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Notícias negócios

 

10º Concred discute integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo

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Brasília (10/9) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o coordenador do Conselho Consultivo do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO), Celso Regis, também presidente da Confebras, abrirão, logo mais à noite, a edição 2014 do Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (10ª Concred). O evento que prossegue até o dia 12, próxima sexta-feira, ocorre em Manaus (AM). A abertura está marcada para as 20h.

O 10º Concred, que conta com o apoio do Sescoop, já tem recorde de inscrições. Ao todo, mais de 1,4 mil profissionais envolvidos com o cooperativismo de crédito de todo país, confirmaram participação no evento. Este ano, o Congresso abordará diversos subtemas, sugestões e anseios do Sistema Cooperativista de Crédito, tudo em sintonia com o tema central: “Integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo: O melhor caminho”.

Tal direcionamento defende que o melhor caminho para o desenvolvimento do sistema cooperativista financeiro e, consequentemente, o crescimento do empreendimento cooperativo está literalmente balizado pela união de esforços para um mesmo objetivo: uma maior integração do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Tudo em prol de fortalecer a participação no mercado financeiro brasileiro, de forma a promover a inclusão financeira e uma melhor distribuição da riqueza.
 
Como tradição das edições anteriores, para encerrar o Congresso será elaborada a “Carta de Manaus”, documento a ser entregue às autoridades governamentais, como forma de demonstração formal dos anseios dos congressistas visando ao desenvolvimento do setor e do país. Mantendo o princípio das edições anteriores, os desafios serão debatidos, as soluções identificadas e num futuro próximo colocadas em prática.

A cerimônia oficial de abertura contará, ainda, com o presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior, do presidente do Sicoob Norte, Ivan Capra, do secretário-executivo do Banco Central do Brasil, Geraldo Magela, do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Osmar Serraglio, dentre outras autoridades.

EVENTO – Realizado a cada dois anos, a 9ª edição do Concred registrou a participação de 1,2 mil pessoas, em Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul, entre palestrantes, staff e executivos cooperativistas. De acordo com a superintendente da Confebras, Maria Telma da Silva, a decisão de realizar o Concred no Amazonas foi fruto de um entendimento entre os integrantes da plenária, ao fim da edição anterior do Congresso.

“A gente sabe que vai deixar um legado para o crescimento e desenvolvimento do estado onde realizamos o evento. O Concred movimenta a economia local e possibilita o maior interesse da sociedade como um todo para o cooperativismo”, disse.

PONTO ALTO – A palestra Magna será proferida das 20h às 21h, por Andrew Savitz, autor do best-seller The Triple Bottom Line, considerado e reconhecido mundialmente como um líder em sustentabilidade. Em 2013, Savitz publicou mais uma consagrada obra, intitulada “Talent Transformation and the Triple Bottom Line”, atualmente coroada como a literatura de maior referência em recursos humanos e sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

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Inscrições ao Prêmio Cooperativa do Ano entram na reta final

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Brasília (9/9) – As cooperativas interessadas em participar do 9º Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pelo Sistema OCB em parceria com a revista Globo Rural, devem se apressar para efetuar a sua inscrição em uma das sete categorias da premiação. O período de preenchimento do formulário termina daqui a uma semana, ou seja, no próximo dia 16/9.

As cooperativas, independentemente do ramo ou porte, podem participar, indicando um projeto por categoria. O objetivo do prêmio é destacar as ações que tenham proporcionado benefícios aos cooperados e à comunidade. Confira as categorias:

1. Desenvolvimento Sustentável – Reconhece projetos com foco em racionalização do consumo de bens como água, energia elétrica, combustíveis fósseis, plásticos, papel, entre outros. Também podem ser inscritos projetos voltados à proteção de patrimônios naturais, ambientais e históricos.

2. Cooperativa Cidadã – Nesta categoria, o objetivo é reconhecer projetos que beneficiam a população local, por meio da disponibilização de serviços próprios abertos ao público; patrocínio ou realização, com ou sem parcerias, de eventos artísticos, culturais ou de promoção social; financiamento ou realização de obras, instalações e similares que beneficiem a população.

3. Comunicação e Difusão do Cooperativismo – Devem ser inscritas práticas do dia a dia que promovam a cultura do cooperativismo junto à população local. Podem ser inscritas ações como cursos e palestras sobre cooperativismo ou aquelas com vistas à ampliação do número de associados.

4. Fidelização – Reconhece projetos que promovam a fidelização do cooperado à sua cooperativa como, por exemplo, o aumento da presença do cooperado na rotina da instituição ou do uso médio dos serviços oferecidos.

5. Benefícios – Disponibilizar mais benefícios aos cooperados. Esse é o foco desta categoria que abrange a ampliação da oferta de novos serviços aos cooperados ou a melhora dos serviços já oferecidos.

6. Atendimento – É voltada a iniciativas que mostrem a melhora no atendimento aos cooperados: implantação do atendimento e prestação de serviços via internet; melhora do espaço físico e dos equipamentos; diminuição da burocracia e do tempo de atendimento ao cooperado; e facilidade de acesso às informações.

7. Inovação e Tecnologia – Reconhece cooperativas que implantaram projetos inovadores ou que desenvolveram novas tecnologias junto aos seus cooperados, facilitando seu acesso a novidades tecnológicas de produção e gestão administrativo-financeira, permitindo aos mesmos, por exemplo, ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros em seus negócios.

SOBRE O PRÊMIO - O Prêmio Cooperativa do Ano chega à nona edição. É uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 estados brasileiros. No total, 21 trabalhos foram vencedores.

PREMIAÇÃO - A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de novembro, em Brasília (DF). Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Os vencedores receberão troféu e certificado alusivos ao prêmio e terão, ainda, ampla divulgação realizada pelo Sistema OCB junto ao sistema cooperativista e aos canais de mídia.

Acesse o regulamento completo em www.cooperativadoano.coop.br.

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Ferramentas do FIC são apresentadas a representantes de MG e do RS

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Brasília (9/9) – As ferramentas do índice da Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) estão sendo apresentadas pela Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas a representantes das unidades estaduais do Sescoop de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. A capacitação começou hoje e termina amanhã. Esses dois estados são os últimos integrantes do Comitê Nacional de Promoção Social a passarem pela capacitação.

A intenção, além de sensibilizar os representantes mineiros e gaúchos, é apresentar as ferramentas capazes de mensurar o bem-estar e a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares nas cooperativas. O FIC é um indicador que contrapõe ao PIB e está sendo estruturado pelo Sistema OCB como mais uma estratégia inovadora e pioneira, visando a assegurar qualidade de vida aos cooperados brasileiros.

O indicador foi inspirado no índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), que se baseia em valores humanistas para dimensionar a felicidade em grupos e comunidades.

“A felicidade é algo que deve ser buscado por nós o tempo todo e o cooperativismo – gerador de emprego, renda, inclusão social, saúde, educação e uma série de outros elementos – se constitui, cada vez mais, uma ferramenta estratégica de gestão e de desenvolvimento. E essa é a missão do cooperativismo: promover o indivíduo e sua comunidade”, declara Maria Eugênia Ruiz, gerente de Desenvolvimento Social da unidade nacional do Sescoop.

FELICIDADE – O indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu no Butão, em 1972, como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas dados econômicos e financeiros para aferir o sucesso de uma nação.

Já o FIC foi moldado para o sistema cooperativista pelos integrantes do Comitê Nacional de Promoção Social, composto por representantes das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A intenção do grupo é promover o FIC como ferramenta de bem estar e qualidade de vida aos funcionários e cooperados das cooperativas e seus respectivos familiares.

A ferramenta aborda nove dimensões, são elas: bem estar psicológico, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente, cultura, governança, uso do tempo e vitalidade comunitária.

O FIC tem como público-alvo as cooperativas de todos os ramos, independente de sua localização. A expectativa do Sistema OCB é de que, em 2015, o indicador seja lançado nacionalmente.

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Abertas as inscrições ao projeto Uniodonto Arte

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Brasília (9/9) – A Uniodonto Porto Alegre apresenta o Uniodonto Arte, evento que pretende provocar talentos e estimular afinidades entre os cooperados. Na edição deste ano, o projeto tem o formato de concurso de fotografia. Com isso, Os cooperados podem inscrever fotos nas categorias viagem, sorriso e caso clínico até amanhã.

Serão selecionadas 30 fotografias que vão integrar uma exposição no mês de outubro e farão parte de um livro que será lançado em dezembro deste ano. A seleção das fotos será orientada por critérios definidos no regulamento do evento.

O Uniodonto Arte faz parte da construção do novo perfil de relacionamento institucional da Uniodonto Porto Alegre que investe no desenvolvimento de um ambiente de colaboração criativa para integrar os cooperados ao cotidiano da instituição. A iniciativa pretende estimular a manifestação artística entre os profissionais associados e oportunizar uma reflexão poética sobre suas rotinas.


CONHEÇA O PROJETO

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Pesquisa lança livro sobre as transformações do mundo rural brasileiro

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Curitiba (9/9) – O Sistema Ocepar sediou, na manhã desta sexta-feira (5/9), em Curitiba, o Seminário Agronegócio Brasileiro – Desafios da Inovação, Política Agrícola e Assistência Técnica. Estiveram presentes lideranças do setor, como o secretário estadual da Agricultura em exercício, Otamir Martins, e o presidente do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Florindo Dalberto, entre outros.

O evento foi promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio do Sistema Ocepar, Sistema Faep, Instituto Emater, Núcleo de Agronegócio do jornal Gazeta do Povo, Programa de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGCOOP), entre outras entidades.

O gerente técnico e econômico do Sistema Ocepar, Flávio Turra, fez a abertura do evento, salientando a importância dos temas em debate no seminário. Na sequência, houve o lançamento do livro “Mundo Rural no Brasil no Século 21”, que traz uma ampla radiografia do setor rural brasileiro hoje, com múltiplos enfoques, informações e análises rigorosas, escritas por alguns dos maiores especialistas do Brasil.

“Para nós, foi muito importante realizar esse trabalho que pretende ser útil para o mundo real e que teve uma motivação simples. A sociedade brasileira ainda não compreende a dimensão e a importância estratégica que a agricultura tem para a economia do país e para a sociedade brasileira. Convencidos de que há essa incompreensão, queremos convidar os leitores a fazer uma reflexão sobre o tema”, disse o pesquisador Antônio Márcio Buainain, do Instituto de Economia da Unicamp.

A OBRA – A obra possui 1.182 páginas, dividida em 37 capítulos com a autoria de 51 cientistas sociais ligados a mais de 20 instituições públicas e privadas. O livro é editado por Eliseu Alves e Zander Navarro (ambos da Embrapa) e Antônio Márcio Buainain e José Maria da Silveira (ambos da Unicamp).

Em essência, os autores procuraram enfrentar o relativo desconhecimento, o romantismo e a idealização da agricultura, do “rural brasileiro” e do agronegócio, com informações e análises rigorosas sustentadas em informações primárias, como dados de censo e pesquisas de campo. (Assimp Sistema Ocepar)

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Técnicos da CPLA participam de reunião nesta quarta-feira

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Maceió (9/9) – A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) realizará nesta quarta-feira, 10/9, uma reunião com técnicos responsáveis por prestar suporte às associações de produtores de leite ligadas à cooperativa. O encontro ocorre a partir da 8h30, no prédio sede da entidade.

Na ocasião serão discutidos assuntos relacionados ao suporte dado pelos técnicos da Cooperativa sobre a atuação das associações dentro do Programa do Leite. Segundo Gustavo Ramos, do departamento técnico da CPLA, será feito um remanejamento dos técnicos para as regiões em que a Cooperativa atua.

“Além do remanejamento também faremos uma atualização de informações inerentes ao Programa Social do Leite, para que os técnicos possam repassar de uma forma cada vez mais clara as associações e seus produtores”, completou Gustavo.

A atualização dos técnicos será realizada pela CPLA em parceria com a empresa de planejamento e consultoria Projetar, que opera na gestão de projetos e treinamentos. Serão cinco técnicos que passarão por reciclagem para melhorar ainda mais o serviço prestado pela CPLA ao agricultor familiar. (Assimp CPLA)

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Sistema Ocemg participa de Simpósio das Unimeds

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Ouro Preto (9/9) - A terceira edição do Simpósio das Unimeds, realizada em Ouro Preto, de 27 a 30 de agosto, contou com a presença de representantes do Sistema Ocemg e mais de 800 profissionais da área de saúde. Considerado um dos maiores eventos do Sistema Unimed, o simpósio reuniu dirigentes, gestores e colaboradores de cooperativas médicas do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro para discutirem sobre o cenário atual da economia brasileira, principais desafios da área de saúde suplementar, de gestão e do cooperativismo médico.

O Simpósio promoveu mesas-redondas sobre "O papel da mídia na qualificação da Saúde e Os novos caminhos na judicialização da saúde". Jornalistas de diferentes veículos nacionais estiveram presentes no primeiro debate para refletir sobre como a mídia influi, diretamente, na imagem do setor de saúde suplementar perante o público, se os repórteres estão cumprindo seu papel na prestação de serviço e se os veículos de comunicação têm abordado questões fundamentais sobre a qualificação do setor.

Já a segunda mesa-redonda apresentou um panorama da saúde acerca do modo como ela é tratada nos tribunais e retomou a discussão sobre como a Justiça tornou-se um dos meios para se resolver problemas de acesso a medicamentos, próteses e vagas de internação em hospitais públicos e privados.

Com o tema "Em busca do Ouro - Objetivo Único Resultados Otimizados", a programação contou também com o painel Experiências de Sucesso, no qual as cooperativas puderam apresentar projetos que estão gerando bons resultados e podem servir de exemplo para outras Unimeds.

Os trabalhos foram divididos em três categorias: Redução das despesas administrativas e/ou assistenciais, Atenção integral à saúde e Relacionamento com o cooperado. Após avaliar cada trabalho, o júri técnico indicou os vencedores, que se apresentaram em plenária nos dias 28 e 29 de agosto.

Para Marcelo Mergh, presidente-executivo da Unimed Federação Minas, o evento é uma importante ferramenta para incitar o debate sobre as atividades do setor. "O Simpósio é uma oportunidade ímpar de renovação das ideias e nos mostra como o cooperativismo é fundamental para o crescimento e sustentabilidade de toda a sociedade", afirmou.

Patrocinador do evento, o Sistema Ocemg esteve presente com um estande institucional. Além disso, a solenidade de abertura foi prestigiada pelo superintendente da Casa, Alexandre Gatti Lages, representando o presidente Ronaldo Scucato.

De acordo com o analista da Gerência de Acompanhamento, Asenclever Junior, que também participou do encontro, além de proporcionar aos visitantes uma reflexão sobre os processos envolvidos em uma cooperativa, a participação do Sistema Ocemg no Simpósio das Unimeds possibilitou uma aproximação maior das cooperativas com a instituição. "Foi uma boa oportunidade para difundir o cooperativismo e os trabalhos desenvolvidos pela entidade", afirmou. (Assimp Sistema Ocemg)

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Prorrogado o prazo de inscrição pra o processo seletivo nº 01/2014 para a Unidade Nacional do Sescoop.

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Os candidatos interessados em participar do processo seletivo para diversas funções de nível superior e nível médio terão até o dia 14/09 para se inscrever.

Para conhecer na integra o comunicado de retificação do Cronograma acesse aqui.

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Brusque vai sediar uma edição da Feira de Oportunidades Viacredi

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Brusque (5/9) - A Viacredi vai contemplar a cidade de Brusque com uma edição da Feira de Oportunidades, evento da cooperativa que tem o objetivo de incentivar o empreendedorismo e apoiar os pequenos negócios de seus cooperados na região. A Feira ocorre entre amanhã e depois, no Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco), com entrada gratuita ao público e atrações para toda a família.

Na programação da Feira, o destaque é a exposição de produtos e serviços de cerca de 130 empreendedores de Brusque e Guabiruba que são cooperados da Viacredi. Eles terão um espaço gratuito para mostrar ao público o que fazem, divulgando sua atividade para gerar futuras oportunidades de negócios. O objetivo deste evento é ser uma vitrine, pois coloca em evidência os pequenos empreendimentos formais ou informais e, ao mesmo tempo, permite que a comunidade tome conhecimento dos produtos e serviços oferecidos em sua região.

De acordo com o diretor executivo da Viacredi, Vanildo Leoni, a Feira de Oportunidades é um meio que a Cooperativa encontrou para destacar o empreendedorismo e divulgar os micro e pequenos negócios mantidos pelos cooperados. Muitos destes empreendimentos nasceram ou se desenvolveram com o apoio da Viacredi, que no dia a dia oferece crédito facilitado, orientação financeira e formação empreendedora aos cooperados.

“Por experiência das pesquisas realizadas em edições anteriores, temos certeza que a Feira resulta em oportunidades de negócios a curto, médio e longo prazos, gerando parcerias entre os cooperados expositores e a comunidade”, afirma. A Feira de Oportunidades é realizada desde 2009 de forma itinerante nas principais cidades de atuação da Viacredi, tendo reunido mais de 1.000 expositores e 66 mil visitantes.

Além da exposição de produtos e serviços, o público também tem acesso a uma agenda de formação empreendedora, com palestras e consultoria gratuitas dos técnicos do SEBRAE-SC, ajudando os empreendedores a melhorar a gestão de seus empreendimentos. Atrações culturais, de saúde, recreativas e gastronômicas completam a programação, integrando a comunidade e tornando a visitação à Feira de Oportunidades um programa para a família.

Na Praça de Alimentação, entidades assistenciais da região estarão servindo churrasco, lanches e café, com a renda revertida para o seu trabalho social. Em Brusque serão beneficiados a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Lions Clube.
 
O QUE O VISITANTE VAI ENCONTRAR:
- Exposição: cerca de 130 estandes com apresentação de produtos e serviços de empreendedores cooperados à Viacredi em Brusque e Guabiruba;
- Palco Cultural: apresentações de dança, música e atividades esportivas de grupos da região;
- Formação empreendedora: palestras e consultoria gratuitas, em parceria com o SEBRAE/SC;
- Gastronomia: churrasco (jantar de sábado e almoço de domingo), café, lanches e bolos, em parceria com a APAE e Lions Clube de Brusque, com renda revertida ao trabalho social das próprias entidades;
- Espaço da Saúde: orientação e prevenção, exames de pressão arterial e glicose, entre outros;
- Recreação Infantil: brinquedos, pintura facial e outras atrações para as crianças se divertirem em segurança enquanto os pais visitam a Feira.

SERVIÇO
Feira de Oportunidades Viacredi – edição Brusque
-  Local: Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco) – Rua Gentil Batisti Archer, 221 – Centro – Brusque/SC.
-  Visitação: sábado, 6 de setembro, das 14 às 22 horas, e domingo, 7 de setembro, das 10 às 18 horas.
-  Evento gratuito e aberto a toda a comunidade
-  Mais informações em www.facebook.com/FeiraDeOportunidadesViacredi

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Alunos se preparam para a 1ª Mostra de Teatro Cooperjovem

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Palmitos (5/9) - Estudantes que integram o Programa Cooperjovem no oeste de Santa Catarina, participaram na última semana, em Palmitos, interior de Santa Catarina, da “Oficina de Teatro preparatória para alunos”. A iniciativa é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC), em parceria com a Cooper A1, Sicoob São Miguel e Copérdia.

Com seis horas de duração, a atividade teve por objetivo preparar os alunos para a apresentação dos esquetes teatrais na I Mostra de Teatro do Programa Cooperjovem/SC, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, no SESC Cacupé, em Florianópolis.

Os instrutores da JC Oliveira Escola de Artes, empresa contratada pelo Sescoop/SC para desenvolver o projeto de teatro em 2014, explicam que a proposta busca aperfeiçoar, nos participantes, a liderança social, comunicação, permanente motivação ao indivíduo, as relações e o trabalho em equipe.

“As atividades permitem que os alunos vivenciem conteúdos necessários ao autoconhecimento e autoconsciência, adquirindo condições para administrar os ensinamentos referentes à Mostra de teatro”, salienta Carmem Machado.

A oficina foi conduzida pelo pesquisador cênico, produtor cultural, professor de dança afro-brasileira, ator e bailarino intérprete, Leonardo Camargo Soares da Cruz e pelo professor de dança, ator e bailarino, Evandro Teixeira.

As atividades permitem mostrar a importância de visualizar a sociedade e acreditar no valor de gostar do que se faz, ou seja, aprender a olhar o que se faz, sob outros aspectos, e ainda, entender a ação por meio da comunicação assertiva respondendo ao questionamento: Será que o que comunico, expressa aquilo que eu realmente desejo?

Com isso, valoriza-se a metodologia do Programa Cooperjovem em prol do desenvolvimento social, aproximando ainda mais, as relações entre escola e comunidade.

COOPERJOVEM - O Programa Cooperjovem tem abrangência nacional e é implementado pelas Unidades Estaduais do Sescoop e cooperativas parceiras do programa. No Estado de Santa Catarina, é realizado em escolas da rede de ensino público com o apoio das Secretarias Municipais e/ou Gerências Regionais de Educação. Atende a professores e alunos de todo o ensino fundamental, com a intenção de disseminar os ideais cooperativistas por meio de ações participativas e cooperativas. (Sistema OCB/SC)

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Coapa investe na qualificação profissional de colaboradores

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Pedro Afonso (5/9) – A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) conhece as exigências do mercado, cada vez mais competitivo, e investe na qualificação profissional de seus colaboradores. Nos últimos três anos quase 30 profissionais participaram de diversas capacitações, dos mais simples como cursos de vendas até pós-graduações, a exemplo do MBA em Gestão Empreendedora, Sustentabilidade e Inovação em Cooperativas.

Neste mês, os colaboradores da cooperativa pedroafonsina João Lopes, Maria Silvana Ramos, Fernando Coelho e Handerson Denilson Bihain iniciaram a participação na terceira turma do projeto de formação continuada Gestão Empresarial das Cooperativas Tocantinenses (Gescoop). A iniciativa do Sescoop/TO também conta com mais 42 alunos membros de outras cooperativas tocantinenses.

A capacitação busca fazer com que os alunos utilizem conhecimentos técnico-científicos e sejam capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais nas cooperativas onde trabalham.

O primeiro dos dez módulos – Cooperativismo, Organização do Quadro Social e Lei 5764/71 – ocorreu no último dia 15 de agosto na sede da OCB/TO, em Palmas. O curso segue até maio de 2015.

Expectativas positivas

Depois de participarem do primeiro módulo do curso, os integrantes da Coapa estão com boas expectativas e esperam adquirir conhecimentos que serão úteis no desempenho de suas atividades profissionais. O engenheiro agrônomo Fernando Coelho trabalha na área técnica da Coapa há pouco mais de seis meses e considera o curso dinâmico e prático.

“É um curso longo com vários módulos, com isso muitos aspectos de uma cooperativa acabam sendo envolvidos, já que são abordados assuntos como gestão, finanças, negociações e noções de cooperativismo”, comenta o colaborador.

Para Handerson Bihain, já no primeiro módulo foi possível ter uma compreensão mais ampla sobre o sistema cooperativista. O assistente comercial atua na cooperativa há dez meses e acredita que a capacitação vai trazer subsídios para atender ainda melhor os cooperados.

Na Coapa desde o ano 2000 e com a experiência de quem já participou de vários cursos na área de cooperativismo, a agente de desenvolvimento humano Maria Silvana Ramos avalia que o Gescoop é de suma importância para o desempenho profissional do participante, pois atualiza seu conhecimento e enriquece o seu dia a dia na cooperativa, dando fôlego novo aos objetivos de cada um de participar da gestão com novos saberes.

“Minhas expectativas são direcionadas à forma com que serei capaz de transmitir o que aprender a meus dirigentes e cooperados, repassando ainda o que for possível aos meus companheiros da Coapa”, relatou.

O próximo módulo do Gescoop será realizado nos dias 26 e 27 de setembro, e vai abordar o tema Gestão de Pessoas. (Assimp Coapa)

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Últimos dias para inscrição no 9º Prêmio Cooperativa do Ano

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Belo Horizonte (2/9) – As inscrições para o Prêmio Cooperativa do Ano 2014 já entraram na fase final, e as cooperativas interessadas em participar do certame têm até o dia 16 de setembro para se inscrever. Entidades de todo o Brasil, independentemente do ramo ou porte, poderão submeter seus projetos nesta edição do prêmio, que será dividido em sete categorias: desenvolvimento sustentável, cooperativa cidadã, comunicação e difusão do cooperativismo, fidelização, benefícios, atendimento e inovação e tecnologia.

Criada em 2004, a premiação tem como objetivo reconhecer os projetos de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade, refletindo o espírito do setor e o compromisso das entidades.

Em 2014, as cooperativas inscritas no Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), terão uma bonificação e sairão na frente na avaliação dos resultados. A premiação nacional ocorrerá em Brasília, no dia 25 de novembro.

Histórico - O Prêmio Cooperativa do Ano é uma iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural. A última edição do certame foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 cooperativas do Sistema OCB, de 20 Estados brasileiros. Mais informações no site: http://www.cooperativadoano.coop.br/.

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Unimed Araguaína inaugura a Casa do Cooperado

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Araguaína (4/9) – Os cooperados da Unimed Araguaína contam agora com um espaço exclusivo de atendimento na cooperativa, onde poderão buscar orientações, esclarecer dúvidas e fazer suas solicitações administrativas. Trata-se da Casa do Cooperado, inaugurada dia 25/8, beneficiando o inter-relacionamento entre a Unimed Araguaína e seus mais de 140 cooperados.

A Casa do Cooperado funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na sede da Unimed Araguaína, em um espaço acolhedor e bem decorado, equipado com sofás, frigobar, televisão e destinado especialmente às necessidades administrativas dos médicos.

O presidente Luiz Carlos de Oliveira explica que a Casa do Cooperado foi estruturada de forma que o médico sinta-se realmente em casa e tudo que envolve o universo do cooperado está organizado neste novo espaço, inclusive as atividades educativas, como cursos, eventos e palestras.

Já em funcionamento, a Casa do Cooperado oferece serviços, como a atualização de cadastros, adesão ao plano de saúde Unimed, inscrição, o acesso a informações sobre as atividades da cooperativa, o agendamento de exames/consultas, o recebimento de solicitações e respostas às demandas de credenciamento de serviços, contas médicas, tabelas, pagamentos e benefícios aos cooperados, consultas ao setor de Recursos Humanos e solicitação de receituários e jalecos.

No local, os cooperados também contam com um espaço de convivência, onde poderão trocar experiências com outros profissionais. O telefone direto da Casa do Cooperado é (63) 3411-8613. Por telefone ou presencialmente, a colaboradora Vandeci Carmo dos Santos, assistente de relacionamento, está pronta para bem atender os cooperados da Unimed Araguaína. (Assimp Unimed Araguaína)

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Sescoop divulga Comunicado nº 3 referente a alteração do perfil para a função Secretária Executiva

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Brasília (4/9) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) acaba de divulgar a retificação do perfil publicado para o cargo de Analista, na função Secretária Executiva, em seu Processo Seletivo nº 01/2014. A alteração deixa de exigir a graduação completa em curso de nível superior (bacharelado) em Letras. Com isto, o Sescoop passa a exigir a graduação em Secretariado Executivo, a fim de atender às disposições legais.

Contudo, o Sescoop esclarece que os candidatos com nível superior (Bacharelado) em Letras, cuja graduação tenha sido concluída antes de 10/01/1996 poderão continuar participando da seleção, desde que, comprovem o efetivo exercício da profissão de Secretariado Executivo por, pelo menos, 36 meses, ocorridos antes do período mencionado. Saiba mais acessando aqui o Comunicado.

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Sescoop retifica edital de processo seletivo/2014

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Brasília (2/9) – A  CKM Serviços, por meio do Grupo Makiyama, acaba de divulgar o Comunicado nº 2, referente ao Processo Seletivo n 01/2014.  Trata-se de retificação de informações contidas no Comunicado de Abertura do processo seletivo para a Unidade Nacional do Sescoop. Para conhecer na íntegra o comunicado CLIQUE AQUI.

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Sistema OCB lança projeto-piloto do índice Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC)

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Brasília (2/9) – Como mensurar o bem-estar e a qualidade de vida dos cooperados, empregados e familiares nas cooperativas? Com o índice da Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC) que será lançado logo mais, às 19h, pelo Sistema OCB no Sicoob Metropolitano, na cidade de Maringá, interior paranaense. O indicador é um contraponto ao PIB e está sendo estruturado como mais uma estratégia inovadora e pioneira, visando a assegurar qualidade de vida aos cooperados brasileiros.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, que participará da cerimônia de lançamento do projeto-piloto, explicou que o indicador foi inspirado no índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), que se baseia em valores humanistas para dimensionar a felicidade em grupos e comunidades.

“A felicidade é algo que deve ser buscado por nós o tempo todo e o cooperativismo – gerador de emprego, renda, inclusão social, saúde, educação e uma série de outros elementos – se constitui, cada vez mais, uma ferramenta estratégica de gestão e de desenvolvimento. E essa é a missão do cooperativismo: promover o indivíduo e sua comunidade”, declara Renato Nobile.

O lançamento do FIC ocorrerá na sede do Sicoob Metropolitano e deve reunir mais de 300 pessoas, entre funcionários, familiares e cooperados. A aplicação será realizada até dia 30/9 e, para isso, será aplicada e acompanhada por equipes do Sescoop/PR e da Gerência de Desenvolvimento Social da unidade nacional do Sescoop.

FELICIDADE – O indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB) surgiu no Butão, em 1972, como contraponto ao Produto Interno Bruto (PIB), que considera apenas dados econômicos e financeiros para aferir o sucesso de uma nação.

Já o FIC foi moldado para o sistema cooperativista pelos integrantes do Comitê Nacional de Promoção Social, composto por representantes das unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A intenção do grupo é promover o FIC como ferramenta de bem estar e qualidade de vida aos funcionários e cooperados das cooperativas e seus respectivos familiares.

A ferramenta aborda nove dimensões, são elas: bem estar psicológico, padrão de vida, educação, saúde, meio ambiente, cultura, governança, uso do tempo e vitalidade comunitária.

PÚBLICO-ALVO – O FIC tem como público-alvo as cooperativas de todos os ramos, independente de sua localização. A partir de agora, projetos-pilotos do indicador serão implantados em outras oito cooperativas (dos Ramos Crédito, Saúde, Trabalho e Agropecuário), localizadas nos estados do Amazonas, Pará, São Paulo, Ceará e Paraná.

2015 – A expectativa do Sistema OCB é de que, ao longo das próximas semanas, o projeto seja executado e avaliado. Em novembro, as experiências serão discutidas a fim de que o projeto passe pelos ajustes necessários. Em 2015, o FIC deve ser lançado nacionalmente.

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Programa da Unimed Catanduva conquista 3º lugar no Prêmio Henri Nestlé

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Catanduva (1º/9) – O trabalho Nutrição em Saúde Pública, com base nos dados relativos ao Programa Unimed na Praça, desenvolvido pela Unimed Catanduva, obteve o 3º lugar na 4ª edição do Prêmio Henri Nestlé. A premiação ocorreu em 27 de agosto, em São Paulo.

O programa da cooperativa serviu como base de dados para a aluna Lara Borghi Virgolin, pós-graduanda do curso de Nutrição do IMES Catanduva, cuja orientadora é a professora e nutricionista Larissa Volpini Rapina, também colaboradora da Unimed Catanduva, e tem como coautores os nutricionistas Maurício Ferraz de Arruda e Tainara Costa Singh e o jornalista e mestre em Comunicação Midiática Paulo de Toledo, gestor de Comunicação e Marketing da Unimed Catanduva.

O trabalho em questão, sobre Nutrição em Saúde Pública, teve como base as abordagens realizadas em dez cidades que receberam a visita do programa Unimed na Praça, entre julho de 2013 a abril de 2014. Foram 1.800 atendimentos e a constatação de sobrepeso em mais de 50% dos entrevistados.

A orientadora Larissa Volpini afirmou que o resultado representa o reconhecimento e a valorização do trabalho realizado. “A premiação é um diferencial na pesquisa e não consigo expressar a emoção de ter o trabalho escolhido entre os três melhores do País por uma empresa desse nível, como é a Nestlé”, disse.

Para a estudante Lara Virgolin, o Prêmio Nestlé é um estímulo à pesquisa científica nacional. “Fazer parte dos melhores pesquisadores e trabalhos na área de Nutrição em Saúde Pública é o reconhecimento da qualidade da pesquisa que desenvolvemos. Ressalta-se que a Unimed Catanduva teve grande importância nesta conquista, pois nos forneceu a estrutura necessária para o desenvolvimento e a coleta de dados da pesquisa”, ressaltou.
 
O diretor de Desenvolvimento da Unimed Catanduva, Dr. Durval Ribas Filho, é o idealizador do programa e ficou satisfeito com a premiação. “Estamos muito felizes. Essa premiação reforça, indiretamente, a importância do trabalho social que vem sendo realizado pela cooperativa. Nossa intenção é justamente essa: levantar um problema de saúde pública, que é o caso da obesidade no Brasil”, disse.

PRÊMIO – O prêmio tem por objetivo fomentar e valorizar a produção científica nacional e, por isso, é direcionado a estudantes de Lato Sensu e Stricto Sensu e a profissionais que desenvolvem trabalhos na área de pesquisa em todas as regiões do país. Além de ter o trabalho reconhecido, a aluna ganhou um prêmio de R$ 1.500,00 e certificado.

Na categoria Nutrição em Saúde Pública, os trabalhos científicos foram direcionados à promoção da segurança alimentar e nutricional, que tenham como objetivo demonstrar a importância do equilíbrio da alimentação e nutrição nos diferentes ciclos da vida em programas institucionais, unidades primárias em saúde, vigilância sanitária e nutricional. (Assimp Unimed Catanduva)

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Educação cooperativista de MT começa novo ciclo

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Cuiabá (1º/9) – Os investimentos em educação superior no cooperativismo de Mato Grosso começaram há 14 anos. Nesse período sete turmas do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas foram realizadas e contou com a participação de 320 alunos, oportunizando a formação especializada de dirigentes, executivos, funcionários e cooperados.

“Nesses sete primeiros MBA contamos com a parceria da FGV – Fundação Getúlio Vargas, que contribui para prepararmos as lideranças do Sistema cooperativistas, mas com uma abordagem geral, pois na existia um conceito voltado especialmente para as cooperativas”, conta o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. 

Em 2014 um novo ciclo de educação superior começou no cooperativismo de Mato Grosso. No dia 29 de agosto foi realizada a aula inaugural da VIII Turma do curso de Pós-Graduação em Gestão de Cooperativas realizado Sistema OCB/MT. Esta é a primeira turma onde o curso será realizado com o apoio da Escoop - Escola Superior de Cooperativismo, do Rio Grande do Sul, a primeira universidade voltada especialmente para o cooperativismo.

“Seremos o segundo Estado a ter uma universidade com o propósito de educação voltada para o negócio das cooperativas e essa turma que se inicia está inserida no processo educacional da criação de nosso Instituto Superior de Educação, que será inaugurado nos próximos dois anos”, frisa Onofre Cezário.

O superintendente Adair Mazzotti, também fala de “um grande ciclo que se fecha”. Para ele “está na hora de novos passos para os próximos 15 anos, com visão direcionada para o dia a dia da gestão e governança das cooperativas”. Ele conta que o planejamento desse novo ciclo é antigo e “foi concebido através de muitas buscas pelo mundo afora, pois andamos pelo Rio Grande do Sul, Espanha, Estados Unidos e outros países. Tudo isso é fruto do esforço e dos recursos de cada cooperado”. Ele anunciou, que uma nova turma do MBA com esse novo formato começa em fevereiro de 2015.

O diretor geral da Escoop, professor Derli Schmidt, que realizou a aula inaugural do curso, disse que a educação é a construção do conhecimento, ressaltando que “o cooperativismo não é uma ciência exata e é de grande diversidade, por isso precisamos qualificar nossa gente para qualificar o cooperativismo”.

Diante dos 35 alunos e de diversas lideranças do Sistema, Schmidt disse “ajudou a construir a primeira universidade exclusivamente cooperativista e é muito bom ajudar a erguer a segunda”.

O conselheiro Arnaldo José da Silva é um dos alunos do curso e disse que “temos o desafio de aprender para fazer a evolução através da educação”. Outro conselheiro que também esta fazendo o curso, é Wilton da Silva Santo, que ressalta “a importância de aprender, através da educação, todo processo de gestão das cooperativas”.

A professora Neiva Marques, da UFMT, disse que o Sistema OCB/MT está “preparando profissionais para atender aos anseios e necessidades das cooperativas com mais eficiência, ética e credibilidade”. A assessora estratégia, Janete Carmen Dalabarba, relatou que a Organização esta num processo de desenvolvimento de um “plano educacional que é pertinente e necessário”. Ressaltou ainda que “o cooperativismo mais desenvolvido está onde há educação”.

O conselheiro do Sescoop/MT, Reginaldo Rosa, disse que “o Sescoop de Mato Grosso está de parabéns por investir em educação, assim o conhecimento será aplicado na base e transformar em resultado para os cooperados, a razão de ser das cooperativas”. A coordenadora de educação e promoção social do Sistema OCB/MT, Lúcia Laura Teixeira, disse que “a nossa grande preocupação é pensar na qualidade oferecer o que se tem de melhor, pois queremos levar resultado para as cooperativas”.

A VIII turma conta a participação de dirigente, empregado ou cooperado de cooperativas do ramo Agropecuário, do Crédito, Educacional, Saúde, Trabalho e do Sistema OCB/MT. Serão 18 módulos realizados mensamente e uma viagem de intercâmbio, sendo que o destino e a data ainda não foram definidos. O Sescoop vai custear 75% do valor total do curso por participante. (Assimp Sistema OCB/MT)

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Operações de crédito para o ramo Transporte são discutidas com o BB

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Cafelândia (1º/9) – O Banco do Brasil vai apresentar um portfólio de produtos e serviços que poderão contemplar as necessidades das cooperativas do ramo Transporte. Será no dia 18 de setembro, no Fórum do Ramo Transporte que o Sistema Ocepar vai promover em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná.

Esse foi um dos resultados obtidos na reunião ocorrida na última quarta-feira (27/8), na sede da Coopercaf, em Cafelândia, na região oeste paranaense, com representantes do BB, da Ocepar e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e dirigentes das cooperativas do Paraná. Na oportunidade, foram discutidas as possibilidades de operações de crédito específicas para o ramo transporte.

O encontro foi um desdobramento de outra reunião ocorrida no dia 7 de julho, na sede da OCB, em Brasília (DF), quando foram apresentadas as demandas do segmento e feito um pedido para que os profissionais da instituição financeira fossem conhecer in loco as operações do cooperativismo de transporte e verificar quais documentos podem ser usados como comprovantes de renda e patrimônio nas negociações com o banco.

APRESENTAÇÃO – Em Cafelândia, o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola, apresentou as principais dificuldades enfrentadas pelas cooperativas de transporte na contratação de operações de crédito, seja para capital de giro, saneamento financeiro ou renovação de frota.

Ele também discorreu sobre a metodologia de acompanhamento das cooperativas, instituída pelo programa de Autogestão, e produtos de interesse do setor, como seguro de bens, carga, ambiental, entre outros.

COOPERCAF - O presidente da Coopercaf e coordenador estadual do ramo, Dorival Bartzike, e o contador da cooperativa, Marcélio Koeller, falaram sobre a história da Coopercaf, mostrando a evolução ocorrida nos últimos 16 anos. Eles também explicaram como é realizado o processo que envolve a contratação de serviço pelo embarcador, seleção da “placa” (associado) que fará o transporte até o repasse ao associado.

Na sequência, os presidentes das demais cooperativas de transporte também expuseram suas realidades, focando as atividades que desenvolvem, volumes, movimentação financeira e quadro social. Todos reforçaram a dificuldade que encontram no acesso a operações de crédito junto às instituições financeiras.

INTERESSE – De acordo com Alexis Polovanick, da gerência especializada em cooperativas do BB (Genec), há interesse do banco em desenvolver produtos e fomentar o movimento com as cooperativas do ramo transporte, destacando a própria criação da Genec, que está diretamente subordinada à vice-presidência do BB.

Polavanick afirmou que há possibilidade de se criar uma “esteira” específica para as cooperativas do ramo, visando agilizar e atender de forma diferenciada os pleitos do transporte. Ele também ressaltou a importância de coletar subsídios em reuniões e visitas, como as ocorridas em Cafelândia, para poder municiar a diretoria do banco com documentos que facilitem a criação de produtos diferenciados.

BNDES – Polovanick também colocou o BB à disposição para realizar reunião em conjunto entre o ramo Tranporte e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o propósito de agilizar a liberação de uso do Programa Procaminhoneiro para obtenção do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTTC), do tipo CTC, aos associados das cooperativas de transporte. A OCB se comprometeu em viabilizar o encontro, em Brasília.

SEGURO – O representante do BB comunicou que já envolveu a seguradora do banco para que também possa ser criado um grupo de afinidade do ramo transporte e, por consequência, valores mais acessíveis na aquisição de seguros. Futuramente também deverá ser realizada uma reunião específica para “desenhar” um modelo que atenda às cooperativas de transporte por meio de apólice única. Após a definição de produtos, o BB pretende fazer um projeto-piloto em algumas cooperativas antes do lançamento em âmbito nacional. (Assimp Ocepar)

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Em nível nacional, ABRH premia modelo de capacitação da Certel Energia

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O mesmo projeto que concedeu o prêmio Top Ser Humano à Certel Energia em 2013, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) do Rio Grande do Sul, agora distingue a cooperativa por meio do prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, da ABRH Nacional.

Denominado de “Capacitação Compartilhada: a construção coletiva de empresas produzindo segurança e qualidade de serviços”, o projeto retrata a qualificação de profissionais da área elétrica que é realizada de maneira diferenciada em relação a outras empresas do setor.

Ela é realizada por meio de um processo colaborativo, utilizando um centro de treinamento compartilhado, situado junto ao Colégio Teutônia, em parceria com a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural (Fecoergs) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-RS).

Instituído em 1993 pela ABRH-Nacional, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia  consolidou-se como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulo ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O nome do Prêmio Ser Humano é uma homenagem a Oswaldo Checchia, um dos fundadores da ABRH-Nacional.

A premiação foi entregue em São Paulo, na semana passada, durante o Congresso Nacional de Recursos Humanos. O diretor-superintendente da Certel Energia, Ilvo Edgar Poersch, acompanhado do gerente de RH da cooperativa, Alexandre Marcelo Schneider, recebeu o troféu das mãos de Pedro Luiz Fagherazzi, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH.

A criação do Centro de Treinamento em Eletricidade, no Colégio Teutônia, foi uma das etapas do projeto, e recebeu forte incentivo da Cooperativa. Além de atender às determinações legais do Setor Elétrico Brasileiro e às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, a criação do Centro possibilita uma contribuição decisiva para a formação e atualização de profissionais da área elétrica não apenas do quadro interno da empresa, mas também de associados e comunidade regional.

“Esse modelo de capacitação, que enfatiza a permanente profissionalização e segurança do capital humano, hoje já beneficia não apenas as demais cooperativas de energia do Estado, mas também outras concessionárias, que têm procurado o Centro para capacitar sua força de trabalho”, assinala Ilvo Poersch.

Segundo o gerente de recursos humanos, a premiação causou surpresa na cooperativa, visto que o projeto concorreu com iniciativas de empresas de grande porte de todo o País.

“Na ótica da ABRH, trata-se de uma ação diferenciada que pode servir de modelo para outras empresas em âmbito nacional. Agradecemos aos nossos parceiros, que têm participado desse processo de capacitação que, além de garantir maior segurança aos colaboradores internos, também faz com que eles estejam mais aptos e tranquilos para atender da melhor maneira e com muita agilidade o consumidor final”, avaliou Schneider.

Para o presidente, Erineo José Hennemann, investir na segurança e na qualificação é importante, e o prêmio mostra que a cooperativa cumpre com o seu dever. “Temos de garantir condições de que o colaborador, ao concluir de forma segura a sua atividade profissional, possa retornar bem para casa e conviver tranquilamente com a sua família”, afirmou.

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