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Notícias negócios

 

Cooperativismo baiano será representado pelo Sicoob Central/BA no III EBPC

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Salvador (30/7) – Foi divulgada pela organização do III Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo – EBPC – a relação dos trabalhos aprovados e que serão apresentados no evento. Nessa edição o tema central é “Cooperativismo como Modelo de Negócios: as cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”, tendo os seguintes eixos temáticos: Participação, Sustentabilidade, Identidade, Quadro Legal e Capital.

Com o artigo intitulado – Compensação de perdas por sobras de exercícios futuros nas sociedades cooperativas – o trabalho produzido pelo advogado do Sicoob Central/BA, Adriano Oliveira da Silva, foi aprovado entre os inscritos. De acordo com Adriano Oliveira, a confecção do artigo foi motivada pela necessidade de material com essa temática.

“Durante discussões internas sentimos falta de estudos e dados com esse direcionamento. Partindo dessa constatação iniciei um processo de coleta de dados e comecei a produzir o artigo”, comenta Adriano Oliveira.

Para ele, ter o trabalho aprovado no III EBPC foi muito gratificante. “Quando soube da aprovação fiquei surpreso e contente, pois é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos com os outros autores e fortalecer o cooperativismo dentro do universo acadêmico.”

Além do artigo de Adriano Oliveira, outros trabalhos produzidos na Bahia também integram a lista dos aprovados. O III EBPC ocorrerá na Universidade Federal do Tocantins, de 20 a 22 de outubro. (Assimp Oceb)

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Ramo Saúde discute acordo de cooperação com ANS

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Brasília (29/7) – Preservar e aprimorar a identidade, a imagem e a integridade do Sistema Cooperativista Brasileiro, ampliando os canais de comunicação com as cooperativas e seus cooperados, a partir da articulação com as organizações estaduais e os ramos do cooperativismo. Esse foi o objetivo da Reunião do Conselho Consultivo do Ramo Saúde ocorrida hoje à tarde, na sede do Sistema OCB, em Brasília.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o superintendente, Renato Nobile, e o diretor da OCB para o ramo Saúde, André Pacelli, participaram da abertura da reunião, coordenada pelo representante nacional do ramo, José Abel Ximenes, superintendente Político-Institucional da Unimed do Brasil e, também, presidente da Unimed Cerrado.

“Essa reunião é muito oportuna, pois precisamos trabalhar as estratégias do ramo Saúde. Neste segundo semestre, temos a oportunidade de rever as prioridades e redefinir a agenda, contemplando os temas mais urgentes. Afinal, precisamos criar espaços de negociação política e canais de diálogo com os nossos representantes”, comenta Marcio Freitas.

PROCAPCOOP – Dentre os assuntos da pauta, estiveram os desdobramentos do Relatório de Atividades do Ramo Saúde. Um deles é o PROCAPCOOP, uma linha de financiamento direcionada a cooperativas de saúde, cuja criação tem sido debatida pelo Sistema OCB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Diversas reuniões já foram promovidas e um documento, contendo as demandas das cooperativas de Saúde, foi entregue à instituição, para a adequação da linha criada.

ANS – O Acordo de Cooperação com Agência Nacional de Saúde (ANS), por exemplo, foi um dos pontos discutidos pelos conselheiros. O objetivo é a realização de eventos e estudos com vistas à promoção, desenvolvimento, avaliação, fortalecimento e aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação da saúde suplementar.

O acordo já foi assinado e, atualmente, as duas entidades estão estruturando um grupo técnico para priorizar as ações elencadas no acordo. Esse grupo também terá a função de definir um cronograma anual de reuniões com comitê e gerências, designados pela ANS para início da elaboração e execução de um plano de trabalho efetivo.

EDUCSAÚDE – O programa de capacitação para o Ramo Saúde (Educsaúde) também foi outro item bastante discutido. A intenção é mapear, coletar e analisar as demandas das cooperativas em formação sobre gestão e definir prioridades para elaboração de programas nacionais de formação em gestão cooperativista, considerando as especificidades do ramo saúde.
 
Para a execução do programa, uma minuta da Diretriz Educacional para o Ramo Saúde foi elaborada. A proposta de conteúdo dos cursos está em fase de conclusão e tem sido desenvolvida pela Gerência de Formação e Capacitação da unidade nacional do Sescoop. Logo depois desta etapa, serão contradados os instrutores, por meio de acordos com instituições parceiras.

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Mato Grosso reativa Indecoop para desenvolver o cooperativismo

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Cuiabá (29/7) – O processo de construção do Instituto Superior de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo do Sistema OCB/MT deu mais um passo para sua concretização. Uma Assembleia Geral Extraordinária – AGE, foi realizada no dia 24 de julho, para a aprovação da reativação das atividades do Indecoop - Instituto Para o Desenvolvimento do Cooperativismo Mato-Grossense – que estava inativo há mais de 10 anos. Essa será a entidade mantenedora do Instituto Superior de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo, uma das exigências do MEC para o funcionamento do Instituto.

Por unanimidade as cooperativas associadas ao Indecoop aprovaram sua reativação. “Essa decisão foi muito importante para darmos continuidade a nossa política educação que prevê um ensino estratégico para a realidade do cooperativismo mato-grossense”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Ele ressalta que um time grande faz parte do processo de construção e “que deve se consolidar nos próximos dois anos”.

A assessora estratégia do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, está trabalhando todo processo de criação do Instituto e foi buscar experiências de sucesso no setor, nos estados de São Paulo e Porto alegre, e no exterior na faculdade de Mondragon, na Espanha. “A educação tem que vir de casa, diz um velho ditado, e a proposta é produzir conhecimento estratégico na formação de inteligência cooperativa”, disse Dalabarba.

O superintendente Adair Mazzotti, explicou que o novo Instituto não vai gerar novas despesas, “porque ele será administrado pelo próprio Sistema integrado de gestão do Sistema OCB/MT e funcionará em suas dependências físicas, que serão ampliadas de acordo com a demanda. Assim vamos produzir educação a custos reais”. (Assimp Sistema OCB/MT)

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Cooperativas inscritas em programas do Sescoop terão uma bonificação no Prêmio Cooperativa do Ano – edição 2014

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Brasília (28/7) – Uma bonificação de 10 pontos. Essa é a vantagem que as cooperativas brasileiras, interessadas em participar do Prêmio Cooperativa do Ano - edição 2014, receberão por participarem de um dos programas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Os pontos serão creditados às cooperativas que executam um dos três programas abaixo:

- Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC);
- Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC);
- Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA).

“O que pretendemos com essa bonificação é que as cooperativas que ainda não executam esses programas passem a aperfeiçoar sua gestão, por meio das ferramentas oferecidas pelo Sescoop”, argumenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.

As cooperativas que ainda não aderiram aos programas podem fazê-lo e, assim, garantir sua pontuação extra para participar do Prêmio. As interessadas devem solicitar sua adesão, entrando em contato com a sua Unidade Estadual.

Para garantir a pontuação, as cooperativas precisam se apressar, pois a adesão aos programas deve ser feita até o último dia de inscrição ao Prêmio - 16 de setembro.

CONHEÇA OS PROGRAMAS

1) Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista - PAGC

Tem como objetivo contribuir para a conformidade legal da cooperativa, no que diz respeito aos aspectos tratados pela Lei nº 5.764/71, especialmente os societários e que impactam na gestão da sociedade. No final da avaliação, é gerado o Índice Geral de Conformidade Cooperativista (IGCC), que serve de referencial para a regularidade da cooperativa em relação à Lei Cooperativista. Para aderir, procure a sua unidade estadual.

2) Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas - PDGC

Promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas, estabelecidas com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade. Esse é o objetivo do PDGC. O programa utiliza a metodologia da autoavaliação por meio de questionários via web. Ao terminar de responder, o sistema gera, automaticamente, devolutivas - comentários que apresentam pontos fortes ou oportunidades de melhoria, que deverão ser utilizados na elaboração de planos de ação para a melhoria da gestão. Para se inscrever neste programa, a cooperativa precisa ser registrada no Sistema OCB e acessar o site http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br.

3) Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro - GDA

O Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro, conhecido por GDA, tem o objetivo de desenvolver a autogestão econômico-financeira, por meio de indicadores, calculados a partir de dados contábeis das cooperativas. Com a importação destes dados, são gerados os balanços contábeis e sociais, além dos indicadores, que, analisados em conjunto, permitirão a construção de cenários e a análise da situação econômico-financeira.

O acesso a este programa é restrito às cooperativas dos estados que já obtiveram a licença da Unidade Nacional para sua implantação, devido aos requisitos técnicos necessários. Os estados participantes são: Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo; e estão em fase de implantação o Rio Grande do Sul e São Paulo. Procure sua unidade estadual.

SOBRE O PRÊMIO - O Prêmio Cooperativa do Ano chega à sua nona edição. É uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.

INSCRIÇÕES - As inscrições podem ser feitas até 16/9 pelo hotsite do Prêmio. Todas as cooperativas, independentemente do ramo ou porte, podem inscrever um projeto por categoria. São elas: Desenvolvimento Sustentável, Cooperativa Cidadã, Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Fidelização, Benefícios, Atendimento e Inovação e Tecnologia.

PREMIAÇÃO - A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de novembro, em Brasília (DF). Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Os vencedores receberão troféus e certificado alusivos ao prêmio e terão, ainda, ampla divulgação realizada pelo Sistema OCB junto ao sistema cooperativista e aos canais de mídia.

Acesse o regulamento completo em www.cooperativadoano.coop.br.

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Coocafest 2014 terá emissões de CO2 neutralizadas pela COOPTTEC

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Vitória (28/7) – Nos próximos dias 14, 15 e 16 de agosto, a Coocafé – Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha, vai realizar a 3ª edição de sua Feira de Negócios, o maior evento realizado pela cooperativa. E para fechar com chave de ouro, no dia 16 será realizado o Coocafest 2014, no qual toda a emissão de gás carbônico será neutralizada pelo plantio de mudas nativas, através do “Programa Carbono Neutro”, da Coopttec - Cooperativa de Trabalho em Tecnologia, Educação e Gestão.

O cálculo a ser realizado é baseado em normas internacionais no qual, para eventos, se restringe à estimativa de público que irá participar e o período. No caso da Coocafest 2014, a Coopttec considerou a quantidade de pessoas estimada, período e sonorização (já que terão o show também).

De acordo com o presidente da Coopttec, Wellington Pompermayer, com o cálculo da quantidade estimada de CO2 que será emitida durante o evento, calcula-se a quantidade de árvores a serem plantadas. “Para cada tonelada de CO2, trabalha-se entre 1,7 e 3,6 árvores, e no caso da Coocafest serão 84 árvores plantadas no 7Coop (Centro Cooperativo de Tecnologias Sociais e Ambientais da COOPTTEC), em Cariacica.

Ainda de acordo com Wellington, a Coopttec está finalizando o projeto Reservas Ambientais Cooperativas onde qualquer cidadão ou empresa poderá neutralizar suas emissões.

Entenda mais sobre a neutralização de CO2

Em 1997 foi assinado no Japão o protocolo de Quioto, que é um documento que impõe uma meta de redução de emissão de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa na atmosfera. Apenas as nações ricas devem, necessariamente, reduzir suas emissões, as outras em desenvolvimento como Brasil, China e Índia, embora sejam grandes poluentes, podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada.

Empresas que conseguem diminuir a emissão de gases de efeito estufa obtêm os chamados créditos de carbono, podendo vendê-los nos mercados financeiros. Os créditos de carbono são considerados commodities.

Estes créditos geralmente são comprados por empresas no exterior que, em função do Protocolo de Quioto, têm metas obrigatórias de redução de emissões de gases de efeito estufa, mas não conseguem atingir o patamar determinado. A compra dos créditos permite-lhes manter ou aumentar suas emissões.

Paralelos ao comércio global existem os mercados voluntários de carbono que, em sua maioria, surgiram a partir da consciência ambiental de algumas instituições e da sociedade em geral.

No mercado voluntário as negociações são feitas em menor escala (sem as habituais quantias astronômicas e os níveis assustadores de emissão de CO2 na atmosfera) e são realizadas por empresas que não possuem metas sob o Protocolo de Quioto e, por isso, são consideradas ações voluntárias.

Curiosidade - Se uma pessoa consumir valores médios de energia elétrica, de gás doméstico e de combustível, estará liberando na atmosfera uma média de 2,07 t/CO2/mês ou 24,84 t/CO2/ano. Para compensar esses níveis de emissões, é recomendado que cada cidadão plante 14 árvores/mês ou 168 árvores/ano.  (Fontes: Coopttec – Sistema OCB/ES)

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Agricultor mexicano ressalta o desenvolvimento cooperativista

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Curitiba (28/7) – Desde o dia 19 de julho, um grupo de 11 mexicanos está no Paraná para uma missão comercial em várias cooperativas e associações, programada pela Câmara de Comércio México-Brasil, a empresa Agri Tendencias y Servicios S.C. e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

Na última quarta-feira (23/07), foi a vez de a Copagril receber o grupo, formado por compradores potenciais de sementes, grãos, oleaginosos e tecnologia agroindustrial e executivos e representantes de empresas de destaque no setor agroindustrial mexicano, que possuem interesse em expandir comércio no Brasil.

O objetivo da visita ao Brasil é conhecer o processo de produção do Paraná, incluindo o da Copagril, para futuras oportunidades de negócios entre os dois países.

APRESENTAÇÃO – O grupo foi recepcionado pelo diretor-secretário da Copagril, Márcio Buss. Ele apresentou a cooperativa e suas atividades, destacando a importância dela para o desenvolvimento da região. Depois disso, a comitiva conheceu a Estação Experimental da Copagril, a Unidade Industrial de Aves e a propriedade de um associado da cooperativa. Muito interessados, fizeram perguntas e aprenderam sobre a cultura de grãos na região e as atividades pecuárias, mais especificamente a área avícola.

MODELO DE DESENVOLVIMENTO - Peter Elias Friessen, do Comitê Diretivo da Unión Agrícola de Produtores de Milho e Demais Grãos (Unipro), do estado de Chihuahua, no México, gostou muito do processo produtivo do Paraná e do modelo cooperativista.

“Nós não temos cooperativas de agronegócio, somente empresas formadas por produtores para a comercialização e aquisição de produtos agrícolas. A nossa, por exemplo, é formada por 2.300 produtores, que têm o objetivo de, somente, vender e comprar os grãos. O conceito de cooperativa que levo é que elas são um modelo de desenvolvimento para os produtores rurais e a sociedade”, destacou. (Imprensa Copagril)

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Sistema OCB lançará Central Nacional de Compras para o ramo Transporte

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Brasília (25/7) – Reduzir os custos e aumentar a capacidade de compra das cooperativas do ramo Transporte. Esses são os objetivos da Central Nacional de Compras para o ramo, a ser lançada no dia 26 de setembro pelo Sistema OCB. O lançamento será realizado durante o Fórum Especial Nacional do Transporte de Cargas e Logística (Fenacargo) que ocorre ao mesmo tempo em que será realizada a Expotaxi Brasil 2014, ambos no Rio de Janeiro.
 
Ontem, durante Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, que ocorreu na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e que contou com a participação de representantes de diversas cooperativas capixabas e, também, de unidades estaduais, foram definidos os detalhes do lançamento.
 
A gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Tânia Zanella, que participou da reunião do Ramo, explicou que a Central será composta por cooperativas singulares do Ramo Transporte, vinculadas ao Sistema OCB nos seus respectivos estados.
 
Para Evaldo Moreira, representante de Minas Gerais no Conselho Consultivo e participante do Grupo de Trabalho que debateu a criação da Central, o seu objetivo principal é promover o desenvolvimento de suas singulares, através da intercooperação e gestão integrada de atividades de interesse coletivo.
 
“De acordo com seu modelo de governança, a Central terá a função de organizar e gerir, de modo centralizado, a aquisição de toda espécie de bens e serviços de interesse das cooperativas que compõem seu quadro social e dos seus respectivos cooperados”, argumenta Evaldo.
 
ESTRUTURA – A Central terá um conselho de administração, constituído por um colegiado, composto de oito membros, todos associados, eleitos pela Assembleia Geral, sendo três ocupantes dos cargos de Presidente, Vice Presidente e Secretário, e um representante de cada região geográfica, denominados de Conselheiros.
 
A administração da Central será exercida por uma Diretoria Executiva, subordinada ao Conselho de Administração e composta por profissionais de mercado, sendo um Diretor Executivo e um Diretor Financeiro.
 
VISITA - Parte do grupo que participou da Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, em Vitória, no Espírito Santo, ontem, permanece no Espírito Santo, onde participa, hoje, de visitas técnicas a duas cooperativas de transporte: a COOPE-Transerrana, em Santa Maria de Jetibá (segmento passageiros) e a COOPGRANÉIS, no município da Serra (segmento cargas).

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Unicred Central RS dá posse à sua nova diretoria

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O Sistema Unicred é uma das mais importantes instituições financeiras cooperativas do Brasil. As cooperativas de crédito são um importante instrumento de desenvolvimento do nosso País. Voltado principalmente para profissionais da saúde e as empresas do ramo, vem ganhando força no mercado financeiro nacional, por meio das suas agências distribuídas pelos principais estados brasileiros.

Nos últimos anos, o Sistema Unicred no Rio Grande do Sul evoluiu e ocupa atualmente o 3º lugar no ranking do Sistema Unicred no Brasil. A Unicred Central RS fechou o primeiro semestre de 2014 com R$ 1,6 bilhão em ativos, R$ 881 milhões na carteira de crédito, mais de 35 mil cooperados.

Para administrar e dar sequência a essa evolução, o Dr. Paulo Abreu Barcellos está assumindo a presidência da Unicred Central RS. Também foram eleitos para o cargo de diretor financeiro o Dr. Antônio Gabriel Teixeira, e para diretor administrativo, o Dr. Flavio Cabreira Jobim.

Segundo Paulo Barcellos, a credibilidade e a confiança são os principais atributos para seguir crescendo. Um dos desafios, no entanto, é difundir, cada vez mais o cooperativismo no nosso Estado. “A Unicred RS é uma marca forte, da qual o cooperado se sente, efetivamente, parte do processo, pois acredita no objetivo da instituição.”, afirma Barcellos.

Sobre o Sistema Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que concede empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred RS possui 12 cooperativas e mais de 50 agências que representam 35 mil cooperados e 1,6 bilhão de ativos no Rio Grande do Sul. Mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Cerimônia de posse da Unicred Central RS

Quando: 25 de julho de 2014
Onde: Sheraton Porto Alegre Hotel (Rua Olavo Barreto Viana, nº18)
Horário: 19h

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Presidente do Sistema OCB recebe diretoria do Sistema OCDF

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Brasília (24/7) – Recentemente empossada, a diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF), foi apresentada hoje, ao presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, pelo presidente da unidade do Distrito Federal, Roberto Marazzi. Durante a visita também foram apresentados os novos projetos da entidade para os próximos anos; um dos destaques foi o Cooperjogos, competição entre as cooperativas do Distrito Federal e que ocorre no sábado, dia 26/7.

DIRETORIA – A cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) foi realizada no último dia 3, e contou com a presença de diversas autoridades convidadas, dentre elas, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.
 
A chapa eleita é formada pelo atual presidente Roberto Marazi, pela vice-presidente, Márcia Ionne Ramos Behnke (Cooplem Idiomas), pelo diretor financeiro Leomar Cenci (Coopa/DF), pela diretora administrativa, Elza Pacheco Lopes Cançado (Coopersystem) e pelo diretor sindical, Leopoldo Rodrigues Ferreira (Coobras). O mandato da nova direção vai de 2014 a 2017.

COOPERJOGOS - Promovido pelo Sistema OCDF, com o apoio do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (Fundecoop), o Cooperjogos está programado para ocorrer no próximo sábado, dia 26/7, no Sesi de Taguatinga, em Brasília.

O Cooperjogos é realizado anualmente e faz parte da comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, que é celebrado no 1º sábado do mês de julho. Neste ano, a Aliança Cooperativa Internacional definiu como tema da celebração o mote: “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”.

Em sua 14º edição, o Cooperjogos além de integrar a comunidade cooperativista do DF, incentivar a prática esportiva e mostrar à sociedade os valores e princípios cooperativistas, em 2014, em especial, a competição tem o objetivo de arrecadar alimentos, a serão doados a instituições beneficentes do Distrito Federal, como parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C).

JOGO SOLIDÁRIO – Os inscritos receberão um kit contendo mochila esportiva, camisa do ramo, boné, toalha fitness e uma caneca térmica. A distribuição dos kits aos atletas ocorrerá no dia 26/07 a partir das 8h, no Sesi de Taguatinga Norte. Participe e não se esqueça de trazer os alimentos para doação.

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Santa Catarina implanta Jovemcoop e fortalece cooperativismo

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Brasília (24/7) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) lançou hoje, em Cunha Porã/SC, o Programa Jovemcoop. A iniciativa, inovadora no Estado, atenderá turmas da Cooper A1, Auriverde e Cooper Itaipu. O programa também iniciou nessa semana em Canoinhas, com duas turmas da Cooperalfa. A gerente geral do Sescoop – unidade nacional – Karla Oliveira, fez questão de participar do lançamento.

O seminário foi aberto com a presença de presidentes e lideranças das cooperativas CooperA1, Auriverde e Cooperitaipu e do presidente do Sistema OCB/SC, Marcos Antonio Zordan. O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas entre jovens (cerca de 90) e pais, que vieram apoiar o Jovemcoop.

Além da apresentação do programa, o evento contou também com depoimentos de jovens que participaram de edições passadas do Programa, ainda no formato do antigo Programa de Formação de Jovens Lideranças cooperativistas.

“É gratificante e emocionante ouvirmos depoimentos que demonstram o desenvolvimento de potencialidades que, certamente, em muito contribuirão para a atuação destes jovens, seja na propriedade rural, seja no âmbito da cooperativa, seja na vida pessoal, enquanto cidadãos”, declara a gerente geral Karla Oliveira.

Segundo ela, o Jovemcoop, iniciado efetivamente em 2013, pelo Sescoop, possui como principal objetivo a promoção da sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, por meio do despertar da cultura da cooperação, do fortalecimento da doutrina cooperativista, além da promoção da vivência do cooperativismo por jovens com idade entre 15 e 35 anos.

PROGRAMA – Consiste em dois seminários e 12 encontros, totalizando 196 horas. Os temas dos encontros foram escolhidos pelas cooperativas envolvidas e vão desde oratória até desenvolvimento de equipes, liderança e legislação. Quatro cooperativas iniciam os trabalhos neste mês de julho.

Além de tantas outras, a intenção do Jovemcoop é que os jovens se insiram na tomada de decisões das cooperativas, promovendo o crescimento pessoal, profissional e social dessa juventude.

PÚBLICO-ALVO - Jovens com idade entre 15 e 35 anos, entre cooperados, familiares de cooperados ou candidatos a futuros cooperados (que preencham as condições para se tornar um cooperado, de acordo com as especificidades de cada ramo e do estatuto da cooperativa beneficiária);

OBJETIVOS - Fomentar o reconhecimento da relevância socioeconômica da cooperativa junto aos seus públicos diretos e à comunidade; proporcionar aos jovens experiências de impacto para o desenvolvimento humano, social e profissional; identificar lideranças juvenis e desenvolver competências para a sucessão na governança ou atuação no ambiente interno e externo vinculado à cooperativa; promover a Organização do Quadro Social: envolver os jovens com o negócio da família e da cooperativa; encorajá-los a se integrar ao quadro social e participar ativamente da vida da cooperativa; promover o comportamento empreendedor e o protagonismo juvenil cooperativista.

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Batavo comemorará seus 89 anos com evento para cooperados

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A cidade de Carambeí (PR) se prepara para receber os cooperados da Batavo no dia 1º de agosto, sexta-feira, no Pavilhão de Exposições Frísia – Parque Histórico de Carambeí. Vindos de diversos municípios do Paraná, os cooperados são produtores rurais de diferentes atividades agropecuárias que contribuem para a economia do Estado, atuantes no mercado de soja, milho, feijão, trigo e outros cereais de inverno, além de produção de sementes, pecuária de leite e suínos. Estima-se um público de 500 pessoas.

Aniversário - Esta festividade acontece na data em que a Batavo completa 89 anos de história, sendo uma das mais antigas cooperativas do País. No local do evento, haverá programação voltada para gestão nas propriedades rurais. Além da grande confraternização, os associados poderão participar de várias palestras voltadas a temas técnicos nas áreas agrícola, pecuária de leite, pecuária suinícola, além de macroeconomia, trazendo um panorama global sobre tendências de mercado.

A Batavo inicia os temas do evento mostrando a evolução das unidades de negócio e o resultado financeiro do primeiro semestre, projetando mais um ano positivo e de crescimento no agronegócio nacional.

Programação diferenciada- Este ano, além das palestras técnicas da Fundação ABC (Arapoti-Capal, Batavo-Carambeí, Castrolanda-Castro), que contribuem para a produtividade agropecuária e uso racional de tecnologias, o evento também trará temas para gerenciamento de propriedades rurais e orientações para melhoria do desempenho da produção e da qualidade, como é o caso da palestra para pecuaristas de leite. Na área suinícola, o foco será na gestão de mão de obra, algo fundamental numa atividade que depende deste fator para maximizar ganhos e minimizar perdas nos processos.

Palestra magna- Nesta edição, para discorrer sobre o tema “Macroeconomia e Agronegócio”, a Batavo trará o economista e ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. Num setor tão competitivo como o do agronegócio, entender sobre a dinâmica do mercado também faz parte do perfil empreendedorismo dos cooperados da Batavo.

Sobre a Batavo Cooperativa Agroindustrial - Criada em 1925, por sete sócios de origem holandesa, a Batavo Cooperativa Agroindustrial atua no mercado do agronegócio há 89 anos. Localizada em uma região considerada polo da agricultura e pecuária, possui sede no município de Carambeí, atuando em mais de trinta municípios do Estado, com entrepostos em Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares, Imbituva e Imbaú.

Prestação de serviços- Consolidando ao longo do tempo o compromisso de qualidade e credibilidade junto a seus cooperados, a Batavo presta serviços de assessoria técnica agropecuária nas propriedades rurais, fornecendo melhores condições para a produção dos produtores ao disponibilizar lojas de insumos e medicamentos veterinários, postos de combustíveis, sementes e rações.

Oportunidades de mercado- Na área comercial, busca a melhor oportunidade de mercado para a venda da produção de seus cooperados, comercializando commodities agrícolas como soja, milho e trigo. Na área pecuária, favorece a ampliação das estruturas e aumento do plantel, além de um sistema de rastreabilidade que garante a qualidade da produção, com médias comparadas internacionalmente.

Gestão inovadora- Na busca de rentabilização nas atividades rurais, possui gestão inovadora para maximizar ganhos e minimizar custos através de planejamento mais preciso. Para isso, conta com o apoio da Fundação ABC, uma instituição de Pesquisa voltada ao aprimoramento tecnológico nas propriedades.

Meio ambiente- Um futuro sustentável requer investimento em inovação para preservar e proteger o ambiente. Para isso, possui um setor estruturado para atender aos associados, na busca de sustentabilidade nas atividades, com adoção de melhores práticas para uma produção ambientalmente correta com o uso de energia e recursos de forma inteligente, sendo os pioneiros na adoção do plantio direto na palha e no uso de matérias-primas renováveis para redução do impacto ambiental da produção.

Social - Na área social, contribui com a comunidade através de programas de capacitação de crianças nas escolas, e projetos socioambientais para a melhoria da qualidade de vida nas regiões de atuação, mostrando os benefícios do cooperativismo.

Resultado - Em 2013, a Cooperativa Batavo teve um faturamento de mais de R$ 1,4 milhões e com patrimônio líquido de R$ 467,5 milhões fechando o ano com mais de 740 associados e 765 colaboradores.

Processamento - A indústria de leite Frísia foi inaugurada em 2011. Instalada em Ponta Grossa (PR), processa o leite de associados da cooperativa, os quais possuem em suas propriedades rurais um sistema rigoroso de produção para garantir a excelência do leite, atendendo as normativas da classe em vigor.

A indústria também atua na prestação de serviços de homogeneização, concentração e pasteurização do leite para grandes empresas, através de processos estruturais modernos, comparados aos padrões europeus de produção. (Imprensa Batavo)

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Aurora eleita “Empresa Cidadã 2014”

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A Cooperativa Central Aurora Alimentos conquistou o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2014 na Categoria Participação Comunitária com o case Programa Amigo Energia conferido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil.

Em sua 16ª edição, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC reconhece as iniciativas bem sucedidas em responsabilidade social, nas áreas de Preservação Ambiental, Participação Comunitária e Desenvolvimento Cultural. A premiação será entregue em solenidade especial no dia 21 de agosto, a partir das 19h30, na Pousada Rural do SESC em Lages.

O vice-presidente da Aurora e presidente do Conselho Curador da Fundação Aury Luiz Bodanese, Neivor Canton, disse que a premiação reconhece a natureza cooperativista da Aurora que tem, entre os princípios universais do cooperativismo, o interesse pela comunidade.

O dirigente acredita que, além de agregar valor à marca da Aurora Alimentos, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC incentiva outras empresas de Santa Catarina a promover práticas de inclusão social.

O programa Amigo Energia é desenvolvido pela Fundação Aury Luiz Bodanese, mantida pela  Cooperativa Central Aurora Alimentos. “Amigo Energia é um programa  que desperta o interesse dos funcionários da empresa e da comunidade ao  trabalho voluntário”, explica a presidente da Fundação, Isabel Cristina Machado.

A presidente assinalou que mais de 1000 voluntários participam do Amigo Energia. “Promovemos a inserção de todos através do trabalho voluntário na comunidade em geral e proporcionamos a troca de experiência e a valorização profissional, visando o bem-estar de todos”, expõe. A coordenação do programa é das analistas sociais de cada unidade com apoio do setor de comunicação social.

Na preparação das pessoas para este programa foram ministrados treinamentos que abordaram conceitos sobre voluntariado, trabalho social, histórico do voluntariado no Brasil, a grandeza do trabalho voluntário, direitos e deveres do voluntariado, trabalho em equipe, comunicação, como administrar conflitos etc. As abordagens também incluíram como se relacionar com as instituições sociais, como aplicar o perfil e cadastro dos voluntários, mensagens e dinâmicas relacionadas ao trabalho voluntário.

No último ano, a Aurora recebeu uma série de prêmios nacionais, entre eles, o Prêmio Lide de Agronegócio da Indústria de Alimentos do Fórum Nacional de Agronegócios; troféu Ponto Extra da Associação Paulista dos Supermercadistas (APAS) nas categorias fornecedor de perecíveis, congelados e perecíveis resfriados; troféu Benchmarking Ambiental Brasileiro 2013 do ranking Benchmarking Brasil (SP); troféu Responsabilidade Social Destaque 2013 da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; prêmio Empresa Cidadã 2013 da ADVB/SC e o prêmio Melhor do País em gesto da cadeia de negócios do ranking As melhores da Dinheiro Rural. (Assimp Aurora)

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Catadores são certificados e podem atuar na Central de Triagem do Bangu

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Rio de Janeiro (24/7) – Cerca de 70 catadores se formaram, no dia 22 de julho, nos primeiros quatro módulos do curso de capacitação para atuarem na Central de Triagem de Bangu. As oficinas concluídas foram as de gestão de pessoal cooperado; gestão operacional de materiais recicláveis; gestão administrativa e de investimento social para catadores e segurança do trabalho e patrimonial, saúde ocupacional, ambiental e sanitária. Foram capacitados os cooperados da Rio+Limpo, Amigos da Reciclagem, Coop Gênesis, Coop Pedra e Coop Gericinó.

A formação faz parte do Programa de Ampliação da Coleta Seletiva da Cidade do Rio de Janeiro com a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável (BNDES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ).

A preocupação pelo próximo também fez parte da cerimônia de entrega dos certificados. Durante a ação, promovida pelo setor de Promoção Social do Sescoop/RJ, foi realizada doação de roupas de frio através da campanha “Inverno Solidário” e que integra o Dia de Cooperar 2014 (Dia C).

O presidente do Sistema, Marcos Diaz, parabenizou os participantes pela conclusão da primeira parte das oficinas. “O Plano Nacional de Resíduos Sólidos emancipou o trabalho das cooperativas de reciclagem. Nós estamos dando total apoio para o trabalho das instituições e promovendo o fortalecimento das cooperativas. Uma dessas ações é a realização de cursos de profissionalização”, disse.

Coordenadora de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma afirmou que o curso é o início de uma longa caminhada que irá trazer bons frutos. “Os olhares de cada um dos participantes mostraram que estão indo no caminho correto. Somente através do cooperativismo conseguiremos ir mais longe e promover o desenvolvimento igualitário”, falou.

Cristiane também destacou que as ações do Dia C apresentam os valores e princípios do cooperativismo e a importância da preocupação com o próximo: “A ação foi emocionante e os catadores ficaram muito alegres com nossa presença e com as roupas recebidas. Agradeço a todos aqueles que contribuíram para essa atividade”, disse.

Também presentes no evento a representante do ramo Educacional, Adelina Salles, e o representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Paulo Pedrosa. (Assimp Sistema OCB/RJ)

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Jovemcoop beneficiará quatro cooperativas de Santa Catarina

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Brasília (23/7) – A gerente geral do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Karla Oliveira, participará, amanhã, do lançamento do programa Jovemcoop. O evento é promovido pela unidade do Sescoop, em Santa Catarina, e ocorrerá na cidade de Cunha Porã. O programa beneficiará as cooperativas Cooper A1, Auriverde e Cooper Itaipu.

Ontem, dia 22, o Jovemcoop foi lançado na cidade catarinense de Canoinhas, onde a Cooperalfa abriu duas turmas. O Sescoop/SC acredita que os jovens são o futuro do cooperativismo catarinense e possuem importante papel transformador na sociedade.

Para o Sescoop/SC, criar lideranças, guiar essa juventude dentro dos conceitos de cooperação e envolvê-la na atividade econômica familiar, principalmente rural, e das cooperativas são os principais desafios do sistema cooperativista atual.
 
Para o superintendente do Sescoop/SC, Geci Pungan, o objetivo do Jovemcoop vai além de repassar a doutrina do cooperativismo aos jovens, filhos de cooperados. “Tem função dupla: se o jovem escolher seguir na cooperativa em que a família está inserida, ele vai ter as informações necessárias para assumir esse papel. Mas ele também vai receber lições que o ajudarão a lidar com os desafios do futuro, independente do caminho que ele escolher”, revela.

PROGRAMA – Criado pelo Sescoop Nacional, consiste em dois seminários e 12 encontros, totalizando 196 horas. Os temas dos encontros foram escolhidos pelas cooperativas envolvidas e vão desde oratória até desenvolvimento de equipes, liderança e legislação. Quatro cooperativas iniciam os trabalhos neste mês de julho.

Além de tantas outras, a intenção do Jovemcoop é que os jovens se insiram na tomada de decisões das cooperativas, promovendo o crescimento pessoal, profissional e social dessa juventude. “O Jovemcoop também trabalha a questão da associação familiar e desperta o interesse do jovem para o trabalho na propriedade rural. Ele vai conhecer melhor a atividade e também vai poder se integrar à cooperativa”, comenta Patrícia Gonçalves de Souza, coordenadora de Promoção Social do Sescoop/SC. (Com informações da Ocesc)

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ANEEL promove seminário sobre segurança com eletricidade

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Brasília (23/7) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promove, no próximo dia 7 de agosto, em sua sede em Brasília (DF), o “Seminário sobre Segurança do Trabalho e da População no Setor de Distribuição de Energia Elétrica”. O evento é aberto às cooperativas perimissionárias do Ramo Infraestrutura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Segundo a ANEEL, o objetivo do seminário é coletar subsídios para aperfeiçoar a regulamentação da Agência, relativa à segurança do trabalho e da população na distribuição de energia elétrica, por meio do debate com os consumidores, os agentes regulados, os órgãos públicos e a sociedade.

O programa elaborado visou a discussão sobre as óticas da segurança do trabalho e a da população. Clique aqui para consultar a programação do seminário, que abordará aspectos relacionados ao diagnóstico de problemas de segurança; governança e gestão da segurança nas distribuidoras; desafios na apuração dos indicadores; investimentos; capacitação de empregados; campanhas informativas à população e Pesquisa & Desenvolvimento em segurança.

A Agenda Regulatória Indicativa da ANEEL 2014/2015 prevê a discussão de metodologia e de procedimentos para definir incentivos e penalidades relacionados a indicadores de segurança do trabalho e da população no setor de distribuição de energia elétrica. Nesse sentido, a realização do seminário é uma das etapas da discussão da matéria, que também será objeto de uma Consulta Pública e de uma Audiência Pública presencial previstas para o primeiro semestre de 2015. (Com informações das Assimp da Aneel)

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Coapa participa da 27ª Expo Pedro Afonso

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Pedro Afonso (23/7) – De 14 a 20 de julho foi realizada a 27ª Exposição Agropecuária de Pedro Afonso. O evento organizado pelo Sindicato Rural de Pedro Afonso ocorreu no Parque de Exposições João Damasceno de Sá. A programação foi diversificada e incluiu capacitações, exposição de máquinas, rodeio, shows musicais e uma cavalgada.

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) foi uma das parceiras da Expo Pedro Afonso 2014 e recebeu cooperados, colaboradores, parceiros comerciais e demais visitantes em seu estande.

Integrantes do Núcleo Feminino da Coapa também participaram da exposição comercializando produtos artesanais. A cooperativa também ajudou na mobilização das associações rurais no sentido de que os agricultores familiares participassem das atividades da feira, principalmente aquelas voltadas para a qualificação do produtor rural.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, e o superintendente José Rander também prestigiaram a exposição.

Ricardo Khouri lembrou que a cooperativa sempre participa e incentiva eventos voltados ao desenvolvimento do setor agropecuário. Ele também parabenizou os organizadores 27ª Exposição Agropecuária de Pedro Afonso e chamou atenção para o papel de destaque que o município ocupa no cenário econômico do Tocantins.

“Em nossa região não apenas o agronegócio está se desenvolvendo, mas também a agricultura familiar. Fico feliz em ver a união dos produtores rurais”, concluiu. (Assimp Coapa)

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Comitê de Gestão pretende atualizar o PDGC

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Brasília (22/7) – Os integrantes do Comitê de Gestão que avaliará a execução do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), criado em 2012 pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), tiveram sua primeira reunião deste ano, hoje. As discussões seguem até amanhã. De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, a intenção é avaliar seu andamento e os pontos que precisam ser melhorados.

Da reunião do grupo, participaram representantes dos estados de São Paulo, Paraná, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais e Santa Catarina. Outras cinco reuniões já estão agendadas. A próxima ocorrerá em setembro.

SAIBA MAIS – O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem como objetivo principal promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas.

Toda a metodologia desse programa está pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial, utilizado para promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

Os questionários permitem um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão com base no MEG, simbolizando a visão sistêmica da organização.

O PDGC é um dos desdobramentos da Diretriz Nacional de Monitoramento do Sescoop e tem como objetivo promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade das organizações.

Para aplicação no PDGC, o modelo foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do Sescoop.

Benefícios com a participação no PDGC

Ao participar do PDGC, a cooperativa obterá os seguintes benefícios:

- Verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei nº 5.764/71;
- Conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®;
- Relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção de planos de melhoria para o aumento da competitividade.

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Lançamento do Dia C no Paraná é marcado por debate sobre a FIC

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Curitiba (21/7) – Um bate-papo sobre o bem-estar dentro das organizações marcou o lançamento oficial do Dia de Cooperar (Dia C) no Paraná. Mais de 100 profissionais de cooperativas paranaenses que atuam como agentes de Desenvolvimento Humano (DH) e de Desenvolvimento e Autogestão (DA) passaram a manhã de sexta-feira (18/07), no Aguativa Resort, Cornélio Procópio, em uma discussão sobre a Felicidade Interna Cooperativista (FIC).

Os participantes representavam mais de 30 cooperativas dos ramos saúde, agropecuário e crédito que fazem parte do Sistema Ocepar. Eles assistiram a oficinas e palestras sobre o desenvolvimento humano e, na sequência, foram convidados a participar do Dia de Cooperar, que em 2014 tem o tema: “Juntos somos mais e podemos mais”. Os convidados também receberam kits de divulgação para promover o evento dentro das cooperativas.
 
APRESENTAÇÃO - A gerente de Promoção Social do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), Maria Eugênia Ruiz Borba, apresentou o programa aos convidados, explicando as diferentes etapas e os benefícios com a participação no projeto.

O Dia de Cooperar tem o objetivo de incentivar o voluntariado e dar visibilidade às práticas de promoção social dentro das cooperativas. As organizações devem inscrever seus projetos para participar do evento que pretende chegar a 1,5 milhão de beneficiários.

Entre os serviços oferecidos estão sugeridos: orientações sobre saúde, emissão de documentos, arrecadação e doação de roupas e alimentos a instituições de caridade. Mas as cooperativas podem participar com atividades já desenvolvidas atualmente.
 
PORTA-VOZES - Segundo Maria Eugênia, esses gestores têm agora o desafio de funcionar como porta-vozes em suas cooperativas e incentivá-las a inscrever seus projetos para participar do Dia C: “Nós sabemos que quase todas as cooperativas já têm algum projeto social. O nosso objetivo é que elas possam mostrar os trabalhos desenvolvidos em uma ação pontual no Dia C e que, posteriormente, tornem essas práticas como instituídas dentro das organizações”.
 
FELICIDADE INTERNA COOPERATIVISTA – Parte da programação do encontro, o workshop ministrado pelo consultor e pesquisador Benedito Nunes propiciou aos convidados um momento de reflexão sobre a Felicidade Interna Cooperativista (FIC).

Ele ressalta que a escolha do tema de Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) foi ideal para o lançamento do Dia C no Paraná. “Uma maneira eficiente de promover a felicidade de cada pessoa é a promoção do voluntariado. Uma empresa que engaja os funcionários em projetos sociais percebe vários benefícios como: institucionais, organizacionais, pessoais e comunitários”.

 

Representantes das Cooperativas se mostram animados

 

O assessor de comunicação social da Copagril, Matias Eldor Graff, acompanhou o evento e se diz agora motivado em trazer práticas para a promoção da Felicidade Interna. Ele afirma que a cooperativa que já conta com comitês que visam à promoção do bem-estar e parabeniza a iniciativa de integrar essas ações.
 
EMPOLGAÇÃO - A gestora de recursos humanos do Sicoob, Vera Regina de Paula e Silva, está empolgada com a iniciativa: “O que eu mais gosto no trabalho voluntário é que conseguimos fazer os olhos das pessoas que estamos ajudando brilhar”. Ela conta que a cooperativa de crédito já tem projetos de promoção do bem-estar e espera que agora eles possam ser expandidos com a participação no Dia C.
 
PREOCUPAÇÃO CONSTANTE - O analista de RH da Unimed, Adílson Junior, relata que a qualidade de vida sempre foi uma preocupação constante da empresa. Eles já realizam corridas, aulas de dança e projetos de melhorias à saúde que podem funcionar na campanha. Já para a analista do Integrada, Evelyn Fernandes, a principal contribuição do evento é que: “a iniciativa dá mais segurança para as cooperativas buscarem inovação quando traçam seus planos estratégicos para exercer o voluntariado”.
 
CONFIANÇA - O gerente de desenvolvimento humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, demonstra confiança na realização do Dia C no Paraná: “O Sescoop, trazendo esse evento em escala nacional, tem uma grande virtude: poderemos medir o volume de ações que o cooperativismo brasileiro vem fazendo em prol do voluntariado. Nós sabemos que muitas cooperativas já fazem dessa ação uma prática comum, mas com essa divulgação, poderemos contagiar outras cooperativas que ainda não fazem. Então, eu acredito que o cooperativismo pode fazer a diferença na construção de um mundo melhor”.
 
MOBILIZAÇÃO - O Dia de Cooperar (Dia C), em 2014, será realizado em 24 estados do país. Nesse dia, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolverão em suas localidades um elenco de realizações sociais, na forma de projetos, atividades e iniciativas locais que, priorizando o trabalho voluntário, demonstrarão a capacidade e o empenho do setor cooperativista para atuar socialmente.

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Presidentes de cooperativas baianas discutem o crescimento do setor

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Salvador (21/7) – Apresentar e avaliar as atividades desenvolvidas pelo Sistema Oceb, debater novas propostas e estratégias para o crescimento do cooperativismo, além de promover a interação e estimular a troca de experiências entre os participantes. Essas linhas nortearam o Encontro dos Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014, ocorrido na sexta-feira (18/7), em Salvador. O evento reuniu presidentes, dirigentes e representantes de 23 cooperativas e 54 dirigentes e gestores da capital baiana e região circunvizinha.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Inspetores de Ensaios não Destrutivos do Estado da Bahia, Marcial Medina, o evento é uma grande oportunidade de fortalecimento do cooperativismo.

“O fato de o Sistema Oceb reunir vários segmentos é muito importante. Temos que nos fortalecer e a interação com outros presidentes é fundamental.” O presidente destaca o trabalho desenvolvido pela Oceb na área social. “O Dia C é fundamental na divulgação do cooperativismo, pois mostramos que o nosso trabalho vai além do que fazemos e oferecemos”, completa.

SUPERAÇÃO – Durante o encontro o presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, falou sobre as ações desenvolvidas pelo Sistema Oceb e das estratégias para superar os obstáculos. “A formação profissional aliada ao processo contínuo de capacitação são ações primordiais para o cooperativismo se fortalecer e crescer. Além disso, a governança é outro aspecto fundamental na gestão, pois contribui para superar barreiras.”

PARTICIPAÇÃO – Para o presidente da Cooperativa dos Inspetores de Equipamentos Autônomos do Estado da Bahia, José Jorge Lopes Gomes, é gratificante participar da elaboração e discutir propostas para o desenvolvimento do cooperativismo. “A Oceb está de parabéns em promover esse encontro e oportunizar o debate e a construção coletiva das atividades a serem desenvolvidas pela Oceb e o Sescoop/BA.”

AGENDA – O município de Irecê é próxima cidade a receber o Encontro dos Presidentes de Cooperativas da Bahia 2014. O evento está marcado para o dia 1º de agosto. (Assimp Sistema Oceb)

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Ceará inicia a 7ª edição do curso Formacoop

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Fortaleza (21/7) – Com um auditório lotado, o Sistema OCB/CE deu início, nesta sexta-feira (18/7), a mais uma turma do curso de Formação de Gestores de Cooperativas (Formacoop). O treinamento é realizado desde 2009 e entra na sua 7ª edição.

Neste ano, o curso conta com a participação de 35 alunos, entre dirigentes e alguns técnicos da unidade local. De acordo com a gerente de Formação Profissional do Sistema OCB/CE, Ilana Maciel, o treinamento tem o objetivo de criar novos multiplicadores para o cooperativismo cearense, com foco na gestão de suas cooperativas.

“O que nós esperamos de um curso como o Formacoop é que esses dirigentes que aqui estão possam absorver o máximo de conhecimento possível. Acredito que eles acertaram ao procurar o curso, pois os ganhos das cooperativas serão enormes”, diz a gestora do projeto.

Ainda de acordo o Ilana Maciel, o treinamento do Formacoop capacitará e os alertará para a produção de um bom plano estratégico, voltado à organização da cooperativa, implantação de recursos humanos, e muito mais.

CERIMÔNIA – A abertura do Formacoop foi feita pelo Superintendente do Sistema OCB/CE, José Aparecido dos Santos, que alertou sobre a importância desse treinamento para o cooperativismo cearense. “Fico muito feliz quando vejo um auditório como o nosso completamente lotado de gestores que querem o melhor para o coletivo. E é isso o que o Formacoop vai proporcionar. Com o conhecimento que essas pessoas terão, ao longo dos próximos meses, teremos gestores mais capacitados. Isso muda a rotina das cooperativas”, considera Aparecido dos Santos.
 
DISCIPLINA - Diretor da Uniodonto e também membro do Conselho de Administração do Sistema OCB/CE, Cristiano Bessa, que também é um dos alunos do curso agradeceu a presença dos alunos e reforçou o compromisso que todos devem ter até o final da grade de disciplinas.

“Se tivermos o compromisso e nos dedicarmos, estudarmos o conteúdo com atenção, o cooperativismo cearense como um todo irá ganhar. Mas, antes, ganhamos nós, como pessoas e como gestores. Tenho a certeza de que esse Formacoop será um dos melhores que já realizamos. E, agora, como aluno, quero provar do ótimo conteúdo planejado para esse treinamento”, comenta Cristiano.
 
Ao final do curso, que ocorre em fevereiro de 2015, todos os alunos concludentes receberão certificados reconhecidos pelo Sistema OCB/CE. A carga horária é de 128h. (Assimp Sistema OCB/CD)

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