Jovens assumem protagonismo no cooperativismo brasileiro
Eventos conectam jovens de todo o Brasil e reforçam papel para o futuro do modelo de negócios
Divani Ferreira, analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCBO Sistema OCB participou, nos dias 23 e 24 de julho, do 33º Encontro das Lideranças Jovens – Cooperlíder Jovem. O evento reuniu 450 Novas gerações assumem protagonismo no cooperativismo brasileiroparticipantes de 24 cooperativas do Paraná, em Francisco Beltrão, para um verdadeiro mergulho no protagonismo da nova geração. Organizado pelo Sistema Ocepar, com a Cresol como anfitriã, a programação mostrou que os jovens não são apenas o futuro, mas o presente do movimento cooperativista.
Durante dois dias, os participantes vivenciaram palestras, painéis e atividades práticas, que reforçaram o papel das novas lideranças na construção de cooperativas inovadoras, inclusivas e conectadas à agenda ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Momentos de integração cultural e troca de experiências mostraram a força do engajamento juvenil para fortalecer o setor.
A analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Divani Ferreira, destacou o avanço nacional desse movimento.
“Hoje temos 11 comitês estaduais do Geração C e diversas iniciativas em cooperativas de todo o Brasil. Esse trabalho começou no 14º CBC, em 2019, em Brasília, quando a Unidade Nacional lançou o concurso cultural Como podemos construir juntos o cooperativismo do futuro?. Os jovens e mulheres autores dos melhores vídeos e textos participaram do congresso como embaixadores(as), com direito a fala e voto. No ano seguinte, foram constituídos os Comitês Geração C e Elas pelo Coop, e hoje vemos o resultado: jovens e mulheres com mais engajamento e protagonismo, ocupando espaços e ajudando a construir o futuro do cooperativismo”, disse.
O encontro também foi palco de troca de experiências com jovens de diferentes regiões que participaram do painel Geração C, compartilhando vivências de engajamento juvenil em comitês e projetos sociais. Essa diversidade de histórias e trajetórias inspirou reflexões sobre os caminhos queNovas gerações assumem protagonismo no cooperativismo brasileiro os jovens podem trilhar dentro de suas cooperativas.
Divani reforçou em sua fala que o engajamento juvenil precisa ser contínuo e estruturado: “O Comitê de Jovens têm se consolidado como um espaço estratégico para formar novas lideranças e estimular o senso de pertencimento. Cada jovem que se sente ouvido e parte das decisões leva adiante o legado cooperativista, garantindo que ele se fortaleça para as próximas décadas”, declarou.
Vem aí o 1º JovemCoop
O fortalecimento da juventude cooperativista terá mais um marco em setembro, com a realização do 1º JovemCoop – Encontro Nacional dos Núcleos Jovens de Cooperativas do Agro, promovido pela Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), por meio do Núcleo Jovem (@nucleojovemcoplacana).
O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, em Piracicaba (SP), e deve reunir 500 jovens do agro de todo o Brasil que atuam em cooperativas ou núcleos de jovens. O objetivo é inspirar e capacitar a nova geração, promovendo debates sobre cooperativismo, sustentabilidade financeira, liderança e sucessão familiar — temas essenciais para a continuidade e inovação no setor.1º JovemCoop – Encontro Nacional dos Núcleos Jovens de Cooperativas do Agro
Com programação intensa, o encontro contará com a presença de nomes de referência no cooperativismo e no agro, como o engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, o zootecnista Daniel Rabelo e a produtora Larissa Zambiasi, atual coordenadora geral do comitê nacional Geração C. Além de palestras e painéis, a expectativa é que o JovemCoop se torne um espaço de networking e troca de experiências.
A edição acontece em meio ao Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU, ampliando a visibilidade de iniciativas que demonstram como o modelo cooperativista integra desenvolvimento econômico, sucessão no campo e impacto social positivo.