Semana da Competitividade: labs promovem oficinas práticas
- Artigo Secundário 2
Experiências mostraram como o cooperativismo pode fortalecer sua presença e impacto
O segundo dia da Semana da Competitividade 2025, promovida pelo Sistema OCB, foi marcado por oficinas práticas nos laboratórios de Planejamento e Dados, Marketing, Comunicação Institucional e Branding. O evento, que segue até quarta-feira (11), reúne lideranças cooperativistas, especialistas e influenciadores de todo o país para debater temas como inovação, sustentabilidade e o protagonismo da comunicação no fortalecimento do cooperativismo brasileiro.
No lab de Comunicação Institucional, Fernanda Lambach e Pedro Barreto, CEOs da FL Impacto, foram responsáveis por conduzir as atividades, com foco no desenvolvimento de políticas e planos de comunicação eficazes. “O objetivo foi oferecer ferramentas práticas para os setores de comunicação das cooperativas vinculadas ao Sistema OCB. Queremos que essas equipes possam elaborar políticas e planos de comunicação mais eficazes e consigam transmitir com clareza as mensagens-chave das suas instituições. Isso inclui treinar porta-vozes e fortalecer a capacidade das cooperativas de se comunicar de forma estratégica com seus públicos-alvo”, explicou Pedro Barreto.
Ele também destacou o diferencial da proposta, que inclui preparar as equipes tanto para uma comunicação cotidiana, mais rotineira, quanto para situações críticas. “Isso tem feito a diferença, e os participantes se engajam bastante por conta dessa abordagem prática e realista”, acrescentou. A dinâmica do laboratório incluiu exibição de vídeos, entrevistas simuladas e atividades em grupo com foco em gestão de crise. “Os participantes vivenciaram a pressão de um porta-voz que tem que se posicionar diante de perguntas difíceis. Foi uma atividade bem interativa”, concluiu Pedro.
No lab de Branding, o foco esteve em apoiar principalmente as pequenas e médias cooperativas que ainda estão em processo de estruturação de suas estratégias de marca. Amanda Rolim, analista do Sistema OCB Nacional, explicou que muitas dessas cooperativas não contam com equipes robustas de marketing, o que tornou essencial o apoio oferecido pela oficina. “O objetivo é ajudar essas cooperativas a identificarem seus públicos e construir marcas coerentes com seus valores. A ideia é que os participantes saiam com uma visão mais clara sobre o posicionamento de suas marcas, além de ferramentas e inspirações para aplicar no dia a dia”, descreveu.
Explorar ferramentas práticas para planejamento de campanhas, análise de público-alvo e tendências de consumo foi o foco do lab de Marketing. “O objetivo foi dar às cooperativas condições reais de aplicar conceitos de marketing digital, posicionamento e comportamento de consumo em suas estratégias”, explicou José Aquino, consultor e treinador da Bravend. “As cooperativas estão percebendo que o marketing não é apenas uma função de venda, mas de conexão com seus públicos.”
Já o lab de Planejamento e Dados trouxe metodologias voltadas à análise estratégica com base em indicadores reais. “As cooperativas estão aprendendo a estruturar planos de ação baseados em dados, e não apenas em percepções. Isso é essencial para inovar com segurança e medir impacto”, destacou William Cuccovia, consultor de marketing digital, palestrante e mentor de carreira. “É um espaço que une teoria e prática de forma equilibrada" completou.
Ana Carolina Dias, social media da Cooperativa Educacional de Xingó (Coopex), em Piranhas-AL, comentou sobre a experiência. “Participar do lab de foi transformador. Mesmo vindo de áreas diferentes como endomarketing, social media e finanças, conseguimos unir nossas experiências para propor soluções reais para um problema que afeta diretamente os cooperados. Tivemos que nos adaptar rápido, mudar o tema nos últimos minutos, mas isso só mostrou como conseguimos trabalhar em equipe, pensar com empatia e usar a comunicação como ferramenta de pertencimento. Saímos com muito mais do que um projeto — saímos com propósito.”
Para Fábio Salazar, gerente de Marca e Comunicação do Sistema OCB/GO, a Semana da Competitividade é essencial para a profissionalização da comunicação cooperativista: “Estamos falando de alinhamento de discurso, planejamento estratégico, uso de dados e branding. São pilares fundamentais para tornar o cooperativismo mais conhecido e relevante”, afirmou. E acrescentou: “a gente costuma dizer que no cooperativismo existem dois tipos de pessoas: as que amam e as que ainda não conhecem. Então, tornar o cooperativismo mais conhecido é crucial para o crescimento do setor.”