Reforma tribútaria: Regulamentação da Reforma Tributária
Download
Veja mais
A Análise Econômica número 55 nos mostra como ações humanas são capazes de influenciar nas questões climáticas e ambientais. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento do planeta já atingiu 1,2 graus Celsius e projeta-se que esse valor ultrapasse 1,5 nos próximos 20 anos. As principais medidas a serem tomadas para reverter esse cenário, serão debatidas pelos líderes mundiais entre os dias 31/10 e 12/11 na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). E o cooperativismo, que sempre foi comprometido com as pautas ambientais, segue investido cada vez mais em sustentabilidade. Confira nesta edição os principais temas que serão abordados na COP26 e as iniciativas das coops alinhadas à promoção de um mundo mais sustentável!
A edição número 51 da Análise Econômica ilustra como a inflação - o aumento contínuo e generalizado dos preços - é uma das muitas consequências que países vêm enfrentando ao longo da pandemia. No Brasil, a perda do poder de compra reflete-se cada vez mais nos valores dos alimentos e serviços: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou alta de 8,99% nos últimos doze meses. Especialistas do mercado financeiro projetam uma inflação de 7% para o final deste ano. E o cooperativismo precisará estar atento aos reajustes para que decisões eficazes sejam tomadas. Confira nessa edição quais são as principais expectativas para o aumento dos preços em 2021 e como isso irá repercutir no dia a dia de nossas cooperativas!
O Anuário é o grande destaque do Panorama Coop de hoje. Analisamos os dados socioeconômicos que indicam a relevância do nosso movimento para o Brasil avançar. Somos 4.880 cooperativas, reunimos 18,8 milhões de cooperados, geramos mais de 490 mil empregos somamos mais de R$ 700 bilhões em ativos totais. Acesse a análise econômica e saiba mais! Boa leitura!
O ano de 2022 já começou com tudo e as nossas Análises Econômicas estão de volta! Nesta primeira edição do ano, você vai conferir como o mundo começa a dar os próximos passos rumo à um novo momento no contexto pós pandemia. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o desempenho econômico mundial será positivo em 4,4% em 2022, depois de registrar uma alta de 5,9% em 2021. No Brasil, o aumento consecutivo da taxa de juros vem afetando cada vez mais o orçamento das famílias. Nesse contexto de retomada, as cooperativas possuem uma grande oportunidade: de se tornarem protagonistas! Confira nesta edição como a sua coop pode se preparar para 2022 e continuar se diferenciando no mercado.