Tania Zanella destaca protagonismo do cooperativismo em live da Ocepar
- Artigo Secundário 2
Superintendente do Sistema OCB apresentou ações para o Ano Internacional das Cooperativas
O cooperativismo brasileiro vive um momento de destaque no cenário internacional. Nesta quinta-feira (3), a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, participou da live promovida pelo Sistema Ocepar, que celebrou o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento contou com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterrez, que fez a abertura e reuniu cerca de 375 pessoas online.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, abriu o evento reforçando a importância da mobilização nacional em torno das comemorações. “É um ano muito especial. Estivemos em Washington, onde ouvimos ao vivo a manifestação da Organização das Nações Unidas sobre sua escolha por priorizar as cooperativas neste ano. Ficamos felizes em saber que cooperativas ao redor do mundo terão mais oportunidades a partir da recomendação da ONU para iniciativas que fortaleçam ainda mais esse sistema que leva desenvolvimento, segurança e prosperidade às comunidades”, comentou.
Tania, por sua vez, destacou durante a sua apresentação, que “o reconhecimento da ONU às cooperativas como agentes de transformação econômica e social é uma conquista de todos nós, que trabalhamos diariamente para construir um mundo melhor. Esse é um ano histórico para o nosso movimento”.
A superintendente apresentou dados que comprovam a relevância do cooperativismo no Brasil e no mundo. "Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas no planeta são cooperadas. Se as 300 maiores cooperativas fossem um país, teríamos a 9ª maior economia mundial. No Brasil, são mais de 4,5 mil cooperativas, com 23,4 milhões de cooperados e um faturamento superior a R$ 692 bilhões", ressaltou.
Tania também detalhou as principais iniciativas do Sistema OCB para o Ano Internacional das Cooperativas, com destaque para a campanha SomosCoop 2025, as projeções em prédios de capitais brasileiras no Coops Day e o lançamento de um manifesto do cooperativismo brasileiro para a COP30. “Este é o momento de mostrar para o mundo a força do nosso modelo, que promove inclusão, gera renda e transforma comunidades”, afirmou.
Entre os impactos esperados com o Ano Internacional, Tania citou o fortalecimento da imagem do setor, a atração de novos cooperados, especialmente jovens, e o estímulo ao orgulho em ser parte do movimento cooperativista. “O futuro é cooperativo, e cabe a nós aproveitarmos essa oportunidade estratégica para ampliar a conscientização e consolidar o cooperativismo como protagonista no cenário econômico e social global”, concluiu.
A ONU e o tema do Ano Internacional
A Assembleia Geral da ONU proclamou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema Cooperativas Constroem um Mundo Melhor. A iniciativa reconhece o papel vital das cooperativas para o desenvolvimento sustentável e para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.
“As cooperativas são soluções essenciais para os desafios globais que enfrentamos, porque unem pessoas, comunidades e propósitos em torno de um modelo econômico mais justo e resiliente”, destacou Tania.
Ao final da live, José Roberto Ricken e Robson Mafioletti, superintendente da Ocepar, apresentaram as ações programadas pelo sistema paranaense para celebrar a data, reforçando a sintonia entre o Sistema OCB e suas organizações estaduais na mobilização nacional.