cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Notícias negócios

 

Finalizada a primeira etapa de treinamento para avaliadores do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão

"

Brasília, 16/5/2013 – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está trabalhando a todo vapor para a divulgação e realização do I Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. Voltado a cooperativas de todos os ramos de atuação, a intenção do prêmio é valorizar boas práticas de gestão e governança exercidas pelo Brasil afora. Para selecionar as vencedoras, será escolhido um grupo de avaliadores, pertencentes ao quadro de colaboradores do Sistema OCB. E com o objetivo de formar esses avaliadores, o Sescoop deu início nesta semana a um ciclo de treinamentos.

O primeiro ocorreu nos dias 13 e 14/5, em Palmas (TO), e contou com a presença de 13 colaboradores, entre técnicos e gestores das unidades estaduais e nacional do Sescoop. Basicamente, o grupo passou por uma revisão detalhada sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) – requisito obrigatório para participação no Prêmio –, e puderam compreender, em detalhes, todo o processo de reconhecimento e também o código de ética do prêmio.

“A tarefa principal desses avaliadores será checar, in loco, as informações prestadas pelas cooperativas ao longo do preenchimento dos questionários do PDGC, que serão os mesmos utilizados no Prêmio. Por isso, é fundamental que eles tenham pleno conhecimento sobre a metodologia aplicada. Estar preparado é ponto fundamental para que tenhamos um processo sério e transparente”, comenta a gerente de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela.

A capacitação dos avaliadores é conduzida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), entidade parceira do Sescoop no desenvolvimento da metodologia do PDGC e do próprio Prêmio. Hoje e amanhã, a capacitação ocorre em Belo Horizonte (MG). Depois, segue para Fortaleza (CE) – nos dias 20 e 21/5 – e o ciclo se encerra em São Paulo (SP), nos dias 10 e 11 de junho.

"

MBA do Sistema OCB/Sescoop-PA aprimora a gestão de cooperativas

"

Planejamento, conhecimento e competências valem ouro no mercado atual. Tendências na Gestão de Cooperativas foi o módulo em discussão no MBA em Gestão de Cooperativas, com prof. Dr. Roberto Morais, realizado no último mês, em Belém. O Curso de Pós-Graduação e Extensão (latu sensu) em Gestão de Cooperativas (MBA em Gestão de Cooperativas), é uma parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (OCB/Sescoop-PA) e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), localizada no Rio Grande do Sul. O próximo módulo do MBA  em Gestão de Cooperativas será Relações Públicas e Comunicação Empresarial,com prof. Ms. Sandro Kirst, carga horária de 20 h, dias 17 e 18/05, em Belém.

No módulo sobre Tendências, o objetivo foi compreender o sistema cooperativista como uma forma de gestão diferenciada entre os tipos de empresas existentes e demonstrar a importância do cooperativismo no cenário econômico e, principalmente, no cenário social, além de apresentar as principais tendências do cooperativismo contemporâneo. De acordo com o professor Dr. Roberto Morais, o módulo tratou basicamente de processos administrativos, novas tendências em planejamento, organização, direção e monitoramento, temas emergentes na área da Gestão (Gestão do Conhecimento e Gestão de Competências).
 
"Possuir conhecimento é determinante do sucesso econômico. Sobre tendências, duas delas são bem significativas, que é a profissionalização da gestão e a intercooperação, que apesar de ser um princípio, no ambiente cooperativo ainda é muito pouco praticado. Há uma tendência na formação de Centrais, de federações, em alguns casos, até de consórcios, fusões, etc, estas são algumas da principais tendências na gestão. E ao se falar na gestão do relacionamento, deve-se olhar duas perspectivas no ambiente de trabalho: as relações interpessoais, atitudes e comportamentos. E quando se olha para fora, há também o relacionamento com o cliente. Então de que maneira, a cooperativa vai efetivamente tratar o cliente na busca de melhores resultados e maior competitividade. Na verdade, essa questão do relacionamento tem um vínculo muito grande com as competências, com o que chamamos de capital intelectual. Integra o capital intelectual, o relacionamento com o cliente externo, a parceria, este desenvolvimento e demais questões dessa ordem. Sendo competência uma tendência, é um tema recorrente dentro de Gestão, mas no cooperativismo ainda é novo, pois se falava muito em educação cooperativista e agora que está se partindo para esse processo de gestão do conhecimento que amplia um pouco mais o leque", conclui.
 
O módulo abordou a Gestão do Conhecimento como a gestão dos ativos intangíveis baseados, sobretudo, na competência dos profissionais de uma determinada organização. De fato, os ativos intangíveis, conhecidos também como capital intelectual, estão disseminados por toda a organização. Além das competências das pessoas, deve-se considerar, também, as suas redes de relacionamentos.
 
Para os alunos do MBA, Laís Melo e Deivison Pinheiro, representantes da Cooperativa Coopsai, do município de Barcarena, o curso está superando as expectativas. "O MBA veio pra somar com os meu conhecimentos. De acordo com a nossa realidade, consigo levar para o dia a dia da cooperativa e tento multiplicar a aprendizagem. No futuro, pretendo inclusive utilizar todo o conhecimento como instrutora e contribuir assim com outras cooperativas", disse Laís.
 
O módulo abordou ainda sobre planejamento, os desafios da administração da organização  num ambiente global e sobre processo de longo prazo através do qual uma organização estabelece aonde quer chegar e como quer chegar para o cumprimento de sua missão. "Temos que analisar na perspectiva do planejamento estratégico, precisamos planejar não apenas o hoje, mas  principalmente o amanhã, daqui a quatro, cinco anos" , explica Roberto Morais.
 
"Isto é, pensar como enxergar a organização lá na frente e esta é uma dificuldade que temos porque a maioria dos gestores, independente se são de cooperativas ou não, ainda têm uma visão de curto prazo, ainda não têm uma visão sistêmica de negócio. No MBA, estamos aqui para trabalhar o negócio, um cooperativismo empresarial, e é esta linha que estamos tratando, visando sempre a melhoria da qualidade e a competitividade. A realização do MBA em Belém é uma grande iniciativa do Sistema OCB/Sescoop-PA. Em Manaus, a Escoop está com duas turmas, temos esta em Belém, outra no Acre. A Região Norte está começando a se voltar pra isso e deve dar uma alavancada muito grande. A turma em Belém é muito heterogênea, a formação dos participantes é muito boa, são gestores que estão se reciclando e podem tomar decisões de fato em suas cooperativas, que interagem no MBA, trazem sua vivências dentro do contexto da discussão e podem levar soluções para as empresas, aplicar, e compartilhar da forma mais prática possível o que estamos discutindo em sala de aula", declarou.
 
O Prof. Ms Roberto Morais é Bacharel em Administração e Ciências Contábeis (FAPCCA); Especialista em Recursos Humanos (PUCRS); Mestre em Engenharia de Produção (UFSM); Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC); Vice-Diretor de Pesquisa e Pós-graduação da FACCAT. Ex-Conselheiro do CRA/RS; Membro do Conselho Editorial da Editora Fundo de Cultura (RJ); Conselheiro da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop). Conferencista, palestrante e consultor; Escritor – autor dos livros:  Planejamento estratégico: um bem ou mal necessário?; Administração: conceitos e práticas; Diversos artigos publicados em revistas, jornais e anais de congressos.
(Fonte: OCB/Sescoop-PA)
"

Balde Cheio: Produção de leite cresce 225% em cinco anos

"

O balanço dos cinco primeiros anos do Programa Balde Cheio surpreendeu, revelando um aumento de 225% na produção de leite em propriedades acompanhadas mensalmente por um técnico da Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil), localizada em Canta Galo (RS). A parceria entre a Cravil e a Embrapa conta com oito propriedades demonstrativas e, em média, 150 propriedades assistidas pelo programa.

“Fechamos a contabilidade das propriedades demonstrativas do Programa Balde Cheio e os resultados dos cinco anos de trabalho foi excelente. Essas oito propriedades tiveram uma lucratividade de em média R$ 0,20 por litro de leite, o que em uma produção de escala é considerado um bom resultado econômico”, explicou o coordenador do Programa Balde Cheio na Cravil, Raul Marcola.

O grande diferencial das propriedades que participam do Balde Cheio é a produção de leite a base de pasto, além do acompanhamento frequente por um técnico e utilização de novas tecnologias. “Podemos dizer que nesses cinco anos tivemos um bom desempenho tanto na parte técnica da produção, como na genética dos animais. Começamos o programa com pastagem e vamos elevando o nível até o melhoramento genético do rebanho. Isso quer dizer que o produtor com menos serviço, com animais mais produtivos, consegue lucratividade melhor, e melhor desempenho da sua propriedade”, ressaltou Marcola.

Como funciona - O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. O objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.
(Fonte: Cravil)
 

"

Inadimplência em cooperativas de crédito é de 1,3%, mostra BC

"

O Banco Central divulga hoje pesquisa mostrando que 1,3% do crédito concedido por cooperativas a pessoas físicas são operações com algum pagamento em atraso há mais de 30 dias. Embora não seja perfeitamente comparável com o do conjunto do sistema financeiro nacional (SFN), o dado mostra que a inadimplência desse tipo de tomador tende a ser menor nas cooperativas.

Com data-base de setembro de 2012, em sua primeira edição, o levantamento apontou que, entre mais de 5,5 milhões de cooperados pessoas físicas, 1,49 milhão tinha operações de crédito de pelo menos R$ 1 mil com essas instituições. O tíquete médio era de R$ 20,3 mil, quase o mesmo do SFN (R$ 20,6 mil).

Os homens eram mais de dois terços e respondiam por quase 80% do saldo com esse público, que era de R$ 30,3 bilhões. Entre cooperados homens, o tíquete médio era de R$ 23 mil no país, chegando a R$ 51 mil no Mato Grosso. Entre as mulheres, a média ficava em R$ 14 mil no Brasil, com máxima de R$ 27 mil no Amazonas.

Os dados de inadimplência não são perfeitamente comparáveis porque não há indicador para atrasos a partir de 31 dias para o conjunto do SFN. Mas considerando só aquelas com atrasos há mais de 90 dias, universo mais restrito, a inadimplência das pessoas físicas junto ao sistema todo era bem mais alta, 5,9%.

Nas operações de cooperativas com empresas, cujo saldo era de R$ 18 bilhões, aquelas com parcelas em atraso há mais de 30 dias chegavam a 2%. Ainda assim, a inadimplência das empresas também mostrou-se mais alta no conjunto do sistema (2,2%).

As cooperativas respondem por cerca de 2% do crédito no Brasil. O BC acredita que a menor inadimplência está relacionada ao fato de que o tomador de crédito é ao mesmo tempo sócio da cooperativa.

Mais da metade (50,5%) dos 1,49 milhão de cooperados com crédito tinha de 31 e 50 anos, mas 50,9% do saldo estava com a faixa de 41 a 60 anos. Aqueles com até 30 anos eram 20,1% e respondiam por 10,3% da carteira. Nessa faixa etária, a inadimplência era de 1,9%.

A pesquisa mostrou inadimplência menor entre nordestinos (1,1%) e mais alta no Norte (1,7%). O Sul destacou-se pela maior proporção de cooperados tomadores de crédito em relação à população total (2,6%) e pelo fato de que 36% não tinham operações em outras instituições, ante médias nacionais de 0,8% e 29%.
(Fonte: Valor Econômico)

"

Diretoria do Sistema Ocepar se reúne hoje, em Curitiba

"

Acontece hoje pela manhã a 25ª reunião ordinária da diretoria da Ocepar, referente à gestão 2011/2015. A pauta contempla a discussão de questões administrativas e de ações promovidas pelo G7, grupo formado pelas federações que representam o setor produtivo paranaense, e Sebrae-PR. Na programação haverá ainda uma apresentação sobre a Expocoop 2014, evento internacional que será realizado ano que vem em Curitiba, de 8 a 10 de maio. A feira visa promover produtos e serviços de cooperativas de todos os setores.

Fecoopar e Sescoop/PR – Ainda hoje, também pela manhã, será realizada a reunião ordinária da diretoria da Fecoopar. Já o Conselho Administrativo do Sescoop/PR se reúne à tarde.
 
Palestra Agrária – Também nesta segunda, o presidente da Agrária, Jorge Karl, que também é um dos diretores da Ocepar, vai ministrar uma palestra sobre a cooperativa aos colaboradores do Sistema Ocepar, das 08h30 às 09h30, no auditório da entidade. 

(Fonte: Sistema Ocepar)

"

Presidentes de cooperativas baianas estão reunidos em Irecê

"

Salvador, 10/5/2013 - O Sistema Cooperativo Baiano (Oceb/Sescoop-BA) iniciou hoje a primeira edição do Encontro dos Presidentes de Cooperativas Baianas na cidade de Irecê-Ba. O objetivo é apresentar os resultados das ações realizadas, prestar contas e ouvir os presidentes e representantes das cooperativas para juntos elaborar o planejamento para 2014.

Segundo Zoraia Nunes, representante da Credirural, o Encontro é uma oportunidade para elaborar um planejamento sistêmico que incentive a maior participação dos cooperados. “Hoje, temos em média 600 associados,  porém ao realizarmos uma assembleia não contamos com mais de 10%”, ressaltou.
 
O presidente do Sescoop-BA Sr.Cergio Tecchio, abriu  o evento, explicando a metodologia e objetivo da ação. “A Bahia precisa melhorar a organização do cooperativismo, entender as dificuldades e trocar experiências. Precisamos mudar a  ideia de desorganização tida pelos nossos governantes”. Na sequência passou a palavra aos participantes para realizarem a auto apresentação, situação econômica e social da cooperativa e suas expectativas. No segundo momento, será realizada uma apresentação do sistema cooperativista e a prestação de contas das ações realizadas ao longo da gestão.
(Fonte: Sistema Oceb)
"

União de esforços para o crescimento do Crédito no Rio de Janeiro

"

Cerca de 100 profissionais, entre dirigentes e presidentes de cooperativas participaram, no dia 8 de maio, no auditório da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj) do workshop de intercooperação entre o Sescoop/RJ e Sicoob Central Rio: ‘o caminho para o fortalecimento do cooperativismo de Crédito no Estado do Rio de Janeiro’. Foi assinado um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Sescoop/RJ e o Sicoob Central Rio para a capacitação de funcionários das instituições que compõem o banco cooperativo.

De acordo com o presidente do Sicoob Central Rio, Luiz Antônio Araújo, esta parceria é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo e para o aperfeiçoamento dos funcionários. “As cooperativas de Crédito são instituições financeiras compostas por pessoas e sempre procuramos privilegiar os nossos funcionários. Este acordo visa atender a população dos 92 municípios fluminenses e isso passa pela qualificação dos funcionários”, frisou Luiz Antônio.

O presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ, Marcos Diaz, afirmou em seu discurso que o TCT firmado durante o workshop é fruto do trabalho diário do Sistema OCB/Sescoop-RJ pela valorização das cooperativas no Estado. “Estamos brigando para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e o cooperativismo é imprescindível. Com essa parceria, queremos que os recursos criados aqui beneficiem as cooperativas de Crédito do nosso Estado”, disse.

Estiveram presentes na solenidade dirigentes de cooperativas de Crédito que fazem parte do Sistema Sicoob de todo o Estado do Rio de Janeiro. Também acompanharam o evento, o vice-presidente do Sistema OCB/Sescoop-RJ e presidente da Fenacred, Jorge Meneses, o diretor da OCB/RJ, Vinícius Mesquita, o conselheiro do Sescoop/RJ, Marcelo Medeiros, o superintendente administrativo e financeiro do Sescoop/RJ, Jorge Lobo, o superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Barros, coordenadores, funcionários e equipe que atua nos Núcleos de Apoio ao Cooperativismo (NACs).

Palestras - As apresentações mostraram os trabalhos realizados pelas equipes do Sicoob Central Rio e do Sescoop/RJ. A diretora do Sicoob Central Rio, Mary Virginia Northrup, apresentou toda a dinâmica da Central e o que está sendo realizado para o crescimento da instituição. “Possuímos funcionários qualificados e estamos trabalhando para atender com ainda mais qualidade os nossos associados. Nossos projetos são ambiciosos e acreditamos que, para crescermos, temos que passar pela qualificação dos profissionais. Temos como meta melhorar em dois pontos, até o final de 2013, o índice de eficiência do Sicoob Central Rio”, explicou.

Já o superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Barros, demonstrou como será a capacitação dos profissionais e falou sobre a importância da realização desta formação. “Esta parceria entra para a história do cooperativismo fluminense. É importante que as cooperativas se insiram no desenvolvimento do Estado. Através dele, reverteremos a estagnação ocorrida nas instituições”, disse.

A assinatura do TCT mostrou que os laços entre o Sistema OCB/Sescoop-RJ e o Sicoob Central Rio estão se estreitando cada vez mais, sempre visando o crescimento das instituições. O presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Sicoob CoopJustiça), Benício Lorenzo, comemorou. “A semente para o fortalecimento já criou raízes e o Estado do Rio de Janeiro tem tudo para se tornar um polo do cooperativismo no Brasil. O desenvolvimento do Sicoob permitiu a reunião de todas as instituições e veremos os resultados já nos próximos meses”, disse Benício.

Quem compartilha da mesma opinião é o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados de Furnas e Demais Empresas do Sistema Eletrobrás (Sicoob Cecremef), Francisco Bezerra. “A realização de capacitações para funcionários é muito importante. Temos que atender da melhor forma os nossos associados e, para isso, temos que melhorar o nosso atendimento”, acrescentou Francisco.

Ao final do encontro foi proposta a realização de workshops de intercooperação em cidades do interior do Estado com o objetivo de incentivar novas cooperativas a trabalharem no ramo Crédito.
(Fonte: Sistema OCB-RJ)

"

Reunião do Ceco em Brasília movimenta importantes lideranças do setor

"

Brasília, 9/5/2013 – Ressaltar os avanços do cooperativismo de crédito no Brasil nos últimos anos e discutir os desafios que o setor tem a enfrentar. Estes são os objetivos da primeira reunião em 2013 do Conselho Consultivo de Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB), que acontece hoje, em Brasília (DF). Com a presença de presidentes de organizações estaduais da OCB, representantes do Banco Central do Brasil (BC), da Confederação Alemã de Cooperativas de Crédito (DGRV) e de cooperativas de crédito do Sistema OCB, o encontro, nas palavras do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, “espelha a representatividade que o Ceco tem enquanto Fórum de discussão das estratégias do cooperativismo de crédito brasileiro”.

Lopes de Freitas ressaltou, em sua breve apresentação aos participantes, a importância que o cooperativismo de crédito possui no país. : “Hoje, o ramo é orientador para o comportamento dos outros setores da economia, vivendo um processo claro de melhoria da gestão, investimento em profissionalização e mantendo a sua essência”. Nosso presidente também destacou o grande desafio que o grupo reunido em Brasília tem: sustentar, com qualidade, os patamares de excelência e crescimento alcançados. 
 
Trabalho conjunto - O diretor de Regulação Financeira do BC, Luiz Pereira, exaltou o grande interesse que o órgão regulador tem em atuar conjuntamente com o Sistema OCB. Ele argumentou que a reunião do Ceco se traduz em excelente oportunidade à  troca de pontos de vista capazes de auxiliar o BC na avaliação e revisão de normativos, contribuindo para o fortalecimento do setor. “As cooperativas têm um papel fundamental no equilíbrio econômico e financeiro do país, complementando a oferta de produtos e serviços com suas próprias características. São verdadeiros agentes de inclusão financeira e, esta contínua colaboração entre as instituições, tem contribuído para o constante aperfeiçoamento dos marcos regulatórios”, disse Pereira.
 
O diretor complementou afirmando que o objetivo do Banco Central é sempre manter uma base regulamentar atualizada, ajustada às necessidades do setor. E resumiu: “O cooperativismo é uma excelente alternativa econômica à sociedade e deve ser fortalecido cada vez mais, para que o cidadão tenha o direito de empreender e crescer”.
 
Também compondo a mesa de abertura do evento, o coordenador do Ceco, José Salvino de Menezes, ressaltou o bom relacionamento com o Banco Central. Segundo ele, após a instalação de um departamento específico na estrutura do órgão para cuidar dos assuntos relacionados ao cooperativismo, os avanços foram significativos. “Com a criação do DESUC, os números apontam um crescimento constante do setor, numa média de 50% acima das demais instituições financeiras brasileiras. Isso se deve, sem dúvida, a essa parceria dedicada”, pontuou Menezes.
 
Otimiza BC - Encerrando os depoimentos iniciais, se pronunciaram o diretor da OCB e também presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebrás), Celso Régis, e o secretário executivo do Banco Central, Geraldo Magela. Após explicar o funcionamento regimental do Ceco, Celso Regis ressaltou: “Estamos fortemente empenhados em aprimorar nossos processos para alcançar, com cada vem maior qualidade, os objetivos estratégicos primordiais para o cooperativismo de crédito”. Já Magela aproveitou a oportunidade para reforçar o convite à atuação do Ceco como interlocutor no programa lançado pelo BC em fevereiro deste ano, o Otimiza BC. o principal objetivo do projeto é a redução de custos operacionais e procedimentos burocráticos, gerando maior rentabilidade às instituições financeiras do país. o coordenador Salvino de Menezes respondeu de pronto à convocação. "Vamos com certeza abraçar esta causa e participar ativamente”.
 
Assuntos em pauta – A reunião do Ceco tem previsão de término para as 18h de hoje. Ao longo do dia, a programação do evento inclui: uma apresentação dirigida pelo representante da DGRV, Matthias Knoch, sobre “Os desafios atuais do cooperativismo de crédito brasileiro”; outra apresentação, conduzida pelo coordenador José Salvino de Menezes, sobre os avanços, as conquistas e o Plano de Ação do Ceco para 2013; uma conversa com o chefe adjunto do Departamento de monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação (Desig/BC), Ailton Santos, sobre o projeto “Perfil das pessoas físicas tomadoras de operações de crédito nas cooperativas brasileiras”; além de exposições, conduzidas por representantes do BC, sobre o documento “Basiléia III”.
 
FGCoop – O Fundo Garantidor de Crédito das Cooperativas, lançado pelo BC em outubro de 2012, também terá espaço nas discussões dos membros do Ceco. Ele está em fase de regulamentação para começar a operacionalizar efetivamente. “O FGCoop visa trazer mais solidez e confiabilidade às cooperativas de crédito, resultando em mais segurança para os associados”, explica o coordenador do Ramo Crédito na OCB, Thiago Borba. Como vai funcionar: O fundo será uma garantia de depósitos, assegurando os valores de depositantes em cooperativas de crédito, igualmente ao que é feito no sistema bancário convencional. “Hoje, cada sistema tem seu fundo próprio”, acrescenta Borba.
 
Ramo crédito no Brasil – Dados de 2012
Cooperativas (ligadas ao Sistema OCB) – 1.049
Cooperados – 4.998.006
Empregados – 35.272
 

 

"

Sistema Ocemg inicia PDGC com sucesso

"

As cooperativas mineiras têm agora uma solução a mais na busca pela excelência. Desde abril, o Sistema Ocemg iniciou as visitas técnicas específicas para orientação sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas (PDGC). A iniciativa faz parte da Diretriz Nacional de Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e tem como objetivo promover o aprimoramento do setor. Em pouco mais de duas semanas, 50 cooperativas se inscreveram no site do Programa, superando as expectativas.

Para participar do PDGC, as cooperativas devem fazer o cadastramento na página do Programa  e preencher o diagnóstico com questões relacionadas às boas práticas de gestão. As cooperativas que concluírem o preenchimento receberão um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria identificadas com base nas respostas de cada uma das questões preenchidas. O documento permitirá ao gestor ter um conhecimento mais amplo sobre a gestão da cooperativa.
 
A cooperativa que participar do PDGC poderá concorrer ao Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, que reconhecerá nacionalmente as melhores práticas de gestão.
 
Visitas técnicas - O PDGC traz uma proposta semelhante ao programa de Visitas Técnicas desenvolvido pelo Sistema Ocemg desde 2010, no qual a cooperativa participa de uma pesquisa com o intuito de colher informações que irão compor um levantamento de ambiente para que sejam propostas ações de melhoria.

Em Minas Gerais, o Sistema pretende divulgar o programa durante as visitas técnicas tradicionais até julho deste ano. A equipe do Sistema apresentará o PDGC às cooperativas e auxiliará no preenchimento dos diagnósticos.

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Acompanhamento do Sistema Ocemg: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (31) 3025-7072.
(Fonte: Sistema Ocemg)

"

Sistema Ocergs promove Seminário de Governança em Cooperativas

"

Porto Alegre, 9/5/2013 - O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promove hoje o Seminário de Governança em Cooperativas, no auditório do Centro de Formação Profissional da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre. O Seminário tem como principal palestrante o presidente do Bansicredi, Ademar Schardong, abordando o tema “Boas Práticas de Governança nas Sociedades Cooperativas”.
 
Segundo o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, é preciso uma mudança na gestão das cooperativas. “Ressaltamos a importância de adotarmos o modelo de gestão das cooperativas europeias, principalmente da Holanda e Alemanha”. Perius salienta que esses modelos estão baseados em uma moderna gestão cooperativa, com a separação entre a gestão política e técnica.

O presidente da Ocergs observa ainda que nesses modelos de gestão existe uma segregação das funções estratégicas das funções executivas, com objetiva alimentação dos poderes, direitos e deveres e responsabilidades.
 
O evento é dirigido aos dirigentes de cooperativas do ramo Agropecuário, em especial os presidentes e executivos de cooperativas integrantes do Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias, que acompanharão ainda a apresentação do Case da Cooperativa Nova Aliança.
(Fonte: Sistema Ocergs)

"

Edição 2013 do Fórum de Aspectos Legais terá ênfase no ramo crédito

"

No próximo dia 21 de junho, o Sescoop/SP realizará a 12ª edição do Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo, evento que tem como objetivo promover a discussão e reflexão jurídica dos assuntos relevantes ao universo cooperativista. Em 2013, o Fórum terá como foco o Ramo Crédito, abordando temas importantes para o desenvolvimento do ramo com segurança jurídica.

Ao longo do dia, a estrutura sindical, a extensão do ato cooperativo e a jornada do empregado da cooperativa estarão na pauta e em discussão no XII Fórum de Aspectos Legais do Cooperativismo. Líderes e advogados do cooperativismo de crédito acompanharão palestras que refletirão assuntos ligados às áreas trabalhista, sindical e tributária das cooperativas.
 
Na programação do Fórum, palestras com os advogados João Muzzi, Tiago Muzzi, José Jardim, José Eduardo Miranda, Luiz Alberto e Paulo Cruz, entre outros.
As inscrições prosseguem até próximo dia 14 de junho. O Fórum acontece no auditório da Casa do Cooperativismo, em São Paulo.
(Fonte: Ocesp)

 

"

Programa pode melhorar produtividade e reduzir custos de cooperativas

"

Maior produtividade, qualidade no atendimento, competitividade e redução de custos. Estes são apenas alguns dos benefícios proporcionados pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), lançado nesta segunda-feira (6/5), em João Pessoa.Representantes de 17 cooperativas e instituições ligadas ao setor participaram do lançamento, promovido pelo Sescoop-PB. Durante o evento, também foi apresentado o Prêmio Sescoop de Excelência de Gestão, que vai premiar as cooperativas brasileiras que atingirem os melhores resultados no Programa.).

A metodologia do PDGC foi apresentada aos participantes do evento pela gerente de Monitoramento e Gestão das Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, do Sescoop Nacional. Ela orientou sobre o cadastro no Programa, as etapas e os resultados esperados, fazendo demonstrações com os instrumentos de avaliação disponibilizados no hotsite do PDGC.

A primeira etapa do Programa é o preenchimento do questionário de Diagnóstico, que avalia o desempenho da cooperativa no tocante ao atendimento da legislação e no tocante às boas práticas de gestão. Na segunda fase, as cooperativas fazem uma Autoavaliação, respondendo questões relativas à governança e gestão. Após o cumprimento de cada etapa, o Sistema gera um relatório para a cooperativa, revelando seus pontos fortes e oportunidades de melhorias. O relatório da segunda etapa apresenta, ainda, um indicador e um gráfico de desempenho.

“Em 2014, a cooperativa já poderá se avaliar comparando os dados com o ano anterior. Também será possível comparar-se com a média do ramo e com a média nacional”, revelou. Susan Miyashita destaca que os relatórios devem servir como orientação no planejamento das ações das cooperativas e que isto pode trazer resultados como melhorias nos processos e produtos, mais produtividade e competitividade, redução de custos, mais flexibilidade e qualidade no atendimento.
 
O presidente do Sistema OCB/Sescoop-PB, André Pacelli, ressaltou a importância do Programa para o desenvolvimento do cooperativismo paraibano e para a atuação da instituição. “O PDGC vai direcionar as ações e os pedidos de capacitação que as cooperativas demandam das áreas finalísticas do Sescoop-PB”, destacou Pacelli.
 
O evento contou com representantes do Projeto Cooperar, Programa Paraibano de Qualidade (PPQ), Consplan e cooperativas dos ramos de crédito, agropecuário, transportes, especial, saúde, produção e educacional.
 
Expectativa positiva - O consultor do Projeto Cooperar, Cauby Pita, acredita que o PDGC pode contribuir para uma melhor aplicação dos recursos públicos investidos nas cooperativas paraibanas. “O Projeto Cooperar, recentemente, investiu R$ 4 milhões em projetos de 18 cooperativas e a questão da gestão destes recursos tem nos preocupado bastante. Acredito que o PDGC pode ajudar as cooperativas a aplicar bem estes recursos e dar sustentabilidade a estes projetos”, afirmou.
 
O PDGC também foi bem recebido pelos representantes das cooperativas presentes no evento. “Tudo o que vier para aprimorar conhecimentos e alavancar nossos negócios, sempre será muito bem vindo. O Programa tem um material muito simples, de fácil aplicação e certamente gera muita expectativa”, afirmou Rita de Cássia da Penha Rodrigues, diretora administrativa da Cooprev.
 
Metodologia e experiências - A metodologia do Programa foi criada pelo Sescoop Nacional em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). De acordo com a gerente, cooperativas de estados como Minas Gerais, Alagoas, Tocantins e Acre já estão desenvolvendo o Programa e identificando oportunidades de melhoria.  ”O Programa convida as cooperativas a crescer juntas para o fortalecimento do setor. Não se pode deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”, afirmou Susan Miyashita.
(Fonte: OCB/Sescoop-PB)
"

Sescoop abre processo seletivo para profissionais de nível superior

"

Está aberto o Processo Seletivo nº 02/2013 do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) para a contratação de profissionais de nível superior. A seleção abrange uma vaga para os cargos de analista de Suporte, Comunicação Visual e Secretária Executiva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio. Para saber como proceder e conhecer as atribuições necessárias às funções, acesse o Comunicado de Abertura. O processo é conduzido pela Gerência de Pessoas do Sescoop. 

 
"

Sicredis Sudoeste e Vale se unem e fortalecem a marca Sicredi em Goiás

"
No último dia 1° de maio, Dia do Trabalho, os associados das cooperativas Sicredi Sudoeste GO (ex-Sicredi Verde GO, de Rio Verde) e Sicredi Vale GO (de Quirinópolis) tomaram uma decisão histórica: uniram-se estrategicamente para fortalecer a marca Sicredi em Goiás. Agora, sob o nome Sicredi Sudoeste GO, as cooperativas somam uma força de aproximadamente 5 mil associados, R$ 50 milhões em recursos, R$ 70 milhões em ativos e um patrimônio de R$ 15 milhões, com duas unidades de atendimento.
 
Em breve, haverá abertura de nova unidade em Jataí, expansão que seguirá para outras cidades da região Sul de Goiás. Para o presidente do Sicredi Vale GO, Enio Freitas de Sene, “a maturidade do quadro social e a forma com que cada conselheiro conduziu este assunto na sociedade permitiu que todos enxergassem a viabilidade de melhoria aos associados e suas demandas”.
 
O presidente do Conselho de Administração da nova Sicredi Sudoeste GO, Paulo do Vale, elogiou a “maturidade” dos associados de ambas as cooperativas, agradeceu especialmente o apoio dos conselhos de administração e fiscal e “principalmente aos colaboradores que estão trabalhando na busca de um atendimento de qualidade e diferenciado do modelo tradicional, fazendo com que o sistema cooperativo seja reconhecido pela sua essência e natureza”. 
 
Mudanças – Na ocasião foi deliberada a reforma e atualização do estatuto social, bem como o preenchimento dos cargos vagos no Conselho de Administração do Sicredi Sudoeste GO, que passa a contar com o trabalho e a representação dos conselheiros Ilnélio Martins de Medeiros, Joaquim Sardinha Júnior e Naelia Candida Rosa Caiado Fleury.
 
O vice-presidente da central Sicredi Brasil Central, Sadi Masiero, falou sobre suas experiências na questão da união de cooperativas de crédito e afirmou que a decisão dos cooperados demonstra que a cooperativa e suas unidades desejam e querem crescer. Masiero parabenizou a todos pela decisão, colocou a central regional do Sicredi à disposição e disse que em pouco tempo, “todos irão sentir a diferença e a robustez dos números que a cooperativa irá apresentar”.
 
Para finalizar, o superintendente de Desenvolvimento da central, Zeir Ascari, reafirmou sua confiança no crescimento do Sicredi na região e no estado de Goiás, “ainda mais com a abertura de mais um ponto de atendimento na cidade de Jataí”. Ascari reafirmou a crença de que em 2014 a cooperativa avançará ainda mais.
(Fonte: Sicredi Sudoeste GO)
"

Presidente da Fiep busca maior aproximação com o cooperativismo

"

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, esteve na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, no final da manhã desta sexta-feira (03/05), com o propósito de discutir meios que viabilizem maior aproximação entre as entidades. Ele lembrou que ambas integram o G7, atualmente coordenado pelo presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, e que o momento é oportuno para que todas as federações que fazem parte do grupo atuem de forma conjunta, no sentido de potencializar as ações. 

“Nós estamos vivendo um bom momento dentro do nosso grupo G7, que contempla todas as entidades que representam a produção do Estado. Há um diálogo muito franco entre nós e devemos buscar intensificar a nossa integração, ver o que podemos fazer em conjunto pois, dessa forma, vamos ter muitos ganhos, principalmente otimizando recursos humanos e financeiros, de forma que o nosso estado e nossa população também ganhem com isso”, disse.

Novas oportunidades - De acordo com Campagnolo, a inovação é uma das áreas em que já existem ações conjuntas entre a Ocepar e a Fiep e que, agora, novas oportunidades de parceria entre as duas estão sendo levantadas dentro do projeto voltado a delinear as rotas estratégicas do Paraná. “O nosso observatório tem uma visão muito clara de 15 cadeias produtivas, dentre elas, a do agronegócio. Dessa forma, temos que olhar para a frente porque o nosso competidor não está  aqui no Paraná, nem no Brasil. Nosso competidor é global. Ele está no outro lado do mundo e, se não unirmos forças, seremos atropelados pelos outros”, frisou.

G7 - Além da Fiep e da Ocepar, fazem parte do G7, a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Associação Comercial do Paraná (ACP), a Federação das EmpresasTransportadoras de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

(Fonte: Ocepar)

"

Dirigentes da Paraíba conhecem o cooperativismo do Paraná

"

Curitiba, 3/5/2013 - “O Paraná é um exemplo em cooperativismo, por este motivo visitar o estado e, consequentemente, conhecer um pouco mais sobre a atuação das cooperativas e da organização que representa os interesses do setor foi extremamente enriquecedor”, disse o presidente do Sistema OCB da Paraíba (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba), André Pacelli, na manhã desta quinta-feira (2/5), durante visita à sede do Sistema Ocepar.

Acompanhado do diretor José Calixto da Silva Filho, Pacelli foi recebido pelo presidente João Paulo Koslovski e pelo superintendente José Roberto Ricken. Também visitaram o Paraná Marylady Medeiros da Silva, integrante do Conselho Fiscal do Sescoop/PB e cooperada do ramo saúde, e Ana Amélia Lopez Bezerra Viana, cooperada do ramo crédito. Atualmente, a OCB Paraíba representa 135 cooperativas que possuem 45 mil cooperados e 7 mil funcionários nos mais diversos ramos de atuação.

Apoio às cooperativas- Participaram ainda da reunião, os gerentes de Desenvolvimento e Autogestão, Gerson Lauermann, de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, os coordenadores Administrativos, Claudiomiro Rodrigues,  da Ocepar, José Ronkoski, do Sescoop/PR, coordenador de Comunicação e Marketing, Samuel Milléo Filho e Silvio Krinski, da gerência Técnica e Econômica.

“A visita foi muito gratificante porque nós conhecemos experiências exitosas do sistema cooperativista do Paraná e da sua liderança, que é o João Paulo Koslovski, e pudemos perceber o grande grau de envolvimento dos técnicos e colaboradores, os quais têm dado uma assistência muito forte às cooperativas do estado, com reflexos expressivos na economia do estado, então, para nós da Paraíba, só temos que agradecer a receptividade e a imersão que pudemos ter dentro do Sistema Ocepar, e nos colocamos a disposição para mostrar um pouco o que nós estamos fazendo”, disse Viana, que também é suplente na diretoria da OCB nacional, representando a região nordeste do país.

Multiplicando ideias- Já o diretor José Calixto destacou o profissionalismo com que cooperativismo do Paraná é conduzido e manifestou sua vontade em replicar experiências as quais teve a oportunidade de conhecer em sua visita. “A roda já está inventada, então, vamos tentar implantar algumas boas ideias que vimos aqui hoje em nosso estado”, comentou. O presidente João Paulo Koslovski, manifestou seu apoio à vontade dos dirigentes em multiplicar as experiências adotadas no Paraná. “Toda e qualquer iniciativa que visa trazer benefícios para o cooperativismo, tem o apoio do Sistema Ocepar. O importante é ter a iniciativa de fazer”, frisou.

(Fonte: Sistema Ocepar)

 
"

Lançamento do Dia C 2013 acontece na próxima semana em BH

"
Belo Horizonte, 3/5/2013 - A próxima terça-feira (7/5) marcará o lançamento oficial da Campanha do Dia de Cooperar (Dia C), edição 2013. Em evento programado para um público de 100 pessoas, na Sede do Sistema Ocemg, em Belo Horizonte, serão apresentados conceito, regulamento e as novidades do projeto, que pretende movimentar a comunidade cooperativista em torno do voluntariado em 14 de setembro.
 
A abertura do evento será às 9h, com atividades programadas para todo o dia. A agenda também inclui palestras voltadas para os representantes de cooperativas envolvidos nas ações do Dia C. O objetivo é fornecer subsídios metodológicos e motivacionais para os participantes, a fim de que adotem práticas de responsabilidade social que realmente transformem a vida das pessoas e das comunidades onde estão inseridos.
 
A coordenadora de Promoção Social do Sistema Ocemg, Cláudia Melo, adianta expectativas para o evento de lançamento. "Vamos falar sobre o objetivo da campanha, sobre a data de realização e sobre os materiais disponibilizados no kit que será enviado para as cooperativas", explicou. De acordo com a coordenadora, a proposta é aumentar a participação das cooperativas a cada ano. Para 2013, é esperada a adesão de cerca de 230 instituições.
 
Ainda durante o encontro, a especialista em Elaboração de Projetos e Gestão de Pessoas, Darlenia de Almeida Guimarães, fará uma palestra sobre o poder das cooperativas na transformação social das comunidades. Já o especialista em Administração Financeira e Análise de Sistemas, Hélvio Tadeu Cury Prazeres, tratará da importância de desenvolver atividades em grupo e sobre o "Empresariamento Solidário".
 
A participação no evento está condicionada ao cadastramento prévio. As inscrições obedecerão à ordem cronológica e podem ser feitas via fax: 31 3025 7113 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. O formulário de inscrição está disponível na seção Eventos deste portal. 
(Fonte: Ocemg)
"

Unimed Cerrado e UFG apresentam projeto de cooperação técnica

"

Goiânia, 3/5/2013 - O início de uma grande parceria em prol da educação, do cooperativismo, da saúde e da medicina. Assim pode ser definido o Projeto de Cooperação Técnica firmado entre a Unimed Cerrado e a Universidade Federal de Goiás (UFG) e oficialmente apresentado em uma solenidade realizada na sede da Federação, no dia 26 de abril. O projeto, que inicialmente será desenvolvido em conjunto com a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Administração e Ciências Econômicas (Face), prevê a promoção de cursos técnicos presenciais e à distância, cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e gestão cooperativista e ações de telemedicina e telessaúde.

O primeiro curso ministrado pela Unimed Cerrado e UFG – de Gestão de Cooperativas e Operadoras de Saúde –  teve sua aula inaugural no mesmo dia da apresentação do projeto, simbolizando a concretização da parceria, que vem sendo discutida desde 2009, quando o protocolo de intenções entre as duas instituições foi assinado pelo presidente da Unimed Cerrado, José Abel Ximenes, e pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.

Durante a apresentação do projeto, o reitor ressaltou ser uma satisfação para a universidade firmar convênios como esse. Ele lembrou que as negociações para a estruturação do primeiro curso conjunto foram longas, mas garantiu que o caminho agora está aberto para a promoção de novos cursos e a ampliação da parceria com outras faculdades da UFG.

Ximenes destacou que desde 1979, quando ingressou como professor na Faculdade de Medicina, vem tentando levar a discussão sobre o cooperativismo à universidade. Ao longo destes anos, segundo ele, essa inserção foi feita de forma periférica, mas na gestão de Edward Madureira o cooperativismo ganhou um novo espaço na UFG.

“Não consegui levar o cooperativismo à universidade, mas, o reitor está fazendo melhor: trazendo a universidade ao cooperativismo”, disse. Para Ximenes, essa parceria com a UFG é muito promissora, pois vai contribuir para a difusão do modelo cooperativista de gestão, para o aperfeiçoamento e a qualificação profissional de cooperados e dirigentes cooperativistas e, através das ações de telemedicina e telessaúde, para levar informações e prestar assessoria aos médicos, principalmente, do interior de Goiás e do Tocantins.

Presenças - Participaram da solenidade, João Batista Caetano, presidente da Fundação Unimed, que também é parceria da Unimed Cerrado em ações educacionais; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFG, Divina das Dores de Paula Cardoso; o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Vardeli Alves de Moraes; o secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Fernando Machado; lideranças do setor cooperativista e do Sistema Unimed em Goiás e no Tocantins e convidados.

(Fonte: Unimed Cerrado)

"

Recorde nas exportações das cooperativas do país no 1º trimestre deste ano

"

As exportações das cooperativas brasileiras alcançaram o recorde de US$ 1,409 bilhão no primeiro trimestre deste ano, 9% mais que em igual intervalo de 2012, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As importações caíram 10,5%, para US$ 48,9 milhões, e, assim, o superávit do segmento aumentou 9,9%, para US$ 1,36 bilhão.

O açúcar refinado, carro-chefe da paulista Copersucar, liderou os embarques entre janeiro e março. No total, as vendas do produto ao exterior renderam US$ 369,3 milhões, ou 26,2% do total exportado pelas cooperativas. Em seguida aparece o café em grão, cujas exportações, puxadas pela mineira Cooxupé, foram de US$ 158,6 milhões.

Outros destaques da pauta das cooperativas no primeiro trimestre foram carne de frango (US$ 145,2 milhões), etanol (US$ 137,9 milhões), açúcar bruto (US$ 133,1 milhões), farelo de soja (US$ 99,3 milhões); milho (US$ 91,1 milhões) e carne suína congelada (US$ 49,9 milhões).

Conforme os dados do MDIC, as exportações de produtos de cooperativas brasileiras chegaram a 120 países nos três primeiros meses deste ano, ante os 118 de igual intervalo de 2012. Os Emirados Árabes Unidos foram o principal destino das vendas, com US$ 174,7 milhões, ou 12,4% do total. Estados Unidos, com US$ 135,4 milhões, e China, com US$ 107,2 milhões, completaram o "pódio" dos principais destinos no período.

Os dados do MDIC mostram que 99 cooperativas de 17 Estados do país realizaram exportações no primeiro trimestre, mesmo número registrado de janeiro a março do ano passado.

Os embarques das cooperativas de São Paulo alcançaram US$ 616,2 milhões, ou 43,7% do total, seguidos pelas vendas dos grupos do Paraná (US$ 347,3 milhões), de Minas Gerais (US$ 147,1 milhões), e de Santa Catarina (US$ 86,8 milhões). As cooperativas paranaense - a maior delas é a Coamo, de Campo Mourão, se destacam pelos embarques de carnes suína, de frango e de grãos de derivados, ao passo que as catarinenses, lideradas pela Coopercentral Aurora, são fortes em carnes.

As exportações das cooperativas no primeiro trimestre despachadas por 32 portos, aeroportos e rodovias. No mesmo período de 2012, foram 30 pontos. O porto de Santos, em São Paulo, registrou a maior receita, com US$ 821,4 milhões, ou 58,3% do total. Em seguida vieram Paranaguá, no Paraná (US$ 392 milhões), e Itajaí, em Santa Catarina (US$ 96,5 milhões).

No outro prato da balança das cooperativas, as importações caíram 10,5% na comparação entre os primeiros trimestres de 2012 1 2013, para US$ 48,9 milhões. Os principais produtos adquiridos foram insumos para fertilizantes (ureia e potássio) e maquinário em geral. A ureia representou 11,7% do total importado, ou US$ 5,7 milhões. Máquinas e aparelhos para preparação de carnes ficaram em segundo, com US$ 5,1 milhões.
 
Cooperativas de dez Estados do país realizaram importações entre janeiro e março deste ano, ante nove no início de 2012. Na relação dos principais vendedores de produtos para as cooperativas, a Rússia ficou em primeiro lugar, com US$ 5,3 milhões, ou 10,9% do total. As compras desde a Bélgica atingiram US$ 5,3 milhões.

(Fonte: Valor Econômico)
 
"

Sistema Ocemg promove encontros regionais com dirigentes cooperativistas

"

Belo Horizonte, 2/5/2013 - Com o objetivo de estreitar, ainda mais, o relacionamento com a base cooperativista, o Sistema Ocemg retoma, a partir de maio, o ciclo de encontros com as lideranças cooperativas do Estado. Até julho serão sete reuniões, sendo a primeira delas no dia 09/05, na cidade de Governador Valadares, no GV Center Hotel, com a participação das cooperativas de toda a região leste.

Os encontros, que contarão com a presença do presidente Ronaldo Scucato e de consultores especializados em cooperativismo, voltam num momento oportuno, para o desenvolvimento do II Plano Diretor do Sistema Ocemg, período 2013-2017.

A proposta é ouvir as necessidades dos dirigentes para então elaborar as estratégias de desenvolvimento do setor nos próximos anos. Haverá um momento de discussão dos resultados do I Plano Diretor (2009-2012) e a apresentação do processo metodológico do novo Plano Diretor, etapa que será conduzida pelo consultor Maurício Landi.

Além disso, o evento contará com a palestra "A responsabilidade dos dirigentes frente ao planejamento estratégico", ministrada pelo consultor Benedito Nunes. Logo após, os líderes partem para análise da região e ambiente de atuação de suas cooperativas, para identificar as tendências e diretrizes que nortearão a criação de estratégias e ações para o setor.

Depois de Governador Valadares, os encontros acontecem ainda nos dias 04/06 em Montes Claros, 11/06 em Uberlândia, 13/06 e 17/06 em Belo Horizonte, 02/07 em Varginha, encerrando em 11/07 na cidade de Juiz de Fora. 

As inscrições já estão abertas. Os interessados em participar do encontro de Governador Valadares devem preencher o formulário, disponível na seção eventos deste portal, e enviar ao Sistema até o dia 06/05, via fax: 31 3025 7113 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Clique aqui para mais informações. As datas de inscrição para os demais encontros ainda serão divulgadas.

(Fonte: Ocemg)
"