O mercado de seguros em perspectiva
O mercado de seguros se consolida como um setor expressivo na economia, desempenhando um papel crucial na segurança financeira, na promoção de investimentos e na eficiência na alocação de recursos.
Em diferentes partes do mundo, o modelo cooperativista tem se mostrado uma alternativa eficaz para ampliar o acesso a seguros, impulsionando a inclusão financeira e gerando impactos sociais positivos.
Países como França, Alemanha e Estados Unidos destacam-se por mercados cooperativistas de seguros sólidos, com atuação significativa e resultados relevantes para seus membros e a sociedade em geral.
No Brasil, esse movimento avança por meio de esforços coordenados do Sistema OCB, que busca criar um ambiente regulatório propício e alinhado às necessidades do cooperativismo de seguros.
Este boletim explora a estrutura do mercado de seguros brasileiro, apresenta números relevantes sobre o setor no Brasil e no mundo, e destaca as oportunidades que o cooperativismo pode trazer para o fortalecimento do mercado segurador nacional.
Download
Veja mais
A 68ª edição da análise econômica destaca os principais pontos do Plano Safra 2022/2023 recém anunciado pelo governo federal. O apoio ao pequeno produtor e a implantação de projetos sustentáveis fazem parte das metas do Plano, que destinou R$ 53,61 bilhões ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e R$ 6,19 bilhões ao Programa ABC.
O Sistema OCB participou ativamente da elaboração desse principal instrumento da política agrícola do país, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento das coops.
Edição Especial I O atual conflito entre poderes e seus possíveis desdobramentos 9ª Edição - De volta ao jogo I Como podemos avaliar o atual papel dos militares no governo
O boletim econômico de junho traz um panorama das análises realizadas até então, incluindo transformações econômicas globais, o avanço das finanças sustentáveis e nas novas dinâmicas do marketing digital impulsionado pela inteligência artificial. A publicação destaca ainda os impactos geopolíticos sobre o comércio internacional, a regulamentação histórica do cooperativismo de seguros no Brasil e o papel estratégico das cooperativas no Ano Internacional das Cooperativas. Acesse o material completo e fique por dentro dos principais desafios e oportunidades que moldam o futuro do cooperativismo!
Na seção Societário em Pauta, trazemos recente decisão do STJ autorizando a penhora de valores referentes à restituição do Imposto de Renda de devedor. A orientação firmada pode gerar impactos relevantes para as cooperativas, especialmente aquelas que atuam no ramo crédito ou que, de alguma forma, figurem como credores em processos judiciais. Boa leitura!