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Notícias

Encarte na Gazeta do Povo enfatiza importância do trabalho do Sistema S

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Curitiba, 25/7/2013 - No domingo (21/7), publicação veiculada no jornal Gazeta do Povo enfatizou o trabalho realizado pelo Sistema S no Paraná, dentre eles o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). O encarte chegou aos 39 mil assinantes do jornal. Outros 11 mil exemplares serão distribuídos por meio das entidades. No Paraná, existem nove instituições de Sistema S, que têm por missão preparar as pessoas para o mercado de trabalho, cuidar da saúde e da qualidade de vida do trabalhador, apoiar as empresas e cooperativas com soluções tecnológicas inovadoras e estimular o empreendedorismo e o cooperativismo. A publicação é uma iniciativa conjunta das entidades e visa explicar e divulgar a abrangência e a importância do Sistema S para o Paraná.

Cooperativismo –
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) foi implantado no Paraná em 21 de setembro de 1999. Com sede em Curitiba, proporciona o acesso à qualificação profissional, com difusão de informação e conhecimento para milhares de pessoas – cooperados, funcionários e familiares. O Sescoop/PR fornece ferramentas que auxiliam o setor cooperativista a alcançar maior eficiência na prestação de serviços para 900 mil cooperados no estado. Esse conjunto de fatores está impulsionando o crescimento das cooperativas, contribuindo para uma mudança no perfil do setor no Paraná. “O Sistema S é um instrumento essencial para a formação das pessoas e a modernização do cooperativismo. Em outras palavras: a construção do futuro do sistema cooperativista já começou e tem no Sescoop um dos seus mais fortes aliados”, afirma o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski.

Clique aqui e acesse na íntegra o conteúdo do encarte sobre o Sistema S

(Fonte: Sistema Ocepar)

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Exportações do agronegócio ultrapassam US$ 100 bilhões na safra 2012/13

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Brasília, 9/7/2013 - As vendas internacionais do agronegócio brasileiro ultrapassaram, pela primeira vez na história, a cifra dos US$ 100 bilhões anuais. O Brasil exportou o montante de US$ 100,61 bilhões em produtos agropecuários durante a safra 2012/13 (entre julho de 2012 e junho deste ano), o que representou crescimento de 4,2% em relação ao mesmo período da safra anterior. O superávit comercial do setor também atingiu um novo recorde, somando US$ 83,91 bilhões. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 8 de julho, pela Secretaria de Relação Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa).

“O setor mostra mais uma vez porque é fundamental na economia brasileira. O resultado deve-se ao crescimento das vendas externas dos principais complexos agropecuários, como carnes e sucroalcooleiro, e principalmente de cereais, que aumentaram 115% no período”, afirmou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. Em relação aos cereais, destaque para o aumento de 211,5% das vendas de milho, que passaram de 8,47 milhões de toneladas na safra 2011/12 para 26,44 milhões de toneladas na temporada 2012/13.

As exportações também bateram recorde no primeiro semestre deste ano, alcançando US$ 49,57 bilhões, incremento de 10,7% em relação às vendas do primeiro semestre de 2012 (US$ 44,78 bilhões). O superávit do período chegou a US$ 41,26 bilhões. “Este resultado confirma o quanto o agronegócio tem sido importante para a balança comercial do Brasil, já que, no período, foi registrado um déficit global de US$ 3 bilhões, o que significa que os demais setores tiveram um déficit de US$ 44,3 bilhões”, explicou o ministro.

Ainda de acordo com Antônio Andrade, nos primeiros seis meses do ano, as vendas somadas de soja em grão, açúcar e milho apresentaram altas significativas, somando US$ 21,67 bilhões, o que significou uma expansão de US$ 4,96 bilhões em relação ao mesmo período de 2012. O resultado deve-se as 13,5 milhões de toneladas de grãos a mais embarcadas no período.

Em relação aos principais compradores, destaque para as exportações destinadas à China, que atingiram o montante recorde de US$ 13,02 bilhões entre janeiro e junho deste ano, crescimento de 21,8% em relação aos US$ 10,69 bilhões obtidos no mesmo período de 2012. Com o resultado, a China ultrapassou a União Européia pela primeira vez como maior mercado importador de produtos do agronegócio brasileiro no primeiro semestre do ano.

Clique aqui para baixar a nota da balança comercial do mês de junho.

(Fonte: Mapa)

 

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Cooperativismo além da fronteira

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Curitiba, 3/7/2013 - O avanço das fronteiras agrícolas nas últimas décadas forçou um processo de transformação na maneira de atuar das cooperativas agrícolas. De associações de produtores, algumas se transformaram em grandes organizações. A atuação das empresas rompeu os limites do Paraná. O sistema cooperativista do estado, que é referência nacional ao fincar de vez sua bandeira em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, está também no Paraguai.

O movimento de expansão de divisas não é novo. Ainda na década de 80, conforme alguns produtores avançavam em busca de novas terras para o plantio de grãos, as cooperativas seguiam os rastros dando suporte, tanto no fornecimento de insumos e sementes como na recepção e armazenagem da produção.

“É difícil estabelecer o mapa de negócios com o mapa do estado. Esse avanço é natural. As expansões acontecem para resolver interesses dos próprios associados”, relata José Roberto Ricken, superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

Vizinhança - Após abrir unidades no Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, a cooperativa Lar, que nasceu em Medianeira, no Oeste do estado, optou pela instalação de uma base no Paraguai, em 1996. A motivação veio da necessidade de aumento da produção de soja para abastecer a indústria da empresa. A proximidade geográfica entre a cidade sede e o município de Mbaracayú, local da primeira unidade, facilitou o negócio.

Após 17 anos, Lar está totalmente consolidada na vizinhança. No mês passado, a cooperativa inaugurou sua 8° base de recepção e processamento de grãos in natura, em Naranjal, a primeira na região Sul do país. Já são nove unidades em sete municípios de três estados – uma é a sede central. A previsão de faturamento do outro lado da fronteira é de R$ 400 milhões em 2013.

“Os negócios no Paraguai hoje representam o que a cooperativa era há 12 anos no Brasil”, destaca Ovídio Zanquet, gerente geral da unidade.

A C.Vale, de Palotina (Oeste), também seguiu para o país vizinho. A empresa abriu unidades para fornecer insumos e receber os grãos dos associados que haviam ido para lá. Hoje são três plantas no Paraguai, em Katuetê, La Paloma e Corpus Christi, entre as 70 que a cooperativa possui no total.

O presença das cooperativas traz segurança aos produtores brasileiros que migraram para o Paraguai. Quem não conta com empresas na região de atuação enfrenta desafios, tanto culturais como na forma de negócio. O produtor brasileiro João Emanoel de Almeida precisou estruturar sozinho a propriedade de 1,4 mil hectares, no município de Los Cedrales. Hoje, ele conta com a ajuda do filho Robson, formado em agronomia, que cuida da parte técnica da fazenda de soja e milho.

“Se tivesse uma cooperativa na região seria um bom negócio. Aqui a coisa é diferente, funciona na base do olho por olho, dente por dente”, explica.
(Fonte: Gazeta do Povo)
 

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CMN aprova mudanças nas normas sobre cooperativas de crédito

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Brasília, 1/7/2013 - O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou mudanças nas normas sobre cooperativas de crédito, previstas na Resolução nº 3.859/2010. As mudanças constam da Resolução nº 4243/2013 e são as seguintes:

I – fixação do prazo de 90 dias – prorrogável por mais 90 dias, a critério do Banco Central – para a formalização do pedido de aprovação de atos relacionados a alterações estatutárias, nos casos de mudança nas condições de admissão de associados, ampliação de área de atuação, fusão, incorporação ou desmembramento, para os quais pode ser exigida pelo Banco Central do Brasil a prévia apresentação de projeto. Esse prazo já se aplica aos pleitos de constituição de cooperativas de crédito;
 
II – limitação da exigência de publicação de declaração de propósito aos eleitos para cargos de administração em cooperativas de livre admissão, ficando os eleitos para as demais cooperativas dispensados dessa publicação;
 
III – extensão, aos dirigentes de cooperativas de crédito, da possibilidade de participação no conselho de administração de instituições financeiras ou de entidades controladas pelas cooperativas, inclusive bancos cooperativos; e
 
IV – obrigatoriedade de que a publicação das demonstrações financeiras das cooperativas de crédito seja realizada em prazo não inferior a 10 dias das assembleias gerais ordinárias.
 
Clique aqui e acesse a Resolução 4243 na íntegra.

(Fonte: BC)

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Operação de crédito cresce 17% nas cooperativas paulistas

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São Paulo, 28/6/2013 - As operações de crédito das cooperativas do ramo crédito do estado de São Paulo cresceram 17% no mês de março de 2013, comparadas com março do ano passado. O levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) mostra que as cooperativas emprestaram R$ 7 bilhões em março de 2013, contra R$ 6 bilhões no mesmo mês de 2012.

Nas cinco regiões administrativas do Sescoop/SP, o maior crescimento foi registrado na Região Nordeste, com aumento de 21,49% das operações de crédito. Em seguida, estão a Região Oeste (18,49%), Centro Paulista (12,03%), Sudeste (7,88%) e Leste (7,53).

Evolução - O estado de São Paulo conta com 268 cooperativas de crédito e mais de 618 mil cooperados, que são atendidos em 412 Postos de Atendimento aos Cooperados (PACs), que fazem parte de uma rede de 684 pontos para atendimento ao associado.
(Fonte: Sistema Ocesp)

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Cooperados oferecem produtos de qualidade e com preços bem acessível ao consumidor de Manaus

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Manaus, 24/6/2013 - A Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru) conquista mais um espaço para beneficiar os cooperados e vender seus produtos direto ao consumidor, praticando preços justos e eliminando a figura do atravessador, que é considerado pelos produtores e consumidores o agente que encarece os produtos agrícola do Estado.

Segundo a presidente da Cooperativa, Eliana Medeiro, o local foi conquistado por intermédio do secretário de produção Rural de Manacapuru e está localizado no Parque de Exposições Euripedes Lins, Feirão da Sepror na Torquato Tapajós.

Eliana declarou ainda que a produção trazida semanalmente dos cooperados de Manacapuru gira em torno de 30 toneladas de produtos variados e gera um faturamento de R$ 30 mil, que beneficia produtores cooperados da estrada de Novo Ayrão, Acajatuda e estrada AM-010, Manoel Urbano,que liga Manaus a outros municípios da região.

“Tivemos que fazer um grande esforço para conquistar esse beneficio e oferecer aos nossos cooperados, pois os atravessadores querem pagar nossos produtos nos locais de produção muito a baixo da metade do preço. Uma melancia considerada grande, eles só querem pagar R$ 7,00, quando na verdade, eles vender em Manaus entre R$ 15,00 a R$ 20,00. Isso acaba com o produtor”, reclamou a presidente.

O transporte dos produtos são feitos por meio de dois caminhões, sendo um de propriedade da Coomapem e outros de um cooperado, financiado pelo Banco do Brasil. O transporte é realizado semanalmente, saindo sempre as quartas-feira das áreas de produção e retornado aos domingos para prestar conta com os cooperados e repassar os recursos arrecadados pelas vendas de seus produtos.

(Fonte: Coomapem)

 

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Redução da alíquota do ICMS para comercialização de suínos será mantida por mais 30 dias

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Florianópolis, 24/6/2013 - O Governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo, atendeu ao pedido dos suinocultores catarinenses, através da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos (ACCS), e confirmou no final desta manhã (21/6) a prorrogação da Redução da Alíquota do ICMS para comercialização de suínos, por mais 30 dias. Decreto Inicial terminaria no dia 22 de junho. A informação foi confirmada durante visita do Secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, à sede da ACCS, em Concórdia (SC).

Durante a visita, o secretário de Estado da Agricultura, afirmou que a isenção é extremamente importante para esse setor que precisa sobreviver para ajudar a impulsionar a e economia. “O presente não é dos melhores, mas de fato, o mercado terá a reação que merece, pois conseguimos abrir o mercado do Japão, a Ucrânia reabriu o seu mercado e a oferta está de certa forma equilibrada. Mas são resultados que irão demorar pelo menos quatro meses para começar a ser sentidos na prática, e até lá, a suinocultura precisa sobreviver e a alternativa é reduzir os impostos”, completa o secretário.

Clique aqui para ouvir a entrevista completa.
(Fonte: ACCS / News Comunicação)
 

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MTE divulga novas portarias sobre certificação digital

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Brasília, 20/6/2013 – O Ministério do Trabalho e Emprego publicou (17/6) a Portaria nº 855, de 14 de junho de 2013. Por meio dela, fica instituído, a partir de 16 de setembro deste ano, o acesso com certificação digital (ICP-Brasil) ao sistema homolognet.

Na última sexta-feira também foi publicada outra Portaria do MTE (837, de 13/6/2013), alterando alguns dispositivos da 326, de 1/3/2013, que dispõem sobre os pedidos de registro das entidades sindicais de primeiro grau no Ministério.
 
De acordo com a gerente da Confederação Nacional das Cooperativas, Júnia Dal Secchi, as ações de autenticação e assinatura de transações de geração, quitação e homologação de rescisões contratuais passam a exigir o uso da certificação digital. “As alterações na portaria 326 reforçam a necessidade de as entidades sindicais de primeiro grau ficarem atentas a elaboração dos documentos exigidos pelo MTE para publicação dos pedidos de registro sindical ou alteração estatutária e atualização dos dados cadastrais, especificamente os que dizem respeito à Diretoria”.
 
Cliqu aqui para acessar a Portaria nº 855/2013.
Clique aqui para acessar a Portaria nº 837/2013.
 
 
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Coopercentral Aurora prevê elevar abate de aves em Xaxim

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São Paulo, 21/6/2013 - A Coopercentral Aurora Alimentos, que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, com sede em Chapecó (SC), prevê elevar o abate e o processamento de aves na unidade de Xaxim (SC) para 70 mil cabeças/dia em julho e para até 150 mil cabeças/dia até dezembro. A indústria pertence à Massa Falida da Chapecó Companhia Industrial de Alimentos, que foi arrendada em dezembro de 2012 pelo prazo de três anos. O processo industrial foi retomado em abril com o abate de 60 mil frangos/dia.

Em nota, o presidente da Coopercentral, Mário Lanznaster, disse que a capacidade máxima de abate, avaliada entre 238 mil e 240 mil frangos/dia (em torno de 5 milhões por mês), deverá ser atingida em março de 2014. O mix de produtos é formado, inicialmente, por cortes e salgados de frango.

 Todo o conjunto produtivo pertencente à Massa Falida da Chapecó Alimentos foi arrendado, o que inclui, além do abatedouro, fábrica de rações, armazéns e granjas-matrizes. Atualmente, em plantas próprias ou alugadas, a Coopercentral Aurora opera cinco unidades avícolas e abate 700 mil aves por dia - 15 milhões de aves por mês. Com o arrendamento da planta de Xaxim, o abate diário deve aumentar até 31% em 2014, totalizando 1 milhão de aves por dia.
(Fonte: Agência Estado)
 

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Curso do Sescoop/SC orienta sobre Escrituração Fiscal Digital

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Chapecó, 20/06/2013 - “Revisão da Escrituração Fiscal Digital (EFD) - contribuições e desoneração da folha I”.  Este é o tema do curso oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC), no Mogano Business Hotel, em Chapecó (SC), aos técnicos das sociedades cooperativas da região. A ação teve início nesta quinta (20/6) e vai até amanhã (21/6).  

O objetivo, segundo o coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Alexandre Alves, é apresentar, de forma teórica e prática, a EFD PIS/COFINS. Os participantes serão orientados sobre as informações necessárias ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e a origem desses dados. A ideia é torná-los aptos à entrega da nova obrigação. “Além da análise dos principais pontos relativos ao layout da escrituração, serão sanadas dúvidas decorrentes da geração e validação das informações”.

As atividades serão conduzidas pela contadora e consultora da DSM Consultores, Luciane Cristina Lagemann. Entre os temas abordados, estão a composição da escrituração digital, a desoneração da cesta básica de alimentos, penalidades, composição da apuração das contribuições, registros obrigatórios, entre outros. (Fonte: Sistema Ocesc) 
 

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Receita das exportações brasileiras de carne bovina bate recorde

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São Paulo, 19/6/2013 - Os embarques brasileiros de carne bovina somaram 562 mil toneladas e renderam US$ 2,5 bilhões entre janeiro e maio deste ano, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Abiec, entidade que representa os exportadores do segmento. Em relação ao mesmo período de 2012, o volume aumentou 22,6%, enquanto a receita subiu 15% e representou um novo recorde para os cinco primeiros meses do ano.

Segundo a Abiec, Hong Kong foi o principal destino das vendas brasileiras de carne bovina até maio, com compras que alcançaram US$ 558,1 milhões. Em seguida aparecem Rússia (US$ 528 milhões), União Europeia (US$ 327 milhões), Venezuela (US$ 280,6 milhões), Chile (US$ 171,4 milhões), Egito (US$ 134,9 milhões), Estados Unidos (US$ 89,1 milhões), Irã (US$ 66,1 milhões), Israel (US$ 40,9 milhões) e Líbano (US$ 33,1 milhões).
(Fonte: Valor Econômico)

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Conselheiros Fiscais participam de curso de atualização

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Teresina, 18/6/2013 - Fornecendo subsídios para uma melhor atuação dos Conselhos Fiscais junto às cooperativas, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI) realizou no último sábado (15/6) uma capacitação para os seus conselheiros. Intitulado “Programas de Fiscalização dos Controles Internos dos Aspectos Sociais e Patrimoniais”, o curso destacou pontos essenciais como o papel dos cooperados durante o processo, a necessidade de análises transparentes e como formar um conselho firme de suas funções.

A ministrante do curso, Lucimar Zappi, lembrou que o Conselho Fiscal não pode ser formado aleatoriamente, a função deve ser profissionalizada. “O primeiro passo é conscientizar, a mudança de comportamento é importante para que o gestor entenda que o Auditor é um aliado, não um dedo-duro. Podemos evitar o conflito, desde que todos entendem como este processo certifica o trabalho da cooperativa, gerando resultados positivos”, afirmou.
Para Pedro Santos, presidente da Teletaxi, o curso tem a importante função de preparar os conselheiros para que assumam a função com consciência. Entre os 23 participantes do curso, 10 pertenciam a esta cooperativa de transporte.

“Fazíamos o trabalho de auditoria sem qualquer orientação, então decidimos participar, tanto os conselheiros, quanto os pretendentes ao cargo, com o intuito de aprender a forma correta. Eu, como presidente, também preciso saber o que estão fiscalizando do meu trabalho”, afirma.
 
Compartilhando da opinião, Roberto Ventura, membro da cooperativa educacional COENV, entende a oportunidade como forma de qualificar o trabalho desempenhado. Para ele, as informações sobre o tema são novidades. “É interessante porque o conhecimento leva ao crescimento da cooperativa. Agora temos propriedade para atuar como conselheiros de fato”, conclui.
 
Os participantes aprenderam sobre as atribuições, disposições estatutárias, parecer, assembleias, contabilidade, balanço, atos administrativos, entre outros aspectos inerentes ao cargo.
(Fonte: Sescoop/PI)
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Fundo garantidor de cooperativas deve começar a operar em outubro

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São Paulo, 10/6/2013 - O Fundo Garantidor de Crédito para Cooperativas (FGCCoop) deverá entrar em funcionamento a partir de outubro deste ano. A afirmação foi feita pela chefe do departamento de normas do Banco Central (BC), Paula Estar Leitão durante o Seminário Internacional Sobre Regulação e Supervisão de Cooperativas de Crédito, realizado em São Paulo na última quinta-feira (6/6).

“O Fundo Garantidor das Cooperativas (FGCoop) está em discussão entre o sistema de cooperativas e o BC, que estão estudando uma proposta de estatuto para implementar ainda esse ano, provavelmente em outubro. As condições para isso já estão em estágio avançado“, afirmou.

Em outubro de 2012, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a criação do fundo que deverá ser constituído como entidade privada sem fins lucrativos e será composta por cooperativas singulares, assim como suas centrais, confederações e bancos cooperados.
(Fonte: DCI)

 

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Tecnologia do Campo aborda o papel das cooperativas na mecanização agrícola

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Brasília, 7/6/2013 - O programa Tecnologia do Campo deste sábado, dia 8, que vai ao ar a partir das 10h30min, no Canal Rural, vai mostrar os serviços prestados pelas Cooperativas agrícolas no apoio à mecanização das propriedades de seus cooperados.

Você vai conhecer dois produtores rurais do interior de São Paulo que buscaram ajuda das Cooperativas para mecanizar suas lavouras e, hoje, colhem os benefícios dessa parceria. Representantes de duas importantes Cooperativas do interior de São Paulo, de cafeicultores e citricultores, falam sobre o suporte dado ao produtor - que vai além da escolha de uma boa máquina ou implemento agrícola.

E não são apenas as Cooperativas que ajudam a promover a mecanização das lavouras. Em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, nossa equipe acompanhou a operação do Lancer Maximus 12.000, da Jan, adquirido pelo produtor por meio de uma revenda da marca.
(Fonte: Canal Rural)

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Preparativos para o Dia C movimentam as cooperativas mineiras

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Belo Horizonte, 28/5/2013 - As cooperativas já estão se mobilizando para organizar as ações para o Dia de Cooperar (Dia C) 2013, e o Sistema Ocemg, a fim de facilitar e auxiliar as instituições, disponibiliza todo o material de apoio necessário para a orientação das entidades interessadas em desenvolver atividades voluntárias de atenção ao próximo na campanha deste ano. O blog do projeto é atualizado diariamente e contém todas as informações necessárias para adesão ao Dia C.

Para participar, o primeiro passo é preencher a ficha de inscrição, disponível em www.minasgerais.coop.br/diac, especificando os dados da (s) cooperativa (s) participante (s).

Uma cartilha, com versões online e impressa, também está à disposição das cooperativas com a finalidade de apresentar, tirar dúvidas e oferecer dicas de atividades para o Dia C. Segundo a coordenadora de Promoção Social do Sistema Ocemg, Cláudia Mello, o Sistema busca apoiar as cooperativas em diversas etapas do projeto. "Para este ano, o Sistema oferece uma novidade, que é o Manual de Identidade Visual do Dia C, explicando onde e como as cooperativas podem utilizar a marca nos materiais que ela produz. Essa era uma solicitação recorrente dos cooperados", explicou. O manual será enviado junto com o kit do Dia C.

O kit contém flyer, flyer tag, cartilha, camiseta, mãozinha, cartaz, balão, chaveiro, selo de correspondência, boné e squeeze. Para garantir o recebimento do material, as instituições devem se inscrever no projeto até 28 de junho.

Para saber mais sobre a iniciativa e para baixar a ficha de inscrição, acesse o blog do Dia C. Mais informações também pelo telefone (31) 3025-7110.
(Fonte: Sistema Ocemg)

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Incorporação, aprovada por unanimidade, dá origem à segunda maior cooperativa de Santa Catarina

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Foi aprovada por unanimidade dos associados presentes a incorporação da Coperio de Joaçaba pela Copérdia de Concórdia. A assembleia geral conjunta aconteceu nesta segunda-feira em Concórdia. Foi um marco histórico para as duas cooperativas que já vêm atuando em conjunto sob o comando da Copérdia havia mais de um ano. O encontro foi realizado com a presença de associados da Copérdia e da Coperio que aprovaram, por aclamação e de forma unânime, a incorporação da cooperativa. 

As tratativas do processo de incorporação entre as duas cooperativas iniciaram ainda em 2011. Diversas reuniões e encontros com o quadro social foram realizados para tratar sobre o assunto e esclarecer as dúvidas dos associados. Para o presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon, “o processo foi lento, mas estudado de forma a garantir a segurança dos associados e da Copérdia, pensado principalmente na perpetuação da cooperativa. A Copérdia tem por característica, pensar no todo antes de tomar alguma decisão. Quanto à incorporação, o caso foi avaliado junto da Ocesc e Aurora, estudado por assessores jurídicos, pelo quadro social e conselhos das duas cooperativas, de forma a darmos um passo seguro na história da Copérdia”. 
 
Segundo o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), Marcos Zordan, a incorporação foi realizada a partir da vontade dos associados. “As duas cooperativas tiveram muita maturidade com relação ao processo de incorporação”, destaca, assegurando que a Ocesc vai trabalhar para preservar o associado e contribuir para o sucesso da Copérdia. “Lutamos muito por isso, contra a vontade de alguns, mas acreditamos muito nesse projeto. Os associados podem ter certeza que vão ganhar muito com a incorporação”, afirma Zordan.
 
O presidente da Ocesc ressalta que os associados têm participação e compromissos com a cooperativa. “É uma via de duas mãos, tanto Copérdia quanto o quadro social têm compromissos com a perpetuação da cooperativa. Hoje a Copérdia é uma organização de respeito e a Ocesc quer que isso tenha continuidade, com sucesso e crescimento”, observa o cooperativista. Para o vice-presidente da Aurora e ex-presidente da Copérdia, Neivor Canton, as cooperativas precisam planejar o futuro que desejam trilhar. “As cooperativas que planejam têm futuro, as que não planejam, tem destino”, afirma Canton. 
 
Números – Com a incorporação a Copérdia passa a ser a segunda maior cooperativa do estado de Santa Catarina, maior cooperativa com movimento econômico no sistema Aurora e segunda em capital e a segunda maior cooperativa em participação capital junto à Fecoagro. A Copérdia passa a ter 16.799 associados e 1.068 colaboradores e faturamento anual acima dos R$ 800 milhões. A nova estrutura da Copérdia ficou constituída com 62 lojas agropecuárias; 15 supermercados; um posto de combustível; uma unidade de tratamento de madeira; 11 silos e armazéns para recebimento e armazenamento de grãos para 2.220.000 sacos; uma fábrica de ração em Mafra para 45 toneladas/hora; uma em Concórdia para 32 toneladas/hora; e uma em Joaçaba para 32 toneladas hora. Mantém ainda Posto de Resfriamento de Leite em Joaçaba com capacidade de recebimento 150 mil litros de leite; em Concórdia recebe diariamente 97 mil litros de leite e em Mafra 150 mil litros de leite.
(Fonte: Copérdia)
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Hospital Unimed implanta atendimento com classificação de risco

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São Paulo, 13/5/2013 - O Unimed Hospital São Domingos (UHSD), localizado em Catanduva (SP), implantou o atendimento de Classificação de Risco, método já utilizado por hospitais de referência em todo o Brasil. A partir de agora, casos de urgência e emergência serão diferenciados por cores dos demais atendimentos, no intuito de orientar os pacientes para o tempo de espera da consulta. O painel foi instalado em dois pontos da unidade: no Pronto Socorro e na triagem.
 
De acordo com a coordenadora de enfermagem do hospital, Fernanda Graziela Leite, o sistema de classificação de risco segue o Protocolo de Manchester, que identifica as cores da seguinte maneira: vermelho para casos de emergência; amarelo para casos de urgência; verde pouco urgente; e, por fim, azul para casos não urgentes.
 
O vermelho requer atendimento imediato. A cor amarela prevê tempo de espera no Pronto Socorro de, no máximo, 30 minutos. Já a cor verde indica ao paciente que o tempo de espera para a sua consulta pode ser de até duas horas. A cor azul, comumente utilizada para casos de atendimentos ambulatoriais, prevê tempo de espera de até quatro horas.
 
“Porém, independentemente deste período, todos os nossos pacientes passam por uma triagem, com profissional da enfermagem. Este primeiro atendimento é realizado em, no máximo, meia hora. Além disso, a média de espera no PS, mesmo para os casos sem nenhuma urgência, tem sido de, no máximo, duas horas”, explicou Fernanda.
 
Ela lembra que o painel será bastante útil também em outra questão. “Muitos pacientes que aguardam por uma consulta não entendem porque outras pessoas são atendidas antes ou como são estabelecidas as prioridades. O painel deixa tudo mais claro”, destaca a coordenadora.
 
Ambiente
 
Importante ressaltar que os pacientes que aguardam pelo atendimento no Pronto Socorro dispõem de um ambiente de espera climatizado e totalmente reestruturado, com portas de vidro e televisão, para melhor acomodação.
(Fonte: Unimed)
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Sescoop/RJ propõe à UFRRJ a criação de uma Incubadora de Cooperativas

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Rio de Janeiro, 8/5/2013 - O superintendente técnico do Sescoop/RJ, Jorge Marcos Barros, reuniu-se no dia 7 de maio com a nova reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), magnífica profa. Ana Dantas, para apresentar o Sistema OCB/Sescoop-RJ e propor um Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a instituição e a UFRRJ, via Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Rural (FAPUR), com o objetivo de criar uma Incubadora de Cooperativas para todos os ramos do cooperativismo fluminense, mas com seu ponto focal no segmento agropecuário.

Esta proposta/ação do Sistema OCB/Sescoop-RJ vem ao encontro do que foi definido pela Diretoria do Sistema OCB/Sescoop-RJ instituindo 2013 como o Ano Estadual do Cooperativismo Agropecuário Fluminense. A reunião na UFRRJ foi capitaneada pela professora Maria Cristina Lorenzon (UFRRJ), e contou com a presença do presidente da FAPUR, prof. Laerte Grisi, e do diretor do Instituto de Zootecnia da UFRRJ, prof. Fernando Curvelo.

“A magnífica reitora, profa. Ana Dantas, depois da auspiciosa e objetiva reunião propôs a realização de um Workshop que será realizado na UFRRJ, Auditório da Reitoria, no dia 10 de junho às 13:30H, com a presença do Conselho Universitário, juntamente com os diretores das diversas unidades acadêmicas da instituição, a fim de que o Sistema OCB/Sescoop-RJ apresente a proposta para todas as autoridades acima citadas, a fim que possa, com entendimento dos presentes, ser criada uma proposta de trabalho e parceria através desse Workshop na direção da Incubadora de Cooperativas”, disse Jorge Barros.
(Fonte: Sistema OCB-RJ)
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Sucesso da atuação de cooperativas paranaenses é destaque em revista especializada em agronegócio

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Em sua edição mais recente, lançada no último dia 3, a revista Agronegócio Gazeta do Povo traz uma matéria especial que aborda o poder de crescimento das cooperativas agropecuárias no estado do Paraná. Com o título “Cooperativas desbancam prefeituras”, a publicação retrata como as cinco maiores cooperativas da região arrecadam mais que o dobro do orçamento das cinco prefeituras mais ricas no estado.
 
Confira o texto na íntegra logo abaixo, ou clique aqui para acessar a versão eletrônica da revista.
 
 
Cooperativas desbancam prefeituras
Cinco maiores cooperativas agropecuárias arrecadam mais que o dobro do orçamento das cinco prefeituras mais ricas no PR
 
Coração do agronegócio no Paraná, o cooperativismo mostra sua força também fora do campo. Crescendo a taxas chinesas, o sistema forma empresas multibilionárias cujo faturamento supera não apenas a arrecadação dos municípios em que estão instaladas, mas também o orçamento da própria capital do estado.

Em 2012, ano de quebra de safra e crise na pecuária, a receita bruta das cooperativas agropecuárias do Paraná deu um salto de 19% e alcançou a R$ 38,5 bilhões. Para 2013, considerando avanço similar, pode chegar a R$ 45 bilhões. Juntas, as cinco maiores cooperativas faturaram US$ 17,2 bilhões no ano passado, mais do que o dobro da receita das cinco prefeituras que detêm os maiores orçamentos do estado.

Sediada em um município de 87 mil habitantes, a Coamo ostenta faturamento 35 vezes superior ao da prefeitura de Campo Mourão. No ano passado, arrecadou R$ 7,15 bilhões – 40% mais do que a prefeitura de Curitiba. Para fazer frente à maior cooperativa da América Latina, seria preciso somar ao orçamento da capital a receita de Londrina, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Quase sete vezes mais potente que a prefeitura de Palotina, a C.Vale, a segunda do ranking bilionário, tem arrecadação que encobre o saldo das prefeituras de Londrina, Maringá, Araucária e Cascavel.

O segredo do sucesso começa no campo, mas vai muito além da porteira. Passa pelas linhas de produção das agroindústrias e acaba na mesa do consumidor. “Querendo ou não, tudo vai desembocar no varejo. É um ramo de atuação que não estava, originalmente, no nosso DNA, mas que tem sido fundamental”, pontua Robson Mafioletti, assessor técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar).

“No varejo, diferente das outras áreas em que atuamos, não há limitação geográfica. E tem outra virtude muito grande, que é a constância na comercialização”, diz o superintendente da área de Negócios da Cocamar, José Cícero Aderaldo. “Nas commodities, a margem bruta às vezes é até superior, mas o faturamento com a venda de grãos fica sujeito à sazonalidade da produção agrícola, o que não ocorre no varejo”, reforça Mafioletti.

17% de aumento no faturamento em 2012 foram registrados pela Cocamar, que está completando 50 anos. Dos R$ 2,3 bilhões arrecadados, 28% vieram do varejo, com ampliação e sofisticação dos produtos disponíveis nos supermercados.




(Fonte: Gazeta do Povo)
 
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Começam vendas online de produtos da Cooxupé

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A Cooxupé iniciou no último dia 3/5 as vendas de produtos de suas linhas de cafés na Loja Online da cooperativa. Atendendo às necessidades do mercado e do consumidor, a cooperativa avança em seus negócios, permitindo aos apreciadores da bebida a oportunidade de comprar os produtos chancelados pela COOXUPÉ através do site: www.cafescooxupe.com.br.

Na Loja Online, estarão disponíveis produtos que integram a linha de Café Torrado e Moído como o Café Evolutto Tradicional ou Extra Forte, Café Rio Doce Tradicional ou Extra Forte e o Prima Qualitá Mister Moído ou o Kit Lata. Na linha Café Torrado em Grãos os consumidores podem adquirir os cafés Evolutto Espresso, o Terrazza Torrado em Grãos e o Prima Qualitá em Grãos. A outra linha disponível para a compra online é a do Cappuccino Evolutto.

Ainda no site o internauta poderá conferir os produtos de sachê para máquinas, filtro e xícaras. Além disso, preços especiais e descontos também estão previstos nas compras pelo site. As facilidades também se estendem às formas de pagamento: via boleto, cartão de crédito ou depósito bancário. As encomendas serão despachadas em Guaxupé via Correios ou transportadora.

Para Mário Panhotta, gerente da Torrefação COOXUPÉ, a grande vantagem da venda online é que os produtos da cooperativa poderão ser adquiridos em qualquer parte do país. “Queremos que o Brasil conheça nossos sabores e principalmente a qualidade dos cafés fornecidos por nossos cooperados, sem a limitação da distância ou da disponibilidade de aquisição do supermercado”, explica.

(Fonte: imprensa Cooxupé)

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