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Notícias negócios

 

Freitas recebe nova diretoria do Sinacred

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O presidente da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), Márcio Lopes de Freitas, recebeu na tarde desta quinta-feira (12/4) a visita da nova diretoria do Sindicato Nacional das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos (Sinacred), representada pelos diretores Presidente, Livio Malinconico, Administrativo, Mauro Sirimarco, e Financeiro, Ricardo Blanc. Os dirigentes foram eleitos no dia 7 de janeiro deste ano.

Durante o encontro, os diretores manifestaram o interesse de fortalecer o relacionamento entre as entidades. Segundo Freitas, a integração é extremamente importante. “Estreitar as relações e intensificar a convivência só tende a favorecer a representação da categoria econômica”, afirmou o dirigente cooperativista.

Para dar continuidade às ações de relacionamento, as diretorias das entidades sindicais se encontrarão novamente no próximo mês.
 

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Pará inicia implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sescoop-PA)  iniciou na última semana a primeira etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento.  A apresentação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) foi feita para a Central das Cooperativas de Transporte de Passageiros do Sudeste do Pará, com sede no município de Parauapebas, há cerca de 850 km da capital, que reúne seis cooperativas. Participaram da apresentação pelo Sistema OCB/Sescoop-PA, o gerente técnico da OCB, Francisco Pessoa, o técnico em Cooperativismo, Sandoval Neto, e o presidente da OCB/Sescoop-PA, Ernandes Raiol.

O PDGC é uma nova ferramenta, desenvolvida pela Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (GeMDC) do Sescoop nacional, e que se encontra em fase de aplicação pelas unidades estaduais. “Com a introdução da metodologia para o PDGC, previsto na Diretriz Nacional de Monitoramento, o Sescoop-PA visa o desenvolvimento das cooperativas paraenses buscando assegurar a longevidade dos empreendimentos com transparência e governança”, afirma Raiol.

Na opinião do presidente do sistema cooperativista paraense, o Monitoramento vai oferecer uma excelente oportunidade de crescimento para o sistema cooperativista como um todo. O primeiro passo é garantir a adesão das cooperativas interessadas e realizar o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), onde quatro linhas deverão ser seguidas: Ser cooperativa; ter governança (PAGC II); ter saúde financeira (PAGC III) e ter boa gestão (PDGC).

O gerente Operacional/Capacitação do Sescoop-PA, Júnior Serra, destaca que a cooperativa, como qualquer outro empreendimento, tem necessidade de desenvolvimento. "Com o monitoramento, o Sistema terá um raio-X da cooperativa e assim ela terá condições de melhorar, inclusive, sua relação com cooperados, funcionários, mercado e sociedade em geral", esclarece.

Raiol explica que o monitoramento é de grande importância para o processo de gestão das cooperativas paraenses, visto que o Sescoop é a única instituição do Sistema S que possui esta ferramenta. “Isso vai, com certeza, desaguar no processo de certificação dos nossos produtos. E a região de Parauapebas, Sudeste do Pará, é altamente estratégica para o estado e para o cooperativismo. Ali, temos cooperativas de mineração, agropecuária, transporte, de produção ligada a biojóias e outros produtos. O monitoramento será um divisor de águas para o crescimento do estado e do cooperativismo na região”.

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Sistema OCB e ANS discutem prioridades para o cooperativismo de saúde

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Estabelecer uma agenda positiva do cooperativismo de Saúde. Este foi o principal tema da reunião realizada na tarde desta segunda-feira (9/4), na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro (RJ), entre o diretor-presidente da entidade, Maurício Ceschin, e representantes do Sistema OCB. O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, e o gerente do Ramo Saúde, Laudo Rogério dos Santos, defenderam, ainda, a elaboração de um programa de capacitação em gestão e governança para cooperativas de saúde, focado no tema regulação.

Renato Nobile destacou que a agenda positiva precisa ser, essencialmente, reconhecida como produto do consenso alcançado entre as entidades participantes do setor. “Ela deve ser resultado de uma visão compartilhada, buscando o alinhamento dos princípios cooperativistas com as regras normativas do órgão regulador”, realçou.

Segundo Laudo Rogério, existem tópicos de interesse comum entre as instituições quando o assunto é regulação. Na opinião do gestor, o movimento cooperativista pode contribuir para aperfeiçoar o sistema. “Existem oportunidades para o que o cooperativismo colabore com a ANS no sentido de aprimorar o marco regulatório do ramo saúde, especialmente no que diz respeito aos programas governamentais estratégicos de desenvolvimento da saúde suplementar”, afirmou. “Estamos preparados para o trabalho em conjunto com a ANS e as cooperativas integrantes do setor”, complementou.

Onofre Cesário Filho, vice-presidente da OCB, que também acompanhou o encontro, destacou a importância de profissionalizar a gestão e do papel dos conselhos de administração das cooperativas. “Investir na formação do quadro social e na qualificação dos produtos e serviços que oferecemos ao mercado é a forma mais eficiente de desenvolvimento e evolução das cooperativas”.

O diretor da ANS recebeu as sugestões apresentadas pelos representantes do cooperativismo e se colocou à disposição para dar prosseguimento às propostas junto aos setores competentes dentro da agência.
 

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Técnicos do Sescoop acompanham aplicação da Diretriz de Monitoramento

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Atender a objetivos estratégicos e promover a execução de trabalhos integrados. Esse foi o saldo positivo alcançado com a capacitação realizada nesta terça-feira (3/4) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em conjunto com a unidade do Distrito Federal (Sescoop/DF). Após receber treinamento da unidade nacional sobre como aplicar a Diretriz Nacional de Monitoramento e seus programas, os estados estão dando continuidade ao trabalho, junto às cooperativas. Na manhã de hoje (3/4), integrantes das gerências de Formação e Qualificação Profissional e de Promoção Social do Sescoop acompanharam de perto a apresentação do relatório de diagnóstico e plano de melhorias produzido pelo Sescoop/DF para a Cooperativa de Ensino de Língua Estrangeira (Cooplem).

Na opinião da gerente de Formação e Qualificação Profissional, Andréa Sayar, participar da capacitação foi uma oportunidade para identificar indicadores úteis não somente à gerência de monitoramento como também às demais áreas finalísticas da instituição. Segundo a gestora, esses indicadores serão facilmente agregados ao processo de planejamento visando à formação dos quadros sociais das cooperativas. “A Diretriz Nacional de Monitoramento teve uma construção bastante didática e preocupada com o que realmente é essencial no desenvolvimento de uma cooperativa. Nesta experiência junto à Cooplem, pudemos visualizar, de pronto, espaços onde podemos (e devemos) atuar”, relatou. Andréa realçou, ainda, como parte mais rica do processo, a discussão gerada a partir do diagnóstico do monitoramento.
 
O superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, destaca que o resultado esperado é justamente a integração e o favorecimento à execução de projetos ligados à realidade das cooperativas. “É previsto no planejamento estratégico do Sescoop intensificar o desenvolvimento de competências alinhadas às estratégias da instituição. Fazer com que as áreas finalísticas estejam em sintonia é essencial para o sucesso dos planos desenvolvidos pela instituição. Além disso, a integração entre as unidades estaduais e nacional é fundamental para identificar oportunidades de atender de forma cada vez melhor ao nosso público alvo, os cooperados”, resumiu.
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Programa do Sescoop é apresentado a auditores-fiscais do Trabalho

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Tendo em vista o lançamento do programa Aprendiz Cooperativo, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi convidado a participar de uma mesa redonda promovida pelo Departamento de Fiscalização do Trabalho (órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE). O debate, realizado durante o encontro anual de Auditores-Fiscais do Trabalho, em Belo Horizonte (MG), contou com a presença representantes de entidades parceiras da fiscalização da aprendizagem, como a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem Industrial (Senai), Comercial (Senac) e dos Transportes (Senat).

O encontro, que reúne coordenadores regionais de fiscalização desse tipo de projeto nas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, além de Auditores-Fiscais do Trabalho, tem como objetivo fomentar discussões sobre a inserção de aprendizes no mercado de trabalho. Promovido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), proporciona o conhecimento das ações e a integração das entidades envolvidas no desenvolvimento de programas de aprendizagem com os agentes de fiscalização que, segundo o Diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Leonardo Oliveira, “é de suma importância para o incremento da aprendizagem”.

A analista de Desenvolvimento e Gestão do Sescoop, Edlane Melo, foi quem representou a instituição na mesa de debates. Ela destacou durante a apresentação que o trabalho de elaboração do programa Aprendiz Cooperativo contou, desde o início, com a colaboração dos auditores-fiscais do Trabalho no Distrito Federal, Isabela Galvão e João Cortês. E ressaltou a importância de contar com o apoio das unidades estaduais na implantação, sensibilizando as cooperativas.

Edlane ressaltou, ainda, a reação positiva dos auditores presentes ao encontro com relação ao programa do Sescoop: “O grupo se mostrou fortemente interessado em acompanhar de perto, inclusive como orientadores, o desenvolvimento do programa Aprendiz Cooperativo nas unidades estaduais do Sescoop”.
 

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Comitê de Gestão do Sescoop inicia metodologia do PDGC

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) deu início nesta quarta-feira (21/3) a mais uma etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento. Constituído em março de 2011, por ocasião do I Encontro de Monitoramento, o Comitê de Gestão se reuniu pela primeira vez, na sede da instituição, em Brasília (DF). O grupo formado por representantes das unidades estaduais do Sescoop no Pará, Amazonas, Pernambuco, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul tem como objetivo a construção da metodologia para o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), previsto na Diretriz.
 
Neste primeiro encontro, o Comitê contou com a consultoria da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). De acordo com a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a intenção é unir o conhecimento dos técnicos do Sescoop sobre cooperativismo com o know how da fundação sobre excelência da gestão, “unindo as experiências para desenvolver um programa que atenda às cooperativas, respeitando suas características e necessidades”.
 
O prazo para finalização da metodologia é junho deste ano. Daqui até lá, estão previstas mais cinco reuniões do Comitê para dar seguimento ao trabalho. Susan explica que, após a consolidação da metodologia, a FNQ auxiliará, também, na construção da ferramenta de acompanhamento para aplicação do programa a ser utilizada pelas cooperativas. E complementa: “No segundo semestre, promoveremos uma capacitação para todos os técnicos das unidades estaduais sobre o programa para que eles estejam aptos a orientar corretamente as cooperativas”. Segundo a gestora, o empenho e participação das unidades estaduais neste processo será fundamental para sensibilizar as cooperativas sobre os benefícios do programa.
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Sescoop/BA promove 1º Encontro de Mulheres Cooperativistas

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado da Bahia (Sescoop/BA) promove no próximo dia 29/3 o 1º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Com o objetivo de fomentar o debate sobre oportunidades e desafios enfrentados pelas mulheres à frente da gestão de cooperativas, o evento reunirá dirigentes, funcionárias, associadas e representantes de cooperativas pertencentes ao sistema cooperativista baiano.

A gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/BA, Jussiara Lessa, garante que o encontro tem como foco, também, promover a integração entre as mulheres que fazem parte das cooperativas baianas. “As participantes receberão orientações sobre cuidados com o bem estar físico, mental e social, para que tenham mais qualidade de vida”, explica.
 
O evento será no Marazul Hotel, localizado na Av. Sete de Setembro, 3.937, Barra - Salvador/BA. As interessadas em participar devem efetuar as inscrições até o dia 26/3, por meio do endereço eletrônico www.bahiacooperativo.coop.br, na seção eventos.
(Fonte: Sescoop/BA)

 

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Sescoop/RS forma 52 jovens para o mercado de trabalho

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Mais 52 jovens preparados para o mercado de trabalho. Esse é o resultado do curso Assistente Administrativo para Cooperativas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), cuja formatura da turma 2011 aconteceu no último dia 8. A formação é uma parceria do Sescoop/RS com a cooperativa dos profissionais em educação do Rio Grande do Sul (Coeducars) executada por meio do programa Aprendiz Cooperativo. Ligados ao Sicredi e à Cotrijal, os formandos receberam seus diplomas durante a Expodireto Cotrijal 2012, realizada em Não-Me-Toque (RS). A solenidade contou com as presenças do presidente da Expodireto, Nei Mânica, do vice-presidente do Sescoop/RS, Irno Pretto, do presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, do presidente da Coeducars, Ricardo Lermen, e do gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Santos.

Executado desde 2006 pela unidade gaúcha do Sescoop, quando então se chamava programa Jovem Aprendiz, o Aprendiz Cooperativo, muito além de atender à exigência legal constante da Lei nº 10.097/2000 – que determina a obrigatoriedade de no mínimo 5% e no máximo 15% do quadro de colaboradores das empresas ser composto por jovens trabalhadores na condição de aprendizes –, oportuniza a prática dos princípios do cooperativismo, formando os jovens para o mercado de trabalho dentro dos preceitos da doutrina cooperativista.

“A estrutura curricular é voltada às necessidades das cooperativas e o cooperativismo é o tema transversal. Cooperativas educacionais agem como executoras do programa, somando um total de 3.500 alunos em um período de cinco anos”, destaca o gerente do Departamento de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Santos. O gestor explica as mudanças promovidas na estrutura do programa em 2011para melhor atender às expectativas tanto da instituição quanto dos beneficiários: “um dos aspectos modificados foi o conteúdo programático, que tinha 14 módulos e passou a ter oito. O material também foi incrementado pelos professores e as cooperativas passaram a receber manuais sobre o programa”.

Sobre o programa - O modelo atual do programa Aprendiz Cooperativo foi apresentado e disponibilizado para as unidades estaduais do Sescoop em novembro de 2011. O Comitê de Sistematização da Aprendizagem, grupo responsável pela produção dos conteúdos a serem utilizados nos cursos de formação, tem em 2012 a missão de dar apoio à implantação do programa nos estados. “Nosso foco será incentivar a oferta do programa, ampliar a quantidade de atendimentos a aprendizes e apoiar as unidades estaduais que já estão com o programa em andamento”, explica a analista de Desenvolvimento e Gestão da unidade nacional do Sescoop, Edlane de Melo. A analista afirma que ainda no primeiro semestre deste ano deverá ser formada a primeira turma de multiplicadores.
 

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Diretriz Nacional de Monitoramento obtém resultado positivo em avaliação por UE’s

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dando continuidade às ações de monitoramento de cooperativas, entregou nesta quinta-feira (8/3) mais uma etapa do projeto de implantação da Diretriz Nacional de Monitoramento. A apresentação para a diretoria e colaboradores da instituição aconteceu no auditório da sede do Sescoop, em Brasília (DF), e deu início a mais uma atividade a ser desenvolvida pela gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas (GeMDC) – o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Após uma contextualização sobre o processo de criação e consolidação da área, a gerente Susan Myiashita Vilela apresentou o conteúdo da Diretriz e os programas que a compõem. Fez também um apanhado geral sobre a etapa de capacitações com os técnicos de unidades estaduais para utilização das ferramentas, realizadas entre dezembro de 2011 e fevereiro deste ano. “Ao final de cada treinamento, os participantes preencheram um formulário de avaliação, cujos dados foram consolidados pela nossa gerência. O resultado geral foi uma aprovação superior a 90%”, pontuou a gestora.

Na opinião do superintendente do Sescoop, Luís Tadeu Prudente Santos, o resultado alcançado é reflexo de um trabalho consistente, baseado na contribuição de todas as unidades estaduais. “Acredito muito no referencial e o que a GeMDC fez foi justamente respeitar as experiências já em andamento nos estados, promovendo uma grande organização do que já vinha sendo feito”, pontuou.

Segundo o superintendente, a Diretriz Nacional de Monitoramento oferece grande oportunidade de crescimento para o sistema como um todo. “Os relatórios gerados apresentam um raio-x prático e consistente, que pode ser muito bem aproveitado pelas cooperativas. Sucesso absoluto!”, comemorou o dirigente, acrescentando que a manutenção do apoio dos estados para sensibilização das cooperativas quanto à aplicação da Diretriz neste momento é fundamental.

O próximo desafio de monitoramento é a implantação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). De acordo com a gerente Susan, o trabalho junto com as unidades estaduais terá início ainda este ano para que a aplicação seja viável a partir de 2013.

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Sescoop discute reformulação do programa Jovens Lideranças

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Modificações para o Jovens Lideranças foram discutidas em Brasília (DF), nesta segunda e terça feira (5 e 6/3). As propostas foram elaboradas por uma equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em conjunto com as unidades estaduais do Paraná (Sescoop/PR) e de São Paulo (Sescoop/SP). O objetivo é vincular a atuação dos jovens à estratégia das cooperativas, segundo explica a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar: “Trouxemos para discussão um novo formato para o programa, onde o jovem passa a atuar de forma mais efetiva no desenvolvimento na cooperativa”.

As alterações foram avaliadas e debatidas pelos coordenadores estaduais das unidades que já executam o programa e por representantes de estados que manifestaram interesse de, a partir de 2012, implantá-lo em suas regiões. Uma das principais mudanças é com relação ao objetivo geral do programa. Ficou definido que o Jovens Lideranças deve ter como foco a sustentabilidade das cooperativas e do cooperativismo. Para tanto, alguns pontos de intervenção foram elencados, conforme explica a gestora: “Serão revistos o perfil e a faixa etária dos participantes, bem como os critérios para formação dos grupos. Além disso, será definido o processo de prospecção de cooperativas e participantes, contemplando a negociação das ações em conjunto, com foco sempre em resultados concretos”.

Os participantes acordaram, também, a adoção de um eixo estruturante, único, que viabilize a identidade nacional e sistêmica do programa. Porém, foi consenso que é necessário um grau de flexibilidade, respeitando as realidades de cada estado, cooperativa e grupo, visando os resultados esperados. “A flexibilidade irá contribuir com o desenvolvimento e atingimento dos resultados do programa”, avaliou a Ana Porto, da unidade de Pernambuco (Sescoop/PE). Na opinião de Márcio Oliveira, do Sescoop em Amapá (Sescoop/AP), será mais fácil, a partir de agora, o processo de argumentação das cooperativas, por ser possível a adaptação de terminados itens. A unidade de Mato Grosso (Sescoop/MT), que ainda não executa o programa, também vê como positiva a mudança: “Até então, tínhamos dificuldade em vislumbrar a execução do Jovens Lideranças. A partir do momento em que ele se torna flexível, vemos como totalmente possível a sua implantação em nosso estado, disse Luciana Silva.

De um modo geral, o grupo endossou a proposta. Segundo Andréa, foram adicionados ao programa resultados qualitativos que mensurem e justifiquem a sua execução, e a expectativa da equipe é que a reformulação propicie resultados concretos para as cooperativas e atratividade para os jovens, responsáveis pela sucessão nas entidades.
 

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Sescoop promove reestruturação em projetos

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está promovendo a reestruturação dos projetos propostos para 2012. O objetivo é alinhar entendimentos entre as áreas que compõem a instituição e garantir a racionalização de recursos e convergência operacional. De acordo com o gerente Geral de Operações, Ryan Carlo, o trabalho consiste, primordialmente, no reenquadramento das ações e atividades originalmente propostas, com base em uma uniformização de conceitos.

“Muitas vezes, a linha tênue que separa uma ação de uma atividade, por exemplo, faz com que os projetos sejam desenhados de forma mais complexa do que poderiam ser. O que estamos fazendo é uma análise da real necessidade de cada área para promover o melhor enquadramento, tanto para o gestor quanto para a instituição”, explica o gerente Geral de Desenvolvimento de Cooperativas, Maurício Alves.

Em janeiro deste ano, a gerência de Planejamento construiu e apresentou uma Metodologia para Formulação de Plano de Projeto, já validada pelos gerentes gerais do Sescoop. Segundo a gestora da área, Renata Boaro, a reestruturação dos projetos já está sendo feita de acordo com as diretrizes da metodologia. O trabalho teve início com a criação de um glossário, com o objetivo de padronizar termos e conceitos. “Esperamos permitir com estas alterações um acompanhamento mais eficaz, além de tornar a estrutura dos projetos mais enxuta e compreensível, com encadeamento lógico e coerente dos eventos que o compõem”, diz.

Renata ressalta, ainda, que a reformulação que está sendo realizada não prejudica o andamento das atividades já em andamento: “Caso seja necessário, rearranjos podem ser feitos ao longo do exercício”.


 

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Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo inicia primeira turma

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) promoveu ontem (1º/3) a aula inaugural da primeira turma a ser diplomada pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), localizada em Porto Alegre (RS). O grupo é composto por 42 futuros tecnólogos em Gestão de Cooperativas, de seis diferentes ramos.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, avalia que a proposta da escola é inovadora e muito bem-vinda para o setor, pois formará especialistas na área de administração em cooperativismo. “A Escoop é um avanço na construção de uma gestão mais profissionalizada, a partir do investimento no processo de governança das organizações cooperativas”, afirmou.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou como marco importante a inauguração da instituição no mesmo ano em que se celebra o Ano Internacional das Cooperativas. “Este reconhecimento é o acontecimento mais importante do início do século. Esta é a nossa responsabilidade, esperamos que assim seja e temos que fazer força por isso”, declarou.

O diretor-geral da Escoop, professor Derli Schmidt, enfatizou a avaliação máxima recebida pelo projeto pedagógico e a responsabilidade em manter a excelência obtida. E relembrou, emocionado, o árduo caminho percorrido até a conquista da autorização pelo Ministério da Educação (MEC), em julho de 2011. “Ao chegar em Brasília para o encaminhamento da documentação da nossa escola, já éramos reconhecidos até pela senhoras que serviam o café no Ministério”, descontraiu.

O avaliador do MEC, Antônio Edmar de Holanda, que teve participação importante na implantação do curso, dirigiu-se aos alunos ressaltando a grande responsabilidade deste grupo pioneiro: “Vocês foram audaciosos, pois já são uma escola de educação superior que obteve autorização e credenciamento para funcionar pelo Ministério da Educação e passaram pelo Conselho Nacional de Educação”.

O aluno primeiro colocado no vestibular da Escoop, Nelson Bezerra, que trabalha como porteiro na sede da escola, recebeu em nome dos alunos uma pasta com o material a ser utilizado nas aulas. Após a cerimônia, os alunos e convidados confraternizaram em um coquetel oferecido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Saiba mais - O curso superior terá duração média de dois anos e meio a três. A carga horária total é de 1.620 horas ou 108 créditos acadêmicos. As disciplinas serão ofertadas de segunda a sexta-feira, no período da noite, podendo haver opções de horários alternativos, com aulas nos turnos matutino e vespertino, nas sextas-feiras e aos sábados. Os alunos deverão se matricular em pelo menos quatro disciplinas por semestre, o equivalente a 16 créditos.

A sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo está localizada no bairro São Geraldo, na cidade de Porto Alegre. São quase 3 mil metros quadrados de construção. Trata-se de uma estrutura com salas de aula, biblioteca, auditório, sala de informática, estacionamento e espaço de conveniência. O local está disponível às cooperativas para capacitações e cursos de pós-graduação realizados pelo Sescoop/RS em parceria com universidades desde 2009, quando foi inaugurado.
(Com informações Ocergs-Sescoop/RS)

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Sescoop prorroga processo seletivo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) comunica que foi prorrogado o Processo seletivo Nº 03/2011, por mais um período de seis meses, a partir da nova data de homologação do processo seletivo.

A renovação do certame foi prorrogada para  os cargos analista, nas funções de advogado, documentação, gestão estratégica, sistema; e de técnico, na função de técnico de apoio administrativo. Clique aqui e acesse a íntegra do documento.

Os candidatos convocados para a entrevista técnica e não contratados permanecerão em cadastro reserva, pelo novo prazo de vigência do processo, sem possibilidade de nova prorrogação, e a convocação para contratação se dará de acordo com os interesses do Sescoop.
 

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BC ressalta importância do cooperativismo de crédito

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“O Banco Central do Brasil (BC) sabe da importância do cooperativismo de crédito. O setor contribui de forma relevante para o processo de inclusão financeira no país, e o BC tem participado desse processo. Temos trabalhado, ainda mais intensamente nos últimos cinco anos, para o desenvolvimento das cooperativas de crédito, a partir de uma regulação sólida”. Assim, o presidente do BC, Alexandre Tombini, deu início ao seu pronunciamento durante o lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo 2012, na noite desta terça-feira (28/02), na Fundação Casa do Cerrado, em Brasília (DF).

“Dos 5,5 mil municípios atendidos por instituições financeiras, 500 contam exclusivamente com cooperativas de crédito. A tendência é que, nos lugares onde elas atuam, as tarifas e taxas cobradas nos empréstimos sejam menores”, disse, enfatizando que o segmento também fomenta o empreendedorismo, citando a união de microempreendedores para a formação de cooperativas.

Em seguida, o presidente do BC destacou o crescimento do setor na última década, falando também sobre sua peculiaridade, de promover o desenvolvimento local nas comunidades onde se faz presente. “Hoje, 5,5 milhões de pessoas participam do sistema cooperativo de crédito. Há dez anos, eram pouco mais de 1,5 milhão. Isso mostra uma consolidação em maior escala”, disse.

Tombini também creditou os resultados alcançados a um convênio de cooperação técnica firmado entre o banco e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em abril de 2010, visando à profissionalização da gestão. “Por meio de resoluções e novas linhas, criamos um ambiente favorável, mas também cobramos um esforço do setor para a efetivação desse processo. O desenvolvimento do sistema de auditoria, por exemplo, foi um passo importante, mas é preciso continuar trabalhando para que ele seja ainda mais robusto”, comentou.

“Mesmo com todos os avanços, o cooperativismo de crédito ainda responde por uma parcela pequena do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Há um chão a ser percorrido. Aumentar esse percentual deve ser uma meta do segmento, ter a ambição de crescer ainda mais. Com certeza, o Brasil ganharia muito com isso no futuro”, complementou Tombini.         
 

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Conselho Nacional do Sescoop aprova alterações em normativos para compras

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Normativos que beneficiarão os processos de compras e aquisições do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foram aprovados na 70ª reunião ordinária do colegiado, ocorrida nesta terça-feira (28/2), em Brasília (DF). Entre as novidades estão a possibilidade de realizar licitações nas modalidades Pregão ou Concorrência com registro de preços. Segundo o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo, as alterações refletirão em ganhos para a instituição: “As unidades estaduais e nacional poderão, inclusive, dentro das normas estabelecidas, aderir a atas de registro de preços de outras entidades do Sistema “S” e do próprio Sescoop, o que nos trará economia de tempo e recursos”.

Os conselheiros decidiram favoravelmente, também, pela homologação do convênio firmado entre o Sescoop/RS e a Confederação das Cooperativas Alemãs (DGRV) em novembro do ano passado. Por meio do instrumento, será executado o projeto de intercâmbio de estudantes da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), que terão a oportunidade de participar de estágios nas cooperativas da Alemanha.

Foram aprovados, também, dez projetos a serem executados por meio do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop). De acordo com a assessora em Gestão Estratégica do Sescoop, Karla Tadeu Oliveira, as propostas estão alinhadas com quatro dos objetivos traçados no planejamento estratégico da instituição para o período 2011-2013. “São projetos na área de monitoramento de cooperativas, disseminação da cultura da cooperação, adoção de boas práticas de governança e ampliação do acesso à formação em gestão cooperativista, por meio dos quais poderemos visualizar resultados ainda em 2012”, explicou Karla.

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Cooperjovem chega a mais uma escola brasileira

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Foram três dias (8 a 10/2) de capacitação para novos formadores do programa Cooperjovem, na Escola Irmã Zélia de Nicácio, localizada em Pesqueira (PE). Participaram 38 professores da instituição, além de duas coordenadoras municipais do programa, que está em fase de implantação na cidade. Conceitos, contextualização histórica do cooperativismo (no mundo e em Pernambuco), divisão por ramos, esses e outros temas estiveram presentes no conteúdo abordado durante a oficina promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Pernambuco (Sescoop/PE).

Os professores receberam durante a curso os subsídios necessários para a ação didático-pedagógica, com a apresentação do Cooperjovem em sala de aula. No último dia de formação, o grupo se reuniu para planejar as atividades a serem desenvolvidas no primeiro semestre letivo. A professora Ana Lúcia Araújo declarou que o desafio de implantar o programa trará benefícios a todos da comunidade. “Considero a proposta do programa Cooperjovem, de desenvolver um novo olhar para a educação, desafiadora e empolgante”, disse.

De acordo com a gestora da escola, Marize Magalhães, a escolha do município de Pesqueira é motivo de alegria. A instituição, que já trabalhava com os alunos conceitos de ajuda mútua e cooperação, ganhou um novo fôlego para investir no tema. “Acreditamos que a partir de agora nossa prática será mais intensificada e redirecionada com a execução do programa”, afirmou.

Na visão do Sescoop/PE, a capacitação atendeu às expectativas. Segundo a coordenadora estadual, Madalena Nascimento, o curso proporcionou um desenvolvimento visível aos professores no que diz respeito ao tema. “Professores que eram leigos, a partir deste momento, adquirem um conhecimento mais amplo do que é e como funciona o sistema cooperativista, dando visibilidade e cumprindo seu papel de disseminação da filosofia na realidade local”, pontuou.

A implantação do programa Cooperjovem na escola Irmã Zélia de Nicácio é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Pesqueira e a Cooperativa Mista dos Artesãos do Agreste e Sertão de Pernambuco (Comaspe). Para a coordenadora nacional do programa, Ana Luiz Naves, esta união é essencial para garantir o sucesso dos trabalhos. “É um momento de muita troca de energia e expectativas, onde todos saem prontos para arregaçar as mangas e botar a mão na massa. É maravilhoso”, resumiu. A gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Borba, também esteve presente, assistindo ao primeiro dia de capacitação.

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Comitê do Sescoop vai apoiar implantação do Aprendiz Cooperativo

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Dando continuidade aos trabalhos necessários à implantação do programa Aprendiz Cooperativo, o Comitê de Sistematização da Aprendizagem, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), esteve reunido nesta quarta-feira (8/2), em Brasília (DF). O grupo, que trabalhou exaustivamente em 2011 na produção dos conteúdos a serem aplicados nos cursos de formação, tem como meta em 2012 o apoio às unidades estaduais do Sescoop na execução do programa.

A analista de Desenvolvimento e Gestão, Edlane Melo, explicou que o foco será incentivar a oferta do programa aos estados, ampliar a quantidade de atendimentos a aprendizes e apoiar as unidades estaduais que já estão com o programa em andamento. “Esperamos o engajamento e participação de todos os estados. O programa Aprendiz Cooperativo, mais do que atender a uma exigência legal, se apresenta como oportunidade de propiciar a prática dos princípios do cooperativismo, formando os jovens para o mercado de trabalho dentro dos preceitos da doutrina cooperativista”, disse.

Com relação à formação dos multiplicadores, Edlane adiantou que a primeira turma deverá ser capacitada pela unidade nacional ainda no primeiro semestre deste ano. Para isso, o Comitê elaborou na reunião de ontem uma minuta da estrutura do evento e do perfil do público-alvo. “Na oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer melhores práticas para sala de aula e a aplicabilidade desse conhecimento no dia a dia”, destacou a analista.

Confira mais detalhes na RádioCoop.
 

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Sescoop encerra ciclo de capacitações para técnicos de monitoramento

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Mais dois dias de treinamento, desta vez em Pernambuco, encerraram a etapa de capacitações aos técnicos de unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) para utilização da ferramenta de controle da gestão, prevista na Diretriz Nacional de Monitoramento. No total, 90 técnicos de todas as regiões do país foram capacitados.

Cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, consumo e trabalho foram parceiras na fase de implantação da Diretriz. “Com o fim das capacitações, demos como encerrado o nosso projeto, e agora vamos nos concentrar no apoio à execução do monitoramento junto às unidades estaduais e na consolidação dos resultados”, disse a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. Segundo a gestora, o próximo desafio da equipe será a construção, com apoio dos técnicos das unidades estaduais, de outros dois programas também previstos na Diretriz.

Nesta última rodada, foi a Uniodonto Recife que serviu como piloto para o aprendizado dos técnicos. Segundo a presidente da instituição, Anayra Maltez, a participação trouxe benefícios à cooperativa, que obteve um diagnóstico detalhado de sua gestão. “Tivemos nossa estrutura administrativa analisada com detalhes e muito profissionalismo, gerando um resultado bastante positivo”, afirmou. A dirigente ressaltou, ainda, a qualidade do relatório apresentado pelos técnicos ao final: “O material contempla um plano de melhorias consistente, o qual assumimos o compromisso de atender ao máximo possível”, realçou.

Responsável pela concepção da ferramenta do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), o analista de Monitoramento Breno Paradello destacou outro benefício, este a longo prazo, que sua aplicação trará para o sistema: “Atuando como importante instrumento de consolidação de informações,  o sistema será subsídio essencial na construção de um cadastro ampliado de cooperativas”.

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Convênio firmado em 2010 tem avaliação positiva

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"Estamos vivendo um período de transição entre as melhorias já alcançadas e os novos desafios que se apresentam. É uma caminhada à qual precisamos dar prosseguimento”, destacou o coordenador do Conselho Consultivo de Crédito (Ceco) da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Manfred Dasenbrock, em encontro realizado na manhã desta terça-feira (7/2), na sede da OCB, em Brasília (DF). A reunião contou com a presença de diversos técnicos e diretores do Banco Central do Brasil (BC) e do cooperativismo de crédito, e teve como objetivo avaliar a execução do convênio de cooperação técnica firmado entre as entidades em abril de 2010.

Luiz Pereira da Silva, diretor de Regulação do Sistema Financeiro do BC, apresentou ao presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, os pontos passíveis de melhoria, tanto para o crescimento do cooperativismo de crédito quanto para o sistema financeiro nacional. Ele destacou a importância do ramo, especialmente em meio à crise mundial vivida recentemente. “Por sua grande capilaridade, o setor tornou-se essencial para o desenvolvimento do país. Além disso, existe outro fator preponderante para o seu sucesso, que é a relação de confiança entre seus membros, ou seja, de menor risco”, ressaltou.

O diretor enfatizou, ainda, a necessidade de se desenhar melhores propostas para o regime de co-gestão, ao qual se referiu como “elemento importante do arcabouço normativo”, e também de investir em um mecanismo de proteção para as transações das cooperativas, de preferência convergente com o sistema nacional: “Podemos dar início a um trabalho conjunto entre BC e OCB para construir uma proposta técnica, tendo como base a agenda traçada pelo Ceco no âmbito do atual convênio”. A esse propósito, o presidente Márcio Freitas de pronto respondeu como “desafio aceito”.

Para Manfred Dasenbrock, a liberdade de discussão entre a OCB e o órgão regulador é fundamental para o alinhamento das necessidades e consequente evolução das conquistas. O coordenador destacou como primordiais três pontos nos quais o cooperativismo de crédito deve investir intensamente. O primeiro deles é o fortalecimento da Confederação Nacional de Auditoria Cooperativa (Cnac), com a adesão de todo o segmento, num comprometimento mútuo entre as instituições para assegurar qualidade aos trabalhos desenvolvidos. “Contamos com a ajuda do Banco Central para construir formas de valorizar o setor”, afirmou.

O segundo ponto diz respeito a um único Fundo Garantidor de Crédito, e o terceiro, ao atendimento à Resolução nº 3859/2010 do BC, que determina criação de diretorias executivas nas cooperativas, como forma de modernizar e aprimorar a gestão. Mais detalhes podem ser conferidos na entrevista de Manfred Dasenbrock concedida à RádioCoop.
 

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Sescoop divulga gestão orçamentária

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), orientado pelas boas práticas de transparência da gestão, divulgou nesta quarta-feira (1/2) o relatório consolidado das receitas e despesas realizadas no segundo semestre de 2011. O material apresenta as informações sobre as receitas e despesas, previstas e realizadas no período, detalhadas por categoria econômica, programa de trabalho, subfunção e programas das unidades estaduais.

“Trata-se de um resumo da execução orçamentária da instituição até o mês de dezembro do ano passado. Os relatórios cumprem o estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, dão mais transparência à gestão dos processos e demonstram o compromisso institucional em atender à missão do Sescoop”, afirma o gerente Geral de Operações do Sescoop, Ryan Carlo.

O material pode ser acessado no Portal Brasil Cooperativo – clique aqui.

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