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Personagem sui generis, popular e reconhecido na área do agronegócio mundial, Roberto Rodrigues, recém nomeado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) como embaixador especial do cooperativismo, inova mais uma vez ao contar, sob a forma de versos, a história e a realidade do setor agropecuário – no Brasil e no mundo. “Cordel do Agro” foi o nome atribuído à recente publicação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde Rodrigues, professor da instituição, trata de forma bem diferente, e até lúdica, a história deste que é um dos ramos mais representativos do cooperativismo brasileiro.
No dia 19 de abril de 2012, em uma aula magna da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, Rodrigues transformou sua tradicional palestra com slides sobre o assunto em um conjunto de versos que batizou de “Cordel do Agro”. A aula virou febre entre os homens do agronegócio brasileiro e publicada pela FGV. “Qualquer editor pode de quando em vez ter a liberdade de se deixar tomar pela emoção. Melhor ainda quando a emoção se soma à razão. E este é o caso deste cordel. Uma ideia genial de um autor fora do comum”, declarou Antônio Carlos Kfouri Aidar, Editor Chefe da revista Agroanalisys
Por e-mail, o ex-ministro tem até recebido uma série de outras contribuições em versos enviadas por fazendeiros, agrônomos e economistas que também passaram a usar de seu dotes poéticos para desancar, por exemplo, o Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional. O “Cordel do Agro” não faz nenhuma menção direta ao código. Contudo, reclama da falta de lideranças dentro do governo capazes de traçar planos estratégicos para o desenvolvimento do setor. As estrofes são intercaladas por apresentações com gráficos e projeções da agricultura brasileira.
(Fonte: FGV)
Clique aqui para conferir “O Cordel do Agro”, de Roberto Rodrigues.
Em meio a um cenário de diversas alterações no mercado financeiro nacional, o Projeto OCB/DGRV, realizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em parceria com Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), retoma suas atividades em 2012 com a promoção do curso “Estratégias Competitivas no Ambiente Cooperativo de Crédito”. Com 12 horas de duração, a formação tem o objetivo de promover e ampliar o conhecimento dos participantes com foco na adoção de estratégias de mercado diante das alterações ocorridas no mercado financeiro nacional.
Segundo o gerente do Ramo Crédito da OCB, Sílvio Giusti, o momento atual vivido pelo setor é bastante oportuno para debates. “Grandes expectativas estão sendo geradas no ambiente cooperativo de crédito em razão das recentes mudanças, como redução de taxas de juros, spreads e também a forte exposição na mídia por parte dos grandes players do mercado. Nesse sentido, trazer o tema para dentro do Projeto OCB/DGRV torna-se uma oportunidade de discutir e avançar em propostas de crescimento para o ramo”, analisa.
De acordo com o gestor, estarão em foco na programação do curso os diferenciais competitivos das cooperativas de crédito, permitindo reflexões de ordem prática que possam contribuir para a identificação de oportunidades e melhorias dos resultados dessas instituições. A capacitação será realizada nas cidades de Ji-Paraná (RO), Salvador (BA) e Vitória (ES), nos dias 24 e 25/7, 26 e 27/7 e 2 e 3/8, respectivamente.
Saiba mais – O projeto OCB/DGRV tem como objetivo apoiar o desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo de crédito, por meio de eventos de capacitação, com foco na melhoria dos processos de gestão e governança. A iniciativa, desenvolvida há cinco anos, tem duração prevista até dezembro de 2012.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 03/2012 para prova escrita. O exame será realizado nesta sexta-feira (13/7), na sede da instituição, localizada no Setor de Autarquias Sul (SAUS), quadra 4, Bloco I.
Os candidatos à função de Analista de Compras e Licitações farão a prova às 15h, devendo chegar ao local com meia hora de antecedência. A relação dos candidatos e as orientações para essa etapa podem ser acessadas neste comunicado.
Reunidos na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Brasília (DF), 35 representantes de unidades estaduais e da unidade nacional da instituição participaram de uma capacitação conduzida pela Fundação Getúlio Cargas (FGV) com o objetivo de promover o alinhamento de conceitos relativos a gestão de pessoas por competências. “O intuito é fazer com que o grupo, que está responsável pelo desenvolvimento do projeto de Gestão por Competências nas Unidades Estaduais do Sescoop, esteja devidamente alinhado para dar continuidade às atividades”, resumiu o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos.
Segundo o superintendente, a participação dos estados neste processo é de fundamental importância para garantir a viabilidade do projeto. “O objetivo é termos um projeto de gestão por competências que seja acessível às unidades que estão participando, respeitando a realidade de cada uma delas”, enfatizou.
Conceitos como cadeia de valor, macroprocesso, entre outros, foram trabalhados pelos participantes. Divididos em grupos, eles elaboraram propostas que subsidiarão a formulação final do projeto. Segundo a gerente de Pessoas do Sescoop, Ana Cláudia D’Arce de Lima, esta primeira etapa do trabalho consiste na identificação das realidades de cada unidade estadual visando a construção de um projeto que atenda à instituição como um todo, independentemente de organogramas ou estruturas atuais.
“Em seguida, o grupo focará na construção do modelo ideal de estrutura organizacional, de acordo com os processos de trabalho que os estados estão definindo. Vamos traçar, também, as competências mínimas de cada uma das unidades que estão na estrutura, e definir o quadro ideal para fazer essa estrutura acontecer”, explica Ana Cláudia.
Este é o primeiro módulo de desenvolvimento do projeto “Gestão por Competências nas Unidades Estaduais”, previsto no Planejamento Estratégico do Sescoop, e que está sendo realizado com a consultoria da FGV. O prazo estipulado para sua conclusão é final do mês de agosto, quanto, então, será dado início à segunda fase, que prevê a elaboração de plano de cargos e salários e metodologia de avaliação de desempenho por competências.
Em razão do Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado mundialmente a cada primeiro sábado do mês de julho (que neste ano será no próximo dia 7), a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou, nesta sexta-feira, mensagem oficial destacando a importância da data como reconhecimento da força do movimento cooperativista por todo o planeta.
O texto traz um breve relato, também, dos produtos e serviços desenvolvidos pela entidade para comemorar a data.
A ACI é o órgão máximo de representação dos interesses cooperativistas no mundo. Criada em 1895, coopera com organizações governamentais e não governamentais para promover o desenvolvimento do cooperativismo. Perante os países, defende um marco legal que reconheça as necessidades únicas e especificidades das cooperativas para um crescimento sócio-econômico harmonioso, e entre seus membros, fomenta a intercooperação.
Clique aqui para acessar a mensagem.
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (6/7) o resultado da terceira etapa e o resultado do processo seletivo nº 2/2012, para contratação de Analistas de Desenvolvimento e Gestão.
Clique aqui para acessar a relação final de classificação dos candidatos. Posteriormente a instituição divulgará em seu site (www.brasilcooperativo.coop.br) a convocação dos candidatos aprovados para a apresentação dos documentos descritos no item 8 do Comunicado de Abertura do Processo Seletivo nº 02-2012.
"O Sistema Ocergs-Sescoop/RS divulgou, ontem (4/7), durante o “Tá Na Mesa”, promovido pela Federasul (Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS), os números que mostram a expressão do cooperativismo gaúcho. Em 2012, definido pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, o Rio Grande do Sul tem muitos motivos para comemorar. Para o presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, cooperativismo significa independência para incentivar o que está bom e para contrapor o que está errado. “A economia cooperativista gera uma sinergia de mercado positiva e é o segredo da força de muitos setores do nosso Estado. Comemorar 110 anos de história neste País e abrir as comemorações na Federasul nos deixa com muito orgulho”, acrescentou Russowsky, referindo-se ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no próximo sábado, 7 de julho.
A apresentação dos dados foi feita pelo presidente da Ocergs (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul) e do Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul), Vergilio Perius, em companhia do vice-presidente do Sistema, Irno Pretto; do segundo vice-presidente da Ocergs e presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro/RS), Rui Polidoro Pinto, e do secretário da Ocergs e presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Borges Müller. O gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maurício Alves, também esteve presente acompanhando a apresentação.
Os números consolidados no estudo Expressão do Cooperativismo Gaúcho mostram que as cooperativas do estado cresceram 25,2% de 2010 para 2011, elevando o faturamento para R$ 27 bilhões – um incremento de R$ 5,4 bilhões. Esse valor representa 11,3% do PIB gaúcho. Além disso, o cooperativismo gaúcho gerou R$ 1,3 bilhão de tributos no ano passado (46,9% estaduais, 3,2% municipais e 49,9% federais). E o papel das cooperativas não é expresso apenas por números. Os princípios que orientam o cooperativismo incluem gestão democrática pelos membros, compromisso com a comunidade, educação, formação e informação.
O Rio Grande do Sul possui 527 cooperativas ativas, que contam com 2.143.339 associados (21,4% do quadro brasileiro) e são responsáveis pela geração de 52.482 empregos diretos. O salário médio de empregados em cooperativas gaúchas também é mais elevado que o rendimento médio real de empregados no setor privado, segundo dados do IBGE: R$ 1.728,76 contra R$ 1.363,98 (26,7% superior)
Em 2011, o investimento das cooperativas no Rio Grande do Sul foi de 1,7 bilhão de reais, distribuído pelos diversos setores de atuação das cooperativas: Crédito, Agropecuário, Saúde, Infraestrutura, Transporte e Habitacional, por exemplo. Os ativos imobilizados adquiridos pelas cooperativas do Estado foram de R$ 5,21 bilhões em 2011. “São armazéns, silos, supermercados, fábricas de rações, PCHs, hospitais e muitos outros projetos que permanecem no Estado, criam raízes nas comunidades locais e regionais e não oferecem risco de serem transferidos. Isto é uma característica do cooperativismo”, afirma Perius. O crescimento médio do ativo foi de 21%, atingindo R$ 34,5 bilhões em 2011.
O Grupo Técnico de Superintendentes e integrantes do Comitê de Gestão do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estiveram reunidos nesta terça-feira (3/7) na sede da instituição, em Brasília (DF), para oficializar a entrega da primeira etapa de construção do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC), previsto na Diretriz Nacional de Monitoramento. Na abertura da reunião, o superintendente da unidade nacional, Luís Tadeu Prudente Santos, destacou: “Este é um programa que vai impulsionar o sistema cooperativista a dar um salto de qualidade muito grande no que diz respeito à execução de outras atividades. Conseguindo identificar o estágio de gestão de cada cooperativa, poderemos balizar os demais projetos necessários”.
O objetivo da ferramenta é promover a melhoria em processos e produtos; redução de custos e aumento da produtividade e, consequentemente, de sua competitividade. A gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela, ressaltou o vínculo da ferramenta aos objetivos traçados no Planejamento Estratégico da instituição e apresentou, passo a passo, as atividades desenvolvidas desde março deste ano até o presente momento.
De acordo com a gestora, o PDGC é uma ferramenta que auxilia a gestão e, quando utilizado de forma séria e transparente, auxilia a cooperativa norteando-a nas suas tomadas de decisão. “É mais fácil e rápido enfrentar as dificuldades tendo um diagnóstico, indicadores e seus dados históricos”, pontua.
Outra entrega efetuada durante a reunião foi da metodologia de reconhecimento das cooperativas com excelência da gestão. “Uma maneira de estimular as cooperativas na adoção de boas práticas de gestão e governança”, resume Susan.
Bons resultados – Destinado a cooperativas de qualquer nível de maturidade, o programa foi desenvolvido com base no Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com adaptações à realidade das cooperativas. A gerente de Programas e Parcerias da FNQ, Juliana Iten, aproveitou a oportunidade para externar aos dirigentes presentes que o trabalho desenvolvido em parceria com o Sescoop resultou em motivo de orgulho para a instituição. “Para nós é extraordinário perceber que o modelo é aplicável a toda e qualquer organização”, destacou a gerente.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou hoje (29/6) o resultado da segunda etapa do Processo Seletivo nº 02/2012, para contratação de analista de Desenvolvimento e Gestão.
Os candidatos aprovados nessa fase participarão de entrevista técnico-situacional, que ocorrerá na próxima quarta-feira (4/7), na sede do Sescoop, localizada no Setor de Autarquias Sul, quadra 04, bloco I, em Brasília (DF).
Para conhecer o resultado da segunda etapa e obter mais informações sobre a terceira, clique aqui. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vem promovendo nas últimas semanas uma série de capacitações “sob medida”, atendendo à demanda de algumas de suas unidades estaduais. É o caso, por exemplo, de São Paulo, Bahia e Pará, que recentemente receberam a visita dos analistas de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Breno Garcia e Giulianna Fardini, com a missão de esclarecer dúvidas pontuais elaboradas pelos técnicos dos estados. “Após o desenvolvimento da Diretriz e aplicação das capacitações regionais, algumas unidades, com a prática do dia a dia, foram desenvolvendo dúvidas e questionamentos. Nosso trabalho é justamente acompanhar esse processe de perto, para analisar as possibilidades de melhoria”, explica o analista Breno Garcia.
Para Breno, o acompanhamento próximo permite esclarecer dúvidas que, durante a capacitação coletiva, não surgiram ou foram inibidas. “Além disso, algumas unidades contam em seu quadro de pessoal com técnicos recém-contratados, que não participaram da primeira rodada de capacitação, trazendo percepções novas, que também agregam valor ao processo. Começa a surgir um processo de melhoria, de construção coletiva no sistema”, afirma.
A nova sistemática de trabalhar conjuntamente atividade finalística, planejamento estratégico e orçamentário traz algumas dúvidas com relação ao preenchimento do instrumento de consolidação, que estão sendo prontamente sanadas na presença dos técnicos. “Na maioria das unidades, o planejamento orçamentário já estava fechado quando realizamos as capacitações. Portanto, acreditamos que em 2013 haverá um casamento perfeito entre a execução e o planejamento orçamentário, com os centros de custo adequados”, pontua o analista.
As próximas unidades demandantes a receberem a visita dos técnicos da unidade nacional são: Minas Gerais, que teve início na sexta (22/6) e segue até a próxima quarta-feira (27/6); Rio Grande do Sul e Piauí, no mês de julho.
"Aprimorar habilidades de gestão estratégica e comportamentais. Essa é a expectativa de 26 executivos de cooperativas que estão reunidos no Hotel Lizon, em Curitiba (PR), em mais uma etapa do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas do Paraná. Na abertura, o superintendente do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, José Roberto Ricken, falou da importância de capacitações desta natureza, tendo em vista a responsabilidade que as cooperativas têm na região. “Temos um grande motivo para estarmos aqui, levando em conta que existem hoje mais de 2,2 milhões paranaenses que dependem das cooperativas”, afirmou o superintendente.
Para Ricken, as organizações não são estáticas nem permanentes, sofrem alterações com o tempo, dependendo de condições internas ou externas. “Aqui podemos refletir e comparar os nossos modelos, e criar novas alternativas”, acrescentou.
O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Luís Tadeu Prudente Santos, avalia que para responder aos crescentes desafios das organizações, é preciso investir permanentemente na profissionalização da gestão: “O Sescoop tem esse objetivo e a unidade do Paraná é um grande executor de ações de capacitação que envolvem dirigentes, gestores e cooperados”.
O objetivo deste módulo, coordenado pelo professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Anderson Mota, é que os líderes possam transformar as intenções estratégicas em resultados por meio das pessoas. “Aqui vocês estão aprendendo e ensinando”, enfatizou o professor. Para ele, essa aproximação promove o fortalecimento e integração, um aspecto muito importante para organizações que estão no mesmo ambiente de negócio.
O programa continua na próxima semana (28 a 30 de junho). Serão três dias para o grupo conhecer e entender melhor o estilo de liderança de cada um, bem como o impacto do seu comportamento na equipe e construir novas práticas. As atividades ocorrerão no mesmo local.
Desenvolvido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em parceria com o Sebrae/PR, o Programa Internacional de Formação já capacitou cerca de 100 executivos e lideranças de cooperativas paranaenses desde 2008, quando a iniciativa começou.
Com o objetivo de enfatizar a importância da liderança no processo de Organização do Quadro Social das cooperativas, o Sistema Ocemg/Sescoop está promovendo entre os dias 20 e 22 de junho o Encontro Estadual de OQS das Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais. O evento conta com a participação de dirigentes, associados envolvidos com as comunidades e técnicos da área de educação. No total, representantes de 15 cooperativas estão reunidos. O analista de Desenvolvimento e Gestão, Tiago Barros, está representando a unidade nacional do Sescoop no encontro.
O foco inicial dos trabalhos, segundo Tiago, foi no papel do líder como agente transformador da sociedade e a importância na formação de novas lideranças. O estudo de caso da cooperativa Coaperiodoce, de Governador Valadares, foi apresentado como forma de ilustrar os bons resultados alcançados com a atividade. “A cooperativa se reergueu com o trabalho do OQS. Trouxe o cooperado para dentro da cooperativa, fazendo ele se sentir parte do processo, mostrando a importância e o valor que tem para sua cooperativa”, conta o analista.
Tiago faz uma análise sobre o atual momento vivido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que está promovendo a reestruturação de seu principal programa voltado à sustentabilidade do movimento cooperativista: “Na minha opinião, o encontro está nos mostrando que o Sescoop está caminhando na direção certa quando falamos em reformulação do programa Jovens Lideranças Cooperativistas. As cooperativas reconhecem a importância do trabalho com os jovens e visualizam que eles devem ser os protagonistas no processo de OQS, para assim garantir a sustentabilidade do empreendimento”.
Thaís Leite, analista de Treinamento do Sescoop/MG responsável pela coordenação do evento, explica que este é o terceiro encontro anual consecutivo direcionado a cooperativas do ramo Agro. “A cada ano, escolhemos um tema relevante dentro das ações de OQS realizadas pelas cooperativas. Desta vez, estamos ressaltando a importância de fortalecer as lideranças. O caso da cooperativa Coopa, apresentado aos participantes, ilustra muito bem essa relevância. O crescimento visível da cooperativa após o investimento nessa área, para nós, é gratificante”, diz.
O 3º Encontro Estadual de Organização do Quadro Social das Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais segue até amanhã (22/6), no Hotel Tauá, localizado na cidade de Caité (MG).
Cerca de 90 dirigentes do Sistema de Cooperativas de Crédito da Bahia (Sicoob/BA) se reuniram em Salvador (BA) nos dias 19 e 20 de junho no evento “Despertando para os Negócios”. O encontro promovido pelo Sicoob Central BA contou com o apoio do Sescoop/BA e participação do diretor-presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), Marco Aurélio de Almada, que apresentou palestra sobre a “Visão estratégia do Bancoob sobre produtos e serviços para geração de receitas para as cooperativas”.
“Com relação ao Sicoob BA, esse evento é um divisor de águas. A partir de 1980 começamos a organizar as cooperativas em centrais regionais, estas em confederações e bancos de abrangência nacional. O nosso crescimento aconteceu numa velocidade maravilhosa, mas nossa ênfase era organizar empresarialmente as cooperativas. Nossa tarefa agora é oferecer soluções financeiras aos cooperados em escala cada vez maior. Esse evento é para marcar o novo momento”, ressaltou Almada.
No primeiro dia do evento foram apresentados o “Desempenho 2011 do Sicoob BA – Indicadores Estratégicos” e o “Desempenho do Sicoob BA na comercialização de produtos e serviços”. Além disso, os presentes participaram da oficina “Negócios no Sicoob BA”.
Na manhã do dia 20 de junho, os dirigentes das cooperativas baianas puderam visualizar as experiências de negócios em outros estados. Marcelo Vieira (Sicoob ES) e Henrique Castilhano (Sicoob SP) apresentaram as experiências de negócios do Sicoob em Espírito Santo e São Paulo, respectivamente. “A metodologia do evento de buscar a intercooperação e trazer novas experiências para compartilhar com as cooperativas baianas é um passo importante para profissionalizar cada vez mais a gestão das cooperativas”, comenta Castilhano.
Segundo Marcelo Vieira, eventos dessa natureza criam condições para que as cooperativas foquem mais no mercado. “O evento é uma forma muito interessante de fazer um alinhamento com todos os diretores ao criar uma diretriz de trabalho e possibilitar a atuação sistêmica. No entanto, o sucesso do que está sendo debatido aqui depende muito dos diretores das cooperativas”, ressalta.
Outras duas oficinas foram realizadas: Buscando soluções para a alavancagem dos negócios; e Boas práticas para a geração de negócios. O evento resultou na construção de um Plano de Ação para guiar a atuação das cooperativas no mercado.
Para Vandevaldo Rios, do Sicoob Coopemar, o evento foi uma oportunidade de reavaliar a atuação das cooperativas num mercado que possui um público consumidor cada vez mais exigente. “A troca de experiências foi destaque no evento. Vimos muitas novidades na área de negócio e o quanto precisamos repensar a nossa forma de trabalho”, completa.
“Nossas cooperativas ainda estão muito inibidas em relação ao desenvolvimento dos seus negócios. Esse evento é uma forma de mostrar a necessidade de atuar com foco no mercado, para não comprometer o desenvolvimento das cooperativas”, conclui o diretor-presidente do Sicoob Central BA, Ivo Azevedo.
(Fonte: Ascom/Sescoop-BA)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 02/2012 para prova escrita. O exame será realizado nesta quinta-feira (21/6), na sede da instituição, localizada no Setor de Autarquias Sul (SAUS), quadra 4, Bloco I.
Os candidatos à função de Analista de Desenvolvimento e Gestão (EAD) código 101 farão a prova às 9h, e os candidatos à função Analista de Desenvolvimento e Gestão (EAD) código 102 farão a prova às 15h. A relação dos candidatos e as orientações para essa etapa podem ser acessadas neste comunicado.
"De acordo com a gerente de Formação e Qualificação Profissional da instituição, Andréa Sayar, integrante do colegiado, o objetivo é aproveitar a presença do representante do MTE para tirar dúvidas sobre o normativo. “Nossa intenção é esclarecer alguns pontos relativos à aplicação da Portaria, de modo que não haja divergências na interpretação das resoluções”, afirma a gestora.
A analista de Desenvolvimento e Gestão do Sescoop, Edlane Melo, que também integra o grupo, explica ainda que paralelamente à reunião, um grupo de jovens estará preparando o II Encontro de Aprendizes do DF. “É uma atividade que tem o apoio do Fórum, porém planejada pelos aprendizes. É um evento onde eles têm a oportunidade de tratar de temas de seu interesse profissional, como apresentação pessoal, elaboração de currículo e educação fiscal, por exemplo”, relata.
Sobre o Fórum – O Fórum Distrital da Aprendizagem Profissional, de acordo com o que prevê seu Regimento Interno, constitui-se como um espaço de articulação social de entidades governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, assim como, movimentos sociais, com o objetivo de estimular e promover o debate, mobilização e inclusão de aprendizes com ou sem deficiência no mercado de trabalho, bem como apoiar ações voltadas para a implementação da aprendizagem profissional.
Além do Fórum Distrital, existem também os Fóruns Estaduais. Confira a atuação do Fórum em seu estado, acessando o Portal do MTE.
"As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho. Para saber como proceder e conhecer as atribuições necessárias à função, acesse o Comunicado de Abertura. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
"Em reunião realizada na sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), integrantes do Conselho de Crédito (Ceco) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) consolidaram os tópicos do Plano de Ação para 2012 e avançaram nas discussões com o Banco Central do Brasil (BC) sobre prioridades para o ramo. Esta foi a primeira reunião do Ceco sob a coordenação de José Salvino de Menezes, que assumiu o cargo na última reunião ordinária do órgão consultivo, em maio deste ano.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que acompanhou as discussões no período da manhã, fez uma breve explanação sobre a nova composição da diretoria da OCB e o atual modelo de governança adotado. Enfatizou o novo modelo, destacando a grande expectativa que a diretoria tem com relação aos avanços esperados para o ramo crédito. “O trabalho realizado pelo Ceco tem sido fundamental para o desenvolvimento e consolidação do cooperativismo de crédito”, destacou.
As sugestões apresentadas pelos participantes da reunião ordinária de maio foram avaliadas pelo grupo técnico, juntamente com a coordenação. Conforme explica o gerente do Ramo Crédito da OCB, Sílvio Giusti, algumas foram incorporadas e outras declinadas neste momento. Segundo o gestor, as prioridades do ramo foram mantidas: “O Conselho discutiu exaustivamente sobre o processo de acesso aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), um dos principais itens na pauta cooperativista no Congresso Nacional, e também sobre a constituição do Fundo Garantidor único para as cooperativas”.
Na questão dos desafios internos para o ramo, também foi ratificada como prioritária a Diretriz Nacional de Educação, que encontra-se atualmente em fase de implantação do projeto piloto de formação de conselheiros – programa Formacred. “O Plano de Ação Ceco 2012 será divulgado nos próximos dias”, afirmou o gestor.
No período da tarde, com a presença de representantes dos departamentos de Normas (Denor), de Organização do Sistema Financeiro (Deorf) e de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não-Bancárias (Desuc), do Banco Central, o grupo avançou, mais especificamente, nos entendimentos relativos à constituição do Fundo Garantidor único. “Esse foi o principal tópico das discussões. Também promovemos nivelamentos na esfera técnica com relação ao tema cogestão e esclarecemos dúvidas de interpretação sobre a resolução 4.072, que trata de dependências de instituições financeiras”, resumiu Giusti.
"O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promove durante esta semana, de 11 a 15 de junho, um encontro entre 100 colaboradores de todas as unidades - estaduais e nacional. É o “Encontro da Área Meio”, que tem como finalidade capacitar os profissionais sobre a aplicação do regulamento de licitações e contratos do Sistema S, discutir novas práticas contábeis reacionadas ao Sescoop, de acordo com a legislação vigente, além de tratar sobre questões de auditoria (interna, externa e independente).
“Esta capacitação é uma iniciativa que atende ao planejamento estratégico do Sescoop, no sentido de desenvolver as competências necessárias aos desafios institucionais”, pontuou o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos, ao abrir oficialmente o evento na tarde desta segunda-feira (11/6). Segundo Tadeu, o objetivo principal é alcançar o alinhamento de conceitos e procedimentos em torno de temas relevantes e recorrentes no dia a dia dos colaboradores do Sescoop para facilitar e aprimorar as tomadas de decisão.
De acordo com a gerente de Pessoas, Ana Cláudia D’Arce de Lima, responsável pela coordenação do evento, foram contratadas duas instituições especializadas nos temas para ministrar as palestras técnicas. “Uma delas é a JML, que possui vasta experiência no regulamento do Sistema S para licitações e contratos, e que nos presta consultoria na área jurídica já há algum tempo. A outra é a MRP Auditoria e Consultoria, que vai tratar das questões contábeis-financeiras e de auditoria, com foco principal nos Comitês de Pronunciamento Contábil”, esclarece a gestora.
O gerente Geral de Operações, Ryan Carlo, ressaltou aos participantes a importância da troca de experiências: “É fundamental que vocês aproveitem a oportunidade para fazer perguntas, esclarecer as dúvidas que possuem e comparar as realidades de cada estado, à luz do entendimento trazido pelos consultores”. Segundo Ryan, o aproveitamento dos colaboradores será essencial para determinar a realização de outras rodadas de capacitação. “Com base nos últimos relatórios de gestão, identificamos como necessário abordar estes temas. Pretendemos dar continuidade ao processo de formação dos colaboradores com outros encontros, que poderão ser semestrais ou anuais, com base na avaliação que obtivermos dessa primeira rodada”, afirmou.
O “Encontro da Área Meio”, que teve início nesta segunda-feira, segue até sexta (15/6), no auditório Antônio Rodrigues Filho, na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
"As exportações do agronegócio atingiram a cifra recorde de US$ 10,26 bilhões em maio deste ano. Antes, o maior valor foi registrado em agosto de 2011, com US$ 9,84 bilhões. O resultado expressivo representou uma elevação de 21,2% em relação a maio do ano passado. As importações de produtos do agronegócio, por outro lado, tiveram diminuição de 14,1%, com registros de US$ 1,34 bilhão em aquisições do exterior. O saldo comercial dos produtos do agronegócio ficou em US$ 8,92 bilhões.
Nos últimos doze meses, o comércio do agronegócio brasileiro para o exterior teve expansão de 17,9%, alcançando US$ 97,4 bilhões. As importações chegaram a US$ 17,4 bilhões entre junho de 2011 e maio de 2012, com elevação de 13,9%. A forte elevação das vendas externas propiciou um saldo comercial de US$ 80 bilhões no período. A balança comercial do agronegócio foi elaborada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a partir dos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
De junho de 2011 a maio de 2012, o complexo soja (grão, farelo e óleo) continua sendo o principal setor exportador, com as vendas externas subindo 41% e passando de US$ 19,3 bilhões para US$ 27,2 bilhões. O complexo sucroalcooleiro ficou na segunda posição, com exportações de US$ 15,9 bilhões (+13,2%). Os outros três principais setores foram carnes (US$ 15,9 bilhões; +9%), produtos florestais (US$ 9,4 bilhões; -1%) e café (US$ 8,2 %; +14,3%). Esses cinco principais setores tiveram expansão de participação no total das exportações de 78,2% para 78,6%.
O complexo soja, principal responsável pela elevação das vendas no acumulado em 12 meses, teve elevação das vendas em US$ 7,9 bilhões, o que representou 53,4% do incremento de US$ 14,8 bilhões no valor total exportado. Outros setores também tiveram importante contribuição, como o complexo sucroalcooleiro, que teve elevação de US$ 1,8 bilhão em vendas no período, as carnes, que tiveram aumento de US$ 1,3 bilhão e o café, com expansão de US$ 1 bilhão.
A China continua apresentando o maior dinamismo importador em relação aos produtos do agronegócio brasileiro. Nos últimos doze meses, a China ampliou as importações do agronegócio brasileiro em 59,7%, expandindo a sua participação de 14,4% para 19,6%. Caso se agregue às compras da China as aquisições da região especial administrativa de Hong Kong (2,2%) e as aquisições da província chinesa de Taiwan (1,3%), o país atingiu a participação de 23,1% no total das aquisições. Essa fatia é próxima em tamanho da fatia da União Europeia, que ficou com 24,1%.
(Fonte: Mapa)
A escola Santos Dumont, localizada em Blumenau (SC), é a mais recente instituição a inserir o programa Cooperjovem, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em sua grade curricular. Com o objetivo de contribuir para a formação de crianças e jovens, com base nos princípios e valores do cooperativismo, a escola iniciou a capacitação dos professores ainda em 2011. O lançamento oficial ocorreu no último dia 31, durante um evento que contou com a participação dos pais de alunos e da comunidade local.
“A educação da cooperação para o jovem é a garantia da continuidade do movimento cooperativista”, declarou Osnildo Maçaneiro, vice-presidente da cooperativa de consumo Cooper, responsável por viabilizar a implantação do programa na escola. A diretora da escola, Mara Rúbia Larroyed, vê na atividade a possibilidade de trabalhar com os alunos questões fundamentais para o desenvolvimento humano. “Ao comemorarmos o início do programa, abrimos as portas e caminhos para trabalharmos em nossa escola princípios norteadores da essência humana”, afirmou.
Endossando o sentimento da diretora, o gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Maurício Alves enfatiza: “Trabalhar junto aos jovens, em idade escolar, é fundamental e sempre nos levará a resultados que permitem termos a certeza da boa utilização dos recursos a estes fins destinados”.
Segundo a analista de Promoção Social do Sescoop, Ana Luiza Naves, responsável pelo acompanhamento nacional do programa, “o Cooperjovem vem despertando nos professores e alunos uma consciência sobre a cooperação, sobre o trabalho em conjunto”. Ela destaca que, em 2012, o Sescoop promoverá o Encontro Nacional do Programa Cooperjovem, onde promoverá o reconhecimento de ações individuais das unidades estaduais, escolas e cooperativas que desenvolvem o programa. Em 2013, a instituição pretende aplicar inovações ao programa. “Nosso objetivo é alcançar uma gestão direcionada e eficiente que permita a avaliação de indicadores de resultados que demonstrem o papel estratégico do Programa Cooperjovem para o sistema cooperativista brasileiro e garantam sua expansão e fortalecimento em nível sistêmico”, diz.
O Programa
O Cooperjovem é um programa desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), colocado em prática por cooperativas de todo o país. Visa a disseminação de ideias e princípios do cooperativismo entre crianças e adolescentes na fase de formação do caráter. Através de atividades lúdicas, os estudantes aprendem a importância da cooperação.