Sistema OCB e Ibama discutem estratégias para desenvolvimento sustentável
Desafios ambientais enfrentados pelas cooperativas foram temas abordados
O Sistema OCB se reuniu, nesta quarta-feira (24), com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Rodrigo Mendonça. O encontro abordou as pautas ambientais que permeiam as agendas dos Poderes Legislativo e Executivo, e ainda, propostas que visam impulsionar o desenvolvimento sustentável do movimento.
Dentre os temas, a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA) foi um ponto de destaque, dados os impactos nas operações das cooperativas em todo o país. Os representantes do Instituto comprometeram-se em aprofundar a discussão em relação ao assunto, avaliando encaminhamentos tanto no âmbito do poder Executivo quanto do Legislativo. Outro ponto colocado em pauta foi o impacto do Regulamento Anti-Desflorestação da União Europeia sobre os exportadores brasileiros. A busca por entendimentos tanto em esfera federal quanto estadual foi destacada como alternativa para lidar com a questão.
A utilização de produtos contendo o ingrediente ativo Tiametoxam já estocados nas cooperativas também foi tratada durante a reunião. Estratégias de aproximação e diálogo com os órgãos ambientais e outros entes do governo foram delineadas para encontrar soluções para esses desafios, com o intuito de garantir a conformidade com as normativas e minimizar os impactos sobre as operações das cooperativas.
Para Tania Zanella, superintendente do Sistema OCB, o diálogo com o Ibama é um passo significativo na busca por uma relação positiva entre as duas entidades, com o intuito de alinhar interesses e construir soluções efetivas e planejadas. "O diálogo do Sistema OCB é sempre focado em estabelecer parcerias construtivas, em busca de desenvolver maneiras bem planejadas para superar todas as dificuldades que afetam nosso movimento. Nessa reunião, tivemos a oportunidade de pensar em um desenvolvimento mais sustentável para as coops e comunidades", disse.
Já o presidente Rodrigo Mendonça, junto com sua equipe do Instituto, se comprometeu em aprofundar a avaliação e a discussão em relação aos pontos apresentados, assim como manter o diálogo ativo sobre os temas junto ao Sistema OCB.
Saiba Mais:
- Presidente da Frencoop debate pautas ambientais
- CCJC aprova alterações na taxa de controle de fiscalização ambiental
- Sistema OCB apresenta propostas para o Plano Safra 2024/25