cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS ESG

Cocatrel adere ao ESGCoop e avança na gestão energética e sustentável

Diagnóstico do Sistema OCB indica melhorias no uso de energia para reduzir impacto ambiental 

A busca por eficiência e sustentabilidade está cada vez mais presente na estratégia das cooperativas brasileiras. Um exemplo concreto dessa transformação é a Cocatrel adere ao ESGCoop e avança na gestão energética e sustentável Cocatrel, cooperativa agropecuária com sede em Três Pontas (MG), que acaba de receber a Solução Eficiência Energética, do Programa ESGCoop, iniciativa do Sistema OCB em parceria com as unidades estaduais e consultorias especializadas. 

O diagnóstico, realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, envolveu representantes da Unidade Nacional da OCB, da Ocemg e da consultoria Stride, além de contar com participação ativa da alta liderança da cooperativa. Logo na chegada, a equipe foi recebida pelo presidente, Jacques Fagundes Miari; Vice-presidente, Luiz Eduardo Vilela de Rezende; e diretor de operações da Cocatrel, Alcione korte, além de engenheiros e gestores de diversas áreas, demonstrando o alinhamento institucional com o tema.

Para Thayná Côrtes, analista do Ramo Infraestrutura do Sistema OCB, a receptividade e o engajamento da Cocatrel foram destaques da missão. “Foi muito interessante perceber que a cooperativa já tinha várias ideias e iniciativas em andamento voltadas à eficiência energética. A Solução veio para somar: ajudar a organizar essas ideias, trazer novas possibilidades e apontar caminhos concretos. A equipe da Cocatrel está realmente engajada, com vontade de estudar, entender e implementar melhorias reais”, afirmou. 

Impacto positivo 

A Cocatrel já realiza algumas ações importantes na área, como a compra de energia no mercado livre, buscando opções mais sustentáveis e econômicas, além de investimentos em usinas fotovoltaicas. A cooperativa também já vinha estudando a troca de empilhadeiras a gás por elétricas e melhorias nos sistemas de contenção de pó gerado no beneficiamento do café — um dos grandes desafios operacionais do setor. Cocatrel adere ao ESGCoop e avança na gestão energética e sustentável

Segundo o vice-presidente do conselho de administração da Cocatrel, Luiz Eduardo Vilela de Resende, a parceria com o Programa ESGCoop contribui diretamente para alinhar os objetivos econômicos e ambientais da cooperativa. “Trabalhar com eficiência energética é algo estratégico, especialmente dentro da agenda ESG, que prioriza economia, sustentabilidade e impacto positivo. A parceria com o Sistema OCB e a consultoria especializada nos permite enxergar com mais clareza onde estão os gargalos e como podemos evoluir. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa iniciativa.” 

O projeto também reforça o protagonismo da Ocemg no apoio à sustentabilidade do cooperativismo mineiro. Para Thiago Machado, analista de Educação e Desenvolvimento Sustentável da organização, os benefícios da solução vão além da redução de custos. “A Solução Eficiência Energética melhora a competitividade, libera recursos para novos investimentos e fortalece o compromisso socioambiental das cooperativas. No caso específico das cooperativas de café, por exemplo, contribui ainda para otimizar processos como secagem, beneficiamento e armazenagem, garantindo mais qualidade e menos desperdício”, declarou.  

De acordo com Thiago, exemplos práticos incluem a modernização de motores e sistemas de iluminação, o que reduz o consumo de energia e evita cobranças por demanda ociosa ou ultrapassada. “Eficiência energética significa produzir o mesmo resultado — ou melhor — com menos energia. Eliminar desperdícios e ajustar processos para consumir só o necessário, sem perder qualidade ou produtividade”, complementou 

Boas práticas 

A Solução Eficiência Energética é uma das frentes de atuação do Programa ESGCoop, que busca apoiar as cooperativas brasileiras na construção de modelos de gestão mais alinhados às boas práticas ambientais, sociais e de governança. A iniciativa oferece diagnósticos técnicos, planos de ação sob medida e apoio especializado na implementação das melhorias identificadas. 

Além de reduzir custos e emissões, o projeto também fortalece o posicionamento das cooperativas diante do mercado internacional, que valoriza cada vez mais organizações com práticas sustentáveis e compromisso climático. 

Com mais de 9 mil cooperados e um faturamento de R$ 3,3 bilhões no último exercício, a Cocatrel reforça, com essa adesão, sua visão de futuro. O diagnóstico realizado é apenas o primeiro passo de uma jornada de transformação, que inclui ações de curto, médio e longo prazo. “São iniciativas que não se implementam da noite para o dia, mas o mais importante é perceber que há um comprometimento real da cooperativa em estudar, planejar e fazer acontecer”, concluiu Thyaná Côrtes. 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.