Carimbo SomosCoop: como utilizar a marca para fortalecer sua cooperativa
Uma marca forte, de fácil identificação, reconhecida pelos consumidores e que associa um produto diretamente com o cooperativismo. Esse é o carimbo SomosCoop, criado em 2019 pelo Sistema OCB para caracterizar e diferenciar os produtos do nosso modelo de negócio. De acordo com levantamento recente, uma em cada quatro cooperativas brasileiras já aderiram à marca e a meta é ampliar esse engajamento.
O SomosCoop está tanto nas prateleiras dos supermercados – estampado em embalagens de produtos como café, lácteos, carnes, frutas, vinhos, sucos, castanhas, entre outros – como em cartões de cooperativas de crédito, carteirinhas de beneficiários de cooperativas de saúde e também pelas ruas e estradas do país, em carros e caminhões de coops de transporte.
A marca gráfica do carimbo SomosCoop reúne dois conceitos fundamentais: a identidade visual do movimento cooperativista internacional COOP – formada com elos – e a bandeira do Brasil. A palavra Somos representa a união em torno do cooperativismo. O resultado é uma marca harmônica, humana e inclusiva e que representa o coop brasileiro.
“Ter uma marca forte e que destaque a nossa união é uma forma de mostrar que somos um movimento nacional, transversal, que atua em vários setores da economia, sempre com produtos e serviços justos e de qualidade, produzidos de forma sustentável. O Sistema OCB trabalha para representar o cooperativismo, mas o engajamento das cooperativas é o que faz o nosso movimento ganhar força”, afirma a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta.
Em um mercado em que os consumidores valorizam cada vez mais a origem e as condições de produção, estar associado a um modelo de negócio justo e sustentável é uma vantagem competitiva para as cooperativas. Segundo o analista de Design Gráfico do Sistema OCB, Lucas Badú, o carimbo funciona como uma garantia de origem cooperativista.
“Os consumidores estão buscando modelos de produção que respeitem as pessoas, o meio ambiente e a ética, e o cooperativismo tem tudo isso. O carimbo SomosCoop tem esse objetivo: mostrar para os consumidores que aquele produto ou serviço é diferente porque é de uma cooperativa”, explica.
Para as cooperativas, a marca única reduz o caminho até o consumidor, o que pode representar economia em investimentos em marketing ligados às etapas de convencimento do cliente para a venda. Para os consumidores, o carimbo facilita a decisão de compra ao identificar com clareza quando se trata de um produto coop.
Identidade coop
O carimbo SomosCoop é de livre uso pelas cooperativas em produtos, serviços e comunicações. As possibilidades de aplicação são diversas, de crachás e embalagens a banners e fachadas de prédios.
Com um box com cantos arredondados que contém a palavra SomosCoop e a bandeira do Brasil em um pequeno círculo, o carimbo foi desenvolvido para facilitar a aplicação e garantir leitura em diferentes formatos.
Como o carimbo SomosCoop pode ser utilizado?
|
O carimbo pode ser utilizado com as cores institucionais do SomosCoop – verde e amarelo –, assumir tons próximos ou a cor da identidade da cooperativa. Para as embalagens de produtos, por exemplo, é possível alterar a cor para que o carimbo fique em sintonia com a marca da cooperativa ou com tons que prevaleçam na embalagem e materiais gráficos.
A Cocamar Cooperativa Agroindustrial utiliza o carimbo SomosCoop em suas embalagens de néctares de frutas, bebidas à base de soja, farinha de trigo e café. Segundo a analista de Marketing da cooperativa, Rafaela Brentegani, além de identificar a Cocamar como cooperativa, a marca atrai consumidores conscientes e cria um senso de pertencimento e orgulho nos cooperados.
“Mesmo com sua grande relevância para a economia do Paraná e do país, o sistema cooperativista ainda é pouco conhecido da sociedade, de uma forma em geral. Iniciativas como essas, de utilizar o carimbo SomosCoop, ajudam nessa comunicação”, pondera.
Na Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Coopmetro), a frota de serviços de delivery, e-commerce e transporte de carga leva a marca SomosCoop por onde circula. O carimbo está inclusive no primeiro caminhão elétrico da cooperativa, que é abastecido com energia limpa e renovável produzida em uma usina solar própria, em um exemplo de atuação sustentável do coop.
“A Coopmetro decidiu utilizar o carimbo SomosCoop como forma de reforçar o seu compromisso com os princípios e valores do cooperativismo. Ao exibir a marca, a cooperativa evidencia sua adesão aos pilares de solidariedade, democracia, igualdade e preocupação com o desenvolvimento sustentável, que são fundamentais para o cooperativismo. Além disso, o carimbo SomosCoop representa um símbolo de confiança e transparência, demonstrando ao consumidor e à sociedade em geral que operamos de acordo com padrões éticos e sociais elevados”, afirma o diretor da Coopmetro, Evaldo Matos.
Segundo ele, os benefícios da marca unificada se refletem em todo o cooperativismo, porque aumentam a visibilidade e o reconhecimento das cooperativas em diferentes ambientes. “Ao se deparar com o carimbo SomosCoop, o consumidor reconhece que está apoiando um modelo de negócios baseado na colaboração e na busca pelo bem comum, o que pode influenciar positivamente suas decisões de compra”, acrescenta.
Todas as possibilidades de utilização do carimbo SomosCoop e as instruções para a aplicação correta de cada uma estão disponíveis na Central da Marca. É possível baixar os arquivos e começar a usar o selo imediatamente. O acesso é livre para todas as cooperativas em situação regular com o Sistema OCB.
“A ideia é que mais e mais pessoas conheçam o cooperativismo e tudo o que ele representa. Para que os esforços de comunicação sobre os diferenciais do coop tenham resultado é preciso garantir que o consumidor possa identificar com facilidade quais produtos e serviços são, de fato, de uma cooperativa. Quanto mais coops aderirem a essa iniciativa e estamparem o carimbo, fica mais fácil essa ideia pegar”, acrescenta Lucas Badú.