos, Daniel Rocha, o sistema, além de agilizar o processo de registro dos produtos agropecuários, também garante maior clareza e eficiência nas transações. “O objetivo do sistema é facilitar o fluxo do processo para todos os envolvidos, desde o fiscal do ministério até o importador ou exportador”, explica Daniel.
O representante do Mapa no Porto de Santos explica que, na prática, as exigências dos processos de trânsito de produtos agropecuários não mudaram, assim como a apresentação de alguns documentos em papel. “A documentação que deve ser apresentada continua a mesma”, ressalta.
Prática
O SIGVIG é utilizado no gerenciamento e controle do recebimento, envio das informações relativas à fiscalização das mercadorias importadas e exportadas por meio dos portos, aeroportos e fronteiras, com um cadastro único dos estabelecimentos, representantes autorizados e de requerimentos de importação e exportação com seus respectivos termos.
Todo produto agropecuário que entra e sai do Brasil precisa ser registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com a alta e crescente demanda por registros de importação e exportação, o objetivo do SIGVIG é tornar esse processo cada vez mais rápido e eficiente.
É necessário que a empresa ou o dono da mercadoria esteja previamente cadastrado no SIGVIG. O cadastro no sistema inclui a realização de todos os procedimentos de verificação das cargas importadas ou exportadas, inclusive a verificação de pragas e doenças.
Todo carregamento tem as suas informações cadastradas, por meio eletrônico, no sistema. Isso possibilita o acompanhamento das etapas do processo de registro, passo a passo e em tempo real, além da tramitação das solicitações no Ministério da Agricultura.
Eletrônico
O banco de dados informatizado do SIGVIG gerencia as informações relativas à fiscalização do trânsito de produtos agropecuários. O desenvolvimento do sistema se dá por módulos e está previsto a utilização da certificação digital na fiscalização, com a adoção do processo eletrônico (e-processo) e também na informatização dos procedimentos de bagagens de passageiros em aeroportos, emissão de certificados fito e zoosanitários.
Dependendo da sua origem e/ou destino, cada produto tem requisitos específicos para importação e exportação. O sistema fornece essa informação em tempo real aos interessados, que podem fazer o requerimento de fiscalização via internet.
Os dados estatísticos armazenados são utilizados para o gerenciamento dos procedimentos de controle do trânsito internacional de produtos e insumos agropecuários.
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A importância das cooperativas para o agronegócio brasileiro foi ressaltada pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, nesta sexta-feira (9/12), durante o 11º Encontro Santa Clara de Criadores de Gado de Leite com Registro, em Carlos Barbosa (RS). “Além de gerar trabalho e renda para o homem do campo, nossas cooperativas contribuem diretamente para a produção de alimentos e o consequente abastecimento interno. Segundo o último censo agropecuário do IBGE, cerca de 50% de tudo que é produzido no país passa de alguma forma por uma cooperativa”, disse. O evento foi promovido pela Central da Cooperativa Santa Clara.
Freitas também destacou a participação do cooperativismo na produção brasileira de leite. “De acordo com o mesmo levantamento, nesse caso, o percentual é de 40%. Para se ter uma ideia, as cinco maiores cooperativas do segmento respondem por 6% da produção total do Brasil”, comentou. A taxa de crescimento anual do setor lácteo, de 5,5%, foi outro ponto enfatizado pelo dirigente. “Temos registrado índices expressivos de expansão. Passamos de 19,8 bilhões de litros em 2000 para 30,7 bilhões em 2010. E o Rio Grande do Sul é o maior estado produtor. No último ano, os gaúchos geraram 3,6 bilhões de litros de leite”.
Ainda sobre o aumento da produção, o presidente do Sistema OCB disse que um dos grandes desafios é garantir mercado para escoar o produto. “Recentemente, obtivemos uma vitória nesse sentido, fechamos um acordo com a Argentina, estipulando em 3,6 mil toneladas a quantidade de leite em pó argentino que será importada pelo Brasil em um período de 12 meses”, disse.
O líder cooperativista também aproveitou o momento para falar sobre bases que precisam ser trabalhadas pelo movimento, visando ao seu desenvolvimento e consolidação. “Temos de investir cada vez mais nas alianças estratégicas, pela intercooperação, na educação do nosso quadro social, na profissionalização da gestão e, consequentemente, na sustentabilidade do nosso negócio”, frisou Freitas.
As cooperativas de crédito continuam expandindo sua rede de atuação. De janeiro a outubro de 2011, o setor inaugurou 313 novos postos de atendimento cooperativo (PACs), contabilizando 37% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesses primeiros dez meses, foram abertos 85 PACs a mais que a melhor marca registrada até o momento, de 2010, quando foram inaugurados 228 novos postos. Os dados foram levantados pelo Sistema OCB, com base em indicadores do Banco Central do Brasil (BC).
Para o presidente do sistema, Márcio Lopes de Freitas, o resultado reflete o investimento constante do cooperativismo de crédito no profissionalismo da gestão. “Nossas cooperativas têm oferecido, cada vez mais, produtos e serviços de qualidade e com taxas menores. O atendimento personalizado aos associados é outro diferencial”, disse. Freitas também ressalta o papel social desempenhado pelo segmento. “Com isso, temos ocupado um espaço crescente no mercado e contribuído diretamente para a inclusão financeira da população brasileira”, comenta.
A cada dois dias úteis, são abertos três novos PACs, correspondendo a uma média de 31,3 estabelecimentos por mês. O estudo também mostra a evolução dos últimos cinco anos. Entre 2006 e 2010, foi inaugurada uma média de 167 novos postos nos primeiros dez meses de cada período. A menor marca foi observada em 2007, de 107 PACs.
Hoje, as cooperativas de crédito estão presentes em 45% dos municípios brasileiros, com mais de 4,8 mil pontos de atendimento (cooperativas + postos de atendimento). Mais de 400 desses têm baixa densidade demográfica, média de 20 habitantes por km2, e contam exclusivamente com a cooperativa como instituição financeira. Se o segmento compartilhasse suas estruturas, seria a segunda maior rede de atendimento do país.
“Os dados mostram que o cooperativismo de crédito tem uma participação importante no desenvolvimento socioeconômico do país, estimulando o empreendedorismo local e auxiliando diretamente na criação de oportunidades de negócio e distribuição de renda com inclusão financeira”, complementa o presidente do Sistema OCB.
Reforçando ainda mais os indicadores de crescimento do cooperativismo de crédito, a OCB constatou que no último trimestre (junho a setembro) o ramo apresentou o maior crescimento de ativos, desde 2005, alcançando o percentual de 9,73%.
Números – cooperativismo de crédito
Janeiro a outubro de 2011
313 novos postos de atendimento (PACs)
Janeiro a outubro – 2006 a 2010
Média de 167 novos postos de atendimento (PACs) por período
Números gerais - ano 2010
Cooperativas (base 2010) – 1.370
Associados (base 2010) - 5,1 milhões
Empregados (base 2010) - 56 mil
Acumulado de 2010 - 1º semestre / 2011
Ativos – R$ 78 bilhões
Patrimônio – R$ 14.5 bilhões
Depósitos – R$ 35 bilhões
Empréstimos – R$ 33 bilhões
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O Sicoob Judiciário inaugurou, nesta terça-feira (29/11), um novo posto de atendimento cooperativo (PAC) no Campus da Universidade da Brasília (UnB). O PAC é resultado da incorporação entre a cooperativa e o Sicoob Cred-Fub. Com a fusão, o Sicoob Judiciário saltou de 1.524 cooperados para quase 2 mil. Os superintendentes da Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), Renato Nobile, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos, participaram da solenidade, acompanhados pelo reitor da UnB, José Geraldo de Sousa.
O superintendente Renato Nobile acredita que a união fortalecerá o segmento e dará melhores condições para enfrentar os desafios do sistema financeiro. “O Sicoob Judiciário está dando um grande exemplo para o cooperativismo de crédito. A estrutura desse posto é uma prova de que a intercooperação pode melhorar a qualidade dos serviços das cooperativas, resultando em um melhor atendimento à comunidade”, ressaltou Nobile.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abasteicmento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu, na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, comitiva presidida pelo ministro da Agricultura e Comércio Exterior da Holanda, Henk Bleker. A abertura do mercado brasileiro para produtos lácteos holandeses e o estabelecimento de requisitos sanitários específicos foram os temas abordados durante o encontro.
“Uma das prioridades do nosso governo é avançar no que diz respeito às questões de defesa agropecuária e sanidade, para incentivar o comércio internacional e aumentar o controle da nossa produção”, destaca Mendes Ribeiro Filho. Segundo o ministro, as negociações agrícolas internacionais são de extrema importância para o desenvolvimento econômico mundial e para uma produção agrícola segura e eficaz.
Quanto às questões sanitárias, o ministro da Holanda Henk Bleker informou que o objetivo do governo holandês é estar em plena conformidade com o regulamento brasileiro, para alcançar a abertura do mercado lácteo. Como sugestão, Henk Bleker sugeriu que seja realizada uma missão brasileira à Amsterdã para verificar como funciona o sistema de fiscalização e as unidades produtoras de leite, queijos e demais produtos lácteos.
(Fonte: MAPA)
Nos vinte dias úteis de novembro, as exportações brasileiras somaram US$ 21,774 bilhões, com média diária de US$ 1,088 bilhão, e as importações chegaram a US$ 21,191 bilhões, tendo registrado média diária de US$ 1,059 bilhão. Com estes resultados, o saldo comercial do mês foi superavitário em US$ 583 milhões, com um resultado médio diário de US$ 29,2 milhões. A corrente de comércio (soma das exportações e importações) totalizou US$ 42,965 bilhões, com média por dia útil de US$ 2,148 bilhões.
Na comparação pela média diária, as exportações cresceram 23,1% em relação a novembro de 2010 (média diária de US$ 884,4 milhões) e retraíram 1,7% em relação a outubro deste ano (média diária de US$ 1,107 bilhão). As importações tiveram incremento de 21,8% em comparação a novembro do ano passado (média diária de US$ 869,8 milhões) e de 7,1% no comparativo com outubro de 2011 (média diária de US$ 989,2 milhões).
O saldo comercial teve crescimento de 100,3% em relação a novembro de 2010 (média de US$ 14,6 milhões) e diminuiu 75,2% quando comparado com a média diária de outubro último (US$ 117,7 milhões). O resultado médio diário da corrente de comércio registrou elevação de 22,5% sobre novembro passado (US$ 1,754 bilhão) e de 2,5% sobre o mês passado (média de US$ 2,096 bilhões).
Resultado semanal - As exportações brasileiras na quinta semana de novembro (28 a 30) foram de US$ 2,819 bilhões, com média diária de US$ 939,7 milhões, enquanto as importações alcançaram US$ 3,117 bilhões, com resultado médio diário de US$ 1,039 bilhão. O saldo comercial da semana ficou deficitário em US$ 298 milhões (média diária negativa de US$ 99,3 milhões) e a corrente de comércio somou US$ 5,936 bilhões (média de US$ 1,978 bilhão).
Já a quarta semana do mês (21 a 27) registrou exportações de US$ 5,386 bilhões (média diária de US$ 1,077 bilhão) e importações de US$ 5,819 bilhões (média diária de US$ 1,163 bilhão). O saldo comercial foi deficitário em US$ 433 milhões (média por dia útil de menos US$ 86,6 milhões).
Ano - De janeiro a novembro deste ano (229 dias úteis), as vendas externas atingiram US$ 233,913 bilhões (média diária de US$ 1,021 bilhão) e, na comparação com a média diária do mesmo período de 2010 (US$ 793,8 milhões), cresceram 28,7%. Também no acumulado do ano, as importações foram de US$ 207,942 bilhões, com média diária de US$ 908 milhões. O valor é 24,6% maior do que a média registrada no mesmo período de 2010 (US$ 728,9 milhões).
No acumulado do ano, o superávit da balança comercial já chega a US$ 25,971 bilhões, com resultado médio diário de US$ 113,4 milhões. No mesmo período de 2010, o saldo positivo foi de US$ 14,813 bilhões, com média de US$ 65 milhões. Pela média, houve aumento de 74,6% no comparativo entre os dois períodos.
Já a corrente de comércio soma, em 2011, US$ 441,855 bilhões, com média diária de US$ 1,929 bilhão. O valor é 26,7% maior que a média registrada no mesmo período no ano passado (US$ 1,522 bilhão).
Coletiva - Os dados completos da balança comercial de novembro serão divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nesta quinta-feira (1º/12), durante o 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul), em Curitiba (PR). Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC, o evento, que termina amanhã, pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos vinte anos do bloco econômico.
Acesse os dados preliminares da balança comercial de novembro.
Alinhamento das ações e intercâmbio de conhecimento foram frentes que estiveram em evidência nesta semana, avaliou o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos. Hoje, ele participou do encerramento de três eventos que juntos reuniram cerca de 70 profissionais das organizações estaduais e do nacional. São eles: Encontro de Comunicadores, Controle e Arrecadação e do Comitê Técnico de Educação a Distância.
“É importante ouvir os estados para que possamos estabelecer estratégias eficientes para o desenvolvimento do cooperativismo do País”, ressaltou Tadeu. Pela manhã ele participou do Encontro de comunicadores. Para ele as discussões proporcionaram uma reflexão sobre a forma de entender o sistema cooperativista, que necessita estar integrado inclusive à sociedade.
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Visando proporcionar um alinhamento conceitual e a troca de experiências com outras entidades do Sistema S, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está recebendo a primeira reunião do Comitê Técnico de Educação a Distância. Os membros do comitê estão reunidos nesta segunda e terça-feira (28 e 29/11), na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
Ainda em março deste ano, a unidade nacional, com apoio do Sescoop/SP, iniciou uma série de estudos para implantação do projeto de educação a distância (EaD) no sistema cooperativista. Em julho, o conselho nacional aprovou a proposta elaborada pelas duas unidades, que prevê o desenvolvimento do projeto a partir de 2012. “O comitê foi constituído para garantir a adequabilidade do projeto às necessidades das unidades estaduais”, explicou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar. Fazem parte do grupo os estados de Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além da unidade nacional do Sescoop, com membros das gerências de Formação e Qualificação Profissional, de Pessoas e de Tecnologia da Informação.
Nesta primeira reunião do comitê, especialistas estão proporcionando um nivelamento conceitual aos participantes. Além disso, estão sendo apresentadas as práticas desenvolvidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que já realizam ações de educação na modalidade a distância. “Estas apresentações trarão subsídios importantes para o desenvolvimento do nosso projeto”, afirmou Andrea.
O assistente técnico do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Solon Coutinho Neto, e o Analista Técnico do Sebrae, Rodrigo Estrela, foram os convidados da parte da manhã. Ambos são gestores do projeto de EaD em suas instituições e apresentaram aos membros do comitê as suas experiências com educação a distância.
O período da tarde está reservado para a capacitação conduzida pela consultora Márcia Matos, que foi responsável pela implantação do EaD no Sebrae nacional. A capacitação segue durante a manhã desta terça-feira e, à tarde, os membros do comitê se concentram no planejamento das atividades para 2012.
“Esse encontro de comunicadores é muito oportuno, afinal estamos a pouco mais de 30 dias do próximo ano, que será um marco importante para o cooperativismo no mundo, a comemoração do Ano Internacional das Cooperativas”. Com um tom otimista e ao mesmo tempo reflexivo, o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, falou aos profissionais que participam hoje (28/11) e amanhã (29/11) do Encontro de Comunicadores do Sescoop 2011.
“Sem dúvida, vivemos um momento singular e de extrema importância para o movimento cooperativista mundial. A iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é um reconhecimento internacional do papel que tem o cooperativismo na geração de trabalho e renda com inclusão social”, afirmou Freitas. Para o presidente, esse é o momento de disseminar os benefícios das práticas cooperativistas e, “para isso, o papel de cada um é fundamental”.
Freitas agradeceu o empenho de todos os presentes, que deixaram sua base para atender a um chamado do Sescoop. E fez um apelo: “nesses dois dias, peço a vocês que aproveitem o tema (Visão Sistêmica da Comunicação: alinhamento e integração), pois esse é um dos nossos objetivos prioritários - nos fortalecer como sistema”.
Em seguida, o presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio Almada, a palestra tema do evento. Para ele, a comunicação é fundamental para o crescimento do setor, mas, antes de falar em marca, é necessário trabalhar bem os valores do cooperativismo. Para exemplificar, Almada comentou sobre a nova marca do Sicoob, que representou uma evolução na forma do sistema se comunicar com seu público. Segundo o dirigente, a identidade visual partiu da essência do cooperativismo: o ser humano. A ética nos processos de comunicação também foi apontada pelo presidente como ponto essencial.
Almada promoveu uma reflexão sobre a forma de entender o sistema cooperativista, que necessita estar integrado, inclusive, à sociedade, uma vez que qualquer ação do segmento, tanto positiva quanto negativa, afeta diretamente o desempenho e a reputação das partes interessadas. O presidente do Bancoob é administrador de empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC. Com 29 anos de atividade profissional, foi superintendente da Confederação Nacional do Sicoob e diretor do Fundo Garantidor do Sicoob (FGS). Desde março de 2009, é diretor-presidente do Bancoob.
Hoje à tarde, o doutor em Comunicação Jorge Duarte, autor do livro “Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica”, falará do processo de implantação de uma política de comunicação, utilizando o case da Empresa Brasileiro de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), no qual atuou, como exemplo.
A matriz do Programa Aprendiz Cooperativo foi divulgada para todos os estados durante o II Encontro de Coordenadores da Aprendizagem do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). No evento, os representantes das unidades estaduais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia e os materiais didáticos e de apoio do programa. “No primeiro semestre de 2012, os estados estarão aptos a apresentar às cooperativas todo material para, de fato, executar o programa”, destacou a gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andrea Sayar.
Todo o material didático foi disponibilizado aos coordenadores, incluindo os manuais de operacionalização, do professor e de gestão e avaliação do programa. Adriano Fassini, superintendente do Sescoop/AM, ressaltou a qualidade do material produzido e o benefício que a sua aplicação trará ao estado. “Queremos ser proativos nesse processo, e o Sescoop teve a brilhante ideia de criar um programa adequado às necessidades das cooperativas. O material foi muito bem formatado, muito bem feito; o grupo está de parabéns. O manual de gestão é completo, riquíssimo em ferramentas para serem aplicadas e vai ser o nosso norte”, afirmou.
Na opinião de Vanessa Christófoli, do Sescoop/PR, o encontro representou uma prestação de contas do trabalho da equipe empenhada nos últimos anos em consolidar esse material. “É um evento de resultados. Estamos vendo na prática o trabalho pensado e refletido por representantes de diversos estados. Alguns que já atuam com o programa, outros que têm diversas expectativas. Todo esse esforço converge para alcançarmos o modelo ideal”, disse.
Na Bahia, estado que ainda não aplica o programa, a realidade logística apresenta algumas dificuldades. Segundo a técnica Jussiara Lessa, o ano de 2012 vai trazer o desafio de vencer essas barreiras para colocar o programa em efetivo funcionamento. “Estamos muito esperançosos e empolgados com o sucesso da implantação. Acontece que na Bahia, pela extensão do estado, encontramos dificuldades pois os municípios são distantes uns dos outros e na maioria dos casos não há aprendizes suficientes para formar uma turma. Em 2012, vamos trabalhar intensamente para firmar as parcerias necessárias de modo a viabilizar a implantação do Aprendiz Cooperativo”, explicou.
Segundo Andréa Sayar, a interlocução com as unidades estaduais é essencial para conhecer as necessidades e adequar o programa às realidades dos estados. “Esta é a oportunidade que temos, enquanto unidade gestora do programa em âmbito nacional, de ouvir os anseios e realidades dos estados, uma vez que, aqui, nós não operacionalizamos as ações”, explicou. A gestora afirmou, ainda, que estão previstos encontros anuais de manutenção além de mais um encontro no primeiro semestre de 2012 para uma avaliação de demandas e encaminhamento de questões de ordem legal.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dando continuidade à Diretriz Nacional de Monitoramento de Cooperativas, enviou representantes à cidade de Campo Grande (MS) nesta quarta-feira (23/11) para apoiar a unidade estadual na aplicação do programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista – módulo III à primeira cooperativa do estado que aderiu ao programa – a Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul).
A apresentação foi feita pela analista financeiro/contábil do Sescoop/MS, Alessandra Martins. Os dirigentes da cooperativa participaram da reunião, realizado na sede da Copasul, no município de Naviraí. De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, além de orientar sobre a utilização do sistema, a equipe fez uma apresentação sobre os números da cooperativa e, em seguida, passou às mãos do presidente Sakae Kamitani o relatório. Estiveram presentes, também, o gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR, Gerson Lauermann, e os técnicos Saulo Menegueti e Breno Paradelo .
Nesta quinta-feira (24/11), o Sescoop/MS promoveu o Encontro Estadual de Líderes 2011. Na oportunidade, a gerente Susan foi convidada a apresentar às lideranças cooperativistas do Mato Grosso do Sul os programas da Diretriz Nacional de Monitoramento. “Explicamos como funcionam os programas, os benefícios da aplicação da Diretriz e o retorno foi excelente. Ao final da apresentação, diversas cooperativas nos procuraram pedindo informações sobre como aderir aos programas”, afirmou.
Segundo Susan, a apresentação foi fundamental para promover a mudança de percepção dos dirigentes com relação aos trabalhos de monitoramento. “Eles conseguiram captar a essência do monitoramento, que atua ajudando a cooperativa a se desenvolver”, destacou.
Dirigentes cooperativistas do Mato Grosso do Sul se reúnem nesta quinta-feira (24/11), em Campo Grande (MS), para discutir diferentes formas de gestão do empreendimento cooperativo no atual cenário econômico. Eles participam do Encontro Estadual de Líderes 2011, promovido anualmente pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS). O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, estará presente no evento.
Na programação, estão previstas duas palestras - Gestão humanista de pessoas e Cenário macroeconômico para 2012. Elas serão ministradas por Eugênio Mussak, especialista nas áreas de liderança e desenvolvimento humano e profissional, e Eugênio Stefanello, doutor em economia agrícola, respectivamente.
O encontro também marcará o lançamento da terceira edição do Prêmio OCB/MS de Jornalismo e a apresentação da Agenda Legislativa Estadual 2011/2014, esta em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul). A publicação traz a composição da Frente Parlamentar Estadual na Defesa do Agronegócio e do Cooperativismo e as principais ações que serão implementadas.
Será realizada ainda a entrega dos certificados de conclusão aos alunos dos programas de capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado (Sescoop/MS). As crianças vencedoras da Gincana Estadual do Cooperativismo também receberão seus prêmios durante a solenidade. O evento terá início às 13h e ocorrerá no auditório da Famasul.
A primeira faculdade de cooperativismo do Brasil vai realizar seu primeiro vestibular. A Escoop, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em julho deste ano, está oferecendo 60 vagas para o curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Tanto o curso quanto a faculdade receberam nota máxima na avaliação do MEC. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) receberá os pedidos de bolsas de estudo, que podem chegar até 70% para o candidato que comprovar vínculo com cooperativa devidamente registrada e adimplente com a instituição. As inscrições vão até o dia 15/12, somente pelo site www.escoop.edu.br.
A carga-horária total do Curso é de 1.620 horas (108 créditos acadêmicos) e pode ser cursada entre dois anos e meio e três anos. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no período da noite, com opções de horários alternativos para os turnos matutino e vespertino, às sextas-feiras e sábados. Os alunos deverão se matricular em pelo menos quatro disciplinas por semestre, o equivalente a 16 créditos.
O primeiro semestre de 2012 terá custo total de R$ 3.180,00 para o aluno, podendo este valor ser parcelado em até seis vezes de R$ 530,00. A prova do primeiro vestibular da Escoop será aplicada no dia 8 de janeiro de 2012, das 10h às 12h30, na cidade de Porto Alegre (RS).
Sobre o curso - O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem como objetivos específicos oportunizar aos acadêmicos a formação necessária em administração de cooperativas, que os capacite a promover o alinhamento da tecnologia de gestão aos objetivos organizacionais; corroborar para que a tecnologia da gestão seja aplicada de forma alinhada com os objetivos organizacionais, através de uma proposta metodológica que promova a integração de conteúdos; contribuir para o desenvolvimento na área de gestão de cooperativas; e atender às necessidades regionais e nacionais quanto à formação de profissionais para atuar na área de gestão de cooperativas.
Ao final, o aluno será diplomado como Tecnólogo em Gestão de Cooperativas e terá condições de integrar conhecimentos técnico-científicos nas áreas de Ciência Organizacional, Administração, Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing, Finanças, Planejamento, Direito, Educação, Economia e História, sendo capaz de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa para identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vai se reunir na próxima segunda-feira (21/11) com a Coordenação Geral de Arrecadação e Cobrança (CODAC) da Receita Federal. O objetivo da reunião é discutir a arrecadação do sistema S com o órgão responsável pelo controle de atividades relacionadas a arrecadação e cobrança crédito da Receita. “Será uma grande oportunidade de conhecer melhor o fluxo das contribuições com vistas a aprimorar os processos”, diz o coordenador Financeiro do Sescoop, Carlos Baena.
O Sescoop, criado há 12 anos, é responsável pela operacionalização das atividades de capacitação, formação profissional e promoção social do setor, e tem papel determinante na construção de um processo contínuo de educação cooperativista, profissionalismo e consolidação das cooperativas brasileiras. Os recursos para a execução de suas atividades são provenientes da contribuição de 2,5% que incidem sobre a folha de pagamento das cooperativas e são recolhidos pela Receita Federal do Brasil por meio da Guia da Previdência Social (GPS).
Sua atuação alcança todo o território brasileiro a partir de um trabalho alinhado pela unidade nacional, executado pelas unidades estaduais, conhecedoras das peculiaridades de cada região. São atividades voltadas a líderes cooperativistas, cooperados, funcionários e seus familiares. Programas, cursos, seminários e treinamentos que estimulam a cultura cooperativista são idealizados de acordo com as necessidades e características das cooperativas.