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Notícias negócios

Dia C - projeto do voluntariado do Sistema Ocemg - está com preparativos em ritmo acelerado

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Belo Horizonte, 10/6/2013 - Os preparativos para o Dia de Cooperar (Dia C) 2013 estão acelerados. A estimativa para este ano é alcançar a marca de 230 cooperativas participantes. O projeto está marcado para o dia 14 de setembro e as cooperativas que se inscreverem até o dia 28 de junho receberão um kit gratuito de divulgação produzido pelo Sistema Ocemg sobre a campanha.

O kit buscar auxiliar as cooperativas na divulgação do Dia C em suas comunidades locais e contém flyers, cartilha de orientações, camisetas, mãozinhas da campanha, cartazes, balões, chaveiros, selos de correspondência, bonés e squeezes.

"Temos encontrado cooperativas que nunca participaram do projeto e que estão se mobilizando para as ações deste ano", conta a coordenadora da área de Promoção Social do Sistema, Cláudia Mello. Ela explica que todo o material para divulgação e embasamento das ações de atenção ao próximo são disponibilizados para as cooperativas com o objetivo de facilitar as ações, além de fomentar e estimular os participantes a aderirem à proposta do voluntariado cooperativo.

O Dia C busca ampliar o alcance das atividades sociais já existentes nas cooperativas, focando o desenvolvimento social e o potencial transformador do segmento em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Instituições atendidas, comunidades apoiadas, problemas equacionados e pessoas mais felizes. Esses são os resultados esperados com as ações que serão realizadas pelas cooperativas no Dia de Cooperar.

Clique aqui para se inscrever e saber mais informações sobre o Dia C.

(Fonte: Sistema Ocemg)
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Coosepe investe em projeto piloto para implantação de galinheiro tailandês no sertão pernambucano

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Recife, 10/6/2013 - A Cooperativa de Trabalho em Consultoria, Instrutoria, Assessoria e Projetos Técnicos de Pernambuco (Coosepe) iniciou o projeto no final do ano passado com a participação de diversos parceiros.  O objetivo da implantação do galinheiro é gerar uma fonte de renda para as famílias participantes como uma alternativa diante das dificuldades existentes no sertão, contribuindo para a diminuição do êxodo rural. O município de Calumbi, localizado a 360 km do Recife, foi o primeiro a receber o projeto, que deve ser implantado ainda, nos próximos meses, em Carnaubeira da Penha e Santa Cruz da Baixa Verde.

O projeto-piloto foi implantado no terreno de um dos membros da Associação Sítio Campos, de Calumbi, e deverá servir de referência para os demais associados. As aves produzidas para abate já estão sendo vendidas ao frigorífico local. A demanda existente no município foi a principal motivadora da implantação do projeto, idealizado pelo cooperado Adailson Machado Freire, engenheiro agrônomo. “Faltava apenas a oportunidade de implantar esse projeto-piloto, quando essa surgiu, fomos atrás”, afirmou.

A Coosepe patrocinou a compra dos materiais para o projeto piloto, assim como possibilitou a orientação para a montagem, coordenada pelo próprio Adailson, que trabalhou de forma voluntária. Ao mesmo tempo em que receberam as orientações, os membros da família beneficiada foram os responsáveis pela mão-de-obra necessária, desde a montagem da estrutura até a plantação do capim para as aves. “Um dos beneficiários já foi convidado pela associação de outro município para ensinar como deve ser feita a montagem do galinheiro tailandês”, frisou o coordenador.

Os resultados do projeto estão sendo avaliados, mas estima-se que haverá uma redução de cerca de 30% no custo de ração, haja vista a alimentação das aves ser complementada com o capim plantado na área destinada à implantação do galinheiro. “Iniciamos este piloto com 100 aves e já pretendemos ampliar o próximo para 180”, frisou Freire. A expectativa é de que as famílias que adotem o galinheiro consigam, com a venda das aves, no mínimo, uma renda bruta de 2 mil reais a cada 120 dias.

O galinheiro tailandês leva em média 6 meses entre a instalação e o abate dos frangos e pode ser construído a um custo de R$ 900,00, não incluída a mão-de-obra. Mas, diferentemente do bambu ou da madeira  geralmente utilizados na construção desse tipo de galinheiro,  o projeto pioneiro utiliza tubos de PVC. “Usamos tubos maiores para a base e outros menores (canos de água) para a cobertura. Isso diminui significativamente o peso do galinheiro. Duas pessoas podem carregá-lo”, afirmou Freire. Em relação a esse projeto, peso é fundamental, haja vista, a cada 8 dias, o galinheiro ser movido para outras áreas de plantio junto às galinhas. Considerando-se os seis campos possíveis de movimentação, ao retornar ao campo inicial, as aves já possuem o capim renovado naturalmente para a sua alimentação.

O projeto pode ainda ser uma boa alternativa para a população do sertão pernambucano diante da seca. Isso porque, parte do projeto inclui ainda a construção de uma cisterna para armazenamento de água coletada da chuva por meio de canaletas implantadas nas laterais do próprio galinheiro. A capacidade de armazenamento prevista é de 60 mil litros, o que garante água suficiente para as aves e o capim nos períodos de estiagem. Os detalhes necessários para a construção desta cisterna no município de Calumbi serão discutidos ainda esta semana.

O próximo município a receber o galinheiro é Carnaubeira da Penha, que fica a 483 km do Recife, com os trabalhos previstos para iniciar já no próximo mês. Tendo em vista o perfil do município, estuda-se a ideia de implantar um projeto voltado à postura, haja vista os ovos serem caros por serem provenientes de outras cidades. Existe ainda a ideia de, no futuro, desenvolver a mesma técnica do galinheiro móvel em outros municípios desta vez com perus.

Uma outra ideia é firmar futuras parcerias com restaurantes locais, de forma que esses possam fornecer restos de alimentos para complementar a alimentação dos frangos criados por meio do referido modelo. “Por meio desse projeto, fazemos também uma sensibilização mostrando a importância do coletivo, que é o verdadeiro cooperativismo”, afirmou Emicles Souza, presidente da Coosepe, que complementou: “Desejamos fomentar cada vez mais projetos sociais para a melhoria do pequeno agricultor e de suas famílias e tentar organizá-los por meio de cooperativas e associações”.

A Coosepe conta com 83 cooperados e atua com consultoria, assessoria, gestão e treinamento em todo o Brasil. A cooperativa possui uma equipe de profissionais variada, representando um diferencial no suporte e desenvolvimento de projetos como o do galinheiro tailandês. São profissionais da área de gestão empresarial, engenharia agrônoma, apicultura, psicologia, artes plásticas, física, dentre outras. “Estamos incentivando sempre os nossos cooperados a se capacitarem cada vez mais. Pretendemos até 2014 criar um grupo dentre os nossos cooperados especificamente responsável por projetos como esses”, concluiu o presidente.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)
 
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Produção de grãos cresce e chega a 184,30 milhões de toneladas

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Brasília, 10/6/2013 - A safra nacional de grãos do período 2012/2013 está estimada em 184,30 milhões de toneladas, volume recorde, superior em 10,9% à da safra 2011/12, quando atingiu 166,17 milhões de toneladas e um pouco acima do último levantamento, realizado no mês passado (184,15 milhões de t). Os números são do 9º levantamento da safra, divulgados no final da semana passada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Soja e milho - Segundo o estudo, o aumento foi de 18,13 milhões de toneladas e se deve, sobretudo, às culturas de soja e milho segunda safra, que apresentam crescimento nas áreas cultivadas de 10,7 e 17,5%, respectivamente. As condições climáticas também favoreceram a evolução, mesmo com estiagem e excesso de chuva em algumas áreas.

Produção estimada - Os dados mostram ainda que a soja contribuiu em grande parte pelo crescimento, ampliando em 22,4% as 66,38 milhões de toneladas da última safra, chegando a uma produção estimada em 81,28 milhões de toneladas. Também o milho 2ª safra, com bom desempenho, participa deste recorde, com um aumento de 11,5% sobre as 39,11 milhões de toneladas do último ano, chegando a 43,62 milhões de toneladas. O volume é superior ao do milho 1ª safra, estimado em 34,85 milhões de toneladas. O arroz também cresceu (2,8%), ao passar das 11,6 milhões de toneladas para 11,92 milhões de toneladas.

Área – A área total plantada cresceu 4,6% sobre as 50,89 milhões de hectares da safra passada e chegou a 53,20 milhões de hectares. As culturas de soja e milho obtiveram os melhores desempenhos em área. O aumento do primeiro foi de 10,7%, passando de 25,04 para 27,72 milhões de hectares, enquanto o milho 2ª safra ampliou a área em 17,5%, subindo de 7,62 para 8,95 milhões de hectares.

Estudo - Na realização deste estudo, os técnicos da Conab aplicaram questionários e entrevistaram profissionais de cooperativas, secretarias de agricultura e órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados), além de produtores rurais e agentes financeiros e revendedores de insumos, entre os dias 20 e 24 de maio.
(Fonte: Conab)

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Ramo Turismo e Lazer tem novo coordenador nacional

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Brasília, 7/6/2013 – Nesta semana, a sede do Sistema OCB, em Brasília (DF), recebeu a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Ramo Turismo e Lazer. Na ocasião, o grupo definiu seu novo regimento interno, o plano de trabalho para o período 2013/2014 e também elegeu o novo coordenador nacional. Quem assumiu o cargo foi Remy Gorga Neto, que é superintendente do Sistema OCDF.

Responsável por acompanhar as reuniões e decisões pertinentes ao ramo, o diretor da OCB e presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrúcio Magalhães Júnior, relatou aos conselheiros a dinâmica da nova governança e ressaltou que está à disposição do grupo para “promover o desenvolvimento ágil das ações necessárias ao crescimento do ramo”.
 
Também presente à reunião, o superintendente da OCB, Renato Nobile, falou sobre as mudanças realizadas nas equipes e na forma de trabalho, que incluem o acompanhamento sistemático e mensal do andamento das demandas do ramo . “O objetivo é melhorar, ainda mais, o atendimento às demandas do setor”, pontuou Nobile.
 
Além de elencar as ações que serão trabalhadas nesse ano, os representantes  já indicaram atividades para o primeiro semestre de 2014 e tiveram a oportunidade de conhecer  o andamento dos trabalhos do projeto que o Sescoop/DF está desenvolvendo para o ramo turismo e lazer.
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Presidência Itinerante passa por Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu

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Rio de Janeiro, 7/6/2013 – Ontem (6/6), penúltimo dia do Projeto “Presidência Itinerante” do Sistema OCB/Sescoop-RJ na Região dos Lagos, o presidente Marcos Diaz e comitiva estiveram em Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu. Na oportunidade, visitaram a Cooperativa de Transporte de Navegação Marítima (Coopenavem) e a Cooperativa de Eletrificação Rural de Cachoeiras – Itaboraí (Cerci). Em Cachoeiras de Macacu, a comitiva se reuniu com os dirigentes da Prefeitura Municipal e da Cooperativa Mista de Transportes Alternativos dos Amigos de Cachoeira de Macacu Turismo, Fretamento e Locação de Veículo (Cooperúnica). O objetivo foi apresentar um Termo de Cooperação Técnica (TCT) com a prefeitura deste município.

Coopenavem - Na Coopenavem, o presidente Marcos Diaz, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o assessor contábil do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Benício Pires, o assessor jurídico do Sistema, Abdul Nasser, e o representante do Escritório do Cooperativismo - Região dos Lagos, Jorge Pecly, foram recebidos pelo presidente Gilson Roberto de Souza Moura, gerente operacional, Adilson Francisco, assistente operacional, Ruan Cleam e assistente financeira, Louizes Soares.
 
O objetivo foi conhecer a realidade da cooperativa, entender seu meio de atuação e esclarecer algumas dúvidas quanto à adequação à Lei 12.690/2012. Também surgiram demandas para cursos de capacitação e assessoria jurídica e contábil.
 
De acordo com Diaz, o cooperativismo somente vai prosperar se houver articulações políticas. “O cooperativismo é um meio bom e sério. Para avançarmos em nossos objetivos necessitamos ter contato direto com quem decide. São 92 municípios no Estado do Rio de Janeiro. Aos poucos, estamos buscando realizar TCT com todas as prefeituras”, disse, ressaltando, também, que a OCB/RJ é uma parceira das cooperativas.
 
Gislon Roberto destacou que esta proximidade com os gestores da OCB/RJ auxilia muito nas atividades cooperativistas. “Importante interagirmos com OCB/RJ no sentido de buscar junto aos legisladores, elaboração de Leis que fortaleçam institucionalmente as práticas do nosso trabalho. Isso nos dá a tranquilidade necessária para desenvolvermos o nosso projeto”, afirmou.
 
Fundada em 1996 por profissionais marítimos, a Copenavem tem sua área de ação a bordo das embarcações, plataformas marítimas e agenciamento marítimo em geral.
 
Cerci - Em visita à Cerci, a comitiva se reuniu com o presidente José Carlos de Souza Rocha para discutir sobre a realização de um encontro com as três cooperativas de eletrificação rural do Rio de Janeiro: Cerci, Cooperativa de Eletrificação Rura de Araruama (Ceral) e Cooperativa de Eletrificação Rural de Resende (Ceres). O objetivo é atualizar os membros sobre as ações já desenvolvidas em favor da defesa das cooperativas, principalmente no que diz respeito ao enquadramento na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diante da nova metodologia de revisão tarifária.
 
“Queremos zelar pela saúde das cooperativas. Este é o papel da OCB/RJ”, disse Marcos Diaz. Abdul Nasser afirmou que “o ideal seria criar uma lei específica para que as cooperativas de eletrificação possam atuar tanto como produtoras quanto distribuidoras de energia.”
 
Macacu - A última visita do dia foi na Prefeitura Municipal de Cachoeiras de Macacu, onde se reuniram com o Secretário de Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pinto, Secretário de Administração, André Luiz, Secretário de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, José Marcos de Góis, Secretário municipal de Segurança Pública, Irlandi Coelho Alves, agente de desenvolvimento, Miguel Vianna, chefe de gabinete do prefeito, José Tadeu Gonçalves, presidente da Cooperunica, Plínio de Oliveira, e o vice-presidente da Cerci, Daniel de Carvalho Machado.
 
Na ocasião, discutiram a possibilidade de se realizar um TCT entre o Sistema OCB/Sescoop-RJ e a prefeitura de Cachoeiras de Macacu para disseminar o cooperativismo neste município através dos cursos da resolução 168, destinado ao transporte alternativo, criação de cooperativa de crédito, ações para o ramo habitacional, formalização da categoria dos taxistas e estruturação de uma cooperativa de reciclagem para organização da coleta seletiva do município. “Este termo é voltado para as cooperativas. Nosso interesse é ajudá-las. Não teremos sucesso sem articulações políticas”, afirmou Diaz.
 
“Precisamos conhecer a cidade, as principais demandas, dificuldades e virtudes para, a partir deste diagnóstico, montarmos um plano de ação”, propôs Abdul Nasser. Para Marcelo Pinto “o cooperativismo é a melhor alternativa para viabilizar uma sociedade economicamente sólida.” Ficou acordado que o Sistema vai protocolar a minuta do TCT a ser apresentado à Prefeitura de Cachoeiras de Macacu. Sendo aprovada, resultará em um plano de ação.
 
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-RJ)
 
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Municípios atingidos pela cheia no Amazonas pedem crédito especial

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Manaus, 5/6/2013 - A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) solicitou do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) uma linha especial de crédito para atender agricultores, comerciantes, prestadores de serviços e setores da indústria prejudicados pelas cheias no Norte do país. Os recursos, segundo o Secretário da pasta, Eron Bezerra, serão destinados aos municípios que decretaram situação de emergência. 

Em 2012, em uma iniciativa pioneira, o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, conseguiu do Ministério da Integração Nacional (MIN), por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), um aporte financeiro de R$350 milhões para a região Norte, dos quais R$200 milhões foram destinados ao Amazonas. Os recursos, segundo o Secretário, foram utilizados para amenizar as perdas no setor primário e recuperar o potencial produtivo do Estado. 
 
Eron explica que a linha de crédito especial conquistada em 2012, era destinada apenas aos agricultores do Nordeste que sofrem com a seca.  “A linha de crédito sempre existiu, mas era destinada apenas aos municípios atingidos pela seca. Ano passado foi à primeira vez que os recursos foram destinados aos estados do Norte. Este ano estamos trabalhando para obtermos os mesmos recursos e aguardamos a liberação para atender as famílias de produtores rurais atingidos pela cheia no Estado”, ressalta.
 
Prejuízos - De acordo com dados do MIN e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), 15 municípios já decretaram situação de emergência no Amazonas por conta da cheia. São eles: Amaturá, Anori, Benjamin Constant, Canutama, Carauari, Caapiranga, Eirunepé, Fonte Boa, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de OIivença e Tonantins, sendo que Caapiranga está reconhecido como situação de enxurradas e não de inundações como os demais. 
 
Mais de 648 famílias de agricultores rurais no Amazonas tiveram perdas em suas produções. Os prejuízos somam mais de R$ 1 milhão 930 mil reais. Segundo dados dos escritórios do IDAM no Estado, sete municípios já registram perdas em suas produções, sendo eles: Atalaia do Norte, Bejamin Constant, Envira, Ipixuna, Itamarati, Juruá e Carauari. 
 
Alguns municípios como Atalaia do Norte - que não aparece no relatório do MIN - já está tendo perda em sua produção. Outros que constam no relatório do Ministério em situação de emergência não registraram perda nesse setor, como Jutaí e Santo Antônio do Içá. 
 
De acordo com levantamento da Sepror, 34 atividades estão entre as mais afetadas, destacando-se a pecuária, o cultivo de hortaliças, frutas e grãos. Os produtos perdidos vão desde macaxeira, mandioca, mamão, melancia, milho, banana, hortaliças, pepino, cheiro verde, feijão, batata, maxixe, abóbora, suínos, ovinos, bovinos, aves e outros. 
 
Números - O número de agricultores rurais no Amazonas chega a 276 mil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recursos do crédito especial destinados para os municípios atingidos pela cheia, em 2012, beneficiaram mais de 23 mil famílias de 53 municípios no Estado, alcançando mais de 115 mil pessoas.
 
Famílias de produtores rurais atingidas pela cheia - Envira: 217 famílias; Juruá: 138 famílias; Benjamin Constant: 130 famílias; Atalaia do Norte: 85 famílias; Ipixuna: 53 famílias; Itamarati: 23 famílias; Carauari: 2 famílias.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM)
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Encontro de mulheres cooperativistas deverá reunir mais de 300 participantes

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Teresina, 5/6/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (Sescoop/PI) promoverá no próximo sábado (8/6), o “Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses”. O objetivo é estimular o potencial de liderança feminino, possibilitando que esta participe das vivências e gestão das cooperativas. Autoridades municipais e estaduais, cooperados e instituições de apoio a classe feminina que levantem a bandeira da mulher na sociedade farão parte do evento.

Com o tema “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, o encontro terá na programação palestras sobre saúde da mulher, empreendedorismo, alimentação saudável e ainda sobre suas capacidades dentro e fora da cooperativa. Segundo o superintendente do Sescoop/PI, Marcos Moraes, o aspecto social do Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses torna ainda mais grandiosa essa ação. “A realização desse evento visa valorizar e reconhecer o papel destas mulheres na sociedade, principalmente no meio cooperativista. Acreditamos que incentivando e cuidando melhor, teremos uma maior participação e empenho das mulheres no nosso meio, o quem trazido bons resultados”, pontua.

Temas - Fabiano Brum, consultor e conferencista nas áreas de Motivação, Marketing e Vendas, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos, ministrará uma palestra motivacional com o tema: Mulher Empreendedora, Sensibilidade, Competência e Superação. Brum atua há 10 anos nesse segmento e já participou de eventos como o 7º Encontro Catarinense de Mulheres Cooperativistas, Encontro de Líderes Cooperativistas do MS e a 9ª Jornada de Educação do Norte/Nordeste (Fortaleza-CE).

Para tratar do tema “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, Vera Lucia Oliveira Daller, coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural SDC/MAPA, ministrará uma palestra explicativa acerca dos conceitos pertencentes ao Cooperativismo e seus princípios.
Outros temas de palestras são: Saúde da Mulher, ministrada pela parceira do Projeto Alertar da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí e  representante da Coordenação da Secretaria de Saúde do Piauí, Lourdes Helena Barros Viana; e Alimentação Saudável, ministrada por Samara Cristina  Soares Mendes, presidente da Cooperativa de Nutricionistas do Piauí –COONUTRI.

A programação será encerrada com o show do talentoso humorista piauiense, Amauri Jucá.
(Fonte: Sescoop/PI)

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Safra de inverno no Paraná será 23% maior que a anterior

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Agricultores paranaenses esperam colher 38 milhões de toneladas de grãos, somadas as três safras: de verão, outono/inverno e de inverno. Esta última representa acréscimo de 23% sobre a anterior. A informação é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou nesta segunda-feira (3/6) a pesquisa da produção agrícola realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) referente a maio.

Clima - A Secretaria explica que o resultado poderia ser maior, pois a produção agrícola paranaense sofreu com variações do clima, falta de chuvas em regiões localizadas e excesso em outras, que afetaram as produções de milho e feijão da segunda safra.

Liderança - Lidera o ranking da produção paranaense, o cultivo de soja que, na safra 2012/13, está rendendo volume recorde de 15,7 milhões de toneladas, aumento de 45% sobre a produção da safra passada, quando foram colhidas 10,82 milhões de toneladas do grão no Estado. Desse total, estima-se que dois terços da produção já estão vendidos e o restante é comercializado em ritmo lento. “É uma forma de reserva de capitalização pelo produtor”, observou o chefe de conjuntura do Deral, Marcelo Garrido.

Desempenho - O desempenho, considerado excelente, com a produção de soja, foi alavancado pela combinação de área recorde de plantio, clima favorável e preços atraentes no mercado internacional que induziram o produtor a ampliar a área ocupada com a cultura. Segundo levantamento do Deral, dos 5,8 milhões de hectares ocupados com o plantio de grãos de verão, as lavouras de soja ocuparam 4,7 milhões de hectares, correspondendo a 81% da área total de plantio do Estado durante a safra de verão. Depois da soja, 15% da área plantada no Estado, durante o verão, foi ocupada pelas lavouras de milho, restando em torno de 4% da área total para outros produtos como algodão, arroz sequeiro e irrigado e feijão.

Culturas – O milho da segunda safra, que está em campo, tem expectativa de produção de 10,84 milhões de toneladas, também recorde para esse período do ano, o que representa acréscimo de 9% em relação à safra passada. A previsão anterior apontava colheita de 11,38 milhões de toneladas de milho safrinha, mas foi reduzida em 702 mil toneladas, em decorrência da estiagem em abril e maio, principalmente na região Norte Pioneiro, que ficou cerca de 40 dias sem chuvas.

Preços - “Os preços do milho estão em torno de R$ 19,12 (preço médio recebido pelos produtores no Paraná em maio/13) a saca/60kg, refletindo a boa produção do grão nesse período do ano, que já está maior do que no período de plantio convencional durante o verão”, explicou a engenheira agronôma do Deral, Juliana Tieme Yagush.

Feijão segunda safra - O feijão da segunda safra também sofreu com a falta de chuvas, mas na região Sudoeste. Por ser uma cultura bastante sensível, o desempenho da lavoura também foi prejudicado pelo excesso de chuvas da semana passada. Em decorrência dessa situação, há quebra de 10% da produção. “Mesmo assim, estão sendo colhidas 421.515 toneladas do grão, volume 22% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram colhidas 344.979 toneladas de feijão na segunda safra”, informou o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Alberto Salvador.

Trigo - O trigo está com metade da área estimada já plantada e a maioria com bom desenvolvimento. Este ano, a área ocupada cresceu 15%, passando de 782.308 hectares plantados no ano passado para 896.867 hectares, cujo plantio deve ser concluído em todo o Estado até o mês que vem. Os produtores estão animados com a possibilidade de manutenção dos preços firmes para o trigo, também no momento da comercialização.

Concentração – O diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, alerta que trabalhar com a produção de apenas uma cultura, eleva o grau de dependência de fatores, como clima, comercialização (nos mercados interno e externo) e de estrutura de logística, desde dentro da porteira até o porto (armazéns, rodovias, ferrovias e porto). Simioni explica que se o produtor paranaense continuar a arriscar todas suas possibilidades apenas numa mesma cultura, como vem acontecendo com a soja nas últimas três safras, quando as cotações do grão foram as melhores dos últimos anos, poderá ficar muito vulnerável. “Isso deverá interferir no nível de renda do produtor e até na economia agrícola do Estado, considerando a importância do agronegócio no PIB estadual, em especial no que se refere à produção de grãos”, destacou.

Risco baixo - Para a safra de soja 2012/2013 o risco é baixo, porque a maior parte da produção está praticamente vendida. “Para as próximas safras, o produtor deve observar bem o mercado e avaliar o desempenho da produção de soja dos Estados Unidos e da América do Sul, antes de tomar sua decisão”, alertou. Ele orienta o produtor para o plantio da safra 2013/14 não arriscar todas suas possibilidades numa mesma cultura, mas optar pela diversificação de culturas para escapar de possíveis riscos de clima ou de mercado.

Alerta - O diretor do Deral avaliou que o produtor está otimista com o plantio de soja, mas alerta que os preços do grão podem não se sustentar se a safra das outras regiões produtoras no mundo forem boas. “Antes de se decidir pelo plantio da nova safra, é necessário pensar em reduzir o risco de perdas abruptas, com as ferramentas que possui a sua disposição, sejam contra as variações do clima, fazendo um bom seguro da produção (seguro rural, Proagro etc.), e de mercado, comercializando parte da produção antecipadamente, ou fazendo operações de bolsa (hedge), diversificar a produção de acordo com as recomendações da pesquisa e ter um bom acompanhamento técnico”, recomendou.
(Fonte: Agência de Notícias do Paraná)

 
 

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Intercâmbio ao Canadá resulta em convênio de cooperação técnica

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Recife, 4/6/2013 - Representantes de dez cooperativas de Crédito de Pernambuco acabam de voltar de um intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE. O desafio agora é implantar os exemplos de boas práticas no Estado. Como resultado da capacitação, um importante convênio foi firmado, que beneficiará as mais de 200 empresas cooperativas pernambucanas e seus mais de 100 mil cooperados. De 16 a 27 de maio, o intercâmbio propiciou aos participantes uma experiência no âmbito da boa governança e da gestão com exitosos exemplos da prática cooperativa no Canadá. Além da capacitação, propiciada pelo Sescoop/PE em parceria com o instituto Irecus, da Universidade de Sherbrooke, a oportunidade viabilizou a negociação de um convênio de cooperação técnica que beneficiará cooperativas pernambucanas de todos os Ramos.

A parceria firmada entre a OCB/PE, o Sescoop/PE e o Irecus, por meio de seus representantes, Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, e Michel Lafleur, diretor do instituto, consiste na realização de ações, tanto em Pernambuco quanto em Sherbrooke, que incluem cursos, estágios, viagens de intercâmbio, dentre outros, visando o aperfeiçoamento daqueles que atuam no segmento cooperativista. “O convênio é amplo, então, permite a realização de diversos tipos de capacitação, beneficiando tanto os cooperativistas pernambucanos quanto os residentes no Canadá. Este foi, sem dúvida, o ápice do intercâmbio”, afirmou Malaquias Ancelmo.

Existe ainda, por meio da parceria, a possibilidade de apoio, por parte do Irecus, à turma de pós-graduação em Gestão de Cooperativas do Sescoop/PE, que possibilitaria ainda ao participante a conquista de um certificado da Universidade de Sherbrooke. Segundo o presidente do Sistema OCB/PE, o convênio poderá ser estendido, beneficiando todo o Nordeste e mesmo outras regiões do País. “Vamos disponibilizar o convênio para a OCB nacional, de forma a ampliar a participação”, concluiu.

A experiência no Canadá incluiu cursos que abordaram políticas públicas para cooperativas, educação cooperativa, projetos e pesquisas, dentre outros temas. Além disso, os participantes tiveram contato com a experiência de cooperativas de Crédito do sistema Desjardins e também de outros Ramos, conhecendo a Federação das Cooperativas Florestais de Québec, e cooperativas singulares como a Quartier Petit Champlain, que atua com artesanato em Québec, e a Cooperativa de Estudantes de L’UQAM, de Montreal.

O intercâmbio focou aspectos da gestão e governança em dois campos: o acadêmico, com a realização de cursos na área de cooperativismo, na Universidade de Sherbrooke, e o prático, por meio de visitas técnicas a cooperativas, não apenas de Sherbrooke, mas também de Québec e Montreal. No instituto Irecus, houve espaço para explanações e discussões durante a realização dos cursos: “Fomos apresentados ao que existe de mais avançado nas teorias com referências à gestão no mundo acadêmico hoje. Um dos desafios trabalhados lá é tornar os valores do cooperativismo práticas cooperativas, diante da constatação de que existem muitas teses sobre esses valores não aplicadas ao mundo atual, portanto, ultrapassadas”, afirmou Malaquias Ancelmo.

Os dirigentes do instituto Irecus selecionaram um rol de cooperativas de diferentes Ramos para que os visitantes pudessem conhecer. Neste conjunto, incluiu-se o famoso complexo das cooperativas de Crédito Desjardins, que surgiram ainda no início do século XX como uma alternativa à população sem amplos recursos e marginalizada socialmente. Esse complexo abriga hoje centenas de cooperativas responsáveis por 40% do sistema financeiro de Québec e por 10% do sistema financeiro do Canadá. Na província de Québec, dos 10 milhões de habitantes, nove milhões são cooperados.

Os participantes conheceram também algumas ações realizadas pelas cooperativas canadenses no exercício do 7º princípio do cooperativismo, qual seja o interesse pela comunidade. Em relação às sobras, em todos os Ramos, parte é capitalizada, outra parte é distribuída e outra é encaminhada para o trabalho social, seja por meio de um projeto específico ou não.  Muitas vezes, as cooperativas desenvolvem projetos próprios, quando isso não acontece, ainda assim os recursos seguem para a causa social. 

Nesse contexto, a figura de animadores cooperativos, geralmente jovens da comunidade, é fundamental, haja vista serem eles os responsáveis por fazer a cooperativa presente junto aos beneficiários. Quanto à estrutura, a criação de comitês e a separação entre o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, que seria equivalente à gerência no Brasil, podendo ser composta por profissionais contratados, são algumas diferenças notáveis.

“O intercâmbio correspondeu às minhas expectativas pela riqueza do conteúdo do curso e das visitas técnicas, sobretudo os trabalhos técnicos que foram apresentados no âmbito do sistema Desjardins. Eles têm um fundo de reserva muito alto, que dá uma segurança na longevidade dos empreendimentos cooperativos”, afirmou Admilson Fagundes de Oliveira, vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito, que complementou: “Outro ponto interessante é o fato de eles não terem, na estrutura de governança das cooperativas, a figura do Conselho Fiscal, mas um órgão chamado de comitê de verificação ou averiguação. Na nossa realidade é diferente, pois a lei determina, expressamente, a existência  do Conselho Fiscal, que é somente subordinado à Assembleia. Seria muito bom conhecer em profundidade a estrutura dos comitês do Canadá em uma outra oportunidade”, concluiu Oliveira.

“A primeira coisa que chamou a atenção no intercâmbio foi a organização por parte do Sescoop/PE e da Universidade de Sherbrooke. Tudo aconteceu conforme o programado. Aprendemos um pouco mais sobre a estratégia do negócio, com resultados palpáveis que podemos trazer e implantar em nossas cooperativas. Já estamos formalizando uma solicitação para um outro intercâmbio, desta vez para conhecer as práticas exitosas do segmento na Alemanha”, concluiu Antônio Vinicius Ramalho Leite, membro da diretoria da Unicred do Vale do São Francisco.

O grupo de participantes deve se reunir em breve para fazer uma avaliação do intercâmbio, definindo também as ações mais relevantes que podem ser implementadas nas cooperativas pernambucanas. A avaliação deverá contemplar todos os pontos, desde o conteúdo abordado nos cursos promovidos até a estrutura do evento.  A ideia é que sejam definidos prazos para o acompanhamento das mudanças sugeridas. O último intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE foi em 2011 para Mondragón, na Espanha.

(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)

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Sescoop convoca candidatos para prova escrita do Processo Seletivo 02/2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 02/2013 para prova escrita. Os exames serão realizados nesta quarta e quinta-feira (5 e 6/6), na sede da instituição, localizada no Setor de Autarquias Sul (SAUS), quadra 4, Bloco I.

Os candidatos à função de Analista de Comunicação Visual (código 101) farão a prova às 15h do dia 5/6; e os candidatos às funções Analista de Suporte (código 102) e Secretária Executiva (código 103) farão a prova no dia 6/6, às 9h e às 15h, respectivamente. A relação dos candidatos e as orientações para essa etapa podem ser acessadas neste comunicado.
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Encontros de Comunicação e OQS do Sistema Ocemg acontecem no mês de junho

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A agenda de encontros de capacitação do Sistema Ocemg segue suas atividades. Para junho, estão programados dois grandes eventos: o XV Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Minas Gerais, que ocorrerá entre os dias 12 e 14, e o Encontro Estadual de Organização do Quadro Social (OQS) das Cooperativas de Minas Gerais, marcado para os dias 19, 20 e 21. Ambos serão realizados no Hotel Fazenda Canto da Siriema, localizado em Jaboticatubas, a 60 km de Belo Horizonte.

Para o Encontro de Comunicação, que tratará de temas ligados à Comunicação Empresarial, foram convidados profissionais experientes na área: a jornalista Olinta Cardoso, especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, pela Fundação Dom Cabral, e em Comunicação Empresarial, pela University of Syracuse, de Nova Iorque; o também jornalista, Fábio Betti, especialista em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação e Marketing (ESPM), além da bacharel em Linguística, Laila Vanetti, especialista em Retórica, Argumentação, Linguística Textual e Análise do Discurso. Cerca de 100 participantes são aguardados para o evento.

Já o Encontro de OQS, abordará a importância da Organização do Quadro Social nas cooperativas. Cerca de 150 pessoas, entre dirigentes, cooperados e técnicos de educação e de cooperativas dos ramos Crédito e Agropecuário, devem participar da iniciativa. As atividades programadas serão ministradas por um quadro diversificado de profissionais, composto pelo conselheiro do Sistema Ocemg, graduado e pós-graduado em Cooperativismo, Flávio Eduardo Gouvêa Santos; os psicólogos organizacionais Mary Cerqueira Corrêa e Marcos Ozanan, além do cooperativista Helmut Egewart da OCB, que falará sobre sua ampla experiência no setor cooperativista.

As inscrições para os eventos estão abertas e podem ser feitas pelo portal www.minasgerais.coop.br. Clique aqui para mais informações.
(Fonte: Sistema Ocemg)
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Encontro reúne autoridades cooperativas brasileiras e argentinas

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O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na última semana um encontro entre autoridades de Sunchales - munícipio da província de Santa Fé, Argentina – e representantes do cooperativismo gaúcho e do governo estadual. A reunião aconteceu na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e depois se dirigiram ao auditório da Escoop, onde assistiram a uma apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido dentro do cooperativismo gaúcho e o crescimento do sistema dentro do PIB estadual.

Após o discurso do presidente Vergilio Perius, o diretor-geral da Escoop falou sobre a faculdade e o trabalho desenvolvido na formação de profissionais para a área de gestão de cooperativas. O prefeito de Sunchales, Ezequiel Bolatti, comparou a diferença da realidade atual existente entre Brasil e Argentina com o cenário de 20 anos atrás: “Antes, não pensávamos que éramos irmãos. Antes, competíamos e competíamos muito. E hoje nos demos conta que competir não serve, não é útil, porque existem outros que são mais poderosos que nós”. Bolatti reforçou a necessidade do trabalho em conjunto, enfatizando que ambos ganham mais trabalhando juntos do que separados. “Se juntarmos o potencial das partes temos muito mais que apenas dois”, afirmou o prefeito.

Pela manhã ocorreu também a visita da comitiva argentina ao Sistema Sicredi Porto Alegre. Além do almoço realizado na sede da Escoop, a programação incluiu uma visita da delegação de Sunchales ao gabinete do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, e um café alemão no Salão de Eventos do Hotel BergHaus.
 
O evento contou com as presenças, ainda, do presidente da Casa Cooperativa Sunchales, Raúl Colombetti, do prefeito de Nova Petrópolis - Capital Nacional do Cooperativismo - Régis Luiz Hahn, do diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, do presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, do assessor técnico do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari de David, além de autoridades representativas do sistema cooperativista gaúcho e argentino.

 

(Fonte: Sistema Ocergs)

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Comunicação Empresarial no MBA em Gestão de Cooperativas

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Belém, 27/5/2013 – O MBA em Gestão de Cooperativas recebeu, na última semana, o módulo de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, com prof. Ms. Sandro Kirst, em Belém (PA).  Neste módulo foi feita uma abordagem sobre a Comunicação como ferramenta de uma gestão competitiva para uma empresa cooperativa e o papel da comunicação no setor econômico do cooperativismo.

O MBA está sendo promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (OCB/Sescoop-PA), numa parceria, inédita, com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
 
Ferramenta – Kirst explicou que a importância da comunicação é geral para todas as empresas de qualquer segmento: “Comunicação hoje é uma ferramenta de gestão, não adianta ter objetivos, conceitos, ter um bom produto, um bom planejamento estratégico, se isto não for compartilhado com as pessoas, porque todos os elementos da organização precisam saber qual é a sua parte, qual é a missão, o seu papel e qual é a sua importância no cumprimento da missão. As pessoas precisam compartilhar desafios, então quando se entra numa organização, é preciso pensar como Organização. E somente os números não me permitem que eu entenda qual é o meu papel, mas a comunicação faz com que eu consiga conscientizar. O conceito de comunicação é como dirigir um carro olhando pelo pára-brisa, eu vejo qual é o horizonte, então eu sei como tenho que me preparar. Se trabalharmos a gestão de uma empresa olhando só os números, estamos olhando pelo retrovisor, porque os números já passaram e é preciso saber o que vem pela frente para se preparar e não só o que já passou, para poder entender o caminho”. 

Decisões coletivas -
No cooperativismo, a comunicação ganha uma outra relevância e uma importância ainda maior. “As decisões tem que ser coletivas, o processo tem que ser participativo, crítico. As cooperativas têm que usar os mesmos desafios que hoje o mercado usa muito bem na comunicação para resolver seus problemas e apresentar seus produtos. As empresas privadas aprenderam a usar a comunicação para criar relacionamento, elas se relacionam com seus consumidores, não apenas vendem. As cooperativas, que têm o relacionamento na origem do processo, estão esquecendo de se relacionar. Então, o diferencial é resgatar essa essência e esse relacionamento com o cliente. E também cultivar o relacionamento com a imprensa, transformar a imprensa num elemento  de gestão das suas potencialidades. Alimentar com informações, com produtos, com lançamentos, com novidades, com sugestões. O cooperativismo tem quer ser melhor discutido através de uma boa formação dos formadores de opinião para que as cooperativas adquiram também mais respeito”, disse o professor.

Cultura da comunicação –
Outro ponto abordado no módulo foi a necessidade das cooperativas criarem uma cultura de comunicação. De acordo com Sandro Kirst, comunicação não é um esforço de venda pontual, comunicação é relacionamento constante, é preciso se comunicar permanentemente com seus públicos. “Não se deve cortar nunca o orçamento de comunicação, porque quando um produto não conversa com seu consumidor, quando uma marca não está mais na cabeça, é nesse momento que ela cria espaço para a concorrência assumir esse espaço. Então, comunicação tem quer ser uma cultura. E hoje as empresas não precisam apenas de mídias tradicionais, mas precisam estar pensando em ações de comunicação permanente junto aos seus públicos”.

Currículo -
Sandro Kirst possui graduação em Comunicação Social com Hab. em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Foi coordenador dos Cursos de Comunicação na Univates por 8 anos e atualmente coordena a TV Univates. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de relacionamento, imaginário, comunicação mercadológica e organizacional e marketing. 

Próximo módulo -
O próximo módulo do MBA será Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), com a prof. Esp. Carmen Finkler, carga horária de 20 h, dias 14 e 15/06.
(Fonte: OCB/Sescoop-PA)
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DF promove o primeiro Encontro das Mulheres Cooperativistas

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Brasília, 27/5/2013 - O sábado 25 de maio de 2013 foi um dia inesquecível na vida das mulheres cooperativistas do Distrito Federal. Um grupo de aproximadamente 100, entre cooperadas, funcionárias de cooperativas, esposas, mães e filhas de cooperados participou do primeiro Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Sistema Cooperativista do Distrito Federal (OCDF/Sescoop-DF).

O objetivo do evento foi promover ações para o desenvolvimento do espírito de liderança e da maior participação feminina no movimento cooperativista. “Diante de um cenário em que a mulher ocupa cada vez mais um papel de destaque, é de suma importância promover ações para que elas ganhem força no ambiente cooperativista, conquistem seu espaço, contribuam com o desenvolvimento da sociedade que estão inseridas e se tornem mais participativas frente às diversas áreas de atuação. E, para isso, a mulher precisa estar constantemente estimulada”, disse o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazzi.

Foi pensando nisso que a instituição preparou uma programação dinâmica, com a participação de mulheres empreendedoras que buscaram transformar seus sonhos em realidade e cuja história de vida pode ser exemplo para outras mais. Além de paineis com lideranças femininas do cooperativismo do DF, com a moderação da apresentadora Mônica Nóbrega, no estilo talk-shows, foi servido coquetel com música ao vivo e diversos brindes foram sorteados entre as participantes.
(Fonte: OCDF/Sescoop-DF)
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Diretor do MTE recebe materiais do programa Aprendiz Cooperativo

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Brasília, 24/5/2013 – Aconteceu ontem, em Brasília (DF), a primeira reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional. O auge da pauta foi a aprovação do Plano Nacional de da Aprendizagem Profissional (PNAP), documento que contempla nove ações destinadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos, metas e cronogramas para ampliação quantitativa e principalmente qualitativa da oferta dos programas de aprendizagem.

A programação contemplou, também, discussões a respeito de possíveis adequações à Portaria 723/2012 – que trata dos referenciais de qualidade para desenvolvimento e validação dos cursos de aprendizagem a distância – e apresentação de proposta do Catálogo Nacional da Aprendizagem (CONAP)
Na ocasião, foram entregues os materiais do Programa Aprendiz Cooperativo a algumas instituições diretamente ligadas a aprendizagem, como Ministério Público da União (MPU), Secretaria de Políticas Públicas (SPP), Coordenadoria Geral de Preparação e Intermediação de Mão de Obra Juvenil e Diretoria de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Andrea Sayar, acompanhada da analista de Desenvolvimento em Gestão Edlane Melo, do gerente de formação, Alexandre Ambrogi e da coordenadora de Aprendizagem, Flávia Afonso - ambos do Sescoop/SP, foram convidados a fazer a entrega do material pessoalmente ao diretor de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego do MTE, Josbertini Virginio, que os recebeu em seu gabinete. “Fico muito feliz em ver que estão primando pela qualidade da aprendizagem, principalmente quanto aos manuais da avaliação e de procedimentos para acompanhamento de egressos. Esta metodologia está muito alinhada com o que o MTE pensa para suas futuras ações de aprendizagem. É uma boa prática que merece ser divulgada” disse Virginio.
 
 
Andrea Sayar aproveitou a oportunidade para relatar que o desenvolvimento do material envolveu representantes da unidade nacional de todas as regiões do Brasil, com a participação de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Falou ainda da distribuição das Unidades temáticas e da formação integral do aprendiz pautada em valores cooperativistas, oportunidade em que Ambrogi reforçou: “Disponibilizar cursos que atendam o empregador, no nosso caso a cooperativa, favorece o aumento da retenção do aprendiz concluinte no mercado de trabalho, realidade constante nos programas de aprendizagem do Sescoop/SP”.
 
Detalhes – O conjunto de materiais didáticos do Programa Aprendiz Cooperativo – Auxiliar Administrativo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é composto por 9 apostilas do aluno e do professor a ainda de Diretriz Nacional da Aprendizagem, Mapa de Competências, Manual de avaliação, Plano de curso, Manual de gestão e Manual de pesquisa de egressos.
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Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade do Sistema CECRED está de cara nova

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Curitiba, 24/5/2013 - Com o intuito de aproximar os cooperados de suas cooperativas, o Sistema CECRED implantou, há mais de 10 anos, o PROGRID - Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade, que hoje é considerado um dos maiores programas de educação cooperativista do Brasil. Este é um programa totalmente modulado a partir das sugestões e necessidades dos cooperados, contemplando eventos gratuitos como palestras, teatros e cursos, que abordam temas diversos, divididos nos eixos: Educação Cooperativista, Educação Financeira, Desenvolvimento de Competências Profissionais, Qualidade de Vida, Responsabilidade Socioambiental e Formação de Empreendedores.

Em 2012, o PROGRID registrou 111 mil participações nos 1.560 eventos realizados. Este programa tem gerado grande desenvolvimento social e econômico na vida dos cooperados e das comunidades onde as cooperativas estão presentes. Com o objetivo de difundir ainda mais o PROGRID, toda a identidade visual foi reformulada.
 
Com o mote “A vida tem muito para ensinar. A Cooperativa também.”, a nova campanha do PROGRID reforçou a mensagem que a educação tem o poder de transformar as pessoas e que as pessoas transformam a sociedade. Nesta campanha também foram apresentadas a nova logomarca do Programa e sua mascote – uma coruja, reformulada.
 
Através do PROGRID, as Cooperativas do Sistema assumem um papel crucial, trazendo educação, formação e informação para seus cooperados e comunidades onde atuam/estão inseridas. Os cooperados que participam das ações educativas oferecidas pelo PROGRID percebem a transparência e o fortalecimento da relação com a cooperativa e também entre os próprios cooperados, os quais assumem o papel de dono e usuário, despertando o seu senso de pertencimento.

(Fonte: Cecred)

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Técnicos são capacitados para avaliadores do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

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Está lançado o desafio e a oportunidade de tornar o meio cooperativista mais forte. Isso porque essa semana foi lançado o Prêmio SESCOOP Excelência de Gestão que irá avaliar a qualidade da gestão das cooperativas de todo o país. Por isso, técnicos do Sistema OCB-SESCOOP/CE e de outros seis Estados passaram por dois dias de capacitação, através da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). A cidade de Fortaleza recebeu. Ao todo, 14 profissionais viram uma simulação de como será a avaliação junto às cooperativas.

O encontro foi aberto oficialmente pelo Presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, João Nicédio Alves Nogueira que alertou para a importância de um prêmio com esse. “O importante é a troca de experiências que estamos vivenciando aqui. A FNQ veio até nós para nos ajudar a avaliar o sistema de gestão das cooperativas, segundo os critérios do prêmio.”, afirma o Presidente.

Para participar do Prêmio SESCOOP Excelência de Gestão, a cooperativa deve estar em dia com suas obrigações junto ao Sistema OCB Nacional e ter sido registrada até a data de 31 de dezembro de 2009. Clique no link e saiba mais sobre o prêmio

Não perca tempo!
Sua cooperativa e o Sistema cooperativista só têm a ganhar

Inscrições - Participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é fácil. As cooperativas devem responder aos dois questionários do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O primeiro reúne perguntas sobre legislação e gestão, que visam a verificar se a cooperativa atende aos requisitos da legislação e governança; a segunda etapa é um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas nos fundamentos e critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), adaptados à realidade das cooperativas. Além de concorrer ao Prêmio, todas as cooperativas inscritas recebem um relatório de diagnóstico, com pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão.

A FNQ - Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.
(Fonte: OCB-CE)
 

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Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional acontece nesta quinta-feira

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Brasília, 23/5/2013 - O futuro de 1,2 milhão de aprendizes em todo o país será discutido hoje, durante a reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, que acontece na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília-DF. Na tarde de ontem (22/5), a coordenação colegiada do Fórum se reuniu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) a fim de discutir os assuntos que serão trazidos à tona na reunião ordinária.

Segundo o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Costa, os membros do fórum deverão aprovar o Plano Nacional de Aprendizagem Profissional, que reúne as diretrizes das ações a serem desenvolvidas de agora até 2015. “Esse documento contempla metas e cronogramas, além de nove ações destinadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência”, assinala Flávio Costa.
 
A meta do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional é assegurar que até 2015 cerca de 1,2 milhão de aprendizes sejam inseridos no mercado de trabalho. “Atualmente, só nas unidades estaduais do Sescoop, cerca de 3,5 mil aprendizes estão tendo a oportunidade de se qualificarem profissionalmente no ambiente cooperativo, com todos os benefícios trabalhistas assegurados”, informou a Analista de Desenvolvimento do Sescoop, Edlane Melo.
 
Outro ponto que promete gerar bastante polêmica, durante o Fórum, nesta quinta-feira, é a apresentação das alterações na Portaria nº 723/12, que regulamenta o Cadastro Nacional de Aprendizagem. Segundo o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Costa, dois pontos serão bastante expressivos. São Eles:
 
a)      O aumento da carga horária teórica de 25% para 30% do total do programa. Esse item reforça a necessidade de o aprendiz estar mais bem preparado para assumir a função na empresa cotista (aquela que irá absorver a mão de obra);
b)      A permanência ou não da obrigatoriedade do aprendiz cursar inicialmente 80 horas de formação teórica na empresa formadora.
 
Ao longo do Fórum, que acontece das 8h30 às 16h, também será apresentado o Catálogo Nacional de Aprendizagem, que apresenta informações importantes para a política de inclusão profissional, dentre elas, as cargas horárias dos cursos de formação.
 

SERVIÇO
O que: reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional
Quando: nesta quinta-feira (23/05), das 8h30 às 16h
Onde: na sede do Ministério do Trabalho e Emprego
Participantes: o evento é capitaneado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e diversas entidades como o Sescoop, Centrais Sindicais, sociedade civil organizada, entre outros, fazem parte do grupo.

 
SAIBA MAIS sobre o Fórum
O Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional foi instituído pela portaria nº 983 de 26/11/2008 para:
 
• Promover o contínuo debate entre instituições formadoras, órgãos de fiscalização e representação de empregadores e trabalhadores;
• Desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização pelo cumprimento de contratação de aprendizes, conforme disposto na CLT;
• Monitorar e avaliar o alcance das metas de contratação e efetividade na oferta de programas de aprendizagem profissional.
 
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Em entrevista ao Paraná Business, Koslovski destaca resultados do cooperativismo paranaense

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Curitiba, 22/5/2013 - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, foi o entrevistado do programa Paraná Business, veiculado no último sábado (18/05), pela emissora Band Curitiba. O jornalista José Wille começou a entrevista falando sobre o resultado histórico alcançado pelo cooperativismo paranaense em 2012.

Koslovski lembrou que o balanço final do exercício surpreendeu, após um início de ano marcado por problemas climáticos e crise na suinocultura, por exemplo, superados pela alta dos preços agropecuários no segundo semestre. “Para nós, da Ocepar, foi uma surpresa muito grande. Esperávamos atingir movimentação econômica ao redor de R$ 35 bilhões e chegamos a R$ 38,5 bilhões. É um crescimento expressivo que nos deixa animados e até nos induz a analisar com profundidade o aspecto agroindustrial, porque esse fator possibilitou maior estabilidade mesmo com a frustração da safra agrícola”, ressaltou.  

Além de falar sobre a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social paranaense, cooperativismo de crédito, assistência técnica e pesquisa, Koslovski também abordou os gargalos na área de infraestrutura e logística existentes no país que comprometem a competitividade do setor produtivo; reforma tributária, entre outros temas. Ele tratou ainda do trabalho que vem realizando frente ao Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. 

Clique aqui e confira na íntegra a entrevista concedida por João Paulo Koslovski ao Paraná Business 
(Fonte: Sistema Ocepar)

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Comitê de Promoção Social do Sescoop avança na construção da Diretriz Nacional

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Brasília, 21/5/2013 – A Diretriz Nacional de Promoção Social que está sendo elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está mais perto de se tornar realidade. De hoje até quinta-feira (23/5), o Comitê de Promoção Social do Sescoop se reúne mais uma vez, em Brasília (DF), com o objetivo de concluir o texto da política norteadora para o sistema cooperativista. De acordo com a gerente de Promoção Social da instituição, Maria Eugênia Ruiz Borba, a intenção é finalizar a estrutura do documento neste segundo encontro para, nos próximos, trabalhar o desenvolvimento dos programas que vão compor finalizando o documento neste segundo encontro, nos próximos o grupo se dedicará ao desenvolvimento dos programas que vão compor a Diretriz.

 “O objetivo do Comitê é aproveitar as ações, projetos e programas que as unidades já desenvolvem em Promoção Social para fundamentar a Diretriz. É nas ações de Promoção Social que chegamos mais próximos de nosso cliente: as cooperativas e todo seu quadro social”, afirma Eugênia. A gestora ressalta ainda que este tem sido, desde o princípio, um trabalho de construção participativa. Composto por técnicos do Sescoop de todas as regiões do Brasil, o Comitê possui, entre seus integrantes, bastante vivência no tema, porém falta alinhar os conceitos. “Temos a felicidade de contar, em nosso grupo, com estados já bem avançados em ações de Promoção Social, que nos trazem justamente as experiências, as dificuldades vividas e, principalmente, os anseios por ver funcionar esta atividade finalística do Sescoop, mas para que esta construção seja melhor potencializada, nossa preocupação é alinhar os conceitos. Somente assim teremos uma discussão rica com base fundamentada em vivências”, complementa.

E segundo Maria Eugênia, este é justamente o ponto de principal destaque em todo o processo de construção da Diretriz: o consenso entre os estados, numa visão sempre geral dos fatos, produzindo um documento realmente com características nacionais, respeitando as características regionais. “Estamos vendo na prática unidades que possuem mais vivência pensando nas possíveis dificuldades e também facilidades que outras, ainda em fase inicial, podem encontra. É sempre um pensamento nacional, não individual”, reflete.

Estratégico – À frente da gerência de Promoção Social do Sescoop há cerca de um ano e meio, Eugênia acrescenta que a área desenvolve uma atividade que tem função de gestão dentro do Sistema Cooperativista. “No cooperativismo, estamos falando de gente. Este é o grande diferencial quando nos comparamos a empresas mercantis. Nosso foco são as pessoas, a harmonia entre colaboradores, instituição e seus familiares. Quando investimos em qualidade de vida, com certeza vemos o retorno no rendimento dos funcionários. Aplicando políticas de responsabilidade socioambiental, obtemos economia, otimização de recursos e o consequente aumento da rentabilidade da cooperativa. Por isso, nossa intenção é fazer com que a Promoção Social ganhe cada vez mais o espaço que precisa para executar seus benefícios”, avalia a gestora.

Temas – Na primeira oficina do Comitê, realizada em abril deste ano, o grupo avançou bastante na definição de conceitos importantes para a Diretriz. Foram definidos o objetivo geral da política, seus eixos estruturantes e linhas de ação a serem abordadas. De acordo com o moderador das reuniões, Benedito Nunes, a meta é traçar, nos próximos três dias, os objetivos específicos, com o objetivo de dar mais concretude aos resultados esperados do documento. “Vamos imprimir um rimo bastante focado neste encontro para a construção de textos e conteúdos que finalizem o último capítulo da Diretriz. Nossa expectativa é por um produto bastante consistente, contando com a participação efetiva de todos os integrantes”, afirma Nunes.

Metodologia – Dando continuidade ao trabalho iniciado em abril, o grupo segue utilizando a metodologia do World Coffee – neste caso, com a tradução “Café Cooperativo”. Trata-se de uma forma de proporcionar maior leveza e eficiência aos debates, conforme explica Maria Eugênia: “Neste método, as discussões são realizadas em um ambiente criativo e descontraído, proporcionando maior fluência de ideias e argumentações, o que é justamente nosso objetivo para a Promoção Social do cooperativismo brasileiro”.
 

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