Santa Catarina implanta Jovemcoop e fortalece cooperativismo
Brasília (24/7) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) lançou hoje, em Cunha Porã/SC, o Programa Jovemcoop. A iniciativa, inovadora no Estado, atenderá turmas da Cooper A1, Auriverde e Cooper Itaipu. O programa também iniciou nessa semana em Canoinhas, com duas turmas da Cooperalfa. A gerente geral do Sescoop – unidade nacional – Karla Oliveira, fez questão de participar do lançamento.
O seminário foi aberto com a presença de presidentes e lideranças das cooperativas CooperA1, Auriverde e Cooperitaipu e do presidente do Sistema OCB/SC, Marcos Antonio Zordan. O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas entre jovens (cerca de 90) e pais, que vieram apoiar o Jovemcoop.
Além da apresentação do programa, o evento contou também com depoimentos de jovens que participaram de edições passadas do Programa, ainda no formato do antigo Programa de Formação de Jovens Lideranças cooperativistas.
“É gratificante e emocionante ouvirmos depoimentos que demonstram o desenvolvimento de potencialidades que, certamente, em muito contribuirão para a atuação destes jovens, seja na propriedade rural, seja no âmbito da cooperativa, seja na vida pessoal, enquanto cidadãos”, declara a gerente geral Karla Oliveira.
Segundo ela, o Jovemcoop, iniciado efetivamente em 2013, pelo Sescoop, possui como principal objetivo a promoção da sustentabilidade do cooperativismo e das cooperativas, por meio do despertar da cultura da cooperação, do fortalecimento da doutrina cooperativista, além da promoção da vivência do cooperativismo por jovens com idade entre 15 e 35 anos.
PROGRAMA – Consiste em dois seminários e 12 encontros, totalizando 196 horas. Os temas dos encontros foram escolhidos pelas cooperativas envolvidas e vão desde oratória até desenvolvimento de equipes, liderança e legislação. Quatro cooperativas iniciam os trabalhos neste mês de julho.
Além de tantas outras, a intenção do Jovemcoop é que os jovens se insiram na tomada de decisões das cooperativas, promovendo o crescimento pessoal, profissional e social dessa juventude.
PÚBLICO-ALVO - Jovens com idade entre 15 e 35 anos, entre cooperados, familiares de cooperados ou candidatos a futuros cooperados (que preencham as condições para se tornar um cooperado, de acordo com as especificidades de cada ramo e do estatuto da cooperativa beneficiária);
OBJETIVOS - Fomentar o reconhecimento da relevância socioeconômica da cooperativa junto aos seus públicos diretos e à comunidade; proporcionar aos jovens experiências de impacto para o desenvolvimento humano, social e profissional; identificar lideranças juvenis e desenvolver competências para a sucessão na governança ou atuação no ambiente interno e externo vinculado à cooperativa; promover a Organização do Quadro Social: envolver os jovens com o negócio da família e da cooperativa; encorajá-los a se integrar ao quadro social e participar ativamente da vida da cooperativa; promover o comportamento empreendedor e o protagonismo juvenil cooperativista.