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Notícias negócios

 

Encerrado levantamento de dados para pesquisa sobre o cooperativismo mineiro

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Belo Horizonte, 2/5/203 - Terminou na terça-feira (30/4) o prazo para o envio da pesquisa de "Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro 2013". Responsável pelo trabalho, a Gerência Técnica do Sistema Ocemg iniciará, a partir de agora, a compilação de todos os dados enviados pelas cooperativas. A previsão é de que, até agosto, as informações sejam divulgadas em um dos mais amplos estudos sobre a atuação do segmento no Estado.

Foram mais de dois meses de pesquisa. Ainda em fevereiro, o Sistema Ocemg enviou a todas as cooperativas do Estado os questionários de participação. Em seguida, o serviço de telemarketing entrou em contato com as instituições para auxiliar no preenchimento dos dados. As cooperativas puderam enviar as informações pelos correios ou mesmo pela internet.

A publicação das Informações Econômicas e Sociais é organizada pelo Sistema Ocemg anualmente como base nos dados coletados com as cooperativas. O material é considerado como orientador de tendências, sendo ainda uma tradicional ferramenta de pesquisa sobre o segmento cooperativista no Estado. O censo fornece um mapeamento completo do cooperativismo incluindo ranking, contribuições do segmento para a sociedade, levantamento de investimentos, movimentação econômica, entre outros quesitos.

As cooperativas que ainda estiverem pendentes devem se informar com a Gerência Técnica nos telefones: 31 3025-7089 / 3025-7088 / 3025-7087.

(Fonte: Ocemg)

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Sescoop convoca 2ª classificado para Analista de Promoção Social

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) convoca o segundo classificado para o cargo de Analista de Promoção Social, do Processo Seletivo 01/2013 a apresentar os documentos admissionais nesta sexta-feira (3/5), às 9h. Outras informações estão descritas neste comunicado oficial.

O processo é coordenado pela Gerência de Pessoas do Sescoop.

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Estudo identifica o uso da Agricultura de Precisão no Brasil

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Brasília, 30/4/2013 - Para promover políticas públicas que impulsione a inovação tecnológica pela adoção de Agricultura de Precisão (AP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), elaborou um plano de ação que estabelece as etapas do trabalho a ser desenvolvido. A primeira fase já está em andamento com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e tem a finalidade de identificar quais indústrias, propriedades agrícolas e serviços de assistência técnica, utilizam a ferramenta.

O plano de ação propõe entre outras coisas, a criação de uma linha de apoio para AP, capacitação, difusão e extensão das técnicas, assim como, aprimorar os trabalhos que já são realizados pela Conab. Já está em curso, um levantamento estatístico que avalia o perfil dos agricultores que utilizam a ferramenta, quantos a emprega, qual área utilizada e quantos equipamentos são comercializados no país. No Mapa, os dados são organizados pela Coordenação de Acompanhamento e Promoção da Tecnologia Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (CAPTA/SDC/Mapa) sob orientação da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

Criada em setembro de 2012, a CBAP tem o objetivo de difundir e fomentar o conceito e as técnicas da AP. A agricultura de precisão utiliza equipamentos e máquinas que fazem análise de solo e distribuem os insumos em taxas variadas. Sensores de rendimento mostram as áreas com melhor rendimento do solo e orientam para a melhor maneira de plantar. Aparelhos de GPS mapeiam e ajudam a monitorar a propriedade para adubação e uso de agroquímicos em quantidade certa para cada local. Isso evita o desperdício de fertilizantes, otimiza a colheita e proporciona sustentabilidade e competitividade ao pequeno, médio e grande agronegócio brasileiro.

Segundo o secretário da SDC, Caio Rocha, a meta do Mapa é difundir pelas lavouras, as técnicas da Agricultura de Precisão. “Queremos levar esse conhecimento, de forma ampliada e adequada por meio da tecnologia, até os agricultores para que utilizem, cada vez mais, essas ferramentas. Está comprovado que o método melhora a gestão da unidade produtiva, aumentando a competitividade, fazendo uso de técnicas sustentáveis”, disse.



(Fonte: Mapa)

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Começa hoje a Agrishow 2013

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São Paulo, 29/4/2013 - Mais de mil cooperados poderão conhecer as novidades tecnológicas do ramo agropecuário na 20ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), aberta oficialmente na manhã de hoje (29/4), em Ribeirão Preto (SP). O grupo está sendo coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de São Paulo (Sescoop/SP).

Considerada uma das mais importantes do país, a promessa para este ano é reunir 790 expositores e mais de 150 mil visitantes nos 440 mil metros quadrados do evento . Em 2012, foram registrados mais de R$ 2,150 bilhões em negócios realizados durante o evento. A expectativa dos organizadores para esta edição é de superar esta marca.

Aproveitando a expressiva participação de cooperativas agropecuárias e de crédito rural na Agrishow, o Sescoop/SP participa da Feira oferecendo aos cooperados e às cooperativas um espaço garantido para troca de informações e experiências. 
 
No estande da Casa do Cooperativismo, o Sescoop/SP divulga seus programas e ações nas áreas de Formação Profissional, Promoção Social e Desenvolvimento de Gestão para dirigentes, cooperados e funcionários de cooperativas. 
 
“O objetivo de nossa participação na Agrishow é contribuir para a difusão do modelo cooperativista como instrumento de organização para produtores rurais e viabilização de seus negócios”, conta Flávia Sarto, consultora do Ramo Agropecuário do Sescoop/SP. “Nosso estande vai oferecer orientação para produtores interessados na constituição de cooperativas e sobre a responsabilidade na devolução de embalagens tríplice lavadas, além de recomendações de ações preventivas na área de saúde, como uso correto de EPI etc.”.
 
Além de ser um espaço de diálogo e consulta, o estande da Casa do Cooperativismo traz uma novidade nesta edição: a apresentação de um Ciclo de Palestras com temas pertinentes ao universo cooperativista (principais mudanças no Código Florestal, Importância da Declaração Pessoa Física de Aptidão ao Pronaf, Cooperativismo, Saúde no Trabalho, Educação Financeira).
 
Números – O estado de São Paulo conta com 121 cooperativas agropecuárias, que reúnem 181.617 associados. Em 2012, as cooperativas agropecuárias paulistas lideraram as exportações em comparação com as cooperativas de outros estados, com aumento de 6% na quantidade embarcada em relação a 2011. 
(Fonte: Sescoop/SP)

 

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Ministério da Agricultura apoia a estruturação de cooperativas de pequenos produtores

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Brasília, 29/4/2013 - Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciaram na sexta-feira (26/4) a assinatura de três convênios no valor total de R$ 1,3 milhão, que serão direcionados para capacitação em cooperativismo. O anuncio foi feito durante participação na Assembléia Geral das cooperativas de crédito para Agricultura Familiar em Francisco Beltrão, no Paraná.

Em 2012, o Mapa abriu duas chamadas públicas para selecionar entidades interessadas em desenvolver projetos de capacitação em associativismo rural e cooperativismo. Foram assinados convênios com a Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Brasil (Arcafar Sul), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Famíliar e Economia Solidária do Estado do Paraná (Unicafes/PR).

“Os convênios servem para estimular a formação de jovens em cooperativismo e para estruturação das cooperativas de pequenos produtores”, explicou o diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop/Mapa), Erikson Chandoha, durante o evento em Francisco Beltrão.

Segundo Chandoha, com a capacitação, o agricultor terá a oportunidade de aprimorar a administração das atividades do campo. “As cooperativas precisam de pessoas mais capacitadas, o que ampliará o acesso do pequeno agricultor ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O objetivo é fortalecer a agricultura familiar para promover a inclusão social e econômica no campo”, salientou o diretor do Denacoop.

Para o secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo (SDC/Mapa), Caio Rocha, é importante capacitar as cooperativas e qualificá-las para o mercado consumidor. “As cooperativas precisam ter mais acesso ao PAA, bem como aos créditos do Plano Safra, que determinam as políticas da agroindústria brasileira”, disse.
(Fonte: Mapa)
 

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Cooperativas unidas em busca de aumento de produtividade e redução de custos

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No dia 18 de abril, as cooperativas Certel Energia, de Teutônia, Certaja Energia, de Taquari, Coprel, de Ibirubá, Cermissões, de Caibaté, e Creluz, de Pinhal, reuniram-se para concretizar a aquisição em conjunto de um software que permitirá a modernização do atual sistema utilizado na gestão dos seus Centros de Operação do Sistema. Também será implantado um sistema que possibilitará o despacho e a execução de serviços em campo através de uma ferramenta integrada aos atuais sistemas das cooperativas, automatizando e otimizando os processos de atendimento.

Realizada no auditório da Certel Energia, a reunião contou com a presença de representantes da Indra de São Paulo, fornecedora da solução. Além de resultar em ganhos de eficiência, o acordo também possibilitará uma redução no valor da compra pelo fato das cooperativas estarem trabalhando de forma conjunta.

Segundo o gerente técnico da Certel Energia, Francisco Carlos Silveira de Oliveira, o objetivo é implementar soluções que venham  a aprimorar o fluxo interno dos processos de atendimento. O novo sistema também permitirá operação em tempo real das redes e subestações, monitoramento das instalações, melhoria nos indicadores de Duração Equivalente de Continuidade (DEC) e Frequência Equivalente de Continuidade (FEC), redução da energia não distribuída, melhorias em operação e na segurança do trabalho, maior controle dos processos, além de eliminar o retrabalho e, o mais importante, redução nos tempos médios de atendimento (TMA), aumentando a satisfação dos associados.

“Teremos uma gestão mais focada no despacho das ordens de serviços, com ganho de tempo e de produtividade, resultando consequentemente numa redução de custos de operação. Tudo isto só foi possível pela união entre as cooperativas envolvidas”, avalia o engenheiro eletricista.

(Fonte: Certel Energia)

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Sescoop/PE realiza visitas a secretarias de educação

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Recife, 29/4/2013 -Tendo em vista a continuidade das atividades do Programa Cooperjovem no ano de 2013, o presidente do Sescoop/PE, Malaquias Oliveira, e a coordenadora do Programa no Estado, Madalena Nascimento, realizaram, este mês, visitas aos seis municípios parceiros do Cooperjovem. O objetivo foi apresentar a proposta de trabalho de 2013 e apresentar as diretrizes do Programa às novas secretárias de Educação, tendo em vista a mudança na gestão provocada pelas últimas eleições.

Coordenadores municipais, professores, representantes das cooperativas parceiras também participaram das visitas, de maneira a reafirmar o compromisso de desenvolver as práticas da cooperação de maneira transversal nas disciplinas do currículo escolar. As secretárias de Educação receberam de forma muito positiva a visita e ressaltaram o desejo de expandir a proposta para outras escolas.

Os professores de todos os municípios destacaram a importância das capacitações de que participam por meio do Programa Cooperjovem, que auxiliam na sua formação profissional. “Esse foi um momento de apresentar e reforçar os resultados positivos alcançados por meio do Cooperjovem. A participação das cooperativas e das escolas ilustra o quanto o projeto pedagógico é positivo e a presença de seus representantes reforça o compromisso existente porque a proposta é de qualidade”, afirmou Nascimento.

A partir de agora, será encaminhado um termo de compromisso às secretárias de Educação para que elas reafirmem a parceria já existente nas gestões anteriores e possam, contribuir com a consolidação e ampliação do Programa nas escolas. Tendo em vista a presença de muitos professores novos, será necessária a realização de um alinhamento para que os projetos futuros possam ser acompanhados da melhor forma pelos docentes envolvidos.

Para isso, estão previstas 9 oficinas, com uma carga horária de 8 horas cada, para os municípios envolvidos. Intituladas oficinas de projetos pedagógicos e sequência didática, elas devem acontecer no próximo mês nos municípios de Afogados da Ingazeira, Ingazeira e São José do Egito. Em julho, estarão previstas oficinas para os professores dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe, Jatobá e Pesqueira.



(Fonte: Sescoop/PE)

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Sescoop lança prêmio de excelência da gestão

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As melhores práticas de gestão e governança desenvolvidas pelas cooperativas brasileiras serão reconhecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A instituição lançou hoje (26/4) o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, que ocorrerá sempre em anos ímpares. “Nossa intenção é valorizar iniciativas já realizadas no setor, incentivando o aprimoramento das ferramentas adotadas pelas nossas cooperativas, com o objetivo de consolidarmos um modelo de negócio cada vez mais profissionalizado”, enfatizou o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, no lançamento da premiação, após a Assembleia Geral Ordinária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília (DF).

“Além disso, elas terão a oportunidade de interagir de forma intercooperativa, aprimorando suas práticas de gestão e ampliando sua rede de relacionamentos”, complementou Freitas. Em seguida, o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos, ressaltou que o mesmo foi espelhado em uma iniciativa já promovida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora). “Com isso, vamos fomentar, também, um processo de reflexão no setor, no sentido de se buscar um aperfeiçoamento constante, visando à maior competitividade e espaço no mercado”, disse.

As inscrições terão início no dia 13 de maio, com término previsto para 12 de julho. As cooperativas serão classificadas conforme o seu desempenho, como Bronze, Prata e Ouro. Àquela que se destacar na faixa Ouro será a vencedora do prêmio. As 150 primeiras colocadas também participarão de um workshop de planos de melhorias organizado pelo Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Mais informações, pelo telefone (61) 3217-1560 e pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento de Cooperativas.      
 

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APAS 2013: Alimentos Coamo apresentam novidades para o evento

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Entre os dias 6 e 9 de maio, a linha de produtos alimentícios da Coamo por meio das marcas Coamo, Primê, Anniela e Sollus, participa no Expo Center Norte, em São Paulo, de um dos maiores encontros setor de supermercados do mundo, a APAS 2013 – 29º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. Neste ano, o tema do evento, promovido pela Associação Paulista de Supermercados, é “Capitalismo Consciente – prosperar construindo relações de valor para todos” – uma evolução dos modelos de gestão que se deu ao longo dos anos, em que o cruzamento dos benefícios socioambientais com os benefícios econômicos resulta em um valor compartilhado por toda a cadeia do abastecimento.

Segundo o gerente comercial de Alimentos, Domingos Marzulli, neste ano os Alimentos Coamo apresentarão na feira os novos produtos do portifólio, bem como estarão com uma equipe de funcionários e representantes para o atendimento dos clientes e visitantes. “Durante a Apas apresentaremos aos nossos clientes e visitantes o relançamento das margarinas Coamo nas versões de 250 gramas e as gorduras cake e cream. Além disso, por conta da importância do evento, representantes de toda a área de atuação dos Alimentos Coamo estarão presentes para atender os clientes e visitantes”, conta.

Para o superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni, a feira é a oportunidade para receber, agradecer e prospectar novos clientes e, principalmente, estreitar a relação e oportunizar negócios. “Essa é a vitrine ideal, é um dos melhores momentos que temos para encontrar grande número de clientes e agradecer pela confiança depositada nos Alimentos Coamo. Também é a oportunidade de apresentar as políticas da Coamo para sua linha alimentícia”, explica Goldoni.

EVENTO – Segundo informações da organização da feira são esperados 70 mil visitantes entre empresários do setor e executivos do varejo de todo o país e do exterior durante os quatro dias de evento. Serão ao todo 68 mil m² de área de exposição, para abrigar mais de 550 expositores nacionais e internacionais. A APAS estima gerar negócios da ordem de R$ 5 bilhões. (Fonte: Coamo)

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Projeto entre Unimed Cerrado, Fundação Unimed e UFG será apresentado nesta sexta-feira

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O Projeto de Cooperação Técnica na área educacional a ser desenvolvido pela Unimed Cerrado, Fundação Unimed e Universidade Federal de Goiás (UFG), através da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (Face), será oficialmente apresentado nesta sexta-feira, dia 26/04. O projeto, que inclui ações, como a promoção de custos técnicos presenciais e à distância para atender às demandas das Singulares, cursos de pós-graduação e a implantação de um serviço de teleconsultoria e telemedicina voltado para os médicos cooperados que atuam no interior do Estado, será apresentado às 14 horas, em uma solenidade no Centro de Desenvolvimento Humano da Unimed Cerrado.

O evento contará com as presenças do presidente José Abel Ximenes e de diretores da Unimed Cerrado; de dirigentes da Unimed do Brasil, da Fundação Unimed e de Unimeds de Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, entre outros convidados.

Antes da solenidade, na sexta-feira das 9 às 10 horas, os presidentes e diretores das Federações das Unimeds do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Unimeds Cuiabá e Campo Grande vão visitar e conhecer as novas instalações da Unimed Cerrado. Em seguida, das 10 às 12 horas, os dirigentes das Federações e Unimeds do Centro-Oeste e Tocantins participarão de uma reunião com a presença do diretor de Integração Cooperativista e Mercado da Unimed do Brasil, Valdmário Rodrigues Júnior.

A agenda do dia 26 inclui, ainda, a reunião do Conselho Federativo, que acontecerá das 16 às 18 horas, e, a partir das 19 horas, a aula inaugural do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas e Operadoras de Saúde, promovido pela Federação em parceria com a Face. (Fonte: Unimed Cerrado)

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Crescimento recorde do cooperativismo em Minas Gerais

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O cooperativismo mineiro confirma sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do estado. A movimentação econômica  do setor no quadriênio 2009/2012 apresentou crescimento de 67,9%, saltando de R$ 16,2 bilhões em 2009 para R$ 27,2 bilhões no ano passado. O balanço foi noticiado durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), realizada no dia 8 de abril, na sede da entidade.

O quadro social e funcional do segmento também foi ampliado no período. O número de cooperados evoluiu de 900 mil para mais de 1,2 milhão em 2012 - um crescimento de 33,4%. O cooperativismo se revelou ainda um importante gerador de empregos em Minas Gerais. Atualmente, quase 37 mil pessoas são empregadas pelas cooperativas registradas no Sistema Ocemg, que somam quase 800 em todo o estado.

Já o número de cooperativas se manteve estável, o que exemplifica uma tendência mundial de aglutinação, visando ao fortalecimento dessas instituições no mercado.

Ações Sociais - A preocupação com o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas é uma das principais marcas das cooperativas. Incentivador de ações sociais, o Sistema Ocemg registrou o crescimento do cooperativismo mineiro também nos investimentos diretos em meio ambiente, na comunidade e em cultura e lazer durante o período. As contribuições para a sociedade passaram de 867 milhões para 1,3 bilhão no último quadriênio. (Fonte: Ocemg)
 

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Cooperativa educa para a cidadania

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A jovem Thais Rosseto Silva, 9 anos, causou surpresa à sua mãe, ao anunciar a sua candidatura a prefeita da Minicidade criada pela Cooperativa Educacional Magna de Concórdia (SC) – Colégio CEM. Discreta e de poucas palavras, a garota tem um discurso afinado ao falar do projeto que, há cinco anos, vem fazendo a diferença na cidade de Concórdia (SC). “Minha mãe dizia que eu era quieta e, quando eu disse que ia me candidatar, ela pensou que eu não conseguiria. Aí, quando ganhei, ela ficou feliz. Agora a minicidade está crescendo e vamos aprender sempre com ela. A minicidade está aberta para vocês”, afirma a jovem que cursa a 5ª série.


Trata-se da minicidade cooperativista do Colégio CEM, um projeto educacional inovador que proporciona às crianças vivenciem experiências reais de cidadania e vida comunitária. Os próprios alunos são os responsáveis pela condução da pequena comunidade. Por meio de uma eleição que envolve toda a escola, são escolhidos o prefeito, o vice e os vereadores. Os pequenos cidadãos discutem, elaboram projetos e executam ações importantes para a manutenção e o desenvolvimento da minicidade. Todas as atividades estão alinhadas com a filosofia cooperativista e permitem que os alunos aprendam (na prática) como funciona uma cidade e quais os princípios que devem norteá-la.


O projeto possibilita que os estudantes conheçam os setores básicos para o funcionamento de uma sociedade organizada, incluindo: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sistema Financeiro, Casa Cultural, Livroteca, Centro de Convenções, Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Horta e Praça. Cabe aos alunos, o papel de gerir cada uma dessas áreas. Para isso, os professores sugerem atividades que contemplem um mundo mais humano, solidário e sustentável. A minicidade funciona como uma cidade normal, mas com conceitos diferenciados de cidadania.


Segundo a presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini, “o eixo norteador é a vivência em valores humanos e cooperativistas, fazendo com que o aluno perceba e tenha condições de efetivar a mudança de comportamento, paradigma e transformação de sua realidade política e social”. As crianças experimentam na prática importantes demonstrações de associativismo e cidadania, participam e atuam nas várias funções dentro da cidade, o que faz com que se sintam parte do corpo gestor.
 

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Jornal O Globo repercute PDGC nacionalmente

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O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), foi destaque no jornal O Globo do último sábado (20/4). O veículo chama a atenção para o investimento da instituição, de R$ 2,5 milhões até 2014, na qualificação do setor. Para o presidente do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, a notícia chega em um bom momento para o cooperativismo brasileiro e reforça o objetivo de assegurar que, mais qualificadas, as cooperativas brasileiras obtenham mais êxito em suas operações comerciais. "As cooperativas também precisam de competitividade e profissionalização", defende Freitas.

O PDGC é um desdobramento da Diretriz Nacional de Monitoramento, lançada pela Sescoop no final de 2011. O objetivo da ferramenta é promover nas cooperativas a adoção de boas práticas de gestão e governança, aprimorando a sua competitividade de mercado. Seu lançamento ocorreu em fevereiro deste ano. Trata-se de uma ferramenta on-line de gestão, desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

A meta, segundo divulgado pelo jornal, é que, no prazo de um ano, 658 empresas participem do projeto. Em cinco, deverão ser 6.587 - a totalidade das sociedades cooperativas ligadas ao Sistema OCB. A expectativa é que o PDGC auxilie o sistema cooperativista, não apenas na coleta de informações, mas também no desenvolvimento das cooperativas.

“Queremos ajudá-las no diagnóstico de suas dificuldades e contribuir com possíveis soluções. Vamos avaliar as informações coletadas junto às cooperativas de todo o país, atuando de forma mais incisiva no que é realmente importante para um desenvolvimento sustentável”, resume a gerente de Monitoramento do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.

Saiba mais


Sescoop - O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é uma das entidades que compõem o Sistema OCB, juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Suas três linhas de atuação são: a Formação Profissional, a Promoção Social e o Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas brasileiras, esta última com o objetivo específico de desenvolver a qualidade da gestão destas entidades.

Diretriz Nacional de Monitoramento - Com o objetivo de proporcionar regras únicas para todo o sistema cooperativista, a Diretriz Nacional de Monitoramento foi lançada pelo Sescoop em outubro de 2011. Atendendo a linhas de ação específicas do Planejamento Estratégico 2010-2013 da instituição, sua proposta é de monitorar desempenhos e resultados, com foco na sustentabilidade das cooperativas. A Diretriz é composta por programas que, aplicados simultaneamente, orientam desde a constituição até o desenvolvimento de uma cooperativa, garantindo o fortalecimento do sistema cooperativista brasileiro.

FNQ - Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. www.fnq.org.br

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Programa JovemCoop busca novos talentos para o cooperativismo

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O JovemCoop (Programa Juventude Cooperativista) do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desembarca agora no Nordeste, em Fortaleza (CE). O objetivo é discutir, apresentar estratégias e incentivar a participação do jovem no movimento cooperativista. Os debates são conduzidos por representantes da unidade nacional da instituição, que estarão na cidade até esta quarta-feira (24/4) discutindo o cenário e apresentando boas práticas a serem adotadas.

A gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, destaca a importância da participação ativa da juventude no programa. “Não basta apenas apresentarmos a ideia e incentivarmos novos talentos. É preciso o envolvimento ativo e efetivo de todos. Aí, sim, teremos sucesso”, ressalta.

De acordo com um dos instrutores do programa, Sérgio Cordioli, o JovemCoop é um grande agregador para o desenvolvimento do cooperativismo. “O que nós queremos é desenvolver ainda mais a cultura da cooperação, fortalecer a doutrina cooperativista. Com o JovemCoop, vamos identificar lideranças juvenis e desenvolver competências para uma sucessão na governança”, afirmou o instrutor.

JovemCoop - É voltado a jovens cooperados e familiares de cooperados, visando a estimular a participação ativa na cooperativa, além de promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil. Desde 2012, o programa tem alcance nacional. (Fonte: Sistema OCB/CE)
 

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Cooperativas de consumo terceirizam gestão têxtil de suas lojas

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Terceirizar o setor têxtil a fim de aumentar a rentabilidade. A medida foi adotada por três cooperativas de consumo do Estado de São Paulo - Coop, a maior do segmento na América Latina, com 28 unidades de distribuição e sede em Santo André no ABC Paulista; Coocerqui, com três lojas localizadas nas cidades de Cerquilho, Boituva e Itapetininga, e as três unidades da Cooperbarra, em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê. 

Essa rentabilidade é comprovada pelas organizações que aderem ao processo. Há três anos em parceria com o Shopping das Fábricas, empresa escolhida pelas três cooperativas para a terceirização, a Coop vem realizando uma série de mudanças na área de confecções.  Inicialmente, foi feito um projeto piloto em três unidades e logo em seguida foi estendido para as demais, totalizando 14 lojas que trabalham com têxtil. Hoje, esses espaços já estão com um layout mais moderno e maior mix de produtos.
 
A Cooperbarra também optou pela terceirização e, segundo Vicente Souza Barretos Filho, gerente comercial, o trabalho é bastante diferenciado. “A empresa cuida de tudo, desde o estoque, reposição e mudança de coleções. Não precisamos nos preocupar com nada, sem contar que sua logística é bastante eficiente”, acrescenta o gerente.

Perfil: A Shopping das Fábricas é uma empresa de varejo e está no mercado desde 1993. Especializada na gestão da área têxtil, vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados. Com movimentação média de 80 mil peças de roupas por mês e previsão de chegar a 1 milhão por ano, a Shopp das Fábricas, de acordo com o diretor comercial Linneu Salles Leite Neto, explora, gerencia e abastece este espaço, adequando e modernizando as instalações das lojas.

O centro de distribuição próprio está localizado estrategicamente na Vila Anastácio, em São Paulo, próximo às rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco. No local, as peças são etiquetadas, embaladas e enviadas paras lojas e tem capacidade para atender pontos de vendas num raio de até 250 km de distância.

“Confecção também tem prazo de validade. Por isso, é preciso gerenciar não só o abastecimento das peças, como também reposição e substituição a fim de acompanhar sempre as tendências da moda. Podemos afirmar que a Shopping das Fábricas é a solução certa para evitar perdas de estoque e melhorar a rentabilidade por metro quadrado. Queremos ser “Benassi das confecções”, explica o executivo fazendo uma alusão à empresa referência no mercado em gestão de hortifrutis. (MP & Rossi Comunicações)

 

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Brasil exportou US$ 4,631 bilhões na terceira semana de abril

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Brasília (22 de abril) – As exportações brasileiras, na terceira semana de abril (15 a 21), com cinco dias úteis, foram de US$ 4,631 bilhões (média diária de US$ 926,2 milhões). O resultado está 2,6% abaixo da média de US$ 950,9 milhões, verificada até a segunda semana do mês. Neste comparativo, houve queda nas exportações de produtos semimanufaturados (-10,8%), com retrações maiores para açúcar em bruto, celulose, ferro fundido e ouro em forma semimanufaturada. Entre os básicos (-5,2%), minério de ferro, petróleo em bruto, carne bovina e suína, e milho em grão tiveram maior redução nos embarques. Por outro lado, cresceram as vendas de produtos manufaturados (1,5%), em razão de aviões, autopeças, motores e geradores, máquinas para terraplanagem e polímeros plásticos.

As importações, no período, contabilizaram US$ 6,902 bilhões, com desempenho médio diário de US$ 1,380 bilhão. Houve aumento de 61,1% sobre a média verificada até segunda semana de abril (US$ 857,1 milhões), explicada, principalmente, pelo crescimento nos gastos com combustíveis e lubrificantes, veículos automóveis e partes, e borracha e partes.

Combustíveis - Para combustíveis e lubrificantes, houve aumento de 785,1% nas aquisições em comparação ao movimento das duas primeiras semanas de abril. Esse crescimento foi consequência da normalização de registros no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), referentes às semanas anteriores de abril e a transações realizadas em 2012, devido a mudanças operacionais implementadas pela Instrução Normativa nº 1282/2012 da Receita Federal do Brasil.
Na terceira semana de abril, o saldo comercial ficou deficitário em US$ 2,271 bilhões, com desempenho médio diário negativo de US$ 454,2 milhões, e a corrente de comércio somou US$ 11,533 bilhões, com resultado médio por dia útil de US$ 2,306 bilhões.

Mês - Nos 15 dias úteis de abril (1° a 21), as exportações foram de US$ 14,140 bilhões, com média diária de US$ 942,7 milhões. Pela média, houve redução de 3,6%, em relação ao resultado de abril de 2012 (US$ 978,3 milhões).

Ano - De janeiro à terceira semana de abril deste ano (75 dias úteis), as vendas ao exterior somaram US$ 64,976 bilhões (média diária de US$ 866,3 milhões). Na comparação com a média diária do período correspondente de 2012 (US$ 888,2 milhões), as exportações decresceram 2,5%. As importações foram de US$ 71,465 bilhões, com média diária de US$ 952,9 milhões. O valor está 10,9% acima da média registrada no período equivalente de 2012 (US$ 859,1 milhões).

No acumulado do ano, há déficit na balança comercial de US$ 6,489 bilhões, com o resultado médio diário negativo de US$ 86,5 milhões. Nos dias correspondentes de 2012, houve superávit de US$ 2,243 bilhões, com média de US$ 29,1 milhões. A corrente de comércio totaliza, em 2013, US$ 136,441 bilhões, com média diária de US$ 1,819 bilhão. O valor é 4,1% maior que a média aferida no período equivalente do ano passado (US$ 1,747 bilhão). (Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

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Empreendedoras visitam Coamo nesta segunda-feira (22/4)

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O projeto “Histórias que Surpreendem... Visitas que Aprendem”,  idealizado pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cemeg) foi iniciado na manhã desta segunda-feira (22/4)  com evento na administração central da Coamo em Campo Mourão (PR). O lançamento do projeto ocorreu com palestra do presidente da cooperativa,  engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini que, na oportunidade, contou às mais de 30 participantes um pouco da sua experiência de vida pessoal e profissional como idealizador e presidente da maior sociedade cooperativa da América Latina.

O novo projeto da Cmeg/Campo Mourão  tem o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Campo Mourão e Região, com o objetivo de oportunizar às associadas visitas técnicas rápidas, dentro do próprio município,  às empresas  e outras instituições que se constituem em exemplos de sucesso. A intenção, segundo os organizadores, é motivar, indicar caminhos, apontar oportunidades, promover integração e ampliar o olhar empreendedor das associadas à Câmara da Mulher.

De acordo com a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora, Edilaine Maria de Castro, o projeto propicia exemplos e referências às participantes. “É uma forma de encorajar as nossas empresárias que, assim, vão adquirir novos conhecimentos e ampliar a capacidade de gestão empresarial”, explica.  Ela ressalta a importância do encontro com o presidente da Coamo. “Doutor Aroldo é um líder empresarial de destaque não apenas no Paraná, mas no Brasil e no mundo. A Coamo, que surgiu há  mais de quatro décadas de um sonho de um pequeno grupo de agricultores, hoje tem forte atuação no mercado nacional e internacional, destacando-se pelos resultados alcançados e o profissionalismo do seu comando”, acrescenta Edilaine de Castro.

Antes de sua apresentação, Galassini recebeu homenagem do grupo pela sua jornada de sucesso como empreendedor de sucesso. No certificado, está descrito o motivo do reconhecimento: “Pela relevante jornada de sucesso que constrói em nossa cidade, sendo referência de empreendedorismo, superação, eficácia  e competência.” (Fonte: Coamo)

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Jovens lideranças paranaenses preparam o Jovemcoop 2013

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O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR) está promovendo, nesta quinta e sexta-feira (18 e 19/4), o Encontro da Liderança Cooperativista (Elicoop Jovem). A finalidade é definir detalhes e estruturar os temas que serão debatidos durante a edição deste ano do Jovemcoop, a mais importante realização voltada ao público cooperativista jovem do Estado, prevista para meados deste ano também em Maringá, tendo a Cocamar como anfitriã.

Futuro - Ao participar da abertura do encontro, no início da tarde de quinta-feira (18/4), o vice-presidente da Cocamar e também diretor do Sistema Ocepar, José Fernandes Jardim Júnior, disse que a geração mais jovem precisa preparar-se para assumir o seu papel no futuro do cooperativismo. “Nesta sala estão, certamente, os dirigentes do amanhã”, ressaltou Jardim Júnior, falando a cerca de 40 rapazes e moças, filhos de associados, que representam entidades de várias regiões do Estado.

Referência - Segundo ele, o cooperativismo estadual desenvolveu-se e hoje é uma referência no país e no exterior. “São empresas modernas e em grande parte industrializadas que estão em constante crescimento”, citou Jardim Júnior, salientando a importância de os jovens aproveitarem a oportunidade. Segundo ele, as mulheres têm uma presença cada vez maior nas cooperativas e, citando a Cocamar como exemplo, disse que elas compõem mais de 13% do quadro social, têm uma representante no Conselho de Administração e ocupam vários cargos em nível de gerência.

Responsabilidade - O gerente de Desenvolvimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) no Paraná, Leonardo Boesche, reforçou a colocação de Jardim Júnior ao afirmar que o trabalho realizado com a juventude cooperativista no Paraná já é considerado um modelo no país. “Isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, observou.
(Fonte: Cocamar)
 

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5º Simcafé está entre os maiores eventos da cafeicultura nacional

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Realizado nos dias 17 e 18 de abril, o 5º Simcafé, promovido pela Cocapec, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado de São Paulo (Sescoop/SP) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae/SP),proporcionou aos mais de mil produtores rurais contato com o que há de mais atual dentro da cafeicultura, agronegócio e cooperativismo, e coloca o evento entre os mais importantes do setor.

Nos dois dias de simpósio, os participantes puderam saber mais sobre Manejo e Fertilidade de Solo,  o novo Código Florestal Brasileiro, Planejamento Orçamentário, Mercado de Café, Tecnologia de Aplicação de Produtos e  Manejo da Irrigação do Café.
 
Além disso, simultaneamente, aconteceram rodadas de negócios que permitiram a aquisição de máquinas e implementos agrícolas com condições especiais para os presentes. Cerca de 40 expositores divulgaram seus produtos diretamente ao consumidor, proporcionando a eles  esclarecerem suas possíveis dúvidas com o fornecedor.
 
A tradicional cafeteria Senhor Café mais uma vez marcou presença e foi destaque. Em um espaço especial, os participantes puderam degustar os grãos 100% arábica, produzidos pelos cooperados Cocapec, em diversas formas de preparo, demonstrando a diversidade da bebida.
 
O balanço foi positivo e o objetivo de despertar no empresário rural o interesse em informações ligadas aos processos de gestão, para que, posteriormente, sejam desenvolvidas e implantadas nas propriedades foi atingido.
 
Veja como foi o evento através do endereço www.simcafe.com.br
(Fonte: Cocapec)
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Setor agrícola de Roraima é foco de debate

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Boa Vista, 18/4/2013 - O setor agropecuário em Roraima é foco de discussão no Simpósio de Agronegócio e Cooperativismo do Estado de Roraima (Agrocoop). Realizado pelo o Sistema OCB/Sescoop-RR, em conjunto com o Sistema Faerr/Senar, o evento concentra palestras sobre as ações que impulsionam o desenvolvimento do setor. Em destaque no encontro, o cooperativismo conta com dois representantes de peso: o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o embaixador especial das Nações Unidas para o cooperativismo, Roberto Rodrigues. “O objetivo do simpósio é estimular o agronegócio e o cooperativismo em Roraima, por meio de debates e discussões construtivas. A meta é que o evento colabore para uma maior organização dos setores e os arranjos produtivos”, declarou o presidente do Sistema OCB/RR, Sílvio Silvestre. 

Além de garantir acesso à informação, o Agrocoop representa, segundo Silvestre, uma oportunidade de incentivar a gestão profissionalizada das cooperativas.  "Ao promovermos este Simpósio, estamos contribuindo para a o crescimento das cooperativas, preparando-as para um mercado mais competitivo de uma economia cada vez mais globalizada”, pontuou o presidente.
 
Temas especiais - A palestra magna do evento foi proferida às 10 horas da manhã de hoje (18/4), por Rodrigues. Ele falou sobre “O cenário político econômico do cooperativismo: o cooperativismo do presente e futuro”, trazendo dados importantes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU). Em seguida, Lopes de Freitas deu continuidade ao tema, palestrando sobre a “Expectativa do Cooperativismo no Cenário Atual”.
 
Expectativa - O presidente do Sistema FAERR/SENAR, Almir Sá, destacou a importância dos temas debatidos durante o Simpósio: “O meio rural está em contínua ascensão. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e grande parte deste trabalho é feito em regime de cooperativas. Esta importante parcela da população precisa manter-se informada". 

Voltado a pequenos, médios e grandes produtores rurais que atuam no agronegócio, e também a profissionais cooperativistas que trabalham nas áreas urbana e rural, o Agrocoop trará informações para autônomos e para comunidades indígenas que começaram recentemente a organizar-se em cooperativas.
(Com informações – Fonte Brasil e Folha BV)
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