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Notícias negócios

 

Minas Gerais sedia capacitação do PDGC

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Nesta segunda e terça-feira (10 e 11/9) foi a vez do Sistema Ocemg sediar a capacitação para técnicos de Monitoramento sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa – o PDGC, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Trata-se de um programa desenvolvido pelo Sescoop, em conjunto com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que tem como objetivo fazer um diagnóstico das cooperativas, tomando como referência o Modelo de Excelência de Gestão (MEG®).

Esta é a terceira turma que recebe o treinamento. A equipe da unidade nacional do Sescoop já esteve no Paraná e em Mato Grosso aplicando a capacitação. “Geralmente estamos fazendo dois dias de trabalhos. Nesta etapa, reuniram-se Minas, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Bahia, totalizando 25 técnicos participantes”, explica a analista de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Giulianna Fardini.
 
Na opinião do superintendente do Sescoop/DF, Remy Gorga Neto, o PDGC apresenta-se como um programa fortemente estruturado, que contribuirá eficazmente para a melhoria da qualidade da gestão das cooperativas. “A forma como a capacitação está sendo conduzida é ótima”, pontuou. “Não só informa, como apresenta aos técnicos o funcionamento do programa, permitindo ainda a interação entre os representantes de cada estado”, complementou.
 
Rose Favalessa, do Sescoop/ES, endossou o pensamento de Gorga Neto, afirmando que o objetivo do treinamento está sendo plenamente atingido: “Acho a didática usada muito boa e eficiente, além de que a presença de técnicos de outros estados permite uma integração, tornando a capacitação ainda melhor”.
 
A analista Giulianna Fardini ressalta que o único requisito para as cooperativas participarem do PDGC é estarem registradas junto ao Sistema OCB. E que a participação e o desenvolvimento de projetos dentro do programa vão servir de referência para concorrerem ao Prêmio de Excelência de Gestão, que será lançado no início de 2013 e será bianual. “As cooperativas devem estar inscritas no PDGC e ter passado pelo programa para participar do prêmio”, finaliza.
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Exportações de algodão aumentam 146% em 2012

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As exportações de algodão em 2012 atingiram 483 mil toneladas, o que representa um aumento de 146% em relação ao mesmo período do ano passado, que foram 196 mil toneladas. O valor também mais que dobrou: de R$ 824 milhões* em 2011 passou para R$ 1,9 bilhão* este ano. Apesar do aumento das vendas, o preço médio teve retração de 7%, passando de R$ 4 mil por tonelada para R$ 3,8 mil*.
No mês de agosto, também houve aumento na quantidade exportada, de 118 mil em 2011 para 120 mil toneladas este ano. No entanto, o valor total caiu de R$ 506,5 milhões* no mesmo mês do ano passado para R$ 490 milhões* em 2012.

O Estado que mais exportou o produto até o momento foi Mato Grosso, totalizando R$ 895,4 milhões*, seguido pela Bahia com R$ 708,3 milhões*. Juntas, as duas unidades federativas são responsáveis por 81% da produção nacional. As informações foram elaboradas pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a partir dos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Produção
O Valor de Produção Bruto do Algodão está entre os produtos de melhor desempenho no mês de agosto (37,1%), seguido do milho (28,4%), da soja (16,4%) e do feijão (9,4%), de acordo com dados calculados a partir dos levantamentos de safra realizados no período.

A produção de algodão em pluma deve totalizar 1,8 milhão de toneladas na safra 2011/12, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Com índice de produtividade 60% superior aos Estados Unidos, a cotonicultura brasileira mudou radicalmente, passando, em uma década, de lavoura manual para totalmente mecanizada no plantio, nos tratos culturais e na colheita. Atualmente, o Brasil é o terceiro maior exportador do produto.

*Os valores correspondem à cotação do dólar comercial da terça-feira, 11 de setembro de 2011, que ficou em R$ 2,01
(Fonte: Mapa)

 

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Unidades estaduais do Sescoop promovem atualizações no Plano Estratégico para 2013

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As unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) estão promovendo uma revisão de seus planejamentos estratégicos. O objetivo, segundo a assessora de Gestão Estratégica da unidade nacional, Karla Oliveira, é garantir a consolidação de uma agenda estratégica para 2013 alinhada às prioridades do Sistema. “Nossa intenção ao propor que as UEs revisitem o planejamento estratégico primeiramente é de que este trabalho gere os insumos necessários para que as unidades priorizem as iniciativas que serão propostas para 2013, alinhadas aos direcionadores estratégicos”, explica Karla.

A provocação partiu durante o Encontro de Superintendentes do Sescoop, realizado no último mês de agosto (2 e 3). Na ocasião, a equipe da assessoria em Gestão Estratégica da unidade nacional se colocou à disposição para apoiar o trabalho de atualização dos planos estratégicos das UEs, em oficinas de trabalho utilizando metodologia simplificada desenvolvida internamente. Segundo Karla, as UEs devem aproveitar a oportunidade para rever cuidadosamente as metas traçadas nos planejamentos, adequá-las se for o caso e, somente então, partir para a indicação dos trabalhos a serem desenvolvidos em 2013.
 
“A programação de trabalho a ser proposta deve estar em sintonia com os direcionadores previstos. Por isso, orientamos às UEs para que revisem seus desafios e avaliem a relação entre o que foi proposto e o que já foi realizado, visando o estabelecimento de uma agenda contendo os temas que serão priorizados no próximo exercício”, enfatiza a gestora.
 
Os estados de Tocantins e São Paulo já realizaram suas oficinas para reavaliação do plano. Outras cinco já estão confirmadas em Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Pernambuco e Santa Catarina. De acordo com a superintendente do Sescoop/TO, Maria José Leão de Oliveira, a oportunidade de rever as metas e ações oportunizou um ganho significativo para o estado. “Nosso planejamento estratégico foi construído em meados de 2011; ao longo desse período, tivemos dificuldades de internalizá-lo, e colocar em prática o que planejamos. Durante o encontro, pelo fato de estarmos mais familiarizados com o tema, das lições aprendidas, conseguimos envolver as cooperativas na construção do nosso plano, focado nos desafios e ações que de fato interferem no desenvolvimento do cooperativismo no Tocantins”, declarou a superintendente.
 
Karla Oliveira ressalta que este é um trabalho independente realizado pelas unidades estaduais. E que a equipe da unidade nacional está à inteira disposição para auxiliar e, na medida do possível, acompanhar. “Basta que entrem em contato conosco, por e-mail, para verificarmos as agendas e marcarmos com a equipe”, finaliza a gestora.
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Cooperação entre Mapa e Justiça fortalece segurança na fronteira do MS

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O Termo de Cooperação firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, e o Ministério da Justiça, através do departamento da Polícia Federal, para vigilância da fronteira no Mato Grosso do Sul (MS) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira, dia 11 de setembro. A medida foi assinada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Federal (DPF/MJ), Leandro Daiello Coimbra.

O objetivo da cooperação é o apoio financeiro e operacional, com o intuito de manter a segurança na região de Nabileque, no Mato Grosso do Sul. A ação também visa permitir o acesso das equipes responsáveis pela sanidade animal (Iagro/Mapa) em área de conflito, além dos proprietários do gado às áreas onde o rebanho se encontra. O prazo de vigência do acordo é de 90 dias, contados a partir da publicação no DOU. Os recursos disponibilizados pelo Mapa são de R$ R$ 238.392,00.

O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques, destaca que medidas como essa são feitas de forma continuada desde o aparecimento do foco de aftosa no Paraguai, no final de 2011. Segundo ele, o Brasil tem atuado de maneira pró-ativa junto com as autoridades federais e estaduais, com vistas a salvaguardar a condição sanitária do país. “Temos de atuar para não ter crise e não exclusivamente nos momentos que o problema aparece”, salientou o diretor.
(Fonte: Mapa)

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PDGC é aplicado no Mato Grosso

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O estado de Mato Grosso foi o segundo a receber a etapa de capacitações regionais do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC) da Diretriz Nacional de Monitoramento, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Vinte e cinco técnicos das unidades do Sescoop em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal estiveram reunidos nos dias 3 e 4 de setembro para receberem o treinamento e tornarem-se multiplicadores do programa nos seus estados. O objetivo da ferramenta é avaliar as práticas de governança utilizadas pelas cooperativas de todo o país, devolvendo, em seguida, um amplo diagnóstico sobre os pontos fortes e oportunidades de melhorias.

“As cooperativas estão inseridas no mercado, competindo com grandes empresas. O PDGC foi desenvolvido com o objetivo de prepará-las para promover o aumento da competitividade, por meio da melhoria de suas práticas de gestão e governança”, explica a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela. De acordo com a gestora, a participação da cooperativa no programa faz com que a instituição obtenha melhorias em processos e produtos; redução de custos; aumento da produtividade, e consequentemente de sua competitividade; aumento da credibilidade da cooperativa e o reconhecimento público; maior flexibilidade frente às mudanças e melhores condições de atingir e manter um melhor desempenho.
 
Para o gerente Geral do Sescoop/MT, Giancarllo Vasconcelos, este momento em que as cooperativas estão tendo acesso à ferramenta e conhecendo seus benefícios, tem gerado reflexões interessantes no que diz respeito aos resultados que as entidades buscam. “O retorno tem sido bastante positivo. Antes do programa, cada unidade estadual praticava o seu modelo de monitoramento de uma forma muito empírica, e até superficial. Hoje, com a ferramenta que é o PDGC, percebemos, além de tudo, um alinhamento sistêmico entre os estados e a unidade nacional, essencial para fortalecer o desenvolvimento das cooperativas”, avalia.

Segundo o gestor, o ponto mais atrativo da aplicação do programa para as cooperativas é a possibilidade de se fazer um levantamento minucioso da realidade vivida pela entidade no momento para, então, serem traçadas as metas de atuação. “O PDGC proporciona um diagnóstico estruturado do cenário atual vivido pela entidade. A partir da análise desse ‘raio-x’, com auxílio da pela unidade nacional, é possível consolidar as informações de forma a gerar conteúdo para que o Sistema, por intermédio do Sescoop, possa oferecer o conteúdo necessário no que diz respeito à formação e à qualificação profissional dos membros e funcionários da cooperativa”, pontua Vasconcelos.
 
Destinado a cooperativas de qualquer nível de maturidade, o programa foi desenvolvido com base no Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com adaptações à realidade das cooperativas. De acordo com a gerente Susan Vilela, a meta é capacitar 150 técnicos de todo o país até o início do mês de novembro, por meio de um total de seis eventos regionais. A próxima capacitação ocorre nesta semana, entre os dias 10 e 11 de setembro, na sede do Sistema Ocemg. A ideia e que a metodologia comece a ser aplicada por todas as unidades estaduais a partir de 2013.
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Cooperativas são destaque em premiação das “Melhores empresas para se trabalhar”

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A cooperativa Unimed Sul Capixaba foi premiada na última quarta-feira (5/9) como a “Melhor empresa para se trabalhar”, de acordo com o ranking de instituições classificadas pelo Guia VOCÊ S/A EXAME, da editora Globo. A disputa acirrada contou, ainda, com outras cooperativas entre as finalistas, como Central Nacional Unimed, Federação das Unimeds do Estado de São Paulo, Federação das Unimeds do Estado do Rio de Janeiro, Unimed Rio, Unimed Londrina, Unimed Missões RS, Unimed São José do Rio Preto, Unimed Cuiabá, Sicredi, Sicoob Credip, entre outras. O Hospital Unimed Sul Capixaba também participou, ficando entre as 150 melhores empresas do Brasil para se trabalhar.

“Este é um fato antológico para o cooperativismo capixaba. Trata-se de um belo exemplo de boas práticas de governança, gestão de pessoas e processos. Nós, da OCB/ES, ficamos felizes e orgulhosos com mais essa conquista da Unimed Sul Capixaba”, declarou o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
 
A premiação nasceu em 1997 com a missão de valorizar as empresas que melhor cuidam de seus colaboradores. Esse trabalho é baseado em uma metodologia que foi se aperfeiçoando ao longo dos anos, tornando-se mais abrangente, crítica e rigorosa quando ganhou a parceria da Fundação Instituto de Administração (FIA), em 2006. Hoje, o Guia VOCÊ S/A EXAME — As Melhores Empresas para Você Trabalhar é a maior pesquisa de clima organizacional do país. Em 2011, contou com 504 empresas inscritas.
 
“Esta conquista é motivo de orgulho para todos nós, ‘unimedianos’ capixabas e brasileiros, evidenciando o profissionalismo e a determinação de seus diretores e colaboradores na busca de um ambiente de trabalho capaz de sobrepor as dificuldades do negócio que atuamos. São estes exemplos que nos motivam cada vez mais na direção de um cooperativismo capaz de oferecer a toda a sociedade os exemplos de mudança e compromisso com uma gestão empresarial moderna e de resultados”, afirmou orgulhoso o presidente da Unimed ES, Alexandre Ruschi.
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Cooperativas do PR avançam no ranking das maiores do Brasil

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A edição 2012 do ranking Valor 1000, do Jornal Valor Econômico, traz 15 cooperativas paranaenses entre as mil maiores empresas do Brasil. São elas: Coamo, C.Vale, Cocamar, Lar, Integrada, Copacol, Castrolanda, Coopavel, Agrária, Frimesa, Batavo, Cocari, Copagril, Coasul e Capal. O que chama a atenção é que praticamente todas avançaram muitas posições em relação à classificação do ano anterior. As mil maiores empresas do ranking são classificadas por receita líquida e agrupadas em 25 setores. Ao todo figuram no levantamento cerca de 35 cooperativas de todo o país, distribuídas entre os segmentos agropecuário, alimentos e transportes. Além disso, o anuário apresenta as 250 maiores holdings, os 100 maiores bancos e os destaques regionais.
 
Sul – Nove cooperativas paranaenses também estão entre as 50 maiores empresas do Sul do País: Coamo, C.Vale, Cocamar, Lar, Integrada, Castrolanda, Coopavel  e Agrária, listadas no setor agropecuário, e a Copacol, em alimentos. De acordo com a publicação do Valor 1000, entre os 25 setores de atividades catalogados, as empresas e cooperativas agropecuárias, num total de 10 participantes no ranking dos três estados do Sul, elevaram sua receita de quase R$ 14 bilhões para R$ 19,63 bilhões, numa variação de 36%. “Na liderança desse grupo, a Coamo ampliou o seu faturamento líquido em 25,3% em 2011, atingindo R$ 5,5 bilhões. O resultado líquido da cooperativa cresceu 28,4%, para R$ 369,5 milhões, correspondendo a um retorno patrimonial de 16,9%”, destacam os editores. No contexto geral, o Paraná foi o que apresentou o melhor desempenho do Sul, com as receitas de suas maiores empresas ampliadas em 18,7%, atingindo R$ 89,07 bilhões, quase 34% da receita total da região.
 
Ramo saúde – O Valor 1000 traz ainda oranking dos 50 maiores planos de saúde, onde a Unimed Curitiba figura em 8º lugar e a Unimed Londrina em 30º lugar. Além disso, a Unimed Curitiba ocupa a 8ª colocação entre os 20 maiores em ativo total; 12ª entre os 20 maiores em patrimônio líquido e 17ª entre os 20 que mais cresceram em contraprestação efetiva. A Unimed Londrina aparece em 13º lugar entre os 20 maiores em aplicações financeiras e em 14º entre os 20 mais rentáveis sobre o patrimônio
 
Ramo crédito – Já setor financeiro, o Banco Cooperativo Sicredi classificou-se em 19° lugar entre as 100 instituições financeiras. O Bansicredi figura ainda na 4ª posição entre os 20 bancos que mais cresceram em operações de crédito, entre os grandes; 19ª colocação entre as 20 maiores em operações de crédito; 16ª entre as 20 maiores em depósitos totais; 15º lugar entre as 20 mais rentáveis sobre o patrimônio, entre os grandes; 19º entre as 20 com menor custo operacional, entre os grandes; 7ª posição entre os 20 com melhor rentabilidade operacional, sem equivalência patrimonial, entre os grandes e 14º entre os 20 bancos que mais cresceram em depósitos totais, entre os grandes.
 
Bancoob –
O Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) ficou na 22ª segunda colocação no ranking das 100 maiores instituições financeiras do Valor 1000; ocupa ainda a 15ª posição entre as 20 maiores em depósitos totais; 18ª entre as 20 com melhor rentabilidade operacional, sem a equivalência patrimonial, entre os grandes; 13ª classificação entre os 20 com menor custo operacional, entre os grandes; 6ª entre os 20 bancos que mais cresceram em operações de crédito entre os grandes e 10º lugar entre os 20 que mais cresceram em depósitos totais, entre os grandes.
(Fonte: Sistema Ocepar)
 

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Sistema Ocergs promove evento comemorativo especial para a juventude

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“Mundo Cooperativo Jovem”. Este é o nome do evento que o Sistema Ocergs promove em dezembro deste ano, em comemoração à declaração feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas. A proposta é difundir, em todo o mundo, a doutrina e os valores cooperativistas e também aumentar a visibilidade sobre os princípios e conquistas do movimento.

Buscando o engajamento dos jovens, a programação do evento é totalmente voltada para este público. “Lado a lado, os jovens e o cooperativismo estão transformando o mundo. Através da união das nossas forças, sonhos viram realidade, oportunidades se transformam em crescimento e, assim, construímos um futuro cada vez melhor. Além disso, são os jovens que nos sucederão no cooperativismo. Conquistá-los é fundamental”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergílio Perius, em comunicado oficial enviado às lideranças cooperativistas do país.
 
O evento será realizado no dia 1º de dezembro, a partir das 11h, no estádio Gigantinho, em Porto Alegre (RS). Para participar, é necessário se inscrever, preenchendo uma ficha de cadastro que pode ser obtida na sede do Sistema Ocergs. Entre as atrações previstas estão shows com Papas da Língua, Os Fagundes e Caio Martinez, além de palestras com os cooperativistas Roberto Rodrigues e Mario Sergio Cortella, e também sorteio de brindes e apresentações culturais.
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Projetos de lei que beneficiam o cooperativismo avançam na Câmara

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Nesta quarta-feira (5/9), dois projetos de lei de interesse do movimento cooperativista foram aprovados em comissões da Câmara dos Deputados. O PL 6.327/2009, que integra a Agenda Legislativa do Cooperativismo 2012, foi aprovado na Comissão de Minas e Energia, com parecer do deputado Wladimir Costa (PA). A matéria isenta as cooperativas de garimpeiros em operação do pagamento da Taxa Anual por Hectare (TAH) na autorização ou alvará de pesquisa. A medida beneficia o setor mineral, que tem uma exigência alta de custos. O projeto segue agora para análise orçamentária na Comissão de Finanças e Tributação (CFT).

E o PL 174/2011, que institui o Plano Nacional de Abastecimento de Hortigranjeiros (PLANHORT) foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), com texto substitutivo apresentado pelo relator, deputado Padre João (MG). A proposta do parlamentar aprimorou o texto original, estruturando o PLANHORT e assegurando sua finalidade de promover o desenvolvimento integrado da produção, comercialização e consumo de hortifrutigranjeiros. A proposição segue agora para deliberação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).
 

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Previsão de safra recorde de grãos é mantida

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A produção recorde de 165,9 milhões de toneladas da safra de grãos 2011/2012 está mantida conforme o 12º levantamento que será divulgado nesta quinta-feira, 6 de setembro, às 10h, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. O estudo aponta um crescimento de 1,9% em relação à safra 2010/2011 – quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas – e significa 3,1 milhões de toneladas a mais no volume total.

O destaque segue sendo o milho segunda-safra, onde as condições favoráveis da cultura foram mantidas nas áreas de maior produção. Os dados mostram um crescimento de 73% ou o equivalente a 16,4 milhões de toneladas sobre a última safra, alcançando 38,86 milhões de toneladas. No ano passado foram colhidas 22,46 milhões de toneladas. Já a estimativa para as safras consolidadas (primeira e segunda safras) demonstra um aumento de 26,7% ou 15,32 milhões de toneladas, alcançando 72,73 milhões de toneladas do cereal.

A retração na soja (- 8,9 milhões de t) e no arroz (- 2 milhões de t) também foi confirmada. As reduções se devem, principalmente, às condições climáticas não favoráveis nas fases de desenvolvimento das culturas, quando as mais prejudicadas foram as lavouras de milho e de soja nos estados da região Sul, parte do Sudeste e no sudoeste de Mato Grosso do Sul. A forte estiagem nos estados nordestinos foi outro fator que contribuiu para as perdas e levou a região a uma queda de 22 % em relação à safra passada, ou seja, 3,53 milhões de toneladas de produtos.     
   
Área plantada - A estimativa total de área plantada é de 50,86 milhões de hectares, com um crescimento de 2% ou 982,9 mil hectares a mais que a da safra 2010/11, quando atingiu de 49,87 milhões de hectares.
O milho segunda safra teve um crescimento da área cultivada de 23,1% ou de 1,43 milhão de hectares. A soja vem em seguida, com aumento de 3,6% ou 861,2 mil hectares a mais.

Por outro lado, as culturas de arroz e feijão apresentaram redução na área devido a problemas na comercialização, dificuldades climáticas na região Nordeste, falta de água nos reservatórios e aumento no custo de produção.
O próximo levantamento de grãos ocorrerá no dia 9 de outubro e será o primeiro relativo ao período 2012/2013.
(Fonte: Mapa)

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Sescoop/SP revisa plano estratégico para 2013

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durante dois dias, 4 e 5 de setembro, uma equipe da assessoria em gestão estratégica do sescoop nacional (serviço nacional de aprendizagem do cooperativismo) esteve no sescoop/sp para acompanhar o processo de revisão do plano estratégico da unidade estadual com foco nas ações a serem desenvolvidas em 2013. karla de oliveira, carlos magno e antônio feitosa coordenaram as discussões que contaram com a participação dos gerentes e coordenadores do sescoop/sp.

a reunião de planejamento estratégico teve como objetivo levantar reflexões sobre o atual plano estratégico do sescoop/sp. “nossa presença aqui foi para dar apoio e orientações metodológicas para o sescoop/sp, alinhando objetivos e metas com o plano estratégico nacional. a ideia é que, periodicamente, esse plano passe por uma revisão”, informou karla de oliveira.

o plano estratégico é um importante documento que norteia a atuação das instituições direcionando suas ações com o foco em um futuro desejado. “no caso do sescoop, são as ações que nos tornarão uma excelência nas nossas áreas de atuação: formação profissional, promoção social e monitoramento”, afirmou a assessora. “o plano estratégico é um grande norteador de nossas ações tendo como perspectiva nossa visão de futuro, sempre alinhado com nossa missão de desenvolver o cooperativismo”.
(fonte: sescoop/sp)

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JovemCoop é o novo programa do SESCOOP para a juventude

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Aproximadamente 30 colaboradores das unidades estaduais e nacional do serviço nacional de aprendizagem do cooperativismo (sescoop) reuniram-se em brasília (df) nesta terça e quarta-feira (4 e 5/9) para participar da oficina de disseminação do novo programa de organização de quadro social (oqs) do sistema ocb: o juventude cooperativista, ou jovemcoop. trata-se de um novo formato aplicado ao já conhecido jovens lideranças cooperativistas vinculando a atuação dos jovens à estratégia das cooperativas e garantir a sustentabilidade do movimento. o presidente do sistema ocb, márcio lopes de freitas, que esteve com o grupo na abertura dos trabalhos, destacou o papel fundamental a ser cumprido pelo jovemcoop: “é um programa que vem ‘amarrar’ todos os outros trabalhos desenvolvidos pelo sistema ocb, por meio da integração entre as unidades nacional e estaduais do sescoop, cooperativas, cooperados, colaboradores, familiares e a comunidade em geral”.
 
fruto do trabalho de um comitê composto por técnicos das unidades do sescoop que já atuavam com o programa (alagoas, amazonas, bahia, espírito santo, pernambuco, rio de janeiro, santa catarina e são paulo) e outras cinco (amapá, ceará, distrito federal, mato grosso e paraná), que manifestaram interesse em aderir, o jovemcoop tem o objetivo de atender de forma mais abrangente e consistente a premissa da manutenção e renovação do quadro social das cooperativas brasileiras.
 
com um escopo mais moderno e prático, a proposta é focada principalmente na questão da inclusão e da mobilização de cooperados, futuros cooperados e seus familiares, de modo a promover a sustentabilidade do cooperativismo. “o alcance do programa foi ampliado, tornando-se um programa de oqs, de forma que a juventude seja uma das alavancas propulsoras do movimento. para isso, contamos com uma articulação muito forte com as demais áreas finalísticas do sescoop (promoção social e monitoramento) no sentido de aproveitar as informações por elas produzidas como subsídios para que o programa cumpra com seu objetivo”, comenta a gerente de formação e qualificação profissional do sescoop, andréa sayar.
 
a intenção da oficina, segundo andréa, foi demonstrar que, muitas vezes, os trabalhos realizados de forma independente pelas ues, com nomes diferentes, têm, no fundo, o mesmo foco: motivar a juventude. “não estamos reinventando a roda. estamos trabalhando de uma forma sistêmica, com uma identidade sistêmica, com aquilo que já é desenvolvido pelos estados, estipulando padrões mínimos, porém flexíveis, sem amarrações, que atendam às necessidades das cooperativas e alcancem os resultados propostos”, resume.
 
de acordo com o gerente geral de desenvolvimento de cooperativas, maurício alves, foram adicionados ao programa resultados qualitativos que mensurem e justifiquem a sua execução, e a expectativa da equipe é que a reformulação propicie resultados concretos para as cooperativas e atratividade para os jovens, responsáveis pela sucessão nas entidades. “o que esperamos de fato é conseguir mobilizar jovens que se incluam nas cooperativas, dentro de uma visão de sustentabilidade e de longevidade dessas instituições”, emenda o gerente geral de desenvolvimento de cooperativas, maurício alves. para ele, não há como se garantir a sustentabilidade de uma cooperativa sem pensar no jovem. “a mudança é natural, as pessoas vão indo embora, vão cansando, envelhecendo. é fundamental que haja motivação para que os mais novos se integrem e tenham vontade e interesse em assumir os trabalhos. quando falamos em oqs falamos de um trabalho intenso de integração que mexe com princípios, mudança de hábitos. os jovens têm um potencial muito grande de comunicação e poder de convencimento junto aos pais que são ferramentas importantes nesse processo”, pontua o gestor.
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conselheiros de cooperativas de crédito iniciam novo módulo do formacred

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o serviço nacional de aprendizagem do cooperativismo (sescoop) iniciou nesta semana mais uma fase de execução do programa nacional de educação do crédito cooperativo (educred) com a realização do primeiro módulo específico para conselheiros de administração do curso de formação de conselheiros de cooperativas de crédito (formacred). a capacitação ocorreu no centro de convenções israel pinheiro, no lago sul, em brasília (df), entre os dias 3 e 5 de setembro, e contou com a participação de 25 conselheiros dos sistemas sicredi, sicoob, cecred e unicredi. com carga horária de 24h, o curso foi ministrado pelo professor antônio augusto, um dos três consultores da empresa dialétika, contratada para atuar na execução do programa formacred.
 
o formacred tem por objetivo oferecer formação de qualidade a conselheiros de administração e fiscal de cooperativas vinculadas ao sistema ocb, contribuindo para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional. a turma está sendo formada desde maio deste ano e, nos primeiros módulos, os temas abordados foram comuns aos dois grupos. nesta fase, os conselheiros foram divididos de acordo com as áreas de atuação para aprofundar os conhecimentos.
 
de acordo com a analista de desenvolvimento e gestão do sescoop, márcia soares, os três primeiros módulos trataram das abordagens comportamental, legal e organizacional, de forma ampla, enquanto que este último teve foco mais intenso em tópicos específicos. “neste primeiro módulo de abordagem legal, específico para conselheiros de administração, buscamos o aprofundamento de algumas temáticas até então apresentadas de forma mais genérica. foram tratados assuntos diretamente ligados à atuação deles como conselheiro de administração dentro da cooperativa”, disse márcia.
 
segundo a analista, o curso tem alcançado resultados iniciais bastante satisfatórios. “desde o começo, o que percebemos é que os participantes são muito comprometidos, proporcionando uma troca de experiências extremamente importante entre as diversas cooperativas presentes. os conselheiros estão tendo a oportunidade de se aprimorar, tirando suas dúvidas, discutindo casos concretos”, relatou.
 
josé admilson oliveira é conselheiro administrativo da cooperativa de crédito dos servidores públicos de pernambuco (pernambucred) e vice-presidente da organização das cooperativas brasileiras no estado de pernambuco (ocb-pe) para o ramo crédito. de acordo com ele, a formação está proporcionando o atendimento a um anseio antigo do sistema cooperativista, de forma bastante contundente. “a provocação do banco central serviu de impulso para tirarmos a ideia do papel e preenchermos a lacuna que havia. aqui está reunida uma diversidade de cooperativas e sistemas cooperativos de crédito apresentando uma série de iniciativas bem sucedidas que podem ser aproveitadas pelos estados, adaptando-as às realidades de cada um. a troca de experiências é fundamental para que acertos sejam replicados e erros evitados. é uma oportunidade também para nos mantermos atualizados sobre os normativos em vigor para o setor”, pontuou.
 
este é o penúltimo módulo do programa formacred. o último está previsto para ser realizado em novembro deste ano. ao final, todos os conselheiros participantes serão certificados pelo sescoop. em dezembro, o sescoop promoverá a formação de instrutores para que o programa seja oferecido pelas unidades estaduais junto às suas cooperativas.
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FGV abre inscrições para mestrado em agro

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estão abertas as inscrições para o mestrado profissional em agronegócio da fundação getúlio vargas (fgv). trata-se do antigo curso de mestrado profissional em agroenergia, que foi reformulado e passa a contar com mais uma área de concentração além de "agroenergia": a área de "economia e gestão do agronegócio".

de acordo com o coordenador do centro de agronegócios da fgv (gv-agro), roberto rodrigues, a ideia do curso surgiu da necessidade de somar talentos e vantagens comparativas, visando oferecer uma formação interdisciplinar para profissionais dos diversos setores do agronegócio. “o objetivo é criar uma massa crítica de alto nível relacionada ao tema”, afirma rodrigues.
o período para se inscrever vai até o dia 23 de outubro. a próxima turma terá início em janeiro de 2013. o curso é do tipo stricto sensu, autorizado pela capes, e faz parte do programa de pós-graduação da fgv/eesp, em parceria com a embrapa e esalq-usp. a coordenação acadêmica é do professor dr. angelo gurgel.
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Prorrogado prazo para seleção de Analista Tributário do Sescoop

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) prorrogou o prazo para inscrição no Processo Seletivo nº4/2012, para o cargo de Analista Tributário. Os interessados têm até o próximo dia 14 de setembro para preencher o formulário e se candidatar à vaga.

As demais etapas do cronograma, previsto no item 6 do Comunicado de Abertura permanecem inalteradas. Clique aqui para mais informações.
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Projetos inovadores são premiados durante o II EBPC

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Foram divulgados na tarde desta sexta-feira (31/8) os trabalhos vencedores do prêmio entregue durante o II Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento reuniu projetos construídos por centros de pesquisa e estudiosos do setor, a fim de estimular o desenvolvimento de novos projetos dedicados ao cooperativismo.

Em sua segunda edição, o encontro teve como tema “Ano Internacional das Cooperativas: cooperativas constroem um mundo melhor”, assunto central dos debates, palestras e apresentações de análises científicas. Todas as pesquisas foram elaboradas com base em um dos tópicos específicos propostos pela organização do evento: I – Princípios, história e doutrina cooperativista; II – Cooperativismo, economia e desenvolvimento; III – Economia social e organizações sociais; IV– Governança corporativa em cooperativas; V – Finanças em cooperativas; VI – Legislação, tributação e direito em cooperativas; VII – Educação e autogestão; e VIII – Responsabilidade e sustentabilidade social.
 
Os trabalhos foram apresentados dentro das categorias: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e pôster, teses e dissertações; trabalhos científicos e casos de sucesso. Essa última, uma inovação no encontro, visa principalmente a apresentação de experiências de sucesso vividas por cooperados, dirigentes e empregados do sistema cooperativista brasileiro. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) premiou o melhor de cada categoria. Foram eles:
 
 
1º lugar
CATEGORIA: GRADUANDO
Título de trabalho: Economia Solidária e Gênero: um estudo com mulheres empreendedoras
Nome autor: Ricardo de Castro Souza Júnior
Instituição: Universidade Federal Rural
Co autor: Monica Aparecida Del Rio Benevenuto
 
CATEGORIA: PÓS GRADUANDO
Título do trabalho: Uma análise prática de auditoria externa em cooperativas agropecuárias no Brasil
Nome do autor: Luciana Cardoso Siqueira
Instituição: Universidade de São Paulo
Co autor: Sigismundo Bialoskorski Neto
 
CATEGORIA: PROFISSIONAIS
Título do trabalho: Configuração da imagem corporativa da COTRIROSA na percepção de seus associados
Nome do Autor: Zélia Savoldi
Instituição: Unijuí
Co-autor: Luciano Zamberlan
 
CATEGORIA: PESQUISADOR- PROFESSOR
Título do trabalho: Panel data evidence of benefit imbalances among brazilian credit union member groups: borrower-dominated, saver- dominated or neutral behavior?
Nome do Autor: Valéria Gama Fully Bressan
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Co-autores: Moisés de Andrade Resende Filho, Aureliano Angel Bressan e Marcelo José Braga
 
               
 
2º lugar – Menção Honrosa
 
CATEGORIA: GRADUANDO
Título de trabalho: Educação Cooperativista direcionada ao quadro funcional: a experiência do ‘prêmio Sicoob Coopemata´
Nome autor: Gleice Santana Morais
Instituição: Universidade Federal de Viçosa
Co autor:  Liliane Vieira Henriques
 
CATEGORIA: PÓS GRADUANDO
Título do trabalho: Uma análise da separação entre a propriedade e a gestão nas cooperativas de crédito brasileiras
Nome do autor: Luana Zanetti Trindade
Instituição: Universidade de Ribeirão Preto
Co autor:  Sigismundo Bialoskorski Neto
 
CATEGORIA: PROFISSIONAIS
Título do trabalho: Modelo diagnóstico de governança corporativa em cooperativas de saúde
Nome do Autor: Rafael Heliton Pereira Vilela
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Co-autor:  Serafim Firmo de Souza Ferraz
 
CATEGORIA: PESQUISADOR- PROFESSOR
Título do trabalho: Evolução do Agronegócio e do Cooperativismo Agropecuário: uma análise comparativa de desempenho e impacto econômico
Nome do Autor: Sigismundo Bialoskorski Neto
Instituição: Universidade de São Paulo
Co-autor:  Anelise Krauspenhar Pinto
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Sescoop convoca 6º classificado para técnico de apoio administrativo

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o sexto classificado para o cargo técnico, função técnico de Apoio Administrativo, do Processo Seletivo 3/2011 a apresentar os documentos admissionais na próxima quinta-feira (6/9), às 9h.

Outras informações estão descritas neste comunicado oficial. O Instituto Nacional de Educação Cetro (INEC) foi responsável pela condução do processo e a coordenação é feita pela Gerência de Pessoas do Sescoop.
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Paranaenses conhecem cooperativismo da Austrália e Nova Zelândia

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Participantes do Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes, entre eles, dirigentes cooperativistas paranaenses, profissionais da Ocepar, Sescoop/PR e Sebrae/PR, iniciaram, nesta semana, uma missão de estudos e intercâmbio na Austrália. “O país possui cerca de 1.800 cooperativas para aproximadamente sete milhões de habitantes, ou seja, um em cada três australianos estão vinculados a pelo menos uma cooperativa”, afirmam a coordenadora do Programa de Agronegócios do Sebrae/PR, Andréia Claudino, e o assessor técnico da Ocepar, Alexandre Amorin Monteiro, por meio de um blog que eles criaram para disponibilizar informações sobre a missão.
 
Programação - Na segunda-feira (27/08), o grupo assistiu a uma apresentação da diretora do International Year of Cooperatives - IYC 2012, Melinda Morrison. O IYC é uma instituição não governamental criada com o objetivo de organizar e valorizar o cooperativismo nacional por meio de campanhas relacionadas ao Ano Internacional do Cooperativismo, visando promover o tema e incentivar a criação de leis para fortalecimento do setor. "Percebemos a importância que a Austrália tem dado ao Ano Internacional das Cooperativas e a excelente estratégia criada, aproveitando o momento para desenvolver o tema em âmbito nacional, pois o país ainda não tem uma organização federal", destacou o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.
 
Consulado – Nesse mesmo dia, o grupo esteve no Consulado Geral do Brasil, em Sidney, onde foram recebidos por Luis Henrique Neves, que repassou informações importantes sobre aspectos para a realização de negócios com cooperativas e empresas australianas, ressaltando a sólida relação com os países asiáticos, bem como o ranking das cooperativas australianas. A Cooperative Bulk Handling e Murray-Goulburn são as duas primeiras colocadas e a missão deverá visita-las nesta semana, segundo Adriana e Alexandre. 
 
Universidade – O grupo esteve ainda na Universidade de Sidney, onde foram recepcionados por Greg Patmore e por representantes do conselho consultivo. Lá, eles obtiveram informações sobre as quatro categorias de cooperativas mais importantes no país: de consumo (compra e venda de bens aos membros a uma taxa competitiva); marketing (marketing, branding e distribuição de produtos e serviços dos membros); serviço (prestação de serviços aos membros, como eletricidade, saúde ou habitação) e da comunidade (informações de recursos e partilha de competências que incentiva a apropriação e participação). Além disso, existem cooperativas financeiras que compreendem cooperativas de crédito, entre outras que, coletivamente, detêm $AU83 bilhões em ativos na Austrália e atendem 4,6 milhões de membros.
 
Mais visitas – Nesta terça-feira, os brasileiros permanecem em Sidney, onde conhecem o Credit Union Foundation Australia (Cufa) e a Industry Body of Credit Unions (Abacus). Amanhã, eles vão para Melbourne para conhecer diversas cooperativas, como a Victoria, South East Housing, Murray-Goulbum, entre outras. Na semana
que vem, o grupo segue para a Nova Zelândia, onde fará visitas a cooperativas e outras instituições importantes do país. A missão encerra no dia 07 de setembro e o retorno ao Brasil está previsto para o dia 09 de setembro.
 
O Programa – O Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas é executado desde 2008 e atualmente contempla cerca de 100 participantes. A formação é dividida em cinco módulos, com etapas de incluem visitas a diversos países, como Itália, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Japão, além da Austrália e Nova Zelândia.
(Fonte: Sistema Ocepar)
 

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Cooperativismo terá participação especial no Prêmio Pesquisador Gaúcho

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O estande do Sescoop/RS na 35ª Expointer, em Esteio, recebeu na tarde de ontem (27/08) a solenidade de assinatura de convênio de cooperação celebrado entre o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), que representa a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no convênio (Scit). O documento foi assinado pelo presidente e vice do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e Irno Pretto, pela presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira e pelo diretor geral da Escoop, Derli Schmidt.

A categoria Destaque Pesquisa no Cooperativismo foi incluída no Prêmio Pesquisador Gaúcho como destaque especial, em comemoração ao Ano Internacional das cooperativas, celebrado em todo o mundo pela ONU. A Fapergs realizará a solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, no dia 30 de outubro, na FIERGS, com participação especial do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. A solenidade reuniu, além das autoridades já citadas, dirigentes de cooperativas, comunidade científica e autoridades.

O cooperativismo ocupa um lugar de destaque no Rio Grande do Sul, reunindo 2,1 milhões de associados e gerando 52,4 mil empregos diretos e com faturamento crescente no Estado. Entre 2010 e 2011, o faturamento de 527 cooperativas gaúchas cresceu 25%, alcançando R$ 27 bilhões (o equivalente a 11% do PIB gaúcho).

O sistema cooperativista impressiona pelos números, mas ainda mais pela força com que chegou à contemporaneidade e pela capacidade de renovação. Por esta razão, o cooperativismo gaúcho está focado na qualificação das pessoas, sendo criada, em 2011, a Escola Superior do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Escoop), pioneira no Brasil. Muitos profissionais empenhados em estudar o cooperativismo já passaram por diversos cursos de pós-graduação de universidades gaúchas.

A categoria Destaque Pesquisa no Cooperativismo do Prêmio Pesquisador Gaúcho, que reconhece o trabalho de pesquisadores e suas contribuições para a sociedade será uma forma de enaltecer a evolução do sistema cooperativista que está focado na formação de recursos humanos visando uma gestão moderna e sólida. Maiores informações no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br.
(Fonte: Sistema Ocergs)
 

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9º Concred é concluído e aponta alternativas para fortalecer o cooperativismo de crédito

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Após três dias de debates, aprendizados e troca de experiências, a nona edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito foi concluída nesta quinta-feira (23/8). O último dia de atividades contemplou a apresentação de duas palestras e dois paineis temáticos, que abordaram assuntos relacionados a gestão, inovação, e diretrizes estratégicas para o fortalecimento do cooperativismo de crédito.

De acordo com o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Rui Schneider da Silva, o Concred é uma oportunidade para reafirmar os princípios, a missão e os benefícios do cooperativismo de crédito. "Aproveitamos o gancho de 2012, declarado pela ONU como Ano Internacional das Cooperativas, para mostrar as vantagens que as cooperativas proporcionam aos seus associados, como análises de operações, crédito orientado e proximidade com as pessoas", explicou. Schneider também enaltece que o cooperativismo não é apenas números e resultados, mas convivência. Ele justificou o tema do evento afirmando que, através do trabalho desenvolvido, as cooperativas conseguem construir, literalmente, um mundo melhor.
 
Os debates, informações e opiniões apresentados durante o Concred refletem a realidade do cooperativismo de crédito, especialmente no Brasil, e apontam alternativas e projeções para o futuro do setor. De acordo com o gerente do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sílvio Giusti, mais uma vez a realização do Concred foi de significativa importância, conseguindo reunir os diferentes atores do cooperativismo de crédito. “Foram sinalizadas alternativas de caminhos e estratégias para o desenvolvimento e crescimento do segmento diante dos constantes desafios, com destaque para elevar, ainda, as ações e esforços convergentes para a integração sistêmica”, comentou o gestor.
 
Segundo o Diretor Operacional de Crédito da Cresol Central, Claudio Risson, o seminário reafirmou a importância das cooperativas como instrumento de promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental. "Entre os desafios apontados durante o Concred está a conquista de maior espaço e participação no sistema financeiro nacional, a busca permanente para o aprimoramento do marco legal e a qualificação contínua, buscando um Brasil mais cooperado e sustentável. Cabe ressaltar ainda os avanços impulsionados e protagonizados pelo cooperativismo de crédito no novo cenário econômico, como a ascensão das classes emergentes e a redução nas taxas de juros, que promovem oportunidades e inclusão", explica. Risson também avaliou de forma positiva a troca de experiências com representantes de outros sistemas cooperativos e de outras localidades.
 
O 9º Concred foi organizado pela Confebrás e ocorreu entre os dias 21 e 23 de agosto, em Nova Petrópolis - RS. A próxima edição do Congresso será em 2014, em Manaus, na Amazônia.
(Com informações - Assessoria Concred)
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