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Notícias negócios

 

Municípios atingidos pela cheia no Amazonas pedem crédito especial

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Manaus, 5/6/2013 - A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) solicitou do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) uma linha especial de crédito para atender agricultores, comerciantes, prestadores de serviços e setores da indústria prejudicados pelas cheias no Norte do país. Os recursos, segundo o Secretário da pasta, Eron Bezerra, serão destinados aos municípios que decretaram situação de emergência. 

Em 2012, em uma iniciativa pioneira, o Secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, conseguiu do Ministério da Integração Nacional (MIN), por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), um aporte financeiro de R$350 milhões para a região Norte, dos quais R$200 milhões foram destinados ao Amazonas. Os recursos, segundo o Secretário, foram utilizados para amenizar as perdas no setor primário e recuperar o potencial produtivo do Estado. 
 
Eron explica que a linha de crédito especial conquistada em 2012, era destinada apenas aos agricultores do Nordeste que sofrem com a seca.  “A linha de crédito sempre existiu, mas era destinada apenas aos municípios atingidos pela seca. Ano passado foi à primeira vez que os recursos foram destinados aos estados do Norte. Este ano estamos trabalhando para obtermos os mesmos recursos e aguardamos a liberação para atender as famílias de produtores rurais atingidos pela cheia no Estado”, ressalta.
 
Prejuízos - De acordo com dados do MIN e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), 15 municípios já decretaram situação de emergência no Amazonas por conta da cheia. São eles: Amaturá, Anori, Benjamin Constant, Canutama, Carauari, Caapiranga, Eirunepé, Fonte Boa, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de OIivença e Tonantins, sendo que Caapiranga está reconhecido como situação de enxurradas e não de inundações como os demais. 
 
Mais de 648 famílias de agricultores rurais no Amazonas tiveram perdas em suas produções. Os prejuízos somam mais de R$ 1 milhão 930 mil reais. Segundo dados dos escritórios do IDAM no Estado, sete municípios já registram perdas em suas produções, sendo eles: Atalaia do Norte, Bejamin Constant, Envira, Ipixuna, Itamarati, Juruá e Carauari. 
 
Alguns municípios como Atalaia do Norte - que não aparece no relatório do MIN - já está tendo perda em sua produção. Outros que constam no relatório do Ministério em situação de emergência não registraram perda nesse setor, como Jutaí e Santo Antônio do Içá. 
 
De acordo com levantamento da Sepror, 34 atividades estão entre as mais afetadas, destacando-se a pecuária, o cultivo de hortaliças, frutas e grãos. Os produtos perdidos vão desde macaxeira, mandioca, mamão, melancia, milho, banana, hortaliças, pepino, cheiro verde, feijão, batata, maxixe, abóbora, suínos, ovinos, bovinos, aves e outros. 
 
Números - O número de agricultores rurais no Amazonas chega a 276 mil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recursos do crédito especial destinados para os municípios atingidos pela cheia, em 2012, beneficiaram mais de 23 mil famílias de 53 municípios no Estado, alcançando mais de 115 mil pessoas.
 
Famílias de produtores rurais atingidas pela cheia - Envira: 217 famílias; Juruá: 138 famílias; Benjamin Constant: 130 famílias; Atalaia do Norte: 85 famílias; Ipixuna: 53 famílias; Itamarati: 23 famílias; Carauari: 2 famílias.
(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM)
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Encontro de mulheres cooperativistas deverá reunir mais de 300 participantes

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Teresina, 5/6/2013 - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Piauí (Sescoop/PI) promoverá no próximo sábado (8/6), o “Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses”. O objetivo é estimular o potencial de liderança feminino, possibilitando que esta participe das vivências e gestão das cooperativas. Autoridades municipais e estaduais, cooperados e instituições de apoio a classe feminina que levantem a bandeira da mulher na sociedade farão parte do evento.

Com o tema “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, o encontro terá na programação palestras sobre saúde da mulher, empreendedorismo, alimentação saudável e ainda sobre suas capacidades dentro e fora da cooperativa. Segundo o superintendente do Sescoop/PI, Marcos Moraes, o aspecto social do Encontro de Mulheres Cooperativistas Piauienses torna ainda mais grandiosa essa ação. “A realização desse evento visa valorizar e reconhecer o papel destas mulheres na sociedade, principalmente no meio cooperativista. Acreditamos que incentivando e cuidando melhor, teremos uma maior participação e empenho das mulheres no nosso meio, o quem trazido bons resultados”, pontua.

Temas - Fabiano Brum, consultor e conferencista nas áreas de Motivação, Marketing e Vendas, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos, ministrará uma palestra motivacional com o tema: Mulher Empreendedora, Sensibilidade, Competência e Superação. Brum atua há 10 anos nesse segmento e já participou de eventos como o 7º Encontro Catarinense de Mulheres Cooperativistas, Encontro de Líderes Cooperativistas do MS e a 9ª Jornada de Educação do Norte/Nordeste (Fortaleza-CE).

Para tratar do tema “O papel da mulher contemporânea nas cooperativas e na sociedade”, Vera Lucia Oliveira Daller, coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural SDC/MAPA, ministrará uma palestra explicativa acerca dos conceitos pertencentes ao Cooperativismo e seus princípios.
Outros temas de palestras são: Saúde da Mulher, ministrada pela parceira do Projeto Alertar da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí e  representante da Coordenação da Secretaria de Saúde do Piauí, Lourdes Helena Barros Viana; e Alimentação Saudável, ministrada por Samara Cristina  Soares Mendes, presidente da Cooperativa de Nutricionistas do Piauí –COONUTRI.

A programação será encerrada com o show do talentoso humorista piauiense, Amauri Jucá.
(Fonte: Sescoop/PI)

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Safra de inverno no Paraná será 23% maior que a anterior

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Agricultores paranaenses esperam colher 38 milhões de toneladas de grãos, somadas as três safras: de verão, outono/inverno e de inverno. Esta última representa acréscimo de 23% sobre a anterior. A informação é da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, que divulgou nesta segunda-feira (3/6) a pesquisa da produção agrícola realizada pelo Departamento de Economia Rural (Deral) referente a maio.

Clima - A Secretaria explica que o resultado poderia ser maior, pois a produção agrícola paranaense sofreu com variações do clima, falta de chuvas em regiões localizadas e excesso em outras, que afetaram as produções de milho e feijão da segunda safra.

Liderança - Lidera o ranking da produção paranaense, o cultivo de soja que, na safra 2012/13, está rendendo volume recorde de 15,7 milhões de toneladas, aumento de 45% sobre a produção da safra passada, quando foram colhidas 10,82 milhões de toneladas do grão no Estado. Desse total, estima-se que dois terços da produção já estão vendidos e o restante é comercializado em ritmo lento. “É uma forma de reserva de capitalização pelo produtor”, observou o chefe de conjuntura do Deral, Marcelo Garrido.

Desempenho - O desempenho, considerado excelente, com a produção de soja, foi alavancado pela combinação de área recorde de plantio, clima favorável e preços atraentes no mercado internacional que induziram o produtor a ampliar a área ocupada com a cultura. Segundo levantamento do Deral, dos 5,8 milhões de hectares ocupados com o plantio de grãos de verão, as lavouras de soja ocuparam 4,7 milhões de hectares, correspondendo a 81% da área total de plantio do Estado durante a safra de verão. Depois da soja, 15% da área plantada no Estado, durante o verão, foi ocupada pelas lavouras de milho, restando em torno de 4% da área total para outros produtos como algodão, arroz sequeiro e irrigado e feijão.

Culturas – O milho da segunda safra, que está em campo, tem expectativa de produção de 10,84 milhões de toneladas, também recorde para esse período do ano, o que representa acréscimo de 9% em relação à safra passada. A previsão anterior apontava colheita de 11,38 milhões de toneladas de milho safrinha, mas foi reduzida em 702 mil toneladas, em decorrência da estiagem em abril e maio, principalmente na região Norte Pioneiro, que ficou cerca de 40 dias sem chuvas.

Preços - “Os preços do milho estão em torno de R$ 19,12 (preço médio recebido pelos produtores no Paraná em maio/13) a saca/60kg, refletindo a boa produção do grão nesse período do ano, que já está maior do que no período de plantio convencional durante o verão”, explicou a engenheira agronôma do Deral, Juliana Tieme Yagush.

Feijão segunda safra - O feijão da segunda safra também sofreu com a falta de chuvas, mas na região Sudoeste. Por ser uma cultura bastante sensível, o desempenho da lavoura também foi prejudicado pelo excesso de chuvas da semana passada. Em decorrência dessa situação, há quebra de 10% da produção. “Mesmo assim, estão sendo colhidas 421.515 toneladas do grão, volume 22% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram colhidas 344.979 toneladas de feijão na segunda safra”, informou o engenheiro agrônomo do Deral, Carlos Alberto Salvador.

Trigo - O trigo está com metade da área estimada já plantada e a maioria com bom desenvolvimento. Este ano, a área ocupada cresceu 15%, passando de 782.308 hectares plantados no ano passado para 896.867 hectares, cujo plantio deve ser concluído em todo o Estado até o mês que vem. Os produtores estão animados com a possibilidade de manutenção dos preços firmes para o trigo, também no momento da comercialização.

Concentração – O diretor do Deral, Francisco Carlos Simioni, alerta que trabalhar com a produção de apenas uma cultura, eleva o grau de dependência de fatores, como clima, comercialização (nos mercados interno e externo) e de estrutura de logística, desde dentro da porteira até o porto (armazéns, rodovias, ferrovias e porto). Simioni explica que se o produtor paranaense continuar a arriscar todas suas possibilidades apenas numa mesma cultura, como vem acontecendo com a soja nas últimas três safras, quando as cotações do grão foram as melhores dos últimos anos, poderá ficar muito vulnerável. “Isso deverá interferir no nível de renda do produtor e até na economia agrícola do Estado, considerando a importância do agronegócio no PIB estadual, em especial no que se refere à produção de grãos”, destacou.

Risco baixo - Para a safra de soja 2012/2013 o risco é baixo, porque a maior parte da produção está praticamente vendida. “Para as próximas safras, o produtor deve observar bem o mercado e avaliar o desempenho da produção de soja dos Estados Unidos e da América do Sul, antes de tomar sua decisão”, alertou. Ele orienta o produtor para o plantio da safra 2013/14 não arriscar todas suas possibilidades numa mesma cultura, mas optar pela diversificação de culturas para escapar de possíveis riscos de clima ou de mercado.

Alerta - O diretor do Deral avaliou que o produtor está otimista com o plantio de soja, mas alerta que os preços do grão podem não se sustentar se a safra das outras regiões produtoras no mundo forem boas. “Antes de se decidir pelo plantio da nova safra, é necessário pensar em reduzir o risco de perdas abruptas, com as ferramentas que possui a sua disposição, sejam contra as variações do clima, fazendo um bom seguro da produção (seguro rural, Proagro etc.), e de mercado, comercializando parte da produção antecipadamente, ou fazendo operações de bolsa (hedge), diversificar a produção de acordo com as recomendações da pesquisa e ter um bom acompanhamento técnico”, recomendou.
(Fonte: Agência de Notícias do Paraná)

 
 

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Intercâmbio ao Canadá resulta em convênio de cooperação técnica

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Recife, 4/6/2013 - Representantes de dez cooperativas de Crédito de Pernambuco acabam de voltar de um intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE. O desafio agora é implantar os exemplos de boas práticas no Estado. Como resultado da capacitação, um importante convênio foi firmado, que beneficiará as mais de 200 empresas cooperativas pernambucanas e seus mais de 100 mil cooperados. De 16 a 27 de maio, o intercâmbio propiciou aos participantes uma experiência no âmbito da boa governança e da gestão com exitosos exemplos da prática cooperativa no Canadá. Além da capacitação, propiciada pelo Sescoop/PE em parceria com o instituto Irecus, da Universidade de Sherbrooke, a oportunidade viabilizou a negociação de um convênio de cooperação técnica que beneficiará cooperativas pernambucanas de todos os Ramos.

A parceria firmada entre a OCB/PE, o Sescoop/PE e o Irecus, por meio de seus representantes, Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente do Sistema OCB/PE, e Michel Lafleur, diretor do instituto, consiste na realização de ações, tanto em Pernambuco quanto em Sherbrooke, que incluem cursos, estágios, viagens de intercâmbio, dentre outros, visando o aperfeiçoamento daqueles que atuam no segmento cooperativista. “O convênio é amplo, então, permite a realização de diversos tipos de capacitação, beneficiando tanto os cooperativistas pernambucanos quanto os residentes no Canadá. Este foi, sem dúvida, o ápice do intercâmbio”, afirmou Malaquias Ancelmo.

Existe ainda, por meio da parceria, a possibilidade de apoio, por parte do Irecus, à turma de pós-graduação em Gestão de Cooperativas do Sescoop/PE, que possibilitaria ainda ao participante a conquista de um certificado da Universidade de Sherbrooke. Segundo o presidente do Sistema OCB/PE, o convênio poderá ser estendido, beneficiando todo o Nordeste e mesmo outras regiões do País. “Vamos disponibilizar o convênio para a OCB nacional, de forma a ampliar a participação”, concluiu.

A experiência no Canadá incluiu cursos que abordaram políticas públicas para cooperativas, educação cooperativa, projetos e pesquisas, dentre outros temas. Além disso, os participantes tiveram contato com a experiência de cooperativas de Crédito do sistema Desjardins e também de outros Ramos, conhecendo a Federação das Cooperativas Florestais de Québec, e cooperativas singulares como a Quartier Petit Champlain, que atua com artesanato em Québec, e a Cooperativa de Estudantes de L’UQAM, de Montreal.

O intercâmbio focou aspectos da gestão e governança em dois campos: o acadêmico, com a realização de cursos na área de cooperativismo, na Universidade de Sherbrooke, e o prático, por meio de visitas técnicas a cooperativas, não apenas de Sherbrooke, mas também de Québec e Montreal. No instituto Irecus, houve espaço para explanações e discussões durante a realização dos cursos: “Fomos apresentados ao que existe de mais avançado nas teorias com referências à gestão no mundo acadêmico hoje. Um dos desafios trabalhados lá é tornar os valores do cooperativismo práticas cooperativas, diante da constatação de que existem muitas teses sobre esses valores não aplicadas ao mundo atual, portanto, ultrapassadas”, afirmou Malaquias Ancelmo.

Os dirigentes do instituto Irecus selecionaram um rol de cooperativas de diferentes Ramos para que os visitantes pudessem conhecer. Neste conjunto, incluiu-se o famoso complexo das cooperativas de Crédito Desjardins, que surgiram ainda no início do século XX como uma alternativa à população sem amplos recursos e marginalizada socialmente. Esse complexo abriga hoje centenas de cooperativas responsáveis por 40% do sistema financeiro de Québec e por 10% do sistema financeiro do Canadá. Na província de Québec, dos 10 milhões de habitantes, nove milhões são cooperados.

Os participantes conheceram também algumas ações realizadas pelas cooperativas canadenses no exercício do 7º princípio do cooperativismo, qual seja o interesse pela comunidade. Em relação às sobras, em todos os Ramos, parte é capitalizada, outra parte é distribuída e outra é encaminhada para o trabalho social, seja por meio de um projeto específico ou não.  Muitas vezes, as cooperativas desenvolvem projetos próprios, quando isso não acontece, ainda assim os recursos seguem para a causa social. 

Nesse contexto, a figura de animadores cooperativos, geralmente jovens da comunidade, é fundamental, haja vista serem eles os responsáveis por fazer a cooperativa presente junto aos beneficiários. Quanto à estrutura, a criação de comitês e a separação entre o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, que seria equivalente à gerência no Brasil, podendo ser composta por profissionais contratados, são algumas diferenças notáveis.

“O intercâmbio correspondeu às minhas expectativas pela riqueza do conteúdo do curso e das visitas técnicas, sobretudo os trabalhos técnicos que foram apresentados no âmbito do sistema Desjardins. Eles têm um fundo de reserva muito alto, que dá uma segurança na longevidade dos empreendimentos cooperativos”, afirmou Admilson Fagundes de Oliveira, vice-presidente da OCB/PE para o Ramo Crédito, que complementou: “Outro ponto interessante é o fato de eles não terem, na estrutura de governança das cooperativas, a figura do Conselho Fiscal, mas um órgão chamado de comitê de verificação ou averiguação. Na nossa realidade é diferente, pois a lei determina, expressamente, a existência  do Conselho Fiscal, que é somente subordinado à Assembleia. Seria muito bom conhecer em profundidade a estrutura dos comitês do Canadá em uma outra oportunidade”, concluiu Oliveira.

“A primeira coisa que chamou a atenção no intercâmbio foi a organização por parte do Sescoop/PE e da Universidade de Sherbrooke. Tudo aconteceu conforme o programado. Aprendemos um pouco mais sobre a estratégia do negócio, com resultados palpáveis que podemos trazer e implantar em nossas cooperativas. Já estamos formalizando uma solicitação para um outro intercâmbio, desta vez para conhecer as práticas exitosas do segmento na Alemanha”, concluiu Antônio Vinicius Ramalho Leite, membro da diretoria da Unicred do Vale do São Francisco.

O grupo de participantes deve se reunir em breve para fazer uma avaliação do intercâmbio, definindo também as ações mais relevantes que podem ser implementadas nas cooperativas pernambucanas. A avaliação deverá contemplar todos os pontos, desde o conteúdo abordado nos cursos promovidos até a estrutura do evento.  A ideia é que sejam definidos prazos para o acompanhamento das mudanças sugeridas. O último intercâmbio internacional realizado pelo Sescoop/PE foi em 2011 para Mondragón, na Espanha.

(Fonte: Sistema OCB/Sescoop-PE)

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Sescoop convoca candidatos para prova escrita do Processo Seletivo 02/2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca os candidatos aprovados na análise curricular do Processo Seletivo 02/2013 para prova escrita. Os exames serão realizados nesta quarta e quinta-feira (5 e 6/6), na sede da instituição, localizada no Setor de Autarquias Sul (SAUS), quadra 4, Bloco I.

Os candidatos à função de Analista de Comunicação Visual (código 101) farão a prova às 15h do dia 5/6; e os candidatos às funções Analista de Suporte (código 102) e Secretária Executiva (código 103) farão a prova no dia 6/6, às 9h e às 15h, respectivamente. A relação dos candidatos e as orientações para essa etapa podem ser acessadas neste comunicado.
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Encontros de Comunicação e OQS do Sistema Ocemg acontecem no mês de junho

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A agenda de encontros de capacitação do Sistema Ocemg segue suas atividades. Para junho, estão programados dois grandes eventos: o XV Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação das Cooperativas de Minas Gerais, que ocorrerá entre os dias 12 e 14, e o Encontro Estadual de Organização do Quadro Social (OQS) das Cooperativas de Minas Gerais, marcado para os dias 19, 20 e 21. Ambos serão realizados no Hotel Fazenda Canto da Siriema, localizado em Jaboticatubas, a 60 km de Belo Horizonte.

Para o Encontro de Comunicação, que tratará de temas ligados à Comunicação Empresarial, foram convidados profissionais experientes na área: a jornalista Olinta Cardoso, especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade e Gestão de Pessoas, pela Fundação Dom Cabral, e em Comunicação Empresarial, pela University of Syracuse, de Nova Iorque; o também jornalista, Fábio Betti, especialista em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação e Marketing (ESPM), além da bacharel em Linguística, Laila Vanetti, especialista em Retórica, Argumentação, Linguística Textual e Análise do Discurso. Cerca de 100 participantes são aguardados para o evento.

Já o Encontro de OQS, abordará a importância da Organização do Quadro Social nas cooperativas. Cerca de 150 pessoas, entre dirigentes, cooperados e técnicos de educação e de cooperativas dos ramos Crédito e Agropecuário, devem participar da iniciativa. As atividades programadas serão ministradas por um quadro diversificado de profissionais, composto pelo conselheiro do Sistema Ocemg, graduado e pós-graduado em Cooperativismo, Flávio Eduardo Gouvêa Santos; os psicólogos organizacionais Mary Cerqueira Corrêa e Marcos Ozanan, além do cooperativista Helmut Egewart da OCB, que falará sobre sua ampla experiência no setor cooperativista.

As inscrições para os eventos estão abertas e podem ser feitas pelo portal www.minasgerais.coop.br. Clique aqui para mais informações.
(Fonte: Sistema Ocemg)
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Encontro reúne autoridades cooperativas brasileiras e argentinas

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O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na última semana um encontro entre autoridades de Sunchales - munícipio da província de Santa Fé, Argentina – e representantes do cooperativismo gaúcho e do governo estadual. A reunião aconteceu na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop). Os participantes foram recepcionados com um café da manhã e depois se dirigiram ao auditório da Escoop, onde assistiram a uma apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido dentro do cooperativismo gaúcho e o crescimento do sistema dentro do PIB estadual.

Após o discurso do presidente Vergilio Perius, o diretor-geral da Escoop falou sobre a faculdade e o trabalho desenvolvido na formação de profissionais para a área de gestão de cooperativas. O prefeito de Sunchales, Ezequiel Bolatti, comparou a diferença da realidade atual existente entre Brasil e Argentina com o cenário de 20 anos atrás: “Antes, não pensávamos que éramos irmãos. Antes, competíamos e competíamos muito. E hoje nos demos conta que competir não serve, não é útil, porque existem outros que são mais poderosos que nós”. Bolatti reforçou a necessidade do trabalho em conjunto, enfatizando que ambos ganham mais trabalhando juntos do que separados. “Se juntarmos o potencial das partes temos muito mais que apenas dois”, afirmou o prefeito.

Pela manhã ocorreu também a visita da comitiva argentina ao Sistema Sicredi Porto Alegre. Além do almoço realizado na sede da Escoop, a programação incluiu uma visita da delegação de Sunchales ao gabinete do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, e um café alemão no Salão de Eventos do Hotel BergHaus.
 
O evento contou com as presenças, ainda, do presidente da Casa Cooperativa Sunchales, Raúl Colombetti, do prefeito de Nova Petrópolis - Capital Nacional do Cooperativismo - Régis Luiz Hahn, do diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, do presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, do assessor técnico do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari de David, além de autoridades representativas do sistema cooperativista gaúcho e argentino.

 

(Fonte: Sistema Ocergs)

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Comunicação Empresarial no MBA em Gestão de Cooperativas

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Belém, 27/5/2013 – O MBA em Gestão de Cooperativas recebeu, na última semana, o módulo de Relações Públicas e Comunicação Empresarial, com prof. Ms. Sandro Kirst, em Belém (PA).  Neste módulo foi feita uma abordagem sobre a Comunicação como ferramenta de uma gestão competitiva para uma empresa cooperativa e o papel da comunicação no setor econômico do cooperativismo.

O MBA está sendo promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (OCB/Sescoop-PA), numa parceria, inédita, com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop).
 
Ferramenta – Kirst explicou que a importância da comunicação é geral para todas as empresas de qualquer segmento: “Comunicação hoje é uma ferramenta de gestão, não adianta ter objetivos, conceitos, ter um bom produto, um bom planejamento estratégico, se isto não for compartilhado com as pessoas, porque todos os elementos da organização precisam saber qual é a sua parte, qual é a missão, o seu papel e qual é a sua importância no cumprimento da missão. As pessoas precisam compartilhar desafios, então quando se entra numa organização, é preciso pensar como Organização. E somente os números não me permitem que eu entenda qual é o meu papel, mas a comunicação faz com que eu consiga conscientizar. O conceito de comunicação é como dirigir um carro olhando pelo pára-brisa, eu vejo qual é o horizonte, então eu sei como tenho que me preparar. Se trabalharmos a gestão de uma empresa olhando só os números, estamos olhando pelo retrovisor, porque os números já passaram e é preciso saber o que vem pela frente para se preparar e não só o que já passou, para poder entender o caminho”. 

Decisões coletivas -
No cooperativismo, a comunicação ganha uma outra relevância e uma importância ainda maior. “As decisões tem que ser coletivas, o processo tem que ser participativo, crítico. As cooperativas têm que usar os mesmos desafios que hoje o mercado usa muito bem na comunicação para resolver seus problemas e apresentar seus produtos. As empresas privadas aprenderam a usar a comunicação para criar relacionamento, elas se relacionam com seus consumidores, não apenas vendem. As cooperativas, que têm o relacionamento na origem do processo, estão esquecendo de se relacionar. Então, o diferencial é resgatar essa essência e esse relacionamento com o cliente. E também cultivar o relacionamento com a imprensa, transformar a imprensa num elemento  de gestão das suas potencialidades. Alimentar com informações, com produtos, com lançamentos, com novidades, com sugestões. O cooperativismo tem quer ser melhor discutido através de uma boa formação dos formadores de opinião para que as cooperativas adquiram também mais respeito”, disse o professor.

Cultura da comunicação –
Outro ponto abordado no módulo foi a necessidade das cooperativas criarem uma cultura de comunicação. De acordo com Sandro Kirst, comunicação não é um esforço de venda pontual, comunicação é relacionamento constante, é preciso se comunicar permanentemente com seus públicos. “Não se deve cortar nunca o orçamento de comunicação, porque quando um produto não conversa com seu consumidor, quando uma marca não está mais na cabeça, é nesse momento que ela cria espaço para a concorrência assumir esse espaço. Então, comunicação tem quer ser uma cultura. E hoje as empresas não precisam apenas de mídias tradicionais, mas precisam estar pensando em ações de comunicação permanente junto aos seus públicos”.

Currículo -
Sandro Kirst possui graduação em Comunicação Social com Hab. em Relações Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Foi coordenador dos Cursos de Comunicação na Univates por 8 anos e atualmente coordena a TV Univates. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de relacionamento, imaginário, comunicação mercadológica e organizacional e marketing. 

Próximo módulo -
O próximo módulo do MBA será Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), com a prof. Esp. Carmen Finkler, carga horária de 20 h, dias 14 e 15/06.
(Fonte: OCB/Sescoop-PA)
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DF promove o primeiro Encontro das Mulheres Cooperativistas

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Brasília, 27/5/2013 - O sábado 25 de maio de 2013 foi um dia inesquecível na vida das mulheres cooperativistas do Distrito Federal. Um grupo de aproximadamente 100, entre cooperadas, funcionárias de cooperativas, esposas, mães e filhas de cooperados participou do primeiro Encontro de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Sistema Cooperativista do Distrito Federal (OCDF/Sescoop-DF).

O objetivo do evento foi promover ações para o desenvolvimento do espírito de liderança e da maior participação feminina no movimento cooperativista. “Diante de um cenário em que a mulher ocupa cada vez mais um papel de destaque, é de suma importância promover ações para que elas ganhem força no ambiente cooperativista, conquistem seu espaço, contribuam com o desenvolvimento da sociedade que estão inseridas e se tornem mais participativas frente às diversas áreas de atuação. E, para isso, a mulher precisa estar constantemente estimulada”, disse o presidente do Sistema OCDF, Roberto Marazzi.

Foi pensando nisso que a instituição preparou uma programação dinâmica, com a participação de mulheres empreendedoras que buscaram transformar seus sonhos em realidade e cuja história de vida pode ser exemplo para outras mais. Além de paineis com lideranças femininas do cooperativismo do DF, com a moderação da apresentadora Mônica Nóbrega, no estilo talk-shows, foi servido coquetel com música ao vivo e diversos brindes foram sorteados entre as participantes.
(Fonte: OCDF/Sescoop-DF)
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Diretor do MTE recebe materiais do programa Aprendiz Cooperativo

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Brasília, 24/5/2013 – Aconteceu ontem, em Brasília (DF), a primeira reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional. O auge da pauta foi a aprovação do Plano Nacional de da Aprendizagem Profissional (PNAP), documento que contempla nove ações destinadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos, metas e cronogramas para ampliação quantitativa e principalmente qualitativa da oferta dos programas de aprendizagem.

A programação contemplou, também, discussões a respeito de possíveis adequações à Portaria 723/2012 – que trata dos referenciais de qualidade para desenvolvimento e validação dos cursos de aprendizagem a distância – e apresentação de proposta do Catálogo Nacional da Aprendizagem (CONAP)
Na ocasião, foram entregues os materiais do Programa Aprendiz Cooperativo a algumas instituições diretamente ligadas a aprendizagem, como Ministério Público da União (MPU), Secretaria de Políticas Públicas (SPP), Coordenadoria Geral de Preparação e Intermediação de Mão de Obra Juvenil e Diretoria de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
 
A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Andrea Sayar, acompanhada da analista de Desenvolvimento em Gestão Edlane Melo, do gerente de formação, Alexandre Ambrogi e da coordenadora de Aprendizagem, Flávia Afonso - ambos do Sescoop/SP, foram convidados a fazer a entrega do material pessoalmente ao diretor de Políticas Públicas de Trabalho e Emprego do MTE, Josbertini Virginio, que os recebeu em seu gabinete. “Fico muito feliz em ver que estão primando pela qualidade da aprendizagem, principalmente quanto aos manuais da avaliação e de procedimentos para acompanhamento de egressos. Esta metodologia está muito alinhada com o que o MTE pensa para suas futuras ações de aprendizagem. É uma boa prática que merece ser divulgada” disse Virginio.
 
 
Andrea Sayar aproveitou a oportunidade para relatar que o desenvolvimento do material envolveu representantes da unidade nacional de todas as regiões do Brasil, com a participação de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins. Falou ainda da distribuição das Unidades temáticas e da formação integral do aprendiz pautada em valores cooperativistas, oportunidade em que Ambrogi reforçou: “Disponibilizar cursos que atendam o empregador, no nosso caso a cooperativa, favorece o aumento da retenção do aprendiz concluinte no mercado de trabalho, realidade constante nos programas de aprendizagem do Sescoop/SP”.
 
Detalhes – O conjunto de materiais didáticos do Programa Aprendiz Cooperativo – Auxiliar Administrativo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é composto por 9 apostilas do aluno e do professor a ainda de Diretriz Nacional da Aprendizagem, Mapa de Competências, Manual de avaliação, Plano de curso, Manual de gestão e Manual de pesquisa de egressos.
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Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade do Sistema CECRED está de cara nova

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Curitiba, 24/5/2013 - Com o intuito de aproximar os cooperados de suas cooperativas, o Sistema CECRED implantou, há mais de 10 anos, o PROGRID - Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade, que hoje é considerado um dos maiores programas de educação cooperativista do Brasil. Este é um programa totalmente modulado a partir das sugestões e necessidades dos cooperados, contemplando eventos gratuitos como palestras, teatros e cursos, que abordam temas diversos, divididos nos eixos: Educação Cooperativista, Educação Financeira, Desenvolvimento de Competências Profissionais, Qualidade de Vida, Responsabilidade Socioambiental e Formação de Empreendedores.

Em 2012, o PROGRID registrou 111 mil participações nos 1.560 eventos realizados. Este programa tem gerado grande desenvolvimento social e econômico na vida dos cooperados e das comunidades onde as cooperativas estão presentes. Com o objetivo de difundir ainda mais o PROGRID, toda a identidade visual foi reformulada.
 
Com o mote “A vida tem muito para ensinar. A Cooperativa também.”, a nova campanha do PROGRID reforçou a mensagem que a educação tem o poder de transformar as pessoas e que as pessoas transformam a sociedade. Nesta campanha também foram apresentadas a nova logomarca do Programa e sua mascote – uma coruja, reformulada.
 
Através do PROGRID, as Cooperativas do Sistema assumem um papel crucial, trazendo educação, formação e informação para seus cooperados e comunidades onde atuam/estão inseridas. Os cooperados que participam das ações educativas oferecidas pelo PROGRID percebem a transparência e o fortalecimento da relação com a cooperativa e também entre os próprios cooperados, os quais assumem o papel de dono e usuário, despertando o seu senso de pertencimento.

(Fonte: Cecred)

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Técnicos são capacitados para avaliadores do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

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Está lançado o desafio e a oportunidade de tornar o meio cooperativista mais forte. Isso porque essa semana foi lançado o Prêmio SESCOOP Excelência de Gestão que irá avaliar a qualidade da gestão das cooperativas de todo o país. Por isso, técnicos do Sistema OCB-SESCOOP/CE e de outros seis Estados passaram por dois dias de capacitação, através da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). A cidade de Fortaleza recebeu. Ao todo, 14 profissionais viram uma simulação de como será a avaliação junto às cooperativas.

O encontro foi aberto oficialmente pelo Presidente do Sistema OCB-SESCOOP/CE, João Nicédio Alves Nogueira que alertou para a importância de um prêmio com esse. “O importante é a troca de experiências que estamos vivenciando aqui. A FNQ veio até nós para nos ajudar a avaliar o sistema de gestão das cooperativas, segundo os critérios do prêmio.”, afirma o Presidente.

Para participar do Prêmio SESCOOP Excelência de Gestão, a cooperativa deve estar em dia com suas obrigações junto ao Sistema OCB Nacional e ter sido registrada até a data de 31 de dezembro de 2009. Clique no link e saiba mais sobre o prêmio

Não perca tempo!
Sua cooperativa e o Sistema cooperativista só têm a ganhar

Inscrições - Participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é fácil. As cooperativas devem responder aos dois questionários do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O primeiro reúne perguntas sobre legislação e gestão, que visam a verificar se a cooperativa atende aos requisitos da legislação e governança; a segunda etapa é um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas nos fundamentos e critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), adaptados à realidade das cooperativas. Além de concorrer ao Prêmio, todas as cooperativas inscritas recebem um relatório de diagnóstico, com pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão.

A FNQ - Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.
(Fonte: OCB-CE)
 

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Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional acontece nesta quinta-feira

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Brasília, 23/5/2013 - O futuro de 1,2 milhão de aprendizes em todo o país será discutido hoje, durante a reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, que acontece na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília-DF. Na tarde de ontem (22/5), a coordenação colegiada do Fórum se reuniu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) a fim de discutir os assuntos que serão trazidos à tona na reunião ordinária.

Segundo o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Costa, os membros do fórum deverão aprovar o Plano Nacional de Aprendizagem Profissional, que reúne as diretrizes das ações a serem desenvolvidas de agora até 2015. “Esse documento contempla metas e cronogramas, além de nove ações destinadas a jovens com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência”, assinala Flávio Costa.
 
A meta do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional é assegurar que até 2015 cerca de 1,2 milhão de aprendizes sejam inseridos no mercado de trabalho. “Atualmente, só nas unidades estaduais do Sescoop, cerca de 3,5 mil aprendizes estão tendo a oportunidade de se qualificarem profissionalmente no ambiente cooperativo, com todos os benefícios trabalhistas assegurados”, informou a Analista de Desenvolvimento do Sescoop, Edlane Melo.
 
Outro ponto que promete gerar bastante polêmica, durante o Fórum, nesta quinta-feira, é a apresentação das alterações na Portaria nº 723/12, que regulamenta o Cadastro Nacional de Aprendizagem. Segundo o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Flávio Costa, dois pontos serão bastante expressivos. São Eles:
 
a)      O aumento da carga horária teórica de 25% para 30% do total do programa. Esse item reforça a necessidade de o aprendiz estar mais bem preparado para assumir a função na empresa cotista (aquela que irá absorver a mão de obra);
b)      A permanência ou não da obrigatoriedade do aprendiz cursar inicialmente 80 horas de formação teórica na empresa formadora.
 
Ao longo do Fórum, que acontece das 8h30 às 16h, também será apresentado o Catálogo Nacional de Aprendizagem, que apresenta informações importantes para a política de inclusão profissional, dentre elas, as cargas horárias dos cursos de formação.
 

SERVIÇO
O que: reunião ordinária do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional
Quando: nesta quinta-feira (23/05), das 8h30 às 16h
Onde: na sede do Ministério do Trabalho e Emprego
Participantes: o evento é capitaneado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e diversas entidades como o Sescoop, Centrais Sindicais, sociedade civil organizada, entre outros, fazem parte do grupo.

 
SAIBA MAIS sobre o Fórum
O Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional foi instituído pela portaria nº 983 de 26/11/2008 para:
 
• Promover o contínuo debate entre instituições formadoras, órgãos de fiscalização e representação de empregadores e trabalhadores;
• Desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização pelo cumprimento de contratação de aprendizes, conforme disposto na CLT;
• Monitorar e avaliar o alcance das metas de contratação e efetividade na oferta de programas de aprendizagem profissional.
 
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Em entrevista ao Paraná Business, Koslovski destaca resultados do cooperativismo paranaense

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Curitiba, 22/5/2013 - O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, foi o entrevistado do programa Paraná Business, veiculado no último sábado (18/05), pela emissora Band Curitiba. O jornalista José Wille começou a entrevista falando sobre o resultado histórico alcançado pelo cooperativismo paranaense em 2012.

Koslovski lembrou que o balanço final do exercício surpreendeu, após um início de ano marcado por problemas climáticos e crise na suinocultura, por exemplo, superados pela alta dos preços agropecuários no segundo semestre. “Para nós, da Ocepar, foi uma surpresa muito grande. Esperávamos atingir movimentação econômica ao redor de R$ 35 bilhões e chegamos a R$ 38,5 bilhões. É um crescimento expressivo que nos deixa animados e até nos induz a analisar com profundidade o aspecto agroindustrial, porque esse fator possibilitou maior estabilidade mesmo com a frustração da safra agrícola”, ressaltou.  

Além de falar sobre a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social paranaense, cooperativismo de crédito, assistência técnica e pesquisa, Koslovski também abordou os gargalos na área de infraestrutura e logística existentes no país que comprometem a competitividade do setor produtivo; reforma tributária, entre outros temas. Ele tratou ainda do trabalho que vem realizando frente ao Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. 

Clique aqui e confira na íntegra a entrevista concedida por João Paulo Koslovski ao Paraná Business 
(Fonte: Sistema Ocepar)

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Comitê de Promoção Social do Sescoop avança na construção da Diretriz Nacional

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Brasília, 21/5/2013 – A Diretriz Nacional de Promoção Social que está sendo elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está mais perto de se tornar realidade. De hoje até quinta-feira (23/5), o Comitê de Promoção Social do Sescoop se reúne mais uma vez, em Brasília (DF), com o objetivo de concluir o texto da política norteadora para o sistema cooperativista. De acordo com a gerente de Promoção Social da instituição, Maria Eugênia Ruiz Borba, a intenção é finalizar a estrutura do documento neste segundo encontro para, nos próximos, trabalhar o desenvolvimento dos programas que vão compor finalizando o documento neste segundo encontro, nos próximos o grupo se dedicará ao desenvolvimento dos programas que vão compor a Diretriz.

 “O objetivo do Comitê é aproveitar as ações, projetos e programas que as unidades já desenvolvem em Promoção Social para fundamentar a Diretriz. É nas ações de Promoção Social que chegamos mais próximos de nosso cliente: as cooperativas e todo seu quadro social”, afirma Eugênia. A gestora ressalta ainda que este tem sido, desde o princípio, um trabalho de construção participativa. Composto por técnicos do Sescoop de todas as regiões do Brasil, o Comitê possui, entre seus integrantes, bastante vivência no tema, porém falta alinhar os conceitos. “Temos a felicidade de contar, em nosso grupo, com estados já bem avançados em ações de Promoção Social, que nos trazem justamente as experiências, as dificuldades vividas e, principalmente, os anseios por ver funcionar esta atividade finalística do Sescoop, mas para que esta construção seja melhor potencializada, nossa preocupação é alinhar os conceitos. Somente assim teremos uma discussão rica com base fundamentada em vivências”, complementa.

E segundo Maria Eugênia, este é justamente o ponto de principal destaque em todo o processo de construção da Diretriz: o consenso entre os estados, numa visão sempre geral dos fatos, produzindo um documento realmente com características nacionais, respeitando as características regionais. “Estamos vendo na prática unidades que possuem mais vivência pensando nas possíveis dificuldades e também facilidades que outras, ainda em fase inicial, podem encontra. É sempre um pensamento nacional, não individual”, reflete.

Estratégico – À frente da gerência de Promoção Social do Sescoop há cerca de um ano e meio, Eugênia acrescenta que a área desenvolve uma atividade que tem função de gestão dentro do Sistema Cooperativista. “No cooperativismo, estamos falando de gente. Este é o grande diferencial quando nos comparamos a empresas mercantis. Nosso foco são as pessoas, a harmonia entre colaboradores, instituição e seus familiares. Quando investimos em qualidade de vida, com certeza vemos o retorno no rendimento dos funcionários. Aplicando políticas de responsabilidade socioambiental, obtemos economia, otimização de recursos e o consequente aumento da rentabilidade da cooperativa. Por isso, nossa intenção é fazer com que a Promoção Social ganhe cada vez mais o espaço que precisa para executar seus benefícios”, avalia a gestora.

Temas – Na primeira oficina do Comitê, realizada em abril deste ano, o grupo avançou bastante na definição de conceitos importantes para a Diretriz. Foram definidos o objetivo geral da política, seus eixos estruturantes e linhas de ação a serem abordadas. De acordo com o moderador das reuniões, Benedito Nunes, a meta é traçar, nos próximos três dias, os objetivos específicos, com o objetivo de dar mais concretude aos resultados esperados do documento. “Vamos imprimir um rimo bastante focado neste encontro para a construção de textos e conteúdos que finalizem o último capítulo da Diretriz. Nossa expectativa é por um produto bastante consistente, contando com a participação efetiva de todos os integrantes”, afirma Nunes.

Metodologia – Dando continuidade ao trabalho iniciado em abril, o grupo segue utilizando a metodologia do World Coffee – neste caso, com a tradução “Café Cooperativo”. Trata-se de uma forma de proporcionar maior leveza e eficiência aos debates, conforme explica Maria Eugênia: “Neste método, as discussões são realizadas em um ambiente criativo e descontraído, proporcionando maior fluência de ideias e argumentações, o que é justamente nosso objetivo para a Promoção Social do cooperativismo brasileiro”.
 

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Jovens aprendizes reúnem-se em Cuiabá

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Cuiabá, 21/5/2013 –O Sistema OCB-MT sediou no dia 13 de maio, o 2º Encontro de Jovens do Programa Jovem Aprendiz. O programa vai além de proporcionar às cooperativas condições de adequarem-se à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. Com ele, os jovens tem sua formação pautada nos valores cooperativistas, processo que possibilita o desenvolvimento integral e inserção no mundo do trabalho.

Segundo a representante da Coprodia, Pamela Cristina de Oliveira Souza, o diferencial do Programa é a interação com o público alvo dos treinamentos. “A Coprodia já está começando a terceira turma. Já temos mais procura de turmas e os alunos já vem com disponibilidade e vontade de participar dos treinamentos”, afirmou Pâmela. Para a jovem aprendiz Katherine Silva Marques, contratada pela Unicred, o mercado de trabalho exige cada vez mais e o programa auxilia na busca por oportunidades. “Meu objetivo era que os 2 anos da formação passassem rapidamente para eu ter logo a resposta tão sonhada referente à contratação”.
 
Para a orientadora educacional do Sescoop-MT, Luciana Ferreira, o Programa de Aprendizagem tem um cunho social e contribui para a inclusão social. "O programa incentiva a continuidade na educação formal, minimizando a vulnerabilidade social que os jovens estão expostos. Os aprendizes estão sendo qualificados para o mercado de trabalho em um ambiente cooperativista. Quanto maior o número de pessoas qualificadas, maior a produtividade e crescimento das cooperativas”, destacou Luciana. O foco da aprendizagem é pautado na valorização dos 7 princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, inter-cooperação e interesse pela comunidade.
  
O evento contou ainda com a presença do palestrante Fabiano Brum, que trabalhou os valores cooperativistas com muita música e animação.

Saiba mais –
Implantado em 2008 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso, o Sescoop-MT, o programa surgiu da parceria com CIEE, oferecendo os cursos de Ocupações Administrativas e Práticas Bancárias, para atender as cooperativas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Em 2011 aderiram à parceria a Associação Espírita Lar Maria de Lourdes,  que atende as cidades de Nova Mutum, Primavera do Leste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde e Sinop, e o Senai, que atende Campo Novo do Parecis (Coprodia) e Nova Mutum (Intercoop). Ao todo 31 cooperativas são beneficiadas com o Programa, que só em 2013 já formou 63 jovens.

Aprendizagem própria –
Ainda para este ano, a intenção do Sescoop-MT é ofertar a aprendizagem própria, com a implantação do programa Aprendiz Cooperativo. “Trata-se de um programa específico, voltado à realidade cooperativista, por meio do qual o Sescoop espera contribuir tanto para a formação dos jovens quanto para o desenvolvimento das cooperativas”, explica a analista da unidade nacional do Sescoop, Edlane Melo.

Segundo Edlane, a unidade do Mato Grosso já está investindo no levantamento das demandas locais, na sensibilização das cooperativas e também na identificação dos investimentos necessários para aplicação do programa.
(Fonte: Sistema OCB-MT)
 
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Cooperativas terão prêmio nacional de Excelência de Gestão

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Brasília (21/05) - Acaba de ser lançado o primeiro prêmio de qualidade de gestão voltado especificamente para as cooperativas brasileiras. Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Idealizada pelo Sescoop – entidade do Sistema “S” responsável pela formação, monitoramento e promoção social do cooperativismo brasileiro – a premiação reconhecerá, a cada dois anos, as cooperativas que adotarem as melhores práticas de gestão e de governança, incentivando a busca pela excelência da gestão e o aumento da competitividade do setor.

“O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é a segunda premiação criada pelo Sistema OCB para reconhecer o trabalho das cooperativas brasileiras”, informou o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas. “Como um dos focos do Sescoop é justamente qualificar nossas cooperativas e nossos cooperados, premiaremos as empresas que se destacarem na gestão”, frisou Lopes de Freitas.
 
Ao todo, serão premiadas 40 cooperativas, nas faixas bronze, prata e ouro. O empreendimento que mais se destacar no relacionamento com o cliente receberá o troféu “Destaque Governança”.

INSCRIÇÕES -
Participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é fácil. As cooperativas devem responder aos dois questionários do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). O primeiro reúne perguntas sobre legislação e gestão, que visam a verificar se a cooperativa atende aos requisitos da legislação e governança; a segunda etapa é um questionário de autoavaliação com perguntas baseadas nos fundamentos e critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), adaptados à realidade das cooperativas. Além de concorrer ao Prêmio, todas as cooperativas inscritas recebem um relatório de diagnóstico, com pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão. 
 
“A adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) pelas cooperativas permitirá a avaliação da organização de uma forma sistêmica, identificando pontos fortes e oportunidades para melhoria a partir de um diagnóstico da gestão, que possibilita a implantação de ações e práticas, visando a melhoria contínua e o aumento da competitividade”, afirma Juliana Iten de Martino, gerente de Relacionamento com Clientes e Parceiros da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
 
A premiação é destinada às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, que possuem três anos de formação ou mais. Para preencher os questionários, solicita-se que as cooperativas apresentem os resultados dos três anos anteriores: 2010, 2011 e 2012. As inscrições para o Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão são gratuitas e podem ser feitas pelo seguinte endereço: http://premiogestao.brasilcooperativo.coop.br/
 
--- SOBRE OS ORGANIZADORES E PARCEIROS DO PRÊMIO ---
 
Sobre o Sistema OCB
Sistema que promove o cooperativismo brasileiro, formado por três entidades complementares entre si: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 unidades estaduais, localizadas nas capitais de cada estado e também no Distrito Federal.
 
Sobre o Sescoop
Integrante do “Sistema S”, o Sescoop é responsável pela promoção da educação cooperativista desde 1999. A instituição tem três focos principais: a formação profissional, a promoção social e o monitoramento das cooperativas. Um de seus diferenciais é o compromisso com a sustentabilidade, fomentado em projetos desenhados para a juventude, com o objetivo de educar e levar a filosofia cooperativista às novas gerações.
 
Sobre a FNQ
Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.
 
 
 
 
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Sindicato Rural de MS realiza 16º Encontro Técnico do Leite

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Nesta segunda-feira, dia 20 de maio, o Sindicato Rural de Campo Grande realizará o 16º Encontro Técnico do Leite. O evento contará com palestras e está marcado para começar às 7h, no auditório da entidade. O encontro reunirá em um só lugar pesquisadores e produtores rurais para debaterem informações e promoverem o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na capital.

O presidente do sistema Ocb/ms, Celso Régis, ao participar da abertura do Encontro Técnico do Leite afirmou que "somente através da cooperação é que podemos crescer e estimular o desenvolvimento da produção leiteira em MS". Conforme o cronograma do evento, o primeiro palestrante do dia será o engenheiro agrônomo Vicente Nogueira Neto. Graduado pela Universidade Federal de Viçosa e coordenador da Câmara de Leite da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), ele discorrerá sobre o tema “Cenário atual e futuro do leite no Brasil”. A apresentação será seguida de debate.

A partir das 9h15, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudoeste, Alexandre Pedroso, ministrará palestra sobre o tema “Suplementação de vacas leiteiras em pastejo”. O palestrante é engenheiro agrônomo e pós-doutor em Nutrição de Ruminantes. Em sua apresentação, destacará a importância do cuidado na escolha da pastagem para a melhor nutrição e alimentação de bovinos leiteiros.

Após o almoço, às 13h, os participantes do encontro receberão informações a respeito do tema “Manejo do pastejo rotacionado em um sistema de produção de leite”. O assunto será abordado pelo pesquisador e professor do Centro de Treinamento de Recursos Humanos do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo, Marco Penati.

O ciclo de palestras também terá um seminário sobre “Correção do solo e adubação pastagens para vacas leiteiras”, ministrado por Lourival Vilela, da Embrapa Cerrados.

Para encerrar o encontro, a última palestra será sobre o tema “Cana, ureia e concentrado para vacas em lactação”. A abordagem será feita pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite Mirton José de Frota Morenz.
(Fonte: MS Record)

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Vem aí o 8º Concurso "Calu Contando História"

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Os alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) das escolas públicas da cidade de Uberlândia têm até o dia 31 de maio para inscrever-se no concurso Calu Contando História. A inscrição é feita por meio da entrega de desenhos ou roteiros teatrais alusivos ao tema: “Uberlândia no coração do cerrado”. Os estudantes podem participar em duas categorias: de 1º ao 5º ano ou de 6º ao 9º ano.

Essa é a 8ª edição do Calu Contando História – projeto social da Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu – que tem como objetivo resgatar a história e a cultura regional de Uberlândia, bem como valorizar o trabalho artístico das crianças da rede pública de ensino.

O concurso é composto pelas seguintes etapas: a Calu escolhe um tema, os professores o trabalham em sala de aula; os alunos produzem roteiros teatrais e desenhos alusivos ao assunto; o corpo docente realiza a seleção dos trabalhos e os inscreve. Após essa primeira etapa, uma banca examinadora, composta por professores, profissionais de comunicação, artes plásticas e cênicas, faz a escolha das melhores composições. Os desenhos vencedores (primeiro lugar) são levados para uma exposição, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberlândia e os melhores roteiros teatrais são apresentados em um festival de teatro, no qual profissionais das artes cênicas classificarão em 1º, 2º e 3º lugares. A Cooperativa premia os melhores em dinheiro. “É uma forma de incentivarmos esses alunos, contribuindo ainda mais para elevar a autoestima dos mesmos e valorizar o trabalho realizado”, explica o presidente da Calu, Cenyldes Moura Vieira.

Os alunos, cujo roteiro teatral for selecionado para o festival, ganharão uma oficina de teatro da Calu. “Nós contratamos um profissional da área para passar noções básicas de artes cênicas aos estudantes. Acreditamos que o teatro é uma maneira eficiente de desenvolver as crianças, contribuindo também para preencher o tempo ócio, no qual elas estão longe da escola”, considera o presidente.

A seleção final dos desenhos e dos roteiros teatrais será feita no início de junho. O festival de teatro deve acontecer no final de agosto, próximo à data do aniversário de Uberlândia. As inscrições podem ser feitas no setor de ensino fundamental do Cemepe – Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais de Uberlândia e da Superintendência Regional de Ensino do município, bem como no setor de comunicação e marketing da Calu.
(Fonte: Calu)

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Elicoop Feminino: Encontro inicia com 210 participantes do Paraná e de outros estados

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Com a presença de 210 lideranças femininas de 13 cooperativas paranaenses, além de delegações do Espírito Santo e do Mato Grosso do Sul, teve início, na manhã desta quinta-feira (16/5), o 8º Encontro de Lideranças Femininas (Elicoop Feminino), no Museu da Imigração Holandesa, na Colônia Castrolanda, em Castro, região paranaense dos Campos Gerais. Participaram da abertura, o presidente da Castrolanda, Frans Borg, membros da diretoria, o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e as representantes da Comissão de Mulheres da cooperativa anfitriã, Elsa Kugler e Elizete Telles Petter. O evento é promovido pelo Sistema Ocepar, com a coordenação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Destinado a cooperadas, filhas e esposas de cooperados que fazem parte do quadro social das cooperativas paranaenses, nesta edição, está contando também com representantes do cooperativismo capixaba e sul-matogrossense, que vieram conhecer o Elicoop Feminino.

História de vida - Elizete Petter fez questão de contar um pouco da sua história de vida e de cooperativista. Casada, 50 anos, tem dois filhos adultos e dois netos e se considera uma pessoa abençoada por Deus, por ter uma família e uma propriedade que gera renda para todos e uma cooperativa a qual defende e briga por ela. “Confesso que não foi por acaso que participo hoje do cooperativismo, fui criada na cidade e meus pais e irmãos não viviam no campo. Quando casei com um produtor é que me deparei com esta vida de produtora. Nunca havia participado de forma ativa nos negócios. Em 1995, por conta de dificuldades da empresa de máquinas que possuíamos, decidi arregaçar as mangas e ajudar meu marido, foi quando me associei a Castrolanda como produtora de suínos e de grãos. Passei a conhecer esta filosofia chamada cooperativismo e que me encantou muito. Sempre tive fé em Deus e tenho por mim que podemos aprender sempre e modificar nossas vidas através do trabalho. Exatamente numa época em que não era comum mulher participar das reuniões da cooperativa, um senhor me questionou sobre produção, o que iria plantar, quanto em que época e vi que não sabia nada e com aquelas perguntas dele me fez buscar as respostas e foi quando passei a frequentar mais a cooperativa e aprender”, disse.
 
Nesta sua trajetória dentro da cooperativa, Elizete já ocupou por quatro vezes o Comitê de Suinocultores e do Conselho Fiscal da cooperativa e hoje faz parte do Conselho Estratégico da Castrolanda e disse que a forma com que a cooperativa está organizada ajuda muito para que os cooperados participem da sua vida. “Quero que minha simples história de vida, sirva de exemplo para outras mulheres para que também procurem seus espaços e busquem seu reconhecimento. Graças a Deus aqui tive apoio para participar e por isso fui a primeira mulher a fazer parte do Conselho da cooperativa e hoje devo a ela e aos homens que estão na cooperativa que me deram apoio e me incentivaram a participar, por isso estou aqui hoje”, destacou Elizete.
 
Trabalho, cooperação e fé - Em seu pronunciamento, o presidente da Castrolanda ressaltou que a construção da cooperativa se deve a muito trabalho, cooperação e fé. "Somos prova de que, para Deus, tudo é possível. Somos hoje 754 cooperados que produzem leite, carne e grãos e estamos investindo em agroindústria para agregar mais valor à atividade", disse Frans. Ainda de acordo com ele, a Castrolanda também atua com foco em questões sociais e ambientais, sem perder de vista o econômico. “Nosso planejamento estratégico baseia-se na transparência mas, para buscá-la, precisamos nos dedicar à ética, à criatividade, à valorização do cooperado das pessoas, com compromisso, liderança e união.Nossa missão é gerar valor ao cooperado, mantendo o desenvolvimento sustentável da cooperativa. Estamos aqui para gerar conhecimento, dentro dos princípios da cooperação”, acrescentou. Frans também disse que, se as pessoas se juntam para cooperar, porque não as cooperativas também cooperarem entre si para fazerem mais individualmente pelos seus cooperados.
 
Desafios - O superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que também falou durante a abertura do evento aproveitou para fazer um desafio às presentes: “gostaria que aproveitassem a oportunidade para observar o que esta região tem de diferente de onde vocês vieram, o que podem levar como ensinamentos para suas cooperativas. Estamos numa região onde estão localizadas três cooperativas de origem holandesa e que atuam de forma integrada, conhecido por modelo ABC, exemplo de integração em prol do cooperativismo e da intercooperação”, disse.
 
O dirigente também fez questão de lembrar que o Elicoop é um dos eventos mais importantes que o Sistema Ocepar apoia por saber que dele nascem lideranças cooperativistas. “Os exemplos são muitos e aqui na Castrolanda posso citar a Elsa e a Elizete que falaram para vocês nesta ocasião também. Por isso eu sempre digo, não basta apenas vir e participar, é preciso voltar e dividir com outras pessoas o que iremos aprender nesses dois dias e muito mais do que participar, precisamos viver o cooperativismo, levar ideias que promovam mudanças que venham contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo nas suas regiões e no estado”, destacou.
 
Cooperativismo – Ricken também apresentou alguns indicadores do cooperativismo paranaense e disse que o trabalho realizado pelas mulheres dentro do sistema, também tem contribuído para esses resultados. “Em 2012 atingimos uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 38,5 bilhões, mais do que o orçamento do próprio governo do estado, nossas cooperativas receberam cerda de 60% de tudo que é produzido pela agropecuária no Paraná e nós não recebemos mais por falta de infraestrutura. Precisamos investir mais para continuarmos crescendo e nossos governos também tem que fazer o seu papel investindo mais em logística para que possamos nos desenvolver e gerar mais empregos”.
 
Ricken também frisou que as cooperativas tem a missão de, “além de organizar as pessoas economicamente para que tenham renda e se desenvolvam com independência, prepará-las cada vez mais, através do conhecimento para que também possam ter qualidade de vida para elas e seus familiares e cresçam e sejam felizes”. Ao falar da importância das cooperativas no Paraná, Ricken citou algumas cidades paranaenses, onde as cooperativas são as principais geradoras de emprego, renda e de impostos. “O que seriam de muitas dessas cidades se nossas cooperativas lá não estivessem?”, questionou ele.
 
Programação – Nesta quinta-feira, as mulheres participam de atividades coordenadas pela Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o cooperativismo. O conteúdo será trabalhado nas oficinas que serão realizadas nesta sexta-feira. A programação do último dia do Elicoop Feminino contempla ainda a apresentação da palestra com tema “8 ou 80 - O autoconhecimento como competência”, por Branca Barão.
(Fonte: Sistema Ocepar)
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