Semana de Competitividade: experiência gamificada mobiliza participantes
- Artigo Inferior 2
Desafios interativos premiaram participantes que completaram o circuito de dez ativações
Durante a Semana de Competitividade 2025, realizada de 9 a 11 de junho em Brasília, os mais de 800 participantes do evento foram convidados a embarcar em uma jornada interativa e cheia de cooperação. A experiência gamificada promovida pelo Sistema OCB, movimentou os corredores do evento com uma proposta leve, educativa e engajadora: completar dez ativações espalhadas pelo espaço e conquistar selos em uma pulseira especial, garantindo acesso a prêmios exclusivos na SomosCoop pop-up store.
A ideia foi transformar conhecimento e troca de experiências em um desafio colaborativo, reforçando conceitos do cooperativismo e apresentando, de forma lúdica, diversas iniciativas do Sistema OCB para aprimoramento de ações e fortalecimento das cooperativas. “Nosso objetivo era engajar os comunicadores em uma jornada de descobertas, conexão e pertencimento, aproximando ainda mais cada um deles das iniciativas estratégicas do Sistema OCB. O resultado foi uma participação ativa, com troca de ideias e muita cooperação - exatamente como acreditamos que deve ser a comunicação no universo cooperativista”, explicou Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação da entidade.
As ativações da Semana abordaram temas estratégicos para o setor, como o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, a presença do cooperativismo na COP30, a CapacitaCoop, o Quiz da Central da Marca SomosCoop, o carimbo SomosCoop, o portfólio de soluções oferecidos pelo Sistema OCB e ainda ações com uma experiência de realidade virtual no carro do SomosCoop na Estrada, a Sala Sensorial, o envolvimento do setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) da ONU, e o papel das redes sociais na mobilização do movimento cooperativista.
Cada parada no circuito permitiu ao participante aprender algo novo, interagir com ferramentas digitais, responder a quizzes ou refletir sobre boas práticas do movimento. Ao final do trajeto, dependendo do número de selos conquistados, foi possível trocar por brindes na loja temática do evento, consolidando a ideia de que cooperação e participação ativa sempre geram bons resultados. No estande da COP30, por exemplo, foi possível medir quanto cada um emitiu, em média, de carbono em seu deslocamento até o evento. Também foi possível conferir o vídeo manifesto do cooperativismo para a conferência climática.
Já no estande do Ano Internacional das Cooperativas e da ONU, a réplica de um púlpito permitiu que os participantes simulassem discursos em defesa do cooperativismo e tirassem fotos como representantes oficiais do movimento. A divulgação do vídeo manifesto da celebração, produzido pelo Sistema OCB para abordar o papel do cooperativismo como resposta a desafios globais, como inclusão social, desenvolvimento sustentável e transformação econômica, foi outro destaque do estande.
Na Capacitacoop uma surpresa especial: o lançamento da trilha de Comunicação e Marketing no Cooperativismo, voltada especialmente para quem atua com comunicação nas cooperativas de todo o país. Na ativação, a partir de uma sequência de telas, foi possível verificar partes do conteúdo e acessar informações detalhadas sobre como se inscrever (obrigatório para garantir a ativação) e concluir as etapas para garantir a certificação final.
O espaço com soluções oferecidas pelo Sistema OCB para as cooperativas levou à uma jornada de novos conhecimentos que passou pelas estações do SouCoop; AvaliaCoop; CapacitaCoop, CulturaCoop; NegóciosCoop; ESGCoop; InovaCoop e RepresentaCoop. Ao final, os participantes receberam um portfólio impresso com mais detalhes sobre cada uma das soluções.
O estande do SomosCoop testou os conhecimentos dos participantes sobre o uso do carimbo SomosCoop por meio de um quiz interativo. Ao mesmo tempo em que eles respondiam o quanto sabiam sobre o uso do carimbo em suas cooperativas, a ativação os incentivou a levar para as suas bases a importância de mostrar à sociedade o diferencial dos produtos oferecidos por organizações com propósito, um dos princípios do cooperativismo.
Além disso, ainda no estande do SomoCoop, os participantes puderam produzir fotos a partir de um carimbo instagramável e postar em suas redes sociais (para garantir o selo da ativação). O espaço contou também com estruturas representativas dos Ramos Saúde, com posto de hidratação, e Crédito, com um caixa eletrônico e um jogo de memória interativo. Um mercadinho expôs produtos de cooperativas que utilizam o carimbo SomosCoop e os demais ramos foram representados em displays, mobiliários e totens. Para completar, quem passou pelo estande também pôde levar mockups dos seus respectivos espaços de interesse para implantar na comunicação de suas cooperativas.
Outra ativação de sucesso na Semana de Competitividade foi a da websérie SomosCoop na Estrada que acaba de divulgar o primeiro episódio de sua quarta temporada. O veículo utilizado pela apresentadora Glenda Koslowski estacionou próximo à plenária do evento e atraiu os participantes para acompanhar uma de suas viagens com a ajuda de óculos de realidade virtual.
A Sala Sensorial, por sua vez, foi uma das ativações mais emocionantes. Projetada para promover inclusão, equidade e diversidade, a iniciativa fomentou reflexões sobre a importância desses temas. Em um ambiente dinâmico e educativo, o espaço ofereceu estímulos visuais e auditivos com o objetivo de garantir que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas.
E para completar, independente das ativações, os presentes que se mantiveram atentos às redes sociais participaram também das buscas pelas coopivaras, uma ação desenvolvida para interagir nas redes sociais. Os bichinhos em pelúcia foram os prêmios para quem respondeu corretamente a questões relâmpagos publicadas nos stories do perfil do Sistema OCB no Instagram, por meio do Amigos do Coop (ferramenta de melhores amigos com conteúdos exclusivos publicados para os participantes do evento) e os encontraram nos locais estrategicamente escolhidos pela equipe de organizações do evento.
Ao final, as ativações da Semana de Competitividade 2025 foram um sucesso entre os comunicadores e mostraram, na prática, como experiências gamificadas podem tornar eventos mais dinâmicos e memoráveis. Ao reunir conhecimento, interação e diversão, elas reforçaram o papel do Sistema OCB como promotor de iniciativas inovadoras e inclusivas dentro do cooperativismo brasileiro.