Imersão fortalece cooperativas de geração distribuída no Espírito Santo
- Nenhum
Sistema OCB e DGRV promovem troca de boas práticas em cooperativas de energia solar
Entre os dias 13 e 15 de maio, o Espírito Santo recebeu uma agenda intensa e estratégica voltada ao fortalecimento do cooperativismo em geração distribuída (GD). A Imersão Cooperativas GD, realizada pelo Sistema OCB em parceria com a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), reuniu representantes de seis cooperativas de energia solar de diferentes estados brasileiros, no âmbito do projeto-piloto Energias Renováveis, que já está em seu segundo ano de execução.
O projeto surgiu para promover o desenvolvimento sustentável e integrado das cooperativas de GD, que atuam com geração de energia renovável. Na sua primeira fase, foram realizados diagnósticos assistidos, consultorias técnicas e elaboração de planos de ação personalizados para cada cooperativa.
Agora, na segunda etapa, o foco está em comunicação, marketing e fortalecimento das redes de intercooperação, objetivo central da imersão realizada no Espírito Santo. A programação do encontro incluiu visitas técnicas, painéis de troca de experiências e uma oficina colaborativa na sede do Sistema OCB/ES, que contou com o apoio fundamental da unidade estadual do Espírito Santo.
A imersão começou com uma visita ao Sicoob Central ES, onde os participantes puderam compreender o papel estratégico das centrais no ecossistema cooperativista. Segundo Nailson Dalla Bernadina, diretor-executivo da entidade, a experiência foi muito positiva. “Foi uma excelente oportunidade para falarmos sobre os caminhos do futuro da geração distribuída e para fortalecer o diálogo com as autoridades competentes. A troca de experiências é essencial para alavancar as operações das cooperativas de GD”, afirmou.
Em seguida, o grupo conheceu a Cooperativa Ciclos, referência nacional em geração distribuída e exemplo de intercooperação efetiva, fundada dentro do próprio Sicoob. A experiência da Ciclos mostrou como a diversificação de produtos e serviços, aliada à gestão focada no cooperado, é um diferencial para o sucesso e fidelização.
Outra etapa importante da imersão foi a visita à Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel). Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, ressaltou o valor da troca entre cooperativas de diferentes ramos: “A intercooperação, quando feita com boa vontade e foco no cooperado, traz grandes resultados. Só temos a agradecer à OCB Nacional e à unidade estadual pelo trabalho realizado com maestria”, disse.
Victor Henrique Ribeiro Lima, assessor contábil-tributário do Sistema OCB/ES, refletiu sobre a importância do encontro para a valorização do cooperativismo local: "É uma satisfação poder observar as práticas das cooperativas capixabas reverberando em nível nacional e, principalmente, essa oportunidade de estarmos juntos, refletindo sobre essas práticas. Com as cooperativas do Sicoob Central, da Ciclos e da Cooabriel, conseguimos identificar possíveis ações de melhoria e, além disso, acolher sugestões valiosas das cooperativas visitantes. É muito positivo trabalhar a intercooperação em sua forma mais pura e essencial, por meio da troca de experiências que impulsionam o crescimento conjunto".
Já Camila Japp, diretora da DGRV Brasil, enfatizou o potencial da diversidade entre as cooperativas participantes. “Foi incrível ver que, mesmo atuando no mesmo ramo, essas cooperativas têm características muito particulares e complementares. Podem se apoiar, se inspirar e crescer juntas. Foi uma vivência prática e autêntica de intercooperação", salientou.
O encontro foi finalizado com uma oficina de integração na sede do Sistema OCB/ES, onde os participantes consolidaram os aprendizados e refletiram sobre os próximos passos para ampliar o alcance e o impacto do cooperativismo em energia renovável.