cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Featured

Energia que transforma: solução ESGCoop chega à AuroraCoop

Fábrica SC recebe diagnóstico que orienta gestão energética inteligente e alinhada à agenda ESG 

A AuroraCoop, uma das maiores cooperativas agroindustriais do Brasil, deu mais um passo em sua trajetória de inovação e sustentabilidade ao receber, em sua fábrica de empanados em Chapecó (SC), a terceira fase da Solução Eficiência Energética, iniciativa promovida pelo Programa ESGCoop, do Sistema OCB. 

Energia que transforma: solução ESG chega à AuroraCoop A ação tem como objetivo diagnosticar, padronizar e aprimorar a gestão energética nas cooperativas, com foco na redução de custos operacionais, uso racional de recursos, inovação e alinhamento às práticas ESG. Durante três dias, uma equipe técnica composta por representantes da Unidade Nacional do Sistema OCB, da Ocesc e da consultoria Stride esteve na unidade recém-inaugurada da Aurora para realizar o mapeamento e a avaliação presencial do consumo energético. 

Ao longo da visita, foram feitas reuniões com a diretoria da cooperativa, apresentações técnicas, levantamento de dados operacionais e identificação de oportunidades de melhoria. Segundo Laís Nara Castro, analista técnica da OCB, a experiência reforçou o potencial transformador do cooperativismo quando une inovação, propósito e eficiência: “Essa unidade que visitamos é nova, tem apenas um ano de operação, e já conta com uma estrutura muito à frente do que vemos no mercado. A Solução vem para potencializar essas ações, trazendo mais controle e gestão energética. A cooperativa tem muito a crescer nesse tema, que ela já lidera com responsabilidade e visão de futuro”, afirmou.  

A energia elétrica é um dos principais insumos da cadeia agroindustrial e representa parte significativa dos custos de produção no setor. Nesse contexto, a gestão eficiente do recurso tornou-se não apenas um diferencial, mas uma necessidade estratégica. A Solução Eficiência Energética propõe exatamente esse caminho: aliar sustentabilidade e competitividade a partir de diagnósticos técnicos, planos de ação sob medida e acompanhamento especializado para implementação das melhorias. Além da redução de custos e do impacto ambiental positivo, o projeto também visa preparar as cooperativas para responder às demandas do mercado internacional, que cada vez mais valoriza empresas alinhadas às diretrizes de ESG — ambiental, social e de governança. 

Para Ana Paula Martello Rodrigues, coordenadora técnica do Sistema Ocesc, a adesão da Aurora à Solução reafirma o protagonismo catarinense na agenda da sustentabilidade cooperativista. “A AuroraCoop, que já é uma referência nacional em práticas socioambientais, dá mais um passo importante ao aderir à Solução. É uma demonstração clara de que o cooperativismo no agronegócio está atento às pautas globais e tem capacidade técnica e estratégica para ser agente de transformação”, declarou.  

O Programa também reforçou a visão estratégica da própria AuroraCoop. Segundo Anderson Facco, gestor do setor de Engenharia Elétrica Corporativo da cooperativa, a iniciativa gera ganhos múltiplos. “O programa nos ajuda a identificar oportunidades de otimização no uso da energia, reduzir custos e tornar os processos mais eficientes. Além disso, o intercâmbio técnico com outras cooperativas fortalece o papel do cooperativismo na transição para uma economia de baixo carbono.” 

Além da AuroraCoop, a Viacredi também integra o projeto piloto da Solução Eficiência Energética, ambas indicadas pela Ocesc. A adesão das cooperativas catarinenses ao projeto foi precedida pela aplicação do Diagnóstico ESGCoop, conduzido pelo Sescoop/SC, além da incorporação de metas relacionadas ao uso racional de recursos nos planejamentos estratégicos das instituições. Também foi necessário estabelecer uma política voltada ao uso de energias renováveis. 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.