cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS REPRESENTAÇÃO

Acordo com Finep visa orientar a participação de cooperativas no FNDCT

Ações conjuntas vão orientar cooperativas sobre receitas para ciência, tecnologia e inovação 

O acesso das cooperativas aos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) foi tema de reunião do Sistema OCB com a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), nesta quinta-feira (18). O encontro definiu encaminhamentos estratégicos, com destaque para a discussão de uma proposta de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para orientar e promover a participação das cooperativas no FNDCT.  

Entre as primeiras ações previstas está a elaboração de uma cartilha conjunta, que trará um passo a passo detalhado sobre como as cooperativas podem participar de editais e submeter projetos ao FNDCT. Além disso, serão discutidas formas deAcordo com Finep visa orientar a participação de cooperativas no FNDCT ampliar a divulgação da política pública junto ao setor e de promoção de ações alinhadas às agendas de sustentabilidade, inovação e desenvolvimento tecnológico.  

Segundo a superintendente do Sistema OCB, Tania Zanella, a reunião abriu uma nova fase de oportunidades para o cooperativismo. “A parceria com a Finep representa um marco, porque reconhece o potencial inovador das cooperativas e cria condições concretas para que elas tenham acesso a recursos fundamentais para pesquisa e tecnologia. Nosso compromisso é traduzir essa política em instrumentos práticos, para que os benefícios cheguem na ponta, às cooperativas e seus cooperados”, afirmou. 

O diálogo foi fortalecido pelo contexto recente da sanção da Lei 15.184/2025, que incluiu as cooperativas no rol de beneficiárias do FNDCT. De acordo com a Finep, os próximos editais já conterão a possibilidade de cooperativas participarem de projetos de inovação, com impacto direto em inclusão produtiva, geração de renda e sustentabilidade. 

“As cooperativas estão prontas para contribuir em áreas como agricultura sustentável, energias renováveis, economia circular e inovação em saúde. Com o acesso ao FNDCT, teremos condições de dar escala a projetos que unem competitividade e impacto social positivo”, reforçou Tania Zanella. 

O Sistema OCB acompanhará os próximos passos para garantir a implementação das ações previstas e ampliar a presença das cooperativas nos editais de ciência, tecnologia e inovação do país. 

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.